- Da Redação
- 29 Jan 2014
- 09:10h
(Foto: Reprodução)
Entra em vigor nesta quarta-feira (29) a chamada Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), que responsabiliza e passa a permitir a punição de empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira. A lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado. Ainda precisam ser definidas as regras para que as companhias possam criar uma área interna que previna esse tipo de ato. Até então, as empresas podiam alegar, caso fossem flagradas em alguma prática ilícita, que a infração havia sido motivada por uma atitude isolada de um funcionário ou servidor público. Acabavam sendo punidos com maior frequência apenas os agentes públicos flagrados, e era muito difícil comprovar a culpa da companhia ou do empregado. A partir de agora, porém, as empresas envolvidas em fraudes serão alvos de processos civis e administrativos e podem pagar multa de 0,1% a 20% do faturamento anual bruto (quando não for possível calcular essa receita, o valor pode ser estipulado por um juiz e variar entre R$ 6 mil e R$ 60 milhões). Em alguns casos, a Justiça pode até determinar o fechamento da companhia. De acordo com o advogado Giovanni Falcetta, do escritório do Aidar SBZ, a principal diferença é que a nova lei permite que as empresas sejam punidas sem a necessidade de comprovar culpa ou dolo (por meio da chamada "responsabilidade objetiva"). "Acredito que a gente vai passar por uma mudança cultural no jeito de fazer negócios no Brasil. Antes, a gente lidava com empresas estrangeiras que estavam sujeitas a normas internacionais que não existiam aqui. (...) E [também lidava com] empresas aqui no Brasil que fazia o que bem queriam", explica.
- Correio
- 29 Jan 2014
- 08:05h
(Foto: Divulgação TRE)
O processo é rápido. No máximo em 10 minutos, o eleitor muda o título antigo para o atualizado, que permite a identificação pelas digitais. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 246.291 mil eleitores baianos já atualizaram os seus dados e poderão votar biometricamente. Por causa da demanda, o TRE-BA alerta sobre o prazo, que termina no dia 7 de maio, 151 dias antes das eleições. Os cartórios de Paripiranga (52ª Zona), Ubaitaba (73ª Zona), São Desidério (100ª Zona) e as cidades às quais eles atendem encerram o recadastramento biométrico no próximo dia 31 de janeiro. Os eleitores que não fizerem o recadastramento terão o título de eleitor cancelado e não poderá vota nas eleições deste ano. Além da Bahia, outros 23 estados e o Distrito Federal também estão realizando o recadastramento biométrico. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível localizar as cidades que estão desenvolvendo a atualização. Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões de brasileiros deverão ser identificados pelo sistema biométrico.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 28 Jan 2014
- 23:09h
(Composição Daniel Simurro / Brumado Urgente)
É cada vez mais comum se ouvir pelas ruas de Brumado a voz da consciência popular que “grita” aos “quatro ventos” que o município está fora da rota das grandes ações governamentais, ficando a mercê da sorte e das migalhas dos que detêm o poder. Os grandes avanços esperados, leia-se, sistema de esgotamento sanitário; construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia; construção de uma UTI; construção do campus da Uneb e ampliação da oferta de cursos universitários e a ampliação do contingente policial parecem que navegam para a ilha da utopia, já que se mostram cada vez mais distantes da realidade. Em confronto com esse quadro de pessimismo, vem o ano eleitoral, aonde os políticos, sempre sorridentes e solícitos, vêm ao município fazer suas promessas mirabolantes a fim de conquistar o eleitorado, só que, eles parecem esquecer que antes de prometerem seria necessário que eles mostrassem seus serviços prestados para o desenvolvimento do município e ai fica o entrave e o questionamento de quem realmente vai ter “bala da agulha” para comprovar sua folha de ações em prol do município? A população, que parece estar amortizada diante das grandes transformações sociais, que vêm acontecendo de forma muito rápida no mundo atual, parece alheia a esse processo, arrastada pelas correntezas da impunidade, ela se mostra cética, cansada de tantas promessas sem cumprir, o que projeta, caso não se promovam profundas mudanças comportamentais, que o voto será dado sem consciência democrática alguma, votando-se apenas por votar, o que mostra que o processo democrático no município ainda tem um longo caminho pela frente. O vazio existencial