Justiça Federal condena quadrilha que assaltou Banco do Brasil e Correios em Ibiassucê

  • MPF
  • 08 Ago 2014
  • 15:53h

(Foto: Sudoeste Bahia | Composição: Brumado Urgente)

A Justiça Federal condenou oito pessoas acusadas de participar de assaltos simultâneos às agências do Banco do Brasil e dos Correios no dia 29 de agosto de 2011, no município de Boa Nova, localizado a 438km de Salvador. Com base na denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), foram atribuídas as práticas de roubos e crime de quadrilha armada a Walter Pereira Carvalho Junior, Edson dos Santos, Sérgio da Anunciação Santos, Josenei de Jesus Santos, Denis Cortes Campo, Vilmar Florêncio Silva, Adilson Souza Lima e apenas a de quadrilha armada para Ana Cláudia Ribeiro dos Santos.Os acusados cumprirão penas que variam entre 11 anos e três meses a 16 anos e três meses de reclusão, sendo considerado o tempo já decorrido em prisão preventiva. Apenas Ana Cláudia dos Santos teve sua pena substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento do valor de cinco salários mínimos a uma entidade com fins sociais. A condenação ainda não é definitiva, pois o MPF recorreu para aumentar a pena dos réus.A partir das investigações, foi comprovado que os réus renderam dois policiais, roubaram suas armas, coletes, carregadores e munições e colocaram os reféns no fundo da viatura enquanto se dirigiam às agências para realizarem os assaltos. No Banco do Brasil, eles levaram cerca de 466 mil reais e, nos Correios, a quantia aproximada de 23 mil reais. Em seguida, durante a fuga, queimaram alguns carros utilizados e tomaram um caminhão na BR 030, ateando fogo no veículo para bloquear a estrada. Policiais foram acionados e avistaram os assaltantes em um matagal, onde conseguiram fugir, mas abandonaram armas, munições, coletes e um saco com aproximadamente 405 mil reais.Dois dias depois, os assaltantes fizeram quatro pessoas reféns na Fazenda Boa Esperança, ainda em Boa Nova, e só as liberaram depois de assaltar um homem na estrada e levar seu celular e carro para realizarem a fuga, porém apenas Edson dos Santos continua foragido. A investigação também confirmou a união dessas pessoas para praticar roubo a instituições financeiras e tráfico de drogas, além da efetiva prática de crimes contra o patrimônio de agências bancárias em Boa Nova e em Ibiassucê, a 733km da capital baiana. A atuação do MPF contou com a atuação do Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (GARCIF) e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.

Filme Triste: Sede da PM Comunitária é despejada por falta de pagamento do aluguel

  • Com informações do Manifesto Cidadão | WG
  • 08 Ago 2014
  • 15:34h

(Foto: Reprodução)

Infelizmente, parece piada, mas, não é. O prédio que abrigava o pelotão local da 60ª CIA PM em Wenceslau Guimarães está fechado já há alguns dias. Com corrente e cadeado colocados pelos proprietários do imóvel, as informações dão conta que o motivo do fechamento é a falta de pagamento por parte da Prefeitura Municipal. Ainda segundo as informações as contas de energia e água também estão em atrasos, o que incorreu no corte desses serviços. Essa situação é mais uma comprovação da situação caótica que se encontra o sistema de segurança pública na Bahia, tendo várias cidades em situações parecidas, sem policiamento nas ruas e com os bandidos “fazendo a festa” e roubando ao melhor estilo “velho oeste”. Estado e municípios não se prepararam para o fenômeno da interiorização da violência e agora a população é quem está “pagando o pato”. 

