Faleceu na noite desta segunda-feira (17) o empresário Cleio Antônio Diniz

  • Brumado Urgente
  • 18 Mar 2014
  • 08:19h

(Foto: Arquivo Familiar)

Faleceu na noite desta segunda-feira (17), por volta das 22h30m, o empresário Cleio Antônio Diniz. Nascido no dia 15 de março de 1936, na cidade de Pará de Minas – MG, veio para Brumado em 1969, como empreendedor, trazendo a sua empresa Transportes Cleza Ltda e, de lá para cá, atuou com muita dinâmica, sempre com muito sucesso. Por sua vontade, ele será sepultado junto a sua mãe em Belo Horizonte. Ele deixa 5 filhos e esposa e um legado exemplar de vitórias e superação. O corpo sairá de sua residência em sua Fazenda Olhos D’Água, na manhã de terça-feira (18) por volta das 10:00 horas, onde serão feitas as últimas homenagens e despedidas de seus amigos.

Brumado: Acusação e Defesa travam duelo acirrado em júri de homicídio qualificado

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 17 Mar 2014
  • 18:57h

O promotor de Salvador Raimundo Moinhos e o advogado de defesa Samuel Milhazes protagonizaram um forte embate visando convencer os jurados (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A realização de Júris Populares em Brumado nos últimos tempos vem ganhando cada vez mais destaque, não só pelo crescimento significativo da imprensa online, mas também pelo aumento do número de julgamentos realizados pela Vara Crime de Brumado, que vem implantado uma dinâmica muito consistente, resultado do árduo trabalho do juiz Dr. Genivaldo Guimarães, que vem dando muito mais celeridade aos processos e seus respectivos julgamentos. Nesta segunda-feira (17), o Salão Magna Maria Pereira Santos, foi palco de mais um Júri, presidido pelo referido meretíssimo, desta feita, tendo uma substância diferenciada, já que as alegações eram de uma possível rixa política como motivação. O Júri foi marcado por um forte embate traçado entre Acusação e Defesa, tendo como protagonistas o renomado promotor de justiça de Salvador, Dr. Raimundo Nonato Santana Moinhos, que atua no setor há 18 anos e o o advogado criminalista brumadense Dr. Samuel Milhazes, os quais “duelaram" buscando o convencimento do corpo de jurados. O denunciado Sebastião Gomes Pereira, foi levado ao banco dos réus sobe a acusação de homicídio qualificado por motivo torpe, já que nos autos está registrado que ele e a vítima, José Silva da Cruz, - que era seu cunhado - , tinham uma rixa de muitos anos e que no calor das discussões políticas, após as eleições de 2008, houve provocações de ambos os lados o que culminou no homicídio, por meio de um tiro de revólver no abdômen, praticado no dia 18 de janeiro de 2009, numa estrada vicinal localizada na Fazenda Campo Redondo, Distrito de Tamboril.

 

Familiares e amigos da vítima e do acusado viveram momentos de apreensão nas dez horas em que durou o julgamento (Foto:Daniel Simurro / Brumado Urgente)

 

A defesa, de forma eloquente, buscou o convencimento dos jurados de que o ato foi executado em legítima defesa e que o acusado é muito estimado na comunidade, o que teria sido corroborado por vários depoimentos de pessoas que moram no referido local, sendo que também foi colocado com ênfase que a motivação política era desprovida de lógica, já que, segundo o advogado de defesa “nenhum ser humano mata outro simplesmente por uma desavença política", procurando a retirada da qualificadora por motivo torpe e que o seu cliente já estava sendo ameaçado há alguns anos pela vítima. Em certo momento, onde a defesa explanava a sua tese, o promotor Raimundo Moinhos, pediu um “pela ordem”, já que se sentiu atingido com as palavras proferidas pelo advogado de defesa, que usou de metáforas que acabam mostrando uma atuação implacável do Estado, que segundo ele estava “massacrando” as testemunhas, usando termos fortes como "salafrários" e "mentirosos", num claro intuito de intimidação, o que foi prontamente contestado pelo promotor que afirmou que isso não tinha a mínima procedência e as interpretações de suas alegações foram totalmente sem nexo. O Júri foi longo, tendo uma duração de dez horas, retirados os períodos de intervalo. Após réplicas e tréplicas, o corpo de jurados decidiu, por 4X3, pela condenação do acusado, por 8 anos, o qual poderá recorrer em liberdade, segundo a sentença declarado pelo juiz Dr. Genivaldo Guimarães 

