- Da Redação
- 04 Mar 2014
- 17:55h
(Foto: Reprodução)
Cerca de R$ 1,3 milhão em notas de dólar e real foi encontrado na madrugada desta terça-feira (4) dentro de uma bolsa em um carro estacionado no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. A Polícia Militar localizou o dinheiro após uma denúncia anônima. Abandonado desde o último dia 27 no local, o veículo, uma Fiat Strada, estava aberto, com chaves e documentos. “A gente desconfia que este veículo estava preparado para alguém entrar nele e sair[ do aeroporto], já que estava destrancado, com acesso fácil ao interior. As chaves do veículo estavam guardadas dentro de um envelope de plástico também com fácil acesso”, afirma o capitão da PM Fábio Prates. A Strada e o dinheiro foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, onde os materiais estão apreendidos. Após contar as notas, a PF informou ao G1 que dentro da bolsa havia US$ 507 mil dólares. Já em real, foi contabilizado R$ 95 mil. Conforme a conversão feita pela polícia, o dinheiro somado corresponde a R$ 1.364.000,00. Algumas notas estão com identificação da Caixa Econônima Federal. A delegada federal Marcela Rodrigues investiga a origem do dinheiro. “A denuncia inicial de que seria dinheiro proveniente de explosão de caixa eletrônico, o que não é verdadeiro porque tem dólar e real. Algumas notas estão marcadas. O carro será encaminhado ao setor de perícias. Tudo isso será investigado”, explicou.
- Correio
- 03 Mar 2014
- 09:36h
(Foto: Reprodução)
“12 Anos de Escravidão”, do diretor Steve McQueen, levou o prêmio de melhor filme na 86ª edição do Oscar, na noite deste domingo (2), em Los Angeles. “Dedico este prêmio a todos os que sofreram com a escravidão e que sofrem ainda hoje”, disse McQueen. Este foi o primeiro filme dirigido por um negro a ganhar o prêmio. O ator Brad Pitt subiu ao palco para receber o filme. Ele foi o produtor do longa. O filme também levou as estatuetas de atriz coadjuvante, com a queniana Lupita Nyong'o, e roteiro adaptado. “Foi a alegria da minha vida”, disse a queniana. O maior premiado da noite foi “Gravidade”, que levou sete estatuetas, incluindo a de melhor diretor, para Alfonso Cuarón, além de efeitos visuais, montagem, fotografia, edição de som, mixagem de som. Primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, o mexicano desbancou Martin Scorsese, Steve McQueen, David O. Russell e Alexander Payne. Cate Blanchett venceu como melhor atriz, por “Blue Jasmine”. “Fico feliz por saber que ainda existem pessoas que se interessam por fazer filmes com mulheres”, afirmou a australiana, que agradeceu ao diretor Woody Allen. Matthew McConaughey confirmou o favoritismo e ganhou como melhor ator por “Clube de Compras Dallas”. O ator, casado com a modelo brasileira Camilla Alves, emagreceu 17 quilos para viver um texano que contrai o vírus da Aids. O filme ainda levou o prêmio de ator coadjuvante, para Jared Leto. Leto dedicou o prêmio às vítimas da Aids e falou sobre os acontecimentos na Ucrânia e na Venezuela. “Estamos pensando em vocês nesta noite.”
- Brumado Urgente
- 03 Mar 2014
- 09:17h
Foto: Reprodução
Neste sábado (1º) iniciou oficialmente o feriado de Carnaval que dura a até a terça-feira (3) sendo seguido pela Quarta-Feira de Cinzas (4). A origem da “festa da carne” não é certa, mas sabe-se que em sua origens há orgias sexuais, bebedeiras, glutonaria e até oferendas a deuses pagãos. Por estes e outros motivos é que o pastor Silas Malafaia escreveu um artigo para mostrar que um evangélico não pode e nem deve participar do Carnaval. Antes de fazer suas conclusões sobre o tema e dar um versículo bíblico como base, Malafaia faz uma análise histórica do Carnaval passando pelo oficialização da festa pela Igreja Católica e os grandes festejos populares que antecediam a Quaresma, período de preparação espiritual para os católicos. “No período que ia da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, o povo deveria entregar-se à austeridade e ao jejum, para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto consagrando-se”, lembra Silas Malafaia.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou a economistas do mercado financeiro que o governo pretende mudar a política de reajuste do salário mínimo. Hoje, o mínimo é corrigido de acordo com a inflação e com a média do crescimento do PIB dos dois anos precedentes. Por lei, a regra fica assim até o próximo ano. A expectativa é que, então, o modelo fosse prorrogado até 2019.
- Laércio de Morais
- 02 Mar 2014
- 21:07h
Um acidente ocorrido na avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães hoje por volta das 20:00hs entre duas motocicletas, resultou na morte de um dos condutores, que segundo populares trafegavam em sentido oposto, ainda, segundo populares, o motociclista que veio a óbito no local é de prenome Romário e é residente da cidade de Malhada de Pedras. O que nossa equipe pode observar in loco é que possivelmente a causa do acidente não foi excesso de velocidade, já que as duas motocicletas sofreram mínimas avarias. Mais informações serão colhidas junto às autoridades competentes e serão divulgadas posteriormente.
- Bocão News
- 02 Mar 2014
- 12:48h
(Foto: Bocão News)
Na Quinta-Feira de Carnaval, o governador Jaques Wagner recebeu uma sonora vaia durante a passagem de Baby do Brasil na frente do Camarote Marta Goes. Ao ouvir os apupos da multidão, a Primeira-Dama do estado, Fátima Mendonça, reagiu e mostrou o dedo do meio à multidão em atitude surpreendente. O petista falou sobre o fato durante a saída do Ilê Aiyê no Sábado e minimizou a reação da mulher. Segundo ele, Fátima teve uma reação mais intempestiva porque tem “mais liberdade” para agir desta forma. O governador confirmou que também não gostou de receber vaias, mas que se conteve em reagir. Mesmo assim, pensou em fazer alguma coisa no momento em que ouvia os apupos em praça pública. “Baby me cumprimentou na multidão, e sabe como é multidão. Até um minuto de silêncio é vaiado. Eu me contive, mas Fatinha, que tem mais liberdade, reagiu daquela forma”, explicou Wagner. A mulher, por outro lado, explicou o episódio de maneira mais incisiva. “Vaiar todo mundo pode vaiar, mas eu também tenho o direito de reagir. São oito anos de governo, ninguém sabe do que a gente faz. As pessoas nem sabem por que estão vaiando. Aí eu reagi mesmo”. Vaias e dedos à parte, o governador exaltou o desfile do Ilê Aiyê dentro do tema do Carnaval e ressaltou a tradição o bloco na folia baiana. O gestor afirmou que tem uma longa relação com o grupo e que, em sua gestão, busca avançar sem deixar raízes culturais de lado. Ao explicar a questão da tentativa de expandir o espaço aos blocos afro, tentou não dar crédito à prefeitura. “Fomos o primeiro governo a reconhecer o Carnaval Ouro Negro, catalogando todas as entidades e destinando, se não me engano, R$ 9 milhões em patrocínio para os blocos afro, que nem sempre são os mais comerciais”. Jaques Wagner participou ao lado de ACM Neto do ato de abertura do desfile, que teve como ponto alto a libertação de pombas brancas simbolizando a paz. *Estiveram na saída do Ilê Luiz Fernando Lima, Priscila Chammas e Marivaldo Filho
- Por Carlos Castilho
- 02 Mar 2014
- 12:44h
(Foto Ilustrativa)
O jornalismo está sendo colocado diante de um novo e pra lá de complexo dilema. Trata-se do delicado problema da gestão de reputações pessoais e institucionais na internet, uma área da comunicação pública que passou a ser considerada estratégica pelos principais organismos de segurança de nações, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. [Estes países formam a Five Eyes Alliance (Aliança dos Cinco Olhos); detalhes aqui.] Documentos confidenciais do ultrasecreto JTRIG (Joint Threat Research Intelligence Group – Grupo Conjunto de Pesquisas e Inteligência sobre Ameaças) revelam como já está desenvolvida a estratégia de desmoralizar pessoas e organizações por meio da “fabricação” de informações para veiculação em redes sociais – e daí para a imprensa. O documento foi publicado pelo site Intercept e integra o material entregue por Edward Snowden ao jornalista Glenn Greenwald. Trata-se de mais um front da guerra cibernética onde os objetivos estratégicos são cada vez mais de natureza imaterial, ou seja, a eliminação física está sendo substituída pelo chamado “assassinato” de reputações graças à manipulação de dados e informações. A nova estratégia, embora incruenta, não é menos letal, já que destrói a imagem e a credibilidade pública de pessoas e instituições sem a necessidade de processo criminal prévio. A imprensa, consciente ou inconscientemente, é parte essencial nesse processo porque é ela que leva até as pessoas as notícias sobre as quais serão construídas decisões e opiniões. Esta não é uma função nova, só que na era da internet a forma como fatos, dados e eventos passam a circular em redes sociais, por exemplo, é muito menos transparente do que antes, e a mídia acaba pescando matéria-prima informativa em ambientes muitas vezes nebulosos. Isso torna extremamente difícil a identificação da origem e reais objetivos de uma informação que é inserida num blog irrelevante, de onde vai para o Twitter ou Facebook, e daí para o correio eletrônico de algum repórter, editor ou de um jornalista blogueiro. Este processo pode ser instantâneo, dependendo da natureza e formatação do material veiculado. É quase impossível fazer uma distinção clara e efetiva do material voltado para o assassinato de reputações das informações de genuíno interesse social. O certo é que ambos passam pela imprensa, apesar de atualmente eles estarem cada vez mais circulando sem mediação jornalística. Muitos lamentam o fato de a imprensa ter perdido o monopólio da certificação de origem de notícias, mas isdo já não é mais materialmente possível diante da superoferta informativa gerada pela internet. A reputação e imagem pessoais passaram a ser o alvo mais estratégico na política cibernética depois que grupos de crackers [programadores que destroem senhas para invadir ilegalmente bancos de dados; não confundir com hackers, que são pesquisadores em computação, geralmente jovens] passaram a usar seus conhecimentos em computação e telemática para invadir bancos de dados, extrair informações comprometedoras e publicá-las nas redes sociais de forma anônima. Foram eles os responsáveis pelo surgimento do Anonymous, um grupo sobre o qual se tem muito pouca informação e que pode ser considerado uma síntese das contradições da política na internet: visibilidade e anonimato ao mesmo tempo. O Anonymous , objeto de uma pesquisa da antropóloga norte-americana Gabriela Coleman, professora da Universidade McGill, ganhou o status de um fantasma cibernético – perfil que, paradoxalmente, acabou sendo adotado também pelos serviços de inteligência da Aliança dos Cinco Olhos. Ambos procuram visibilidade para seus atos porque estão interessados no efeito midiático dos mesmos, já que usam intensamente um elemento que a imprensa supervaloriza: o segredo. Mas mostram uma preocupação obsessiva com o anonimato porque estão conscientes de que seus métodos são socialmente condenáveis. Tanto um quanto outro busca a destruição de reputações. O Anonymous revelando os segredos sujos de governos, empresas e personalidades, enquanto organizações como a JTRIG criam perfis falsos, dados incorretos, versões adulteradas e notícias inverídicas para confundir o público e neutralizar adversários por meio do descrédito. Matar implica um alto custo social, ao passo que o descrédito rende juros altos. O problema é que tudo isso acaba se transformando em matéria-prima para o jornalista, que se torna corresponsável por crimes de imagem e reputação, sobre os quais ele, na maioria dos casos, não tem a menor consciência.
(Foto: Reprodução)
Nos três dias do Carnaval em Salvador, a Coordenação de Documentação e Estatística Policial (CDEP) contabilizou a ocorrência de um homicídio - mesmo número registrado em 2013 - e a redução de 29% dos casos de lesões corporais - 71, contra 101 no ano passado. Também não foram registrados caso de tentativa de homicídio, ao contrário de 2104, quando ocorreram dois. As informações foram passadas na reunião de avaliação que acontece na manhã deste domingo (2), no Quartel dos Aflitos, com a presença do governador Jaques Wagner. Nesse balanço parcial também foi contabilizando a redução de 40% dos casos de furtos - 244, contra 407 no ano passado. Segundo o governo do estado, o número de roubos também caiu. Este ano, foram registradas 35 ocorrências de roubo, contra 49 em 2013, tendo redução de 28,6%. A polícia conduziu 578 pessoas às delegacias, sendo 38 em flagrante. Também foram conduzidas 224 pessoas, por uso ou tráfico de drogas. No total, a polícia apreendeu 18 armas (brancas e de fogo). Da noite de sábado até às 7h de domingo, não houve registros de homicídio e tentativa de homicídio, nos três circuitos da festa (Dodô, Osmar e Batatinha). A polícia registrou 23 lesões corporais, contra 48 no mesmo período em 2013. A redução foi de 52%. Em relação a furtos e roubos, os índices também caíram. Foram registrados 100 furtos em 2014, contra 228 no ano passado. A redução foi de 56%. Já os roubos somaram 13 registros, contra 21 em 2013. O que significa uma redução de 38%.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 02 Mar 2014
- 12:11h
Apesar de não terem sido executadas recentemente fugas de presos na 20ª Coorpin, esperava-se a qualquer hora uma nova tentativa, a qual acabou acontecendo na madrugada deste domingo de carnaval (02), onde, segundo informações do coordenador delegado Dr. Leonardo Rabelo, 37 presos tentaram uma fuga em massa, ao tentarem passar por um buraco no fundo de cela. Numa operação conjunta que envolveu policiais militares e civis, a fuga foi impedida e os presos retornaram para as celas. O clima é tenso e os policiais estão de prontidão, já que uma rebelião não está descartada.
- Informações do G1.
- 02 Mar 2014
- 11:59h
O desabamento do revestimento de gesso em um clube de Santa Maria deixou 16 pessoas feridas na madrugada deste domingo (2). De acordo com a Brigada Militar, o acidente ocorreu por volta das 4h30 no Clube Recreativo Dores, durante um baile de carnaval. Segundo o Corpo de Bombeiros, ambulâncias foram deslocadas para o local para atendimento dos feridos, todos sem gravidade. Uma perícia é feita no local para apurar as causas do desabamento. Em janeiro de 2013, um incêndio na boate Kiss, também em Santa Maria, matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 01 Mar 2014
- 09:02h
A Banda Sem Limite mostrou todo o seu talento no primeiro dia do CarnaBrumado 2014 (Foto: Marcos Antônio Cardoso)
O CarnaBrumado 2014 começou e com ele a alegria começou a reinar na capital do minério, que já, no primeiro dia da folia, recebeu milhares de foliões, numa festa bonita, com segurança e conforto já que o circuito foi 100% monitorado, num sistema moderno implantado pela conceituada empresa PortalSat que veio demonstrar mais uma vez sua liderança no mercado de monitoramento eletrônico na região. Um dos grandes destaques da maior festa popular de Brumado, que já era previsto, foi a Banda Sem Limite, que já no primeiro dia deu o tom da alegria, numa apresentação de gala, comandada pelo elétrico Chris Pimenta, que é uma das gratas revelações da música brumadense. A Banda Sem Limite vem ganhando outros mercados fora da Bahia, mostrando que tem um futuro muito promissor no cenário musical brasileiro. A Prefeitura Municipal mostrou uma grande organização e veio cumprir o seu compromisso de resgate da folia, fazendo os foliões vibrarem, já que os brumadenses são apaixonados pelo Carnaval. Neste sábado a folia promete ser ainda melhor e espera um público recorde na avenida.
O vocalista Chris Pimenta levou a galera ao delírio (Foto: Marcos Antônio Cardoso)
- Paulo Esdras
- 01 Mar 2014
- 08:16h
(Foto: Divulgação)
A mensagem foi desenhada pelo ABRACADABRA com camisinhas coladas em vários pontos do circuito e em locais de acesso a festa. A ideia é lembrar sobre a importância da utilização do preservativo masculino, principal preventivo contra doenças sexualmente transmissíveis e contra a gravidez indesejada, deixando a mão de qualquer pessoa que tenha interesse. A preocupação é válida já que devido a utilização exagerada de bebidas alcoólicas no carnaval, muitos casais acabam tendo relações sem segurança e contraindo alguma doença (como a AIDS) ou engravidando sem planejamento.
A mensagem foi espalhada em vários pontos da cidade (Foto: Divulgação)
- Abracadra
- 01 Mar 2014
- 08:13h
(Foto: Divulgação)
À Noite, a arte revela a surpresa na sombra de uma placa de trânsito recém colocada na rua ao lado da biblioteca municipal de Brumado. A iniciativa do agitador cultural Paulo Esdras tem seu motivo de ser. Brumado hoje é uma das cidades mais violentas da região. Furtos, roubo de veículos, assaltos e até sequestros já não são novidades por aqui. E quando se aproxima uma festa como a do Carnaval, muitos bandidos aproveitam para agirem nas sombras deixadas pela polícia. Invasões de casa, assaltos e roubos de veículo crescem assustadoramente no período. As autoridades explicam que o principal objetivo é o pagamento de drogas para a revenda no circuito da folia. Daí a ideia dos artistas usarem sua criatividade como alerta. "Precisamos que as placas pedindo paz saiam das sombras", afirmou Paulo Esdras - coordenador do Movimento Cultural ABRACADABRA - que convida todos os artistas da cidade para criarem o seu alerta nas ruas da cidade.
- ASCOM/CMB/Eliana Costa
- 01 Mar 2014
- 08:01h
A acessibilidade tem sido tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas e atualmente estão em andamento obras e serviços que buscam a adequação do espaço urbano à s necessidades de inclusão de toda população, sempre visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando essas pessoas ao convívio social, possibilitando ir e vir. Todavia, acessibilidade não significa apenas permitir que pessoas com necessidades especiais participem de atividades que incluem o suo de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, tendo em vista sua locomoção, adaptação, eliminando as barreiras. O vereador José Ribeiro Neves (PT) muito atento a essas necessidades elaborou preposição solicitando do executivo municipal, através da secretaria de infraestrutura, que construa rampas de acesso ao anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, mais conhecida como Praça da Prefeitura. Em sua justificativa o parlamentar destaca que uma das grandes conquistas alcançadas em todos os estados brasileiros foi o respeito as leis que protegem os portadores de necessidades especiais, mesmo que em alguns deles ainda existam empecilhos que dificultam o bom cumprimento da mesma. “Desta forma requeremos dos nossos governantes a realização de ações que facilitem a vida das pessoas com alguma necessidade especial, amenizando estas dificuldades. Sendo assim realizamos indicação solicitando a construção destas rampas no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, facilitando assim o acesso dos mesmos em eventos e em suas práticas de lazer”, pontuou o vereador.
(Foto: Divulgação)
O Rotary Clube é uma das instituições mais respeitadas em todo o mundo, com ações grandiosas, muitas das quais contribuíram de forma muito positiva para a evolução da humidade nos últimos séculos. Em Brumado a entidade tem uma representação muito significativa, com membros ilustres que vem fazendo a diferença, transformando a sociedade e fazendo da capital do minério um lugar bem melhor para se viver. Neste Carnaval o Rotary Clube de Brumado tem motivos para comemorar, já que firmou uma parceria muito importante com a Prefeitura Municipal de Brumado, a qual cedeu a oportunidade à entidade para angariar fundos, através do Camarote Central, para o término da construção do muro da APAE. Na manhã desta quinta-feira (27) membros da entidade estiveram fazendo uma visita de cortesia ao prefeito Aguiberto Lima Dias, o qual, também pertence aos quadros do Rotary Clube e, com muita alegria recebeu os seus companheiros. Na oportunidade os membros, em nome da entidade, aproveitaram para agradecer o apoio por parte da gestão municipal, em poder contribuir para a realização de um sonho, que é a construção do muro da Apae de Brumado. O prefeito Aguiberto ficou muito satisfeito com a visita e aproveitou para dizer que “é uma grande honra estar recebendo meus companheiros aqui em meu gabinete, para mim, como bom rotaryano, isso é uma grande honra”. Ele ainda destacou que “a parceria com o Rotary tem um único objetivo, a atividade filantrópica, já que todo o dinheiro arrecado com o camarote será destinado para a construção do muro da Apae de Brumado