Fotógrafo inglês lamenta falta de homenagens a Senna no GP Brasil

  • Folha Esporte
  • 24 Nov 2013
  • 13:08h

Ormuzd Alves - 28.mar.1993/Folhapress

"É triste, muito triste. Ele não pode ser esquecido." Foi assim que Keith Sutton resumiu, com olhos fitando o horizonte, a falta de homenagens a Ayrton Senna em meio à semana do GP Brasil de F-1. Sutton, fotógrafo até hoje, registrou muito da carreira de Senna antes da chegada à F-1. Ambos se conheceram em 1981, na etapa de Thruxton da Fórmula Ford, e logo depois foi contratado pelo piloto. A relação se intensificou com o passar dos anos, mesmo com a consolidação do brasileiro como astro.

 

Mais de três décadas depois, o temor do inglês pelo esquecimento do amigo se dá porque, exatos 20 anos após a segunda e última vitória de Senna em Interlagos, não há qualquer celebração à façanha. A organização do GP Brasil não fará qualquer menção ao acontecimento e nem a F-1. "Algo deveria ser feito. Foi há vinte anos que ele [Senna] ganhou sua última corrida. Ele tinha o apoio maciço dos brasileiros. Quando Ayrton morreu, milhões foram às ruas [em São Paulo]", lembra Sutton. Enquanto a data passa batida, no próximo ano Senna será tema de samba enredo da carioca Unidos da Tijuca. Pior é saber que o esquecimento não algo exclusivo a Senna. O autódromo de Interlagos, mais tradicional palco do automobilismo brasileiro, não tem qualquer acervo das provas e pilotos históricos que recebeu em seus 73 anos. "Já houve um projeto para a criação de um museu aqui, em 2005, e até o Emerson Fittipaldi se envolveu. Mas tudo é decisão política, não é simples", afirma Chico Rosa, administrador do autódromo. De acordo com o dirigente, não existem artefatos históricos mantidos no circuito. As memórias foram apagadas. "Muita coisa se perdeu no tempo. Não sou de guardar objetos. Na minha sala, há apenas fotos dos brasileiros que foram campeões mundiais. Mas é mais para enfeitar que qualquer outra coisa", diz. Interlagos já recebeu 30 corridas de F-1 e foi palco da definição de seis campeões do Mundial de Pilotos. Apesar de nenhum de tais títulos acabarem com brasileiros, o circuito teve momentos de exaltação nacional. Um dos maiores foi justamente a vitória de Senna em 1993, quando fãs invadiram o traçado logo após a bandeirada final. "Se nos lembrarmos bem, Senna ficava mais feliz de vencer no Brasil do que conquistar um título mundial", afirma Felipe Massa, da Ferrari.

CONTINUE LENDO

Previsão de chuva para os próximos dias anima os brumadenses

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 24 Nov 2013
  • 09:39h

As previsões são animadoras com chuvas também no início de dezembro (Foto: Reprodução Seagri)

O forte calor dos últimos dias, com temperaturas chegando próximas da casa dos 40 graus, associado a uma estiagem prolongada, estavam criando um clima de grande ansiedade nos brumadenses, os quais vêm rogando aos céus para que as tão esperadas chuvas pudessem vir. Na noite deste sábado (23) as preces foram atendidas e os céus derramaram chuva, criando assim uma atmosfera de alívio e alegria, já que a situação, principalmente da população rural vinha se agravando sobremaneira. O domingo amanheceu com indícios que as chuvas irão continuar e, segundo a previsão do Seagri, deverá chover cerca de 3mm. A boa nova é que as previsões são de chuvas para toda a semana, com destaque especial para quarta-feira (27) onde está previsto um índice pluviométrico de 38mm. Ainda são previstas chuvas até o final de novembro e início de dezembro, o que cria um ambiente muito positivo na capital do minério. Outro fator positivo é que os termômetros deverão entrar em queda, com temperaturas oscilando na casa dos 29 graus. As chuvas são motivo de grande contentamento para os sertanejos que vibram com a chegada do período chuvoso, o qual, também, traz um incremento importante para a economia, além de espantar o “fantasma” do desabastecimento que vem rondando cada vez mais a zona rural. 