Convite feito por Geddel a Marcelo Nilo começa a colocar lenha na fogueira da disputa pré-eleitoral

  • Informações do Política Livre
  • 17 Mar 2014
  • 18:37h

(Foto: Reprodução)

Convencido de que será o candidato ao governo das oposições, como antecipou numa mesa em badalada festa do high society baiano no último sábado à noite, o peemedebista Geddel Vieira Lima teria ligado para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), e o convidado para disputar o Senado em sua chapa. A informação circulou esta manhã na Assembleia Legislativa, onde se comenta também que o prefeito ACM Neto (DEM) teria sido avisado previamente da abordagem pelo peemedebista. Ainda não se sabe a resposta do deputado. Nilo acaba de ser preterido na indicação para vice na chapa do petista Rui Costa, candidato do governador Jaques Wagner à sucessão estadual, e ainda não se sabe se ele vai manter-se no campo governista ou migrará para a oposição. Quanto a Geddel, parece óbvio que tenta montar uma chapa “competitiva” para conseguir vencer o ex-governador Paulo Souto na disputa pela posição de candidato oposicionista a governador.

MPF e DPU acionam Conselho Regional de Enfermagem para assegurar registro provisório de bacharéis

  • MPF
  • 17 Mar 2014
  • 17:28h

(Foto Ilustrativa)

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ajuizou, em conjunto com a Defensoria Pública da União na Bahia (DPU/BA), uma ação civil pública contra o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren/BA) objetivando assegurar a inscrição provisória aos recém-formados. A inscrição no Coren é necessária para que o bacharel em enfermagem possa exercer a profissão. Entretanto, o referido Conselho recusa-se a aceitar o certificado de colação do grau para que o interessado faça seu requerimento de inscrição, exigindo para isso a apresentação do diploma. De acordo com a ação, um diploma pode demorar até dois anos para ser emitido, deixando os recém-formados impossibilitados de exercer a profissão durante esse período. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no ano de 2004, editou resolução permitindo a inscrição provisória dos profissionais que, mesmo tendo concluído o seu curso, ainda não estivessem de posse do seu diploma. No entanto, a resolução foi alterada em 2010, vedando a concessão da inscrição provisória sem apresentação do diploma de conclusão do curso. Para o procurador Regional dos Direitos do Cidadão Leandro Nunes e o defensor público da União Átila Dias, autores da ação, a falta de previsão pela Resolução Cofen nº 372/2010 não impede que o Coren/Ba aceite a inscrição provisória desses profissionais. Segundo os autores, não é razoável impedí-los de desempenharem a profissão em razão do trâmite burocrático referente à expedição do diploma, uma vez que é possível demonstrar a conclusão do curso por meio de outros documentos. Por entenderem tratar-se de violação ao direito fundamental da liberdade de trabalho, garantido pela Constituição Federal, o MPF e a DPU requereram à Justiça Federal que determinasse a dispensa, pelo Coren/BA, da exigência do diploma para inscrição dos bacharéis em enfermagem que apresentem o certificado de colação de grau expedido por instituição reconhecida pelo MEC, inclusive com pedido liminar para que, caso não cumprida a determinação, seja cobrada multa diária de mil reais.

