- Da Redação
- 24 Mar 2014
- 06:24h
Foto: UPB | Divulgação
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o conselheiro Paulo Virgílio Maracajá Pereira, receberá uma homenagem da União dos Municípios da Bahia (UPB) nesta segunda-feira (24), data em que será publicado no Diário Oficial o seu afastamento por aposentadoria compulsória por completar 70 anos no próximo dia 26 de março. A solenidade está marcada para às 16 horas no auditório da UPB, no Centro Administrativo da Bahia. Segundo a presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, a homenagem é um agradecimento à parceria construída entre o TCM e a UPB. "Essa ação conjunta proporcionou, através de Encontros Regionais, uma melhor orientação aos gestores e agentes públicos municipais frente às exigências da legislação vigente, impostas às administrações públicas". Paulo Maracajá Pereira ingressou no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia em 21 de junho de 1994 como conselheiro, assumindo a Presidência da 2ª Câmara em 1998, a Vice-Presidência de março de 2005a março de 2009, sendo eleito Presidente da Instituição em março de 2011 e reeleito em março de 2013. Maracajá também teve mandatos como vereador em Salvador e deputado estadual, além de ter sido presidente do Bahia.
Durante todo o dia de hoje, 23 de março de 2014, um domingo de muito sol e calor sufocante, na sua sede, situada na Rua Alan Kardec, 05, centro, Brumado, Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado realizou Eleições Gerais para sua Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A diretoria que ora finda o seu mandato de quatro anos, tinha como presidente a senhora NELCI GOMES DA SILVA, que realizou um trabalho social exemplar, juntos aos seus filiados. A diretoria eleita hoje, que tem à frente o jovem Aroldo dos Santos Meira, que já era diretor na diretoria passada, não teve concorrente, ou seja, concorreu em chapa única. Conforme informação recebida do próprio candidato a presidente, senhor Aroldo, a posse acontecerá no dia 02 de maio próximo, numa sexta-feira, na sua sede, endereço citado acima.
Ainda com informações do senhor Aroldo, a previsão é a de que sufragará o seu voto aproximadamente 350 eleitores, sendo que o número de sócios com direito a voto, isto é, em dia com suas mensalidades, é superior ao esperado. A festa da Demacracia, durante o período em que lá estivemos, ou seja, toda a parte da manhã, transcorria na mais perfeita harmonia.Para facilitar o acesso dos eleitores, produtores rurais, na sua imensa maioria residentes no campo, diversas urnas de captação de votos foram disponibilizadas por toda a sede da entidade. A disponibilização de vários veículos, por conseguinte, foi outra preocupação da Comissão Preparatória das Eleições, para buscá-los e retorná-los às suas residências, em todos os quadrantes da zona rural do nosso município. Água mineral, refrigerante, sanduíche e uma boa e salutar prosa, não faltaram aos interantes das muitas seções eleitorais, funcionários associados e a quem mais por lá aparecia. Por fim, após toda essa beleza plástica que nos foi apresentada por todos que por lá transitavam, passamos, abaixo, a relatar os nomes de todos os candidatos à Diretoria Executiva e Conselho fiscal.
METAS
Como principais metas almejadas pelo novo presidente, arrojadas e corajosas, por sinal, o que, de antemão, parabenizamos, será:
01 - A aquisição de terreno e construção da sede própria da entidade;
02 - Ampliação do atendimento pessoal aos associados;
03 - Criação de uma Casa de Apoio de Atendimento Social;
04 - Aquisição de um veículo para o atendimento burocrático da entidade e associados;
05 – Ampliação do atendimento e do número de associados pronafianos.
DIRETORIA EXECUTIVA
EFETIVOS
- Presidente: Aroldo dos Santos Meira;
- Vice-Presidente, que também atuará como Secretária Geral: Verimar Dias da Silva Meira;
- Tesoureiro: Edson Gabriel Lima Filho;
- Secretário de Previdência e Políticas Sociais: Nelci Gomes da Silva;
- Secretário de Jovens e Mulheres: Quele de Jesus Silva.
SUPLENTES
- Clemente Alves Filho, Dalgí Ramos Machado, Joaquim Carvalho Teixeira e Alcebíades José Ferreira.
CONSELHO FISCAL
EFETIVOS
- Luiz Francisco Soares, José Luiz da Silva Fagundes e Francisco José Ribeiro.