INSS ampliou concurso para 4.730 vagas

  • (FFC)
  • 08 Ago 2014
  • 15:01h

(Divulgação)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou o número de vagas que será pedido para o concurso público que está em fase de aprovação no Ministério do Planejamento. De acordo com o Folha Dirigida, ao invés de 3.080 oportunidades, agora serão solicitadas 4.730 vagas. Caso o pedido seja aprovado, 2 mil vagas serão para técnico do seguro social, 1.150 para médico perito e outras 1.580 vagas serão para analista do seguro social. O cargo de técnico do seguro social requer o nível médio e tem remuneração de R$4.400,87. A função de perito médico exige graduação em Medicina e inscrição no conselho regional da categoria e os salários são R$10.056,80. Já o cargo de analista requer formação superior (várias áreas) e tem rendimentos de R$7.147,12, sendo R$373 de auxílio-alimentação. O último concurso realizado pelo INSS aconteceu em 2011 e teve uma oferta de 1.500 vagas para técnico e 375 para médico perito, sob organização da Fundação Carlos Chagas 

Cidadania: Plebiscito Popular em Brumado

  • Divulgação
  • 08 Ago 2014
  • 12:32h

Divulgação

Na semana da pátria, do dia 1º ao dia 7 de setembro, em todo o Brasil, será realizado o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para a Reforma do sistema político. Em Brumado as urnas serão espalhadas colocadas em locais de grande movimento, como a feira livre , para que o povo responda sim ou não para a construção de uma Constituinte exclusiva e soberana, composta por cidadãos eleitos exclusivamente para mudar este sistema político que tanto desagrada a população. A iniciativa, dos movimentos sociais, nasceu após as manifestações populares de junho de 2013, quando a população bradou nas ruas todas as insatisfações. Os movimentos sociais acreditam que para mudar o Brasil, a primeira reforma deve ser a reforma política, "mãe de todas as reformas", como denominam. Porém, as forças conservadoras da política nacional não aceitam as mudanças que irão representar verdadeiros obstáculos para a corrupção e para amoralidades, infelizmente tão comuns no cenário político atual. A Reforma Política aperfeiçoará a Democracia, trazendo uma representatividade fiel ao povo brasileiro no Congresso Nacional, onde hoje dos 594 parlamentares eleitos em 2010, 273 são empresários, 160 compõem a bancada ruralista, 66 são da bancada evangélica e apenas 91 parlamentares são considerados representantes dos trabalhadores, maioria da população brasileira.  Além disso, as mulheres - que são maioria na população - ocupam apenas 9% dos mandatos na Câmara dos Deputados e 12% no Senado

Brumado: 'Playboyzinho do Crime' que aterrorizava mulheres na região é apreendido pela Polícia

  • Brumado Urgente
  • 08 Ago 2014
  • 11:49h

(Composição Ilustrativa: Brumado Urgente)

O ato de delinquir em Brumado e região tem uma participação muito alta de menores de idade, os quais alegam que o sistema os favorece deixando-os impunes. Um grande número de ocorrências policiais aponta a participação de adolescentes infratores, o que mostra que existe um grande vácuo social nessa área. Desta feita, por meio de uma operação policial, que teve a participação de agentes da 20ª Coorpin e policiais da 34ª Cipm, que cumpria um mandato de busca e apreensão do juiz Cláudio Claudio Augusto Dalto de Freitas, da 1ª Vara de Infância de Vitória da Conquista, um dos menores infratores que vinha “aterrorizando” as mulheres da região, foi tirado de circulação, quando estava viajando em um ônibus intermunicipal. Segundo as informações da Polícia, ele que tem as iniciais R.J.A, possui 17 anos e já praticou inúmeros delitos em Brumado e Vitória da Conquista, onde chegou a esfaquear uma senhora de idade. Preferindo mulheres como vítimas, ele, na maioria das vezes, atua de forma solitária. Nascido em Minas Gerais, ele é conhecido como “Playboyzinho do Crime”, pois costumava fazer assaltos a carros caros, usando os veículos nos finais de semana só para ir “curtir” na zona rural, entre Paramirim e Caturama. O menor já está à disposição da Justiça e deverá ser reencaminhado para a Casa de Acolhimento “Na Varanda”, em Vitória da Conquista, de onde tinha escapado.  