Brumado: PM vai intensificar fiscalização sobre os serviços de mototaxi na cidade

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 17 Mar 2014
  • 11:41h

As blitzes serão cada vez mais intensas visando a melhoria dos serviços prestados à população (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente Conteúdo)

Sendo uma das atividades remuneradas que congrega um grande número de pessoas em Brumado, sendo uma das maiores geradoras de renda com cerca de mil pessoas, a função de mototaxista ainda parece longe de ser regulamentada, apesar de alguns esforços de políticos e autoridades, já que a questão é complexa e envolve uma série de fatores. Então, enquanto a regularização não se efetiva, o comando da 34ª CIPM de Brumado, visando dar maior segurança aos passageiros deverá endurecer a fiscalização por meio de blitz contínuas a partir de agora. Segundo declarações do próprio major Silvio Berlink “a situação preocupa e requer uma ação mais contundente, pois a integridade física dos passageiros estaria ameaçada, já que alguns procedimentos não vêm sendo observados pelos mototaxistas, como a obrigatoriedade do uso da presilha do capacete, que é conhecido popularmente como jugular”. Outra situação que deverá ser cobrada é a falta de material apropriado, como calçados, coletes e outros acessórios que são obrigatórios. As blitzes deverão se iniciar nos próximos dias e serão rigorosas, já que está é uma das ações que estão sendo pautadas como prioritárias pelo Polícia Militar de Brumado.  

O uso da presilha do capacete, conhecida como jugular, será cobrada com maior rigor a partir de agora (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

'As grandes urgências para Brumado estão no topo da pauta do governo', afirma Waldenor Pereira

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 17 Mar 2014
  • 09:47h

O deputado Waldenor reafirmou o seu compromisso pelo município (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

As expectativas quanto ao atendimento das maiores urgências do município de Brumado vêm aumentando nos últimos dias, já que, passado o Carnaval, o cenário político fica mais intenso, motivado pela realização das eleições deste ano. Diante disso a movimentação de bastidores na busca de trazer essas conquistas para a capital do minério fica mais acentuada e, aproveitando o momento, o Brumado Urgente questionou o deputado Waldenor Pereira sobre essas questões cruciais para o desenvolvimento de Brumado. O parlamentar que esteve presente na solenidade de posse da nova diretoria do PT local, que será comandado pelo jovem Fredinho, não se furtou a comentar o atual quadro político e iniciou garantindo que “temos a certeza que o governador Wagner tem uma atenção muito especial por Brumado e que Rui Costa, que é o nosso pré-candidato, dará a mesma atenção a essas questões tão fundamentais”. Ele destacou a questão do Esgotamento Sanitário citando que “o projeto já foi enviado para o Ministério das Cidades, onde existe uma pressão muito grande por parte do governador Wagner e estamos muito otimistas quanto a sua aprovação e posterior execução, pois existe a consciência que esta é uma das maiores urgências para o município. Nós estamos constantemente, em nossos encontros com o governador e com o próprio Rui Costa, tocando nessa tecla e estamos muito confiantes na sua realização”. Waldenor Pereira também fez questão de comentar outra grande pendência local, da qual ele vem sendo um defensor intransigente, que é a ampliação de cursos universitários. “Esta é uma das bandeiras que mais defendemos, pois conhecemos de perto a situação, mas, já temos notícias muito interessantes que nos deixam mais animados, as quais apontam para que esse déficit no ensino universitário local seja resolvido. Temos expectativas muito positivas e, agora, com a implantação da Universidade Federal do Sudoeste, que foi uma indicação nossa, os horizontes se ampliam, então, a projeção é bem favorável para que a juventude brumadense possa ter uma oferta muito maior nos cursos do ensino superior”. E finalizou reafirmando o seu compromisso para com o município garantindo que “esse é um momento muito propício, onde o PT de Brumado se consolidou como uma força política muito forte e que, agora, sob o comando do grande companheiro Fredinho deve alçar novos voos, rumo a novas e grandes conquistas. Estamos muito animados e reafirmamos os nossos compromissos por esse município que tanto admiramos, onde temos grandes parceiros, os quais somam forças à nossa busca em atender as grandes demandas para que o futuro dos brumadenses seja muito mais promissor”. 

