A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (22) o projeto que estabelece o Marco Civil da Internet. O texto foi aprovado com mudanças apenas de redação, com o objetivo de evitar que a matéria retorne à Câmara dos Deputados. Com isso, o relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), atende a um pedido da presidente Dilma Rousseff, que quer apresentar a proposta na quarta-feira, 23, em evento mundial sobre internet como uma contribuição brasileira para as discussões em torno dos deveres e direitos na web. Este é um dos três relatórios sobre o Marco Civil da Internet em tramitação no Senado. Os outros dois ainda estão em análise nas comissões de Fiscalização e Controle e de Ciência e Tecnologia. Os aliados do governo vão tentar apressar a votação desses outros dois pareceres nas comissões para que a matéria seja levada ao plenário ainda hoje, até o fim do dia.
- Informações da Agência Brasil.
- 22 Abr 2014
- 14:44h
Com a decisão dos parlamentares de oposição de obstruir os trabalhos do Congresso, ante o impasse em torno da criação das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) para investigar a Petrobras, o governo editou hoje (22) uma medida provisória – a MP 642 – liberando R$ 4,9 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposta tramita no Congresso em forma de projeto de lei que está pronto para ser votado em sessão conjunta das duas Casas, mas a dificuldade para aprovação fez o governo alterar a estratégia. A MP 642 também abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o Ministério da Defesa para serem usados no apoio logístico às forças de segurança pública no Rio de Janeiro. Desde o início do mês, homens do Exército estão atuando no processo de pacificação no Complexo da Maré, na zona norte da cidade do Rio.
- Política Livre
- 22 Abr 2014
- 11:20h
Foto: Isabele Nascimento/Arquivo/CBN
Em entrevista ao jornal A Tarde, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), um dos líderes do movimento grevista da PM, disse acreditar que os cerca de 30 mil policiais militares e seus familiares vão se posicionar maciçamente contra os candidatos ligados ao governo do Estado nas eleições de outubro devido à paralisação e à prisão do vereador e também líder grevista Marco Prisco (PSDB). “A tropa está muito insatisfeita com o governador Jaques Wagner. Há uma frustração muito grande”, disse ao jornal Capitão Tadeu, que, segundo A Tarde, ainda recebe críticas pelas redes sociais devido à postura de assumir a liderança dos policiais depois da prisão de Prisco. Ele declara que, ao pedir o aquartelmento dos PMs no dia em que o vereador foi preso, evitou uma tragédia, pois os PMs estavam muito irritados e começavam a surgir propostas de invasão de prédios públicos. Também relatou que avisou ao governador Jaques Wagner (PT) em dezembro do ano passado que uma greve estava prestes a explodir, mas que o petista preferiu não lhe dar ouvidos, se limitando a pedir providências contra Prisco ao Ministério Público Federal, alegando sua participação no movimento de 2012, quando soube que havia uma nova mobilização pela paralisação.
- Ascom LCB
- 22 Abr 2014
- 11:08h
O presidente da LCB, Evilázio Nascimento dos Santos recebendo a premiação da coordenadora da Funarte (Foto: Divulgação)
A Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense, representada pelo seu presidente Evilázio Nascimento dos Santos, esteve na cidade de Cachoeira, onde recebeu das mãos da coordenadora de bandas da Funarte Rosana Lemos um instrumento musical. A premiação foi realizada no dia 12 de abril, sábado, às 20h, durante o Painel Funarte de Bandas de Música. A Lira foi contemplada com cinco instrumentos através do Prêmio Funarte de Apoio a Banda de Música, sendo: 01 Bombardino, 01 saxofone tenor, 01 saxofone alto, 01 trompete e 01 trompa , marca Yamaha. Também participou do evento o sr. Lucílio Meira, músico e membro da diretoria da Lira. Fizeram parte da cerimonia de entrega dos instrumentos as seguintes pessoas: Rosana Lemos Coordenadora de música da Funarte, José Luiz Bernardo Sec. de cultura e turismo de Cachoeira, Cassio Leonardo N. de Souza Lima e Arnaldo Almeida, Funceb. O Presidente da Lira ficou muito satisfeito de mais uma conquista para o nosso município e em especial para nossa querida “bandinha” “devemos agradecer primeiro a Deus por tudo, e aos nossos esforços junto com a Diretoria e aos parceiros como: a Diretoria de Cultura na pessoa do Sr. Miguel Lima Dias e do Prefeito municipal o sr. Aguiberto Lima Dias, pelo nosso deslocamento até o município de Cachoeira”. O programa, realizado por meio de edital, vai premiar 187 bandas, provenientes, das cinco regiões do país, com um total de 751 instrumentos.