Brumado: Ações de vândalos prejudicam o abastecimento no Distrito de Itaquarai

  • Informações da Embasa
  • 08 Ago 2014
  • 11:11h

(Composição: Brumado Urgente)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que ação de vândalos registrada na noite desta quinta, 07, provocou danos na rede de distribuição de água e afetou o abastecimento em Itaquaraí (Brumado). Técnicos da empresa já estão trabalhando para restabelecer o fornecimento integral de água para a localidade. A Embasa informa ainda que está tomando as medidas de segurança cabíveis a fim de evitar ações de vândalos no local.

Brumado: Bandidos voltam a invadir residências

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 08 Ago 2014
  • 10:28h

(Composição: Brumado Urgente)

Um ato criminoso que não estava ficando fora da pauta da criminalidade era a invasão de residências por parte dos meliantes, agora, começa a figurar novamente na página policial da capital do minério. Após uma invasão de uma casa no Bairro Santa Tereza, onde os bandidos ameaçaram com uma faca um criança de 8 anos de idade, outra ocorrência dessa natureza aconteceu, desta feita, no Bairro Baraúnas, próximo ao Posto Policial. Segundo informações obtidas junto à Polícia, dois assaltantes invadiram uma residência próximo ao Posto de Saúde por volta das 15 horas desta quinta-feira (07) e levaram vários objetos do interior da mesma, entre eles um celular da marca LG 410F, uma aparelhagem de som da marca Gradiente além de um cartão bancário. A Polícia investiga se existe alguma relação entre os dois roubos. 

Zé Ribeiro e Waldenor promoverão encontro na noite desta sexta-feira (08)

  • Divulgação
  • 08 Ago 2014
  • 10:06h

(Divulgação)

A coordenação das campanhas do deputado federal Waldenor Pereira e do candidato a deputado estadual Zé Ribeiro estarão realizando na noite desta sexta-feira (08), a partir das 19h00m, no Espaço Trico, na Av. Apio Cardoso, no bairro Santa Tereza, um encontro com simpatizantes e adeptos, o qual visa dinamizar a campanha dos dois em Brumado. Serão apresentadas propostas e haverá também debates para a continuidade da campanha na cidade. 

Convite: CEMNAS-COC

  • Izidy Ramel - Comunicação
  • 08 Ago 2014
  • 09:33h

Vem aí nesta sexta-feira, 08 de agosto de 2014, às 17h30min no Pátio das Mangueiras, mais um “Deixa Tocar” com muitas novidades.

 

Ainda festejaremos o Dia dos Pais e dos Estudantes.

 

Muita música boa com os talentos do CEMNAS, um show de música que não vai deixar ninguém parado!

 

Você não pode perder! Vai ser bom demais!

O Preço da Fila: Cliente vai ser indenizado em R$ 4 mil por ficar mais de 1 hora em fila de banco

  • Da Redação
  • 08 Ago 2014
  • 07:17h

(Composição: Brumado Urgente)

Um cliente de Itabuna, no Sul da Bahia, deverá receber do Banco do Brasil a quantia de R$ 4 mil, a título de indenização por dano moral, por ter aguardado atendimento em fila de espera, por mais de 1 hora. A sentença condenatória foi proferida pela juíza de direito Marielza Maués Pinheiro Lima, da 1ª Vara Do Sistema Dos Juizados – Itabuna.Segundo consta nos autos, no dia 27 de maio de 2013, o cliente foi até à agência para efetuar uma transação bancária, onde recebeu uma senha que registrava o horário de 11h59. Porém 13h27 ainda não havia sido atendido, conforme comprovante da própria instituição financeira. A ação foi patrocinada pela PRO Advocacia, que alegou que o banco excedeu o tempo previsto em uma Lei Municipal, que estabelece o tempo máximo na fila de 20 minutos, razão pela qual pleiteou à indenização por danos morais. A juíza Marielza Maués Pinheiro Lima, julgou procedente o pedido autoral para condenar o banco a pagar a indenização por dano moral no valor R$ R$ 4.000,00 (quatro mil reais), devidamente corrigidos a partir da presente data (Súmula 362 – STJ), acrescidos de juros legais desde a citação.

