Eduardo Vasconcelos confirma sua tendência anti-PT e vira principal articular de Aécio em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2014
  • 17:11h

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos abraçou a campanha de Aécio Neves em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Quem conhece a história política do ex-prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB), pode comprovar a sua tendência histórica anti-petista, já que ele se estabeleceu, nesse segundo turno das eleições presidencial, como o principal garoto-propaganda da candidatura do tucano Aécio Neves no município. Vasconcelos que, inclusive foi membro do PSDB de Brumado, partido pelo qual ele se reelegeu em 2008, acabou deixando evidente a sua raiz embrionária, ao colocar mais uma vez a sua voz a serviço da campanha do PSDB na cidade. Ele que foi companheiro de chapa da senadora Lídice da Mata, agora foi na direção oposta, já que ela abraçou a campanha de Dilma, mostrando que poderá haver possíveis rachas no PSB da Bahia, cogitando-se, até, a volta de Vasconcelos para o ninho tucano, caso Aécio venha a vencer o segundo turno das eleições. Ele que “nega de pé junto” uma possível candidatura em 2016, deve mesmo tomar um novo rumo na sua trajetória política. Desafeto confesso do Casal Pereira Santos e de seus comandados, o “Pé de Urso” como é conhecido nos bastidores da política, hoje também estaria “sentando em outra mesa”, no que se refere ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), o que poderá lhe deixar numa espécie de “confinamento” até que ele decida qual será o rumo que irá adotar nas próximas eleições municipais, se irá apoiar Aguiberto, ou se irá para a disputa, se tornando a terceira via. 

Em visita de cortesia, Erivelton Santana reafirma compromissos feitos com o prefeito de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2014
  • 16:38h

Da esquerda para à direita: Assessor Amarildo Bonfim, vereador Márcio Moreira, deputado Erivelton Santana, vice-prefeita Cristina Gondim e prefeito Aguiberto (Foto: Brumado Urgente)

Campeão das urnas em Brumado para deputado federal, Erivelton Santana esteve, na manhã desta quinta-feira (16) fazendo uma visita de cortesia ao prefeito Aguiberto Lima Dias, na qual também estiveram presentes a vice-prefeita Dra. Cristina Gondim, o assessor especial Amarildo Bonfim e o vereador Márcio Moreira. Na oportunidade, Erivelton Santana, primeiramente, fez questão de agradecer os milhares de votos conquistados no município e também reafirmar os compromissos feitos antes e durante a campanha eleitoral. Muito satisfeito com a votação, Erivelton agradeceu também ao apoio dos evangélicos de Brumado, que, segundo ele “mostraram uma grande unidade, dando-lhe uma votação expressiva no município”. Ouvido pelo Brumado Urgente, o deputado reeleito para seu segundo mandato garantiu que “os compromissos assumidos com o prefeito serão honrados em sua integralidade” e ainda destacou que “reconheço o apoio que o prefeito e os brumadenses me deram e vou retribuir com muito trabalho e vários benefícios para este município que está em franco crescimento”. Ele que foi votado em 416 municípios da Bahia, foi questionado sobre a liberação da primeira parcela de R$ 2 milhões de reais para a construção das vias marginais à linha férrea. Muito convicto ele respondeu que “a legislação aponta para que 60 dias após as eleições essas emendas já podem ser liberadas, então, existe uma boa probabilidade que este ano ainda essa verba seja disponibilizada para o início da construção dessa importante obra estruturante para Brumado”. Em seguida a comitiva do prefeito, membros da imprensa local e o deputado Erivelton Santana participaram de um almoço de confraternização. 

Termina a greve de fome dos presos em Itabuna

  • Com informações da Aratu
  • 16 Out 2014
  • 15:55h

(Foto: Reprodução)

Os presos do Conjunto Penal de Itabuna, em Itabuna, extremo sul do estado, decidiram, na noite desta quarta-feira (15), encerrar a greve de fome iniciada desde segunda-feira (13). De acordo com a direção do sistema prisional, uma reunião com os cerca de 450 internos, além do juiz da Vara de Execuções Penais, Ministério Público, resultou no fim do protesto. No entanto, não foi divulgado o acordo firmado durante a negociação. Os presidiários que participaram da greve estavam alojados no Pavilhão I da unidade. Eles reivindicavam a unificação das visitas de presos provisórios e custodiados, a suspensão do uso obrigatório do uniforme e exigiam que alimentação fornecida fosse produzida fora do presídio. Além disso, havia reclamações sobre revistas aos parentes, que classificavam de vexatórias, e da superlotação da unidade. 