SUPLENTES
- Maria das Graças Lima da Cruz, Aécio Gomes e Hermes da Silva Leite.
CONTINUE LENDO
- Ascom / Guajeru
- 23 Mar 2014
- 10:42h
O prefeito Gil Rocha e o radialista Natanel Pop (Foto: Divulgação)
O Prefeito Gil Rocha estreou neste sábado, dia 22 de março, o Programa Guajeru da Gente na Rádio Comunitária Cultura 87,9 de Guajeru. Tendo como âncora o radiojornalista Natanael Pop, o prefeito foi questionado sobre a situação da Prefeitura de Guajeru e confessou sua maior preocupação, os “Precatórios” que colocavam o município inadimplente, impedindo de receber repasses do Governo e firmar novos convênios. Todas as providências jurídicas foram adotadas para a renegociação dos acordos que hoje deixa o município apto a convênios e ações governamentais . O Prefeito salientou que uma das realizações mais marcantes nesses 15 meses de governo, foi o asfaltamento da rodovia que liga Guajeru a Malhada de Pedras e a adutora que está em pleno funcionamento suprindo as necessidades de água do povo. O Prefeito discorreu também sobre as ações já realizadas ao longo destes 15 meses de sua gestão e das boas relações existentes entre os Poderes Executivo e Legislativo Municipal, aonde pretende contar como o apoio de todos os Vereadores aos projetos que serão em beneficio da população de Guajeru. O Programa Guajeru da gente, vai ao ar aos sábados, às 10:00h.
- Por Cleuza Narvaes Diniz
- 23 Mar 2014
- 10:27h
A corrupção é um mal crônico existente em nossa sociedade e principal responsável pela descrença da população em relação ao sistema político. Mas a pior ação da corrupção não é apenas desviar recursos públicos, mas também tentar coagir pessoas honestas em nome de uma normalização sistemática que obriga o cidadão de bem a escolher dois caminhos: entrar na negociata da corrupção ou entrar na justiça para conseguir simplesmente o que seria Legal nos caminhos normais em governos éticos. Enquanto alguns lutam durante anos de trabalho pesado para construir um patrimônio, outros usam do poder para tentar arrancar vantagens em cima do suor de cidadãos honestos. Como um gatuno vulgar, fica à espreita para roubar uma carteira, os bandidos de colarinho branco sentam-se em suas mesas envernizadas com o poder de uma caneta. O Loteamento Parque São Vicente, localizado no bairro Santa Tereza, desde o início respeitou as regras de urbanismo estipuladas por leis municipais e federais que regulamentam o parcelamento do solo. Mas, mesmo desta forma, a licença vinha sendo negada sempre com alegações as margens da lei ou da competência. Com legislativos que não fiscalizam o poder executivo – uma de suas atribuições constitucionais – e prefeituras cheia de oportunistas maculando as gestões, o único caminho a ser seguido é o do poder judiciário. E assim foi: após anos de sujeira daqueles que deveriam servir eticamente o povo, conseguimos na justiça o direito simples de licença para legalizar o empreendimento em terras compradas com muito suor de trabalho honesto. Agora, satisfeita com o resultado obtido na justiça, agradeço a todos que confiaram na ética, retidão e perseverança desta família. Cleuza Narvaes Diniz, viúva e mãe dos prejudicados.
- Tasso Franco / BJá
- 23 Mar 2014
- 09:34h
(Foto: Reprodução)
As oposições estavam eufóricas, ontem, no Unique, aniversário da filha de Geddel, e o candidato a presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, já disse que não vai dar palpites na formatação da chapa do grupo DEM/PSDB/PMDB na Bahia e apoiará aquele que for o escolhido e sacramentado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, o qual é o líder do processo. O que se comentava nos salões do Unique é de que o processo já se afunilou e a escolha já teria acontecido, faltando apenas o anúncio oficial da chapa. As especulações são grandes em torno dessa composição, alguns até arguindo que o candidato ao Senado seria um deputado federal. No evento, a relação de Souto com Geddel estava bastante amistosa tanto que o ex-governador esteve bem descontraido, conversou bastante com os políticos mais graduados, mas, nada disse ao BJÁ. Já o candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, destacou que está muito confiante numa vitória nas eleições de outubro e ainda é cedo para avaliar o quadro político segundo as atuais pesquisas que dão a presidente Dilma como favorita a emplacar a re-eleição no 1º turno. Na festa todos os deputados estaduais da oposição ao governo Wagner estavam presentes, do DEM/PSDB/PMDB/PTN. A lógica continua a mesma: os deputados do DEM apostam que o candidato da cabeça da chapa é Paulo Souto; enquanto os candidatos do PMDB dizem que será Geddel. Um deputado do PMDB afirmou ao BJÁ que a escolha do cabeça de chapa já foi feita e citou que houve uma reunião em Brasilia, no decorrer desta semana que se finda, com Souto, Geddel, ACM Neto, Imbassahy e a cúpula dos partidos quando isso foi decidido.