Após divulgação de fotos sensuais, vereador baiano é acusado de pedófilo

  • Diário da Chapada
  • 08 Ago 2014
  • 07:02h

(Foto: G1)

Uma adolescente de 15 anos teve fotos nuas divulgadas nas redes sociais e o principal suspeito é um vereador da cidade de Andorinha, a cerca de 430 km de Salvador. O pai da adolescente será ouvido pela polícia na tarde desta quinta-feira (7), na cidade de Senhor do Bonfim, região norte da Bahia. O político nega as acusações. De acordo com a polícia, a informação sobre a divulgação só foi obtida na quarta-feira (6). A denúncia foi feita pelo pai da jovem, que prestou queixa contra o edil, Nilton de Oliveira Matos, suspeito de compartilhar as fotos em uma rede social. O vereador só irá prestar depoimento na próxima terça-feira (12). A adolescente deve ser ouvida nos próximos 15 dias. Segundo a delegada Antônia Jane, o suspeito pode responder pelo crime de pedofilia, por armazenar e publicar fotos da adolescente completamente nua, podendo cumprir pena de três a seis anos. Ainda segundo a delegada, outras pessoas estão sendo investigadas e, se tiverem fotos armazenadas, também podem responder por pedofilia. O vereador nega as acusações. Ele informa que não conhece a adolescente e que nunca esteve em posse de nenhuma foto dela. Nilton Oliveira acredita que a página dele em uma rede social tenha sido invadida. Ainda segundo o vereador, até o momento, ele não recebeu intimação para prestar esclarecimentos na delegacia de Andorinha. O vereador só será ouvido na próxima semana. 

Denúncia de violência feita pelo telefone será mais fácil

  • Informações do Jornal Senado
  • 08 Ago 2014
  • 06:56h

(Foto: Reprodução)

O Plenário do Senado aprovou ontem projeto da CPI Mista da Violência contra a Mulher que atribui ao Executivo a operação de serviço de atendimento a vítimas desse tipo de crime. O texto (PLC 59/2014) deverá ser encaminhado à sanção presidencial. Atualmente, a Lei 10.714/2003 autoriza o governo apenas a disponibilizar, em âmbito nacional, número telefônico destinado a atender denúncias de violência contra a mulher. O serviço de atendimento é operado pelas delegacias especializadas de atendimento à mulher ou pelas delegacias da polícia civil, nos locais onde não exista tal serviço especializado. De acordo com o projeto aprovado, a operação do serviço será feita pela Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180. Segundo a CPI mista, a mudança é necessária porque a Lei 10.174 é anterior à criação desse serviço em âmbito federal, em 2005; à própria Lei Maria da Penha, de 2006; e à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Para a relatora, Ana Rita (PT-ES), a proposta ­fortalece a luta contra a violência. O Disque 180 já existe, o projeto apenas o formaliza como uma política pública, assinalou. O Plenário do Senado aprovou também acordo entre os governos brasileiro e do Irã sobre a isenção de visto para portadores de passaportes diplomáticos. O documento foi firmado em 2009. O projeto de decreto legislativo sobre a matéria segue para promulgação.

Ibope mostra corrida presidencial estagnada

  • Carta Capital
  • 08 Ago 2014
  • 05:40h

(Divulgação)

A nova pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada nesta quinta-feira 7 pela TV Globo, aponta um cenário de estabilidade entre os principais concorrentes da eleição presidencial. De acordo com o levantamento, a presidenta Dilma Rousseff tem 38% da preferência do eleitorado, seguida do candidato do PSDB, Aécio Neves, com 23%, e do candidato do PSB, Eduardo Campos, que tem 9%. Em relação à última pesquisa, do mês de julho, Dilma continua estacionada. Ela também tinha 38% no mês passado. O presidenciável tucano cresceu um ponto percentual, já que estava com 22%. Campos também avançou um ponto, pois tinha 8% no outro levantamento anterior. Não é possível dizer, no entanto, se a disputa iria para o segundo turno se a eleição presidencial fosse hoje. Isso porque, juntos, todos os adversários de Dilma têm 38% da preferência dos entrevistados, o mesmo que a petista. Para ganhar no primeiro turno, é preciso ter mais votos que a soma de todos os rivais. Apesar disso, o Ibope também simulou dois cenários para um eventual segundo turno. Caso Dilma e Aécio disputassem esta etapa, a presidenta venceria com 42%, contra 36% dele. A diferença entre os dois caiu nesta etapa. Na simulação anterior, Dilma vencia por 41% a 33% do candidato do PSDB. Se o segundo turno fosse contra Campos, a petista ainda venceria. Segundo o levantamento, Dilma tem 44% e o candidato do PSB 32%. Um mês atrás, ela tinha 41% e ele tinha 29%.

