Planejamento corta aumento para ministros do STF, diz tribunal

  • Da Redação
  • 03 Set 2014
  • 06:28h

O salário atual é de R$ 29.462,25 (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente Conteúdo)

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi informado que o Ministério do Planejamento decidiu cortar, da proposta de Orçamento Geral da União de 2015, o aumento de salário aprovado na semana passada pelos ministros da Corte. Conforme o projeto de lei, a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, os integrantes do Supremo passariam a ganhar R$ 35,919 mil, caso o reajuste fosse aceito pelo Congresso Nacional. O salário atual é de R$ 29.462,25. Após receber a informação, o Supremo encaminhou hoje (2) ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) para informar oficialmente o corte de R$ 154,8 milhões, referentes ao aumento para os ministros e servidores do STF. O aviso poderá motivar ação da PGR contra a retirada da proposta. No entendimento dos ministros, o governo deve encaminhar o projeto original diretamente ao Congresso Nacional, responsável pela apreciação do Orçamento, sem retirar a proposta de reajuste aprovada pelo Supremo. Segundo o ministro Celso de Mello, o corte unilateral do aumento é inconstitucional. “O Supremo não tem poder de interferir em um projeto de lei orçamentária; é iniciativa da presidenta. O Supremo apresenta uma proposta, mas é insuscetível de corte unilateral por parte do Poder Executivo. O único árbitro constitucionalmente qualificado é o Congresso Nacional”, diz o ministro. Para calcular o aumento, os ministros levaram em conta a recomposição inflacionária de 16,11%, referente ao período de 2009 a 2014. Outro reajuste para os ministros já está previsto para o dia 1º de janeiro de 2015, de acordo com a Lei 12.771, de 28 de dezembro de 2012, que definiu o valor dos vencimentos dos ministros até 2015. Os vencimentos vão passar para R$ 30.935,36. A Agência Brasil procurou o Ministério do Planejamento, que até o fechamento da matéria não se pronunciou.

Alessandro Lôbo solicita implantação de Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditiva

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 02 Set 2014
  • 18:44h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Alessandro Lôbo e Silva deu entrada na sessão da última segunda-feira (01.09) na indicação de n° 175/2014, onde solicita que seja implantado no município o Programa de Saúde Vocal e Auditiva. Em sua justificativa o parlamentar destaca que para se obter uma educação de qualidade se faz necessário investir não só na melhoria estrutural dos prédios escolares e reajustes salariais, mas acima de tudo oferecer melhores condições de trabalho para os professores. “A presente indicação visa diminuir a incidência de enfermidades vocais (tais como inflamações, rouquidão, laringite e etc...) e outras lesões mais graves, além da perda da audição, que são corriqueiros na vida dos profissionais que exercem o mister do magistério. Hoje, a problemática da saúde vocal dos profissionais de educação atinge relevância social, pois a voz é, para todo professor, além de seu principal instrumento de trabalho e de expressão e comunicação, um dos primeiros e mais importantes elos da relação professor-aluno e recurso de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem”, frisou Alessandro Lôbo. Lôbo já realizou outras solicitações que visam oferecer benefícios para os professores e alunos, sendo que sua última solicitação que foi a climatização das unidades escolares já começou a ser efetivada. “Fico muito satisfeito em ter minha proposição atendida pela secretaria municipal de educação, demonstrando que estamos trabalhando em conjunto para a excelência de nossa educação”, pontuou o vereador. 

Brumado irá receber show inédito da Galinha Pintadinha 4

  • Divulgação
  • 02 Set 2014
  • 16:27h

(Divulgação)

A companhia do Riso traz para Brumado um espetáculo inédito. A Galinha Pintadinha 4, com toda sua turma, num musical educativo que vai encantar toda a criançada. Um evento para toda família com cineminha da “Peppa Pig”, “A Turma da Disney - Mickey e Minie, além de uma moderna pracinha de alimentação e parquinho infantil que não terá custo para quem adquirir o ingresso. O espetáculo acontecerá no dia 14 de setembro (domingo), às 17 horas, na quadra da ENSF – Escola Nossa Senhora de Fátima, um local amplo e muito arejado. Os ingressos antecipados já podem ser adquiridos no valor de R$ 10,00 na própria Escola Nossa Senhora de Fátima, na Casa Rara Magazine e em Tiazinha Distribuidora. 