Vereador Catoze se destaca durante solenidade de posse da nova diretoria do PT de Brumado

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 17 Mar 2014
  • 08:27h

O vereador Catoze foi eloquente em seu pronunciamento sendo muito aplaudido por todos (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Conhecido pelo seu carisma e entusiasmo, o vereador Catoze (PT) foi um dos grandes destaques da solenidade da nova diretoria do PT de Brumado, que, a partir de agora, terá o comando do jovem Fredinho. Mostrando firmeza e positividade em suas palavras, Catoze foi um dos oradores mais empolgados, fazendo questão de citar que “esse é um momento histórico, aonde o PT de Brumado vem confirmar avanços significativos, o que nos deixa ainda mais motivados para continuar a nossa missão de vereador”. Ele ainda declarou que “a união e a força de nossa militância é o diferencial para as grandes conquistas, então nesse clima tão positivo podemos fazer a projeção de grandes vitórias para o futuro e a consolidação da legenda como uma das mais representativas em Brumado”. Ele também fez questão de destacar o papel do deputado Waldenor Pereira (PT) ao declarar que “temos comprovado a luta de nosso companheiro Waldenor, que vem atendendo nossos pedidos a favor de Brumado, tanto que recentemente comemoramos a conquista da construção de vários sistemas de abastecimento, resultado direto de suas ações parlamentares, as quais beneficiaram várias comunidades rurais que representamos. Sabemos que muitas outras conquistas virão porque ele vem se esforçando muito nesse sentido”. 

O deputado Waldenor Pereira e o vereador Catoze muito confiantes quanto ao futuro do PT de Brumado (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Caetité: Noite de domingo foi marcada por acidentes

  • Sudoeste Bahia
  • 17 Mar 2014
  • 07:45h

Na noite deste domingo (16) foram registrados vários acidentes envolvendo motocicletas e veículos. (Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia)

Dirigir sob a influência de álcool ainda figura como uma das principais causas de acidentes envolvendo vítimas no trânsito, os efeitos podem até variar em sua intensidade, de acordo com o tipo físico e estatura, mas o fato é que todos são afetados após a ingestão de bebidas alcoólicas. O ato de beber e dirigir pode acarretar fatalidades envolvendo inocentes, como se vê diariamente nos noticiários. Em Caetité, ao que tudo indica estas recomendações não vem sendo respeitadas por condutores, pois, na noite deste domingo (16) foram registrados vários acidentes envolvendo motocicletas e veículos, em quase todos os casos era possível constatar a ingestão de álcool. O primeiro acidente foi registrado por volta das 18h00min, na altura do km 201 da BR-030 onde dois motociclistas perderam o controle e caíram, sofrendo diversas lesões, Daniela Teixeira de Oliveira, 19 anos, e Mauro Pereira de Souza foram socorridos e encaminhados pelo SAMU-192 a UPA 24HS.

O segundo acidente também na BR-030 na altura do km 205, ocorrido por volta das 18h15min nas proximidades do “Café Baiano”, deixou um motociclista gravemente ferido, segundo informações colhidas pela reportagem do Sudoeste Bahia no local, um grupo de motoqueiros estavam às margens da rodovia, quando o motociclista Ivail Teixeira Ribeiro, atravessou a pista sem os devidos cuidados sendo atingido por uma C-20 branca, placa policial CLD 3154 – Caetité-Ba, conduzida por José Maria Fernandes da Silva, a qual vinha no mesmo sentido, uma D20 verde, placa policial JLR – 0980 – Brumado –BA, conduzida por José Coelho Guedes, que vinha em sentido contrário, desviou dos outros dois veículos, mas acabou perdendo o controle e capotando. Já o terceiro acidente, aconteceu na altura do Km 210 da referida BR, onde um veículo Corsa Hatch Branco, placa policial CQB-9880 – Campinas – SP, conduzido por Denilton Lopes Santos, 18 anos, residente na Rua Piauí em Caetité, invadiu a pista contraria colidindo com um caminhão branco, de placa EWV-1890 – Guarulhos - SP que trafegava em sentido contrario. O corsa ficou totalmente destruído. Denilton foi transferido em estado grave para o Hospital de base em Vitória da Conquista, também estava no Corsa, Andreia Teixeira Santana, 25 anos, que sofreu escoriações. Ainda foram registrados mais dois acidentes envolvendo motos, sendo um na BR -122 que liga Caetité a Maniaçu, e o outro na vicinal que dá acesso a comunidade de Açoita Cavalo, os condutores sofreram apenas escoriações.

