Convite: A Escola Idalina Azevedo convida a todos a prestigiar o Projeto 'NA TRILHA DA MATEMÁTICA'

  • Divulgação
  • 20 Nov 2014
  • 14:49h

Prefeito Aguiberto participa de visita do governador Wagner a Dom Basílio na manhã de hoje (20)

  • B.B.Com
  • 20 Nov 2014
  • 12:19h

(Foto: Divulgação)

O prefeito Aguiberto Lima Dias continua tendo uma agenda de viagens muito movimentada, sempre na busca de novas conquistas para o município. Dentro desta agenda, estão inclusos os acompanhamentos da visita do governador Wagner às cidades da região, então, dentro desse planejamento, mais uma vez, o chefe do executivo brumadense esteve, na manhã desta quinta-feira (20), acompanhando a visita de Jaques Wagner ao município de Dom Basílio, o qual foi recepcionado pelo prefeito João Dias Pereira e pelo ex-prefeito Luciano Pereira. Na oportunidade o governador veio entregar 3 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola e aproveitar para se despedir dos dombasilienses, já que ele está em final de mandato. Acompanhado do secretário de Administração, Raimundo Lima Dias (foto), o prefeito Aguiberto aproveitou para estreitar laços com os prefeitos da região e manter firme a parceria com o governo do estado. Após a visita a Dom Basílio, o governador Wagner rumou para os municípios de Caturama e Tanque Novo, para cumprir o restante de sua agenda de trabalho e o prefeito Aguiberto retornou rapidamente para Brumado, pois tinha vários compromissos no dia de hoje. 

Em dia de visita do governador Wagner à região, motoristas fazem protesto com queima de pneus

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Nov 2014
  • 11:56h

Os motoristas queimaram pneus na manhã desta quinta-feira (20) aproveitando a visita do governador Wagner à região (Foto: Leitor Brumado Urgente Via Whatsapp)

Diz o ditado que “água mole em pedra dura tanto bate que até fura”, então acreditando neste axioma que enaltece a força da persistência, os motoristas e representantes dos municípios que utilizam o trecho da BR-030, que liga Brumado ao Distrito de Sussuarana em Tanhaçu, insistiam em pedidos para a reestruturação da estrada, mas, de uns tempos para cá, devido à inanição para a resolução da problemática por parte dos governos federal e estadual, a paciência e a perseverança se esgotaram e, de agora em diante, a história parece que vai ser outra, já que a situação teria extrapolado os limites da tolerância, pois foram feitas várias promessas por diversos políticos, mas até o momento, nenhuma delas foi cumprida. Na manhã desta quinta-feira (20), isso ficou evidente, já que vários motoristas organizaram um protesto com queima de pneus na rótula das BA-262 e BR-030, próximo ao posto da PRE, visando chamar, principalmente a atenção do governador Wagner que estava na região visitando os municipios de Dom Basílio, Tanque Novo e Caturama. O protesto foi pacífico, apesar da queima de pneus, não precisando uma ação mais enérgica da Polícia, que só acompanhou de longe o manifesto, somente ordenando se jogar água nos pneus para cessar a manifestação. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente junto a representantes do governo do estado, o governador Wagner tomou conhecimento da manifestação e garantiu que buscará de todas as formas a solução do problema em sua próxima viagem a Brasília, que deverá acontecer nos próximos dias. A situação do referido trecho, que já era precária, agora, com as últimas chuvas se tornou um terror para os motoristas, pois estaria praticamente impossível se trafegar na pista devido ao grande número de buracos. 

Representantes da Guarda Municipal de Brumado participam de Marcha Azul Marinho em Alagoinhas

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Nov 2014
  • 11:07h

Os guardas municipais Jerry Adriano Garcia (direita) e Juscimar Silva aproveitaram para divulgar a Marcha Azul Marinho que acontecerá em Brumado no dia 31 de janeiro (Foto: Brumado Urgente)