Brumado e o terrorismo eletrônico do WhatsApp

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2014
  • 11:24h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

O WhatsApp, a nova coqueluche tecnológica, vem dominando a sociedade contemporânea, que parece frágil diante da “grandiosidade” deste simples aplicativo, que a cada dia que passa parece mais poderoso, podendo levar informações vitais e letais em segundos para milhões de pessoas. A princípio tido como um grande instrumento de diversão, principalmente para os marmanjos que se esbaldam em ver as “peladonas” que “caem na net”, o WhatsApp vem mostrando uma nova faceta muito mais perigosa, tanto que já é considerado por alguns como um terrorista cibernético com um “alto poder de fogo”. Em Brumado, devido às sucessivas ondas de violência, o WhatsApp se tornou um veículo perigoso nesse sentido, difundido os mais diversos trotes, causando sustos e até aterrorizando algumas pessoas que recebem fotos de pessoas mortas, as quais ficam apavoradas para saber quem é que foi a vítima e se era conhecida ou até mesmo um parente. Os trotes se espalham em alta velocidade e, em poucos minutos, milhares de pessoas ficam sobressaltadas, ligando desesperadamente umas para as outras para saber quem é que foi que morreu. Essa brincadeira de mau gosto vem crescendo de forma assustadora, já que a venda de smartphones na cidade vem aumentando da mesma forma, fazendo com que cada vez mais pessoas se integrem ao WhatsApp, que "destila" o seu poder de informação avassalador, o qual, até o momento parece ser incontrolável, como uma praga cibernética que se espalha com uma rapidez incrível. Então fica a dica, quando chegar uma mensagem ou foto de mortes ou crimes em seu whatsapp, verifique a procedência e se possível ligue para uma autoridade ou alguém que possa passar a informação com credibilidade, agindo assim a “rede de terror” perderá a sua força. 

Colégio Objetivo de Brumado também homenageou os professores

  • 16 Out 2014
  • 11:00h

Brumado Indoor 2014: Montagem da megaestrutura em ritmo acelerado

  • Brumado Urgente
  • 16 Out 2014
  • 10:32h

A montagem deverá ser concluída já nesta sexta-feira (17) (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Está chegando a hora do maior evento musical dos últimos tempos em Brumado, o que vem aumentando a expectativa da galera e dos milhares de fãs de toda a região da dupla sertaneja do momento, Henrique & Juliano, a qual será a grande atração do Brumado Indoor 2014, que acontecerá nesta sábado (18), a partir das 19 horas no Parque de Exposições Santa Inês. Na manhã desta quinta-feira (16) o Brumado Urgente esteve no local do show e pode verificar que a montagem da megaestrutura do evento está em ritmo acelerado, devendo ser concluída até o final da tarde de amanhã (17). O promoter Ney Trindade estava no local observando cuidadosamente todos os detalhes da montagem e garantiu que “estamos observando cada detalhe para oferecer o que há de melhor para o grande público que deve estar aqui no sábado lotando esse espaço”. Um dos grandes destaques será o mega camorote, que terá uma infraestrutura de primeira, com espaços temáticos e muita diversificação cultural. “Realmente podemos dizer que o camarote será fantástico”, finalizou o promoter. 

O promoter Ney Trindade esteve observando cada detalhe da montagem do camarote na manhã desta quinta-feira (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Massa de Ar quente e seco afasta chuva da Bahia

  • Informações da Rede Brasil
  • 16 Out 2014
  • 08:14h

(Reprodução)

A massa de ar quente e seco que está sobre grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste brasileiro continua ganhando força, o que deverá manter o céu ensolarado e sem chuvas em grande parte dessas regiões.Na Bahia, essa massa de ar também está atuando em, praticamente, todas as regiões, com exceção daquelas mais próximas ao litoral, como no Recôncavo, Nordeste e Sul, onde é a umidade vinda do Oceano Atlântico que continua predominando, o que mantém o céu parcialmente nublado a claro e com possibilidade de chuvas fracas e em áreas isoladas.Além de inibir as chuvas, essa massa de ar também está contribuindo para elevar as temperaturas em todo o Estado, sendo nas regiões Oeste, São Francisco e Norte onde estão previstos os maiores índices, com máximas podendo chegar aos 36ºC. Por outro lado, esse sistema favorece a redução da umidade do ar que, nos próximos dias se manterão relativamente baixos, com taxas em torno de 30%.

Brumado: Submetralhadora é apreendida em operação policial

  • Brumado
  • 16 Out 2014
  • 07:01h

As armas ficaram apreendidas na 20ª Coorpin (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Após uma ampla investigação, foi deflagrada, na tarde desta quarta-feira (15), uma operação conjunta da Polícia, a qual invadiu uma residência no Bairro Olhos d’Água e apreendeu uma Bereta 40 (uma submetralhadora com alto poder de fogo), além de um revólver calibre 38. Vários agentes civis, acompanhados de uma guarnição da PETO, fizeram parte da operação que prendeu dentro da residência, 4 pessoas, 3 homens e uma mulher, sendo que um deles é de Salvador e pode ter ligações diretas com os últimos homicídios ocorridos em Brumado. As armas também têm uma grande possibilidade, segundo a Polícia, de terem sido utilizadas nos homicídios que ocorreram recentemente na cidade. O coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabello, comandou a operação e expressou ao Brumado Urgente que “foi uma grande satisfação para nós da Polícia tirar de circulação uma arma com alto poder de fogo como essa submetralhadora, a qual, inclusive, pode ter sido utilizada contra a Polícia”. Novas investigações irão ser feitas para comprovar a ligação dos presos com as mortes ocorridas na cidade. 