CONTINUE LENDO

Marizete Pereira ainda não confirma pré-candidatura à deputada estadual

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 17 Mar 2014
  • 07:18h

A ex-deputada afirmou estar com a mesma expectativa positiva quanto aos processos eleitorais (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Durante a realização da solenidade de posse do novo presidente do PT de Brumado, o jovem Fredinho, que aconteceu na última sexta-feira (14) em Brumado, a ex-deputada Marizete Pereira falou com a imprensa e, de início, afirmou esperar “uma maior participação da militância petista a partir de agora, pois vamos para o embate e o empenho de todos é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos”. Questionada sobre sua possível pré-candidatura à deputada estadual ela respondeu que “ainda não temos nada confirmado, vamos iniciar essa discussão a partir de agora, com essa nova diretoria, se Brumado terá uma candidatura própria ou não”. Sobre as perspectivas a nível estadual e o nome de Rui Costa, ela declarou que “esperamos que Rui Costa dê continuidade a este modelo de governo republicano e que tenha um olhar especial sobre Brumado, fazendo com que as grandes demandas de nosso município sejam atendidas”. Ela aproveitou para falar ainda sobre os processos eleitorais referentes às eleições municipais de 2012, argumentando que “continuamos confiantes, já que, como sempre afirmei, as provas são robustas e acredito que serão avaliadas a nosso favor pelos tribunais. Ainda haverá o julgamento de uma Aime e de outra Aije, então continuamos com as expectativas positivas nesse sentido”.  

Petrobras encerra inscrições de concurso com 1.232 vagas nesta segunda (17)

  • Da Redação
  • 17 Mar 2014
  • 06:49h

(Foto: Reprodução)

A Petrobras encerra nesta segunda-feira (17) as inscrições do concurso público com um total de 1.232 vagas para cargos de níveis médio e superior. As vagas são para contratação imediata e formação de cadastro de reserva. Ao todo, estão sendo oferecidas  89 oportunidades imediatas e 1 mil em cadastro para os cargos de nível médio nas funções de técnico em diversas especialidades (como exploração de petróleo, de inspeção de equipamentos, de logística de transporte, de operações e de segurança, entre outros, e com exigência de cursos técnicos) com salários de R$3.400,47. Já as vagas de nível superior são para médicos do trabalho e engenheiros (de ambiente e de produção), com 11 vagas imediatas e 132 em cadastro e salários de R$7.501,06 e R$8.081,98, respectivamente. As oportunidades são para as cidades de Salvador, Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo, Santos, Belo Horizonte, Curitiba, Mauá, Paulínia, São José dos Campos e São Mateus do Sul.  Os interessados podem se inscrever na página da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. As taxas são de R$40 (para cargos de nível médio) e de R$58 (superior). As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 18 de maio. O concurso terá validade inicial de seis meses, que pode ser prorrogada uma única vez e pelo mesmo período.