que vive a Brumado atual, que necessita urgentemente das obras citadas acima, mas que sabe que as mesmas não deverão vir, pelo menos por enquanto, revela, sem sombra de dúvidas, que o município está sem representantes que venham defender “com unhas e dentes” esses grandes interesses da população. Isto fica patente num rápido passeio pela mídia local, já que não existem quase veiculações nesse sentido, de parlamentares das esferas maiores do poder buscando esses grandes benefícios para o município, infelizmente, o que se observa são representantes de outros municípios, que devido a esse vazio, arregalam os seus olhares sobre o eleitorado brumadense. Então, diante desse cenário fica o questionamento de porque será que Brumado não conseguiu produzir mais grandes políticos que representem o município nas esferas estadual e federal? Será que a classe política local parou no tempo, ou foi a população que deixou de participar da construção do novo modelo político? São respostas que somente cientistas políticos podem dar, mas, uma coisa é certa, que precisam ser formados novos líderes locais para mudar esse quadro e a exemplo de cidades da região, Brumado possa ter deputados, tanto na esfera federal como na estadual nascidos no município, que conheçam de perto a realidade de sua gente e que tenham a verdadeira sintonia com os grandes anseios populares. Por enquanto, a população terá que ficar assistindo a “filmes repetidos”, com os mesmos enredos e atores, e, o pior de tudo, com o mesmo “THE END”.
- Divulgação
- 28 Jan 2014
- 19:40h
Divulgação
Os membros da comissão junto com representantes da PM vistoriando o circuito (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
Uma visita de rotina ao Circuito Oficial da Carnaval 2014 começou a decidir na tarde desta terça-feira (28) uma questão imprescindível para a realização do CarnaBrumado 2014, que é a segurança do evento, que neste ano deverá atrair milhares de foliões para o Circuito da Folia, que circundará as Praças Coronel Zeca Leite e Capitão Francisco de Souza Moura. Na oportunidade estiveram reunidos os membros da comissão do Carnaval 2014, Robson Pereira e Amarildo Bomfim e os capitães Wagner e Walmary, que percorreram todo o circuito no intuito de fazer o mapeamento de todos os pontos que irão abrigar as câmeras de monitoramento. O objetivo da comissão e da Polícia Militar é garantir os 100% de monitoramento do circuito as 24 horas do dia, não deixando nenhum “ponto cego” o que dará maior segurança para os foliões. A realização da maior festa popular de Brumado com circuito que será totalmente fechado, com 3 portais de entrada com detector de metais, com o monitoramento eletrônico é uma das grandes preocupações da comissão e da população. Após a visita será feito o mapeamento de quantas câmeras de monitoramento serão necessárias e quais os pontos que elas irão ser instaladas, em seguida, se abrirá a concorrência para que as firmas que prestam esse serviço apresentem suas propostas.
Croqui do Circuito Oficial do CarnaBrumado 2014 (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 28 Jan 2014
- 15:03h
O ônibus que foi assaltado esteve recentemente em Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
Nem os grandes artistas e cantores escapam da crescente criminalidade no país, que atinge todos os níveis, demonstrando que os investimentos em segurança pública, educação e na área social têm que ser muito maiores. A mídia vem divulgando vários casos em que bandidos fortemente armados vêm agindo contra artistas famosos, que costumam viajar pelas estradas do Brasil. Possivelmente exista uma consulta à agenda dos artistas para se arquitetar o planejamento dos assaltos, assim como aconteceu na última semana com o ônibus do cantor Léo Magalhães, onde a sua equipe de produção e músicos que o acompanham acabaram sendo assaltados por bandidos encapuzados em Luziânia, no Estado de Goiás, que levaram celulares, notebooks e dinheiro dos integrantes. Segundo relato os bandidos pararam o ônibus, obrigaram o motorista a seguir para uma estrada vicinal onde efetuaram o assalto. Léo Magalhães não estava no ônibus e lamentou o ocorrido. Ele que esteve se apresentando recentemente em Brumado está no apogeu de sua carreira sendo um dos artistas mais requisitados do cenário sertanejo nacional, ganhando fama e riqueza, o que pode ter atraído à atenção dos bandidos. As produções dos cantores pretendem, devido a esses fatos, incrementar a segurança dos comboios de produção artística, com sistemas de monitoramento modernos, a fim de evitar serem vítimas de grupos de assaltantes.
