O governo brasileiro vai anunciar um pacote de medidas para a proteção de jornalistas, inclusive no âmbito dos protestos que ocorrem pelo País. A informação é da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que está em Genebra para reuniões na ONU. Segundo ela, a ideia é a de se criar um protocolo de proteção a comunicadores, que vai incluir ações e recomendações para o governo, polícia e para os meios de comunicação. Maria do Rosário indica que um dos principais pontos do protocolo é o treinamento das polícias para garantir a proteção de comunicadores. "A polícia tem a responsabilidade de proteger os comunicadores e não poderá impedir o acesso a espaços", declarou. Outra medida será a proibição de que as polícias confisquem ou destruam materiais de jornalistas, seja câmeras de vídeo, fotografia ou gravadores. "O protocolo vai falar na proteção integral dos equipamentos", insistiu. "A polícia terá de ter isso em seu protocolo", explicou. Segundo Maria do Rosário, a principal recomendação será a criação do Observatório sobre a Proteção a Comunicadores, que vai justamente monitorar eventuais violações aos direitos humanos. "Essa será uma das principais medidas que o Brasil vai tomar", declarou. "Vamos implantar um observatório sobre a liberdade de informação e o exercício dessa liberdade, como parte da democracia", disse. O Observatório terá a participação do Estado e da sociedade civil.
Após o feriadão de Carnaval, apenas cinco parlamentares - nenhum deles baiano - compareceram ao Senado na quarta-feira de Cinzas para participar da sessão plenária, dedicada a discursos dos congressistas. Em pouco mais de duas, Álvaro Dias (PSDB-PR), Ana Amélia Lemos (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS), Roberto Requião (PMDB-PR) e Valdir Raupp (PMDB-RO) se revezaram em discursos direcionados aos estados de cada um deles. No Senado, a folga o Carnaval teve início há uma semana. Já na Câmara, não houve sessão. Os líderes da Casa decidiram marcar sessões apenas na quinta (6) e na sexta-feira (7), mas o esvaziamento deve se repetir até a próxima terça (11), quando os deputados e senadores retomam as votações. É uma vergonha nacional, total falta de compromisso tanto dos Deputados, quanto dos Senadores faltosos, é fazer o povo Brasileiro de palhaços, isso porque o salário de um Senador R$ 26.700,00 (vinte e seis mil e setecentos) reais mensal, equivalentes a 42 salários mínimos, os senadores recebem outros benefícios, como auxílio moradia de 3,8 mil reais mensais, auxilio médico sem limite de valor anual e auxílio psicológico e odontológico de até 25,9 mil reais anuais. Em um comparativo com outros países, senadores brasileiros ganham quase o dobro dos argentinos, e praticamente o mesmo dos norte-americanos, ficam na 4º colocação atrás apenas de Itália R$ 38.500,00; França R$ 32.500,00; e Alemanha R$ 30.400,00. E na frente de países como: Estados Unidos R$ 26.400,00; Canadá R$ 24.100,00; México R$ 18.200,00; Argentina R$ 14.600,00. Já os Deputados Federais apenas 05 compareceram e nenhum baiano, é um desrespeito com nós cidadãos brasileiros, se estivesse na pauta aumento de salários para eles, com certeza absoluta a maioria, porque não dizer todos estariam presente. O salário de um Deputado Federal Mensal é R$ 26.723,13 (vinte e seis mil, setecentos e vnte e três reais e treze centavos), com mais todas as rigalias cada deputado custa ao país R$ 140.620,09 (cento e quarenta mil, siscentos e vinte mil rais, e nove centavos).
