- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 02 Abr 2014
- 13:22h
O acidente foi num local bem movimentado (Foto: Alessandro Silva)
O trânsito em Brumado continua muito tenso, sempre gerando ocorrências, as quais comprovam que ainda existe muita coisa para melhorar. O número de acidentes, principalmente envolvendo motocicletas, é grande, o que vem mostrar, na maioria das vezes que a imprudência ainda é muito alta. No final da manhã desta quarta-feira (02), por volta das 11h30m, um novo acidente ocorreu em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, que vem sendo palco constante de acidentes. Segundo relatos colhidos, um veículo Fiat Uno Azul, que vinha sentido Caetité/Brumado, quando ia fazer a curva para subir a Rua da AABB, acabou colidindo com um motociclista que foi atirado ao chão. O SAMU 192 chegou rapidamente ao local e atendeu o motociclista que aparentemente teve apenas pequenas escoriações, mas teve que ser conduzido para o Hospital Magalhães Neto para passar por uma avaliação médica.
Populares se amontoaram no local (Foto: Alessandro Silva)
- ASCOM/CMB/Eliana Costa
- 02 Abr 2014
- 12:38h
(Foto: Divulgação)
Após o retorno da viagem a Salvador para participar de audiência com a Defensora Geral do Estado, Dra. Vitória Beltrão que não compareceu ao compromisso agendado alegando ter sido convocada para reunião na Casa Civil, fato que evidenciou a sua falta de disponibilidade e vontade de discutir a problemática que a população de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras vêm vivendo em razão da sua atitude de retirar a defensoria do Município, a Comissão se reuniu na última terça-feira a fim de discutir os novos caminhos a serem trilhados. Todos os membros foram unânimes em dizer que a Defensora demonstrou que não está disposta a atender ao pleito, visto ter enviado o subdefensor juntamente com outro funcionário do órgão para atendê-los e dar as justificativas, pouco plausíveis para o não retorno da defensoria, visto que todas as justificativas não condizem com a realidade do Município, que não pede a instalação e sim a reinstalação de um órgão que já existia e foi sumariamente subtraído. Mediante esta constatação a Comissão definiu novas ações que terão como foco principal a busca de apoio dos deputados federais e estaduais, visto que ficou evidente nos discursos dos representantes da Defensora que a questão é política e que deveriam buscar apoio nesse sentido. Uma nova audiência deverá ser solicitada com a Defensora Vitória Beltrão e com a Casa Civil para que novamente possa se relatar os problemas sociais e econômicos que estão sendo vivenciados pelos que eram atendidos pela defensoria, em sua maioria os menos favorecidos economicamente. Os membros da Comissão salientaram que está é uma causa que envolve a toda população e é preciso a união para que se consiga obter êxito.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 02 Abr 2014
- 11:04h
Com certeza a Democracia nunca foi tão “democrática” no Brasil como agora, onde as redes sociais têm um papel fundamental nesse processo de abrir espaço para as pessoas expressarem seus pensamentos, ideias, opiniões e até as suas decepções com o atual sistema, que, sem dúvida, necessita urgentemente de uma reformulação, mas, que, até o momento não surgiu nenhum “herói” para mudar essa situação. A morte do jovem universitário brumadense, Charles Muller, - que foi covardemente assassinado em Salvador por dois jovens, sendo que um é menor de idade, o qual confessou ter feito o disparo fatal contra a cabeça do estudante -, está tendo uma grande repercussão na mídia baiana e, com isso, está também gerando vários posicionamentos, muitos dos quais retratam um forte teor de revolta e insatisfação. Dentre tantas postagens nas redes sociais, uma acaba chamando a atenção, pela contundência das declarações, onde um brumadense (que terá a sua identidade preservada por motivos óbvios) acabou fazendo um forte desabafo, culminando numa defesa intransigente da Pena de Morte, que é talvez a discussão mais polêmica da atualidade, muito maior que a redução da maioridade penal. A questão que é muito ampla e divide opiniões, vem aflorar novamente num momento muito delicado, já que a morte do jovem Charles Muller foi muito dolorosa e a confissão do menor algoz somente vem comprovar que o caso vai acabar como muitos outros, somente com a aplicação de medidas sócio educativas