O longa '' Hoje eu quero voltar sozinho'', de Daniel Ribeiro, será o filme que vai vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2015 na categoria de melhor filme em língua estrangeira. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, nesta quinta-feira (18), durante evento na Pinacoteca Brasileira, em São Paulo. Cerca de 20 filmes foram inscritos para participar da seleção, mas dois deles, "Faroeste caboclo" e "A coleção invisível", não puderam concorrer por terem entrado em cartaz antes da data limite estipulada pela Academia. Hoje eu quero voltar sozinho conta a história de Leonardo ( Guilherme Lobo), um garoto deficiente visual e homossexual, que tenta lidar com a mãe super protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Sua vida começa a mudar quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
As eleições para governador e senador da Bahia podem sofrer reviravoltas, pelo menos se forem levados em conta os índices dos indecisos e dos votos brancos e nulos, passíveis de modificação de posicionamento. O Ibope, na última pesquisa divulgada, apresentou 35% do público eleitor nesse patamar, quanto ao Senado federal, o dado é de 26%. Para o professor de História da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e comentarista político Carlos Zacarias, a questão reflete um perfil de eleitor que ainda não procurou saber a situação da campanha. “Os índices seguem um fluxo normal, comparado aos pleitos anteriores. Esse perfil, geralmente, vai ser convencido no próprio dia, na reta final, na boca de urna. Boa parte do eleitorado tem pouco apreço pela política. Vão se empolgar nos próximos dias e vai cair a ficha que ‘vão ter que votar em alguém’. Outro detalhe: há possibilidade deles votarem nas primeiras pessoas que vieram na cabeça”, analisou.
O buraco está aumentando (Foto: Leitor Brumado Urgente)
Os moradores do encontro das ruas Floriza Viana e Barão de Macaúbas procuraram o Brumado Urgente para relatar uma situação que está causando uma irritação, já que está havendo morosidade por parte da Prefeitura Municipal em solucionar o problema. Segundo eles, já tem vários dias, pois, desde que veio a chuva surpreendente do dia 04 de setembro, um grande buraco se formou bem na junção das duas vias e, até o momento, o mesmo não foi reparado, sendo que o tráfego no local também está prejudicado. Ainda segundo os moradores, nesta semana, acabou caindo no buraco e se machucando. Em contato com a referida secretaria, o Brumado Urgente foi informado que o problema será solucionado o mais rápido possível, mas o que pode atrapalhar é uma rede de esgoto que pode ter sido danificada.
Considerado um dos maiores eventos musicais deste ano, o Brumado Indoor 2014 irá trazer para Brumado o maior fenômeno da música brasileira da atualidade, a dupla Henrique & Juliano. A expectativa, principalmente das fãs, é cada vez maior, o que projeta que o evento deverá superar as melhores expectativas e poder ter um dos maiores públicos da história da Capital do Minério. O Brumado Urgente produziu um clip promocional para evento, o qual poderá ser conferido abaixo:
Para se instalar um som automotivo é preciso usar alto falantes, que podem ser instalados nas portas, no tampão traseiro ou até mesmo numa caixa de grave. Todavia, o que muitos não sabem é que a construção de uma caixa de grave requer muita atenção. Assim, para se obter o correto funcionamento dos subwoofers a construção das caixas acústicas deve ser adequada às características elencadas pelo fabricante.Vale ressaltar que uma caixa bem projetada fará com que o alto falante toque em condições adequadas, reproduzindo sons com eficiência e qualidade, sem risco de dano por falta de parâmetros. Portanto, uma caixa acústica construída conforme a orientação do fabricante aumentará a intensidade do som, controlará a excursão e dará uma boa resposta final.Contudo, a escolha da caixa acústica depende da sua utilização. O cálculo da caixa deve levar em conta os parâmetros Thiele-Small do alto-falante, bem como o resultado final que se deseja. Por esse motivo existem vários tipos de caixas acústicas. As mais comuns são: SELADA (closed), DUTADA (vented) e BAND-PASS.Faça-nos uma visita e conheça a nossa moderna linha de caixas acústicas.
