O padre José Silva juntamente com os alunos e educadores (Foto: Divulgação)
Na tarde desta segunda-feira (11) o Projeto para a Correção da Distorção Idade-série, que funciona no prédio da Escola Rotary, recebeu a ilustre visita do Padre José Silva que trouxe uma palavra de bom ânimo a todos os adolescentes, adultos e idosos que ali estudam. O convite partiu da coordenadora pedagógica Gicélia Lima de Oliveira e da professora Dolores Gomes. O Padre José Silva visitou todas as salas de aulas, conversou com os alunos, professores e funcionários e finalizou incentivando-os estudantes a continuarem seus estudos e se colocou à disposição de todos como pároco. A psicopedagoga responsável pelo projeto, Bárbara Vasconcelos, salientou a importância da visita do representante da Igreja Católica local e também colocou o projeto à disposição de todos que queiram conhecer a nossa metodologia de trabalho e o nosso plano de ação uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais dispõem sobre a diversidade religiosa, de gêneros e identidade cultural.
Batizado de TinCan e colocado na Play Store recentemente, um mensageiro aparentemente simples conta com uma função um tanto “diferente”. O aplicativo não depende de internet e nem de sinal de celular para poder enviar mensagens. Como os telefones sem-fio de brinquedo, o TinCan permite conversar apenas com quem está por perto. Para isso, ele usa o Wi-Fi dos smartphones, conectando um ao outro usando o receptor dos aparelhos. O curioso é que dá para mandar mensagens para todos que estão dentro da área de alcance, de uma vez – mais ou menos como um Twitter offline. E mais interessante ainda: o texto pode “pular” de telefone para telefone, até se espalhar como um viral. Pode parecer apenas mais um daqueles conceitos que propõem que você saia da internet, mas o aplicativo tem seu apelo. Ele pode ser muito útil em meio a multidões, quando as redes de celular e 3G ficam sobrecarregadas e impedem que você converse com outra pessoa pelo smartphone – quem vai a shows ou foi a alguma manifestação recentemente sabe como é. O próprio idealizador da ideia, Mark Katakowski, contou ao DailyDot que a ideia é justamente essa – e que o app pode ajudar também em catástrofes, por exemplo. Nesses últimos casos, mais graves, ele poderia servir de alternativa às atuais redes sociais, dependentes da internet, como propagador de mensagens e notícias. Katakowski também disse ao DailyDot que está ciente dos problemas que o aplicativo pode apresentar – a propagação de vírus e outras ameaças pela conexão direta de um smartphone com outro é um deles. Por causa disso, o desenvolvedor imagina que o programa não chegará tão cedo à App Store, da Apple. Mesmo assim, ele já está disponível para Android e deve ganhar em breve uma versão para Windows Phone.
O apagão acabou gerando a suspensão da sessão (Foto:Daniel Simurro / Brumado Urgente)
O apagão que aconteceu durante a sessão do Legislativo de Brumado desta segunda-feira (11) acabou virando manchete da mídia local, ainda mais que as especulações de um possível ato de sabotagem foram ventiladas. O Brumado Urgente entrou em contato na manhã desta terça-feira (12) com a assessora de imprensa do órgão, Eliana Costa, que descartou a possibilidade de um ato dessa natureza. Alegando que “primeiramente não haveria motivos para um ato de sabotagem, já que os projetos já tinham sido votados e já havia se iniciado o tempo das explicações pessoais”. A assessora ainda argumentou que “além do mais existe um sistema de monitoramento eletrônico, o qual já foi analisado e não houve nenhuma imagem que indicasse um ato de sabotagem”. E finalizou “foi somente o disjuntor que desarmou, já que estava muito calor e o sistema de ar-condicionado estava no máximo, o que provavelmente pode ter sido a causa da interrupção de energia”.
