Com hospitais sobrecarregados, pacientes acionam a Justiça por vagas de UTI

  • Redação
  • 03 Mar 2021
  • 11:27h

Somente no Amazonas, 219 pessoas conseguiram leitos após decisão liminar | Foto: Reprodução

Com o esgotamento de leitos para pacientes com Covid-19 em diversos estados em meio ao aumento de internações e mortes, pacientes estão recorrendo à Justiça para garantir atendimento. Ações individuais e coletivas estão sendo impetradas por promotores e defensores públicos para garantir vaga de pacientes em UTIs. O dilema das demandas individuais é que elas nem sempre obedecem a critérios clínicos de prioridade e, muitas vezes, passam por cima da fila organizada pelas centrais de regulação de leitos dos estados, que levam em conta o grau de gravidade do paciente, entre outras condições. No Amazonas, primeiro estado a entrar em colapso, 219 pessoas acionaram a Justiça desde janeiro em busca de leitos de UTI Covid. Outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, também registram ações por leitos, mas ainda em menor número. Segundo informações da Folha de S.Paulo, o temor é que, com um eventual colapso do sistema de saúde, isso se agrave.

Brumado: redução na faixa etária das vítimas fatais da Covid-19 provoca ainda mais apreensão da população

  • Brumado Urgente
  • 03 Mar 2021
  • 10:34h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Como vem sido divulgado pela mídia, a redução da faixa etária nas mortes por complicações da Covid-19 vem se comprovando e, com isso, a apreensão da população aumenta ainda mais. Ao que tudo indica, mesmo sem ainda ter uma comprovação científica, essa alteração vem sendo provocada pelas variantes do coronavírus, as quais já estão se espalhando pelo Brasil, principalmente a de Manaus. Em Brumado que vive também o pior momento da pandemia, o quadro também é esse de redução na idade das vítimas fatais. Nessa quarta-feira (03), um homem de 45 anos foi a 63ª vítima fatal da doença, o que provocou ainda mais temor na comunidade que já se mostra bem mais consciente do que antes. Apesar de focos de resistência ao prolongamento do “lockdown”, especialmente do setor comerciário, a aprovação da medida restritiva vem ganhando cada vez mais defensores.

Aeronaves do Graer levam mais 88 mil doses de vacina a 42 cidades baianas

  • 03 Mar 2021
  • 09:29h

Previsão de entrega da última carga é às 13h, em um município da região sudoeste do estado | Foto: Divulgação

Aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG) iniciaram, às 7h desta quarta-feira (3), a 6ª fase da Operação de Distribuição de Vacinas contra o novo coronavírus. Quarenta e duas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior receberão 88.130 doses do imunizante da Coronavac, desenvolvida entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan. Cinco aviões e quatro helicópteros foram empregados. A previsão de entrega da última carga é às 13h, em um município da região Sudoeste da Bahia. “Somos o estado que tem atuado com mais celeridade nas distribuições dos imunizantes. A determinação do governador é que as vacinas cheguem o mais rápido possível, otimizando as aplicações e salvando vidas”, destacou o coronel Carvalho da CMG, coordenador da operação.

Jovem de Guanambi que tinha 26 anos morre por complicações da Covid-19 em Vitória da Conquista

  • Redação
  • 03 Mar 2021
  • 08:18h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Guanambi confirmou mais um óbito por complicações da Covid-19 na noite desta terça-feira (2). O vigésimo sexto óbito ocorreu em Vitória da Conquista. Trata-se de um jovem de 26 anos, portador de Síndrome de Down, admitido no Pronto de Atendimento Covid-19 (PA) no dia 4 de fevereiro, com confirmação da doença, sendo transferido para uma Unidade de terapia Intensiva em Vitória da Conquista, no dia 7 de fevereiro, onde permaneceu em uso de ventilação mecânica. Desde o início da pandemia Guanambi contabiliza 26 mortes por complicações da Covid-19, segundo o Boletim Epidemiológico. O vigésimo quinto óbito foi registrado na segunda-feira (1º). Segundo o site Vitória da Conquista Notícias apurou com o blog Folha do Vale, Guanambi registrou 64 casos nesta terça-feira e contabiliza 3.968 casos confirmados, destes, 3.660 recuperados, ativos 282, internados 28, óbitos 26 e 185 aguardando RT/PCR. A taxa de ocupação em Salvador 85%, Vitória da Conquista 100%, Hospital de Campanha 91,7% e PA Covid 81,8%. O número de vacinados contra a Covid-19 subiu para 5.048. A média móvel 52,9.

