Representantes dos açougueiros pedem urgência para a troca do telhado do Mercado de Carnes

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 18 Out 2014
  • 14:31h

Os representantes dos açougueiros, Antônio Valério, Moacir Luiz e Paulo Ramos esperam uma solução rápida para a questão (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O Mercado de Carnes de Brumado passou por várias melhorias nos últimos anos, tanto que hoje a sua estrutura é muito melhor e muito mais acessível à população. Com uma grande movimentação diária, o Mercado de Carnes é responsável por 80% das vendas do setor, que são dividas em cerca de 60 boxes, os quais são todos refrigerados. Apesar dos avanços estruturais, uma questão atormenta os açougueiros, ainda mais agora com a chegada do calor, que é pouca ventilação no local. O Brumado Urgente vou fazer a verificação “in loco” e fica patente a sensação térmica muito elevada, que é potencializada pelo telhado de zinco. A nossa equipe ouviu os representantes dos açougueiros, Paulo Ramos, Moacir Luiz e Antônio Valério, os quais explicaram que “só existe uma forma de acabar com essa sensação insuportável que fica aqui dentro do mercado, que é trocar este telhado antigo de zinco e colocar um novo de outro material que não absorva o calor”.

 

Além de concentrar o calor, o telhado do Mercado de Carnes já se mostra desgastado e ultrapassado, o que faz com que a troca tenha que ser urgente (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)
 

Eles ainda relataram que “há cerca de um mês tivemos uma reunião com o secretário André Cardoso e com o prefeito Aguiberto, os quais se comprometeram a atender o nosso apelo, mas até o momento não houve uma movimentação por parte deles, então, pedimos urgência nessa questão, pois as temperaturas, a partir de agora, ficaram cada vez mais elevadas e, com isso, ficará muito complicada exercer a nossa atividade”. Diante disso, o Brumado Urgente entrou em contato com o secretário André Cardoso, o qual foi pontual ao citar que “até o final do ano esse telhado será trocado” e ainda falou que “já fizemos o orçamento e iremos efetuar a compra das telhas termoacusticas, que irão resolver em grande parte o problema. Além disso, iremos fazer mais algumas adequações para que essa problemática seja resolvida, já que é uma justa reivindicação dos açougueiros”. Essa reivindicação, inclusive, é reiterada todas as semanas pelo vereador Catoze nas sessões do Legislativo. Ele que é um velho defensor da categoria dos açougueiros, também vem cobrando com insistência da Prefeitura Municipal para que a obra seja feita o mais rápido possível. "É praticamente impossível de se trabalhar no Mercado de Carnes nos dias de calor. Então a troca do telhado e alguns ajustes para melhorar a ventilação são realmente urgentes", destacou o vereador. 

A movimentação no Mercado de Carnes é muito grande, o que aumenta a sensação térmica no local (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Fafá de Belém acusa prefeito petista de Vitória da Conquista de cancelar show após apoio a Aécio

  • Holofote
  • 18 Out 2014
  • 14:03h

(Reprodução)

A cantora Fafá de Belém entrou de cabeça na campanha de Aécio Neves e isso parece estar causando problemas comercias para a artista paraense. Fafá relatou em sua conta oficial no Instagram que após aparecer no programa eleitoral pedindo votos para o tucano, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, do PT, cancelou a apresentação que faria na cidade no dia 22 de dezembro: “Essa eh a DEMOCRACIA sob o olhar de alguns!!! Pode cancelar, Sr Prefeito mas MINHA VOZ VC NAO PODE CALAR!!! AECIO 45 !”, finalizou a artista. O show faria parte da programação de Natal da cidade. Ao Blog do Anderson, a prefeitura informou que “a cantora Fafá de Belém não estava contratada para nenhum show pela Prefeitura”. 