e, caso não haja um “milagre”, infelizmente a tendência desse menor voltar a delinquir já como maior é muito grande. A tese dos Direitos Humanos, como bem disse o jovem em seu contundente desabafo, acaba sendo paradoxal, pois na prática eles deveriam contribuir para que tivéssemos (num clássico trocadilho) “humanos direitos”, mas o que estamos vendo hoje são jovens cada vez mais desajustados, e o que é pior, uma percentagem considerável deles indo para o mundo do crime, levados pelo anfitrião nefasto das drogas, que são o combustível para a prática de atos insanos como esse. O relato do “Brumadense Indignado” é forte, que expressa a dor em forma de revolta, por um ato bárbaro que pode ficar sem punição merecida. Todos sabem que a Pena de Morte é uma das maiores utopias para essa “Terra Brasilis”, que a sua aplicação é praticamente impossível nessa terra onde a corrupção e a impunidade imperam, além do que, “muita gente grande” não iria permitir nem que ela nem fosse levada para apreciação do Congresso Nacional, porque, primeiramente iria ceifar a vida de muitos inocentes e, também, muitos que se escondem nas cavernas sujas do poder, poderiam ver a luz da justiça brilhar e acabar com suas “regalias” infames e nefastas, que são regadas a milhões de reais obscuros, que são expelidos pela lama fétida da corrupção. Mas, mesmo diante disso o desabafo é forte e deve ser lido por aqueles que desejam mudanças, que estão inconformados com essa realidade negativa, por aqueles que querem ver um Brasil do Futuro e não um “Brasil Sem Futuro”, já que se nada for feito com urgência essa será a realidade cruel para as próximas gerações. (Clique e leia na íntegra o desabafo)
Com certeza a Democracia nunca foi tão “democrática” no Brasil como agora, onde as redes sociais têm um papel fundamental nesse processo de abrir espaço para as pessoas expressarem seus pensamentos, ideias, opiniões e até as suas decepções com o atual sistema, que, sem dúvida, necessita urgentemente de uma reformulação, mas, que, até o momento não surgiu nenhum “herói” para mudar essa situação. A morte do jovem universitário brumadense, Charles Muller, - que foi covardemente assassinado em Salvador por dois jovens, sendo que um é menor de idade, o qual confessou ter feito o disparo fatal contra a cabeça do estudante -, está tendo uma grande repercussão na mídia baiana e, com isso, está também gerando vários posicionamentos, muitos dos quais retratam um forte teor de revolta e insatisfação. Dentre tantas postagens nas redes sociais, uma acaba chamando a atenção, pela contundência das declarações, onde um brumadense (que terá a sua identidade preservada por motivos óbvios) acabou fazendo um forte desabafo, culminando numa defesa intransigente da Pena de Morte, que é talvez a discussão mais polêmica da atualidade, muito maior que a redução da maioridade penal. A questão que é muito ampla e divide opiniões, vem aflorar novamente num momento muito delicado, já que a morte do jovem Charles Muller foi muito dolorosa e a confissão do menor algoz somente vem comprovar que o caso vai acabar como muitos outros, somente com a aplicação de medidas sócio educativas e, caso não haja um “milagre”, infelizmente a tendência desse menor voltar a delinquir já como maior é muito grande. A tese dos Direitos Humanos, como bem disse o jovem em seu contundente desabafo, acaba sendo paradoxal, pois na prática eles deveriam contribuir para que tivéssemos “humanos direitos”, mas o que estamos vendo hoje são jovens cada vez mais desajustados, e o que é pior, uma percentagem considerável deles indo para o mundo do crime, levados pelo anfitrião nefasto das drogas, que são o combustível para a prática de atos insanos como esse. O relato do “Brumadense Indignado” é forte, que expressa a dor em forma de revolta, por um ato bárbaro que pode ficar sem punição merecida. Todos sabem que a Pena de Morte é uma das maiores utopias para essa “Terra Brasilis”, que a sua aplicação é praticamente impossível nessa terra onde a corrupção e a impunidade imperam, além do que, “muita gente grande” não iria permitir nem que ela nem fosse levada para apreciação do Congresso Nacional, porque, primeiramente iria ceifar a vida de muitos inocentes e, também, muitos que se escondem nas cavernas sujas do poder, poderiam ver a luz da justiça brilhar e acabar com suas “regalias” infames e nefastas, que são regadas a milhões de reais obscuros, que são expelidos pela lama fétida da corrupção. Mas, mesmo diante disso o desabafo é forte e deve ser lido por aqueles que desejam mudanças, que estão inconformados com essa realidade negativa, por aqueles que querem ver um Brasil do Futuro e não um “Brasil Sem Futuro”, já que se nada for feito com urgência essa será a realidade cruel para as próximas gerações. Leia abaixo o desabafo na íntegra:
