Lançado o plebiscito popular do Sertão Produtivo

  • Divulgação
  • 25 Fev 2014
  • 07:16h

(Foto: Divulgação)

Todas as reformas que o Brasil precisa devem ser antecedidas pela reforma política, porque enquanto o poder econômico determinar as eleições, nunca o povo brasileiro será realmente representado no Congresso Nacional. Atualmente, conforme o Diap, o Congresso é composto por 273 empresários, 160 ruralistas, 66 evangélicos e apenas 91 trabalhadores. As manifestações populares de junho de 2013 reivindicaram diversas reformas no Brasil e a Presidente Dilma entendeu muito bem que todas elas não seriam possíveis, sem antes se realizar a reforma política, por meio de uma assembleia constituinte. Entretanto a sua proposta foi derrubada em 24 horas pelas forças conservadoras que lhe sustentam no Congresso.Assim, diante dessa reação, em setembro de 2013 a Plenária Nacional dos Movimentos Sociais aprovou que seja realizado, de 1º a 7 de setembro de 2014, o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, que não tem valor legal, mas servirá para conscientizar, politizar e mobilizar o povo brasileiro a fazer pressão junto aos poderes constituídos para que realmente ocorra uma constituinte exclusiva, a fim de se fazer uma reforma política, que garanta financiamento público de campanha, voto em lista pré-ordenada e outros avanços que dê mais legitimidade à democracia brasileira.Como mobilização para o Plebiscito Popular, vem sendo realizados pelo País, plenárias, cursos de formação e composição de comitês locais. No Território de Identidade Sertão Produtivo, as entidades sindicais, estudantis e os movimentos sociais vêm procedendo da mesma maneira. Tanto que, já foram formados comitês nos Municípios de Brumado, Caetité e Guanambi e no último dia 18 de fevereiro, houve o lançamento regional do Plebiscito Popular no auditório do Campus VI da UNEB em Caetité.O comitê de Brumado esteve presente ao lançamento regional, representado por Ancelmo Cardoso da Paróquia Bom Jesus, Jorge Valério Gomes do MODERA, Osmarlene Moura da APLB/ ASPROMUB e Paulo Ricardo do Levante Popular da Juventude.

Ligação de fixo para celular ficará mais barata em março

  • Informações do A Tarde
  • 24 Fev 2014
  • 16:16h

(Foto: Reprodução)

As ligações locais e interurbanas feitas de telefone fixo para celular ficarão, em média, 13% mais baratas para o usuário a partir de março, conforme informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em nota divulgada nesta segunda-feira, 24. A queda será consequência da redução dos valores de referência para tarifas de remuneração de redes móveis (taxa de interconexão, ou VU-M) pela agência. A taxa é cobrada nos casos de ligação de um telefone fixo para celulares. A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões. Além disso, novas quedas de valores estão previstas para 2015, quando novas reduções na tarifa já estão previstas. Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular passará de R$ 0,45 para R$ 0,39. Já o preço médio das ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito (exemplo: DDDs 61 e 62) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80, enquanto o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular passará de R$ 1,05 para R$ 0,92. Desta forma, o consumidor da telefonia fixa, que hoje paga uma conta média mensal de R$ 55 passará a pagar a partir de março uma conta média de aproximadamente R$ 49.

Projeto fornecerá 50 mil habilitações gratuitas para jovens de baixa renda

  • Correio
  • 24 Fev 2014
  • 16:09h

(Foto: Reprodução)

O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) fornecerão 50 mil carteiras de habilitação gratuitas para jovens de baixa renda de todo o país. O projeto ‘Primeira Habilitação para o Transporte’, custeará todos os procedimentos necessários para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B e em troca, os beneficiados terão que trabalhar na área de transporte. Para participar do projeto, é preciso ter entre 18 e 25 anos, comprovar renda familiar de até três salários mínimos, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade ou documento equivalente, participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelas mais de 100 unidades do Sest Senat e assinar um contrato de adesão, em que assume o compromisso para se engajar no setor de transporte. Quem desistir de trabalhar no setor terá que devolver o valor gasto com o curso para o Sest e Senat. O projeto também oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes que desejem atuar como motorista profissional. Os interessados no curso podem ligar para o telefone 0800 728 2891 ou fazer a pré-inscrição no site do programa. Quem não cumprir as atividades previstas no contrato de adesão deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo. 

