Caetité: Adolescentes cometem ato de atrocidade ao explodir e matar um gato

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Mai 2014
  • 13:02h

O gato morreu na hora e teve partes do corpo mutiladas com o impacto da explosão (Foto: Jorge Santana | Sudoeste Bahia)

Afirmar que existem seres humanos que são verdadeiros “animais”, não seria tão irracional, já que alguns fatos dão consistência a isso, pois não existem desculpas quando o assunto é maus tratos a essas criaturas indefesas. Na manhã desta sexta-feira (16), um fato extremamente reprovável e, por que não dizer, abominável, ocorreu no Bairro Nossa Senhora da Paz em Caetité, onde um grupo de adolescentes, totalmente inconsequentes, amarraram duas potentes bombas juninas e acionaram uma espécie de mecanismo caseiro de explosão, o que acabou mutilando o animal, além de causar a sua morte instantânea. Indo às raias do inconcebível, eles fizeram uma espécie de ritual de zombaria ao ver a morte e a agonia do indefeso felino. O caso foi levado a Polícia que garantiu que irá a busca dos autores dessa atrocidade, que irão responder pelo crime de maus tratos aos animais. 

Brumado: Programa Saúde em Movimento terá início no próximo dia 28

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Mai 2014
  • 12:08h

O secretário Claudio Feres destacou a importância da realização do Saúde em Movimento em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A parceria entre a Prefeitura de Brumado e a Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia oportunizou a vinda do Programa “Saúde em Movimento” para Brumado, o qual acontecerá dos dias 28 até o dia 06 de junho, tendo como base o Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro. Na tarde desta quinta-feira (15) na Sala de Treinamento do Paço Municipal, aconteceu uma reunião para definir as estratégias de ação, onde estiveram presentes inúmeros agentes de saúde e funcionários da Atenção Básica. A reunião foi presidida pela coordenadora da equipe médica da Sesab, oftalmologista Dra. Fabíola Mansur, que explicou detalhes do referido programa, que em Brumado realizará 7 mil exames e cerca de 2.500 cirurgias de catarata. O público alvo será de pessoas acima de 60 anos dos 20 municípios da microrregião, que apresentem deficiências de visão, como glaucoma e retinopatia diabética, os quais, caso sejam diagnosticados com a catarata, passarão sequencialmente pelo procedimento cirúrgico. A coordenadora médica da Sesab, Dra. Fabíola Mansur explicou ao Brumado Urgente que “este programa é modelo para todo o Brasil, devido ao seu alto índice de resolutividade, que chega a 95%, onde os pacientes recebem o implante intraocular de lente dobrável, melhorando substancialmente a qualidade de vida dos mesmos. Brumado agora será contemplada e nossa equipe estará aqui durante esses dez dias, numa ação muito importante para os 20 municípios que são atendidos aqui em Brumado”. Ela ainda destacou que “esse estratégia é um grande sucesso que já realizou mais de 120 mil cirurgias de catarata no estado, além de 300 mil exames. Virão duas carretas para cá, uma clínica e outra cirúrgica, onde estará atuando uma equipe de 97 profissionais, sendo 22 médicos e anestesistas, sem onerar custos para o município, o que vale a pena ser ressaltado”. 

A coordenadora médica da Sesab, Dra. Fabíola Mansur, explicou detalhes das ações que serão desenvolvidas nos dez dias em que as equipes do Saúde em Movimento estarão em Brumado (Foto: Daniel Simurro |

O que é bom dura pouco: Erro de sistema da Gol provoca frenesi digital

  • Da Redação
  • 16 Mai 2014
  • 11:32h

(Imagem: Reprodução)

Um erro no sistema de vendas da companhia aérea Gol na madrugada e manhã desta quinta-feira (15) fez despencar o valor das passagens aéreas. A informação sobre a falha, espalhada rapidamente através das redes sociais, fez com que o site ficasse congestionado por conta do grande número de pessoas tentando encontrar tarifas mais baixas, segundo o jornal O Dia. O erro, segundo a empresa, foi na cotação do dólar, taxado em em R$ 0,22, em vez de R$ 2,22, valor correto. Passagens para Buenos Aires foram vendidas a R$ 224, e clientes encontraram passagens para Miami, nos Estados Unidos, a R$ 655, segundo a publicação. Alguns voos para Nova York chegaram a ser vendidos por R$ 400, por R$ 260 para Orlando, na Flórida, R$ 89 para Santiago, no Chile, e R$ 210, para Punta Cana, na República Dominicana. A mais barata ficou para Montevidéu, no Uruguai, que saiu por apenas R$ 55. A companhia informou que quem comprou as passagens no valor mais baixo não devem ser prejudicados. “Houve uma falha no sistema de vendas da companhia. O problema já foi solucionado e os bilhetes vendidos serão honrados”, informou a empresa.