Uma foto de policiais militares em uma operação no município de Bonito, na Chapada Diamantina, onde aparecem em pose em torno do corpo de um homem identificado como “Coninho”, apontado como líder de uma quadrilha que assaltou uma agência bancária em Mucugê na última quinta-feira (7), será motivo de sindicância por parte da corregedoria da PM-BA. A imagem foi repercutida em vários sites e blogs na internet desde domingo (10). De acordo com nota da assessoria da corporação, em resposta ao Bahia Notícias, a entidade “não coaduna com o comportamento adotado pelos policiais militares da CIPE Semiárido que posaram numa foto exibindo o corpo de um criminoso responsável pelo roubo de uma agência bancária no município de Mucugê, na última quinta-feira (7)”. No texto, a Polícia Militar sinaliza que não deixará o fato cair no esquecimento. “A Corporação irá apurar o fato através de sindicância instaurada pela Corregedoria Geral”, diz a nota. O caso aparece dias depois de a PM-BA ser apontada na sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública como a que mais mata no país, ao mesmo tempo em que tem a aprovação de mais da metade dos baianos (54%). A foto também chamou a atenção da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), que deve levar o caso ao plenário da instituição. Segundo o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da secção baiana da OAB, Eduardo Rodrigues, a imagem traduz uma falta grave às regras de convivência em um Estado de Direito. “Não é porque o sujeito está morto que se tem o direito de desrespeitar o corpo dele, além de seus familiares. A polícia também não pode usar o corpo de alguém como um troféu”, disse o advogado em entrevista ao BN. Rodrigues disse que uma audiência já havia sido marcada com a PM-BA, antes do ocorrido em Bonito, para tratar de assuntos referentes ao trabalho policial no estado.
A redução da maioridade penal, tema considerado polêmico e longe de ser consenso dentro e fora do Congresso Nacional, será discutido no Senado. Uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, marcada para esta terça-feira (11), inicia a votação de seis emendas à Constituição que reduzem a idade para imputação de punição. Apenas a proposta que prevê a redução para 16 anos em casos específicos, como crimes inafiançáveis – tortura, terrorismo, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e crimes hediondos – ou reincidência, desde que haja parecer do promotor da infância e autorização da Justiça. Há, contudo, sugestões consideradas mais radicais, como a que considera penalmente imputáveis os maiores de 13 anos em caso de crimes hediondos; ou proposta que, além reduzir a maioridade para 16 anos, torna o voto obrigatório para a mesma idade. É a primeira vez que o Senado discute o tema nessa legislatura. Em abril, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), encaminhou ao Congresso projeto para elevar de três para até oito anos a punição a jovens que cometem delitos graves. Isso ocorreu depois que um estudante foi morto na capital do Estado por um adolescente apreendido um dia antes de completar 18 anos. Hoje, um adolescente que comete crime pode ficar internado por, no máximo, três anos e até os 21 anos. O crime não fica registrado nos antecedentes do jovem.
A sessão teve que ser suspensa pela falta de energia (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)
Um fato incomum aconteceu na noite desta segunda-feira (11) durante a sessão ordinária do Legislativo de Brumado. Quando a sessão começava a esquentar, onde os debates pareciam caminhar para o solo quente das discussões, um fato inesperado aconteceu, que foi um apagão localizado, o que acabou fazendo com que a presidência, após um período de espera de 10 minutos, tivesse que suspender a sessão. Não se teve um diagnóstico oficial do apagão localizado, somente algumas especulações que houve queda de um dos disjuntores. A situação inusitada ocorreu minutos após o vereador Weliton Lopes (SDD) ter feito críticas à operadora dos serviços de energia, que segundo ele estaria usando de arbitrariedades contra os consumidores em Brumado.
A suspensão dos serviços vêm sendo feitas muitas vezes beirando o final de semana (Foto: Reprodução)
Um fato que está cada vez mais comum em Brumado e que vem gerando revolta e indignação dos consumidores da Embasa e da Coelba, que muitas vezes vêm tendo a suspensão dos serviços de forma arbitrária, sem maiores esclarecimentos, muitas das vezes, na tarde das sexta-feiras, sem ter um serviço de plantão de religação nos finais de semana. Visando sair em defesa dos consumidores, o vereador Weliton Lopes (SDD) fez um pronunciamento contundente contra essas ações arbitrárias, as quais estão cada vez mais comuns na cidade, o que vai gerar um Projeto de Lei de sua autoria. “É um absurdo essas ações que vêm sendo feitas pelas operadoras, muitas das vezes suspendendo os serviços na sexta-feira à tarde, causando um terror nos consumidores, que ficam impotentes na busca da religação, já que não existe um serviço de plantão”. E ainda descreveu que “tem que ser observado que esses serviços são essenciais e estão amparados pelo Código de Defesa do Consumidor, então essa arbitrariedade não pode continuar e vamos lutar nesse sentido e espero contar com o apoio de todos os vereadores”. E finalizou que “não estamos fazendo apologias à inadimplência, de forma alguma, mas estamos buscando a defesa dos direitos dos consumidores e que a Lei seja cumprida, evitando-se assim o constrangimento público, pois têm que se fazer uma verdadeira “via crucis” para que os serviços sejam reestabelecidos”.
