Valorizando a Prevenção: Legislativo de Brumado entra na Onda Azul

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 05 Nov 2014
  • 09:12h

Os vereadores de Brumado aderiram em peso à campanha do Novembro Azul (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A onda azul é uma frase cada vez mais divulgada pelo Brasil, mas em Brumado, diferentemente do que a maioria pode pensar que seja o aparente domínio do time mineiro Cruzeiro Esporte Clube, ela é protagonizada pela campanha Novembro Azul, que, assim como o Outubro Rosa vem sendo abraçada pela maioria das instituições.  Dentro desta rede, o Legislativo de Brumado é um dos mais representativos, já que todos os vereadores aderiram com muito empenho à campanha, apesar da maioria ainda não ter feito o exame do toque retal, que ainda continua sendo um tabu para uma parte dos homens, eles fazem questão de alertar para a importância da realização do exame preventivo do câncer de próstata. Na sessão desta segunda-feira (03) todos os edis estavam com o laço azul que simboliza a campanha e fizeram questão de citar em seus pronunciamentos a importância da mesma. Essas adesões à campanhas na área de saúde é reflexo direto da gestão do vereador Alessandro Lôbo (PSL), que é médico geriatra e vem influenciando de forma muito positiva os seus pares para serem mais participativos nesses tipos de ações que se centralizam na prevenção de doenças. 

AABB promoverá no próximo domingo a exposição Artesania

  • Abracadabra
  • 05 Nov 2014
  • 08:50h

(Divulgação)

O artesanato brasileiro é considerado um dos mais criativos do mundo. Peças construídas com as mãos, com todo o cuidado do artesão ou artesã, tornam-se valorosas expressões da cultura popular. A Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB – promoverá, com o apoio do Movimento Cultural ABRACADABRA, a exposição “Artesania – Artesanato e Cidadania” com os principais artesãos de Brumado expondo suas diversificadas obras em tecido, pedra, madeira, barro, compondo esta que é considerada  uma das principais expressões culturais do município. A exposição brumadense, que concorrerá com projetos culturais de outras cidades do país, será com entrada gratuita neste domingo (09/11), a partir das 09h00, no salão do Clube AABB, com oficinas gratuitas, manhã de sol e animação com o cantor Wallas. Valorize a cultura de nossa cidade, participe!

Na hora da merenda, alunos dão biscoito com chumbinho para professora

  • Andrezza Moura
  • 05 Nov 2014
  • 08:20h

Educandário da rede particular fica em Mata Escura | Lúcio Távora | Ag. A TARDE

Qual a professora que nunca recebeu um agrado, um carinho, um presentinho e, até mesmo, um lanchinho de um aluno? Um gesto (aparentemente) tão simples e afetuoso quase resulta na morte da professora Ednalva Souza, vítima de um envenenamento. Os suspeitos são  três meninos com idades entre 7 e 8 anos, seus alunos. Ednalva é professora do 2º ano do ensino fundamental no Educandário Santana Amorim, na rua Aiene Miranda, na Mata Escura, onde o fato aconteceu na última sexta-feira. Uma testemunha informou que, na hora do lanche, Ednalva recebeu dos meninos um biscoito recheado contendo chumbinho, veneno usado no combate a ratos.  Ela foi levada às pressas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Roberto Santos, de onde já teve alta. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a professora foi internada na unidade com sinais de envenenamento. Mas, como a dose foi considerada pequena, ela passou por uma lavagem estomacal e foi liberada no mesmo dia. Segundo um aposentado, avô de três alunos, os  pais dos outros estudantes estão preocupados com a segurança dos filhos e   até cogitam  tirá-los da escola caso os três meninos permaneçam estudando na unidade. "Os pais e as mães estão de cabeça quente, não sabem se tiram ou não as crianças", revela o homem, afirmado que está determinado a tirar os netos da escola, caso nenhuma providência seja tomada. O proprietário da escola, um senhor de prenome Arlindo, foi procurado pela equipe de reportagem, mas não foi encontrado. Os pais dos meninos e a professora também foram procurados, contudo também  não foram localizados. Até a tarde de ontem, nem os agentes da Delegacia de Tancredo Neves, nem do Posto da Polícia Civil do Hospital Roberto Santos tinham registro do fato. A assessoria de comunicação da Polícia Civil não soube informar onde o caso havia sido registrado.

Gerente da Petrobras vira dono de postos e celebra contratos milionários com prefeituras baianas

  • As informações são do A10
  • 05 Nov 2014
  • 08:00h

(Foto: Reprodução)

Responsável por direcionar verbas de patrocínio da Petrobras no Nordeste, o gerente de comunicação da empresa na região, Darcles Andrade, virou dono de postos de combustíveis que fecharam contratos milionários com prefeituras do sul da Bahia. Um dos postos foi adquirido em janeiro de 2013 e, dois meses depois, contratado pela prefeitura de Porto Seguro por R$ 4,1 milhões. Este e outro posto estão em nome da mulher dele, Creuza Rodrigues, e de um primo dela, Claudionor Brito. A Ébano Derivados de Petróleo, que tem como nome fantasia Posto Paraíso, foi contratada pela prefeitura de Porto Seguro em 2013 e 2014, em licitação, para fornecer combustível por um ano. A cidade é administrada por Cláudia Oliveira (PSD), esposa de Robério Oliveira (PSD), ex-prefeito de Eunápolis, cidade vizinha. Robério foi alvo de diversas ações de improbidade quando comandava o município.

Para conter crise, prefeito de Itapetinga reduz salários e institui turnão

  • Da Redação
  • 05 Nov 2014
  • 08:00h

Para diminuir o impacto da crise enfrentada pelos municípios brasileiros, o prefeito de Itapetinga, José Carlos Cruz Cerqueira Moura (PT), tomou uma medida que não foi do agrado de muita gente. Ele reduziu em 25% o seu salário, o do seu vice-prefeito e de todo o seu secretariado. “Essa medida vai nos ajudar a diminuir o impacto desta crise enfrentada pela maioria das Prefeituras, será provisória, porém foi indispensável”, explicou o petista que também determinou funcionamento da Administração Municipal em turnão, das 7h30min às 13h30min.

Número de casos confirmados de chikungunya em Feira salta para 419

  • Informações do G1
  • 05 Nov 2014
  • 06:35h

(Reprodução)

O número de casos confirmados de chikungunya na cidade de Feira de Santana, localizada a 100 km de Salvador, saltou de 371 para 419, segundo novo balanço divulgado nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Saúde do município. O balanço com os casos da Bahia deve sair na quarta-feira (4). Conforme o levantamento, foram notificados 1.175 casos suspeitos da doença, sendo 419 casos confirmados, 67 descartados e 689 em investigação. Os dados correspondem ao período de 29 de março a 3 de novembro. De acordo com a secretaria do município, os casos suspeitos estão concentrados na faixa etária de 35 a 49 anos (30,46%), seguida de 20 a 34 anos (25,61%) e de 50 a 64 anos (16,59%). O sexo feminino predomina com 779 (66,30%) e masculino com 396 (33,70%). Dos 74 bairros onde foram registrados casos da doença em Feira, o bairro George Américo é o que concentra mais notificações, com total de 454 (38,63%), seguido pelo bairro Campo Limpo, com 214 (18,21%), Sítio Novo, com 50 (4,25%), e Cidade Nova, 37 (3,14%). Os pacientes com diagnóstico confirmado não relatam viagem a países com transmissão da doença, sendo considerados casos autóctones (natural da região). Não há registro de morte em decorrência da doença na Bahia. 

Academias públicas poderão gerar energia com equipamentos de ginástica

  • Da Redação
  • 04 Nov 2014
  • 21:28h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (4) que academias de ginástica se tornem micro ou minigeradoras de energia elétrica. Isso será possível a partir da adaptação de equipamentos, de forma a aproveitar a força motriz humana aplicada durante os exercícios. Por enquanto, a permissão vale apenas para academias públicas disponibilizadas nas ruas pela prefeitura do Rio de Janeiro. Elas fazem parte de um projeto piloto, em parceria com a empresa Adabliu Eventos e a concessionária Light Serviços de Eletricidade. “Toda energia gerada será computada e compensada nas instalações da prefeitura”, informou o relator do processo na Aneel, Reive Barros dos Santos. “Trata-se do reaproveitamento de energia. Ela seria desperdiçada, caso não fossem utilizados sistemas de conversão eletromecânica do trabalho durante a prática desportiva e injeção de eletricidade na rede de distribuição de energia elétrica”, acrescentou.

Artigo de Opinião: Politicagem e Preconceito

  • Por Dr. Cleio Diniz
  • 04 Nov 2014
  • 19:18h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Após os resultados das urnas iniciou-se uma onda de expressões qualificadas como preconceituosas, as quais foram criticadas, debatidas e tudo mais, todavia a origem, o cerne da questão não foi levantado, debatido, sequer analisado.


Nosso País é universalmente reconhecido pela sua miscigenação, aliás nossa origem. Nosso povo é formado pela mistura de todas as raças, o que entra em choque com esta postura.


Não é de hoje que esta “rixa” entre o norte e o sul existe e tive o desprazer de conhecê-la ainda na adolescência. Neste campo posso falar com propriedade, pois nasci no sul e me criei no norte e nas minhas idas e vindas pude presenciar este posicionamento incompatível com nossas origens.


Neste apurado aprendi que a questão econômica é muito mais fachada do que propriamente a razão, estando esta estreitamente ligada a questões políticas, ou seja, o interesse político e individual de “alguns” governantes fomentam esta disputa e suposta intolerância. Digo suposta porque o que se vê é um se beneficiando das benesses do outro, o que se vê é, acompanhando nossa história, o norte repleto de sulistas e o sul repleto de nortista.


Na verdade, ouso dizer que tudo é mantido pelo jogo ariscado do poder. Então vejamos, em fatos recentes, como estratégia de campanha, o grupo vencedor na última eleição pregava ser o representante dos pobres, enquanto o outro seria o representante dos ricos.

Traduzindo para a fachada da economia, um seria representante dos operários e o outro dos empresários, como se em ambos os casos esta divisão fosse possível. Digo possível porque como representante eleito da nação, o chefe de governo tem que administrar para todos, fazendo cumprir suas promessas feitas para aqueles que o elegeu e mostrando para aqueles que não o apoiaram que merece também sua confiança. Trazendo para o campo da economia, fica mais evidente separação das classes, pois não existe possibilidade do operário viver sem o empresário e nem este sem aquele.


Enfim, falar em separatismo por questões políticas ou econômicas é balela, pois se for posta em prática esta idéia, com base em economia, cultura e outras coisas mais não irá bastar dividir o País em duas partes, mas terá que ser uma divisão em dezenas, quem sabe centenas de mini Países.


Não podemos nos esquecer do velho e sábio ditado que diz “a união faz a força”, e com certeza a nossa grandeza faz a diferença e impõe respeito.

Playboy de Vanessa Mesquita é a menos vendida da história da revista

  • De Redação
  • 04 Nov 2014
  • 17:43h

(Foto: Divulgação)

Guanambi registra a primeira morte pela gripe suína da Bahia

  • Informações do A Tarde
  • 04 Nov 2014
  • 16:23h

(Foto: José Silva | Ag. A TARDE

A Secretária de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta terça-feira, 4, dois casos de contaminação do vírus H1N1, conhecida como gripe suína. O primeiro, um homem de 27 anos faleceu no dia 17 de outubro em Guanambi, no sudoeste baiano, sendo a primeira morte confirmada no estado. O outro caso é uma pessoa que está internada em Salvador e segue em tratamento. De acordo com 30ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), o jovem deu entrada no Hospital de Guanambi no dia 14 de outubro e veio a óbito três dias depois. O material da vítima foi recolhido para análise em um laboratório de Salvador e o diagnóstico confirmou a contaminação e morte por ação do vírus H1N1 no último dia 28. Em 2009 a Bahia contabilizou 22 óbitos devido a doença, em 2010 uma vítima, em 2011 e 2012 não houveram registros e em 2013 foram 11 mortes, informou a Sesab.