Operadoras começam a bloquear sinal de celular e tablet piratas

  • Correio
  • 16 Mar 2014
  • 12:16h

Imagem Ilustrativa

As operadoras de telefonia móvel começam a testar, a partir da segunda, um novo sistema que irá bloquear chamadas feitas por celulares piratas. O bloqueio, no entanto, só será efetivo a partir de setembro. Até lá, nessa fase “pré-operacional”, os aparelhos devem continuar funcionando normalmente. Quando identificar um aparelho falsificado ou original, mas sem homologação no Brasil, o sistema deverá efetuar o bloqueio, que também vale para tablets. O objetivo do bloqueio é não só garantir a segurança dos clientes - expostos a riscos de radiação excessiva e de explosão das baterias dos aparelhos -, mas também melhorar os índices de qualidade das teles. Todo aparelho móvel sai da fábrica com um número de registro chamado IMEI. É o RG do equipamento. O chip, que é habilitado pela operadora, também tem um código, batizado de IMSI. Assim, sempre que um aparelho é ligado, ele transmite às operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho. Hoje, essas informações possibilitam, por exemplo, identificar um cliente em roaming internacional. Agora, haverá um cadastro nacional de IMEIs que será cruzado com o dos chips (IMSI). Assim, toda vez que um cliente estiver fazendo uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo. Isso será possível porque também existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes. As operadoras sabem que um celular é pirata porque seus sinais são captados pelas antenas, mas sua identidade não aparece no “radar” das teles. Quando aparece, ela é duplicada (igual à de outro telefone) ou apresenta um número inexistente no catálogo mundial de celulares. O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. Caso seja pirata, o sistema decidirá, automaticamente, pelo bloqueio dos sinais.

Os olhos dos homens nas eleições de 2014

  • Por Eugênio Bucci / OI
  • 16 Mar 2014
  • 11:46h

“Os homens, universalmente, julgam as coisas mais com os olhos do que com as mãos, porque todos podem ver, mas poucos podem sentir. Todos veem aquilo que pareces, mas poucos sentem o que és; e esses poucos não ousam opor-se à opinião da maioria, que tem, para defendê-la, a majestade do Estado” (Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, tradução de Maria Julia Goldwasser, 4ª edição, São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, pág. 87). Entre os enganos frequentes – e são tantos – das análises que se ocupam de investigar a confluência entre a política e a comunicação está o de supor que o engenho de seduzir o olhar alheio tenha sido um produto do século 20 ou, vá lá, uma invenção do final do século 18, no bojo das revoluções que culminariam por fabricar nos comuns do povo a ilusão de que seriam eles os protagonistas da História. Claro que o século 20 massificou a propaganda política, assim como massificou tudo o mais. Claro, também, que a Revolução Francesa não se cansou de “jogar para a plateia”, a ponto de usar o teatro da guilhotina como a prova sangrenta de que o novo poder, não sendo condescendente com os nobres, não seria condescendente com mais ninguém (nem mesmo com Danton, o revolucionário que foi executado aos 34 anos de idade, ou Robespierre, decapitado aos 36).