Definitivamente esse mundo não é pra mim. Não aceito que roubem assim o direito de viver de uma pessoa, ainda mais quando essa pessoa cumpre todos os requisitos necessários pra viver nesse mundo de merda, um lamentável mundo em que o mau triunfa. Uma pessoa cheia de planos e sonhos, um ser humano exemplar que sempre lutou pelos seus objetivos, sempre respeitando o próximo, sempre cumprindo seu dever. Um cara que teve sua vida ceifada gratuitamente, por dois vagabundos da pior estirpe, a meu ver são duas criaturas indignas de encarnarem em vestes humanas, são monstros que precisam ser exterminados da forma mais dolorosa possível. O que me revolta é saber que o monstro que tirou a vida de Charles é menor de idade e que as leis nessa merda de Brasil, são brandas por demais. O judiciário precisa de uma reforma urgentíssima, precisamos rever o Estatuto da Criança e do Adolescente e o velho Código Penal concebido em meados de 1940. Quantos homicídios terão que ser concretizados por menores que não vão cumprir nem um terço da pena? Direitos humanos para humanos direitos. O sistema penitenciário, ao contrário do que deveria ser, só agrava a situação, e o pior de tudo é que nós que pagamos a diária desses vermes no que eles chamam de “hotel”. Defendo sim a pena de morte, pois sei que são raros os casos de ressocialização no Brasil, e penso que a família do infrator quem deveria arcar com os custos da execução do mesmo, afinal de contas, “quem defecou que utilize a descarga”.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Atenção meninas entre 11 e 13 anos, este comunicado é muito importante para vocês. Neste sábado, dia 05 de Abril, a partir das 08h00m, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando o Dia Municipal da Vacinação contra o HPV, tendo como objetivo a prevenção do Câncer do Colo do Útero. Então não deixe de participar e vá à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, levando caderneta de vacinação e documento de identificação. É a Prefeitura de Brumado e a Secretaria Municipal de Saúde melhorando a vida de todos os brumadenses. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, o mesmo informou que a campanha irá continuar normalmente, já que a vacinação contra o HPV está na agenda contínua da SMS.
- Da Redação
- 02 Abr 2014
- 09:51h
(Foto: Reprodução)
Na madrugada desta quarta-feira (02) um grave acidente aconteceu na BR-110, um uno prata, e uma viatura da Polícia Militar, bateram de frente. Segundo testemunhas o acidente teria acontecido, após o veículo Uno ter tentado fazer uma ultrapassagem de risco, chocando de frente com a viatura da 10ª CIPM de São Sebastião do Passé. Os policiais sofreram somente escoriações. O motorista do Uno, ficou preso nas ferragens e morreu depois de ser socorrido pelo Samu - 192.
(Foto: Reprodução)
Brumado além de ser a capital do minério e também a capital do Futsal na Bahia, já que o município tem 4 títulos recentes de campeão baiano e vem revelando sistematicamente grandes safras de atletas, os quais comprovam a qualidade acima do normal nesta modalidade que continua tendo um índice de crescimento muito alto. Dentro desta atmosfera, neste final de semana irão continuar as emoções do maior Campeonato de Futsal do Interior da Bahia, que este ano de 2014 acontece em clima de Copa do Mundo. Após a abertura emocionante, o templo sagrado do Futsal, o Ginásio Antônio Alves Cardoso será mais uma vez testemunha de grandes confrontos. Com a certeza de que a adrenalina se fará presente, dois grandes jogos acontecerão na sexta-feira (04), se iniciando às 19h30m, onde entrarão em quadra as equipes do Crediário Cardoso X Pequeno Craque e, em seguida, se enfrentarão Juventude X Nova Esperança. Já no sábado (05) as emoções ficarão por conta de Ibar Futsal X Borrussia e Ajax X Feirense, em dois confrontos que vão tirar o fôlego. Torcedor comparece e prestigie o melhor futsal da Bahia. A entrada é franca e a realização é da Prefeitura Municipal de Brumado com apoio da 34ª CIPM.