O coordenador da 20ª Coorpin, Dr. Leonardo Rabello, comemorou a operação (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Datafolha: Aécio e Dilma continuam em empate técnico

  • Estadão Conteúdo
  • 16 Out 2014
  • 06:46h

A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95% | Ueslei Marcelino e Ricardo Moraes l Reuters

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira pela Folha de S. Paulo mostra que Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam em empate técnico pelo mesmo placar da pesquisa anterior, feita entre 8 e 9 de outubro: 51% dos votos válidos para o tucano e 49% da petista. Considerando todas as intenções de voto, Aécio oscilou de 46% para 45%, e Dilma, de 44% para 43%. Brancos e nulos oscilaram de 4% para 6% e indecisos se mantiveram em 6%. O levantamento também avaliou o potencial de voto dos dois candidatos. No caso de Aécio, 42% dos entrevistados disseram que votariam nele com certeza; 18%, que talvez votassem; 38%, que não votariam nele de jeito nenhum; 2% não sabem ou não responderam. Para Dilma, o porcentual dos que com certeza votariam na candidata é o mesmo, 42%; 15% disseram que talvez votassem na atual presidente; 42%, que não votariam nela de jeito nenhum; e 1% não soube ou não respondeu. O Datafolha, encomendado pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo, entrevistou 9.081 eleitores entre ontem e hoje em 366 municípios do País. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%. Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01098/2014.

Polícia prende 2 e recupera 19 fuzis roubados do Exército

  • Jessica Sandes
  • 16 Out 2014
  • 06:36h

Quinze fuzis foram achados em uma sacola no bairro Cidade Nova, Av. Contorno | Luiz Tito | Ag. A TARDE

Dezenove dos 20 fuzis roubados do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, na cidade de Serrinha (a 179 quilômetros de Salvador), foram encontrados em Feira de Santana (a 109 km da capital) na tarde desta quarta-feira, 15. Na força-tarefa montada para a recuperação do armamento, dois homens foram presos.As sacolas com o armamento foram achadas no Alto do Papagaio, no bairro de Mangabeira, e na avenida Contorno, no bairro Cidade Nova, por meio de denúncias. "Com o cerco realizado em vários bairros, as armas foram abandonadas. Mas a operação só será encerrada quando o último fuzil for recapturado", disse o chefe da Polícia Federal (PF) em Feira de Santana, Wal Goulart.As armas do modelo Mosquefal M-964 , de uso exclusivo das Forças Armadas, serão devolvidas à 6ª Região do Exército Brasileiro e as buscas aos demais integrantes da quadrilha devem continuar.A imprensa de Serrinha divulgou informações de que agentes da PF e militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) e da Companhia de Ações Especiais do Litoral Norte (Cael), prenderam, na madrugada de quarta, Anderson Machado Nascimento, 20. Mais conhecido como "Gaguinho", o suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial (DT), onde confirmou sua participação.Ainda de acordo com os veículos de comunicação, Anderson confirmou ainda que o roubo foi planejado há cerca de quatro meses e ele foi o responsável por passar informações privilegiadas a um comparsa identificado por "Rasta", alegado líder da quadrilha. Os demais integrantes do bando, segundo o suspeito, são de Feira de Santana.O chefe da PF, Wal Goulart, confirmou a prisão de dois homens, mas não divulgou os nomes, pois ainda estava realizando o flagrante. O Comando da 6ª Região Militar alega que o Inquérito Policial Militar (IPM) tem o prazo inicial de 40 dias para ser concluído, porém pode ser A unidade Tiro de Guerra foi invadida por homens encapuzados, na madrugada da última terça-feira, por volta da meia-noite. Relatos de testemunhas indicam que cerca de cinco homens escalaram um muro de aproximadamente dois metros de altura e surpreenderam os sentinelas, que estavam armados apenas com cassetetes.No dia da ação, a rua em que a unidade do Exército é localizada chegou a ser interditada para que a circulação de veículos não atrapalhasse as diligências no entorno do Tiro de Guerra.