Vereador Alessandro Lôbo solicita implantação de estação de piscicultura familiar

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 16 Mai 2014
  • 11:12h

O vereador Alessandro Lôbo explicou a importância do projeto durante seu pronunciamento na tribuna livre (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A piscicultura refere-se ao cultivo de peixes, principalmente em água doce, sendo uma atividade praticada há muito tempo. No Brasil costuma ser desenvolvida em propriedades rurais, na maioria em fazendas que são dotadas de açudes ou represas. É uma atividade que oferece geração de renda a pequenos produtores, através de pequenos investimentos e é muito rentável, sem dizer que o retorno é bem rápido. Ao contrário da pecuária, que apresenta um custo alto. Com o propósito de oferecer essa opção para os moradores da zona rural, em especial os que residem nas proximidades da barragem de Cristalândia, o vereador Alessandro Lôbo deu entrada em proposição solicitando da administração municipal a implantação de uma estação de piscicultura familiar na referida barragem, tendo como parceira a Bahia Pesca. Em sua justificativa o parlamentar destacou que a implantação dessa estação irá ofertar aos residentes nas localidades próximas a barragem uma fonte de renda, em especial aos que vivem em risco social,   “Precisamos desenvolver projetos que garantam fonte de renda e estejam inseridas dentro da realidade dessas famílias e a piscicultura já é uma atividade desenvolvida, porém sem metodologia. É necessário o acompanhamento e métodos de trabalho para que a produção seja revertida em lucro e tenha continuidade”, pontuou Alessandro Lôbo.

Brumado: Obra de pavimentação de importantes vias da cidade se iniciou na noite desta quinta-feira

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Mai 2014
  • 09:56h

Os operários foram impedidos de iniciar os serviços no horário estipulado porque vários caminhões e ônibus estavam estacionados no local das obras (Fotos: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Uma das principais reivindicações da população de Brumado começou a ser literalmente atendida na noite desta quinta-feira, onde a CCM – Construtora Centro Minas iniciou os serviços de pavimentação na altura do Ginásio Municipal Antônio Alves Ribeiro, na Av. Centenário, os quais só não foram operacionalizados no horário previsto, devido à desobediência civil de vários motoristas que teimaram em deixar os seus caminhões estacionados na área de abrangência da obra, que, além da Av. Centenário, vai compreender também as ruas Antônio Mourão Guimarães e Tibério Meira e, por fim, a Av. Coronel Santos, após a linha férrea até a ligação com a rótula da BA-262. Cerca de 60 operários estarão em ação provavelmente até a próxima quarta-feira (21), prazo previsto pelos engenheiros da construtora para o término dos serviços, os quais estão sendo feitos em parceria entre o DNIT e a Prefeitura Municipal, que ficará encarregada de pavimentar a Rua Marcolino Moura e as praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira. Agentes do SMTT, juntamente com o superintendente Clidemar Risério, estarão coordenando o trânsito durantes as obras e solicitam dos motoristas paciência já que o tráfego ficará limitado nas referidas vias durante o período noturno.  

Os agentes do SMTT irão fazer o controle do tráfego no período em que os serviços estiverem sendo realizados (Foto:Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Vereador Weliton Lopes faz Moção de Pesar pelo falecimento de Dom Homero

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 16 Mai 2014
  • 09:32h

(Foto: Reprodução)

No último dia 08 de maio Brumado perdeu um de seus grandes representantes religiosos com o falecimento de Dom Homero Leite Meira, aos 83 anos de idade, após uma vida de devoção e comprometimento com a fé e o cristianismo. Como forma de homenagear pessoa tão ilustre e digna de imenso respeito o vereador Weliton Lopes realizou Moção de Pesar que deverá ser encaminhada a família de Dom Homero, a Paróquia Bom Jesus de Brumado e as Dioceses de Caetité e Irecê. A Moção foi apresentada na sessão da última segunda-feira (12) sendo aprovada por unanimidade, quando todos os parlamentares exaltaram o trabalho de Dom Homero Leite Meira, sua simplicidade e dedicação à igreja, solicitando ao vereador autor da proposição autorização para subscreverem a homenagem. “Agradeço a todos pela aprovação da Moção e com certeza autorizo a todos a assinarem na mesma, visto a grande importância de Dom Homero Leite Meira para toda comunidade católica, pela sua abnegação, dedicação e comprometimento. Seu falecimento nos trouxe muita tristeza, mas também a certeza de que estará sempre orando por todos nós”, salientou Weliton Lopes.