Eduardo Vasconcelos desabafou pela atual situação de abandono político de Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Conhecido pelas suas frases contundentes e por uma postura de rigidez, o candidato a vice-governador na chapa de Lídice da Mata, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, resolveu voltar a “velha forma” e trazer de volta a sua “metralhadora giratória” verbal e fez um pronunciamento em tom de forte indignação na noite desta qurta-feira (17) durante evento eleitoral do seu partido na cidade. Motivado pelo discurso de Domingos Leonelli, que o antecedeu, Vasconcelos, de uma forma fulminante, bombardeou que “o estigma de Terra de Ninguém, infelizmente, até hoje, é uma verdade para Brumado, pois somos o ‘patinho feio’ da região e, agora, o pouco que temos está querendo ser retirado” e subiu no andar da indignação disparando que “não vamos permitir que isso continue, pois todos nós temos a consciência do grande potencial que este município detém, então, não tem como não se indignar diante da fraqueza de muitos de nossos representantes, que ao invés de lutar pelo desenvolvimento, acabam é puxando Brumado para baixo, pois buscam somente os seus interesses pessoais, deixando o bem comum para um plano muito inferior”. E finalizou garantindo que “por isso estou aqui nessa luta, pois eu garanto que vamos representar Brumado como ela merece, quem conhece a nossa história e o modelo de nossa gestão, sabe que isso não é apenas um sofisma, mas sim uma afirmação de quem já comprovou que tem compromisso com essa terra e com os principais anseios de sua população”.
Cartaz do evento compartilhado pelas redes sociais gerou críticas (Foto: Reprodução)
Além da masturbação, outros temas como feminismo e raça fizeram parte da programação da Calourada Vermelha, que terá encerramento nesta sexta-feira (18). O evento, que foi criado para debater o assunto, gerou polêmica dentro e fora da instituição. Segundo o jornal Extra, não houve aula prática coletiva. No local também foi transmitido o documentário “Clítoris Prazer Proibido”. Segundo uma das alunas, Gabriela Pereira, de 25 anos, o objetivo era promover uma conversa em que as meninas falariam sobre suas experiências com seus próprios corpos. O cartaz do evento chamou a atenção e foi alvo de críticas e piadas nas redes sociais. "É uma roda de conversa, para falar sobre masturbação, prática, como a gente começou, como é para cada uma, um espaço para gente conversar. Quem quiser dicas, pode dividir, quem não quiser não precisa. Realmente, é um tabu, ninguém conversa. [...] Como que em pleno século 21 anos tem uma galera que não consegue se tocar?", explicou Gabriela, em entrevista ao Extra. Ao Uol, a assessoria de imprensa negou que a oficina tenha sido um evento para recepcionar os calouros da instituição. Também esclareceu que se tratava ação do Centro Acadêmico (CA). Em nota, a Ufop disse ainda que respeita a diversidade do pensamento e o debate sobre assuntos relacionados à sexualidade dentro da instituição. Ainda segundo o Uol, os alunos do Centro Acadêmico de Ciências do Estado (Cace) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, também realizaram a oficina de siririca no início do mês como parte das atividades do Congresso de Diversidade Sexual e Gênero.
Uma imagem de um acidente com duas mortes, ocorrido na PR 180, próximo de Goioerê, está causando polêmica na Internet. Publicada pelo site Goionews, a foto da tragédia está chamando a atenção porque, para muitas pessoas, é possível enxergar duas pessoas de mãos dadas no alto de um barranco – onde, segundo testemunhas, não havia ninguém no momento da foto. Se a imagem já causa um certo arrepio, depois que você ler a história do acidente, vai dar mais calafrios. Pois, os supostos espíritos que aparecem na foto acima, para alguns, trata-se da alma das duas mulheres que morreram na colisão – Edna Silva Amaral e Leonice de Lara. Já outros sugerem que, como o filho de Edna faleceu em um acidente nas proximidades do local em que Edna também perdeu a vida, a imagem mostraria o filho vindo buscar a mãe. E claro, há também quem diga que tudo não passa de ilusão de ótica.
Medina deu mais um show nas águas californianas | Foto: Reprodução/ESPN
O brasileiro Gabriel Medina segue firme na briga pelo inédito título do Circuito Mundial para o país. Ontem, Medina avançou às quartas de final nas ondas de Trestles, na Califórnia, EUA, o que o mantém na liderança até o fim da etapa - depois desta, restarão três. Mineirinho é o outro brasileiro “vivo”, após eliminar o também australiano Owen Wright na repescagem. Vai enfrentar John John Florence.Com somatório de 16,46, ele avançou diante de Miguel Pupo e do sul-africano Jordy Smith sem precisar da repescagem. Hoje, Medina encara o australiano Adrian Buchan, algoz de Pupo na repescagem. O americano Kelly Slater só avançou na repescagem, e foi dramático. No último minuto, superou Taj Burrow com soma de 15,87 a 15,83. Pega Joel Parkinson. No outro duelo, Mick Fanning x Jordy Smith.