Recanto da Villa: As vendas de lotes continuam no Stand

  • Divulgação
  • 24 Fev 2014
  • 14:34h

Dando continuidade à ação de vendas dos lotes do Residencial Recanto da Villa, que foi iniciada no último sábado (22), a AJS empreendimentos imobiliários informa aos interessados que perderam a oportunidade de ir à fazenda Lamarão no final semana passado para conhecer de perto este grande empreendimento, que as vendas estão sendo realizadas no stand de vendas do Recanto da Villa, localizado na Av. Dr. Guilherme Dias, 171-A - Centro, e nas imobiliárias: Construção e Sinval Imóveis.

Demais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (77) 3453-1900 ou no próprio Stand de Vendas.

Sem Limite da Bahia superou todas as expectativas no pré-carnaval do CSB

  • Ascom Sem Limite / Izidy Ramel Comunicação
  • 24 Fev 2014
  • 11:23h

A Banda Sem Limite

O Clube Social de Brumado no sábado, 22, respirou já boa parte da energia que a Banda Sem Limite da Bahia é capaz de produzir em clima de carnaval. A festa superou todas as expectativas, o público demonstrou o seu pique em plena forma e Chris Pimenta com sua os demais componentes da banda fizeram a alegria dos presentes.Uma festa e tanto, assim são todos os shows da Sem Limite da Bahia, sempre preocupada em agradar as pessoas com o seu repertório alto-astral e repleto de conteúdo.Esta foi apenas uma amostra do que essa banda vai fazer no trio elétrico do carnaval de Brumado, em que logo no primeiro dia já participará da abertura no circuito.

A galera entrou no clima de Carnaval com a apresentação energética do vocalista Chris Pimenta (Foto: Divulgação)


Polícia Rodoviária apreende arma em urso de pelúcia na BR-116

  • Informações do Blog do Anderson
  • 24 Fev 2014
  • 11:02h

(Foto: Divulgação)

O Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista apreendeu neste domingo (23) um revólver calibre 38 dentro de um urso de pelúcia, no bagageiro de um ônibus da empresa Itapemirim. Com numeração adulterada, a arma foi apreendida na altura do km 932 da BR-116, no trecho de Encruzilhada. Saído de São Paulo, o veículo tinha como destino João Pessoa, na Paraíba. Como o dono do urso de pelúcia não foi identificado, todos os passageiros foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Cândido Sales, no centro-sul do estado, segundo o Blog do Anderson.

Maioria das mulheres em idade reprodutiva tem mioma no útero, diz pesquisa

  • Informações do IG.
  • 24 Fev 2014
  • 10:51h

Cólica e ciclo menstrual intenso e longo podem ser sinal de mioma uterino, condição que atinge 80% das mulheres em idade fértil. (Foto: Thinkstock/Getty Images)

Uma pesquisa da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) revela que 80% das mulheres em idade reprodutiva têm mioma no útero. De acordo com a Febrasgo, mais da metade desse número desconhece a presença do tumor benigno no útero, comum em mulheres de 35 a 45 anos e desconhecido por 55% daquelas que têm o nódulo. Mesmo com o número expressivo, a entidade afirma que não há motivo para pânico. Em 75% das mulheres que apresentam o nódulo, o mioma não apresenta qualquer sintoma nem consequência. A preocupação pode ser maior em 25% das mulheres acometidas. Especialistas informam que cólica e ciclo menstrual intenso e desregulado podem sinalizar um mioma que precisa de atenção. O nódulo pode ser detectado por ultrassom convencional. Estão mais propensas a desenvolver o tumor mulheres com gravidez tardia, obesas e sedentárias. Aquelas com casos identificados na família também podem abrigar o nódulo, assim com as da raça negra também têm predisposição ao mioma. 