Final de semana será de chuva com temperaturas amenas na Bahia

  • Da Redação
  • 16 Mai 2014
  • 08:07h

Entre esta sexta-feira (16) e domingo (18), as condições do tempo na Bahia seguem influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-leste do estado, que abrange as regiões do Recôncavo, nordeste, sul e parte das regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, quem continua a interferir no clima é a umidade vinda do Oceano Atlântico. Assim, o predomínio é de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Além disso, uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro também deve intensificar os ventos que sopram do oceano, o que pode trazer mais umidade e, consequentemente, chuvas para as regiões mais próximas ao litoral. Por outro lado, nas regiões oeste, São Francisco e norte (que estão na faixa centro-oeste), quem deve manter o céu ensolarado e com poucas chances de chuvas é uma massa de ar seco. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite, há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, principalmente, na área norte baiana, onde os índices de umidade do ar estão mais elevados.

6 mil fichas sujas estão impedidos de disputar eleições, diz TCU

  • Agência Brasil
  • 16 Mai 2014
  • 07:55h

Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes (Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, encaminhará até junho ao novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, uma lista com cerca de 6 mil gestores que estarão impedidos de participar das próximas eleições. Segundo Nardes, a relação está em fase final de preparação. “É uma lista de condenados pelo TCU, chamada ficha suja, das pessoas que não têm as contas aprovadas em todo o país. É significativo, mas além de fazermos a avaliação da legalidade, avaliamos a questão da governança e da qualidade dos serviços prestados”, disse Nardes. Ele participou do lançamento do portal Fiscaliza Rio 2016, criado pelo TCU e pelos tribunais de contas do Estado do Rio e do Município do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, o presidente do TCU disse que o país terá decepções com a Copa e destacou que em torno de 50% das obras prometidas não foram concluídas. “Estive em Cuiabá e fiquei impressionado. Está uma praça de guerra”, disse. Nardes também citou dificuldades nos aeroportos de São Paulo, Rio, Fortaleza e Belo Horizonte. “Espero que a Copa seja um sucesso até pelo jeitinho dos nossos atletas, que nesse aspecto é positivo. Mas no jeitinho de fazer as obras no Brasil, com certeza estamos deixando a dever no sentido de apresentar para a sociedade uma solução melhor”, avaliou. Para Nardes, o visitante passará por constrangimentos no transporte durante o torneio provocados pela falta de planejamento.

Condeúba: Nem padre está sendo perdoado pela criminalidade

  • Com informações do JFC
  • 15 Mai 2014
  • 18:53h

(Fotos: Eder Silva | Folha de Condeúba)

O Padre Padre Ivanildo Araújo Souza, de São João do Paraíso (Minas Gerais) e o seu motorista, sofreram um sequestro relâmpago nesta quarta-feira (14). Após algumas horas do início do sequestro, o sacerdote foi encontrado pedindo ajuda a moradores no Distrito do Alegre em Condeúba por volta das 21 Horas.Segundo moradores, o padre relatou que não foi violentado fisicamente mas, o seu motorista recebeu uma coronhada na cabeça. Foi montada uma emboscada por cerca de oito homens fortemente armados que estavam em duas caminhonetes e duas motos quando estava indo fazer uma celebração. Após receber ajuda dos moradores do distrito, eles foram encaminhados ao Hospital Municipal de Mortugaba pela Polícia Militar da cidade e posteriormente levados a São João do Paraíso.Os bandidos subtraíram uma quantia em dinheiro de aproximadamente R$ 500,00 (Quinhentos Reais); havia também no veículo um pote com hóstias da Igreja. Nesta Quinta-Feira (15). moradores da região identificou o veículo do Sacerdote, modelo Fiat Strada com placa policial de Janaúba na Lagoa do Curral, no território baiano. A Polícia Militar faz rondas pela região, mas até o momento não localizou nenhum suspeito pelo crime. A CIPE-Sudoeste (Antiga CAEGS) já se encontra a caminho da cidade para intensificar as rondas. Há ainda uma suspeita por parte da polícia de que o padre foi confundido com um fazendeiro da região por terem veículos iguais.

S.O.S Dog: Pequinês perdido procura o seu dono

  • Divulgação
  • 15 Mai 2014
  • 18:49h

(Divulgação)

Procura-se o dono deste pequinês mestiço que foi encontrado na Av. Otávio Mangabeira arrastando a coleira e correndo risco de ser atropelado. Maiores informações, entrar em contato pelo tel: 9992-2367.