- POR RODOLFO TORRES
- 23 Mar 2014
- 08:54h
O título é um exagero e tem por inspiração um conto de Gabriel García Marquéz chamado “Ninguém escreve ao coronel”, que conta a história de um velho militar que espera muito tempo por uma carta com aviso de sua pensão e acaba depositando suas esperanças financeiras num galo de briga. Plágio devidamente assumido, vamos em frente…É claro que se escreve sobre renúncia fiscal (aquele fenômeno que ocorre quando governo abre mão de cobrar tributos) em nosso país. Mas é uma produção tão tímida diante da importância do tema, e tão difícil de ser encontrada, que o exagero do título é justificável. Estava numa reunião de pauta e precisava apresentar uma sugestão de matéria aos colegas de redação. Até que me veio uma ideia: cruzar a lista de doadores de campanha com a dos contemplados pela renúncia fiscal. Pretendia verificar se a doação para campanhas eleitorais poderia ser considerada um investimento nos anos seguintes via perdão tributário. Minha matéria morreu no Artigo 198 do Código Tributário Nacional, que diz: “Sem prejuízo do disposto na legislação criminal, é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades”. Mas daí surgiu o tema do meu trabalho de conclusão de curso. Apresentei à banca de professores um anteprojeto de lei para que fosse permitida a divulgação dos contemplados pela renúncia fiscal. Nada mais justo, afinal esse tipo de informação tem elevado interesse público, a Lei de Acesso à Informação está em plena forma e a legislação tributária já autoriza a divulgação do pessoal que está inscrito na Dívida Ativa da União. Mas até agora tudo está muito no campo da teoria. Vamos aos números. Notícia publicada em 16 de outubro de 2013 pela Agência Senado, intitulada “Renúncia fiscal equivale a um quinto das receitas”, afirma: “Em 2014, o Brasil abrirá mão de 20,66% das receitas tributárias, conforme o projeto de lei do Orçamento da União (PL 9/2013-CN). Isso equivale a R$ 249,8 bilhões, mais do que a soma de investimentos em saúde (R$ 100,3 bilhões), educação (R$ 92,4 bilhões) e Brasil sem Miséria (R$ 32,6 bilhões)”. Como se não bastasse, a matéria ainda faz um pequeno e representativo histórico da renúncia fiscal em nosso país. “Em 11 anos, a estimativa de renúncia foi multiplicada por dez: de R$ 24 bilhões, em 2003, para R$ 249,8 bilhões, em 2014.” O texto está ficando longo e eu ainda ia falar que encontrei um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sugerindo que essas informações sobre renúncia fiscal venham na peça orçamentária de cada ano. Quant o maior a transparência, mais chances tem a economia de ser saudável. Mas ficarei por aqui, não antes sem confessar que entreguei meu anteprojeto ao senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP). A assessoria dele me jura que a proposta será apresentada…
- Ecycle
- 23 Mar 2014
- 08:21h
(Foto Ilustrativa)
O estudo Tobacco Control and the Reduction in Smoking-Related Premature Deaths in the United States (O controle do tabaco e a redução de mortes prematuras ligadas ao tabagismo nos Estados Unidos - tradução livre), coordenado por Theodore R. Holford, apontou a eficácia das ações contra o tabagismo nos EUA. E isso não se atribui apenas às mensagens de advertência nos pacotes de cigarro. Campanhas educativas, processos contra empresas de cigarro, leis mais rígidas e programas de ajuda para se parar de fumar têm, em conjunto, evitado oito milhões de mortes prematuras apenas nos Estados Unidos, estima o estudo de Harold, que é do departamento de bioestatística da Universidade de Yale (EUA), que aplica a estatística nos campos biológico e médico.