O domingo se iniciou com nuvens na Serra das Éguas, o que seria um forte indicativo de que novas precipitações poderão ocorrer durante o dia (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Semana Nacional da Conciliação começa nesta segunda-feira (25)

  • Brumado Urgente
  • 24 Nov 2013
  • 09:15h

(Foto Ilustrativa)

Começa nesta segunda-feira (25) e segue até o próximo dia 06, a Semana Nacional da Conciliação. A Semana é uma oportunidade de resolver processos na Justiça de forma mais rápida. Na edição de 2012, somente em Vitória da Conquista, cerca de 1.300 processos participaram da Semana Nacional de Conciliação. Na Bahia, 35 mil processos foram avaliados em 2012, resultando em quase 18 mil acordos. O projeto é coordenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ – BA) e, após inscrição, os processos passaram por uma triagem feita pela Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação na Bahia (Coppemc), para só então serem selecionados ou não para o mutirão. Critérios como número de partes envolvidas no caso, a viabilidade do acordo e o tempo em que o processo está tramitando na Justiça serão avaliados.

Mulheres de fiscal da máfia do ISS querem capitalizar fama

  • Roberto de Oliveira / Folha
  • 24 Nov 2013
  • 09:06h

Vanessa já escolheu o slogan para a futura campanha: "Ser ladrão é muito fácil, quero ver ser honesto no meio de tantos ladrões" / Adriano Vizoni/Folhapress

As duas mulheres que giram em torno do fiscal Luís Alexandre de Magalhães, um dos pivôs da máfia do ISS em São Paulo, querem capitalizar mais que 15 minutos de fama. Recém-ingressa no "elenco" da trama, a personal trainer Nagila Coelho, que namora Luís há quatro meses, aproveita a exposição na mídia para lançar coleções de moda. Produz uma série de vídeos para a internet com treinos e dieta para quem busca um "corpo sarado" --já treinou mulheres-frutas como a Moranguinho (Ellen Cardoso, mulher do cantor Naldo). Com uma carreira desenhada pela exibição do corpo, fez parte do grupo Banana Split, participou de programas de auditório e de competições que valorizam os músculos, como a Garota Fitness Brasil. É formada em educação física pela FMU. 

Assediada por revistas masculinas, ela jura que a nudez não é sua praia

Mas, como diz em um vídeo postado no YouTube em 2012, endereçado ao "BBB", "não basta ter um corpo bonitinho e ser inteligente se não tiver grana no bolso". Nagila estava dormindo com Luís quando os dois foram surpreendidos pela polícia, que invadiu o apartamento do casal e o levou preso. Ela nega que esteja "surfando" na onda de superexposição do namorado, que conheceu num site de relacionamentos. A morena --hoje loira a pedido de Luís-- reconhece, porém, que nunca esteve tanto sob os holofotes. Assediada por revistas masculinas, ela jura que a nudez não é sua praia. Nesse quesito, a "rival", a ex-namorada de Luís, Vanessa Alcântara, testemunha-chave no escândalo, tem versão semelhante. Ela diz que também está sendo sondada tanto por revistas como por reality shows, mas afirma que seu foco agora é a política. Sim, ela quer disputar as eleições do ano que vem. Ainda não sabe por qual partido ou para qual cargo, mas já tem um slogan para a futura campanha: "Ser ladrão é muito fácil, quero ver ser honesto no meio de tantos ladrões". Movida pelo desejo de desforra do ex, Vanessa detalhou os bastidores do esquema. Publicitária formada pela Unip, a loira diz que mudou sua rotina e vive com as economias de seu trabalho como consultora de lojas. Tenta na Justiça reaver a guarda dos dois filhos, que estão com os respectivos pais.