STF Libera Porte de Arma para Guardas Municipais

  • Agência Brasil
  • 03 Mar 2021
  • 07:47h

(Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão que garantiu porte de armas de fogo para todos os guardas municipais do país. De acordo com decisão publicada na segunda-feira, 1º/3, por maioria de votos, o plenário virtual da Corte referendou liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes. Em 2018, o ministro suspendeu dois artigos do Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, que limitava o porte de armas com base no número de habitantes do município. Pela norma, os guardas das capitais e de municípios com mais de 500 mil habitantes conseguiram autorização para andar armados durante o trabalho e nos momentos de folga. Quem trabalhava em municípios com mais 50 mil e menos de 500 mil pessoas só poderia usar armamento em serviço. Por sua vez, nos lugares com menos de 50 mil habitantes, o porte foi totalmente proibido. A decisão foi motivada por uma ação do DEM. Ao entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade, o partido alegou que o estatuto criou uma restrição ilegal ao porte de arma entre uma mesma categoria de integrantes da segurança pública.

Em dia recorde de mortes, Bolsonaro promove almoço ‘bem descontraído’ com leitão

  • FolhaPress
  • 03 Mar 2021
  • 07:06h

Enquanto governadores e prefeitos se reuniam para tratar da pandemia, presidente optou por encontro informal | Foto: reprodução/redes sociais

Em dia recorde de mortos por Covid-19 e enquanto milhares de brasileiros choravam pela perda de entes queridos, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) estava “bem descontraído” e “alegre” em almoço realizado na terça-feira (2) no Palácio do Planalto. Assim o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) definiu Bolsonaro no encontro. O emedebista foi convidado para o evento para preparar um leitão no almoço temático “informal”. Ramalho diz que não houve medidas concretas deliberadas no encontro no Palácio do Planalto, mas que o presidente falou da pandemia e disse que há muitas vacinas para chegar.] O deputado, coordenador da bancada mineira no Congresso, também preparou linguiça, feijão tropeiro e carne moída com quiabo para o banquete. “Ele [Bolsonaro] vai para Minas Gerais amanhã [quarta], se não me engano, e volta para lá no dia 26. Estava alegre, bem descontraído”, diz Ramalho, completando que há outro almoço já marcado para abril. Enquanto o presidente se reúne em evento descontraído em meio ao pior momento da pandemia no país, governadores estão sem se encontrar com ele há 286 dias. O Brasil registrou 1.726 mortes nesta terça-feira (2), maior número diário de vidas perdidas de toda a pandemia até agora. Em Porto Alegre (RS), o hospital Moinhos de Vento alugou contêineres para acomodar os corpos de vítimas da Covid-19. 

Detran retoma atendimento somente para cidades do interior da Bahia

  • Redação
  • 03 Mar 2021
  • 06:58h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Em função da decisão do Governo do Estado de prorrogar as medidas restritivas de prevenção à Covid-19, as atividades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) sofreram alterações. As unidades do órgão, localizadas em Salvador e Região Metropolitana, não irão funcionar entre quarta-feira (3) e sábado (6). O atendimento ao público será retomado na próxima segunda-feira (8). Os procedimentos que estavam agendados para o período foram cancelados. O cidadão deve acessar o portal ou aplicativo SAC Digital e fazer a remarcação. Um dos serviços mais procurados, que é a emissão  do documento do veículo (CRLV-e), está disponível direto na plataforma eletrônica. Já as unidades descentralizadas do Detran-BA (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados), localizadas em municípios do interior, voltam a funcionar nesta quarta-feira (3), somente por meio de hora marcada no SAC Digital. O órgão orienta os usuários para que sigam rigorosamente o agendamento prévio, com o objetivo de evitar aglomerações.

No pior da pandemia, é bom deixar bem claro a questão: sem CPF não tem CNPJ

  • Levi Vasconcelos
  • 02 Mar 2021
  • 18:04h

'Falido se restabelece; falecido, não' | Fotos: Reprodução

Pergunta o leitor Gilvan Meira, da Pituba, se nós achamos correto deixar milhares de pessoas morrendo de fome por causa do lockdown. Gilvan, prezado, como vosmicê se diz simpatizante de Bolsonaro, tem dois tipos de resposta para dizer a mesma coisa: uma na linguagem da civilidade, e outra na dos bolsominos. A primeira: você acha que eu poderia achar correto governos praticarem atos e fatos que os cientistas dizem que poderão expor milhares ao risco de vida? Ou, como bem sintetiza um colega nosso, Kelmo Bernardes: ‘Sem CPF não há CNPJ’. A segunda: Vá sifu. Fico com o médico Clóvis Roberto Almeida, o doutor Almeida (Pros), prefeito de Canavieiras, popularmente conhecido como ‘O Doido’, também bolsomino. Ele diz que falido se restabelece; falecido, não.

Comandante da PM-BA proíbe fotos de policiais fardados nas redes sociais

  • BNews
  • 02 Mar 2021
  • 17:07h

Quem descumprir a portaria estará sujeito às sanções disciplinares pertinentes. | Foto: Brumado Urgente

O coronel Paulo Coutinho, novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, baixou uma nova resolução proibindo fotos de policiais fardados nas redes sociais. O BNews teve acesso a portaria, publicada na última sexta-feira (26). O texto afirma que "tem sido observado com grande frequência que militares vêm utilizando as mídias sociais para veicular fotos ou vídeos nos quais aparecem uniformizados, ou não, com posturas impróprias, e em circunstâncias que, além da própria honra e da sua imagem, depõem contra a imagem e os valores institucionais". A portaria ainda considera que a postagem de imagens com exposição de uniformes "em condições que remetem a valores socialmente recriminados, à apologia de condutas ilícitas, à sensualidade corporal, bem como a questões e fatos de natureza interna, constituem práticas que, além de contrariarem o pundonor militar, devem ser repelidas por todos os integrantes da Corporação". O texto acrescenta que os militares expõem a imagem institucional com tais publicações, não sendo possível "dissociar a imagem da pessoa de um militar uniformizado da imagem institucional". Quem descumprir a portaria estará sujeito às sanções disciplinares pertinentes. Não são especificadas, contudo, quais seriam tais punições. A regra entrou em vigor a partir da publicação. O BNews procurou a assessoria de comunicação da PM, que não se pronunciou até a publicação da matéria.

'Acho difícil a gente ter eventos esse ano, diz Elves do Tôa Tôa

  • Redação
  • 02 Mar 2021
  • 16:22h

(Foto: Reprodução)

Um dos setores que mais sofreu com a pandemia do coronavírus é a questão de eventos e shows. Em Vitória da Conquista, a situação não é diferente. O UP Notícias, da Rádio UP, recebeu nesta terça-feira (02) o empresário Elves Neri, do São Pedro Tôa Tôa e responsável por outros grandes eventos na Suíça Baiana, a exemplo do Festival de Inverno. Além dos shows, Elves também está ligado a questão de estruturas de eventos em Conquista, região e até mesmo em outros Estados. Ele lamentou o atual momento e revelou que ‘acha difícil’ o setor voltar com grandes festas esse ano.

Rui Costa vai prorrogar medidas restritivas até próxima segunda em Salvador e RMS, dizem prefeitos

  • Redação
  • 02 Mar 2021
  • 16:03h

(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa (PT) vai anunciar a prorrogação do decreto que restringe o funcionamento de atividades não essenciais na Bahia. A decisão foi tomada de forma unânime em reunião do petista com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e gestores de municípios da Região Metropolitana. A informação foi confirmada ao BN por prefeitos que participaram do encontro.  Segundo apurou a reportagem, a medida , que terminaria às 5h desta quarta-feira (3), será estendida até o mesmo horário da próxima segunda-feira (8). A partir das 17h da sexta-feira (5), voltará a valer a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas regiões que forem abrangidas pelo decreto. A reunião não definiu, no entanto, se as medidas valerão para todo o estado. A expectativa é de que o decreto mantenha de fora das proibições as regiões oeste, norte e nordeste, como ocorre atualmente.