- Divulgação
- 22 Abr 2014
- 10:25h
Divulgação
As manifestações de Junho de 2013 denotaram que há um grande fosso entre os poderes públicos e a sociedade no Brasil e que a mãe de todas as reformas para que tenhamos um país realmente justo, deve ser a reforma política, implicando em financiamento público de campanha, voto em lista e cotas para mulheres, negros, indígenas e jovens nas candidaturas dos partidos.
Por isso, seguindo orientação da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, criamos o comitê municipal para realizar em Brumado, o Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, de 1º a 7 de setembro deste ano.
E para fortalecer essa mobilização, queremos convidá-lo(a) para uma plenária, próximo dia 29 de abril, às 19:30 horas, na Biblioteca Municipal Paulo Freire (ao lado da ENSF), nesta Cidade, onde abordaremos a seguinte pauta:
1- Apresentação da proposta do Plebiscito.
2- Definição do dia para reunião periódica do Comitê.
3- Política financeira e de comunicação.
4- Agenda de formação.
- Divulgação
- 22 Abr 2014
- 10:11h
(Divulgação)
A família do jovem Thierre Amaral, ainda muito consternada com o seu falecimento, comunica que a Missa de Sétimo Dia da sua morte acontecerá nesta Quarta-feira, dia 23, às 07h00m na Igreja Santa Rita, localizada na Rua Donizete Alves de Lima, nº 30, no Bairro do Hospital.
- Da Redação
- 22 Abr 2014
- 10:02h
Abrir as torneiras a partir de junho vai ficar mais caro. Isso porque a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a implementar o reajuste anual das tarifas de água e esgoto, nos municípios onde atua, em 7,8%. O percentual será aplicado de forma linear sobre as tarifas vigentes e passará a vigorar a partir do dia 6 de junho. O valor cobrado por cada 10 metros cúbicos de água, o equivalente a 10 mil litros, aumentou em até R$ 4,40. Esse foi o caso das classes comercial/industrial e pública. Clientes residenciais pagarão até R$ 1,50 a mais por cada 10 mil litros de água. É o caso da classe residencial normal, que hoje para R$ 19,40 e passará a pagar R$ 20,90 por essa quantia de água (veja tabela completa nesta nota). Em média, o brasileiro gasta 200 litros por dia, o que significa que esses 10 mil litros são suficientes para 50 dias de um consumidor médio. Se dependesse da Embasa, o aumento na conta seria maior. No estudo encaminhado ao órgão regulador, a prestadora dos serviços pleiteou um reajuste de 12,12% (4,67% correspondem ao Índice de Reajuste Tarifário Anual – IRT -, mais 7,45% correspondente aos investimentos para a universalização dos serviços de água e esgoto). Mas a Agersa só permitiu a homologação do reajuste em 7,8% após análise dos dez indicadores de desempenho da concessionária. Segundo a Agersa, outro aspecto que foi levado em consideração, para a redução do percentual solicitado, foi a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém um número considerável de municípios cumprindo planos de racionamento de água. Ainda assim, o aumento concedido foi superior à inflação oficial de 2013, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano em 5,91%. Além da conta de água, o baiano passará a pagar um valor mais alto na conta de luz a partir dessa terça-feira. Esta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste médio de 15,35%.