O estudo, que comparou como a expectativa de vida nos EUA mudou desde 1964 e como essa expectativa seria se as medidas de controle do tabagismo não tivessem sido adotadas, estimou que aqueles cujas vidas foram salvas pelas medidas de controle ganharam em média 20 anos de vida. “Essas ações contra o tabagismo têm sido uma conquista bem sucedida de saúde pública”, diz Harold. Contudo, ressalta que ainda há muito o que se fazer, especialmente em países onde fumar é ainda popular. Atualmente, a taxa de fumantes no mundo tem caído: a porcentagem de homens que fumam caiu de 41% em 1980 para 31% em 2012; quanto às mulheres, a porcentagem foi de 10,6% para 6.2% no mesmo período. Destaque para países como Canadá, Islândia, México e Noruega que reduziram a taxa de fumantes em mais de 50 %, entre homens e mulheres. Os dados são da pesquisa de Christopher Murray, pesquisador de saúde mundial da Universidade de Washington, em Seattle. Entretanto, o mesmo estudo aponta para o fato de que mais pessoas fumam hoje, devido ao crescimento populacional e por isso as ações antitabagismo continuam a desempenhar um papel importante na saúde da população mundial. No Brasil, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, 12 % dos brasileiros maiores de 18 anos são fumantes. Essa foi a menor taxa registrada desde 2006. Também houve uma queda de 20% do número de fumantes em seis anos (2006-2012), provável resultado das medidas antitabaco adotadas nos últimos anos, como a proibição da propaganda de cigarros, a Inclusão de imagens de impacto nas embalagens de cigarro que ilustram a advertência do ministério da saúde e a proibição de fumar em locais fechados. Mais ações estão por vir. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende implementar as caixas de cigarros genéricas no Brasil - já em uso na Austrália. Elas teriam a mesma forma, cor, tamanho, modo de abertura e fonte, mantendo a advertência de uso e as imagens. O objetivo dessa estratégia é deixar as caixas menos atraentes e reduzir ainda mais o número de fumantes no país.
Além de causar inúmeros danos à saúde, quem fuma também causa danos ao meio ambiente. Confira a matéria do Portal eCycle “Bituca de cigarro: uma grande vilã ambiental”.
CONTINUE LENDO
- Divulgação
- 23 Mar 2014
- 08:19h
(Foto: Divulgação)
- Por Sérgio Matsuura
- 23 Mar 2014
- 08:08h
Após cinco meses tramitando em regime de urgência, o Marco Civil da Internet deve ser apreciado pelo plenário da Câmara na quarta-feira [12/3, mas não foi], ao menos é o que ficou acertado em reunião do colégio de líderes realizada antes do carnaval. Mas como a relação entre o governo e o PMDB, que tem obstruído qualquer tentativa de votação do projeto, continua hostil, existe a possibilidade de um novo adiamento. Além disso, o projeto que vai regular o funcionamento da grande rede no país ainda é controverso, e a inclusão de alguns artigos no texto original preocupa especialistas. Um parágrafo em especial – que permite ao governo regulamentar “a discriminação ou degradação do tráfego” por meio de decreto – põe a neutralidade da rede em risco, dizem eles. No capítulo III, o Marco Civil determina que “o responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinções por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação”. No entanto, o parágrafo seguinte abre espaço para exceções, que devem ser por “requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada dos serviços e aplicações” ou para “priorização a serviços de emergência”, ambos definidos por decreto presidencial. – É uma brecha para o governo interferir na neutralidade da rede, mesmo que seja com boas intenções – afirma o advogado Fernando Mauro Barrueco, especialista em Direito Digital. – O governo não tem que interferir na internet. Ela deve ser sempre livre e democrática. – Quem define o que são esses requisitos técnicos? – emenda o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, um dos representantes da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A neutralidade da rede é defendida por diversos setores da sociedade, pois ela determina a livre concorrência entre os produtores de conteúdo. Seja um vídeo por streaming ou um simples e-mail, todos os pacotes de dados devem ser tratados de forma isonômica pela infraestrutura de rede. Por outro lado, as operadoras são contrárias à norma, pois defendem o direito de cobrar mais por sites que demandam mais banda ou oferecer pacotes com preços diferenciados aos consumidores de acordo com o uso. As dúvidas em torno do texto do Marco Civil se acentuam por um