- Sudoeste Bahia
- 28 Jan 2014
- 14:57h
(Imagem Ilustrativa)
Mesmo diante de todos os avanços tecnológicos que visam à proteção dos clientes bancários que utilizam os serviços do internet banking, com firewalls poderosos e uma quantidade de senhas cada vez maior, os hackers acabam sempre dando um jeito de burlar o sistema e aplicar os seus golpes lesando suas vítimas que, como presas fáceis, acabam caindo em seus esquemas. Diante desta parafernália digital da segurança, que vem tendo avanços significativos, a criatividade dos crimes virtuais continua dando muito trabalho para os engenheiros de sistemas, que, constantemente têm que criar novos dispositivos para impedir a ação dos hackers de plantão. Uma denúncia de um novo golpe foi feita ao Sudoeste Bahia na noite desta segunda-feira (27), por volta das 20:30 horas, onde um caetiteense, cliente da Caixa Econômica Federal, que teve a sua identidade mantida em sigilo, relatou que foi vítima de um golpe virtual, o qual foi denunciado na mesma hora na agência bancária, mas que até o início desta manhã ainda estaria sem solução. Segundo o relato, ele, como é de costume, faz suas negociações bancárias rotineiramente pelo internet banking, e, na noite de ontem, acessou normalmente a página inicial da referida instituição bancária, verificou o saldo, extrato e fez algumas transferências. Até ai tudo bem, mas, ao dar andamento num processo para pagamento de um boleto, digitando os dados do mesmo, quando, de repente, ao terminar de digitar a sua assinatura eletrônica, apareceu uma tela pequena com os seguintes dizeres: “aguarde um momento, estamos instalando uma atualização de segurança”. Para surpresa do cliente, o sistema travou e ficou instável e, logo em seguida, começaram a chegar mensagens em seu celular comunicando que várias transferências e pagamentos foram efetuados a partir de sua conta, totalizando 4 operações, as quais, ao todo, lesaram o cliente em cerca de R$ 3 mil. Diante desses fatos, o cliente vítima do golpe se dirigiu a agência local da Caixa Econômica Federal na manhã desta terça-feira (28), sendo muito bem recebido pelo gerente que, ao analisar os fatos e os comprovantes, comunicou que em três dias os prejuízos serão ressarcidos, o que o deixou aliviado. Também foi comunicado que a direção da área de informática da Caixa irá tomar todas as providências para efetivar as devidas defesas virtuais contra esse tipo de golpe, evitando-se assim que novos clientes sejam lesados.
A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), o vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Otto Roberto Mendonça de Alencar, e o Partido Social Democrático (PSD), devem retirar a propaganda eleitoral antecipada veiculada no município de Ruy Barbosa/BA, a 308km de Salvador, no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de mil reais. A liminar, do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA), foi obtida a partir da representação do procurador Regional Eleitoral José Alfredo, segundo a qual o político estaria tentando se promover, visando o pleito de 2014, por meio de pintura em muro residencial e adesivos autocolantes distribuídos com os dizeres: “Voto PSD 55”, “Ruy Barbosa 100% Otto Alencar” e “Governador 2014 55 PSD”. Na representação, a PRE requereu, no julgamento do caso, a condenação do vice-governador e do partido ao pagamento de multa de dez mil reais cada um, cons iderando a ostensividade da propaganda e sua disseminação no município.A decisão foi disponibilizada no sistema do TRE na última sexta-feira, 24 de janeiro. De acordo com o art. 36 da Lei n. 9.504/97, “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”. As propagandas divulgadas antes desse período constituem fraude à legislação, pois difundem, em época proibida o nome e a imagem de um eventual candidato com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes, que aguardam o período eleitoral autorizado por lei para iniciar a divulgação de suas propagandas.