Vista como um fenômeno de comunicação política, podemos dizer que, em seu início, a Revolução Francesa triunfou porque soube proclamar a si mesma, nos panfletos parisienses, como a emissária da liberdade, da igualdade e da fraternidade. No final, malogrou porque lhe restou apenas a imagem de ser a lâmina do terror e nada além do terror. A comunicação também esteve no centro da estratégia que levou à criação dos Estados Unidos da América: foi com uma série de artigos de jornal que os federalistas ganharam os bons olhos da opinião pública para a causa de que a união faria a força dos  As técnicas de propaganda na política, a partir do século 18, são bem conhecidas de todos. Mas elas não foram inventadas ali. Esse tipo de comunicação é bem anterior à Revolução Francesa. Em 1515, quando entregou a Lorenzo o texto com seus conselhos, Nicolau Maquiavel alertava para isto: os homens julgam mais com os olhos do que com o juízo, quer dizer, formam o juízo a partir do que veem. Em O Príncipe ele ensina que política é jogo de cena. “A um príncipe não é necessário ter de fato todas as qualidades (ele fala de “piedade, fé, integridade, humanidade, religião”), mas é bastante necessário parecer tê-las.” Nesse ponto, o pensador florentino ecoa Júlio César – que teria dito, no ano 63 a.C., que “à mulher de César não basta ser honesta, é preciso parecer honesta” –, mas o faz com uma distinção crucial: para ele, a honestidade da mulher de César seria um dado de pura irrelevância: se ela realmente parecesse honesta, não teria necessidade alguma de ser honesta. Desde Júlio César – e desde muito antes, na verdade – a conquista, o exercício e a manutenção do poder envolvem a construção, o uso e a manutenção da imagem. A política se faz pelas armas e pela comunicação, num combinado que conjuga força e circo (e pão também, ocasionalmente), para erguer e entronizar uma imagem. É bem verdade que o século 20 trouxe rupturas estruturais nessa fórmula, com o aprimoramento e agigantamento industrial das ferramentas de sedução (dos olhos dos homens) pela imagem. A partir da indústria cultural a comunicação passou a exercer funções que antes (em Maquiavel também) cabiam à violência direta. Mais: o uso da violência converteu-se numa forma ultraelaborada de espetáculo a serviço da comunicação política. Hoje, muito mais do que antes, os atentados terroristas (que sempre foram atos de propaganda perversa), as manifestações de rua (propaganda relativamente benéfica) e mesmo as guerras são atos (espetaculares) de comunicação, cujo objetivo é fixar ou destruir imagens que disputam o imaginário em torno do poder. O terrorismo e a guerra passaram a ser não mais a continuação da política por outros meios (Clausewitz), mas o prolongamento da comunicação política por meio de signos de exceção. Política, enfim, é comunicação – e essa comunicação pode lançar mão da força para tocar as retinas dos homens que não sabem conhecer o mundo pela própria ação. Do mesmo modo, e com os mesmos propósitos, lança mão das atividades circenses de maior envergadura, como os grandes festivais de rock e as jornadas esportivas de visibilidade planetária. Na comunicação política os rituais carnavalescos e festivos são equivalentes comunicacionais dos bombardeios redentores. É o que veremos em breve. Como bem sabe o leitor, dentro de cem dias, ou um pouco menos, será aberto no Brasil um celebrado Campeonato Mundial de Futebol, que contará com a participação de um time composto de atletas brasileiros especialmente selecionados para isso. O plano de comunicação em que esse campeonato se vai desenvolver é o mesmíssimo em que as eleições presidenciais vão transcorrer logo em seguida (lembremos que a campanha eleitoral vai começar, oficialmente, em julho). As telas eletrônicas serão as mesmas. Os destaques do noticiário serão os mesmos. Os lugares físicos também: ruas, praças, aglomerações humanas. Os signos da nacionalidade – que servirão de âncora para a opinião crédula da maioria – atravessarão os dois eventos sem ter de mudar a fantasia. As eleições nacionais serão a continuação da Copa do Mundo – e pelos mesmos meios. A partir de junho, a majestade do Estado estará a serviço da imagem dos governos (federal e estaduais). Vem aí uma artilharia de guerra publicitária sob a forma de um circo de congraçamento. O alvo serão os olhos dos eleitores. Maquiavel entrará no picadeiro, encarnado por marqueteiros e candidatos que, sem ter lido o que ele escreveu, sabem de cor as lições que ele deixou.

