- Ascom 20ª Coorpin
- 24 Jan 2014
- 10:08h
Armas e celulares apreendidas na operação (Foto: Polícia Civil)
No dia 22/01/2014 tomamos conhecimento sobre um roubo na zona rural da cidade de Contendas do Sincorá. Imediatamente deslocamos uma equipe da Civil coordenada pelo Delegado Arilano Botelho. Ao chegarem na cidade, houve a informação que a Policia Militar de Contendas do Sincorá e de Tanhaçú estariam no encalço dos meliantes. Seguimos para a zona rural e por desencontro não localizamos os meliantes nem a Polícia Militar. Aproximadamente as 14:00 hs, após roubarem a terceira moto, a Policial Militar encontrou dois dos meliantes e em intensa troca de tiros veio a óbito Janailson Santos Pereira, o qual era fugitivo da penitenciária de Salvador e vinha praticando roubos no comércio da região, em especial casas lotéricas. Somente em janeiro deste ano, efetivou com êxito diversos roubos, totalizando um montante de aproximadamente R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais). Foi preso neste mesmo ato, após fugir pela zona rural sendo contido pela população e espancado pelo povo em tom de revolta, o comparsa de Janailson, Marcos Marivaldo da Silva Amaral. Após a informação da morte de Janailson, nos deslocamos até sua residência em Brumado, sendo encontrado um revolver calibre 38 e sua namorada Poliana de Souza Lopes, autuada por porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidas ainda, duas armas de fogo com Janailson e Marcos, bem como, recuperados um carro e duas motos roubadas. Por fim, informamos que a operação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar de Brumado, Tanhaçú e Contendas do Sincorá.
- Da Redação
- 24 Jan 2014
- 07:25h
(Foto: Reprodução)
O lutador Júnior Cigano não é tão destemido quanto demonstra nos ringues de MMA. Ele revelou, por meio de sua conta no Instagram, o sufoco que passou ao furar um pneu de seu carro em uma estrada na Bahia, na madrugada desta quinta, 23. "Não sei porque mas acreditei que poderia viajar de carro pelas estradas do Brasil, que estaria tudo bem. Bom o resultado foi esse! #PENA #Descaso Eram cerca de três horas da manhã na BR 101 Bahia, sem nada, nem ninguém por perto e o celular sem funcionar. O nervosismo e o medo eram grandes...", desabafou o Peso-Pesado, do MMA.
- Informações da Agência Brasil.
- 24 Jan 2014
- 07:05h
Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (24) para comparecer às instituições de ensino, entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição e providenciar a matrícula. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é desclassificado. O candidato deve verificar na instituição os horários e o local onde tem que comparecer. Na página do ProUni, na internet, estão relacionados os documentos a serem entregues, entre eles documentos pessoais e comprovantes de rendimento, de residência e de conclusão do ensino médio. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro e a comprovação de informações deverá ser feita entre os dias 3 e 6. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro, com entrega dos documentos nos dias 19 e 20.