CONTINUE LENDO

Encruzilhada: Polícia Federal apreende 5 Kg de cocaína

  • PRF
  • 24 Nov 2013
  • 08:34h

PRF

O Grupo de Policiamento Tático da PRF de Vitória da Conquista, em Operação desencadeada no Km 932 da BR 116, município de Encruzilhada, apreendeu 5Kg de cocaína, por volta das 18:00h deste sábado (23/11). Os PRFs fiscalizaram um veículo que havia saído de São Paulo/SP com destino à cidade de Patos/PB, encontrando a droga no interior de uma mochila de cores preta e vermelha, sendo que nenhum ocupante do veículo assumiu a propriedade da mesma, motivo pelo qual todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Cândido Sales para o prosseguimento das diligências.

Provas do vestibular da Uneb serão aplicadas neste domingo e na segunda

  • Informações do A Tarde.
  • 24 Nov 2013
  • 07:00h

As provas do vestibular 2014 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) serão aplicadas neste domingo (24) e na segunda-feira (25). Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, de acordo com o horário local, não o de Verão. Os exames terão início às 8h. A relação com os locais de provas podem ser conferidos através dos sites www.vestibular2014.uneb.br e www.consultec.com.br. No domingo, as provas serão de língua portuguesa (com literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já na segunda, será a vez dos exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Segundo a universidade, os candidatos devem comparecer aos locais da prova munidos de documento de identificação original (o mesmo utilizado na realização da inscrição), que deve conter impressão digital, fotografia recente e estar em bom estado de conservação, ou carteira de habilitação (dentro do período de validade). 

Irmão de Ivete Sangalo é internado em estado grave

  • Uol
  • 24 Nov 2013
  • 06:46h

Foto: Reprodução

Após sofrer uma crise de hipertensão, seguida de uma convulsão, Jesus Sangalo, irmão de Ivete Sangalo, foi levado para o Hospital Espanhol, em Salvador, na madrugada desta sexta-feira (22). Depois de passar o dia internado realizando exames, Jesus precisou ser transferido para o Hospital Aliança, referência em atendimento de alta complexidade na capital baiana. Ainda sem diagnóstico definido, o irmão da musa do axé permanece na Unidade de Tratamento Intensivo da clínica. Ao ser procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa de Ivete Sangalo disse que a cantora não irá se pronunciar sobre o assunto. No inicio de 2013, Jesus Sangalo, que trabalhou durante anos na produção da irmã, disse à revista "Época" que tinha cortado relações com a cantora. "Não temos nos falado, mas estou sempre na torcida por ela", revelou. O empresário foi afastado da empresa de Ivete, a Caco de Telha, por suspeita de estar envolvido em um esquema de fraudes avaliado em R$ 5 milhões.

Vitória marca gol 1000, mas empata com Criciúma e se complica na busca pela Libertadores

  • 23 Nov 2013
  • 22:39h

Foto: Reprodução

O Vitória ficou no empate em 1 a 1 com o Criciúma neste sábado (23), no Heriberto Hülse, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol Rubro-Negro se tornou histórico, por ser a milésima bola na rede do clube no certame nacional. No entanto, o resultado não foi bom para a equipe comandada por Ney Franco, que briga por uma vaga no G4. Agora, o Leão precisa torcer para um tropeço dos seus concorrentes e vencer os duelos contra  Flamengo e Atlético-MG.