 

Brumado e Região Sudoeste: Lockdown é suspenso e toque de recolher será das 19h às 05h, ambos a partir de amanhã (quarta-feira)

  • Redação
  • 02 Mar 2021
  • 15:07h

O Toque de Recolher se iniciará Às 19h | Foto: Reprodução

Uma reunião com prefeitos da região de Vitória da Conquista e com o governador Rui Costa determinou novas medidas de restrição para o Sudoeste baiano. Em contato com a nossa reportagem, o prefeito de Belo Campo e presidente do Consórcio de Saúde, Henrique (Quinho) Tigre, ele revelou que ficou decidido que o lockdown está suspenso a partir de amanhã (quarta-feira), em contrapartida o toque de recolher foi antecipado, das 19h às 05h.Com isso, comércio, shoppings e academias poderão funcionar normalmente durante o dia, mas, claro, sempre tomando os cuidados necessários devido a pandemia do coronavírus.

Teremos o março mais triste de nossas vidas, diz pneumologista Margareth Dalcolmo

  • Redação
  • 02 Mar 2021
  • 14:58h

Para pesquisadora da Fiocruz, cenário crítico era esperado diante de medidas sanitárias insuficientes | Foto: Altemar Alcantara/Fotos Públicas

A pneumologista Margareth Dalcolmo, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Rio de Janeiro, disse que a pandemia do novo coronavírus chegará neste mês ao seu pior momento no Brasil. ‘Teremos o março mais triste de nossas vidas”, afirmou a professora e pesquisadora em entrevista à BBC News Brasil. “Nós estamos num momento muito grave da pandemia no Brasil, com um recrudescimento já materializado daquilo que consideramos uma segunda onda. Isso não nos surpreende, uma vez que as medidas de controle sanitário não foram só controversas, mas também ineficientes por um longo tempo. Nós sabemos também que a única solução possível para controlar a pandemia será a vacinação, e a campanha está apenas no início, numa velocidade muito aquém do desejável”, acrescentou a especialista. Na reportagem, a BBC destaca que que em vários municípios brasileiros, leitos de enfermaria e UTI estão lotados de pacientes com a doença, enquanto os doentes não param de chegar. De acordo com dados das secretarias estaduais de saúde, 17 estados têm ocupação em hospitais acima de 80%, um nível considerado crítico. Outros oitos estados têm taxas que superam os 90% — no Rio Grande do Sul, por exemplo, o número chegou a 100%.

Depois de alta hospitalar, Vilas-Boas segue fazendo fisioterapia respiratória

  • Redação
  • 02 Mar 2021
  • 13:49h

"O caminho é longo pra desfazer o estrago do vírus", diz secretário | Foto: Reprodução

Após ter alta hospitalar no domingo (28), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, usou suas redes sociais para afirmar que segue em casa fazendo fisioterapia muscular e respiratória. “O caminho é longo pra desfazer o estrago do vírus. Perdi 5kg (alguma coisa de boa! Cara com lágrimas de alegria) mas a maioria foi músculo. Com uma boa alimentação e os exercícios muito em breve estarei no batente”, escreveu em seu perfil no Twitter nesta terça-feira (2).

Itapetinga: jovem de apenas 21 anos luta contra o coronavírus

  • Itapetinga Agora
  • 02 Mar 2021
  • 12:09h

(Foto: Divulgação)

A família pede a todos os amigos que façam uma corrente de orações e amor pelo jovem KEVIN SOUSA , de 21 anos. Ele mora na Nova Itapetinga, em Itapetinga, distante 100 km de Conquista, e se encontra internado na UTI de Ilhéus. Kevin se encontra intubado com o estado de saúde considerado grave, por complicações do COVID. Tirem um minuto para pedir a Deus pela cura e restauração da vida desse jovem.