Abaixo-assinado pedindo impeachment de Dilma ultrapassa meio milhão de assinaturas

  • Da Redação
  • 15 Mai 2014
  • 17:58h

(Foto: Reprodução)

Hospedada no site Avaaz, uma petição pedindo o impeachment da presidente Dilma atingiu, hoje, mais de 500.000 assinaturas. Circulando há meses nas redes sociais, o abaixo-assinado assim se justifica: "O PT, Partido dos Trabalhadores, hoje representado pela presidente Dilma, trouxe o mal estar para nação. A presidente Dilma, que foi eleita pelo povo brasileiro, está nos traindo e dando continuidade ao idealismo esdrúxulo do PT. A copa do mundo comeu bilhões de reais que poderiam ter sido aplicados na saúde, na educação e em infra-estrutura. Nós brasileiros, estamos cansados dessa hipocrisia".Ao explicar-se na seção "Por que isto é importante?", descreve o texto: "Para acabar com a corrupção, desvio de dinheiro público, sucateamento da saúde, das estradas, da educação, segurança pública e outros". 

Por Escrito: Aldenes Meira é tido como um dos nomes mais cotados para assumir uma cadeira na ALBA

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Mai 2014
  • 17:12h

Aldenes Meira (à direita) ao lado do seu irmão Agno Meira que é vereador em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, o brumadense Aldenes Meira é, segundo o experiente jornalista Luís Augusto Gomes, do renomado Blog “Por Escrito”, um dos nomes mais prováveis, dos que ainda não são deputados estaduais, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Aldenes Meira tem uma vasta história de luta em vários movimentos sociais em que o PC do B participava, quando estudante em Brumado, participou de várias ações importantes, sendo um dos grandes articuladores para a realização do FEMP – Festival Estudantil de Música Popular de Brumado. Ele que foi para Itabuna em busca de novas oportunidades de trabalho, acabou ganhando musculatura em sua vida pública, se tornando presidente da FETAG e COOTEBA, o que lhe deu reconhecimento para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, onde, em 2012, se elegeu vereador e, em apenas 2 anos, já se tornou presidente de uma das Casas Legislativas mais importantes da Bahia, já que Itabuna está entre as cinco cidades mais representativas do Estado. A análise de Luís Augusto Gomes vem ressaltar uma tendência de renovação na ALBA, onde novos nomes devem figurar no plenário a partir de 2015. Ainda figuram na lista Raimundo Nonato Bobô (PCdoB), Luciano Simões Júnior (PMDB), o radialista Lucas Bocão (PTC), do Extremo Sul, João Rabelo (PRP), que estava no governo do prefeito Paulo Cezar, e a ex-vereadora Olívia Santana (PCdoB).

 

Brumado: Professor Manuel Castrillon garante estar totalmente preparado para dirigir o Campus XX

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Mai 2014
  • 13:02h

O professor Manuel Castrillon promete dar continuidade à sua luta em prol da melhoria sistemática da Uneb de Brumado (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Nomeado há nove anos para exercer a docência na Uneb em Brumado, o professor José Manuel Castrillon, que, atualmente, está exercendo a direção interina da entidade, parte, agora, para uma nova etapa, já que é candidato nas eleições para a nova direção do Campus XX, as quais acontecerão no próximo dia 21. O Brumado Urgente foi recebido carinhosamente pelo professor, que respondeu de forma muito convicta aos questionamentos. Primeiramente ele fez questão de esclarecer que “estamos atuando à frente do campus já há 1 ano e 2 meses de forma interina, o que nos deu uma bagagem ainda maior para galgar o cargo de diretor, já que a história da Uneb em Brumado está amalgamada à minha, já que estou aqui há nove anos, então criei uma identidade muito grande com a cidade, com os alunos e com toda a complexidade deste campus, que ainda tem muitos desafios”. Ele ainda destacou que “o desenvolvimento no Brasil e na Bahia acontece de uma forma heterogênea, então diante desse quadro, podemos dizer que Brumado é a bola da vez, já que tem se desenvolvido de forma muito acentuada, pois o município possui uma localização estratégica, que facilita o acesso a diversas regiões do país, então, diante dessa projeção tão positiva, queremos dar a nossa parcela de contribuição para que o campus XX venha a se tornar um dos maiores polos de educação superior de toda a região. Ainda diante disso devemos destacar a boa vontade extrema do magnífico reitor, o professor José Bits de Carvalho, que vem acenando muito positivamente para que os nossos pleitos sejam alcançados”.