- Sudoeste Bahia
- 23 Jan 2014
- 19:42h
(Foto: Conteúdo Sudoeste Bahia)
Caetité, assim como a grande maioria das cidades da região, sempre viveu, até cerca de 10 anos atrás, tempos de tranquilidade, com índices de violência baixos, onde, apenas, alguns crimes esporádicos ganhavam as manchetes policiais. Agora, passado esse tempo, com o fenômeno da interiorização da violência na Bahia, o município vive também sob o clima crescente do medo e da insegurança, já que os registros da criminalidade vêm aumentando sistematicamente, com casos antes inimagináveis, como assaltos e roubos em plena luz do dia como aconteceu na tarde de ontem (22), onde uma comerciária teve a sua moto furtada na Avenida Santana, uma das mais movimentadas da cidade. Recentemente, em Brumado, uma operação denominada “BR-030” prendeu uma quadrilha que efetuava roubos de motos em toda a região, sendo que, um dos líderes conseguiu escapar da prisão e pode estar atuando em outros municípios da região. Com um “modus operandi” muito similar ao relatado acima, a quadrilha também é investigada por ações nos municípios da microrregião e Caetité pode estar no seu raio de ação, o que vai requerer das autoridades uma ampliação das investigações, inclusive com parcerias com outras Coorpins, para que os responsáveis por essa onda de violência sejam presos e a normalidade possa retornar ao município. Nesses primeiros dias de 2014, registros graves como o primeiro homicídio do ano, onde um jovem foi executado na frente de um bar no Bairro Buenos Aires e a prisão de um foragido da Justiça, o qual, inclusive é suspeito de ser o autor do homicídio, vêm engrossar a página policial e comprovar que investimentos na área de segurança pública têm que ser ampliados o quanto antes, no mínimo, para conter essa onda avassaladora da criminalidade que assusta a população, que, a cada dia que passa, começa a ficar mais temerosa. A “insegurança pública” vem sendo uma das questões principais debatidas pelas autoridades estaduais, que se mostram, até o momento, incapazes de conter os índices assustadores da criminalidade na Bahia, que está perdendo um pouco o brilho de “boa terra”, para se tornar a “a terra do medo”, já que a violência vem atingindo um pico alarmante em todo o Estado, com um grande número de homicídios, principalmente na capital Salvador, tanto que, recentemente a CNN veiculou uma matéria sobre as sedes da Copa do Mundo de 2014 intitulando-a “Salvador a Cidade dos Homicídios”, devido aos índices alarmantes de mortes brutais. Então, diante dessa atmosfera muito preocupante, a população de Caetité espera que sejam tomadas providências urgentes no sentido de conter a crescente violência, que vem tirando a paz dos caetiteenses.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 23 Jan 2014
- 17:05h
(Foto: Perílson Souza / Brumado Urgente)
Com um trabalho de grande relevância, principalmente na área social, a Loja Maçônica Manoel Carvalho, que é federada ao Grande Oriente do Brasil, foi uma das instituições que mais se destacou no ano de 2013 em Brumado, devido à dinâmica de suas ações que têm no venerável mestre Wladimir Pereira Neves que deu continuidade ao trabalho de grande resolutividade que foi feito por Alessandro Oliveira Silva, que o antecedeu. Uma das ações que mais ganhou repercussão foi a “Campanha de Natal” que atendeu inúmeras cartas de crianças em situação de risco social, que teve a participação muito ativa de todos os membros da entidade. Na noite desta quarta-feira (22), após o período de recesso de final de ano, a entidade teve o retorno das suas atividades normais, com a primeira reunião do ano, onde se iniciou a construção do planejamento para 2014, onde o social deverá continuar no topo da lista, com a ampliação do planejamento das ações que devem contemplar um número maior de pessoas que estão incluídas dentro da faixa da vulnerabilidade social.
- Sudoeste Bahia
- 23 Jan 2014
- 16:06h
A atual situação da rodovia vem sendo motivo de preocupação dos condutores (Foto: Sudoeste Bahia Conteúdo)
A expectativa positiva em torno da aprovação da federalização da BR-430, que liga os municípios de Caetité e Bom Jesus da Lapa, atravessando as cidades de Igaporã e Riacho de Santana, foi confirmada nesta quarta-feira (22) com a aprovação na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) do referido projeto, o qual é de autoria do Poder Executivo. O projeto agora irá para a sanção do governador Jaques Wagner, concluindo assim essa última etapa da transição. Após o ato governamental, a 430, passará a ser uma BR, ficando sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a parte de fiscalização ficará a cargo da Polícia Rodoviária Federal. Com isso a qualidade da rodovia, não só da pista, como também de acostamentos e segurança deverá melhorar sensivelmente, já que o DNIT tem melhores condições estruturais do que o Derba, que era ó órgão que estava responsável pelo trecho, sendo que, nesses dias, devido ao péssimo estado de conservação da pista está sendo realizada uma operação tapa-buraco, que serve apenas como medida paliativa. Espera-se, a partir de agora, com a federalização que seja feito um recapeamento total da pista, o que irá deixar os milhares de condutores que trafegam pela rodovia todos os dias muito mais aliviados, já que os riscos de acidentes ultimamente vêm aumentando de forma considerável.