- Estadão Conteúdo
- 22 Abr 2014
- 09:57h
A tomada inteligente, que promete reduzir em até 50% o consumo de eletricidade dos aparelhos, deve ser um estrondoso sucesso de vendas. Pelo menos é isso que mostra a campanha da empresa no Indiegogo, um site de financiamento coletivo norte-americano. A campanha encerrou-se recentemente e a proposta arrecadou, ao todo, US$ 67,16 mil – cerca de R$ 146 mil. Agora, os empreendedores da Alemanha por trás da ideia iniciam conversas com possíveis empresas interessadas em desenvolver parcerias com os criadores da tomada. Eles também imaginam nos próximos meses intensificar os testes e preparar a empresa para iniciar a produção. Como funciona. Hoje, boa parte dos aparelhos eletrônicos que usamos em casa fica no standby durante praticamente o dia todo. TVs ficam em geral 20h desligadas, telefones ficam 23h, e por aí vai. É esse desperdício que o Parce quer cortar. Para isso, ele guarda informações sobre o uso do aparelho e cria um perfil de sua utilização. Nos horários em que você utiliza mais, ele não interfere. Durante a madrugada ou a jornada de trabalho, ele corta a eletricidade. Cada aparelho precisa de Parce para economizar energia. Todas as estatísticas e padrões de consumo são colocadas na internet, e você pode acessá-los de onde estiver via smartphone. Se quiser ligar ou desligar um aparelho quando estiver fora de casa, é só fazê-lo pelo seu celular. Os seus padrões de consumo também geram um histórico que pode ser monitorado.
- Política Livre
- 22 Abr 2014
- 09:52h
(Foto: Reprodução)
As declarações do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, apontando responsabilidade da presidente Dilma Rousseff na compra da refinaria de Pasadena, quando ela era chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal, colocaram em saia justíssima o governador Jaques Wagner (PT). Gente próxima a Dilma voltou a pedir a Wagner a cabeça de Gabrielli, que ocupa o cargo de secretário estadual de Planejamento, ao passo que os lulistas de primeira hora, entre os quais se encontram o secretário de Wagner, acham que o ex-presidente da Petrobras não cumpriu mais do que sua obrigação, ao colocar, segundo eles, “os pontos nos iis”, na entrevista que deu ao Estadão.Em sua coluna Painel de hoje, a Folha de S. Paulo revela que aliados da presidente consideram que é maior do que o imaginado o estrago causado pela entrevista de Gabrielli. Temem, inclusive, que a oposição tenha ganho discurso para que uma eventual CPI da Petrobras foque sobre a responsabilidade de Dilma no caso e não no mau negócio em si. Daí a sanha dos aliados de Dilma em punir o secretário, pedindo a Wagner a sua cabeça, como já fizeram quando o assunto Pasadena veio a público pela primeira vez e a presidente Dilma disse que se baseou em documentação incompleta para aprovar a compra no Conselho de Administração da Petrobras. O problema é que Wagner é amigo tanto de Lula quanto de Dilma e a posição de Gabrielli no governo estadual não tem nada a ver com seu envolvimento no desastroso negócio executado pela estatal. Afinal, é exatamente pela compra de Pasadena que Gabrielli tem sido obrigado a vir a público constantemente dar explicações, processo em relação ao qual todas as responsabilidades, doa a quem doer, precisam realmente ser apuradas com absoluto rigor.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 21 Abr 2014
- 13:14h
O clima de tensão produzido logo após a deflagração da Greve da PM produziu um feriado de muita preocupação em Brumado que culminou em dois homicídios em pleno Domingo de Páscoa. Segundo informações não confrimada mais dois homicídios teriam acontecido neste feriado de Tiradentes em bairros periféricos da cidade. Para colocar ainda mais pressão nessa situação, a 20ª Coorpin voltou a cena policial, onde os presos ensaiam mais uma rebelião. A atmosfera voltou a ser de terror na capital do minério e a Polícia irá ter muito trabalho para solucionar estes casos. Ainda segundo informações tiroteios estão acontecendo no Bairro do Apertado do Morro e Urbis II, o que deixa a atmosfera de muita apreensão para as próximas horas. A população espera que a Polícia envie reforços para Brumado, pois a expectativa de novos homicídios na cidade é real.
- Brumado Urgente
- 21 Abr 2014
- 11:56h
(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
A raça Mangalarga é uma das preferidas dos sertanejos, que para enfrentar os grandes desafios da caatinga necessitam de animais muito fortes e resistentes. Então, dentro destas características, surge uma oportunidade de um bom negócio, de um exemplar da raça Mangalarga Marchador, o qual é mestiço e tem 5 anos de idade. O preço está muito convidativo e os interessados podem entrar em contato pelo celular (77) 9986-5847.