Silas Malafaia anuncia apoio a Marina no segundo turno

  • Da Redação
  • 02 Set 2014
  • 16:13h

(Foto: Divulgação)

Três dias depois do recuo da campanha de Marina Silva (PSB) em propostas para a comunidade gay no programa de governo, o pastor Silas Malafaia, líder da igreja evangélica Assembleia de Deus Vitória em Cristo, anunciou nesta terça-feira (2) que apoia a candidata em um eventual segundo turno. "Claro que apoio Marina. Depois que o ativismo gay retirou apoio a ela, vou de cabeça [na chapa da candidata]", disse Malafaia à Folha, em referência às críticas internas e abandonos de militância coligada à pessebista após a mudança. No sábado (29), menos de um dia após a apresentação do programa, a coordenação da presidenciável eliminou ou alterou trechos em que ela se comprometia em articular com o Congresso a aprovação de matérias sobre o tema, como o casamento civil homoafetivo e a criminalização da homofobia. Inicialmente crítico, Malafaia afirmou que o plano de governo "melhorou muito" na segunda versão, mas ainda cumpre "a agenda do ativismo gay". Agora ele diz que tentará derrubar pontos em que diverge, como a adoção de crianças por casais homoafetivos, "pela via democrática".

Brumado: Direção do SAMU 192 confirma 2 atendimentos na mesma hora em que lavrador engasgou

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Set 2014
  • 13:15h

A ambulância do SAMU 192 chegou o mais rápido que pode ao local, o atraso se deu porque outros atendimentos estavam acontecendo na mesma hora (Foto: Brumado Urgente)

A ampliação dos serviços do SAMU 192 em Brumado e, consequentemente, das ambulâncias que prestam o serviço à população da região, veio se confirmar na manhã desta terça-feira (02) como uma das grandes urgências na área de Saúde Pública do município. Um fato serviu para comprovar isso, que, infelizmente foi uma fatalidade, onde o lavrador residente em Maetinga, Silvino Elizeu Nunes (78), acabou vindo a óbito, após ter engasgado com um pastel e sofrido um infarto. O atendimento, segundo testemunhas, demorou cerca de 40 minutos, o que gerou algumas críticas de familiares e populares que estavam no local. Em comunicado à imprensa, a direção do órgão, garantiu que outros 2 atendimentos estavam sendo realizados no mesmo momento em que o lavrador engasgou, o que acabou resultando na demora do atendimento, mas que a equipe se dirigiu para o local o mais rápido que pode. O déficit na frota atual das ambulâncias já vem sendo constatado já há um bom tempo e as autoridades municipais já estão solicitando dos órgãos estaduais e federais a liberação de novas ambulâncias para que fatos trágicos, como o que ocorreu nesta manhã, não voltem a acontecer no município. Tem que se levar em questão que o número de trotes feitos ao SAMU 192 também é outro fato que agrava a prestação de um serviço com mais rapidez. O trabalho realizado pelo SAMU 192 de Brumado, que atende a microrregião de Brumado, é considerado de excelência pela população. 