pequeno trecho na defesa do projeto, apresentada pelo relator, deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), em plenário no último dia 12. Nela, o parlamentar destaca que “o tratamento diferenciado a vídeos em tempo real (streaming) ou mesmo a utilização de voz sobre IP (VoIP), como Skype, por exemplo, podem ser outros motivos justificáveis a serem priorizados sem que haja, contudo, violação ao princípio da neutralidade”. – O artigo sobre a neutralidade deve ser claro e conciso, sem espaços para interpretações – diz Fernando Barrueco. – Essa diferenciação do Skype manda a neutralidade para o espaço. Não precisa ter decreto, não precisa de mais nada, apenas o princípio. Se o governo interferir nisso, teremos um mar de ações judiciais. O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no CGI.br, Virgílio Almeida, afirma que o que vale é o que está no texto do projeto, que deixa clara a defesa da neutralidade da rede. – O governo já reafirmou que não abre mão da neutralidade da rede – afirma. Mas os críticos veem com desconfiança o trecho inserido na justificativa do Marco Civil. – As operadoras estão acostumadas a travar batalhas jurídicas. A minha preocupação é que eles consigam inserir frases na justificativa do projeto para levar o argumento aos tribunais depois que o projeto entrar em vigor – diz Barrueco. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia (Sinditelebrasil) preferiu não se manifestar sobre a tramitação do Marco Civil. Não foi possível contatar o deputado Alessandro Molon. Outro ponto sensível, inserido no texto após o início dos debates políticos na Câmara, é o da “liberdade dos modelos de negócios promovidos na internet”. O inciso atendeu demanda das operadoras, que alegavam que o Marco Civil poderia inviabilizar a venda de pacotes com diferentes velocidades, como acontece hoje. Porém, o temor é que o princípio seja utilizado posteriormente para justificar a venda de pacotes de acordo com o conteúdo, alguns mais baratos apenas com acesso a redes sociais, por exemplo, e outros mais caros, para vídeos. – Eles dizem que querem quebrar a neutralidade para oferecer pacotes mais baratos, limitando o tipo de conteúdo que pode ser acessado. Nós temos uma pesquisa sobre a prática dos mais pobres na internet, e o comportamento deles é muito parecido com o de outras classes sociais. Eles usam e-mail, mas também veem vídeos e acessam redes sociais. Esse argumento de que vão beneficiar as camadas mais necessitadas é falaciosa – afirma o sociólogo Amadeu da Silveira. Para Virgílio Almeida, o princípio da liberdade de negócios apenas ratifica o que já é praticado pelo mercado: – As operadoras podem vender pacotes diferentes, como é feito hoje.
CONTINUE LENDO
- Daniel Simurro / Brumado Urgente
- 22 Mar 2014
- 13:09h
Uma quadrilha que estava aterrorizando a região de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Caetité foi presa pela Polícia Militar na madrugada deste sábado (22), numa operação que envolveu um grande contingente de policiais. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, uma quadrilha composta por 5 elementos, na noite desta sexta-feira (21), invadiu uma residência no Povoado de Cajazeira, em Riacho de Santana e aterrorizou uma família, mantendo, inclusive, os seus membros amordaçados. Totalmente descontrolados eles chegaram em dois veículos, um Palio prata, placa policial, EGE – 2581 – SP e uma motocicleta Bross, sem placa, a qual, é suspeita de ter sido roubada em Caculé. Eles promoveram momentos de muita tensão e acabaram levando um Golf preto, placa HMA 0839 – Monte Azul – MG, que pertence a um caminhoneiro mineiro que estava visitando a família. Neste ínterim a Polícia conseguiu interceptar uma ligação de um preso que está custodiado na carceragem da delegacia de Bom Jesus da Lapa, onde o mesmo combinou com o bando para que o Golf fosse entregue a um homem no Posto Gruta da Lapa, que fica localizado na entrada da cidade. Rapidamente a PM montou uma operação com inúmeros policiais, a qual conseguiu prender praticamente toda a quadrilha, sendo que um deles, Joney das Neves Silva (30) que é natural de Brumado; os outros 3 dos componentes que foram presos na operação são de Caetité, sendo eles Gilsomar Cardoso Soares (31) e Sinara Neila Santana Silva (38), além de uma menor de idade. O quinto elemento que estava dirigindo o Golf roubado conseguiu empreender fuga, mas a Polícia já mobilizou uma série de guarnições e espera-se que o mesmo seja capturado ainda hoje. Eles estavam armados e são considerados muito perigosos.