- Da Redação
- 21 Abr 2014
- 10:48h
Foto: Reprodução
A partir de amanhã começa a valer o reajuste da tarifa de energia para consumidores residenciais e empresariais da Bahia aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nas residências, a conta vai aumentar 14,82%. Já entre as empresas, será de 15% para consumidores de baixa tensão e 16,04% para os de alta tensão. O aumento será sentido integralmente na fatura do mês de maio. Segundo a Aneel, são 5,3 milhões os consumidores afetados, localizados em 415 municípios da Bahia. Ficam de fora as cidades de Jandaíra e Rio Real, que são abastecidas pela companhia elétrica sergipana Sulgipe. O reajuste médio, de 15,35%, aprovado pela Aneel, ficou abaixo do pedido pela Coelba, que era de 18%. A companhia alegou que o principal item de custo na composição desse aumento foi a compra de energia, que teve elevação de cerca de 17%, além de despesas dos últimos 12 meses que precisaram ser cobertas. Além da Bahia, a Aneel concedeu ontem reajuste a outras três companhias elétricas, localizadas em Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará.
- Política Livre
- 21 Abr 2014
- 10:24h
A partir de amanhã começa a valer o reajuste da tarifa de energia para consumidores residenciais e empresariais da Bahia aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nas residências, a conta vai aumentar 14,82%. Já entre as empresas, será de 15% para consumidores de baixa tensão e 16,04% para os de alta tensão. O aumento será sentido integralmente na fatura do mês de maio. Segundo a Aneel, são 5,3 milhões os consumidores afetados, localizados em 415 municípios da Bahia. Ficam de fora as cidades de Jandaíra e Rio Real, que são abastecidas pela companhia elétrica sergipana Sulgipe. O reajuste médio, de 15,35%, aprovado pela Aneel, ficou abaixo do pedido pela Coelba, que era de 18%. A companhia alegou que o principal item de custo na composição desse aumento foi a compra de energia, que teve elevação de cerca de 17%, além de despesas dos últimos 12 meses que precisaram ser cobertas. Além da Bahia, a Aneel concedeu ontem reajuste a outras três companhias elétricas, localizadas em Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 21 Abr 2014
- 10:04h
O autor de um dos homicídios foi preso pela Polícia (Foto: Divulgação Polícia Civil)
A Páscoa, que uma das festas mais tradicionais do Cristianismo, acabou se transformando de um dia que era para ser de alegria e confraternização entre as famílias em um dia de luto em Brumado, já que dois homicídios ocorreram na cidade em cerca de 12 horas, os quais vieram a mostrar que a violência na cidade continua alta. O primeiro homicídio ocorreu no Loteamento Bom Jesus, na Rua Machado de Assis, no Bairro da Urbis II, onde o adolescente Reinaldo Cerqueira Viana Júnior (16), foi alvejado enquanto conduzia uma motocicleta. Os disparos foram dados na cabeça e a vítima veio a falecer no local. Já por volta das 20h40m, outro homicídio ocorreu praticamente no mesmo local, só que desta feita a vítima foi Ivanildo santos correia Filho, que teve a sua residência invadida e levou vários disparos, morrendo também no local. O clima é ainda de tensão e a Polícia teve que agir rapidamente e conseguiu prender o autor da morte do adolescente, Carlos Henrique Meira Santana, que segundo informações confessou ter sido o autor dos disparos. Com ele foi encontrada uma arma, tipo espingarda, tipo chumbeira, a qual pode ter sido utilizada no crime. As motivações dos dois homicídios pode ter ligação com o tráfico de drogas.
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 20 Abr 2014
- 10:02h
O idoso ficou ferido e precisou ser removido para o Hospital Magalhães Neto (Foto: Darlan Ribeiro / Brumado Urgente)
O trânsito em Brumado continua fazendo vítimas e causando muita preocupação para as autoridades, já que o número de acidente, principalmente nos finais de semana, é alto. Na tarde deste sábado (19), um idoso foi atropelado por um motociclista na Av. Centenário. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, ele foi atravessar a rua, na altura do Bazer Líder, quando a motocicleta o atingiu. Tanto ele quanto o motociclista se feriram e foram atendidos pelas equipes do Samu 192 e, em seguida, foram removidos para o Hospital Professor Magalhães Neto para receberem atendimento médico. O local é perigoso e requer muita atenção dos pedestres, já que os veículos passam em velocidade às vezes excessiva.