Brumado teve final de semana com diversidade cultural que foi do Blues ao Carnaval

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 24 Fev 2014
  • 10:41h

A Banda Blues em Si comemorou cinco anos de história em grande estilo (Foto: Paulo Esdras / Abracadabra)

Brumado é uma cidade com vocação cosmopolita, que atraiu e continuando atraindo pessoas de vários lugares do planeta, os quais acabam contribuindo para a formação de uma rede cultural diversificada, onde estilos se misturam, criando um mosaico muito interessante, que ainda é pouco explorado comercialmente. Neste final de semana essa diversidade ficou bem evidente em alguns eventos que aconteceram na cidade, que misturaram Blues e Carnaval, mostrando que a capital do minério tem público para todos os gostos. Tendo como representante máximo do Blues em Brumado, o mestre Amarílio Lima, o ritmo do Delta do Mississipi, foi reverenciado em grande estilo no Arapuca Bar, na noite de sábado (22), com a comemoração do aniversário de 5 anos do Blues em Si, que teve como convidada de honra a banda soteropolitana Restgate Blues. Foi uma noite memorável para os amantes deste estilo musical, onde as duas bandas tocaram grandes sucessos do Blues nacional e internacional, levando a galera ao delírio. Na mesma noite, noutra polaridade musical, a Banda Chão da Praça trouxe à memória dos que compareceram na AABB as velhas marchinhas de Carnaval, mostrando um pouco do espetáculo que a banda irá apresentar durante o CarnaBrumado 2014. E para fechar a noite em grande estilo a Banda Sem Limite fez o grande público que compareceu ao Clube Social de Brumado sair do chão, com sua pegada forte e sua musicalidade contagiante em mais uma apresentação em grande estilo, onde o vocalista Cris Pimenta, comprovou que está em grande fase e irá ser uma das grandes atrações do CarnaBrumado 2014. 

A Banda Sem Limite fez a galera sair do chão em mais uma apresentação cheia de energia, mostrando que fão fazer bonito no CarnaBrumado 2014 (Foto: Divulgação)

Vereador Catoze comemora mais uma grande conquista para o meio rural de Brumado

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 24 Fev 2014
  • 09:08h

O vereador Catoze, juntamente com o deputado Waldenor Pereira em encontro com o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, onde foi confirmada a abertura da licitação para março (Foto: Divulgação)

O vereador Catoze (PT) vem sendo um batalhador incansável na conquista de sistemas de abastecimentos para o meio rural e, em sua última viagem de trabalho a Salvador, ele teve novos motivos para comemorar, pois foram anunciadas ótimas notícias que envolvem o seu trabalho parlamentar. Em recente encontro na sede da Embasa, com o presidente do órgão, Abelardo Oliveira Filho, onde também esteve presente o deputado Waldenor Pereira, - que vem sendo, segundo o vereador Catoze, uma peça principal nestas conquistas para o meio rural de Brumado - , foi anunciado que a licitação para a construção do sistema de abastecimento das Comunidades de Pompeia, Pebas, Frutuoso e Lagoa do Tunico, o qual beneficiará cerca de 140 famílias, acontecerá agora no mês de março, atendendo assim uma das grandes reivindicações do vereador Catoze. Muito satisfeito o vereador Catoze explicou que “esse foi um dos nossos grandes objetivos e, agora, com a confirmação da abertura do processo de licitação, vemos que a nossa luta foi coroada de êxito, pois o nosso pleito foi atendido pela Embasa e, em breve, as comunidades de Pompeia, Frutuoso, Pebas e Lagoa do Tunico, estarão com água em suas torneiras, realizando assim um antigo sonho dos moradores”. Ele ainda citou que “não posso deixar de mencionar a parceria que tivemos com o ex-vice-governador Edmundo Pereira e com a ex-deputada Marizete, quem também estiveram ao nosso lado na busca deste grande benefício para essas comunidades”. E encerrou falando que “agradeço o grande empenho do deputado Waldenor, que foi um parceiro muito grande nessa conquista, sem a sua interferência acredito que não teríamos conseguido e, por fim, agradeço a recepção do presidente da Embasa, que nos recebeu com muita atenção e nos deu essa grande notícia”. 

