Demissões no Twitter: Como dispensas em massa vão impactar a desinformação global

  • 16 Nov 2022
  • 07:09h

Foto: Getty Images

Uma equipe de papel-chave no Twitter, responsável pelo combate à desinformação na plataforma, foi dissolvida pelo novo proprietário da empresa, Elon Musk.

Esse grupo monitorava o conteúdo da rede social, contextualizando posts enganosos ou incorretos; destacava fontes de notícias com checagem; e criava sequências de postagens confiáveis sobre assuntos de destaque em boa parte dos idiomas mais falados do mundo.

Diferentes unidades acompanhavam publicações em inglês, espanhol, árabe, hindi, português e japonês. As equipes trabalhavam em Sydney, Singapura, Londres, Accra (Gana), Tóquio, Cidade do México e São Paulo, assim como nos Estados Unidos.

Todas as equipes foram cortadas.

A BBC conversou com cinco ex-integrantes de unidades de monitoramento ao redor do mundo. Eles solicitaram anonimato por temer que falar abertamente poderia impactar pacotes de indenização.

O Twitter não respondeu a um pedido de comentário feito pela BBC.

 

'Olhos e ouvidos'

 

"Nós tínhamos grande alcance global. Os únicos com olhos e ouvidos em campo em diferentes países", diz um integrante sênior de uma dessas equipes.

Segundo essa pessoa, as equipes locais tinham capacidade de detectar as nuances culturais em cada país.

"Havia muita pesquisa e preparação antes de eleições em cada lugar, por exemplo. As equipes conseguiam entender melhor a atmosfera local e até mesmo antecipar que casos de desinformação poderiam ocorrer."

Outro responsável pelo trabalho de monitoramento — que ficou sabendo de sua demissão quando perdeu o acesso ao e-mail — diz estar bastante preocupado. "A experiência de todo mundo vai piorar por falta de direção", afirma. "Meu medo é que se torne uma plataforma de extrema-direita."

CONTINUE LENDO

Brumado: Homem é preso com 110 kg de cocaína escondidos dentro de caminhão

  • g1 BA
  • 15 Nov 2022
  • 09:58h

Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso com 110 kg de cocaína escondidos entre caixas de frutas vazias, dentro de um caminhão, na BR-030, em trecho da cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia.

O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (14). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe do órgão fazia uma fiscalização de combate a criminalidade, quando abordou o caminhão no km 355.

De acordo com a PRF, existiam amarrações de carga no fundo do caminhão. No local, os policiais encontraram a droga escondida.

O motorista do caminhão admitiu que recebeu R$ 10 mil para levar a cocaína de São Paulo para Juazeiro, no norte da Bahia.

Dia Mundial da Diabetes: Saiba como tratar a doença que afeta 16 milhões de brasileiros

  • Bahia Notícias
  • 14 Nov 2022
  • 20:03h

Foto: Marcello Casal Jr. / EBC

É celebrado o Dia Mundial do Diabetes nesta segunda-feira (14), data escolhida para aumentar a conscientização sobre a doença como um problema de saúde pública global e sobre o que precisa ser feito para a prevenção, diagnóstico e gerenciamento da condição. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

“Não basta ter o diagnóstico. Precisa ter um bom controle e acompanhamento”, afirmou a diretora sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk, Simone Tcherniakovsky, no webinar “Ozempic e Rybelsus: tudo sobre GLP-1 e o tratamento do diabetes”.

O descontrole da doença aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. O diabetes também é uma das principais causas de amputação de membros inferiores.

“Dois terços dos pacientes com diabetes morrem por doença cardiovascular. O nosso grande objetivo ao tratar esses pacientes é evitar que eles enfartem”, afirma o cardiologista André Feldman, coordenador do Serviço de Cardiologia dos Hospitais Rede D’Or e Cardiologista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Os dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Guanambi: Mulher é esfaqueada no rosto e abdômen; suspeito do crime, marido da vítima é procurado pela polícia

  • TV Sudoeste e g1 BA
  • 14 Nov 2022
  • 18:09h

Foto: Divulgação

Uma mulher de 33 anos foi esfaqueada no rosto e no abdômen no domingo (13), na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, o marido da vítima é procurado, por ser o principal suspeito do crime.

A mulher não teve nome divulgado. Ela foi levada para o Hospital Regional de Guanambi, onde segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A paciente deu entrada com ferimentos próximos ao ombros, nos olhos e na barriga.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito do crime é João Paulo Brito Costa, de 32 anos, companheiro da vítima. As agressões aconteceram na casa onde o casal mora, no bairro Ipiranga.