 

 

As eleições no Campus XX da Uneb de Brumado acontecerão no próximo dia 21 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

 

Questionado sobre os grandes desafios para que essa projeção se estabeleça, Castrillon respondeu que “podemos dizer que a construção da sede própria é o maior, já que o campus ainda funciona em um espaço alugado. Com a sede própria teremos mais cursos, ofereceremos mais empregos e fundamentaremos ainda mais a qualidade educacional no município, que teve grandes avanços, concomitantemente, após a implantação do Curso de Letras, que formou grandes profissionais. Ele ainda pontou outros pontos de sua plataforma relatando que “vamos buscar com muito empenho fixar o Curso de Direito em Brumado, já que a autorização atual de funcionamento ainda está ligada à Uneb de Camaçari, mas precisamos consolidar esse curso por aqui; precisamos criar base de pesquisa para crescermos na Pós-graduação “stricto sensu”, essa será outra bandeira importantíssima de nossa gestão; conceder acesso aos nossos alunos ao programa federal “Brasil sem Fronteiras” e, dentro disso, ampliar também os cursos de idiomas como inglês, espanhol e francês; melhorar a qualidade de nossa residência universitária; ampliar a democracia interna, formando uma plenária departamental; a capacitação constante dos técnicos também ocupará um espaço importante; melhorar a logística de nosso departamento; trazer novos projetos e, enfim, buscar uma otimização constante do Campus XX de Brumado, já que o cargo de diretor é uma espécie de síndico”.

 

Castrillon empenhou a sua palavra que irá fazer o máximo para que a Uneb de Brumado atinja o seu ideal de grandeza (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Tempos Modernos: Esposa descobre traição do marido por meio de uma multa de trânsito

  • Brumado Urgente | Vi na Internet
  • 15 Mai 2014
  • 11:17h

(Montagem: Brumado Urgente)

Roberto Pocai, morador da cidade paranaense de Pato Branco, cometeu uma infração de trânsito, mas arranjou dois problemas. Quando a multa chegou em casa, a foto mostrava uma mulher na garupa da moto dele. Detalhe: parece que a moça em questão não era a esposa. Para se vingar do marido e cobrar da moça, a esposa postou a foto da notificação da multa no Facebook. A foto está acompanhada do seguinte texto: "Você, jovenzinha que esta na garupa desta moto, solicito sua presença aqui em Pato Branco, para pagar a multa. Você, jovenzinha, veja, foi filmada em infração. O condutor, já não jovenzinho, se diz meu marido, estava em adrenalina por estar em sua companhia. Mas a multa esta aqui, venha aqui se apresentar. A espero!" Não é difícil imaginar o que aconteceu: a foto teve dezenas de curtidas e comentários e já foi compartilhada por mais de 1800 usuários no Facebook. Não bastasse ter que pagar a multa, o morador da cidade paranaense precisou se explicar em casa e agora teve a história viralizada numa rede social. 

Brumado: Vereadores petistas muito empolgados com a proximidade da campanha eleitoral

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Mai 2014
  • 11:05h

Zé Carlos de Jonas (esquerda) e Catoze (direita) ao lado dos deputados Waldenor e Zé Raimundo durante ato político do PT em Salvador (Foto: Assessoria Parlamentar)

Os vereadores petistas José Carlos de Jonas e Catoze estiveram participando do ato político realizado pelo Partido dos Trabalhadores no Hotel Fiesta em Salvador na última segunda-feira (12), onde esteve presente o ex-presidente Lula. Acompanhados dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), os dois estreitaram ainda mais as relações, mostrando estar totalmente sintonizados com os rumos e o planejamento que a legenda está tomando na busca da sucessão da presidente Dilma Rousseff e da vitória do pré-candidato Rui Costa na Bahia. Comprovando serem soldados fiéis, Zé Carlos de Jonas e Catoze mantiveram importantes contatos e realizaram vários encontros com lideranças, visando também a campanha do deputado Waldenor em Brumado, já que os dois confirmaram que serão muito atuantes nesse sentido. “Waldenor é uma deputado muito atuante que já fez muito por Brumado e região, então será um grande prazer dar a nossa contribuição para que ele continue com seu mandato parlamentar, já que, com isso, o nosso município poderá continuar firme na trilha do desenvolvimento, pois a sintonia com o Governo do Estado e o Governo Federal é muito positiva nesse sentido”, expressaram os dois parlamentares ao Brumado Urgente. Eles também relataram que “já estamos formatando o nosso planejamento para atuar na época da campanha, pois com muito orgulho vamos trabalhar para reeleger Dilma e Waldenor e colocar o competente Rui Costa para dar continuidade ao trabalho de Wagner que revolucionou a nossa Bahia. Estamos muito confiantes, pois a população reconhece os grandes avanços que esse grupo proporcionou e está proporcionando para a nossa cidade”.