A Receita Federal começa a receber nesta quinta-feira (6) a declaração do Imposto de Renda 2014. Os documentos precisam ser enviados por quem obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70 no ano passado. Segundo o Fisco, são esperadas 27 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo de entrega. Os contribuintes podem fazer o acerto de contas com o Leão por meio de computadores, tablets ou smartphones. Não são mais aceitos disquetes nem formulários de papel. Quem optar pelos computadores, precisa fazer o download do programa do IR 2014, que já se encontra no “site”www.receita.fazenda.gov.br. No caso de tablets e smartphones, é preciso baixar o aplicativo APP Pessoa Física, que estará disponível a partir de amanhã. Neste ano, a Receita ampliou as ferramentas do aplicativo para dispositivos móveis. Com isso, ele pode ser usado por praticamente todas as pessoas físicas que precisam entregar a declaração do IR. Será possível, por exemplo, declarar dívidas e ônus reais e também rendimentos recebidos de pessoas físicas. Somente um pequeno grupo (cerca de 10% dos declarantes) ficará impedido de usar tablets e smartphones. São pessoas físicas que fizeram doações, obtiveram rendimentos recebidos acumuladamente, no exterior ou com exigibilidade suspensa. Este será o primeiro ano em que a Receita vai fazer o pré-preenchimento das declarações do IR para pessoas físicas que possuem certificação digital. O Fisco vai disponibilizar para os contribuintes um arquivo que poderá ser importado no programa do IR. Esse arquivo trará informações como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Caso o contribuinte concorde com as contas da Receita, ele precisa apenas enviar o documento. Caso contrário, ele poderá fazer alterações no documento e depois liberá-lo. Na hora de declarar, os contribuintes podem apresentar o documento completo ou simplificado. A declaração completa — em que é possível detalhar e deduzir despesas médicas, com educação e empregados domésticos — vale a pena para quem consegue guardar recibos dessas despesas e cuja soma seja maior que 20% de seu rendimento anual. No modelo simplificado, que não exige a comprovação dos gastos, há uma dedução automática de 20% do rendimento anual, limitada a R$$ 15.197,02. No programa do IR, o contribuinte pode simular o modelo mais vantajoso. Quem perder o prazo de entrega da declaração terá que pagar multa que varia de R$$ 165,74 a 20% do IR devido.
Vários assaltos em Brumado vêm sendo feitos com armas de brinquedo (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)
A redução nos assaltos em Brumado, que perdurou até o período de carnaval, foi quebrada no início da noite desta quarta-feira de cinzas (05), onde uma dupla de assaltantes, sendo um deles menor de idade, efetuou um assalto, à mão armada, a um mercadinho localizado na Av. João Paulo I. O proprietário do estabelecimento era um policial militar, que saiu ao encalço dos assaltantes, sendo que na fuga, o menor acabou sendo atingido na genitália e teve que ser removido com urgência para o Hospital Municipal Magalhães Neto. O fato é que, o policial militar ao se confrontar com o menor baleado no chão, comprovou que a arma utilizada no assalto era de brinquedo. Em seguida o policial militar, que não teve a sua identidade revelada, foi à delegacia prestar depoimento. Assaltos com armas de brinquedo vêm ocorrendo com muita frequência em Brumado, mas, isso não deve motivar as vítimas à reação, como aconteceu nesse caso. O outro assaltante conseguiu fugir.