A PM informou que foi acionada pela vizinhança, contudo, não conseguiu encontrar a faca usada no crime e nem localizar o suspeito, em rondas. Testemunhas informaram aos agentes que a vítima já tinha sido agredida outras vezes pelo marido. O caso é investigado pela Delegacia de Guanambi.

Primeiro dia de Enem na Bahia tem taxa de abstenção de 27,6% na prova impressa e 49,4% na digital

  • g1 BA
  • 14 Nov 2022
  • 16:02h

Foto: Érico Andrade/g1

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia teve taxa de abstenção de 27,6% na prova impressa e 49,4% na digital, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O exame aconteceu no domingo (14) e abordou conteúdos de linguagens, ciências humanas e redação.

Ainda de acordo com o MEC, na Bahia 263.193 se cadastraram na prova impressa e 71.571 pessoas faltaram. Na prova digital a ausência foi maior. Dos 1.983 inscritos, 980 faltaram.

No ranking geral, o estado foi o terceiro com o maior total de inscritos no Brasil, e ficou atrás apenas de São Paulo (544.455) e Minas Gerais (225.846).

Apesar da taxa alta de pessoas cadastradas para fazer o exame, a Bahia ficou em 11º no ranking da porcentagem das pessoas que compareceram na prova impressa e em 8º no ranking dos que fizeram a digital.

A nível Brasil, mais de 2,4 milhões de pessoas compareceram ao primeiro dia do Enem, o que corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões da prova.

No domingo (20), a prova terá questões de matemática e de ciência da natureza.

Jovem em medida socioeducativa lança livro de receitas na Bahia: 'educação como agente de transformação'

  • g1 BA
  • 14 Nov 2022
  • 13:07h

Foto: Ascom/Fundac/Divulgação

Um jovem em medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), em Salvador, lançou, nesta semana, um livro de receitas. Identificado pelas siglas W.V., o aluno da Escola Municipal Yves de Roussan, que fica dentro da unidade da Fundac, em Salvador, colocou na obra o seu interesse pela cozinha, alinhando a isso, a dedicação aos estudos para seguir um novo caminho.

Intitulada ‘Merendando com W.’, a obra reúne 13 receitas diferentes, que surgiram depois que o jovem participou de uma oficina profissionalizante de padaria. O resultado foi tão positivo que a escola se envolveu no projeto diagramando, revisando e publicando.

Em conversa ao g1, a diretora adjunta da Fundac, Fabiana Burity, e a diretora da Escola Municipal Yves de Roussan, Ivete de Araújo, contaram como foi o processo de criação do livro.

De acordo com a gestora da Fundac, o livro foi um projeto em conjunto, que envolveu muitos profissionais. Quando o jovem chegou à instituição, foi realizado um diagnóstico o qual concluiu que, apesar da idade, ele tinha um processo de alfabetização precário, com dificuldades para ler, escrever, além de outros fundamentos escolares.

Durante a prática de conhecimento das oficinas profissionalizantes, o autor do livro mostrou interesse em trabalhar com padaria, e a partir disso o processo foi tomando forma.

 

''O processo da criação do livro se deu a partir de um diagnóstico que fizemos aqui. Nas unidades oferecemos atividades profissionalizantes, uma das profissões que ele sinalizou foi a padaria. Então ele foi inserido na oficina de padaria, e a partir daí começou a sentir mais necessidade na questão da escolarização''

 

A equipe da unidade, juntamente com a equipe da escola, desenvolveu o projeto para que ele criasse um livro de receitas, como forma de estimular o processo educacional do aluno.

 

"O projeto é para o plano individual de meta dele".

 

A diretora da escola, Ivete de Araújo, relata que no início, o livro seria um projeto exclusivamente pedagógico, que teve início em setembro de 2021, após um atividade de português, quando a escola produziu um outro livro também de receitas, com a participação de diversos jovens em medida socioeducativa. Durante essa produção, W.V. se destacou.

No final de novembro de 2021, a professora de português sugeriu que W.C. escrevesse suas próprias receitas, e foi então que a produção do resultado lançado neste ano, se iniciou. Um dos professores do aluno, com conhecimento de computação gráfica e design, se uniu na produção da obra, juntamente com o autor, dando uma forma especial ao livro.

 

"Não iria ser um livro impresso, seria em uma impressora comum, mas usamos a parceria com a secretaria municipal de educação e eles imprimiram 50 exemplares na gráfica".