***

Eugênio Bucci é jornalista e professor da ECA-USP e da ESPM

CONTINUE LENDO

Tudo por um Furo

  • por Rosane Pavam
  • 16 Mar 2014
  • 10:39h

Carell, Rudd, Koechner e Ferell, entre a surrealidade e a idiotia (Foto: Reprodução)

Por terrível merecimento, o jornalismo rende grandes comédias. Somente o roteiro de A Primeira Página, por Ben Hecht, originou dois ácidos de gargalhar, filmados por Lewis Milestone (1931) e Billy Wilder (1974). Mudou o cinema ou mudou o jornalismo? Agora, o sarcasmo sobre tal atividade, para almejar ser crível, precisa também desferir golpes na descendente. Eis por que o riso surge mais embaixo neste filme de título deliciosamente inadvertido, Tudo por um Furo(Anchorman 2: The Legend Continues). Naquele início dos anos 1980, Ron Burgundy (Will Ferrell) é demitido e substituído pela esposa (Christina Applegate) no comando de um telejornal. Sem perspectivas e com o copo na mão, o âncora apresentará shows de golfinhos até que um caça-talentos o convide a uma emissora de estranha proposta, jornalismo 24 horas. Burgundy ficará com o horário das 2 da manhã na GNN. E, a corresponder um ideal americano, ainda precisará vencer. Sua ideia transformadora será então dar ao espectador, em lugar daquilo que precisa saber, aquilo que ele já sabe. Na companhia de três amigos entre a surrealidade e a idiotia (interpretados por Steve Carell, Paul Rudd e David Koechner), Burgundy lotará a grade de cachorrinhos, pegadinhas e perseguições automobilísticas. O sucesso será arrasador e, a partir dele, todo o telejornalismo dos EUA pingará, além de dólares, essas não notícias. É uma sacada a batalha por preponderância encenada, entre tantas estrelas, por Jim Carrey, Sacha Baron Cohen, Tina Fey, Marion Cottilard, Kanye West. E não custa lembrar. Se uma comédia tosca faz sentido, uma tragédia de fato transcorre por trás.

Golpe online usa promoção de ingressos da Copa do Mundo para roubar dados pessoais

  • INFO ONLINE
  • 16 Mar 2014
  • 10:02h

(Foto: Reprodução)

Um novo golpe online está usando a Copa do Mundo para roubar dados de internautas brasileiros. Segundo a empresa de segurança digital ESSET, uma falsa promoção de ingressos criada por cibercriminosos vem sendo enviada por e-mail pedindo um cadastro às vítimas para que elas possam estar entre as 2 mil pessoas que irão ganhar ingressos para o torneio mundial de futebol. Os cibercriminosos afirmam no e-mail que o concurso é promovido pela Sony – em uma tentativa clara de dar mais veracidade ao golpe. Vale notar que essa companhia realmente promove um sorteio de ingressos, mas não pede cadastro por meio do e-mail mostrado acima. Quando o internauta clica na tela de cadastro, ele é diretamente levado para uma página falsa que pede até mesmo o número do cartão de crédito. De acordo com a ESSET, todas as informações são mandadas diretamente aos cibercriminosos que criaram esse golpe.

Insônia atinge 40% da população mundial

  • Da Redação
  • 16 Mar 2014
  • 09:46h

Imagem Ilustrativa

Uma noite inteirinha bem dormida é o que todo mundo deseja. Porém, problemas como insônia, ronco e apneia têm tirado o sono de mais de 40% da população, como aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Foi pensando nesse assunto que a cirurgiã-dentista com certificado em Odontologia do Sono, Kenya Felicíssimo, decidiu montar uma palestra gratuita, aberta ao público, em Salvador, que será realizada no próximo dia 24. Na ocasião, a profissional ensinará dicas para você ter um sono tranquilo. "Medidas simples adotadas horas antes de dormir, como deixar de comer alimentos pesados que demoram para digerir e ficar longe da televisão e do computado podem fazer com que a pessoa durma melhor", explica a especialista. De acordo com Kenya, a emissão de luz forte nos olhos faz com que o cérebro analise o ambiente como se ainda fosse dia, dificultando o sono. Para quem ronca, é melhor dormir de lado. "Essa posição evita que as vias aéreas fiquem obstruídas, o que causa o ronco". "Junto com outros profissionais, falaremos ainda sobre os distúrbios do sono, como identificá-los, o que pode causá-los e quais são os tratamentos".