Itagibá: bandidos invadem empresa de mineração e explodem caixas eletrônicos

  • Informações do Giro em Ipiaú
  • 18 Out 2014
  • 12:56h

Foto: Giro em Ipiaú

Seis homens fortemente armados invadiram a empresa Mirabela Mineração do Brasil, localizada na cidade de Itagibá, no interior baiano, e explodiram seus caixas eletrônicos por volta das duas horas da madrugada deste sábado (18). Segundo informações do site Giro em Ipiaú, os bandidos, que estavam encapuzados, renderam a segurança na portaria e depois fizeram alguns funcionários de reféns. Com o impacto da detonação, parte da estrutura do refeitório ficou destruída. Os criminosos fugiram levando o dinheiro dos caixas do banco Bradesco e três funcionários da Mirabela, que foram liberados pouco depois no Trevo da BR-330, fugindo na sequência em uma pick-up em direção a cidade de Barra do Rocha. O valor roubado pelos assaltantes não foi divulgado. 

Foto: Giro em Ipiaú

Prefeito Aguiberto e secretário Claudio Feres parabenizam os médicos pela passagem do seu dia

  • Divulgação
  • 18 Out 2014
  • 10:51h

O prefeito Aguiberto e o secretário Claudio Feres fizeram questão de prestar a homenagem aos médicos pela passagem do seu dia

O exercício da Medicina é uma das mais nobres profissões, que tem como um dos seus mais notáveis representantes do apóstolo Lucas, que foi um dos autores dos 4 evangelhos, nos quais estão descritas passagens do ministério de Cristo. Passados mais de 2 mil anos, a Medicina evolui muito, salvando cada vez mais vidas e trazendo alento para milhões de pessoas ao redor do mundo. Neste 18 de outubro se comemora o Dia do Médico, então, diante de uma data tão representativa o prefeito Aguiberto Lima Dias e o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres vem felicitar todos os médicos que atuam em Brumado, que dão o melhor de si para fazer com que o setor esteja sempre cumprindo a sua missão. Parabéns médicos e médicas de Brumado, vocês merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão pelo grande trabalho que vocês desenvolvem todos os dias, sendo, verdadeiramente, os guardiões da Saúde.

Brumado: Assaltantes fazem arrastão na Av. Mestre Eufrásio na noite desta sexta (17)

  • Brumado Urgente
  • 18 Out 2014
  • 09:31h

Em um dos bares, os clientes foram agredidos com coronhadas na cabeça e tiveram que entregar tudo que tinham nas carteiras (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Os assaltos continuam tendo um lugar de destaque na página policial de Brumado, deixando a população apreensiva, já que, na maioria das vezes os bandidos estão armados e se mostram muito perigosos. Na noite desta sexta-feira (17) uma dupla de assaltantes realizou um arrastão em vários bares da Av. Mestre Eufrásio, sendo que em um deles, os clientes foram agredidos com coronhadas na cabeça. Segundo testemunhas os dois estavam numa motocicleta preta, sendo que um ficava na porta aguardando, enquanto o outro adentrava no recinto com arma em punho dando voz de assalto. A Polícia foi acionada e já tem pistas dos assaltantes. 

Ordem DeMolay realizará neste domingo Aulão Solidário. Não percam!

  • Divulgação
  • 18 Out 2014
  • 08:22h

(Divulgação)

Neste domingo (19) a partir das 14h00 estará sendo realizado no CEEP (antigo Colégio Modelo) o Aulão Solidário. O evento é uma iniciativa dos jovens da Ordem DeMolay da Loja Maçônica Aliança Sertaneja e contará com a participação de professores que realizarão uma revisão dos principais assuntos abordados na prova do ENEM.Não percam essa oportunidade. Todos os participantes, além de contarem com uma oportunidade ímpar de adquirem mais conhecimentos também estarão colaborando com a ação solidária de doação de alimentos, que serão encaminhados para instituições de caridade do município.

Estudos genéticos entram na batalha contra a dor crônica

  • Agência EFE
  • 18 Out 2014
  • 08:16h

Dôr cronica atinge um grande número de pessoas no mundo (Foto: Reprodução)

O estudo genético exerce atualmente um papel preponderante para definir como as pessoas sentem e respondem a qualquer tipo de dor crônica, uma doença que afeta 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).A dor que se estende no tempo além de seis meses deixa de ser um sintoma para passar a ser uma patologia, cuja origem e tratamento foram debatidos durante esta semana em Buenos Aires por mais de seis mil profissionais de todo o mundo."A dor se transmite, e hoje se sabe efetivamente a importância que o impacto genético tem em sua percepção", explicou à Agência Efe o neurocirurgião Fabián Piedimonte, presidente do Comitê Local da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP, na sigla em inglês).