Brumado: Morador de Maetinga que engasgou com pastel não resiste e vem a óbito

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Set 2014
  • 11:29h

O homem saiu em estado grave já no balão de oxigênio (Foto: Brumado Urgente)

Um caso que acabou gerando muito tumulto na Praça Armindo Azevedo, no centro de Brumado, na manhã desta terça-feira (02), acabou tendo um desfecho trágico, já que um senhor de 70 anos, morador do município de Maetinga, acabou morrendo depois de engasgar com um pastel. Segundo testemunhas ele, após engasgar, acabou tendo um infarto e veio a falecer neste momento no Hospital Magalhães Neto. Ainda segundo as testemunhas o SAMU 192 demorou 40 minutos para chegar ao local. O homem, Silvino Elizeu Nunes (78) era um lavrador e estava em Brumado para realizar procedimentos médicos.. Ainda segundo informações ele já teria chegado morto ao hospital. 

Brumado: Homem engasga com pastel, tem infarto e SAMU 192 demora 40 minutos para chegar ao local

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Set 2014
  • 11:00h

Segundo informações de testemunhas a remoção demorou 40 minutos para ser feita (Foto: Brumado Urgente)

Os engasgamentos, às vezes, não são compreendidos com a devida gravidade, mas, em alguns casos eles podem matar. Um caso ocorrido nesta manhã em Brumado, numa lanchonete da Praça Armindo Azevedo, onde um homem de cerca de 70 anos foi comer um pastel, acabou engasgando e, em seguida, tendo um ataque cardíaco. As pessoas presentes no local desesperaram e começaram a ligar freneticamente para o SAMU 192, que segundo informações passadas ao Brumado, demorou 40 minutos para chegar ao local para fazer a remoção do paciente. O homem foi colocado imediatamente no balão de oxigênio e transferido às pressas para o Hospital Magalhães Neto. Segundo informações o seu estado era delicado. 

Comandante da GEOP garante construção do Centro de Detenção Provisória de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Set 2014
  • 10:26h

O comandante do GEOP, Alexsandro de Oliveira e Silva, reafirmou a construção do CDP de Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Com o resultado da operação comandada pelo GEOP – Grupo Especial de Operações Prisionais, a qual foi inédita na história da página policial da Capital do Minério, um velho questionamento voltou a ecoar com muita força, que é “quando realmente serão iniciadas as obras do CDP - Centro de Detenção Provisória de Brumado?”. Visando obter informações mais precisas a respeito dessa questão, o Brumado Urgente ouviu o diretor do Presídio Newton Gonçalves, Alexsandro de Oliveira e Silva, o qual exerce também o comando do GEOP, sendo também vice-presidente da JUSPM, o qual garantiu que “o Centro de Detenção Provisória de Brumado será construído, pois está é uma grande urgência não só do município como também da região”. Ele ainda fez questão de frisar que “o engenheiro da empresa se comprometeu a iniciar a construção do CDP o mais rápido possível, então com essa nova unidade prisional, juntamente com a de Vitória da Conquista que já está em fase final irá suprir esse déficit penitenciário regional”. 

Brumado: Coordenador interino da 20a Coorpin comenta ação inédita do GEOP

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Set 2014
  • 10:07h

O coordenador interino da 20ª Coorpin, delegado Marco Torres comentando a operação desta manhã (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A ação inédita em Brumado na manhã desta terça-feira (02), operacionalizada pelo GEOP – Grupo Especial de Operações Prisionais veio comprovar que o índice de criminalidade no município vem chamando a atenção das grandes autoridades do estado. Segundo o coordenador interino da 20ª Coorpin, Dr. Marco Torres, falou ao Brumado Urgente sobre a importância da operação relatando que “essa ação do GEOP foi muito positiva, já que eles são um grupo especializado em revistas carcerárias” e complementou que “essa apreensão feita nesta manhã vem comprovar o quanto Brumado necessita com urgência de um conjunto penal, já que as nossas condições em custodiar presos é realmente deficitária”. Questionado sobre a quantidade de celulares e a forma como eles entram na carceragem, ele argumentou que “hoje temos avanços como o sistema de monitoramento eletrônico que inibe a ação de se jogar aparelhos celulares e drogas para a carceragem, mas ainda temos um déficit muito grande na revista de parentes dos custodiados, principalmente de mulheres, já que não temos policiais especializadas para esta ação, então, isso deve contribuir para que os celulares chegam às mãos dos presos”. Sobre a constância desse tipo de operação, ele comunicou que “essas ações serão constantes, pois tem que se adotar uma linha dura para que as conexões criminosas não avancem em Brumado”. 

