Dia das Crianças: alta da inflação afeta preço de brinquedos, diz Fecomércio-BA

  • TV Bahia e g1 BA
  • 10 Out 2022
  • 20:06h

Foto: Reprodução/TV Bahia

A alta da inflação causou um aumento de cerca de 15% no preço de brinquedos, segundo informações da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

A Fecomércio-BA analisou 13 itens e verificou que 11 estão com aumento de preços em relação ao ano passado. O destaque ficou por conta das roupas e sapatos com produtos que subiram mais de 30%. Por outro lado, houve uma redução no preço de eletrônicos, que estão até 12% mais baratos.

O vendedor autônomo Wilson Santos disse que o movimento está baixo, se comparado aos anos anteriores.

“Em outras épocas já estava bem desenvolvido para o Dia das crianças, mas agora está bem parado. Estou vendendo porque está chegando a Copa, não é? E está vendendo por isso”, comentou.

Já o ambulante Antônio Paixão detalhou que o reajuste no preço dos produtos precisou ser repassado para os clientes.

“Vem de São Paulo, de Feira de Santana, e já está vindo mais caro. Não estou gostando nada desse negócio, porque aumentou foi tudo”, disse.

Outro motivo que causou impacto no preço dos produtos, é que a maioria deles vem de fora do Brasil, conforme explicou o com o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze.

“O frete internacional ficou mais caro do que no período pré-pandemia. Esse aumento do custo logístico chega ao bolso do consumidor nesse momento”, afirmou.

Ainda de acordo com o consultor econômico, uma das maneiras para economizar é fazer pesquisa de preço em diversos estabelecimentos.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.