- Sudoeste Bahia
- 22 Mar 2014
- 12:47h
A Carreta estava transportando uma carga de piso cerâmico e de embalagens plásticas residenciais. (Fotos: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia)
A BR-030 vem sendo cenário de vários acidentes, mas, ultimamente, um fator comum vem acontecendo, que são motoristas que não suportam a sinuosidade das curvas da rodovia e acabam saindo da pista provocando acidentes e colocando em risco as suas vidas. Na manhã desta sábado (22), mais um acidente nestes termos aconteceu por volta das 09h30m na altura do KM 213, no sentido Caetité/Brumado, onde uma carreta acabou tombando na pista e chamando a atenção de quem passava pelo local. A equipe do Sudoeste Bahia compareceu ao trecho citado e pode comprovar a eficiência da Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local. Segundo as informações colhidas pela nossa equipe a carreta Volvo, placa OQP – 5555 – Vitória da Conquista - BA, que estava sendo puxada pelo cavalinho placa OKL 0846 – Mortugaba – BA – estava transportando uma carga de piso cerâmico e de embalagens plásticas residenciais, quando acabou sobrando na curva e tombando. Parte da carga se espalhou pelo chão, mas devido à pronta ação dos policiais militares o saque foi controlado. Ainda segundo informações o motorista, Leumir Teixeira Novaes, 31 anos, natural de Tanhaçu teve vários ferimentos e foi levado com urgência pela PM para a unidade do UPA 24 horas, sendo transferido para o Hospital Senhora Santana, pois seu estado de saúde inspira cuidados. O carona identificado como Arthur Santana Gusmão Brito, 19 anos, residente em Tanhaçu sofreu apenas arranhões.
(Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia)
- Sudoeste Bahia
- 22 Mar 2014
- 11:28h
Foram agraciadas 60 empresas e seus respectivos proprietários com o prêmio de consagração pública. (Foto Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia)
A CDL de Caetité, que atualmente é presidida pelo dinâmico Avandir da Silva Silveira, comprovou mais uma vez que é uma das câmaras de dirigentes lojistas mais atuantes de toda a região, com uma ampla agenda e grandes realizações. Dentro deste escopo, na noite desta sexta-feira (21), a entidade realizou no Salão de Eventos da AABB de Caetité, a solenidade de premiação “Destaques de 2013”. Foram agraciadas 60 empresas e seus respectivos proprietários com o prêmio de consagração pública, num evento cheio de pompa e emoção, que veio coroar o trabalho daqueles que fazem a diferença no mercado e que contribuem de forma muito importante para o desenvolvimento do município. O evento também foi marcado pela qualidade musical, com apresentações marcantes como a da dupla Albert e Cássia Miranda, que com seu violão inigualável e seu timbre vocal excelente, encantou os presentes com suas belas interpretações. A apoteose ficou por conta do seresteiro Figueiredo, numa grande celebração à alegria, onde todos os presentes não escondiam o seu contentamento por estarem participando de um evento de gala, que vem comprovar que o comércio em Caetité está no rumo certo.
- Elizabeth Lopes e Pedro Venceslau, Agência Estado
- 22 Mar 2014
- 10:18h
A ex-senadora Marina Silva / Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
A ex-senadora Marina Silva, provável candidata à vice na chapa presidencial de Eduardo Campos (PSB), disse que é “inacreditável que (a presidente Dilma Rousseff) tenha tomado uma decisão com base em informações incompletas e use essa incompletude para justificar um prejuízo dessa magnitude para a Petrobras”. A crítica da ex-senadora se refere à compra da refinaria de Pasadena, em 2006, que custou quase US$ 1 bilhão aos cofres da estatal e está sendo investigada em função de suspeitas de irregularidades. Em passagem pelo 58º Congresso Estadual de Municípios de São Paulo, Marina mostrou-se favorável à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso Pasadena. “Isso é um absurdo e obviamente a sociedade brasileira precisa de esclarecimentos e é necessário também que o Congresso Nacional tenha maturidade para tratar o assunto”, comentou. Ela disse que é lamentável o que está acontecendo com a Petrobras, que vive hoje um processo de “depreciação das suas ações como nunca visto antes, e o mais grave é que estamos vendo todo esse retrocesso não apenas com a Petrobras, mas também em relação à política econômica”. Marina exemplificou que hoje existe a ameaça do baixo crescimento, dos juros elevados e da volta da inflação. “Situação essa que não precisaríamos viver se tivéssemos um governo com visão política”.