 

Inicialmente, a tiragem foi pequena, destinada somente aos professores e para a biblioteca da escola. Mas, o projeto cresceu, e se tornou ainda mais importante. O jovem participou de todos os processos de confecção, desde a escolha das imagens, modificações das receitas e a escrita.

 

"A juíza do caso amou a ideia e aí acabamos fazendo um baita lançamento. Até porque foi ele quem deu a ideia para tudo. Ele escolheu as fotos, as receitas, fez a dedicatória''.

 

As professoras relataram que há projetos para o livro ser comercializado, e que essa ação que só não começou ainda devido aos processos legais da medida de privação à liberdade. Há uma enorme torcida para que a escrita abra novas portas e seja só o começo de uma nova vida.

 

''Existe um projeto para que no momento que ele saia da unidade ele possa dar continuidade e possa fazer a divulgação do livro dele'' relatou Fabiana

 

 

''É uma nova oportunidade, um novo caminho, e esse é o foco do processo. Ele disse que seria capaz de escrever um livro e ele foi'', conta Ivete

CONTINUE LENDO

Detran-BA faz leilão de veículos em Vitória da Conquista; veja como participar

  • g1 BA
  • 14 Nov 2022
  • 11:04h

Foto: Detran/divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia realiza leilão de veículos nas cidades de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador.

Em Conquista, há entre as opções de veículo, um Ford KA/Flex, 2010/2011 com lance mínimo de R$3 mil. Já em Feira de Santana, uma moto Honda CG 160 Fan ano/modelo 2019 tem tem lance inicial de R$ 2 mil.

De acordo com o Detran, no total são 321 lotes nas duas cidades. Todas as informações edital estão disponíveis no site do órgão, na aba leilões, ou através do telefone (71) 3116-2300.

O leilão é realizado, exclusivamente, na modalidade eletrônica. Antes de dar um lance é preciso se inscrever no site KC Leilões. Os lances podem ser feitos até o dia 25 de novembro. No site também é possível ver imagens das unidades disponíveis.

Segundo o Detran, o carro de leilão é entregue livre e desembaraçado. O arrematante é responsável, somente, pela taxa de licenciamento do exercício da aquisição e o valor proporcional do IPVA a partir da data da aquisição.

É possível visitar os veículos nos seguintes endereços: Av. Eduardo Fróes da Mota, nº 2221, Caseb – Feira de Santana e Avenida Lara Nunes, nº 330, Boa Vista (próximo ao Shopping Conquista Sul). Nas duas cidades, a visitação estará aberta entre 18 e 24 de novembro.

CONTINUE LENDO

IPVA das placas de finais 9 e 0 vence neste mês novembro; confira datas

  • g1 BA
  • 14 Nov 2022
  • 09:01h

Foto: Bruno Concha/Secom

Os prazos para o pagamento da última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos com placas de finais 9 e 0 encerram neste mês de novembro, nos dias 29 e 30 respectivamente.

O pagamento deverá ser feito em uma agência bancária, caixa eletrônico, por aplicativo ou pelo site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), os veículos com placas de finais 1, 2, 3 e 4 que não efetuaram o pagamento do imposto já foram notificados.

Neste caso, para quitar o licenciamento, o contribuinte deve primeiro pagar o IPVA notificado e, só após a quitação, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), emitido pelo SAC Digital.

O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site da Sefaz-BA, no Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato com o número 0800 071 0071 ou enviar e-mail para [email protected].

IFBA prorroga inscrições em processo seletivo; mais de 5 mil vagas em 21 cidades estão abertas

  • g1 BA
  • 14 Nov 2022
  • 07:08h

Foto: Reprodução/Site do IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou o prazo de inscrições para o processo seletivo. Os interessados que perderam o prazo ganharam mais uma semana. Agora é possível se cadastrar de modo gratuito pelo site do IFBA até o dia 18 de novembro. São ofertadas mais de cinco mil vagas em 21 cidades baianas.

Os cursos disponíveis são para educação profissional técnica de nível médio na forma Integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao nível médio. Para se inscrever, é obrigatório ter conta ativa de e-mail.

A inscrição para cursos integrados é destinada a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o ensino fundamental. A seleção é classificatória por meio de análise de histórico escolar. O candidato deve apresentar notas e documento escolar do 6º, 7º e 8º ano do fundamental, de português, matemática, história e geografia.

Já o processo seletivo para ingresso nos cursos da educação profissional técnica de nível médio na forma de oferta subsequente , é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o ensino médio. O candidato deve apresentar notas e documento escolar dos 1º e 2º anos do ensino médio de português e matemática.