Brumado: Em operação inédita, GEOP faz uma ampla revista na Carceragem da 20a Coorpin

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 02 Set 2014
  • 09:11h

A ação da equipe do GEOP é inédita no município (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A constatação de que o município de Brumado figura no topo da lista da criminalidade no estado da Bahia foi feita na manhã desta terça-feira (02) com a realização de uma operação inédita no município, a qual foi protagonizada pela GEOP - Grupo Especial De Operações Prisionais, que desde as 06h00m da manhã já estava na cidade para realizar uma ampla revista nas celas no Setor de Carceragem da 20ª Coorpin.  O Brumado Urgente falou com o comandante da operação, Alexsandro de Oliveira e Silva, diretor do Presídio Nilton Gonçalves e comandante do GEOP que explicou que “esse é um procedimento normal nos presídios, mas hoje, viemos a Brumado dentro da expansão de nossas ações que têm como meta a vistoria minuciosa nas carceragens das delegacias que acabam funcionando como presídio, como é o caso de Brumado” e complementou “a nossa motivação para virmos aqui se deu pelo fato de que aqui em Brumado já foram apreendidas 4 submetralhadoras, o que chamou a atenção da Secretaria de Segurança Pública da Bahia que acabou desencadeando essa operação”. O resultado da operação foram 23 celulares apreendidos, com baterias e chips; um simulacro de furadeira, que deveria ser utilizada para fuga; uma máquina artesanal de tatuagem e uma espécie de agenda do crime, que vai ser analisada pela Polícia. 

Foram apreendidos 23 celulares, uma furadeira artesanal, uma máquina de tatuagem, além de chips e contatos telefônicos (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Ibotirama: Pecuarista já recebeu quase R$ 10 mil do Bolsa-Pesca

  • Informações do Bocão News
  • 02 Set 2014
  • 07:32h

(Reprodução)

O beneficiário do programa Bolsa-Pesca em Ibotirama, Dimas Crisostomo da Silva, conhecido como Dimas do Juá Novo, já recebeu R$ 8.294 do governo federal para auxiliá-lo durante o período do defeso, onde os pescadores artesanais são proibidos de pescar por conta da reprodução da piracema, quando não se é permitido pescar no Rio São Francisco. O problema é que Dimas do Juá Novo, conforme revelou reportagem do jornal A Tarde neste último final de semana, é dono de propriedade rural e sua atividade é gado. Em entrevista ao diário baiano, o beneficiário, que se candidatou a uma das vagas da Câmara Municipal em 2012, é proprietário de 35 hectares de terra no município e diz que o rebanho bovino, segundo ele 20 cabeças, pertence à família. Conforme apurou reportagem, desde 2011 Dimas recebe o benefício pago através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A primeira parcela paga há três anos foi de R$ 540. A última, sacada em março deste ano foi de R$ 724. No total, o criador de gado já recebeu 13 parcelas para garantir seu sustento enquanto estava impossibilitado de pescar. Conforme dados do Portal da Transparência, o governo já repassou para Ibotirama, R$ 26,6 milhões para contemplar  3.222 supostos pescadores que estão registrados no programa.