Até quando Brumado?: 10 roubos em menos de 48 horas

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 07 Ago 2014
  • 16:43h

(Composição: Brumado Urgente)

Apesar da divulgação por parte de 20ª Coorpin de que o número de roubos em Brumado continua estável, os fatos mostram outra tendência, já que os registros mostram uma curva ascendente na prática desses delitos, tanto que, em menos de 48 horas, 10 roubos, dos mais variados aconteceram na cidade, entre os dias 05 e 06. Um dos que mais chamou a atenção das autoridades policiais foi os praticados pela dupla da “da Fan Preta” que agiu em vários lugares da cidade, chegando ao ponto de invadir um bar muito movimentado na área do Mercado Municipal e render a todos os clientes, levando as suas carteiras e objetos de valor. Eles também assaltaram um Posto de Gasolina, além de transeuntes. Outra ocorrência que chamou a atenção foi a invasão de uma residência no Bairro Santa Tereza, onde dois meliantes, possivelmente menores de idade, munidos de uma faca, ameaçaram uma criança de 08 anos de idade e acabaram levando um aparelho de celular e uma quantia de R$ 600,00. Outros delitos correspondem a assaltos a pedestres que tiveram os seus aparelhos celulares subtraídos. A falta de um contingente policial à altura para a ronda ostensiva de uma cidade com mais de 70 mil habitantes é apontado como a principal causa para essa ação em massa dos assaltantes, que estão com “vida fácil”, pois a prática desse tipo de crime se tornou muito frequente na cidade devido à falta de policiais nas ruas. 

OAB faz protesto veemente contra projeto que cria advogados de segunda linha

  • Informações do Consultor Jurídico
  • 07 Ago 2014
  • 13:45h

(Composição: Brumado Urgente)

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, considerou inconstitucional o Projeto de Lei 5.749/2013, que cria a carreira de paralegais aos bacharéis em Direito. A matéria foi aprovada em caráter terminativo nesta quarta-feira (6/8), na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Se aprovada totalmente no Poder Legislativo, estes bacharéis poderão atuar na área jurídica sob a responsabilidade de um advogado. Lamachia lembrou que, em outubro do ano passado, a Câmara rejeitou, de forma definitiva, a proposta de fim do Exame de Ordem. “É um absurdo legislativo, um passo atrás para a qualificação da carreira jurídica no Brasil. O Conselho Federal da OAB, com o apoio das seccionais, mobilizará os deputados e senadores pela rejeição do projeto”, garantiu o dirigente. O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse que o ideal seria a ampliação do período de estágio durante o curso de Direito, podendo ter uma prorrogação de um ano após o término da graduação. “Mais do que isso, cria-se um desestímulo ao estudo e à capacitação. Não pode haver advogado de primeira e segunda linha, pois não há cidadão ou causa mais ou menos importante.’’ O presidente da OAB gaúcha, Marcelo Bertoluci, destacou que o projeto poderá criar uma subclasse de profissionais do Direito, que será mal-remunerada. “Isso desestimula muitos bacharéis a buscar a aprovação no Exame de Ordem, que é um instrumento de qualificação. O Direito não necessita de subprofissionais, mas de profissionais completos e tecnicamente preparados para a responsabilidade de orientar e atuar em benefício dos direitos dos cidadãos”, frisou.