- Brumado Urgente
- 14 Ago 2014
- 19:31h
(Foto: Divulgação Polícia Civil)
Policiais civis e militares realizaram mais uma vistoria geral e pessoal nas celas da 20ª Coorpin na tarde desta quinta-feira (14), onde foram encontrados 5 celulares, carregadores, barras de ferro e uma quantidade de bicarbonato de sódio, que, provavelmente deveria estar sendo utilizado para o beneficiamento de crack para uso dos custodiados. A operação contou com o apoio do TOR – Tático Operacional Rodoviário, que está em Brumado para reforçar a segurança na cidade. Segundo informações da própria Polícia, durante a vistoria os policiais receberam ameaças de alguns menores que estão em um compartimento separado à espera de uma decisão judicial.
- Brumado Urgente
- 14 Ago 2014
- 18:24h
(Composição: Brumado Urgente)
O incidente ocorrido na última segunda-feira (11), que acabou resultando na morte de 4 pessoas, as quais estavam dentro de um quarto de motel em Brumado, acabou ganhando uma grande repercussão midiática, o que acabou levantando um clima de receio sobre o uso destes locais reservados à práticas do prazer. Vários foram os usuários brumadenses que postaram nas redes sociais o medo em frequentar, a partir de agora, principalmente no período noturno, os motéis da cidade. Em entrevista ao Brumado Urgente, tanto o comandante da 34ª CIPM, major Silvio Berlink, como o coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabello, confirmaram essa tendência. Segundo o major Berlink “as pessoas que costumam utilizar estes estabelecimentos estão realmente temerosas, pois o uso, por parte de marginais, está cada vez maior, já que existe uma blindagem das identidades, o que facilita o acesso. Eles, após terminarem suas ações, preferem ir para os motéis do que ir para casas ou outros esconderijos, pois o local proporciona lazer, diversão e alimentação, além do anonimato”. O coordenador da 20ª Coorpin ainda complementou que “realmente os motéis estão se tornando um dos refúgios preferidos dos assaltantes, que, após terminar o seu ato criminoso, vão para estes locais, que são restritos, comemorar e desfrutar do fruto do roubo e também planejar suas próximas ações, como aconteceu neste último episódio ocorrido em Brumado no início desta semana, onde o grupo comandado pelo Chinha, - que estava se tornando uma lenda viva do crime regional -, estava comemorando o roubo que tinham feito em Paramirim, onde eles levaram cerca de R$ 40 mil reais da prefeitura daquela cidade”.
- B.B.Com
- 14 Ago 2014
- 15:52h
(Divulgação| Foto: Reprodução Google Maps)
A Secretaria Municipal de Saúde e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Secretária Municipal De Esporte, Cultura, lazer e Turismo comunica que está lançando o Projeto “Domingo em Movimento” e aproveita para convidar toda a comunidade para estar presente em seu lançamento, que acontecerá no próximo domingo, dia 17, na Praça Senhor do Bonfim, com início às 06h e término às 08 horas. Esse projeto visa fomentar a prática de atividades físicas com regularidades, tendo sempre a orientação de profissionais capacitados na área de educação física, nutrição e fisioterapia. Contamos com a participação de toda a população neste projeto que vai fazer a diferença e que vai movimentar os domingos em diversas praças da cidade de agora em diante.
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 14 Ago 2014
- 14:51h
Major Silvio Berlink garantiu que não haverá tréguas para a criminalidade em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Em uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira (14), o comandante da 34ª CIPM, major Silvio Berlink fez um balanço das últimas ações da Polícia Militar, as quais resultaram em 4 mortes, além de várias operações de cumprimento de mandado de prisão, bem como apreensões de armamentos e autuações. Muito convicto, ele iniciou declarando que “a Polícia teve que agir com rigor, já que existiu um enfrentamento muito agudo da criminalidade. No incidente ocorrido no motel, a Polícia agiu, primeiramente, no intuito de prender os criminosos, sendo que, dentre eles, estava um dos mais perigosos bandidos que estavam atuando na região, o qual era foragido e suspeito de ter praticado um grande número de assaltos em Brumado, então, como houve resistência armada, a força letal, infelizmente, teve que ser utilizada, mas não era essa a intenção, pois o nosso objetivo era prender os criminosos”. Sobre a continuidade das operações de combate à criminalidade na cidade, Berlink declarou que “atualmente temos 10 viaturas patrulhando a cidade, mas, se preciso for, virão 20,30, 50 viaturas e até helicóptero virá, pois sabemos que a situação é delicada, então se for necessário uma força tarefa específica será enviada para Brumado para combater com severidade os focos da criminalidade na cidade”. Ele ainda fez questão de destacar que “estão colocando sobre os ombros da Polícia a total responsabilidade pela Segurança Pública, mas não podemos deixar de lembrar que a busca pela segurança é um dever coletivo, pois, cada cidadão, tem que dar a sua contribuição, então diante disso deixo um questionamento: o que cada um está fazendo em prol da melhoria da segurança no município?”.