 

"Hoje a genética tem um papel preponderante para definir como um indivíduo vai sentir a dor, se terá uma maior ou menor sensibilidade", acrescentou.Segundo Piedimonte, o tratamento da dor de forma individual ou isolada é algo que se fez desde sempre, mas sua avaliação como doença é algo "muito recente", motivo pelo qual não existem suficientes profissionais de saúde especializados nessa área."Um dos objetivos deste congresso foi treinar e alertar os médicos para que estejam capacitados para os que sofrem deste mal", destacou o neurocirurgião.A porcentagem de pessoas afetadas por algum tipo de dor crônica chega a 50% entre os maiores de 65 anos, enquanto entre os maiores de 80 alcança 85% da população."E o estilo de vida tem sem dúvida muito a ver com isso", assegurou Piedimonte, que destacou as dores da coluna como uma das mais frequentes.Depois das lombares, aparecem na segunda posição os padecimentos osteoarticulares (artroses) e depois as neuropatias, originadas por uma alteração na comunicação nervosa, por exemplo nas fibromialgias."E essa dor crônica tem um efeito devastador sobre a personalidade de quem a sofre", ressaltou o médico.Depressão, ansiedade e falta de sono são algumas das consequências de uma dor constante que, segundo Piedimonte, "pode e deve ser combatida"."Há uma infinidade de tratamentos que pode preveni-la e combatê-la que vão desde a administração de analgésicos em distintas escalas à técnica mais inovadora: a neuromodulação, que consiste em implantar um dispositivo que atua como bloqueador daquilo que produz a dor", explicou.Existem outros métodos como os derivados da morfina, "que, com a aplicação adequada, também ajudam", as infiltrações ou os tratamentos químicos."E o desejável seria dizer que muitas destes tratamentos poderiam fazer desaparecer a dor crônica, mas não é o caso, eles podem apenas atenuar", comentou o neurocirurgião.Apesar de tudo, segundo a OMS, apenas 10% das pessoas que sofrem essa dor tem acesso a um tratamento adequado, seja por baixa prescrição do médico, por baixa provisão das enfermeiras, ou porque o paciente não expressou a dor.Por isso, Piedimonte salientou a necessidade de capacitar especialistas na área e de oferecer aos doentes não só um tratamento dirigido ao aspecto físico, mas também em nível psicológico."Está claro que o cérebro exerce um papel importante na sensibilidade à dor, e um exemplo disso são os atletas, que podem realizar esforços incríveis sob altos níveis de adrenalina", disse.Junto com o neurocirurgião, médicos clínicos e psicólogos, entre outros profissionais, participaram nesta semana na capital argentina do Congresso Mundial da Dor que, pela primeira vez em 15 edições, aconteceu fora da Europa ou dos Estados Unidos.

CONTINUE LENDO

Muquém do São Francisco: População se revolta e depreda sede do Legislativo

  • Da Redação
  • 18 Out 2014
  • 07:25h

(Foto: Reprodução)

Os moradores do município de Muquém de São Francisco, no Vale São Franciscano, depredou nesta sexta-feira (17) a Câmara Municipal por estarem revoltados com os vereadores. Segundo o blog Sigi Vilares, a população alega que os edis dificultariam, propositalmente, decisões importantes por questões políticas. “A prefeitura vai fechar por que tem dinheiro em conta, mas não pode usar, pois a Câmara de Vereadores não autoriza", contou uma das moradora. O local foi invadido e diversas cadeiras ficaram danificadas. A Polícia Militar foi chamada e jogou spray de pimenta para conter os revoltosos.Já pensou se a moda pega, e a população toma a mesma decisão da cidade acima mencionada, todos são sabedores que existem muitas Câmaras Municipais que tem a maioria dos Vereadores na oposição, estão também dificultando as coisas não para o Prefeito e sim para a população. Abre o olho população, será que não estão fazendo de você massa de manobra? 