- Redação
- 23 Jan 2014
- 15:26h
Perderam-se nas imediações da Avenida Mestre Eufrásio, em Brumado, 3 classificadores (( um de cor vermelha )) contendo documentos. Pedimos a quem os encontrou ou encontrar, entrar em contato com Chiquinho Amorim pelos telefones (77)9997-2785 (Vivo) (77)9127-3022 (que será muito bem recompensado).
- Ascom MPF
- 23 Jan 2014
- 14:08h
A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal condenou o prefeito da cidade de Ituaçu, a 524km de Salvador, Albércio da Costa Brito Filho, o ex-presidente da comissão de licitação do município, Aroldo Lima Chaves, os ex-secretários de municipais de Saúde, Maria José Silva Braga e Marcelo Alves Bezerra Santana, as empresas Sercol Odonto-Médico, Santana Odontológica e Base Construções e os empresários Eustáquio Magela Magalhães e Euzano Teixeira Santana por improbidade administrativa. Além das condenações por improbidade administrativa, o gestor e o ex-presidente da comissão de licitação foram condenados ao pagamento de dano moral coletivo no valor de 500 mil reais, em ação relativa ao desvio de recursos da Saúde e Educação. O então prefeito foi alvo de duas ações propostas pelo MPF. De acordo com uma delas (2009.2063-5), em 2002, o gestor, em conluio com o ex-presidente da comissão de licitação, fraudaram procedimento licitatório que visava a construção de um Centro de Múltiplo Uso no município, beneficiando a empresa Base Construções. Um ano depois, em 2003, os mesmos réus fraudaram um outro processo licitatório, destinado a contratação de serviços gráficos para confecção de materiais destinados aos setores de educação e saúde da cidade. Além disso, os réus promoveram a dispensa irregular de licitação para a aquisição de materiais de construção, realizaram despesas inelegíveis com atividades do ensino fundamental, não pagaram o adicional de férias e décimo-terceiro salário para os professores e utilizaram nota fiscal inidônea para justificar despesa. Todos as irregularidades foram cometidas com recursos repassados pelo Programa Comunidade Ativa.
Em 2003, Albércio da Costa Brito Filho e Aroldo Lima Chaves promoveram a compra de materiais de expediente, confecção de formulários e confecção de cadernos com recursos do FNDE sem licitação ou qualquer pesquisa de preço, além de ter fracionado as respectivas despesas. O então prefeito e o ex-presidente da comissão de licitação foram condenados ainda por simular licitação para a construção de 115 unidades sanitárias domiciliares por meio de convênio firmado com a Funasa. Por fim, os réus foram condenados ainda por mau uso de recursos do PAB, que foram aplicados para finalidade diversa da prevista. Em outra ação (5566-15.2012.4.01.3307), também envolvendo o prefeito e o ex-presidente da comissão de licitação, o MPF apurou que, em licitação convite destinada a aquisição de materiais odontológicos para manutenção dos Postos de Saúde da Família (PSF), houve um esquema fraudulento para beneficiar a empresa que venceu o certame. Das três empresas inscritas na licitação (convite 008/2008) apenas as duas empresas condenadas efetivamente participaram, sendo que os representantes de uma foram fundadores e sócios por doze anos da outra. Além disso, uma terceira empresa nunca participou do processo licitatório. Ainda segundo a ação de improbidade, proposta pelo procurador da República André Viana, foi constatado que o município realizou duas licitações ao invés de uma para aquisição de medicamentos e materiais hospitalares para os PSFs e para manutenção da Farmácia Básica do município. Os valores de cada convite - 69,6 mil reais e 49,6 mil reais – somados chegam a mais de 119,2 mil reais, o que evidencia fracionamento de despesas pela administração municipal com o objetivo de esquivar-se da modalidade de licitação com mais exigências. Outra irregularidade identificada foi a utilização de recursos do PAB fixo para pagamento de servidores que não exercem atividades diretamente ligadas às ações de atenção básica. Essas despesas totalizaram mais de 221 mil reais, o que representa 45% do total dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde ao município, entre janeiro de 2007 e outubro de 2008. Em função dos ilícitos cometidos, a Justiça Federal condenou Albércio da Costa Brito Filho, Aroldo Lima Chaves, Eustáquio Magela Magalhães, Sercol Odonto – Médico Ltda, Santana Odontológica Ltda e Euzano Teixeira Santana, por frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente (artigo 10, VII, da Lei 8.429/92), com ressarcimento solidário e integral do dano; perda, a qualquer tempo, da função pública após o trânsito em julgado da sentença; pagamento solidário de multa civil; suspensão dos direitos políticos por cinco anos; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. A empresa Base Construções foi condenada a pagar multa solidária no valor de dez mil reais. Além disso, o ex-prefeito e o ex-presidente da comissão de licitação foram condenados por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições (artigo 11 da Lei 8.429/92), com suspensão dos direitos políticos por três anos e proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios por cinco anos. O ex-gestor foi condenado ainda por liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular (artigo 10, XI, da Lei 8.429/92), com ressarcimento solidário e integral do dano; perda, a qualquer tempo, da função pública após o trânsito em julgado da sentença; pagamento solidário de multa civil; suspensão dos direitos políticos por cinco anos; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. Maria José Silva Braga e Marcelo Alves Bezerra foram também foram condenados com base do artigo 10, XI, da mesma Lei, devendo pagar multa civil no valor de cinco mil reais. O dano moral coletivo se deu em função dos desvios de recursos oriundos do Programa Comunidade Ativa, Fundef, FNDE e Funasa. Houve recurso de apelação por parte dos réus. Números para consulta processual na Justiça Federal (onde também podem ser consultadas as decisões): 2009.2063-5 - Subseção Judiciária de Vitória da Conquista - Desvio de recursos oriundos do Programa Comunidade Ativa, Fundef e FNDE 5566-15.2012.4.01.3307 – Subseção Judiciária de Vitória da Conquista - Mau uso de recursos repassados pelo Ministério da Saúde ao Piso de Atenção Básica.
CONTINUE LENDO
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 23 Jan 2014
- 10:30h
A empresa Magnesita fica localizada na Vila de Catiboaba, a 9 km da cidade (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
O ano de 2014 se iniciou e trouxe com ele, juntamente com as alegrias de um ano novo, também trouxe algumas das grandes preocupações do ano velho, que era o aumento gradual da violência e da criminalidade no município. Duas das modalidades mais aplicadas pelos criminosos, o roubo e assalto de motocicletas e assaltos a correspondentes bancários, continuaram aumento, dando muito trabalho para a Polícia, que vem se desdobrando para atender as ocorrências. Na noite desta quarta-feira (22) uma atitude muito suspeita levou os vigilantes da Magnesita, - que fica localizada na Vila de Catiboaba, Distrito de Vila Presidente Vargas - , a ficarem de prontidão, quando, de repente, disparos forma efetuados pelos homens que estavam em atitudes muito suspeitas, os quais vieram pela rodovia interna da empresa e, ao que tudo indica, tinham intenções criminosas, já que, após os disparos, fugiram com muita rapidez do local, abandonando em seguida um veículo com placa de Vitória da Conquista, no qual foram encontrados alguns produtos inflamáveis, o que poderia indicar um ato incendiário ou coisa do gênero. Segundo informações, os dois suspeitos teriam intenções de explodir um caixa eletrônico que fica dentro da empresa, mas a polícia não confirmou essa possibilidade, pois não foram encontrados explosivos no veículo. Equipes de policiais militares e civis fizeram uma grande varredura na região para buscar capturar os suspeitos, mas os mesmos não foram encontrados. A empresa, uma das maiores produtoras mundial de refratários deverá reforçar ainda mais a sua segurança, já que a região da Vila Presidente Vargas vem figurando como uma das mais violentas e perigosas da cidade, com inúmeros registros de ações delituosas.