Nas areias do Porto da Barra, curiosos observam trabalho da perícia nos corpos que apareceram no mar (Foto: Mauro Akin Nassor)
O mar transparente, o céu com poucas nuvens e o sol brilhando forte iniciaram a manhã de ontem prometendo um belo dia para quem fosse curtir a orla da Barra. Contudo, o resgate de dois corpos, que foram avistados boiando no trecho entre o Farol e o Hospital Espanhol, esvaziou as areias do Porto da Barra, alterando o planejamento de quem tirou o dia para curtir a praia. Os corpos foram avistados por pescadores, no início da manhã, boiando a cerca de 300 metros da praia. A 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Barra/Graça) foi então acionada e encaminhou uma guarnição ao local para confirmar a denúncia. Para efetuar o resgate, o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, em função da distância da costa, a Marinha do Brasil teve que ser acionada para responder ao chamado.
Em meio a uma grande aglomeração de curiosos e especulações sobre as causas da situação, uma embarcação da Marinha chegou à região por volta das 9h e rebocou os dois corpos até a areia do Porto da Barra, onde peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) aguardavam para a realização da perícia. Ao retirar os corpos da água, foi constatado que eles estavam amarrados com cordas a dois grandes paralelepípedos. Segundo peritos ouvidos pelo CORREIO, uma série de variantes pode explicar o fato de o corpo boiar, mesmo amarrado a pedras: o peso do corpo pode vencer o peso das pedras, uma corda muito folgada ou, ainda, reações dentro do corpo que fazem com que ele se encha de gases e fique mais leve do que a água. Os dois corpos foram encontrados em estado avançado de decomposição o que prejudicou qualquer constatação da polícia com relação à idade das vítimas. “A nossa perita não teve como mensurar a faixa de idade das vítimas, pois os corpos já se encontravam em estado de gigantismo. Vamos conduzir as investigações e tentar identificar qual foi o quadro no qual esse crime foi executado”, afirmou a delegada Marilene Lima, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Os funcionários da Coelba tiveram muito trabalho para restabelecer a energia (Foto: Brumado Urgente)
Um apagão que acabou deixando Brumado sem energia elétrica por cerca de 4 horas na tarde desta quarta-feira (17) deixou inúmeros comerciantes “à beira de um ataque de nervos”. Iniciado por volta do meio-dia, o apagão, foi quase ininterrupto e causou prejuízos a setores do comércio local, especialmente quem trabalha com a área de congelados. Até eventos educacionais foram prejudicados, como uma pré-seleção do Prove – Projeto de Vídeos Estudantis que estava acontecendo no CEEP. Segundo informações obtidas junto à Coelba, o apagão foi provocado por um curto-circuito numa rede na área central da cidade, dando muito trabalho para os técnicos e funcionários da empresa para restabelecer a energia. Ainda segundo as informações o fato foi isolado e não terá maiores desdobramentos.
O candidato Domingos Leonelli foi duro em sua fala (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
Diante do forte aumento dos boatos e rumores da transferência do Curso de Direito da Uneb de Brumado para Guanambi ou Caetité, alguns posicionamentos mais contundentes começam a ganhar força, já que, caso isso aconteça, seria uma grande reversão de expectativa, pois a juventude brumadense clama pela vinda de novos cursos, já que existe um grande déficit no Ensino Superior em Brumado, diferentemente dos municípios citados, que até Curso de Medicina já estão recebendo. Esta possibilidade foi abordada pelo candidato a deputado federal Domingos Leonelli, que esteve em Brumado para participar de uma caminhada ocorrida na noite desta quarta-feira (17) no Bairro das Baraúnas. Contumaz, ele disparou que “não vamos permitir que Brumado perca o Curso de Direito da Uneb” e complementou declarando que “ao invés disso, lutaremos para que novos cursos venham a ser implantados”. E finalizou justificando que “sabemos que Brumado precisa de uma forte representação política para que fatos como esse da possível perda do Curso de Direito da Uneb não venham a acontecer, por isso garantimos que, junto com Eduardo, Lídice e Marina, vamos trazer novos cursos e fazer com que este município se torne um grande polo educacional”.