- Sudoeste Bahia
- 02 Abr 2014
- 08:38h
O trecho da BR-030 entre Caetité e Guanambi vem se tornando cada vez mais perigoso (Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia )
Um caminhoneiro de Montes Claros passou por momento de muito terror na noite deste 1º de abril, que para ele acabou se tornando em “noite do terror” em pleno dia da mentira. Segundo informações colhidas pelo Sudoeste Bahia, o caminhoneiro pilotava um caminhão baú no sentido Caetité/Guanambi, nas proximidades da Escadinha, quando foi abordado por uma Hilux Preta com vários homens armados que exigiram dinheiro da vítima, que acabou querendo resistir à ação dos criminosos, o que fez com que os mesmos utilizassem requintes de crueldade para obter o seu intento maléfico, queimando várias partes do caminhoneiro com bitucas de cigarro e, para completar o seu ato insano, desferiram várias pauladas na vítima. O “Bando da Hilux Preta” acabou levando a quantia de R$ 1.200 do caminhoneiro, além de deixar o mesmo muito debilitado. Eles fugiram rapidamente e o caminhoneiro disse que, devido aos momentos de terror por que passou, não conseguiu observar detalhes dos criminosos e nem do veículo, apenas que era uma hilux preta.
- Da Redação
- 02 Abr 2014
- 07:46h
Foto Ilustrativa
O percentual assusta: a ínfima parcela 2% de alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos - para se ter uma ideia, em alguns países, esse número chegou a 11% .O dado foi divulgado hoje pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que testou a habilidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do cotidiano. O Brasil ocupa o 38° lugar entre os 44 países que tiveram a habilidade de seus estudantes avaliada. Aplicado a cada três anos e voltado para leitura, ciências e matemática, o Pisa avaliou 85 mil estudantes do mundo inteiro e, pela primeira vez, mediu a capacidade de resolução de problemas mais elaborados de lógica e raciocínio. No Brasil, menos de 2% dos estudantes avaliados atingiram a performance máxima na solução dos problemas. O relatório da OCDE registra que, no país, as meninas tiveram desempenho melhor que o dos meninos e que a situação socioeconomica do estudante também tem impacto no resultado.
- IBahia
- 02 Abr 2014
- 07:18h
(Foto: Reprodução)
A dupla encaminhada à delegacia sob suspeita de matar o estudante da UFBA, Charles Müller dos Santos, de 21 anos, confessou o crime em depoimento ao delegado Marcelo Sansão, da Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na tarde desta terça-feira (1°). O menor de 17 anos e o jovem de 20 foram abordados pela 13ª Companhia Independente da PM e logo levados à delegacia. “A gente foi ganhar um dinheiro aconteceu isso aí. Eu trabalho, mas eu tenho um filho, vou ser pai agora aí”, tentou justificar o suspeito de 20 anos. A vítima cursava medicina veterinária e estava na porta da residência estudantil, na Avenida Garibaldi, quando eles, a bordo de um táxi, cometeram o crime.
- Da Redação
- 02 Abr 2014
- 07:13h
(Foto: Reprodução)
No final da tarde desta terça-feira (1º) a afiliada da Rede Globo em Vitória da Conquista, TV Sudoeste, liberou em fase experimental, seu sinal digital com qualidade HD, após uma longa espera por parte da sua audiência. Este sinal já pode ser sintonizado no canal 28.1.Televisores mais recentes já contam com as tecnologias de processamento destas imagens digitais. Entretanto, aparelhos mais antigos requerem a instalação do “conversor digital”, para que as imagens apareçam na tela. A redação do Blog do Marcelo testou a transmissão e o resultado consideramos muito satisfatório, não devendo em nada ao sinal das operadoras de TV paga.