Brumado: Polícia recupera mais uma moto roubada

  • Brumado Urgente
  • 02 Set 2014
  • 06:59h

A motocicleta já está à disposição do proprietário para ser retirada do pátio da 20ª Coorpin (Foto: Brumado Urgente)

O índice de roubos e furtos de motocicletas em Brumado continua alto, sendo esta uma das atividades criminosas mais praticadas pelos fora-da-lei. Diante disso, a Polícia vem fazendo um trabalho ostensivo de combate e de recuperação, o qual é considerado muito positivo, já que o número de motocicletas recuperadas é alto. Na tarde desta segunda-feira (01) uma guarnição da Polícia Militar, que contou com o apoio imprescindível do Núcleo de Inteligência, recuperou mais uma moto roubada, a qual foi encontrada no fundo do Cemitério da Comunidade de Tanque de Pedra, na Fazenda Estoque. A motocicleta foi trazida para o pátio da 20ª Coorpin e deverá ser retirada pelo proprietário. O local é utilizado como uma espécie de esconderijo do crime e a Polícia vai ampliar as investigações para prender os autores destas ações delituosas.  

Motorista do Samu morre em acidente em Vitória da Conquist

  • Da Redação
  • 02 Set 2014
  • 06:43h

(Foto: Reprodução)

Um motorista socorrista que trabalhava em uma empresa terceirizada da concessionária Via Bahia morreu nesta segunda-feira (1) em um acidente de motocicleta em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Moisés Nery de Oliveira, 36 anos, estava sozinho quando perdeu o controle da motocicleta e caiu durante a madrugada, próximo ao Hospital de Base. Ele morreu na hora.Moisés trabalhava no atendimento a feridos em acidentes de trânsito nas rodovias administradas pela concessionária. Ele também trabalhou por cinco anos como motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Vitória da Conquista. Em nota, a prefeitura lamentou a morte do funcionário no acidente. "Os horários e os locais do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados pela família. Neste momento de dor, a prefeitura de Vitória da Conquista se solidariza com os familiares e amigos”, disse a nota. A data do sepultamento não foi informada.

Mais uma super blitz realizada pelo TRE-BA: 1.119 placas apreendidas

  • Política Livre
  • 02 Set 2014
  • 06:37h

Com quatro equipes de servidores das 1ª e 6ª Zonas Eleitorais, o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) realizou mais uma super blitz na última sexta-feira. Dessa vez as ações aconteceram nas avenidas Bonocô, Paralela, Juracy Magalhaes, Suburbana e San Martin, tendo como resultado a remoção de 1.119 placas irregulares de campanha eleitoral. Conforme a Lei 9.504/97, a Lei das Eleições, é proibida a colocação de propaganda eleitoral em bem público e “nas árvores e jardins localizados em áreas públicas”. Em outra blitz que aconteceu na última quinta-feira (28), os servidores apreenderam 187 peças de campanha em desacordo com a legislação eleitoral próximo ao monumento Clériston Andrade, na Avenida Garibaldi. As operações contam com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Superintendência de Conservação e uso do Solo do Município (Sucom). Os materiais recolhidos foram encaminhados ao depósito da Limpurb, na Rodovia BR 324. O primeiro grande mutirão efetuado pelas duas Zonas da Capital aconteceu na noite do dia 21 de agosto reunindo cinco equipes que trabalharam durante oito horas na remoção de 1.226 placas nas avenidas Suburbana, Paralela, Centenário, Magalhães Neto e Antônio Carlos Magalhães.

São Sebastião: Secretário municipal é flagrado aos beijos com assistente; assista

  • Bocão News
  • 01 Set 2014
  • 18:47h

(Foto: Reprodução Youtube)

A Secretaria de Saúde do município de São Sebastião do Passé foi palco de um romance quente nos últimos dias. E o protagonista das cenas é o próprio secretário Vitor Lavinsky, que foi flagrado aos beijos com sua assistente dentro do ambiente de trabalho.De acordo com o site Passé News, o vídeo em que mostra o amasso dos dois foi compartilhado pela população através do Whatsapp e virou chacota entre os internautas. Nas imagens, o secretário aparece no maior amasso com sua assistente, identificada como Lidiane.Ainda de acordo com a publicação, o prefeito da cidade, Janser Mesquita não se pronunciou sobre o assunto.