A estrada interna da Magnesita, conhecida como Pepecat, vem sendo utilizada pelos bandidos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
- Ascom Sem Limite / Izidy Ramel
- 23 Jan 2014
- 08:14h
(Divulgação)
Sábado, 24 de janeiro, a Sem Limite da Bahia vai celebrar a “Noite do beijo” na boate Fuso Horário em Vitória da Conquista-BA. O público tem muito o que se empolgar, pois toda a energia do vocalista Chris Pimenta e banda, estará concentrada em fazer da noite um verdadeiro show de alegria e muitos beijos. Para quem já foi ao show desses meninos incansáveis, vá tomar mais uma dose de agitação dessa banda que faz mais do que um mega show por onde passa, e quem ainda não foi, aproveite, afinal não é sempre que essa oportunidade bate à sua porta!
- ( Informações da ASCOM/Câmara dos Deputados)
- 23 Jan 2014
- 06:02h
Ilustração
A Câmara dos Deputados analisa a possibilidade de punir por crime de responsabilidade o prefeito ou governador que deixar de aplicar, sem justificativa, recursos recebidos do governo federal na forma de convênios, contratos, ajustes ou outro instrumento semelhante. A medida está prevista no Projeto de Lei 2155/11, do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF). Segundo o autor da proposta, a legislação hoje pune o gestor que aplicou mal a verba pública, mas não faz o mesmo com quem, injustificadamente, deixou de usar o recurso e acabou tendo que devolver o dinheiro aos cofres públicos. “Se nós elegemos um gestor público para cuidar dos nossos interesses e ele fez um acordo, fechou um contrato com o governo federal, recebeu o dinheiro, empenhou o dinheiro e não apresentou o projeto, isso é irresponsabilidade. Ele tem que ser punido porque a população fica esperando o benefício, elegeu o gestor público para cuidar dos seus interesses e ele não o fez”, afirma Fonseca. PUNIÇÃO – O projeto muda a legislação sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores (Decreto-Lei 201/67), para incluir a não execução de um convênio entre os crimes de responsabilidade sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara de Vereadores. Nesse caso, as penas vão de três meses a três anos de detenção, além da perda do cargo e da proibição, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de qualquer função pública.
- Da Redação
- 23 Jan 2014
- 05:53h
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 296/13, do deputado Jorge Corte Real (PTB-PE), que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os serviços de água, energia, telecomunicações e saneamento de instituições de ensino públicas. A Constituição já retira da base de cálculo do ICMS operações de exportação; distribuição de petróleo, derivados e energia elétrica entre estados; ouro usado como ativo cambial; e atividades de rádio e TV pública. De acordo com o parlamentar, é “inconcebível” que a educação pública seja onerada pelo Estado com impostos. “Desse modo, escolas, universidades, faculdades e demais entidades de ensino gratuitas poderão atender mais alunos e pagar melhores salários aos seus professores”, afirmou Real.
- Divulgação
- 22 Jan 2014
- 11:52h
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 22 Jan 2014
- 11:07h
(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
Aproximam-se as eleições de 2014 e, com isso, as discussões em torno da representatividade de Brumado nas esferas maiores do poder ganha ainda mais musculatura. Após o recente discurso inflamado do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que garantiu em “alto e bom som”, durante a reinauguração do Ginásio Antônio Imbassahy, que o município está “órfão” nesse sentido, a questão começou a ter um espaço cativo nas discussões políticas da capital do minério. Dentre as inúmeras representações que deveriam estar a serviço da população brumadense, uma das mais questionadas é a do deputado petista Waldenor Pereira, do qual se esperava muito mais, já que ele tem uma proximidade muito grande com o governador Jaques Wagner e com a própria presidente Dilma Rousseff. Nos corredores da política local, Waldenor é um dos líderes dos questionamentos, já que questões prioritárias para o município como o Projeto de Esgotamento Sanitário; a construção da Segunda Etapa da Barragem de Cristalândia; a instalação de uma UTI no Hospital Professor Magalhães Neto; a vinda de novos cursos universitários e a ampliação do efetivo policial; os quais ainda não saíram do papel, poderiam contar com o seu apoio e, porque não dizer com sua pressão, mas, ao que tudo indica, o deputado Waldenor Pereira não vem atentando muito para essa situação. Com a proximidade do pleito, ele que frequenta muito pouco o município, deverá começar, assim como outros tantos deputados, a estar presente com mais assiduidade no solo brumadense, mas, espera-se no mínimo, que ele venha surpreender e anunciar grandes notícias para os brumadenses. Outra questão que pode acabar sendo prejudicial nesse cenário é que o PT de Brumado, está indiscutivelmente dividido, tendo dois grupos distintos em confronto, um liderado pelo ex-vice-governador Edmundo Pereira, que possui 3 vereadores e um grande número de adeptos e o comandado pelo jovem Frederico Neves (Fredinho), atual presidente da legenda e que vem ganhando cada vez mais espaço, tendo conquistado importantes apoios, já que representaria a tão esperada renovação na oposição. Mas, essa situação deve ser totalmente amortizada a partir de agora, já que todos irão se unir e falar a mesma língua em torno da candidatura de Waldenor, que é uma unanimidade entre os petistas brumadenses. No esteio dessa discussão fica a dúvida de com quem Waldenor fará a “dobradinha”, se será novamente a ex-deputada Marizete Pereira, ou se o partido lançará outro nome, como o do próprio “Fredinho”, ou até do próprio Edmundo, já que fortes cabos eleitorais começam a cogitar a sua pré-candidatura.
- Redação Bocão News
- 22 Jan 2014
- 06:47h
(Foto: Reprodução)
O Conselho Superior (Consup) do IFBaiano, alegando a realização de propaganda fora do prazo legal, não homologou o resultado das eleições para o cargo de reitor, em que o vitorioso foi o professor Geovane Barbosa do Nascimento, do campus de Uruçuca, que teve 45,64% dos votos contra 26,09% dados ao segundo colocado e candidato da situação. Os representantes Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Bahia (Sinasefe-BA), consideram uma afronta à democracia e ameaçam um greve geral. De acordo com o coordenador-geral da Sinasfe-BA, Georges Rocha, "a decisão desrespeita a vontade da grande maioria dos funcionários dos 10 câmpus e da reitoria do IFBaiano, que querem Geovane como reitor. Após o término da reunião, a categoria reuniu-se no local e decidiu pelo indicativo de greve geral, além de questionar judicialmente a decisão autoritária".Ainda para o sindicato, a decisão do Consup é estritamente política, para evitar a vitória de um candidato oposicionista à atual direção do IFBaiano. Georges Rocha e membros da direção entidade, Ronaldo Naziazeno e Luzia Mota e o advogado da instituição, André Sturaro, alegam que acompanharam processo de votação junto aos colegas na reitoria do IFBaiano. A denúncia de propaganda fora do prazo legal foi feita por membros da atual gestão do IFBaiano que encaminhou o assunto para a Procuradoria da instituição. O candidato vencedor defendeu-se argumentando que uma das faixas de campanha permaneceu além do prazo, no campus de Valença, em decorrência das más condições climáticas no município. Citou ainda que por causa do mau tempo na cidade, a prefeitura local decretou "estado de emergência" e as atividades escolares e funcionais no campus foram suspensas no dia 29 de novembro e, por isso, somente conseguiu retirar a faixa em 2 de dezembro. Ainda na sua defesa, o candidato argumenta que a nulidade da sua candidatura é desproporcional ao fato em si, reafirmando que a não retirada do material decorreu à parte da sua vontade e por problemas climáticos.