Inflação deve subir durante a Copa do Mundo

  • Da Redação
  • 24 Fev 2014
  • 07:48h

(Foto: Reprodução)

A inflação de junho e julho de 2014 deve fugir à sazonalidade padrão observada nos últimos anos e dar um salto. O impulso virá, principalmente, do setor de serviços, que enfrentará um pico de demanda em função da Copa do Mundo. Mas especialistas ponderam que a aceleração será pontual e, nos meses posteriores ao torneio, haverá acomodação dos preços. No fim deste ano, é possível que o mundial não tenha mais influência na inflação. Na previsão da LCA Consultores, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em doze meses vai atingir o pico em julho, a 6,46%. "Isso não faz parte da sazonalidade normal. Historicamente, salvo outras exceções, os meses do meio do ano têm inflação mais perto da mínima do que da máxima", explica o economista Étori Sanchez, da LCA. Segundo a Veja, três itens devem ter os preços influenciados de forma expressiva no período da Copa: alimentação fora do domicílio (que inclui refeições, lanches e bebidas), hotelaria e passagens aéreas. No resultado do IPCA de janeiro, esses itens tiveram pesos de 8,52%, 0,42% e 0,67% na inflação geral, respectivamente.

Concurso da Caixa registra 1,9 milhão de inscrições

  • Da Redação
  • 24 Fev 2014
  • 07:41h

(Foto: Reprodução)

O concurso da Caixa Econômica Federalpara 9 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior registrou 1.921.723 inscrições. São 1.887.376 candidatos para o cargo de técnico bancário novo (nível médio) e 34.347 para os cargos de nível superior. As informações são da assessoria de imprensa do órgão. Os 1,8 milhão de inscritos para técnico bancário este ano superam em muito o número obtido no último concurso para o mesmo cargo, em 2012, quando se candidataram 1.086.514 pessoas. Se o número de inscrições se confirmar, o concurso pode atingir um número recorde de inscritos. Do total das inscrições, 32.987 candidatos se declararam portadores de deficiência, sendo 32.650 para nível médio e 337 para nível superior. Segundo a Caixa, o número de inscritos não pode ser considerado o final, já que ainda serão consideradas as inscrições pagas até o dia 28 de fevereiro ou as beneficiadas com isenção de pagamento. Inicialmente, o dia 11 de fevereiro era o prazo final para as inscrições, mas o período foi prorrogado até 16 de fevereiro, devido ao grande número de acessos ao site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), organizadora do concurso. A data de aplicação das provas foi mantida, para o dia 30 de março.

A mídia é violenta. Mas só ela?

  • Por Cleyton Carlos Torres / OI
  • 23 Fev 2014
  • 09:17h

(Imagem Ilustrativa)

Seria a chamada mídia, os órgãos jornalísticos e de entretenimento, violenta e, por este motivo, a grande culpada da precarização de nossa sociedade? Acontece que por um lado, sim, a mídia é extremamente violenta, gosta de uma polêmica sobre o nada e um sensacionalismo sobre quase tudo. Mas por outro nós temos uma sociedade extremamente transgressora dos seus próprios costumes. É o sujo e o mal lavado. A mídia como um todo gosta e se pauta, muitas vezes, pela fofoca constrangedora para gerar vendas e justificar seu investimento em digital com base em visualizações. Mas se há sangue ao torcer um jornal, há quem goste de vê-lo totalmente vermelho. Se há uma proliferação de Datenas e afins, é porque há quem dê suporte a tudo isso. A violência na mídia só existe em reflexo de um campo fértil e receptivo de atuação por parte da sociedade. Ambas são culpadas. Não é novidade para ninguém que a imprensa brasileira é recheada de fatos negativos e, principalmente, aqueles que abordam a violência como espetáculo, como uma peça de teatro vivida diariamente pelos brasileiros. De norte a sul a violência é um dos carros-chefe do jornalismo, pois ao retratá-la como uma demência, algo endêmico, a sociedade delira e aplaude. Não cabe aqui sermos inocentes ou incoerentes ao acreditar que o mal só vem do lado de lá e que a sociedade é apenas a vítima incontestável de uma manipulação conspiradora por parte dos meios de comunicação.