- Da Redação
- 22 Mar 2014
- 10:06h
(Foto: Divulgação)
O novo smartphone top de linha da Samsung, o Galaxy S5, e os novos smart watches da marca, Gear 2 e Gear Fit, já podem ser pré-encomendados a partir deste sábado (22) . Os primeiros países a receber o pré-lançamento são Estados Unidos e Suíça, seguidos de outros 59 mercados em seguida, incluindo o Brasil. Os produtos estarão expostos nas lojas físicas da fabricante, lojas de operadoras e redes de varejo. Funcionários especialistas ficarão disponíveis para mostrar os recursos dos gadgets aos consumidores. Nos Estados Unidos, algumas operadoras já anunciaram os preços do Galaxy S5 combinado com planos de telefonia móvel. Ele vai custar a partir de US$ 199,99 por mês em um contrato de dois anos. Segundo o site Sammobile, o Gear 2 e o Gear Fit custarão US$ 299 e US$ 199, respectivamente, no país. No Brasil, os valores devem ser divulgados em breve. O Galaxy S5 tem leitor de impressão digital, monitor de batimentos cardíacos, filma em ultra HD e é à prova d´água. As especificações incluem tela de 5.1 polegadas, Android 4.4 KitKat e câmera de 16 MP. O relógio inteligente Gear 2 possui câmera, faz e recebe chamadas, mede a frequência cardíaca e sincroniza com os smartphones da marca. O segundo modelo, o Gear Fit, é voltado mais para os praticantes de esportes. Com peso de 27 g, ele tem funções de monitoramento de batimentos cardíacos, pedômetro, cronômetro, recebe e-mails e mensagens de texto e reproduz música.
- Paulo Esdras
- 22 Mar 2014
- 09:48h
O coordenador do Modera, Aurino Ferreira, comandou o movimento (Foto: Divulgação)
Numa manhã ensolarada e muito quente, ativistas do MODERA, ABRACADABRA, APDEMB, Levante da Juventude, Clube da Terceira Idade, APLB, MPA, estudantes do CMEAS, CEEP, ENSF, Escola Scheilla Barreto e funcionários da SEMAR realizaram a Passeata do Dia da Água, no último dia 21 de Março, rumo à XII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC, reivindicando a execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e fazendo objeção ao projeto das barragens do agronegócio no Riacho das Pedras, próximo às nascentes do Contas, em Piatã. Na Plenária, foi entregue ao Presidente do Comitê, Aurelino Barros Meira, uma solicitação de Moção de Apoio à mobilização do MODERA e seus parceiros para que seja executada a segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a fim de se atender a contento a demanda de água dos Municípios de Brumado, Guajeru, Ituaçu, Malhada de Pedras e Tanhaçu. A intenção é que a Moção seja enviada ao Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e ao Chefe da Casa Civil, Rui Costa. Cumprindo ítem de pauta, os Coordenadores do MODERA, Aurino Ferreira dos Anjos e Jorge Valério Rocha Gomes, fizeram uma exposição na Plenária sobre a problemática do abastecimento de água para uso humano em Brumado, abordando a crise de abastecimento naquela Cidade no período de 1998 a 1999, o déficit hídrico da Bacia do Rio do Antônio apontando a Barragem de Cristalândia como manancial para atender a demanda da população da Bacia, as características fisiográficas da Região do Alto Contas e a crise da água nessa Região, caso aumente a pressão das atividades humanas como o agronegócio, provocando o déficit hídrico e por conseqüência, os conflitos pelo uso da água. Infelizmente, para decepção de todos os presentes à Plenária do Comitê do Contas, os técnicos das empresas Bagisa e Hayashi não compareceram para apresentar o projeto das barragens no Riacho das Pedras e proporcionar o debate sobre os seus impactos, referentes à qualidade e quantidade de água do Rio das Contas, à jusante, bem como aos domínios da Caatinga e das Gerais no Município de Piatã, a partir da abertura de uma nova fronteira agrícola, decorrente das barragens em questionamento. Diante de tal situação e tendo o Presidente Aurelino Meira manifestado necessidade que o Comitê tome uma posição, referente ao projeto das barragens do agronegócio em Piatã, a Plenária aprovou a convocação de uma reunião extraordinária para o próximo dia 15 de abril, também em Brumado, para conhecer o projeto e debatê-lo.