No Twitter: Pastor Silas Malafaia faz piada com tema grave e recebe críticas

  • Da Redação
  • 16 Out 2014
  • 06:30h

(Reprodução Twitter)

Uma “piada” feita pelo pastor Silas Malafaia no Twitter repercutiu mal. Durante o debate com os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e Aécio Neves, na noite da última terça-feira, na TV Bandeirantes, Malafaia compartilhou inúmeras mensagens na rede social. Em uma delas, brinca com um tema delicado: a violência doméstica. Ao falar sobre a postura do candidato Aécio Neves, para quem faz campanha no Twitter, Malafaia comparou a atitude do tucano em relação à Dilma com uma agressão: “Estou desconfiado que vão aplicar a lei Maria da Penha contra Aécio por bater em mulher kkkkkkkkk”. As mensagens continuaram: “Já esta saindo uma ordem de prisão a caminho da band contra Aécio por espancamento a mulher,pede pra ele não matar DILMA kkkkk”. Rapidamente, o assunto tomou conta das redes sociais. Homens e mulheres reagiram às mensagens polêmicas, acusando o pastor de usar um tema delicado e sério para falar sobre política. “O falso profeta @PastorMalafaia não tem ideia de como esse tweet é perigosíssimo”, escreveu um homem.

Senado Federal analisa projetos que valorizam a profissão de professor

  • Da Redação
  • 16 Out 2014
  • 06:15h

(Reprodução)

Os senadores estão examinando projeto (PLS 155/2013) que procura garantir o pagamento do piso nacional - que hoje é de R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas - a todos os profissionais do magistério que atuam na educação básica pública. O piso salarial nacional para os professores virou lei em 2008, após ter sido aprovado pelo Congresso e sancionado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta foi apresentada quatro anos antes pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Mas, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), pelo menos cinco estados e mais de 33% dos municípios ainda não pagam o piso. Agora, Cristovam propõe transferir para a União a responsabilidade de pagar esse valor diretamente a todos os professores da educação básica pública. "A única saída para não jogar a conta sobre os cérebros das crianças é jogá-la sobre as finanças do governo federal. A lei nacional do piso foi feita pelo governo federal, deve caber a ele pagar o piso a cada professor, independente do seu estado ou município", diz o senador.

Meio Ambiente: Prazo para acabar com os lixões é prorrogado em mais 4 anos pelos deputados

  • Da Redação
  • 15 Out 2014
  • 16:50h

(Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (14) a ampliação em quatro anos do prazo para que as prefeituras acabem com os lixões e os substituam por aterros sanitários. O tema estava incluído na medida provisória 651, que trata de medidas de incentivo à economia, entre as quais a que desonera a folha de pagamento de vários setores. Com a aprovação pela Câmara, a medida provisória seguirá para votação no Senado, onde terá de ser aprovada até 6 de novembro, data em que perderá a validade. Se o Senado aprovar, o texto será enviado para sanção presidencial. A presidente Dilma Rousseff poderá, então, sancionar o texto ou vetar pontos específicos, como o da ampliação do prazo para o fim dos lixões. Mas os senadores também poderão modificar o texto - o que obrigaria que voltasse para nova deliberação pela Câmara. Antes da votação, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a anunciar a retirada de 11 artigos do texto por considerá-los estranhos ao tema original da MP. Um desses artigos era o dos lixões. Mas, na hora da votação, o plenário aprovou um recurso pedindo a reinclusão do artigo. Durante a tarde, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi pessoalmente ao Congresso para se encontrar com Alves a fim de expressar a contrariedade do governo com a prorrogação do prazo para cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos. A lei, que é de 2010, fixou o mês de agosto deste ano como prazo máximo para a substituição dos lixões por aterros sanitários. No plenário, a maioria dos partidos votou para dar mais tempo aos municípios sob o argumento de que ainda não estão preparados nem dispõem de recursos para a construção de aterros sanitários. O PV, o PSOL, o PP e o Pros foram os únicos partidos que discordaram da ampliação do prazo e queriam a aplicação imediata da Lei de Resíduos Sólidos. 

Dia do Professor: ENSF presta homenagem aos mestres

  • ENSF
  • 15 Out 2014
  • 16:44h

(Divulgação)

Velhos Amigos: Geddel afirma que Dilma estava mais perdida que cego em tiroteio durante debate

  • Bocão News
  • 15 Out 2014
  • 16:00h

(Reprodução: Twetter)

O debate entre os candidatos à Presidência da República foi alvo de diversos comentários nas redes sociais na noite dessa terça-feira (4), na TV Band. O ex-candidato ao Senado pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, agora apoiador de Aécio Neves (PSDB), disparou contra a petista Dilma Rousseff. "A Dilma tá mais perdida que cego em tiroteio", afirmou.  O peemedebista aproveitou o seu perfil no Twitter para elogiar seu presidenciável: "Aécio seguro, firme, bem informado, preparado, posição de homem de Estado". Mas também ironizou as falas de Dilma.Quem também usou a rede social Twitter para falar do debate dando ênfase ao seu candidato foi o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).