A Guarda Municipal de Brumado vem tendo uma dinâmica muito interessante, resultado de uma constante contextualização de seus membros, os quais se mostram cada vez mais ativos e participativos. Com vários projetos importantes e buscando sempre estar em sintonia com os novas normas da segurança pública, os membros da GMB vem promovendo uma série de atividades visando o fortalecimento da instituição. Nesta quarta-feira (19), os membros da GMB, Jerry Adriano Garcia e Juscimar Silva estiveram participando da Marcha Azul Marinho e do Fórum sobre Segurança Pública na cidade de Alagoinhas. Centenas de guardas municipais de todo o Brasil estiveram presentes aos eventos, que culminou com uma grande palestra do presidente da ONG - SOS Segurança dá Vida – Maurício Domingues da Silva (Naval). Em contato com o Brumado Urgente na manhã desta quinta-feira (20), o guarda municipal Jerry Adriano citou que “foi uma grande honra participar da Marcha Azul Marinho em Alagoinhas, onde tivemos a oportunidade de estreitar os laços com os nossos colegas e também fazer o convite para a Marcha que acontecerá em Brumado no dia 30 de janeiro de 2015”. Ele ainda ressaltou que “a Guarda Municipal de Brumado já está se mobilizando para a realização deste evento grandioso, que contará com a presença de centenas de guardas municipais de todo o Brasil, numa grande confraternização, que contará também com a participação de Maurício Domingues, o Naval, que estará aqui em Brumado para realizar uma grande palestra sobre a Lei 13022/2014, que criou a Polícia Municipal em todo o Brasil”. 

Secretário de Governo de Vitória da Conquista será palestrante na AP do Orçamento Participativo

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 20 Nov 2014
  • 10:03h

O vereador Weliton Lopes, autor da solicitação (direita) ao lado do secretário Edwaldo Alves (Foto: Divulgação)

A participação popular nas decisões relativas à utilização dos recursos públicos tem sido cada dia mais solicitada a fim de que se possa ouvir os anseios das comunidades e suas principais necessidades, efetivando-se assim a democracia participativa. Estando sempre atento a essas imprescindíveis mudanças na forma governo e oferecendo à sociedade o direito de participação efetiva nos destinos de sua cidade o vereador Weliton Lopes solicitou através de proposição, aprovada por maioria no legislativo brumadense, a realização de audiência pública para discussão do Orçamento Municipal para o ano de 2015. Segundo o parlamentar essa é uma forma da sociedade civil passar a ocupar um espaço que anteriormente não lhe era facultado, ou seja, tudo era resolvido sem que os verdadeiros interessados, ou melhor, aqueles a quem devem ser direcionados todos os benefícios nas mais diversas áreas, principalmente nas mais essências. “Com o Orçamento Participativo a administração municipal tem a oportunidade de ouvir os anseios das comunidades rurais e urbanas, visualizando de forma clara quais as carências e principais necessidades, facilitando o direcionamento dos recursos públicos”, salientou o vereador. Buscando conhecimento em municípios que já realizam com sucesso o Orçamento Participativo Weliton Lopes esteve em Vitória da Conquista com o Secretário de Governo, Edwaldo Alves, que mediante sua experiência profissional pode em um breve espaço de tempo demonstrar em todos os aspectos a importância da realização desta metodologia de governo. Para que esses conhecimentos possam ser repassados para a comunidade brumadense Edwaldo Alves será o palestrante da audiência pública que estará sendo realizada no próximo dia 26 de novembro, na Câmara Municipal de Brumado, a partir das 9h00. Vale ressaltar que a maciça participação da comunidade, tanto da zona rural, quanto da zona urbana é de fundamental importância, pois será através deste diálogo que se poderá dar início a esse importante mecanismo governamental, quando será permitido aos cidadãos influenciar ou mesmo decidir sobre os destinos do Município. 

Com apoio da Prefeitura de Brumado, Sindsemb renova convênio com a Big Card

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 20 Nov 2014
  • 09:03h

O assessor jurídico do Sindsemb, Cleiton Lima; a presidente do Sindsemb, Conceição Machado e o prefeito Aguiberto Lima Dias no momento da renovação do convênio (Foto: Ascom | Sindsemb)

A direção do Sindsemb obteve mais uma importante conquista para os seus servidores filiados nesta quarta-feira (19), onde foi renovado o convênio com a empresa Big Card, tendo o apoio imprescindível da Prefeitura Municipal de Brumado. A renovação com a Big Card irá permitir aos filiados a utilização de cartão de crédito com desconto direto na folha de pagamento, tendo o benefício de se poder parcelar as compras feitas nos estabelecimentos comerciais da cidade em até 6 pagamentos. O prefeito Aguiberto Lima Dias fez questão de apoiar a ação e, em reunião com a presidente da entidade, Conceição Machado e o assessor jurídico Cleiton Lima, foi selada a renovação com a anuência da administração municipal. Essa renovação irá proporcionar inúmeros descontos aos servidores filiados ao Sindsemb, além de outros serviços importantes que darão muito mais comunidade aos mesmos. Os servidores interessados em obter esses serviços e saber maiores informações podem se dirigir à sede da entidade na Praça Senhor do Bonfim, onde poderão retirar também o novo cartão. 