Ser inocente ou incoerente sobre isso seria como acreditar que a sociedade brasileira não passa de um grande recipiente vazio, pronto para ser preenchido com absolutamente qualquer coisa que a “grande mídia” queira inserir. É como se acreditássemos fielmente que o grande problema que envolve nossa sociedade não tem como base a saúde precária, o sistema educacional falido e nem tampouco a segurança pública desestruturada. É como se acreditássemos fielmente que tudo é culpa da imprensa. E nada mais. Acreditar nisso é taxar de maneira simplória problemas profundos e históricos. A desigualdade social, a corrupção, o preconceito enraizado nos mais diversos setores, o descaso público e, é claro, uma imprensa extremamente negativista, formam um caldo grosso e temperado sobre nossa sociedade, mas ela, a sociedade, também tem sua parcela de culpa ao ser participativa com todos esses fatores citados. Ela é o grande reflexo de tudo, principalmente o espelho para que a mídia tenha um tom mais violento e menos social. Sim, a mídia tem um tom violento de causar náuseas, mas realmente é preciso esperar que uma organização criminosa tome de refém a maior cidade do país para que tenhamos consciência do que está acontecendo? É realmente preciso ver ataques a ônibus resultarem em vítimas inocentes para que tomemos causa de como o Maranhão é precário e abandonado? É preciso que um cinegrafista morra para que saibamos que a hostilização a jornalistas tem sido algo frequente? Nos acostumados com a violência no varejo, mas quando ela vem no atacado nos assustamos. A mídia é violenta. A sociedade é violenta. O Brasil é violento. Nós somos violentos e participamos ativa e diariamente para que não nos esqueçamos disso. Por um lado, a imprensa, ao focar única e exclusivamente o tema em papéis, TVs e bits; por outro, a sociedade que se demonstra fértil e fiel a tudo isso, inclusive ao consumir de maneira frenética e ininterrupta cápsulas informacionais cada vez mais violentas. O ciclo é vicioso. E letal.

CONTINUE LENDO

Irmãos de dois e quatro anos morrem atropelados por carro desgovernado

  • Correio
  • 23 Fev 2014
  • 09:00h

Carro invadiu canteiro da praça (Foto: Agmar Rios Notícias)

Duas crianças morreram atropeladas por um carro de passeio na manhã deste sábado (22), no município de Piritiba, a 320 quilômetros de Salvador. Os dois irmãos – um garoto de 2 e uma menina de 4 anos – foram atingidos quando brincavam em uma praça, na rua do Mundo Novo, na entrada da cidade. O motorista do carro, um Fiat Palio vermelho, perdeu o controle da direção e invadiu o canteiro da praça por volta de 11h. As crianças ainda foram levadas para o Hospital Municipal Doutor Carlos Ayres de Almeida, mas deram entrada na unidade já sem os sinais vitais. O condutor, que estava sozinho no veículo, também foi hospitalizado. A Polícia Civil da cidade aguarda o motorista receber alta médica para esclarecer o que provocou o acidente. Os corpos das crianças foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina. 

WhatsApp cai e fica fora do ar na tarde deste sábado (22)

  • Da Redação
  • 23 Fev 2014
  • 08:48h

(Foto: Reprodução)

O serviço de mensagens WhatsApp ficou fora do ar na tarde deste sábado (22). O aplicativo começou a apresentar problemas por volta das 15h30 e, até as 17h15, não tinha voltado a funcionar. Na última quarta-feira (19), o Facebook anunciou a compra do aplicativo. De acordo com o site BGR India, a empresa confirmou que está com problemas técnicos e que trabalha para resolvê-los, mas ainda não havia previsão de retorno dos serviços. O aplicativo também apresentou falha na noite desta sexta-feira(21) e, em dezembro do ano passado, ficou fora do ar por duas horas.

Residencial Recanto da Villa: Vendas no local terão a sua continuidade neste domingo (23)

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 22 Fev 2014
  • 18:40h

Os novos proprietários comemorando com um brinde de champagne junto com a direção da AJS (Foto: Alessandro Silva)

As vendas para o Residencial Recanto da Villa se iniciarão neste sábado (22), no próprio local do empreendimento, a Fazenda Lamarão, onde foi montada toda uma logística especial para receber os futuros proprietários que foram adquirir seus lotes, sendo recepcionados com um belo “coffee break” e pelo músico e cantor Joab Paiva, num ambiente especial que é proporcionado pela beleza do lugar. Com o sucesso inicial de cerca de 40% dos lotes vendidos, a direção da AJS decidiu estender as vendas também para este domingo (23), para facilitar ainda mais o acesso dos clientes que não puderam comparecer, já que o sábado é considerado um dia comercial para muitos. O empreendimento é pioneiro e vem oferecer não somente um novo conceito em moradia em Brumado, mas também um novo estilo de vida, que integra qualidade, beleza, funcionalidade, eficiência, segurança num único local.