Aposta do Espírito Santo leva prêmio de R$ 23 milhões na Mega-Sena

  • Brumado Urgente
  • 23 Nov 2013
  • 21:32h

(Foto: Reprodução)

Uma aposta realizada em Montanha (ES), a 330 quilômetros de Vitória, levou sozinha o prêmio de R$ 23.634.735,21 sorteado na noite deste sábado, em Brasília, pelo concurso 1.550 da Mega-Sena. Para o próximo concurso, a estimativa de prêmio é de R$ R$ 2,5 milhões. Confira as dezenas sorteadas hoje: 09 - 13 - 21 - 27 - 36 - 56. A quina teve 229 acertadores, que ganharam R$ 11.349,56 cada um. Outros 14.109 fizeram a quadra, e vão levar R$ 263,16 cada. As apostas custam a partir de R$ 2 e podem ser feitas até as 19h dos dias de sorteio.

Rio do Antônio: Polícia apreende 600 kg de explosivos e 378 bananas de dinamite

  • Informações do Correio.
  • 23 Nov 2013
  • 18:56h

Foto: Divulgação / PRF

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 600 quilos de explosivos de demolição do tipo granulado e 378 bananas de dinamite, além de 6,25 mil metros de cordel detonante, em Rio do Antônio (sudoeste da Bahia). Segundo os policiais, o material foi encontrado em um caminhão baú, com placas do estado do Paraná, no KM 025 da BR-030, na última sexta-feira (22). Ainda de acordo com a PRF, o veículo não estava com a sinalização regulamentar obrigatória e o condutor, de 27 anos, não possuía autorização para o transporte da carga de alta periculosidade. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária de Caetité. 

Tanhaçu: CEACM realiza Projeto Cultura Afro

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 23 Nov 2013
  • 11:14h

O projeto foi um grande sucesso (Foto: Divulgação)

O Dia da Consciência Negra no município de Tanhaçu foi marcado pela realização de um grande evento que foi promovido pela Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães, o qual foi denominado Projeto Cultura Afro. Idealizado pelo diretor Luciano Duarte e tendo como coordenadoras Rosária Aguiar, Iara Soares, Ivonet Alves e Mirela Souza, com apoio do corpo docente da instituição, o inédito projeto desenvolveu várias atividades culturais durante o período vespertino e noturno nas dependências da escola. Tendo como mote o intuito de divulgar e valorizar a importância da influência africana para o desenvolvimento da história local, bem como reconhecer a dança como demonstração do corpo como meio de expressão da criatividade e da comunicação, o evento atingiu os seus objetivos, tendo como um dos destaques a palestra proferida pela professora, Cleide Almeida, doutora em História pela UFRJ, que abordou com grande riqueza de detalhes e com vasto conhecimento o tema da Consciência Negra. Várias apresentações foram feitas pelos alunos, tendo a dança e a capoeira como base, as quais encantaram o público presente. A sonorização do evento ficou a cargo do DJ Daniel Filho, que mostrou toda a sua habilidade, dando um brilho ainda mais especial ao evento.  

O DJ brumadense Daniel Simurro Filho comandou a sonorização do evento (Foto: Divulgação)


Brumado: Prefeitura entrega primeira etapa do sistema de iluminação de Natal

  • Divulgação
  • 23 Nov 2013
  • 09:25h

A comitiva comandada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias no momento da entrega do sistema de iluminação (Foto: Divulgação)

A tradição de Brumado ser uma das cidades mais iluminadas durantes os festejos natalinos está sendo mantida mais uma vez, já que, na noite desta sexta-feira (22) o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado de secretários municipais e assessores entregou à população de Brumado a primeira etapa da iluminação da Natal, que compreendeu a Igreja Matriz e as praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira. No momento da entrega o prefeito Aguiberto destacou que “assim como nos anos anteriores, buscamos manter essa tradição tão importante, que faz com que as festas de final de ano em Brumado fiquem ainda melhores”. O chefe do executivo brumadense ainda destacou que “essa é a primeira etapa que está sendo composta por 16 mil micro-lâmpadas e que deixou um de nossos principiais cartões postais, que é a Igreja Matriz, muito bonita”. E finalizou declarando que “a próxima etapa já está sendo executada e será entregue à população nos próximos dias e irá iluminar o Paço Municipal e a Praça Coronel Zeca Leite, que este ano receberá novidades na iluminação.