Um suspiro. Essa foi uma a sensação que os torcedores do Bahia sentiram na última quarta-feira (17) ao vencerem de virada o Botafogo, no Maracanã. Os tricolores começaram perdendo, mas após as expulsões de Ramírez e Emerson Sheik, pelo lado carioca, o Esquadrão virou com gols do ex-Vitória Dankler (contra), Maxi Biancucchi e Branquinho. Sheik marcou os dois gols para os botafoguenses. Resultado: Botafogo 2x3 Bahia.Com o resultado, o time comandado por Gilson Kleina chegou a 23 pontos, na 16ª posição, fora da zona de rebaixamento. O próximo duelo do tricolor é contra o Vitória, seu arquirrival, no domingo (21), na Arena Fonte Nova.
Um vídeo em que mostra uma mulher acompanhando uma criança de colo bastante irritada com o atendimento de um médico do Hospital de Aurelino Leal, no Sul da Bahia, chamou atenção dos internautas e de moradores da cidade. De acordo com o blog Ubaitaba Urgente, a dona de casa, que não teve o nome divulgado, está com uma criança de cinco meses no colo se queixa de ter sofrido maus tratos por um médico identificado como Dr. Carlos Matheus, na manhã desta terça-feira (16). No vídeo a dona de casa diz que, desde a hora que chegou com uma criança engasgada está sendo maltratada pelo médico. Apesar de não detalhar que tipo de maus tratos ela sofreu, a mulher se queixa de pressão alta e se mostra bastante nervosa. Ainda de acordo com a publicação do blog, em entrevista a um programa local, o médico negou as acusações da paciente e disse que a dona de casa invadiu sua sala bastante nervosa. Ele ainda declarou que a criança, que estava em seu colo não necessitava mais de atendimento de urgência, sendo assim ela teria que esperar na fila, pois o atendimento no local é por ordem de chegada, disse o médico.
A pedido da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) determinou na segunda-feira, 15 de setembro, que a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) forneça à PRE, no prazo de 48 horas a contar da notificação, informações referentes à majoração dos gastos de seis deputados com “Divulgação da Atividade Parlamentar” em junho deste ano, comparativamente a janeiro último e a junho de 2012. A cautelar foi ajuizada pela PRE, no domingo 14 de setembro, já que as informações foram solicitadas há mais de 30 dias e não foram prestadas pela assembleia. A ausência de resposta à PRE se torna ainda mais grave, considerando que não é mais possível fazer pesquisa sobre o assunto no site da Alba, já que foram suprimidos os dados referentes ao mês de junho deste ano, o ano de 2012, e sobre as rubricas “Divulgação da Atividade Parlamentar” e “Consultorias, Assessorias, Pesquisas e Trabalhos Técnicos”.
As informações solicitadas à Alba são necessárias para instruir um procedimento instaurado a partir de matéria jornalística veiculada no site Bahia Notícias, em 23 de julho último, com o título “Candidatos a deputado federal aumentam em até 966% despesas na Assembleia”. A partir da referida notícia, a PRE solicitou à assembleia que informasse os gastos, com individualização e comprovação das despesas por parte dos deputados Mário Negromonte Junior, Paulo Azi, Elmar Nascimento, João Carlos Bacelar e Ronaldo Carletto e do então deputado Capitão Tadeu. Os parlamentares foram citados no texto jornalístico por terem gasto, no último mês de junho, verbas com as rubricas citadas em montantes superiores a janeiro deste ano e a junho de 2012, conforme pesquisas realizadas pelo veículo de comunicação no próprio site da Alba. O presidente da assembleia chegou a responder que determinara a reunião de processos administrativos para atender o pedido da PRE, entretanto passaram-se mais de 30 dias da primeira solicitação, que foi reiterada em 2 de setembro. Além disso, as informações não estão mais disponíveis no site da Alba. De acordo com a PRE, mesmo que fosse demandada por qualquer pessoa – e não pelo Ministério Público – a prestação das informações deveria ter sido feita de forma imediata (art. 11, caput, da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527) ou, em 20 dias, prorrogáveis por mais dez. O procurador Eleitoral Auxiliar André Batista afirma que o envio das informações é imprescindível para não inviabilizar por completo a propositura, se for ocaso, das representações eleitorais cabíveis.