Projeto Face Nova realiza Oficina Literária

  • Divulgação
  • 17 Out 2014
  • 19:55h

(Foto: Reprodução)

O Projeto de inclusão social Face Nova entendendo a importância da leitura, propôs a realização de uma oficina literária com o objetivo de despertar nos seus assistidos e famílias o gosto pela leitura e incentivá-los a interpretação crítica. Os autores abordados em toda a unidade letiva foram: Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes Jorge Amado, Dorival Caymmi, Carlos Drummond de Andrade e Maurício de Souza. A culminância da oficina literária ocorreu ontem, dia 16 de outubro às 16 horas no auditório da SEMAC, contando com a presença dos assistidos e suas famílias objetivando também fortalecer os laços familiares. A oficina literária denominada Palco da Leitura teve a organização da equipe de professores, coordenadora, psicopedagoga e funcionários do Projeto face Nova e contou com o total apoio da Secretária Municipal da Educação, Acácia Gondim, e da Prefeitura Municipal de Brumado.

A padaria Ki-Pão trabalha com encomendas de bolos e salgados

  • 17 Out 2014
  • 17:24h

Atentos aos avanços do setor da panificação mundial e visando atender seus clientes em todos os seus anseios, a padaria Ki-Pão tem um enfoque especial também nas encomendas de bolos e salgados. A Ki-pão também oferece uma variedade enorme de derivados do trigo, onde agrada o mais refinado paladar. A padaria Ki-Pão funciona da 05h30min da manhã às 21h00min todos os dias.

Ampliado o sinal de telefonia móvel na Comunidade de Lagoa Funda

  • Ascom | PMB
  • 17 Out 2014
  • 11:12h

(Reprodução Google Maps)

A Prefeitura Municipal de Brumado recebeu a visita do representante da “Empresa Vivo Telefonia Móvel”, para estudar os meios de viabilizar as condições de instalação de uma torre destinada ao sinal da telefonia móvel para toda a região da localidade Lagoa Funda.A visita deste Representante da Vivo Telefonia Móvel no ultimo dia 14/10, visa estudar a instalação de uma torre da Vivo Telefonia naquela localidade. É para a população Região a concretização de um antigo desejo e atenderá, não só aquela localidade, mas também outras; Lagoa Funda, Pedra Preta, Itaquarai, André, Jacaré, Correias, Samambaia, Ubiraçaba, Cristalândia. Na mesma região o sinal da telefonia móvel GSM atenderá uma parcela empresarial importante. Empresas como; Ibar Nordeste, Magnesita, Xilolite, MAFRIB - Matadouro e Frigorífico de Brumado, Schincariol, Use Vidros e outras em fase de instalação.A Prefeitura Municipal de Brumado através do Prefeito Aguiberto Lima Dias, desde sua posse no ano de 2013, desenvolve junto a Vivo Telefonia Móvel, entendimentos para a instalação do sinal móvel de telefonia GSM para aquela região, pois tem conhecimento da importância que este sinal telefônico representa para o progresso e interação da região com o mundo, além de oferecer conforto e segurança para seus moradores. Diante das dificuldades que encontrou, não desistiu. Procurou e sensibilizou a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI, onde foi atendido conseguindo a instalação do sinal de telefonia móvel, entretanto este sinal não abrangia toda a região, deixando uma importante área adjacente sem cobertura. E, agora, com a instalação da torre pela própria provedora Vivo, a situação será definitivamente solucionada gratificando a todos.  

Relação: Como lidar com os bloqueios femininos na hora do amor

  • De Redação
  • 17 Out 2014
  • 11:04h

(Imagem Ilustrativa)

Dizem que o sexo, antes de chegar à cama, começa mesmo é na cabeça. Ter a cuca tranquila na hora H e um parceiro ou parceira aberto(a) a novidades é o primeiro passo para uma vida sexual realizadora. Mas quem acumula algum bloqueio sexual durante a vida terá mais dificuldade em exercer plenamente essa sexualidade. Ter vergonha do próprio corpo ou ter problemas em se despir na frente do parceiro são alguns receios que podem travar de vez sua vida sexual. Vergonha do seu corpo? Isso costuma ser um dos principais bloqueios na cama. É inevitável que haja alguma parte do corpo que você deseja mudar, mas desencane das gordurinhas extras, da maquiagem borrada e do cabelo desalinhado na cama. É preciso aprender a conviver com as "imperfeições" e não deixar que isso trave sua vida sexual. "Isso é tão complicado porque, por mais que a gente fale isso às mulheres, entra por um ouvido e sai pelo outro. Se você for uma mulher solta, desencanada com o sexo, que topa coisas diferentes, seu parceiro não vai estar nem aí para isso", explica a sexóloga e psicóloga Carla Cecarello, autora do livro "Sexualmente - Nós queremos discutir a relação". 