- Brumado Urgente
- 01 Abr 2014
- 19:27h
(Divulgação)
O conceito de excelência da Só Legal Produções e do promoter Beto Bonelly já proporcionaram o que há de melhor no ramo do entretenimento para Brumado e região, sendo que, um dos eventos produzidos por essa parceria merece todos os aplausos, que é o FORRÓ DO SÍTIO NOVO, que já que se constituiu, em apenas 5 anos, como a maior festa do sudoeste baiana, com uma qualidade insuperável que, a cada ano, conquistou a galera e acabou sendo reverenciada por aqueles que aproveitam ao máximo os grandes momentos da vida. Então, com essa grande responsabilidade sobre os ombros, a produção já começou a acelerar o ritmo para o evento nesse ano de 2014, que acontecerá sob o clima da Copa do Mundo, prometendo uma emoção ainda maior. Visando oferecer o melhor para o grande público que irá, mais uma vez, lotar as dependências do Sítio Novo, desta feita estará com a temática da Copa, com as cores verde e amarelo,oferecendo uma logística que poucos espaços na Bahia possuem. Com a grade de programação fechada, que este ano terá a Banda Lordão, Trio da Huana, o forrozeiro mais apaixonado do Brasil, Edgar Mão Branca e a Banda Cacau com Leite, um dos grupos de forró mais conceituado do Brasil. Uma megaestrutura de som e luz está sendo montada, com dois palcos, onde as bandas irão tocar sem intervalo, ou seja, a galera não ficará um minuto sem música. Então, não deixe para depois e reserve já o seu ingresso para essa festa inigualável, que acontecerá no dia 14 de junho, com início pontualmente às 18:00 horas e término às 00h30m. Os ingressos já podem ser adquiridos na Drapo, Beto Bike Esportes e Tiazinha Distribuidora e o valor do primeiro lote é R$ 120,00, dando direito à comida e bebida à vontade.
- Com informações do repórter Marcelo Castro / Se Liga Bocão
- 01 Abr 2014
- 18:58h
O comparsa que é maior de idade confirmou a versão do adolescente (Foto: SLB)
A morte do estudante de medicina veterinária da Ufba que chocou a população de Salvador, na última sexta-feira (28), parece ter sido solucionada no início da tarde desta terça-feira (1º).
Após os dois suspeitos serem presos hoje por policiais da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), um deles, um adolescente de 17 anos, confessou o crime. A ação policial prendeu Lailson dos Santos, no bairro de Patamares e o adolescente de 17 anos, no bairro da Federação. No momento da prisão, o jovem confessou que atirou contra o estudante Charles Müller, de 21 anos. Já Lailson também contou que o carro do jovem, um celta prata, usado na fuga após o crime, foi deixado no largo das baianas, no bairro de Ondina e a arma, jogada no mar. O estudante, que acabou morrendo, reagiu a um assalto na frente da Residência Universitária, na Garibaldi. De acordo com informações da polícia, Charles estava esperando a namorada, que morava na residência, quando foi abordado por dois homens que desceram de um táxi. Os bandidos pediram o carro do universitário, que teria se recusado a passar as chaves do Celta. Em seguida, a dupla atirou na cabeça do rapaz, o tirou do veículo e fugiu com o automóvel. Na manhã do último sábado (29),
estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e amigos de Charles, realizaram um protesto por conta da morte do aluno. Os manifestantes saíram da Avenida Anita Garibaldi, local onde a vítima foi baleada na cabeça e seguiram em direção a Avenida Adhemar de Barros. Durante o percuso, os protestantes gritavam "Charles morreu. A culpa é do estado que desapareceu". Lailson e o adolecente estão no Departamento de Homicídios, onde prestam depoimento.
Os dois foram presos por meio de um trabalho de investigação muito eficiente (Foto: SLB)
- Informações do Bocão News
- 01 Abr 2014
- 18:47h
(Imagem Ilustrativa)
A atual prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim (PR), permanece no cargo por força de uma liminar expedida pela juíza Maria do Socorro Barreto que anulou, em caráter transitório, a decisão do magistrado de Riacho de Santana publicada no dia 26 de fevereiro deste ano. Os advogados do segundo colocado na eleição municipal, Newton Cotrim, conhecido com Neto, entraram com reclamações disciplinares contra Maria do Socorro nos Tribunal Superior Eleitora, Tribunal Regional Eleitora, Tribunal de Justiça da Bahia e no Conselho Nacional de Justiça devido ao consideram um equívoco decisório.