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 14 Ago 2014
- 13:46h
O coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabelo garantiu que todo empenho está sendo feito pela Polícia no combate à criminalidade em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
A ação fulminante da Polícia Militar que resultou em 4 mortes no episódio da “Segunda Sangrenta” chamou a atenção da mídia em escala nacional, o que veio constatar a gravidade da onda criminosa que paira sobre a cidade. Visando buscar um balanço das operações, o Brumado Urgente ouviu, na manhã desta terça-feira (14), o coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabello, que iniciou citando que “a Polícia não tinha deixado de trabalhar e só agiu no momento deste embate, quero deixar claro que o nosso trabalho não para, mesmo nos momentos de calmaria, nós estamos exercendo com o máximo empenho as nossas funções de investigar os crimes que acontecem em nossa região. A força letal só foi utilizada porque estamos combatendo uma criminalidade armada e cada vez mais audaciosa”. Rabello ainda fez questão de destacar que “tudo tem os dois lados, mas a tecnologia vem sendo uma ferramenta muito utilizada pelos criminosos, especialmente os smartphones, em específico o ‘WhatsUp’, que vem sendo a bola da vez, então temos que estar sempre atualizados para podermos exercer com eficácia as nossas ações”.

O coordenador da 20ª Coorpin garantiu que se necessário for a força policial será ampliada na cidade nos próximos dias para dar continuidade às investigações e o combate à criminalidade (Foto: Brumado Urgente)
Sobre os posicionamentos de protesto contra a Polícia que vêm sendo postados nas redes sociais, ele foi taxativo ao afirmar que “quero lembrar a esses jovens que o Estado e, por consequência, a Polícia, tem o dever de proteger e combater o crime, justamente para se evitar que se faça justiça com as próprias mãos, então, não cabe à população querer agir por conta própria, ainda mais se exacerbando em citações irresponsáveis, que incitam à violência e que são passíveis de penalização” e ainda lembrou que “existem casos em que adolescentes de 12 anos de idade colocam um revólver na cintura e se acham super-heróis, mas se enganam os que assim pensam”. O coordenador também comunicou que “as operações e investigações irão continuar e, se preciso for, a força irá ser ampliada, pois vamos continuar agindo com rigor no combate ao crime em Brumado e em todas as cidades que pertencem à nossa jurisdição”. E finalizou com uma frase emblemática ao declarar que “o futuro de cada cidadão está sob o tripé da Educação, Trabalho e Família, quem fugir desse esteio estará correndo o risco de sofrer as consequências de seu caminho errado”.
(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)
A ex-prefeita da cidade de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT) foi condenada a pagar R$ 1,3 milhão aos cofres municipais pela aplicação irregular de recursos públicos repassados ao Instituto Brasil Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e União Brasileira de Desenvolvimento Social. De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a ex-prefeita fez um pagamento ilegal de taxa de administração às OSCIPs, e a devolução do montante deve ser feita com recursos pessoais - além de aplicar uma multa de R$ 15 mil. A apuração do TCM julgada nesta quarta-feira (13) diz respeito ao primeiro mandato da petista à frente do município. Moema Gramacho ainda pode recorrer da decisão.
- Wilma Santana | Brumado Urgente
- 14 Ago 2014
- 10:16h
Foto: Divulgação
A diretora Joelma Lima, da escola Municipal Prof.ª Nice Públio da Silva Leite, foi convidada a participar do I seminário Internacional de boas práticas em gestão escolar em Brasília/DF. O seminário acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto de 2014. O seminário é parte integrante do Prêmio Gestão Escolar – PGE 2013/2014, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, com o objetivo de fortalecer a escola pública por meio da auto avaliação como ferramenta para a melhoria da gestão. A Escola Municipal Prof.ª Nice Públio da Silva Leite têm se destacado como uma escola que preza pela inclusão social. Por conta disso a escola ganhou o prêmio gestão escolar 2013.