As vagas são reservadas em 45% para ampla concorrência, 5% para pessoas com deficiência e 50% para estudantes que ensino fundamental cursado integralmente em escolas públicas.

 

Confira o número disponível cada cidade

 

Cursos integrados

 

 

Cursos subsequentes

 

  • Barreiras: 120 vagas;
  • Brumado : 80 vagas;
  • Euclides da Cunha : 160 vagas;
  • Eunápolis: 120 vagas;
  • Feira de Santana: 140 vagas;
  • Ilhéus: 60 vagas;
  • Jacobina:160 vagas;
  • Jequié:160 vagas;
  • Juazeiro:160 vagas;
  • Paulo Afonso: 120 vagas;
  • Salvador:380 vagas
  • Santo Amaro: 60 vagas;
  • Simões Filho : 240 vagas;
  • Ubaitaba: 80 vagas;
  • Vitória da Conquista: 280 vagas.

 

 

Passo a passo para inscrição:

 

 

  • Acessar o site do IFBA;
  • Preencher o formulários com os documentos, CPF e histórico escolar;
  • Informar todos os dados pessoais;
  • Escolher o campus e o curso desejado.

CONTINUE LENDO

Após alta de casos, Queiroga convoca brasileiros a se vacinarem contra a Covid-19

  • por Bernadete Druzian | Folhapress
  • 13 Nov 2022
  • 14:31h

Foto: Reprodução / EBC

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo no sábado (12), em suas redes sociais, para que a população procure as salas de vacinação para receber as doses de reforço das vacinas contra a Covid. Na postagem, lembrou que mais de 69 milhões de brasileiros não tomaram a primeira dose de reforço. E que 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço, mas ainda não se vacinaram.
O titular da Saúde escreveu "Sabemos que as vacinas foram fundamentais para controlar a emergência de saúde provocada pela Covid-19".

Chamou a atenção também para os novos antivirais disponibilizados pelo Ministério da Saúde que, segundo Queiroga, "têm sido importantes para tratar um grupo específico de pacientes. Na publicação, não citou quais são esses medicamentos.

 

 

Ainda no sábado, uma nota técnica da Coordenação-Geral de Vigilância das Síndromes Gripais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde alertou para o aumento do número de casos de Covid-19 e a circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1 e BA.5.3.1.
 

O texto fala dos dados epidemiológicos da doença no mundo e no Brasil, que indicam a necessidade de contínuo monitoramento epidemiológico do SARS-Cov 2. Segundo o levantamento, até 11 de novembro deste ano, são 34.908.198 casos e 688.656 óbitos acumulados de Covid-19 no país.
 

Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes por Covid pelas secretarias estaduais ao Ministério da Saúde.
 

Os números representam, segundo o documento, um aumento de 120% em relação à média móvel da semana anterior, que teve 3.834 notificações. Já o número de mortes diárias cresceu 28% na comparação entre os períodos. Nos últimos sete dias, até 11 de novembro, foram registrados 46 óbitos.
 

Vacina contra a pólio
 

Poucas horas após publicar o alerta sobre o aumento de casos de Covid e a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado, o ministro Marcelo Queiroga também fez uma postagem sobre a vacinação contra a poliomielite.
 

"Semanas atrás eu disse que 'furaria as solas dos sapatos' andando pelo Brasil para incentivar pais, mães, avós e responsáveis a vacinarem seus filhos contra a poliomielite. Incansável, sigo firme nessa luta para impedir que a Pólio volte a registrar casos no nosso Brasil.", escreveu Queiroga.

CONTINUE LENDO

Enem 2022: Primeiro dia de provas começa neste domingo; portões serão abertos às 12h

  • Bahia Notícias
  • 13 Nov 2022
  • 09:42h

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (13), com provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h, se fechando às 13h.

O estudante que for realizar a prova precisará apresentar um documento oficial com foto e o cartão de confirmação da inscrição. Para resolver as questões, é obrigatório levar uma caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta.

Os alunos também poderão levar álcool em gel, água e algum lanche, que poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala. Por precaução, vale também observar se o local exige uso de máscara de proteção facial em espaços fechados.

É totalmente proibido o uso de telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico. Também estão vetados: qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens; óculos escuros; bonés; chapéus; viseiras; gorros; bebidas alcoólicas; cigarro; e drogas ilícitas.

Apesar dos portões fecharem às 13h, a prova só será iniciada às 13h30. Cada estudante terá até 19h para entregar o caderno de respostas. O candidato só poderá sair com o caderno de questões a partir das 18h30.