A Igreja Matriz, um dos principais cartões postais da cidade, ficou ainda mais bela com a iluminação natalina (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Vereadores Catoze e Zé Carlos de Jonas cumprem mais uma etapa da agenda de trabalho em Salvador

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 23 Nov 2013
  • 08:59h

Em audiência com o chefe de gabinete da Embasa, Luiz Teles, onde foram solicitadas implantação de sistemas de abastecimento para várias comunidades do meio rural de Brumado (Foto: Divulgação)

Dando continuidade à agenda de trabalho em Salvador, os vereadores Zé Carlos de Jonas e Catoze (ambos do PT), na manhã desta última quinta-feira (21), participaram de um importante encontro na sede da Embasa, com o chefe de gabinete do órgão, Luiz Teles, onde foi tratada a questão da implantação do sistema de abastecimento nas comunidades de Espinheiro, Rasta Pé, Queimada Grande, Pebas e Pompeia. Acompanhados da ex-deputada Marizete Pereira, do ex-vice-governador Edmundo Pereira, da assessora parlamentar Terenilda Dias e do suplente de vereador José Luiz Alves Ataíde, os dois parlamentares ficaram muito otimistas quanto à rápida implantação dos serviços solicitados. “Foi muito proveitosa a reunião que tivemos na Embasa, saímos de lá muito otimistas quanto à implantação dos sistemas de abastecimento nas localidades que solicitamos”.

 

Os representantes brumdenses em encontro na Cerb (Foto: Divulgação)

 

Na parte da tarde os representantes brumadenses estiveram reunidos com o assessor da presidência da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, (Cerb), , Claudio Lopes, desta feita acompanhados da assessora parlamentar dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, Silvia Machado, onde foram solicitadas as obras do sistema de abastecimento das comunidades de Marquinhos, Gameleira e Lagoa do Leite, bem como do Distrito de Ubiraçaba, que foi uma reivindicação do vereador Zé Carlos de Jonas. Já o vereador Catoze solicitou a recuperação do poço de Lagoa da Pedra. “Cumprimos mais uma etapa de nossa agenda de trabalho em Salvador com o sentimento do dever cumprido em defender a população rural de Brumado que vem atravessando um momento difícil com uma seca tão severa”. Eles finalizaram destacando que “nossos mandatos têm dado uma atenção muito grande à questão do abastecimento, já que esse é o grande problema enfrentado pelo homem do campo, o qual, devido às sucessivas estiagens prolongadas, necessita cada vez mais de ações em prol da ampliação dos serviços de distribuição de água”. 


Comitê do Contas realizou audiência para discutir a implantação de barragens de agronegócios

  • Brumado Urgente
  • 23 Nov 2013
  • 07:20h

O ativista ambiental Jorge Valério durante o manifesto (Foto: Divulgação)

A notícia do projeto de construção de duas barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas em Piatã – BA provocou grande preocupação em municípios a jusante, mobilizando muita gente para a XI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, inclusive membros do MODERA, de associações e dos poderes públicos do Município de Brumado. A Plenária do Comitê do Contas foi realizada junto à Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico das Nascentes  do Rio das Contas – ARIE, no último dia 21 de novembro, quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Abaíra, Região do Alto Contas. Os dois órgãos realizaram um debate entre os seus membros sobre a construção das barragens do agronegócio, que teve muitas opiniões a favor e contra o projeto. Aqueles que se posicionaram favoráveis às barragens, argumentaram que as mesmas irão servir não só ao agronegócio como ao abastecimento humano. Já os que se levantaram contra, chamaram a atenção para o fato de que, o foco do debate não é tanto a construção de barragens, mas a abertura de uma fronteira agrícola que irá exigir uma quantidade de água além da que é produzida nas nascentes do Contas, comprometer a sua qualidade com agrotóxicos, gerar apenas empregos de baixa qualificação e degradar o meio ambiente.