Atos de crueldade contra animais vêm sendo veementemente combatidos pela sociedade, que vem tendo uma postura de forte enfrentamento a essas atitudes bárbaras, que vem causando forte revolta e indignação. Em Brumado algumas entidades e grupo de pessoas vem vestindo a camisa contra os maus tratos a animais, onde se destaca a Ong Auau, a qual vem fazendo um trabalho árduo para atender a grande demanda de animais abandonados e vítimas de maus tratos. Na manhã desta segunda-feira (11) a coordenadora da referida Ong, Caroline Lima Santos, recebeu um telefonema de uma moradora do Bairro Maria de Lourdes relatando que uma cadela tinha recebido vários disparos de arma e estava sangrando muito. Imediatamente os membros da Ong foram ao local e conseguiram resgatar o animal, que tinha recebido 6 tiros de arma de pressão, sendo que apenas um foi retirado. Em contato com o Brumado Urgente a coordenadora fez um apelo para que pessoas possam colaborar com os exames de Raio X e com a transferência do animal para o município de Vitória da Conquista, já que será necessária uma cirurgia. Ela relatou que “A cachorrinha levou 6 tiros e ficou muito debilitada. Fico indignada com tanta crueldade do ser "humano". Conseguir retirar apenas um dos chumbinhos, o restante ainda continua na cachorra . Precisamos de ajuda para os possíveis gastos como Raio X, consulta, medicamentos, Gasolina e com a cirurgia”. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo fone: (77) 9934-3785.
Aumentam as expectativas para a realização da festa mais esperada do Verão, o Brumado Indoor que este ano terá uma estrutura e atrações de primeira grandeza. Com um grande volume de vendas, a produção do evento anuncia que hoje (11) é o último dia para se adquirir ingressos do 1º lote, já que a partir desta terça-feira (12) vigorão novos preços que já farão parte do 2º lote. Então, não perca tempo e vá correndo até o Boca’s Grill ou um dos revendedores autorizados e garanta o seu ingresso, já que a venda será limitada.
Segundo pesquisa feita pela Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), o desembargador Eserval Rocha, presidente interino do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aparece como favorito para presidir o órgão. Ele soma 84,5%, seguido da desembargadora Licia Laranjeira, com 6,6% da intenção de votos dos magistrados. Ivete Caldas figura em terceiro lugar com 5,8%, já as desembargadoras Vera Lúcia Freitas, com 2,2% e Maria da Purificação, com 0,9%, aparecem em quarto e quinto lugar respectivamente. No total, dos 226 votos do levantamento, Eserval Rocha tem 191. Ele permanece no cargo até a eleição do novo presidente, que acontece no dia 20 de novembro.