- B.B.Com
- 14 Ago 2014
- 08:46h
(Foto: Divulgação)
O município de Brumado estará recebendo no próximo domingo um grande presente, pois estarão sendo inauguradas as novas e modernas instalações da Farmácia Ultra Econômica, que chega à cidade com uma proposta diferenciada, tendo em seus preços o grande referencial, já que oferece os menores do mercado. Integrada a Rede de Farmácias que mais cresce na Bahia, a Ultra Econômica tem o slogan marcante de “Ninguém, ninguém vende mais barato” e entra no mercado brumadense com um portfólio de serviços e, realmente, com preços imbatíveis, por isso vai valer à pena conferir. A inauguração acontecerá neste domingo (17) à partir das 9 horas da manhã, na Rua Coronel Tibério Meira, 206, com várias promoções e realização de sorteios de brindes. Então, agora, acabou a sua dor de cabeça para comprar medicamentos, pois a Farmácia Ultra Econômica chegou em Brumado.
- Brumado Urgente
- 14 Ago 2014
- 07:12h
O vereador Édio afirma que os professores têm que ter a valorização salarial que merecem (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Sempre visando a defesa de classes e, principalmente, a valorização dos trabalhadores, o vereador Édio Pereira (PC do B), comunicou ao Brumado Urgente que irá solicitar do Poder Executivo para que ele encaminhe à Câmara Municipal, o Projeto de Lei que concede reajuste salarial aos professores do município, cuja data-base é 1º de maio. Segundo o parlamentar “o governo federal divulgou o reajuste do FUNDEB desde o mês e janeiro, portanto já houve tempo suficiente para que o poder executivo tenha uma definição em relação ao referido reajuste”. Ele ainda alega que “mesmo com o arrocho salarial, ao qual os professores estão submetidos, não se pode esquecer que os profissionais da Educação são os principais responsáveis pela evolução do setor, tanto que, atualmente, o município de Brumado, ocupa a 4ª colocação no índice do IDEB”. O vereador Édio Pereira ainda destacou que “irá cobrar transparência da administração municipal sobre a atual situação financeira do município e a relação ao índice que serve de parâmetro para correção dos salários dos servidores porque, no ano de 2013, a Secretaria de Finanças informou que a o município estava no limite prudencial em relação aos gastos com servidores e, quando os balancetes foram publicados, ficou provado que esse limite estava muito abaixo da exigência constitucional”. E finalizou ressaltando que “transparência é uma obrigação legal de qualquer administração publica”.
- Da Redação
- 13 Ago 2014
- 21:02h
(Foto: Reprodução)
O pânico no mercado financeiro logo após a informação de que o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, morreu na aeronave que caiu em Santos na manhã desta quarta-feira, 13, reflete mais umareação involuntária de que em momentos de grande incerteza e nervosismo o melhor é vender. E não se trata propriamente de uma leitura racional do cenário eleitoral sem Campos. O Ibovespa chegou a cair mais de 1,5% e o dólar entrou em queda, batendo em R$ 2,2630. Mas a saída trágica e prematura do ex-governador de Pernambuco da corrida eleitoral, ao contrário do que os preços das ações e ativos em geral podem indicar, aumenta a probabilidade de um segundo turno, embora diminua a chance de acontecer a histórica polarização entre PT e PSDB.
- Verônica Souza
- 13 Ago 2014
- 18:00h
(Foto: Divulgação)
Aconteceu nos dias 02 e 03 de agosto, em Porto Seguro (BA) a 1ª Copa Sub-23 de Voleibol Masculino, que contou com a presença de atletas de diversas regiões. A equipe “Vôlei Brumado” gostaria de agradecer ao apoio dado pela Prefeitura Municipal de Brumado, através do prefeito Aguiberto Lima Dias, à Núbia, Neidinha, e Miguel Lima Dias por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – SECULT, que vem conseguindo junto à prefeitura viabilizar suporte para que assim possamos estar participando destas competições. Agradecemos também a todos os nossos parceiros pelo apoio que nos foi dado e aos jovens atletas da nossa cidade que fizeram bonito mostrando todo seu potencial, empenho, dedicação e profissionalismo levando o nome da Capital do Minério neste torneio tão importante.