A Seleção Brasileira deu um verdadeiro passeio em Joanesburgo. Na tarde desta quarta-feira (5), o time comandado por Luiz Felipe Scolari goleou a África do Sul por 5 a 0, no estádio Soccer City, no último amistoso do Brasil antes da convocação final para a Copa do Mundo, que vai acontecer no dia 7 de maio. Neymar marcou três vezes. Oscar e Fernandinho fizeram os outros dois gols da partida. Nesta quarta, o Brasil estreou o uniforme azul para o Mundial no segundo tempo. A camisa agora tem listras com diferentes tons. O time de Felipão agora só volta a campo no dia 3 de junho, já com a Seleção da Copa convocada, para enfrentar o Panamá, no Serra Dourada, em Goiânia. Três dias depois, o time de Felipão encara a Sérvia no Morumbi. Confira os gols da partida:
Galvão Bueno cometeu uma gafe na tarde desta quarta-feira (5/3) durante a transmissão do jogo amistoso da seleção brasileira. O narrador, conhecido por sua empolgação durante os gols do Brasil, perdeu o lance de atacante Oscar. O gol do camisa 11 aconteceu perto dos 10 minutos do primeiro tempo do jogo contra a seleção da África do Sul e Galvão respondia uma pergunta de um internauta quando perdeu o gol. "Peço perdão porque me fixei ali na mensagem que pedia para o telespectador... (sic) Vamos rever com calma o lançamento que saiu perfeito. A posição era legal", desculpou-se ele. Imediatamente após a gafe, os internautas não perdoaram e começaram a fazer piadas sobre o assunto. A repercussão foi tanta que em poucos minutos a expressão "o Galvão" foi a mais citada no Brasil e foi parar nos mais comentados do mundo. Após trinta minutos, o jornalista teve a oportunidade de narrar o segundo gol da seleção, feito por Neymar. Confira algumas das piadas: "Galvão Bueno deixa narração e ataca de DJ em baladas privadas" "O som das Vuvuzelas fez o Galvão Bueno ficar tonto gente. Por isso que ele perdeu o Gol do Brasil. Tá explicado." "Quando é que vão aposentar o Galvão Bueno??? Já passou da hora há tempos... O gol que ele esqueceu de narrar foi bizarro!" "Galvão Bueno antenadíssimo no jogo, só que não!" "O dia em que o Galvão Bueno calou-se e não gemeu para narrar o gol do Brasil! Amém irmãos." "Galvão Bueno se distraiu e não narrou o gol da Seleção. Imagina na Copa!"
Através da sua conta na rede social Twitter, o deputado federal e ex-presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, irmão do pré-candidato ao governo baiano, Geddel Vieira Lima, afirmou nesta quarta-feira (5) que o seu colega na Câmara, o deputado federal João Leão, do PP, será o escolhido pelo governador Jaques Wagner (PT) para complementar a chapa governista, como candidato à vice de Rui Costa. “Confirmado, João Leão será o vice na chapa do continuísmo [sic]“, digitou, ironizando o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), no complemento da mensagem: “Marcelo Nilo dançou!”. A escolha do nome que disputará o cargo de vice-governador na chapa da situação é tão aguardada quanto os nomes que irão compor a chapa da oposição. As duas garantiram acabar com o mistério após o Carnaval. A disputa pela candidatura à vice de Rui Costa é objeto de desejo do PDT e PP, através dos seus líderes Marcelo Nilo e Mário Negromonte, respectivamente. Cresceu também a expectativa de uma mulher disputar o cargo. A deputada federal Alice Portugal (PC do B) foi apontada. A última a se destacar nesse páreo foi a ex-deputada estadual Eliana Boaventura, atualmente na chefia de gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional.
O pedido de indenização movido pela socialite paranaense Val Marchiori contra o Google foi negado pela 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A socialite foi uma das participantes do programa “Mulheres Ricas”, da TV Bandeirantes. Marchiori pleiteou indenização por danos morais porque a Google não retirou páginas ofensivas no Youtube, Orkut e Blogspot, e não forneceu dados cadastrais e registros de IPs de origem dos responsáveis pelo conteúdo e comentários publicados. Em primeira instância, a ação foi considerada improcedente, já que não havia ilicitude na conduta da empresa. A socialite recorreu da decisão e argumentou que o provedor de hospedagem teria obrigação de impedir exibição de informações ofensivas. De acordo com o relator do recurso, desembargador Roberto Maia, a autora da ação participou espontaneamente do programa de televisão. "Assim, consciente das consequências a que estaria sujeita, mas, mesmo assim, optando por participar do polêmico programa, não pode desejar agora trazer ônus obrigacionais ou indenizatórios à apelada", afirmou o desembargador.
A Campanha da Fraternidade 2014, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será lançada nesta quarta-feira de cinzas (5) em todo o país. O tema deste ano é “Fraternidade e Tráfico Humano”, que pretende chamar a atenção das comunidades cristãs do país sobre esse tipo de crime. A campanha pretende identificar práticas de tráfico humano de várias formas e incentivar as denúncias por violação da dignidade e da liberdade humana. O tema foi escolhido depois de ser proposto por grupos de trabalho de enfrentamento ao tráfico de pessoas e de combate ao trabalho escravo. O tema também foi lançado diante da realização da Copa do Mundo no Brasil, que atrairá mais visitantes ao país e que pode favorecer a ação de aliciadores e traficantes. A iniciativa da Confederação conta com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ). Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), dados de 2012 apontam que mais de 20 milhões de pessoas no mundo são escravizadas e exploradas sexualmente no mundo, o que é configurado como tráfico humano. Por ano, o tráfico faz 2,5 milhões de vítimas, entre homens, mulheres e crianças, e movimenta cerca de US$ 32 bilhões.
O prefeito Aguiberto (centro) foi muito elogiado pelos foliões de todas as idades pela organização e alegria da festa (Foto: Reprodução Facebook)
O resgate do Carnaval foi uma das grandes reivindicações dos brumadenses, que, apaixonados pela festa, vinham fazendo reiterados pedidos nesse sentido. Absorvendo esse desejo, o então candidato Aguiberto Lima Dias, garantiu em sua campanha que iria trazer de volta a maior festa popular de Brumado, o que se concretizou agora neste ano com a realização do CarnaBrumado 2014, que foi produzido pelo experiente promoter Beto Bonelly, que elaborou uma programação que agradou os foliões, principalmente pela organização e segurança do evento, que teve na empresa PortalSat um dos pontos altos, já que foi operacionalizado um sistema de monitoramento eletrônico moderno e eficaz, que contribuiu de forma decisiva para que o circuito tivesse a tranquilidade desejada. O prefeito Aguiberto, durante o evento, garantiu que a festa está garantida para 2015, o que deixou os foliões muito satisfeitos e confirmou o seu compromisso de dar sequência ao carnaval da capital do minério, que deve voltar a ter o status de ser o melhor do interior da Bahia.
Em mais uma entrevista, e no clima do Carnaval, o ex-governador Paulo Souto falou sobre a disputa eleitoral para o governo baiano, mas acabou não dizendo nada de novo. Além disso, mostrou falta de "apetite" para se colocar como o candidato das oposições. Falando para a Rede Tudo FM 102,5 e o Bahia Notícias, ele mostrou que não sai da festa mais candidato do que antes da folia. “Nem mais nem menos, exatamente como entramos, mesmo porque não é o carnaval que vai decidir uma questão dessa. O que vai decidir é o entendimento de muito bom senso entre todos os partidos políticos que estão nas oposições e a convicção de que é extremamente importante que nós possamos realmente estar unidos com uma chapa forte porque a população está mostrando claramente uma simpatia por uma candidatura oposicionista ao governo do Estado”, apostou. Na polêmica sobre a decisão do prefeito ACM Neto (DEM), Souto afirmou que não terá dificuldade em justificar ao seu partido porque não referendou o seu nome, mesmo liderando as pesquisas de intenção de votos, em detrimento de Geddel Vieira Lima, caso seja o candidato. “Primeiro, essa pergunta não pode ser feita a mim e essas coisas não podem ser colocadas dessa forma. Ninguém está querendo, pelo menos do nosso lado, ser candidato a qualquer custo. A nossa candidatura interessa desde que sejam formadas as condições para uma disputa. Isso tanto vale para o PMDB como vale para o Democratas, de modo que eu acho que, mais uma vez, o importante é bom senso, desprendimento e, sobretudo, nós não decepcionarmos a expectativa muito grande da população do estado”, Quanto a possibilidade de ser candidato ao Senado, o ex-governador também desconversou. “O mais importante agora é nós termos a definição do candidato a governador. A partir daí vão se processar os entendimentos. Não tem porque antecipar isso agora. Eu tenho certeza que nós não vamos entrar no clima de confronto. Não há porque viver um clima de confronto”, declarou. Mesmo com o clima de disputa, Souto também negou a possibilidade de haver rompimento entre DEM e PMDB. “Não acredito que não haverá consenso. Eu acredito nesse consenso. Não acredito que haverá duas candidaturas isoladas. Não seria efetivamente de bom senso”, ponderou.
Uma suposta declaração do vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, no último sábado (1), quando ele se apresentava no circuito Dodô, em Salvador, teria deixado alguns policiais revoltados. Em conversa com o Bocão News, o vereador Marco Prisco (PSDB) e coordenador-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra), detalhou o fato. Segundo o tucano, o artista teria falado “basta o Chiclete chegar em Ondina que começa a violência policial”. "Isso é um absurdo. Uma pessoa por quem até então tinha uma admiração muito grande fazer algo desse tipo. Ele já fez campanha publicitária usando roupa da polícia. A maioria dos policiais que foram obrigados a ouvir esse absurdo era sócio da Aspra. Quer dizer, jogou a população contra a tropa”, dispara o vereador. Ainda em conversa, Prisco garante que a Associação vai acionar a Justiça contra o cantor. Segundo informações de fontes ligadas à reportagem, uma delegada chegou a mandar conduzir o cantor para fazer termos circunstanciais. No entanto, autoridades policiais que estavam no local interviram e impediram o vexame durante a folia soteropolitana. Em conversa com nossa reportagem, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro, defendeu a democracia e afirmou que a declaração do cantor “só teve esse eco porque estava em cima de um trio com microfone”. Ainda segundo o comandante da PM, ele desconhece qualquer ordem para que o artista fosse conduzido a uma unidade policial. “Bell Marques sempre foi parceiro da polícia. Vivemos um momento de democracia. Caso ele tenha feito esse comentário a gente tem que apurar. Já tomei medidas para que isso não se repetisse”, diz o coronel Alfredo Castro.
Sob o comando de Dinho Atayde o Chão da Praça superou as expectativas dos foliões (Foto: Alberto Lopes)
Quem tem talento sabe fazer a história, essa frase pode ser aplicada ao Bloco Chão da Praça, que neste ano mostrou mais uma vez a sua categoria e fez a alegria de milhares de foliões que compareceram ao Coreto da Praça Capitão Francisco de Souza Meira. O bloco superou as expectativas e fez apresentações memoráveis que contribuíram para que o carnaval de 2014 fosse um dos melhores dos últimos anos, tendo a organização, segurança e alegria como protagonistas. Sob a presidência do carnavalesco Lúcio Cruz que com sua grande experiência deu um toque ainda mais profissional para o bloco, que entoou as grandes marchinhas do passado, fazendo a velha guarda vibrar de muita emoção. O radialista Alberto Lopes, um dos mais empolgados com a banda declarou que "o Bloco Chão da Praça foi um espetáculo e nesta terça-feira vai deixar saudades".Nesta terça-feira (04), último dia da festa, o Bloco Chão da Praça deve fechar em grande estilo a sua participação deixando a galera com “gostinho de quero mais”, mas, com a certeza de que em 2015 o Chão da Praça volta ainda melhor, confirmado a sua posição de destaque na maior festa popular de Brumado.
A galera de todas as idades vibrou com o Chão da Praça (Foto: Alberto Lopes)
Mais uma paciente deu entrada nesta terça-feira (4) no módulo de assistência à saúde instalado na Ladeira da Montanha, com baixa pulsação e frequência cardíaca reduzida. A paciente, uma mulher de 49 anos, teve parada cardíaca e foi submetida aos procedimentos de ressuscitação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro da paciente evoluiu para óbito. A vítima, portadora de doença crônica respiratória, hepatite C e pancreatite, passou mal em casa e foi conduzida à unidade de saúde por familiares. No domingo, uma foliã de 50 anos, de Alagoas, também morreu por parada cardiorrespiratória.
Dezesseis dos 18 senadores que usaram verba indenizatória em Janeiro gastaram R$ 142.616,70 do Senado para promoção pessoal entre Dezembro e Janeiro – mês de recesso parlamentar – para Divulgação de Atividade Parlamentar. Seis deles são pré-candidatos à reeleição este ano. Foram serviços pagos para divulgações em emissoras de rádio e TV, e jornais. Mas chama a atenção gastos com websites e consultorias para redes sociais. As excelências estão mais atentas ao poder da internet.
Bancada Online Os pré-candidatos que usaram verba para promoção nas férias são Acir Gurgacs, Alfredo Nascimento, Cícero Lucena, Collor, João Durval, Mozarildo Cavalcanti,
Segurança máxima Aliás, Fernando Collor ainda se sente presidente do Brasil. Além de ter direito a quatro seguranças da PF, gastou R$ 14.531,16 com seguranças particulares.
Casa protegida O senador José Agripino usou verba indenizatória de Janeiro para pagar R$ 5.429,39 para empresa de segurança 24h por 42 dias nas férias para sua casa em Brasília.
A Bolsa.. O presidenciável Aécio Neves (PSDB) já avisou que, se eleito, manterá o Bolsa Família. Mas sua equipe prepara uma surpresa para o programa eleitoral. Aécio vai prometer esticar o benefício por alguns meses para quem conseguir emprego. Hoje, quem assina carteira perde a Bolsa. Isso daria mais garantias para uma ‘porta de saída’.
..de Aécio Segundo o líder da Minoria, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), próximo de Aécio, a ideia é bem-vinda na cúpula do partido. Muitos beneficiários hoje se acomodariam porque temem que o emprego não dê certo – e ficam sem a Bolsa.
Êpa, Êpa O novo diretor Financeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Lineu Olímpio, entrou na mira do MP de Goiás – que acaba de denunciá-lo por sua gestão como prefeito de Jaraguá, por repasses ilegais de verbas para a Cooperativa Cooperlook.
Denúncia Lineu e os 21 fundadores da Cooperlook foram denunciados por associação criminosa, peculato, prevaricação e advocacia administrativa.
De cima Um personagem poderoso e misterioso chega de helicóptero todas as manhãs à sede da Anatel, em Brasília. Se para trabalhar, esse é o mistério.
Blocos da vaia Esperta foi a presidente Dilma, que pula Carnaval quietinha na reserva de Aratu. Os adversários Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB) passaram aperto nas ruas. No sábado, Campos foi vaiado por bloco no Recife. Aécio, por grupo de foliões quando apareceu no camarote do prefeito ACM Neto em Salvador.
Baixa na Igreja Brasília ficará este ano sem a tradicional festa do Corpus Christhi no gramado da Esplanada. Por falta de apoio do GDF. No dia da festa haverá jogo da Copa e a PM teme desordem pública. A revelação foi feita pelo Arcebispo Dom Sérgio aos padres.
Ideologia x reparação O racha na Secretaria de Direitos Humanos é pior do que se imagina. Famílias dos desaparecidos se dividiram. Um grupo que quer as buscas dos corpos e outro, a reparação financeira logo. Virou uma guerra entre a ideologia x indenização.
Peritos importados O novo grupo de familiares de oito desaparecidos vai à juíza federal Solange Salgado na quinta, para informar que não reconhece o grupo de trabalho recém-nomeado pela ministra Maria do Rosário. Eles não aceitam, por exemplo, peritos argentinos e cubanos à frente das buscas, se há brasileiros bem informados sobre a questão.
Pólo tecnológico O recém-lançado Pólo de Inovação Tecnológica de Serra (ES), na Grande Vitória, pode se tornar o ‘vale do Silício’ tupiniquim, com 30 empresas. Pode gerar 17 mil empregos.
Surpresas O processo contra Carlos Jales, ex-adminstrador de Taguatinga, que investiga a venda de alvarás, poderá trazer surpresas para um deputado distrital e um padre.
Ponto Final A musa Sabrina Sato chegou ao sambódromo escoltada por policiais civis em SP. Pode isso, produção?