Carro pega fogo e assusta condutores que transitavam pela BA-262

  • Brumado Urgente
  • 17 Out 2014
  • 10:14h

As chamas consumiram o veículo em poucos minutos (Foto: Jerry Adriano | Brumado Urgente)

Um incêndio em um veículo, um Fiat Strada, na tarde desta quinta-feira (16) na BA-262, próximo ao Posto Rodoviário Estadual de Vitória da Conquista, acabou assustando quem passou pelo local. O guarda municipal de Brumado, Jerry Adriano Garcia foi uma dessas pessoas. Segundo ele “o carro vinha transitando normalmente na rodovia quando o motor apagou e, de repente, começaram a sair chamas do capô” e continuou explicando que “as labaredas, em questão de dez minutos, acabaram com o veículo”. Ele ainda relatou que o motorista tentou apagar o fogo com o extintor, mas o mesmo foi insuficiente. O veículo que estava com 2 passageiros, além do motorista, teve perca total e o proprietário acabou tendo um grande prejuízo, porque não tinha seguro contra incêndio. Somente após uns 20 minutos que chegou um caminhão pipa, que fez somente resfriar o rescaldo. Nenhum dos ocupantes do veículo ficaram feridos. 

O veículo teve perda total (Foto: Jerry Adriano | Brumado Urgente)

Carros na calçada e pedestres na rua: Uma situação ainda muito comum em Brumado

  • Brumado Urgente
  • 17 Out 2014
  • 09:45h

O veículo constantemente fica estacionado em cima do passeio público, o que vem gerando uma grande revolta dos moradores da Rua Ten. Amarílio da Silva Leite (Foto: Reprodução: Facebook)

Afirmam os urbanísticos que uma cidade só se desenvolve quando a mentalidade de seu povo se desenvolve, ou seja, se não houver uma evolução consciente do que é a Cidadania por parte da população, por mais que um município cresça em sua dimensão e estrutura, ele nunca atingirá o desenvolvimento pleno, ficando sempre no provincianismo. Essa tese, às vezes, fica comprovada em pequenos gestos, como jogar lixo nas ruas, quebrar orelhões, não respeitar a sinalização de trânsito e tantos outros. Em Brumado, apesar do franco desenvolvimento estrutural, alguns casos desse gênero ainda são facilmente detectados, sendo que um dos mais constantes é o desrespeito às calçadas, ou seja, na cidade, os pedestres e cadeirantes ainda não têm vez, já que, além de em grande parte os passeios públicos não possuírem a metragem e os declives corretos, muitas vezes eles são obstruídos por veículos que fazem o bloqueio, fazendo com que os pedestres e cadeirantes tenham que ir disputar espaço com os carros na via pública. Uma situação dessa acabou tendo uma grande repercussão no Facebook, onde um morador da Rua Tenente Amarílio da Silva Leite denunciou um veículo, o qual pertence ao Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região, que, constantemente, fica estacionado em cima da calçada, impedindo assim a livre passagem das pessoas. O caso acabou revoltando os moradores que pedem uma providência urgente da Superintendência de Trânsito Municipal, a qual, segundo eles, têm feito vistas grossas sobre o fato. Um dos moradores chegou a esbravejar que “A calçada agora tem dono. Pedestre que quiser vai pra rua”, o que mostra a indignação com a referida situação. 

Dilma passa mal e tem queda de pressão após debate no SBT, veja vídeo

  • Da Redação
  • 17 Out 2014
  • 06:41h

(Reprodução)

Após o debate presidencial transmitido pelo SBT, a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, teve uma queda de pressão enquanto concedia entrevista a uma jornalista. Ela teve que ser contida pela repórter, que levou a presidente a um local para se sentar. A candidata petista chegou a voltar a ser entrevistada, porém, por força de lei eleitoral, não pode ter mais tempo para completar sua fala, já que o tempo deveria ser igual ao concedido para o candidato Aécio Neves (PSDB). :