- Izidy Ramel - Comunicação
- 13 Ago 2014
- 17:54h
A FIEB, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Vitória da Conquista, está com um projeto em curso para a constituição de uma Rede Associativa multisetorial em Brumado. A Rede Associativa é um modelo de parceria entre micro e pequenas empresas, que tem ganhado cada vez mais força em todo o Brasil, tornando-as mais competitivas e lucrativas. As redes mais conhecidas são aquelas de perfil unisetorial, como farmácias, mercadinhos, lojas de material de construção, dentre outras. As redes multisetoriais são menos frequentes, mas não menos interessantes.Esse tema já está sendo tratado com alguns empresários de Brumado desde 2013, e tem tido o apoio do SEBRAE (Mônica Rizério) e da Aibrum (Gama), e agora, a FIEB quer alavancá-lo com apoio da prefeitura (por meio do Secretário Fred Neves) e também através da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado.Neste sentido, acontecerá, no dia 14/08/2014 (ás 19:00hs), na sede do CDL em Brumado, uma reunião/mini palestra sobre esse tema e sobre esse projeto. O convite é para todos os associados CDL, e na ocasião será realizada uma explicação sobre o projeto e seus ganhos individuais e coletivos.Trata-se de uma excelente oportunidade para que comerciantes, industriais e prestadores de serviço de Brumado dêem um salto à frente e mantenham-se alinhados com a tendência de cooperação e trabalho em rede. Este evento é uma parceria com a CDL local e não haverá custos para os associados.
(Divulgação)
- Brumado Urgente
- 13 Ago 2014
- 16:06h
As bandeiras na frente do Paço Municipal já estão a meio mastro (Foto: Divulgação)
Em virtude do trágico acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (13) em Santos, estado de São Paulo, no qual teve como vítima fatal o candidato à presidência da República, Eduardo Campos, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio do prefeito Aguiberto Lima Dias, declara luto oficial de 3 dias. O chefe do Executivo brumadense também externa o seu pesar pela perda inestimável para a Nação de um dos governadores mais influentes desta nova geração da política brasileira. Os pavilhões nacional, estadual e municipal irão ficar a meio mastro durante estes três dias, simbolizando o luto do município.
- Daniel Simurro | Brumado Urgente
- 13 Ago 2014
- 15:48h
O presidente do PSB de Brumado, Eduardo Vasconcelos, não escondeu o seu pesar pela morte de Eduardo Campos (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
O presidente do PSB de Brumado, Eduardo Vasconcelos, logo após a morte do governador de Pernambuco Eduardo Campos, ocorrida na manhã desta quarta-feira (13) foi ouvido pelo Brumado Urgente sobre esse fato trágico que abalou o país. Mostrando consternação, Vasconcelos citou que “muitas vezes não conseguimos entender os desígnios de Deus, pois jamais poderíamos imaginar que um político tão brilhante, que tinha uma carreira como poucos neste país, poderia morrer de uma forma tão prematura e tão trágica. Realmente estou muito chocado com essa notícia que certamente abalou todos os brasileiros”. Ele ainda continuou dizendo que “ele que já tinha confirmado a sua vinda a Brumado no próximo dia 29, possuia um objetivo tão nobre de realizar os sonhos das pessoas, que sempre dizia em suas falas, ‘eu vou realizar o teu sonho’, acabou partindo sem realizar o seu maior sonho que era governar esse país de uma forma diferenciada, tendo na Educação o seu principal sustentáculo”. E ainda destacou que “o Brasil perde um de seus maiores quadros políticos, que deixa um legado formidável de que o sonho poderia se transformar em realidade, da verdadeira transformação de um país por meio da Educação. Isso ficou comprovado em sua gestão como governador de Pernambuco”. Questionado sobre a sua previsão sobre quem o substituirá daqui para frente na campanha do seu partido, ele respondeu que “eu creio que será Marina Silva e espero que ela dê continuidade e tenha a mesma bandeira, que é a missão de realizar o sonho de Eduardo Campos que era transformar o Brasil por meio da Educação”.