Crianças alérgicas a leite não devem tomar tríplice viral, alerta Ministério

  • Asbai
  • 20 Nov 2014
  • 08:02h

(Foto: Reprodução)

Crianças com alergia a leite de vaca não deverão tomar a vacina tríplice viral - contra sarampo, rubéola e caxumba - nesta campanha de vacinação, segundo orientações do Ministério da Saúde divulgadas nesta quinta-feira (19). A recomendação foi feita depois de surgirem casos de reação alérgica após a vacinação em crianças com alergia a leite. O Ministério da Saúde informou que crianças alérgicas a leite de vaca serão vacinadas depois do final desta campanha, que começou no dia 8 e vai até o dia 28 de novembro. As datas da vacinação dos alérgicos ainda não foram definidas. Segundo a pasta, as vacinas produzidas pelo laboratório Serum Institute of India, que estão sendo utilizadas na campanha, têm em sua composição lactoalbumina hidrolisada. A substância não deve ser administrada a pessoas com esse tipo de alergia, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Projetos de lei que organizam PM e Bombeiros são aprovados pela Assembleia

  • Da Redação
  • 20 Nov 2014
  • 07:33h

Os projetos de lei que organizam a Polícia Militar da Bahia e o Corpo de Bombeiros foram aprovados na noite desta quarta-feira (19) pela Assembleia Legislativa. A PL 20.980/14, que reestrutura a PM, teve votos contra da oposição, mas foi aprovada pela maioria dos votos. Já a que trata dos Bombeiros foi aprovada por unanimidade. Segundo o comandante da PM na Bahia, coronel Alfredo Castro, com a aprovação da Lei de Organização Básica da PM, mais cinco mil militares devem conseguir novos postos na PM ainda este ano. Ele afirmou também que serão criados dois departamentos para melhorar a prestação de serviços da PM - o de Promoção Social, para valorizar os policiais, e o de Polícia Comunitária, para fortalecer ações do Pacto Pela Vida e aproximar os PMs da comunidade. 

Sefaz disponibiliza canal para garantir a procedência dos garrafões de água mineral

  • Da Redação
  • 20 Nov 2014
  • 07:19h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) adotou nova medida para garantir a procedência dos garrafões de 20 litros de água mineral - um canal para que consumidores e comerciantes possam aferir a autenticidade do selo fiscal no lacre. Para isso, basta acessar o site, clicar no ícone ‘SELO FISCAL – AUTENTICIDADE’ e digitar o número de série do produto informado em cada selo. Caso seja encontrada alguma irregularidade, o cidadão pode denunciar pelo telefone 0800 0710071 ou 71 3118-1555 (ligações de celular da Região Metropolitana de Salvador - RMS). Existe ainda a opção de fazer a denúncia via WhatsApp, pelo 9990-0071, disponível 24 horas, ou no site da Sefaz-BA. A obrigatoriedade do selo fiscal foi criada como nova arma contra a sonegação fiscal no setor, além de ajudar no combate à concorrência desleal de envasadoras irregulares, já que dificulta a entrada clandestina de produtos no mercado. A medida também busca garantir ao consumidor a procedência da água que está adquirindo.

Mega-Sena acumula, e prêmio pode chegar a R$ 135 milhões

  • Brumado urgente
  • 19 Nov 2014
  • 21:38h

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.654 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (19), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (22) a previsão é que o prêmio chegue a R$ 135 milhões. Veja as dezenas: 07 - 16 - 33 - 42 - 50 - 58. A quina teve 249 acertadores e cada um vai levar R$ 34.739,50. Já a quadra pagará R$ 630,73 para cada um de seus 19.592 ganhadores.

Vai encarar?: Coquetel de rã, com alto poder afrodisíaco, será a coqueluche do verão

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 19 Nov 2014
  • 18:59h

O suco que foi batizado de 'Vai Encarar?' poderá ser o grande sucesso do Carnaval de 2015

Uma bebida feita de rã batida no liquidificador com outros ingredientes está se tornando um sucesso em vários países do mundo. Segundo os admiradores desta bebida exêntrica, ela  ajuda a curar asma, bronquite e anemia, mas, o seu maior atributo é proporcionar um grande aumento do apetite sexual, tanto de homens, como de mulheres. No modo de preparo, os vendedores retiram a pele da rã cozida e depois batem em um liquidificador guaraná, mel e frutas, sendo que a bebida é a gosto do cliente. Na Bahia alguns ambulantes já estão adaptando uma nova versão da bebida, que viria acompanhada de outros ingredientes. Em Brumado, os capeteiros também já estão fazendo um estudo para fazer uma versão sertaneja desta bebida afrodisíaca a base de rã, para ser o sucesso do Carnaval 2015, sendo que ela já foi batizada de "Vai Encarar". É esperar para ver. 