O cordelista Zé Walter também participou do movimento (Foto: Divulgação)

O Coordenador Geral do MODERA e membro do Comitê, Aurino Ferreira dos Anjos, disse que ver o projeto das barragens do agronegócio como uma ameaça ao abastecimento das Cidades de Brumado e de Malhada de Pedras, considerando que, quando essas duas cidades dependiam das águas do Rio do Antônio, as mesmas foram represadas à montante, no Açude de Truvisco em Caculé e agora o projeto das barragens do agronegócio conspira para que ocorra algo semelhante. Presente também à Plenária, o Promotor de Justiça do Alto Paraguaçu, Augusto César Matos, avaliou como salutar todo o debate, mas considerou que o mesmo não pode dar uma solução para o impasse, porque ainda não foi concluído o Estudo de Impacto Ambiental – EIA do projeto e nem tão pouco foram realizadas as audiências públicas referentes àquele Estudo. Dentro do ítem de encaminhamentos da pauta da Plenária, foi franqueada a palavra ao Coordenador do MODERA e membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê, Jorge Valério Gomes, o qual leu a Carta do MODERA ao Comitê, que trata da acentuação dos conflitos pelo uso da água em decorrência da estiagem prolongada na Região do Alto Contas e apresenta as seguintes propostas: balanço hídrico das sub-bacias da Região no sentido de priorizar o abastecimento humano; arbitragem dos conflitos pelo Comitê em primeira instância administrativa no uso da sua competência legal e ações pelo embargo da construção das barragens do agronegócio.  Após a Plenária, ativistas do MODERA protestaram em vias públicas da Cidade de Abaíra, abrindo uma faixa com os seguintes dizeres: “o Rio das Contas nasce para todos. Não para o agronegócio”. Os protestos contaram até com a participação do cordelista Zé Walter, a princípio muito tímido, no que se refere às mobilizações sociais.
    
Designação do MODERA para o Comitê
 
No ítem dos informes da Plenária, o Presidente do Comitê, Aurelino Meira, entregou ao Coordenador Geral do MODERA, Aurino dos Anjos, a Portaria nº 6368 de 14 de novembro de 2013 e baixada pela Diretoria Geral do Inema, designando o MODERA para compor o Comitê como membro suplente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – IDAN.

CONTINUE LENDO

Samsung é condenada a pagar multa de US$ 290 milhões à Apple

  • Brumado Urgente
  • 23 Nov 2013
  • 07:09h

(Foto: Reprodução)

A Justiça dos Estados Unidos determinou que a Samsung pague US$ 290 milhões à Apple por violação de patentes. As multas impostas à gigante coreana por acusações da empresa de Steve Jobs já somam cerca de US$ 930 milhões. A Samsung não disponibilizou um porta-voz para comentar a decisão. A porta-voz da Apple, Kristin Huguet, comemorou a determinação da Justiça. “Esse caso sempre foi maior do que patentes e dinheiro. Sempre foi sobre inovação e o trabalho duro que demanda a invenção de produtos que as pessoas amam. Embora seja impossível determinar um preço para esses valores, nós agradecemos ao júri por ter mostrado à Samsung que a cópia tem um preço”, disse. O veredicto foi anunciado três dias após uma corte federal dar à Apple uma nova chance para apresentar seu caso, que tenta barrar a venda de 26 dispositivos que, de acordo com o júri, violam as patentes mantidas pela gigante de tecnologia. A Samsung não vende mais a maioria dos aparelhos, mas a Apple argumenta que uma determinação oficial permitiria que a empresa barrasse novas violações na criação de outros produtos. As duas empresas se enfrentam há dois anos em tribunais do mundo inteiro em uma série processos sobre patentes. Em março, a juíza Lucy Koh havia revertido uma decisão judicial que impunha à Samsung o pagamento de penas pela suposta cópia de características de treze produtos.