A defesa de Neto remonta, em documento, os acontecimentos do dia 26 de fevereiro: a Ação Cautelar foi protocolada às 15h20 horas no TER da Bahia. Às 16h49 foi liberada a distribuição por prevenção; às 18h57 a cautelar foi recebida pela assessoria jurídica, sendo que, às 18h58 foi deferida a liminar em favor dos impugnados. Às 19H a COSES recebeu a decisão, às 19h03 a COAPRO recebeu e registrou a decisão. Às 19h38 a decisão foi comunicada a câmara dos vereadores de Igaporâ via fax e ao Juízo Zonal de Riacho de Santana via email. Tudo isso no final da tarde e início da noite de quarta-feira. Destaca-se que a partir das 19h daquela quarta-feira iniciaria o plantão do TRE, e o mesmo teria que ser evitado. Ainda de acordo com documento apresentado à reportagem do Bocão News, a Câmara de Vereadores de Igaporã tem expediente até às 16h, mas no dia 26 de fevereiro permaneceu aberta até a noite, a fim de receber a intimação da citada liminar. O texto narra ainda que a sentença do Juiz Zonal da 113ª Zona possui 31 laudas, é bem fundamentada, recheada de detalhes. Conforme o documento, é impossível alguém ler 41 laudas da peça inicial; 31 laudas da sentença, analisar documentos e prolatar uma decisão de quatro laudas, em apenas 60 segundos. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) foi originada logo após a eleição. Os advogados de Neto alegam que o então candidato, ex-prefeito Deusdete Figueiredo, marido de Rosana Cotrim, candidata eleita foi concedeu entrevista na rádio Sertanejo FM na véspera de eleição afirmando que seria candidato e que no mesmo dia deixou de concorrer, passando os votos para esposa. No documento recebido pela reportagem deste site está escrito que o recuso, aceito pela juíza Maria do Socorro, se refere ao único caso de fraude realmente provado no Brasil, sobre renúncia e substituição de candidatos às vésperas das eleições de 2012. Rosana venceu o pleito com 4.493 votos, o que representou 49,62%. Neto teve 46.19%, somou 4.182 sufrágios. A prefeita eleita é do PR, o segundo colocado do PT e o ex-prefeito do PSB.
CONTINUE LENDO
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 01 Abr 2014
- 17:38h
Dr. Genivaldo Guimarães reafirma a sua posição em defesa do presídio (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
A reformulação do antigo projeto, que iria trazer para Brumado um Presídio de Segurança Máxima, e que, agora, levará à construção de Centro de Detenção Provisória, reacendeu o “pavio curto” das discussões, mas, diferentemente de dez anos atrás, hoje a consciência da população é outra, tanto que não seria um exagero dizer que cerca de 75% dos brumadenses são favoráveis à instalação, em especial porque é crescente o índice de violência e o número de prisões na Comarca, que é composta dos Municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Dentro deste novo cenário, várias lideranças e representações vêm se posicionando, externando as suas convicções, sejam elas contrárias ou favoráveis, e, na manhã desta terça-feira (01), o Brumado Urgente esteve no Fórum Duarte Moniz e ouviu o Juiz titular da Vara Criminal, do Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude - Dr. Genivaldo Guimarães, que já tinha se mostrado, - inclusive com declarações na mídia -, totalmente favorável à instalação do CDP. Questionado se a sua convicção se mantém, ele assegurou que sim, que continua plenamente favorável à instalação do Centro de Detenção Provisória, pois tal medida é de extrema urgência para a Comarca. A carceragem localizada na Delegacia de Polícia teve sua área reduzida, é um espaço insuficiente e inadequado, fato que, por vezes, até retarda a expedição de novos mandados de prisão. Sobre quais seriam as ações que poderiam ser movidas pela Justiça para garantir a instalação do CDP, o magistrado argumentou que “essa é uma atribuição do Poder Executivo Estadual, todavia, o Ministério Público já havia proposto ação civil pública para interdição da carceragem localizada na Delegacia de Polícia. Com a reforma daquele estabelecimento a interdição tornou-se desnecessário, ademais, não haveria outro lugar para a transferência dos presos provisórios. Já sobre as manifestações populares contrárias à instalação do CDP, o Juiz destacou que “vivemos um País democrático, de modo que todas as manifestações pacíficas e ordeiras são legítimas e devem ser toleradas; destaco, entretanto, que todos devem analisar melhor a questão, pois ninguém ignora que o Centro de Detenção Provisória é uma antiga necessidade. Várias fugas já ocorreram da carceragem atualmente existente. O CDP, em hipótese alguma, trará mais criminosos para essa comarca; ao contrário, possibilitará que os detentos aguardem o julgamento em local mais seguro e adequado, fato que também preservará a dignidade dos suspeitos ou acusados. Moradores da localidade onde será construído aquele estabelecimento não precisam se incomodar. O local será seguro, e contará com número suficiente de agentes do sistema prisional, evitando, inclusive, desvio de função dos policiais civis, que atualmente escoltam detentos e praticam outras atividades que caberiam a outras autoridades. Ainda que os ilustres moradores da localidade sintam-se incomodados, devemos entender que sempre deve prevalecer o interesse de toda a sociedade, não o de determinado grupo de pessoas. Sabemos que existem argumentos contrários, e que Brumado tem outras necessidades, mas as coisas se resolvem gradualmente. Brumado não pode perder essa nova chance de ter estabelecimento prisional adequado às nossas atuais necessidades".