 

Confirmado: Show de Ivete Sangalo em Caculé foi remarcado para o dia 18 de janeiro

  • Brumado Urgente
  • 19 Nov 2014
  • 17:26h

(Divulgação)

Cancelado devido às fortes chuvas que caíram sobre Caculé no último dia 15 de novembro, o show com a Rainha do Axé, Ivete Sangalo, teve a confirmação de sua transferência  para o próximo dia 18 de janeiro a partir das 16h00min, no Espaço Bacurau. A data foi escolhida visando beneficiar os milhares de fãs, porque além de estar perto, cai num mês das férias, onde vários estudantes visitam suas famílias. Além de Ivete Sangalo, o show terá a participações de, Jhon Falcão, “O Rei da Cacimbinha” que está fazendo um grande sucesso com o hit do momento, a música “Muriçoca”, e Kleitones. Os organizadores   também comunicam e tranquiliza os foliões que adquiriram os ingressos para o show que foi cancelado , que os mesmos poderão trocar por um novo ingresso, ou pegar o dinheiro de volta. A data para essa operação de troca ou devolução será divulgada nos próximos dias.

Estudo revela que homens ricos e engraçados dão maior orgasmos às mulheres

  • Da Redação
  • 19 Nov 2014
  • 16:38h

(Imagem Ilustrativa)

Mulheres cujas relações sexuais se dão com parceiros engraçados e bem-sucedidos têm orgasmos mais intensos, afirma estudo publicado pela Universidade de Albany, nos EUA. A pesquisa foi feita com universitárias e avaliou dados relacionados à aparência dos homens, frequência com que o casal faz sexo e também à personalidade dos rapazes. O estudo, conduzido pelo psicólogo George Gallup, constatou que a intensidade dos orgasmos está diretamente relacionada com a frequência com que eles acontecem. O prazer feminino é condicionado pela atração física entre os parceiros e – acredite – a largura dos ombros dos homens é também capaz de influenciar a excitação delas na hora do sexo.“Identificamos uma série de traços, tais como motivação, inteligência, foco e determinação, que pode ditar o quão frequente as relações sexuais são iniciadas por mulheres. Além disso, o senso de humor não apenas prevê a renda familiar e a autoestima do parceiro, mas também a propensão da mulher de iniciar o sexo”, explicou Gallup. 

Embasa usou projeto defasado para fazer obra em Conquista, aponta TCU

  • Do Aprochego
  • 19 Nov 2014
  • 14:04h

(Foto: PMVC)

O TCU (Tribunal de Contas da União) investiga supostas irregularidades nas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Vitória da Conquista, iniciadas em 2008 e entregues parcialmente em 2012.Uma auditoria do TCU, feita em 2010 na Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), constatou que a obra foi iniciada com um projeto básico defasado em sete anos, além de estar incompleto, “cuja ausência de execução de uma de suas partes compromete o funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário”.Para o TCU, a execução da obra da forma como se deu é uma “afronta” à Lei de Licitações (8.666/93). A execução da obra, que teve orçamento inicial de R$ 84.529.247,12 e valor final de R$ 101.936.478,60, ficou a cargo de um consórcio formado pelas empresas GMEC Engenharia e Queiroz Galvão, esta, envolvida na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura fraudes em licitações e pagamento de propina a políticos por meio da estatal Petrobras. Um das irregularidades na execução da obra foi que o consórcio foi contratado para instalar barrotes de sustentação de cercas a cada um metro, mas o estava fazendo a cada três metros. Em resposta ao TCU, o consórcio defendeu que os materiais deveriam ser colocados a cada um metro e meio.  A verba da obra é do Ministério das Cidades e está incluída no orçamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. A parte concluída da obra em Vitória da Conquista foi a Estação de Tratamento de Esgoto, entregue em 2012 pelo governador Jaques Wagner. Uma segunda etapa da obra está em andamento.

Indícios 

A auditoria do TCU constatou ainda que houve, na obra,  a “aprovação de medições de serviço novo (Cerca de Proteção s/ sinalização luminosa p/ abertura de vala c/ montantes e tela PVC, incl. fornecimento, transporte, instalação e remoção para outro local da obra - reaproveitamento 10x), não previsto no certame que deu origem ao Contrato 277/2008, com indícios de superfaturamento e inadequação da composição do serviço ao efetivamente executado em obra”.