- Comissão Organizadora do CarnaBrumado 2014
- 28 Jan 2014
- 12:16h
(Divulgação)
Desde que o anúncio da escolha da Cerveja patrocinadora do Carnaval de Brumado 2014 foi veiculado na mídia local, alguns questionamentos começaram a surgir, então, visando dissipar todas as dúvidas e esclarecer devidamente os fatos, vimos, por meio desta nota, relatar que: 1 - Em momento algum houve pesquisa de opinião pública para a escolha da cerveja patrocinadora, ou seja, este não foi o critério que foi adotado; 2 - A divulgação no referido material de mídia foi um equívoco e um erro de informação, do qual, eu venho a público fazer essa retratação, de que não houve a realização de nenhuma pesquisa de mercado para a escolha da cerveja patrocinadora do evento; 3 - Queremos deixar bem claro que o único critério adotado foi o da melhor proposta, como é feito em qualquer negociação no mundo capitalista; 4 - Diante disso, pedimos a compreensão das outras marcas e reiterar que o critério da escolha foi o da melhor proposta e não qualquer pesquisa prévia de mercado sobre qualidade ou preferência dos consumidores. Aproveitamos também para agradecer a todas as cervejarias participantes e reiteramos os nossos votos de apreço e consideração. Miguel Lima Dias, Presidente da Comissão Organizadora do CarnaBrumado 2014.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 28 Jan 2014
- 11:29h
(Fotos: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
O cenário político brumadense na manhã desta terça-feira (28) foi agitado por especulações midiáticas que apontavam para um possível rompimento entre o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Após uma série de telefonemas à nossa redação, visando esclarecer os fatos, o Brumado Urgente ouviu, primeiramente o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, que, à queima-roupa, respondeu o questionamento indagando que “a quem interessaria essa notícia?" e sequenciou "com certeza não é os que querem o bem da nossa terra. Só quem ganha com esse tipo de notícia mentirosa são os especuladores de plantão e os que querem puxar Brumado para baixo!”. Dando sequência ele explicou que “não existe e, nunca existiu, qualquer rompimento entre eu e o prefeito Aguiberto, continuamos firmes na busca de tornar Brumado o município que todos desejamos”. E ainda explicou que “ontem eu e o prefeito tivemos uma conversa e falamos sim sobre política, mas, como já afirmei em momento algum houve qualquer desavença entre nós, inclusive, o prefeito reiterou total apoio às minhas pretensões em disputar uma cadeira no Congresso Federal, caso eu venha mesmo a ser pré-candidato”. O Brumado Urgente também falou com o prefeito Aguiberto Lima Dias que também foi enfático em suas palavras ao citar que “são especulações maldosas que só visam prejudicar o nosso grupo, que só interessam a pessoas que não possuem o mínimo compromisso com Brumado”. E continuou argumentando que “todos sabem que a minha parceria com o ex-prefeito Eduardo vem se solidificando cada vez mais, já que estamos sempre em contato. Sempre comungamos dos mesmos ideais progressistas, então, qualquer especulação de um rompimento entre nós é totalmente inverídica, tanto que, na conversa que tivemos ontem eu reiterei que, caso ele lance mesmo a sua pré-candidatura a deputado federal terá todo o meu apoio”. E encerrou ressaltando que “o nosso grupo continua firme, marchando cada vez mais unido, o que incomoda os que querem ver as coisas indo de mal a pior, que, desesperados, ao invés de procurar trazer benefícios para o nosso município começam a plantar inverdades descabidas como essa”.
- Informações do Blog do Fábio Sena
- 28 Jan 2014
- 08:29h
O deputado Daniel Almeida busca a inclusão da deputada Alice Portugal para vice do candidato governista (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
O PCdoB declarará apoio à eleição de Rui Costa para governador da Bahia e Otto Alencar pro Senado em Ato Político que acontecerá no dia 06 de fevereiro, às 09 horas, no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB). O ato contará com a presença dos deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal e dos deputados estaduais Fabrício Falcão, Álvaro Gomes e Kelly Magalhães, do secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, além de dirigentes estaduais e municipais, prefeitos, vereadores. Na oportunidade, o presidente do PCdoB da Bahia, Dep. Daniel Almeida reafirmará a opinião do PCdoB que “considera fundamental a participação de mulheres na política e sugere o nome da deputada federal Alice Portugal para compor a chapa majoritária como vice-governadora”.
- Informações da Folha de São Paulo
- 28 Jan 2014
- 07:04h
(Foto: Reprodução)
O cenário econômico ruim e a expectativa do retorno dos protestos populares durante a Copa do Mundo fazem com que o governo federal, o PT e partidos aliados deem como certo que a eleição presidencial deste ano só será decidida no 2.º turno.Somam-se a esses fatores o desgaste da máquina do governo, que vai completar 12 anos sob o comando petista, além do surgimento de novas candidaturas nunca antes testadas pelo eleitor em nível federal, como as do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB)."A disputa será muito difícil. Não temos expectativa de vencer no primeiro turno. Por isso, o patamar dessa campanha é vencer a eleição", afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em recente reunião para tratar da campanha petista.
- Por Alberto Dines / OI
- 27 Jan 2014
- 19:31h
Se a presidente Dilma Rousseff pretendesse levar ao plenário do fórum de Davos os dilemas que efetivamente empolgam e sacodem a mídia e a sociedade brasileira teria apenas duas opções: o desfecho da telenovela Amor à Vida e a fenomenologia dos rolês. O telefolhetim vive seus derradeiros momentos, logo ficará decidido se o crime compensa, se o pecador confesso merece reabilitação, se o amor triunfa e a vida é mais forte do que a morte. Irresolvidos nos últimos cinco mil anos e certamente mantidos nos próximos, os dilemas reduzem-se a um: a transcendente e palpitante controvérsia dos rolês, rolezinhos ou rolezaços, independente das dimensões e designações conferidas. Adquirimos uma incrível velocidade para perceber movimentos depois de 500 anos de complacência e inação. Embora próximos do Equador, conseguimos desenvolver inesperadas aptidões para fabricar bolas de neve, nem sempre fofas e inofensivas.
Em apenas três semanas, os rolês deixaram de ser um tipo de bife enrolado ou movimento de capoeira para ganhar status de divisor de águas sociopolítico: é direito ou ameaça? Avanço ou retrocesso? Movimento social ou vandalismo desagregador? Felizmente esvaziados pelo recesso, nossos legislativos pouparam-se da compulsão de legiferar seja proibindo os eventos ou promovendo um calendário oficial com farta distribuição de prêmios aos mais inovadores.O que não impediu a fulminante consolidação de facções, tribos e seitas pró e a favor, vermelhas ou azuis, golpistas e antigolpistas, repressoras ou desenvolvimentistas, excludentes e includentes, sustentáveis ou predadoras, tucanas ou petistas. O infalível e venerando motor chamado Fla-Flu voltou a funcionar e acionou nossas fúrias e a inclinação polarizadora.Com as redações esvaziadas pelas férias, ânimos abatidos pelo calor, opinionistas ocupados em preencher seus mirrados espaços e as abobrinhas dominando as pautas, nossa imprensa serve apenas para reverberar o barulho. Rolês, cracolândia ou conflito na Síria, tudo é pretexto para agradar as chefias e alinhar-se com os anunciantes e seus insondáveis interesses. Uma indignação mal administrada elimina a racionalidade, paralisa a capacidade de buscar opções intermediárias, invalida a independência e contamina o bom senso. Nos últimos dias, enquanto se digladiavam os partidos pró e contra rolês, noticiou-se que uma poderosa empresa de shoppings investiu 300 milhões de reais numa gigantesca área em Nova Iguaçu, na famigerada Baixa Fluminense, para construir um enorme centro de compras. Rolêzeiros (ou roleiro?) não estão a fim da luta de classes, querem ser admitidos como consumidores. Das liberdades instituídas nos regimes democráticos contemporâneos, a mais eficaz é a de comprar. Com cartão, cheque, a vista ou a prazo, os jovens da periferia querem ser admitidos no exclusivo clube das compras. Que, aliás, necessita deles. Ao invés de pedir providências ao governo federal para impedir rolês, os empresários do setor deveriam atrair potenciais fregueses com promoções. No lugar de bilionários apresentadores de TV protagonizando chatíssimos comerciais, seria mais eficiente e rentável contratar um frequentador de rolês para oferecer produtos e serviços. Teria mais credibilidade. Rolês são passíveis de infiltrações de vândalos, assim como restaurantes são vulneráveis a “arrastões”, e nem por isso criam-se barreiras aos seus frequentadores. A verdade é que as nossas polêmicas poderiam ser travadas em águas mais profundas. Só assim aprenderemos a nadar e crescer.
CONTINUE LENDO
O prefeito Aguiberto (direita) ao lado do capitão Moreira e do tenente Cerqueira (direita) / Foto: Divulgação
O Tiro de Guerra de Brumado tem o orgulho de ser um dos melhores da Bahia, fruto da parceria com a Prefeitura Municipal, que ao longo desses últimos anos, vêm potencializando as ações em prol do TG 06024, que hoje conta com uma logística invejável. Na manhã desta segunda-feira (27), o prefeito Aguiberto Lima Dias recebeu em seu gabinete a visita do novo chefe de instrução do TG 06024, o capitão José Rivaldo Magalhães Moreira, que está vindo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para substituir o tenente Cerqueira, que está sendo transferido para Belém do Pará. Na oportunidade o prefeito Aguiberto, que também é diretor do TG 06024, deu as boas vindas ao novo chefe de instrução e aproveitou para reafirmar a parceria de sucesso. “Sabemos da grandiosidade de nosso Tiro de Guerra, então, vamos continuar a manter o mesmo nível de parceria, que vem obtendo avanços significativos para a entidade”. O chefe do executivo brumadense aproveitou para citar que “assim como o tenente Cerqueira, que está nos deixando e indo para Belém do Pará, o capitão José Rivaldo terá todo o nosso apoio”.
- Ascom / Embasa
- 27 Jan 2014
- 17:02h
(Foto: Ascom / Embasa)
Cerca de 3,4 mil moradores da sede de Guajeru, município da microrregião de Brumado, no centro-sul baiano, já estão sendo beneficiados com mais água na torneira após a conclusão de uma obra pela Embasa, que vai aumentar a garantia da continuidade do serviço de abastecimento, mesmo em períodos de estiagem. Com investimento de R$ 1,2 milhão, com recursos próprios, a empresa implantou uma nova captação flutuante na barragem do rio do Antônio, com dois conjuntos motor-bomba e 20,6 quilômetros de adutora de água bruta. A barragem tem capacidade de armazenamento de 1 milhão de metros cúbicos de água. Em consequência da forte seca que afetou a região nos últimos anos, a barragem de Guajeru, que abastecia o município, esvaziou completamente. Para minimizar os efeitos da ausência de chuva, quatro poços e seis carros-pipa vinham sendo utilizados, desde 2012, para fornecer água tratada aos moradores. Todos os dias, os carros-pipa transportavam água do sistema de abastecimento de Caculé, a 38 km de distância, para complementar a oferta de água em Guajeru. Para Tatiana Cidreira, Superintendente de Operação Sul da Embasa, o investimento realizado pela empresa no município está diretamente relacionado à melhoria na qualidade de vida dos habitantes. “O maior benefício dessa obra é poder atender melhor à demanda da população, além de reduzir o gasto com ações emergenciais”, declara.