Bia Ferreira vence na estreia do boxe profissional

  • Bahia Notícias
  • 13 Nov 2022
  • 08:34h

Foto: Reprodução / Instagram

A baiana Beatriz Ferreira estreou com vitória no boxe profissional. Neste sábado (12), em Cleveland, nos Estados Unidos (EUA), a pugilista venceu a compatriota Taynna Cardoso, por decisão unânime dos jurados. O embate, válido pelo pesos superpenas, durou quatro rounds de três minutos. 

A atuação de Bia lhe rendeu elogios da campeã mundial da categoria, Alycia Baumgardner. Comentando a luta para o DAZN, a atleta afirmou que "ela lutou muito bem para uma estreia, foi muito bom". 

Em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a baiana optou por seguir uma carreira híbrida - profissional e amadora. Ela deve voltar aos ringues ainda em 2022.

Nove baleados e público com crise de pânico após tiroteio em show de Nattan e Xand Avião

  • g1
  • 12 Nov 2022
  • 18:08h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

As nove pessoas baleadas no tiroteio durante shows de Xand Avião e Nattan em Floriano, 244 km ao Sul de Teresina, na madrugada deste sábado (12), apresentam quadro estável, segundo o diretor técnico do hospital regional Tibério Nunes. Ele relatou ainda que várias outras foram atendidas com crises de pânico e ansiedade. Um dos internados tentou fugir, mas foi levado de volta ao hospital.

"Por volta das 3h, chegaram os primeiros pacientes, estávamos com a equipe preparada, ao todo, entraram nove feridos, todos com perfurações de arma de fogo, a maioria oriundos de Floriano e Barão de Grajaú [cidade do Maranhão vizinha a Floriano]", disse.

As vítimas são:

 

  • Wyndnny Coelho de Sá Paiva
  • Paulo Vitor Bastos Amorim
  • Marcelo Augusto Barros Oliveira
  • Daniel de Sousa Nunes
  • Tiago de Freitas Franco de Sousa
  • Kauan Rodrigues
  • Alberto Santos Silva
  • Guilherme Alves Procópio
  • Samuel Carlos de Sousa Barbosa

 

Daniel é considerado o mais grave, foi atingido com um tiro no abdômen, passou por cirurgia, mas se recupera bem. Do total, sete continuam internados, um recebeu alta e um está aguardando avaliação ortopédica.

Segundo a unidade de saúde, um dos pacientes internados, ainda com sonda e de fralda devido à internação, chegou a escapar do hospital e tentou fugir, mas foi levado de volta pela equipe de saúde. Ele continua em em quadro estável se recuperando.

CONTINUE LENDO

Brumado: Projeto LouvaAção acontece hoje, (12) de novembro no Bairro Dr. Juracy

  • Brumado Urgente
  • 12 Nov 2022
  • 15:24h

Foto: Divulgação

O Projeto Social LouvAção acontece hoje, (12) de novembro no Bairro Dr. Juracy em Brumado. A edição 2022 do projeto contemplará serviços de enfermagem, corte de cabelo, design de sobrancelhas, pula-pula, distribuição de lanches e doces, como também de Shows Gospel; tudo inteiramente gratuito à população.

Realizado pelo Projeto Social Ação do Reino, e com a Organização de Fabrício Matos, o LouvAção deste ano promete ser um dos melhores de todos os tempos, sobretudo, no quesito organização e dedicação de toda equipe que compõe o projeto. A estrutura que será montada contará com som, palco, iluminação, stands e área de alimentação.

Maiores informações poderão ser adquiridas através do telefone (77) 99978-7786 (WhatsApp).

Inscrições para concurso de soldados da PM e Corpo de Bombeiros são prorrogadas na Bahia; confira nova data

  • g1 BA
  • 12 Nov 2022
  • 15:01h

O prazo de inscrição do concurso para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que terminaria nesta terça-feira (11), foi prorrogado até as 16h de quarta-feira (16). As vagas são para mais de nove municípios do estado.

As inscrições podem ser feitas através do site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do certame. São duas mil oportunidades para PMs e 500 para soldado do Corpo de Bombeiros.

Para concorrer, os interessados precisam ter 2º grau completo ou formação técnico profissionalizante (nível médio) em uma instituição reconhecida pela Ministério da Educação, além de outros pré-requisitos descritos no edital.

A taxa de inscrição é de R$ 90. O concurso para a PM tem vagas em:

 

 

Já o concurso para o Corpo de Bombeiros terá vagas nos seguintes locais:

 

CONTINUE LENDO