Quatro gestores da Embasa já foram multados, cada um, em R$ 5 mil, pelo TCU por conta de parte das irregularidades constatadas. Eles estão recorrendo das multas no próprio tribunal.

Os gestores da Embasa afirmam que os projetos foram realizados com horizontes de 20 anos para EEEs (estações elevatórias de esgoto) e ETEs (estações de tratamento de esgoto) e de 40 anos para as unidades de coleta e transporte, conforme consta de relatório técnico, “não existindo, portanto, impedimentos para sua utilização em 2008”.

Prejuízo aos cofres públicos

O TCU entende, porém, que a obra precisava de um projeto atualizado para que fosse executada, e que houve “a alteração substancial do objeto contratado, nesse caso, em total decorrência de o projeto básico ter se mostrado defasado, deficiente e incompleto”.

Com base na resposta dos próprios gestores da Embasa, o TCU diz que “fica evidenciado que as estações elevatórias, de fato, foram parcialmente estimadas por métodos expeditos e não pelo devido projeto básico e orçamento detalhado capazes de delinear adequadamente o objeto a ser contratado”.

“Fica comprovado que o projeto básico foi deficiente e estava desatualizado o que pode ensejar não somente prejuízo aos cofres públicos no futuro após termos aditivos que venham a aumentar o valor do contrato, mas também pode caracterizar desvio do Princípio da seleção da melhor proposta ao alterar substancialmente o objeto contratado, segundo o previsto na Lei 8.666/1993, contrariando o entendimento pacífico deste Tribunal. Logo, desvirtuou-se o resultado da licitação que, se tivesse sido realizada inicialmente com outras especificações, poderia ter resultado diferente e mais benéfico à Administração Pública. Assim, a alteração do objeto contratado, caracterizada por acréscimos não justificados superiores a 25%, macula os princípios da economicidade, da transparência e da isonomia”, diz o TCU.

Superfaturamento

Ao analisar preços unitários diversos utilizados na obra, o TCU diz que “não resta dúvida de que a equipe técnica desta Corte não está imputando um superfaturamento decorrente somente de preços unitários acima dos referencias oficiais, está sendo impugnado um aditivo que contratou serviço com preço que maculou o equilíbrio inicial em desfavor da Administração, prática proibida pela LDO [lei de diretrizes orçamentárias] e com farto histórico de reprovação por este TCU”.

Para o TCU, “não procede a alegação do consórcio [GMEC Engenharia e Queiroz Galvão] de que a inclusão deste serviço manteve o desconto original do contrato”.

“Isto só seria verdadeiro se o preço considerado como referencial, para se medir o desconto do preço contratado, fosse o preço correto. Como foi demonstrado, o valor identificado como referencial pela Embasa, R$ 4,15/m2, se encontrava bem acima do custo referencial obtido da maneira adequada, R$ 1,46/m2”, afirma o tribunal.

O TCU alertou ainda para a possibilidade de anulação do contrato, devido as irregularidades. O consórcio GMEC/Queiroz Galvão entrou com pedido de reexame do caso no próprio TCU, mas o pedido foi negado em abril deste ano.

CONTINUE LENDO

Dia da Bandeira: Brumado, uma cidade que reverencia o Pavilhão Nacional

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 19 Nov 2014
  • 10:17h

A Bandeira Nacional tremula alto no panorama de Brumado (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Muito cultuada no passado e hoje símbolo de lutas e de conquistas de um povo “heroico de brado retumbante”, a Bandeira do Brasil, apesar de avanços, ainda não conquistou a reverência merecida, como acontece nos Estados Unidos da América, onde uma grande parte da população tem orgulho de colocar a bandeira nas portas de suas casas, mostrando que o patriotismo por lá é uma característica marcante. No Brasil, isso ainda não acontece na mesma escala, pois ainda falta consciência por parte dos brasileiros da importância de se respeitar o Pavilhão Nacional. O município de Brumado é um exemplo, pois tem orgulho de ser uma das cidades do Brasil que reverencia sobremaneira a Bandeira do Brasil, tanto que é um dos únicos que possui um mastro com cerca de 30 metros de altura, instalado bem no coração da cidade, onde o Pavilhão Nacional tremula soberano. O mastro foi uma das primeiras ações do então prefeito Eduardo Vasconcelos em 2005, que, como defensor ferrenho do Patriotismo, buscou dar ao visual da cidade, um tom de civilidade e amor à Pátria. Neste 19 de novembro, Dia da Bandeira, Brumado tem o orgulho de ser um município que reverencia o Pavilhão Nacional, que pode ser visto de quase toda a cidade. Veja vídeo: