14/01/2014 Anagé: médicos brasileiros são substituídos por médicos cubanos

  • RGeral
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

No protesto intitulado “Acorda Anagé”  previsto para acontecer na manhã de hoje (14), a partir das 9 horas, na cidade de Anagé,  além de professores, funcionários e sociedade civil organizada que cobrarão uma melhor gestão da prefeita Andrea Oliveira Silva (PT), os médicos que foram demitidos também participarão do movimento. Segundo informação de um profissional de medicina que não quis ser identificado, a prefeita exonerou 6 médicos brasileiros no mês de dezembro e convocou médicos cubanos. “A decisão fere a Medida Provisória do Governo Federal que estabelece critérios para convocação de médicos estrangeiros. Serão convocados apenas para as cidades que não possuem médicos”, disse. Neste caso a cidade de Anagé não se enquadra na MP. O denunciante revelou ainda que os médicos demitidos fizeram representação ao CFM – Conselho Federal de Medicina, Ministério da Saúde e até na OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Filho do deputado Oldack Neves emociona a todos em seu pronunciamento no Legislativo de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Fred Neves não escondeu a sua emoção durante o seu pronunciamento, no qual ele exibiu o diploma

A Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda feira, 07/04, registrou a presença e o pronunciamento do agrônomo Fred Neves na “Tribuna Livre Vereador Paulo Chaves”. Em seu pronunciamento ele relatou a homenagem prestada pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, por iniciativa do Deputado Marcelino Galo, aos Deputados “cassados de seus mandatos”, durante a Ditadura Militar. O Deputado Oldack de Carvalho Neves, pai do manifestante foi um dos que sofreram com a arbitrária decisão do “AI- 5”, nos idos de 1969. Visivelmente emocionado o agrônomo relatou passagens da vida do seu pai exibindo aos presentes o “Diploma” de Deputado Estadual que “simbolicamente” e “in memorian”, é devolvido ao seu pai e ressaltou “para nós familiares e amigos, a devolução do Mandato de Deputado de meu pai, após 45 anos nos dá a sensação que a justiça foi feita. Esse Diploma outorgado pela Assembléia Legislativa da Bahia representa um motivo de orgulho para a nossa família” e ainda continuou citando que “e aqui nesta Casa, símbolo democrático de nossa gente, eu quero compartilhar com esses que representam o povo de Brumado e, também com todo o povo sertanejo, já que o mandato do Deputado Oldack Neves que lhe foi subtraído, não pertencia só aos brumadenses, mas ao povo sertanejo, que lhe concedeu democraticamente o direito de representá-lo”. Quando do encerramento de seu pronunciamento, o público presente manifestou-se com uma salva de palmas demonstrando a emoção que envolveu a todos.  

Polícia busca imagens de câmeras para identificar homem que estuprou médica; hospital lamenta

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Entrada do Wellpark do Hospital São Rafael, onde a vítima trabalha. Controle só para entrada de veículos (Foto: Evandro Veiga)

Uma médica de 32 anos do Hospital São Rafael foi estuprada após ter sido sequestrada na saída do trabalho, no início da noite de sexta. Segundo informações da 10ª Delegacia Territorial (Pau da Lima), que cuida da investigação, a médica foi abordada dentro do estacionamento Wellpark em frente à unidade médica. O criminoso foi descrito pela vítima como um homem negro, que trajava jaleco, calça jeans e camisa social e tinha cerca de 1,70m de altura.


A médica foi levada no seu próprio veículo, um Honda Civic prata, até o bairro de Águas Claras. Lá, o bandido a forçaria a efetuar saques em uma agência do Banco do Brasil, mas encontrou o local fechado. Ele então dirigiu até um matagal no bairro, estuprou a médica e fugiu com o veículo.  A vítima foi abordada por volta das 18h40, segundo o boletim de ocorrência registrado às 23h08 do mesmo dia. Ela foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Centenário, para realizar exames de corpo delito.


Em nota, o Hospital São Rafael (HSR) lamentou o ocorrido e informou que está apoiando a vítima e acompanhando o caso. “Ressaltamos que o fato se deu fora das dependências do HSR, em estacionamento administrado pela empresa Wellpark”. A vítima é casada e tem um filho recém-nascido, segundo seu perfil em uma rede social. 


O delegado José Clodoaldo Lima informou que a investigação começou ontem, mas ninguém foi preso ainda. “A vítima está bem e foi ouvida também na Polinter”, disse. No estacionamento, ninguém quis comentar o ocorrido. Também não foram localizados responsáveis no escritório que administra o empreendimento. Uma gerente do Wellpark também foi contatada por telefone, mas não atendeu às ligações.


Segundo o delegado José Clodoaldo Lima, um representante da empresa esteve na delegacia apenas para buscar uma cópia da ocorrência policial. “A empresa deve ser ouvida e agentes do serviço de investigação estão buscando imagens de câmeras de segurança”, assegurou. 


No local, é visível que o controle de acesso é feito apenas para os veículos. O acesso de pedestre fica antes da guarita e das câmeras de segurança visíveis. Funcionários do hospital temem a violência no bairro. 


“É mais difícil sair em bando por causa dos horários de plantão que são diferentes. Eu saio sozinha, às vezes, e fico com medo, por isso procuro deixar o carro o mais próximo da guarita do Wellpark”, relata uma funcionária que preferiu não se identificar. “Eu pago R$ 180 por mês pelo estacionamento em horário comercial, tem gente que paga mais de R$ 300 e é um absurdo acontecer coisas como essas lá dentro”, disse outro frequentador.


O advogado Cristiano Porffidio, especialista em Direito Cível e Trabalhista, lembra que os estacionamentos privados são responsáveis pela segurança dos clientes dentro do estabelecimento. “Se você paga para usar esse serviço, e nós sabemos como esses serviços são caros, é por querer segurança. É um caso grave e cabe indenização por danos morais, os estacionamentos precisam preservar a segurança do veículo, mas não só, também dos clientes”, analisa.

Projeta Móveis - Personalizados

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Moradores do Apertado do Morro realizam mutirão de reestruturação de vias públicas

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Mesmo com o forte calor, os moradores realizaram o mutirão (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Os moradores do Bairro Apertado do Morro se dizem abandonados pelas autoridades e começam a arregaçar as próprias mãos para buscar resolver os problemas que incomodam muito a comunidade. Iniciando pela questão da Segurança Pública, onde eles dizem que após as 18 horas é muito arriscado transitar pelo bairro, pois o risco de assalto é muito grande. Uma das principais reivindicações dos moradores é quanto ao estado das vias públicas, que estão totalmente deterioradas, sem condições de trafegabilidade, então, diante das inúmeras solicitações ao secretário de infraestrutura, André Cardoso, que relatou que a falta de verbas impede que as obras sejam feitas, os moradores, cansados de esperar, resolveram colocar a “mão na massa” e fazer, neste domingo de sol forte, um grande mutirão para a restauração das vias públicas, lembrando que todo o material foi adquirido também pelos moradores. Esta é uma tendência que cresce na cidade, que mostra um déficit cada vez maior no setor de infraestrutura urbana. 

Taisan: S10 LT Advantage Flex Completa

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

A Taisan disponibiliza para você uma oportunidade única, uma S10 LT Advantage Flex Completa que acabou de chegar, único dono! IPVA 2017 pago, e, com preços e condições imbatíveis. Não perca a chance de comprar um carro de procedência garantida por uma das melhores empresas do ramo, a Taisan Auto. Entre em contato agora mesmo pelo fone: 3441-5551, ou visite a loja que fica localizada na Av. Centenário, 853 – Bairro Novo Brumado.

Conquista: Mau tempo provoca cancelamento e atraso de voos

  • G1 Bahia
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Foto: Reprodução

Um voo foi cancelado e outro atrasou por quase uma hora no aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (17), por causa do mau tempo na cidade. A névoa atrapalhou o pouso e decolagem das aeronaves e o aeroporto ainda precisou ser fechado em uma parte da manhã. Por volta das 11h, o terminal já havia sido reaberto e operava sem restrições. O voo cancelado era da empresa Passaredo, que sairia de Vitória da Conquista, às 8h40, para Salvador. Já o voo com destino a Belo Horizonte (MG), da empresa Azul, deveria ter decolado às 9h40, mas só conseguiu sair às 10h30. Inclusive, por conta do mau tempo, situação constante em Vitória da Conquista nesse período do ano e no inverno, as decolagens para a cidade mineira tiveram alterações de horário para evitar transtornos aos passageiros. Antes o primeiro voo saia às 5h30 e agora é 9h40. De acordo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima nesta quarta-feira, em Vitória da Conquista, é 18ºC e a máxima pode chegar a 27ºC. A previsão é que o tempo continue nublado e com chuva isolada na cidade, nesta quarta.

Necropsiado corpo de jovem encontrado morto do distrito de Cascavel

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Foi registrado por peritos da Policia técnica de Brumado mais um homicídio no distrito de cascavel, município de Ibicora o Jovem Wesley Bonfim Assunção, de 20 anos. Segundo informações de populares, a vítima avia saído de sua residência no último dia 27 para a casa de sua namorada que localizada no Bairro Renascer, o mesmo passou a noite com a namorada, sendo encontrado sem vida na última quarta-feira (30). Segundo a perícia feita no local, Wesley tudo deu a entender que foi morto na terca-feira (29). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Brumado, onde será necropsiado e em seguida liberado para sepultamento. 

Brumado: Aproveite o festival de ofertas do Comercial Vitória e compre ainda mais barato

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Cinco suspeitos morrem em confronto com policiais em Jaguaquara

  • Brumado Urgente
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Cinco suspeitos de planejarem homicídios no bairro São Jorge, em Jaguaquara, foram mortos em confronto com policiais militares, na noite desta quarta-feira (16).  Em nota, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Central) informou que o grupo criminoso tinha como alvo uma facção rival. Segundo o informe, "ao proceder  com a aproximação e anunciar a abordagem, vários criminosos desembarcaram do veículo atirando contra as equipes policiais que, de imediato, revidaram". Conforme a PM, cinco revólveres foram apreendidos.

Bolsonaro decide não participar de debates no primeiro turno

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Jair Bolsonaro (PSL) resolveu não participar de nenhum debate durante o primeiro turno das eleições de 2018. Em primeiro lugar nas pesquisas, em cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato reservista deve focar sua campanha nas redes sociais e conversar com eleitores no horário reservado aos debates na TV aberta.

Papagaio que foi baleado, mordido por cobra e roubado volta sozinho para zoológico

  • Redação
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Um papagaio foi roubado (à mão armada) durante sua recuperação de uma mordida de cobra no zoológico no qual foi levado depois de ser resgatado de traficantes em uma boca de fumo, onde havia tomado um tiro que deformou seu rosto e cegou seu olho, em Cascavel, cidade do oeste paranaense. Apelidado de Freddy Krueger, o papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), não teve uma vida fácil, porém,  conseguiu retornar para casa sozinho. Dois dias depois do roubo da última semana, o papagaio Freddy foi encontrado próximo à jaula na qual ele vive, na área ambulatorial. Por ser violento, o bicho fica afastado das outras aves. Ilair Dettoni, veterinário e diretor do espaço, conta que foram vistas gotas de sangue no chão, que ele atribui a possíveis bicadas de Freddy nos bandidos. “Ele é muito vida louca”, diz. Apesar da falta de sorte, Freddy consegue levar uma vida quase normal. A perda de parte do bico impossibilita que ele descasque sementes, mas pode comer frutas e ração normalmente. “Ele tem uma saúde de ferro”, diz o veterinário à Folha de São Paulo.

Papagaio que foi baleado, mordido por cobra e roubado volta sozinho para zoológico

  • Redação
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

(Foto: Reprodução G1)

Um papagaio foi roubado (à mão armada) durante sua recuperação de uma mordida de cobra no zoológico no qual foi levado depois de ser resgatado de traficantes em uma boca de fumo, onde havia tomado um tiro que deformou seu rosto e cegou seu olho, em Cascavel, cidade do oeste paranaense. Apelidado de Freddy Krueger, o papagaio verdadeiro (Amazona aestiva), não teve uma vida fácil, porém,  conseguiu retornar para casa sozinho. Dois dias depois do roubo da última semana, o papagaio Freddy foi encontrado próximo à jaula na qual ele vive, na área ambulatorial. Por ser violento, o bicho fica afastado das outras aves. Ilair Dettoni, veterinário e diretor do espaço, conta que foram vistas gotas de sangue no chão, que ele atribui a possíveis bicadas de Freddy nos bandidos. “Ele é muito vida louca”, diz. Apesar da falta de sorte, Freddy consegue levar uma vida quase normal. A perda de parte do bico impossibilita que ele descasque sementes, mas pode comer frutas e ração normalmente. “Ele tem uma saúde de ferro”, diz o veterinário à Folha de São Paulo.

Weintraub aceita pedido via Twitter e MEC refaz análise de prova de filha de apoiador

  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, determinou uma nova análise na prova do Enem da filha de um apoiador após receber uma reclamação do pai da candidata via Twitter. "Ministro, minha filha tem certeza que a prova do Enem dela não teve a correção adequada e que ela foi prejudicada. E agora? A Inês é morta? O Sisu [Sistema de Seleção Unificada] termina amanhã", escreveu um homem identificado como Carlos Santanna.  Nas redes sociais, o reclamante se mostra reiteradamente alinhado ao governo Bolsonaro e crítico ao PT.  Marcado na postagem, Weintraub respondeu cerca de um hora depois. Na mensagem, o ministro anexa o print de uma conversa privada que trocou via Whatsapp com uma pessoa cadastrada em sua lista telefônica como "Alê". Em resposta ao pedido do ministro para que fosse refeita a avaliação daquela prova, Alê responde: ""Ministro, a participante teve a prova corrigida corretamente. Tudo confere. Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora. Não houve erro de associação no caso dela".  A identificação "Alê" coincide com as iniciais do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep), responsável pela aplicação do Enem, Alexandre Lopes.  À Folha de S. Paulo, o Inep informou que "está revisando as provas de todas as pessoas que estão reclamando de maneira informal, por meio das redes sociais, mas que não dará respostas individuais a elas, como fez Weintraub em relação a seu apoiador". Há na Justiça pelo menos 24 pedidos de ações individuais em questionamentos aos problemas de impressão na prova, os quais causaram erros nos resultados. A Justiça de Minas gerais avalia ainda uma Ação Civil Pública que pede nova correção de todas as provas e suspensão do Sisu. 

Sudoeste: Homem é preso ao ser flagrado com 4 mil comprimidos de ecstasy dentro de mochila

  • Informações do G1/BA
  • 30 Nov 1999
  • 00:00h

Homem foi preso com comprimidos de ecstasy em ônibus no sudoeste da Bahia — Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Um homem foi preso após ser flagrado com 4 mil comprimidos de ecstasy quando viajava em um ônibus interestadual no quilômetro 836 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de sexta-feira (21), o homem, de 22 anos, transportava a droga sintética em uma mochila e foi abordado na rodovia durante a operação de carnaval que é realizada na rodovia. Ele seguia em um ônibus que saiu de Florianópolis (SC) com destino à Fortaleza (CE). Durante a fiscalização, os policiais perceberam o nervosismo do homem e informações desencontradas.Após os policiais realizarem uma revista nas bagagens foram encontrados, além dos comprimidos de ecstasy, uma pequena porção de cristais de MDMA, outro tipo de droga sintética. Questionado, o passageiro, de identidade não revelada, informou aos agentes que recebeu as drogas em Florianópolis e que foi contratado por R$ 3 mil para fazer o transporte dos entorpecentes até a capital cearense. Segundo a PRF, o suspeito, natural de Mauá (SP), foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia de Vitória da Conquista. Inicialmente, ele responderá pelo crime de tráfico de drogas, que tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.