Nascido no município vizinho de Caetité em 13 de maio de 1933, Waldick Soriano se tornou um símbolo da música brasileira, por seu estilo incomparável, que contestava as classes sociais. Atuando em um cenário de uma manifestação cultural, pulsante e criativa, Waldick embalou gerações, se tornando a trilha sonora preferida de milhões de brasileiros. Waldick veio a falecer em 4 de setembro de 2008 no Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, vítima de um câncer de próstata. Ele veio à capital do minério por diversas oportunidades e o Brumado Urgente conseguiu resgatar uma delas, o seu penúltimo show em maio de 1997 no Espaço Disbel. Numa realização de Lúcio Carlos Cruz dos Santos e Walmir Porto Filho, o show foi um grande sucesso e os internautas poderão conferir os melhores momentos no vídeo abaixo:
A ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA no próximo ano completará 39 anos educando crianças, jovens e adolescentes. As inovações e mudanças têm acompanhado esta Instituição de Ensino ao longo desse tempo. Dando continuidade a esta proposta, a ENSF no próximo dia 14 de novembro realizará sua 38.a Feira de Iniciação Científica na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). A Abertura no anfiteatro será 19h e, em seguida, os stands serão abertos às visitações públicas. Serão apresentados mais de 50 trabalhos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental II (6.o ao 9.o ano) e Ensino Médio (1.a à 3.a série). As experimentações serão diversificadas levando o público, ao visitar os stands, a um verdadeiro Parque Científico, distribuídos com os seguintes temas: Ciência Maluca, Show Científico, Química das Cores, Eletronoptica, Novos Cientistas, A tecnologia tornando seus piores sonhos em realidade e Mais cabeça, menos força. Além disso, a ENSF apresentará a toda comunidade o seu novo parceiro o SISTEMA POSITIVO DE ENSINO que atua no mercado há mais de 38 anos e hoje é o melhor e um dos maiores grupos de ensino do país, atuando, também, no exterior. O material didático é elaborado por professores atuantes no mercado – o que faz com que seja todo atualizado e voltado às competências do ENEM – e os nossos professores poderão interagir com os elaboradores. Unindo a Ciência e a Tecnologia, a ENSF comprovará que trabalha a tecnologia com inteligência. A 38.a Feira de Iniciação Científica conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado e a Polícia Militar. Visite,conheça e aprenda com os alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima.
As inscrições para o vestibular UNINTER estão abertas. São 16 opções de cursos de nível superior para você escolher e assim estudar em uma das mais importantes e maiores Universidades a distância do país – Centro Universitário Uninter. Material Didático (livros de verdade e NÃO apostilas xerocadas) + DVD’s com todas as aulas para você assistir de onde estiver, além das aulas no polo de apoio presencial e todo o suporte que é oferecido aos alunos de maneira presencial e a distância é realmente um diferencial de mercado.E quem já fez a sua Faculdade, pode procurar a UNINTER para realizar a sua Pós Graduação, são mais de 40 opções de cursos de especialização à sua disposição! Nas Pós Graduações os alunos também recebem livros, que como na graduação, são escritos pelos próprios professores que ministram as aulas, para garantir que seja extremamente didático. Mais de 150 mil alunos em todo o país estudam na UNINTER, são 425 polos distribuídos em todo o território nacional.
GRADUAÇÕES E PÓS GRAUDAÇÕES COM INCRIÇÕES ABERTAS PARA INÍCIO DAS AULAS EM 2014.
Uninter – Av. Otávio Mangabeira, 157 – Centro Brumado/BA
A mãe e o padrasto de Joaquim Pontes Marques, 3 anos, que desapareceu na terça-feira passada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foram presos na cidade na noite desse domingo (10), por decisão da Justiça. A psicóloga Natália Ponte e o técnico em informática Guilherme Longo devem permanecer detidos por 30 dias. O corpo do menino foi encontrado no domingo, boiando no Rio Pardo, em Barretos, no interior de São Paulo. O dono de um rancho avistou o corpo por volta das 11h30 e acionou a polícia. Exames preliminares feitos por peritos do posto do Instituto Médico-Legal (IML) de Barretos apontaram que não havia água nos pulmões da criança. Isso afasta a hipótese de afogamento. Para os legistas, Joaquim morreu antes de ser jogado no córrego que deságua no Rio Pardo. Em matéria do programa Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo, o padrasto demonstrou frieza ao saber que o corpo foi encontrado. "Foi reconhecido? Maravilha. A gente vai dar uma ligada para os advogados para ver o que está acontecendo". Policiais e os peritos criminais que investigam o caso já trabalham com a tese de que ele foi vítima de uma agressão, de algum tipo de violência ou até mesmo de envenenamento. "A hipótese de que ele teria sido morto e jogado no rio foi confirmada, mas ainda é preciso saber o que o matou", disse o delegado João Osinski Júnior, diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3). Joaquim desapareceu de casa na madrugada da terça-feira (5). A mãe do garoto disse que a última pessoa a ter contato com o filho foi Guilherme, que é usuário de drogas e admitiu ter saído naquela noite para comprar cocaína. Ele negou ter agredido o menino.