- Por Inácio Strieder
- 01 Abr 2014
- 15:07h
De tanto se falar no programa do “bolsa-família”, surge a curiosidade em saber qual, afinal, é o “conceito família” em que se baseia o Governo. Há alguns anos passou pelo câmpus da UFPE um rapaz vendendo “mel”. Conversa vem, conversa vai, perguntamos se esta sua atividade lhe permitia a sobrevivência. O rapaz, sem demonstrar grande angústia, confessou que as coisas melhoraram, pois tem 7 (sete) filhos com quatro mulheres diferentes, mas todas elas recebem bolsa-família. Assim, ele se sentia mais tranquilo, pois as suas mulheres, que todas gostavam dele, não lhe exigiam pensão alimentícia. Claro, não foi possível verificar, na hora, a veracidade desta história! Não fiquei triste por estas mulheres receberem o auxílio da sociedade e, em seus barracos, ao menos, poderem servir um cuscuz aos seus filhos. No entanto, me perguntei: que tipo de família formam estas quatro mulheres, com seus sete filhos do mesmo homem, sendo “alimentadas” por um programa assistencial do Governo?
Na consciência destas mulheres e de suas crianças, quem seria o pai protetor, afetuoso, responsável pela saúde, pelo bem estar, educação e alimentação delas? O homem do “mel”, ou, na época, o Presidente Lula? Como denominar a situação social desta família com quatro mulheres, sete filhos e um pai para o Governo lhes destinar “bolsas-família”? Examinei os mais diversos conceitos de família, desde sua origem, e não encontrei resposta. Talvez, nas novas edições de dicionários e enciclopédias de sociologia e de antropologia se encontre, no futuro, o novo conceito de família do atual Governo brasileiro. Seria mais uma contribuição original nossa para as ciências sociais.
A que pode levar esta constatação?
Considero fundamental que se apoie a família, que se tenha uma política de estímulo à estabilidade, à responsabilidade e ao bem estar familiar. É verdade, o conceito de família é bastante aberto e, de certa forma, varia em épocas históricas e culturas diversas. Temos a grande família, o clã, a família poligâmica, monogâmica, etc… O Brasil nasceu e perdura na cultura e na ética ocidental, predominantemente cristã e humanística, na qual, normalmente, se entende por família um grupo de pessoas, unido por laços afetivos, geralmente de parentesco, oriundo através do casamento monogâmico estável entre um homem e uma mulher, que mutuamente se apoiam e cuidam do amadurecimento e socialização de suas proles. Para que este grupo familiar possa cumprir sua missão, e conservar a característica da instituição de sua família, necessitam do apoio de todo o grupo familiar, da sociedade maior e do Governo. Esta proposta ocidental civilizatória de família nem sempre é fácil preservar nas circunstâncias concretas do mundo da vida. No entanto, a experiência histórica já demonstrou que este é um ideal humano a ser incentivado, e o mais eficiente na condução das novas gerações, com o objetivo de chegar a uma vida adulta e humana com dignidade, harmonia e paz. Penso que o modelo de família que deveria servir de horizonte para uma política familiar de qualquer governante, que quisesse o bem estar de seus cidadãos, ainda seria o modelo tradicional de família, de nossa cultura. Mas, será que as nossas leis, as novelas televisivas, etc. induzem os cidadãos a formarem uniões maduras, estáveis e responsáveis entre homens e mulheres, com o propósito de darem o melhor a seus filhos? Será que o Governo se preocupa em proporcionar aos novos casais condições de moradia, trabalho, saúde, etc…. que garantam uma vida digna aos novos cidadãos que vão nascendo e se formando? Se assim estivesse na consciência de nossos políticos, não estaríamos diante desta vergonha nacional de tantas crianças, adolescentes e jovens desprotegidos, sem educação e sem trabalho, perambulando pelas ruas, na marginalidade. Assumamos um conceito saudável de família, e que o Governo dê todos os apoios para que tais famílias possam cuidar digna e responsavelmente de seus membros.
CONTINUE LENDO