Assembleia vota hoje lei que reforma a PM

  • Luiz Fernando Lima | Tempo Presente
  • 04 Nov 2014
  • 15:39h

(Foto: Reprodução)

Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia, fechou acordo com Carlos Gaban (DEM), pela oposição, para votar os 20 projetos enviados pelo governo que tramitam na Casa na seguinte base: no máximo quatro por dia. Os primeiros quatro serão votados hoje. São eles: a Lei de Organização Básica da PM, a que regulamenta a independência do Corpo de Bombeiros, um da área cultural e outro que autoriza o governo a tomar R$ 800 milhões para o metrô de Salvador. No caso da PM, havia uma pendência: o item que tirava do comando a prerrogativa de punir policiais infratores e passava para a Corregedoria da Polícia Civil. Os coronéis enviaram uma carta dizendo que não concordavam, e o texto que deve ir a votação diz que quase tudo fica como está. Ou seja, o comando continua a punir, mas, em casos excepcionais, o governador pode evocar a situação para si. Por acaso, os coronéis da PM estarão reunidos hoje em Feira de Santana. Resta saber se eles vão aceitar a proposta.

Feira de Santana: Prefeitura vai custear prótese peniana no valor de R$ 18,7 mil

  • Informações do Acorda Cidade
  • 04 Nov 2014
  • 15:11h

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Feira de Santana vai custear a aquisição e implantação de uma prótese peniana num paciente da cidade. O procedimento atende uma determinação judicial. A prótese custou cirurgia R$ 18.772,60. A medida tem amparo legal no Art. 59 IV da lei estadual nº 9433/05, considerando parecer emitido pela Procuradoria Geral do Município para o Fundo Municipal de Saúde, ratificando a dispensa de licitação para esse tipo de caso. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o processo para a realização do implante que tramitava na Justiça local desde 2009. O motivo que causou a ação não foi detalhada pela prefeitura, que acionou a Procuradoria Geral do Município. A Justiça determinou que o município seja responsabilizado pelas despesas decorrentes do procedimento em questão. O procurador Geral do Município, Cleudson Almeida, disse que não cabe mais recurso e que todas as providências já foram adotadas no sentido de cumprir a ordem judicial ao paciente. A decisão não cabe recurso. 

Dica da Semana do Rei do Som: Para que serve um Mega Capacitor de Energia?

  • Rei do Som
  • 04 Nov 2014
  • 13:21h

(Divulgação)

O Mega Capacitor é um produto que apresenta alta qualidade e resistência, é ideal para qualificar o sistema de som e serve para complementar o carregamento de energia do veículo.Por ser um dispositivo de armazenamento de energia, o Mega Capacitor evita transtornos, pois utiliza o máximo de bateria, cuidando de auxiliar o consumo de energia do carro. Esse produto mantém a voltagem constante como se fosse um estabilizador. Desse modo, impede que a voltagem diminua com picos de grave.O Mega Capacitor evita que, em casos de picos de freqüência grave prolongados durante uma música, a parte elétrica do automóvel fique debilitada durante o fornecimento de corrente. Isso ocorre porque a bateria normal não consegue enviar a carga total necessária tão rapidamente quanto um capacitor. Como conseqüência, às vezes, a luz do carro pisca e o som não toca 100%, pelo fato das baterias automotivas não conseguirem desempenhar esse papel. Passe agora mesmo na Loja REI do SOM e adquira já esse item essencial para o seu som.

Tremedal: Funcionário do BB é sequestrado na manhã desta terça-feira (04)

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 04 Nov 2014
  • 12:01h

(Foto: Divulgação)

As quadrilhas de assaltantes de bancos continuam agindo de forma muito intensa em toda a região. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente a última vítima foi um funcionário do Banco do Brasil da cidade de Tremedal, o qual foi sequestrado na manhã desta terça-feira (04). Ele foi logo solto após o pagamento de resgate, sendo que o valor não foi divulgado. Esse tipo de ação em sequestrar funcionários das instituições bancários vem sendo recentemente adotada pelos bandidos, que não satisfeitos somente com os roubos dos caixas eletrônicos, agora, vem buscando agregar valor aos seus atos criminosos. A Polícia já está no município e já foi feita uma operação para tentar encontrar e prender os bandidos. 

TJ-BA fica na 'lanterna' dos julgamentos

  • Biaggio Talento
  • 04 Nov 2014
  • 11:01h

Dos 7.202 processos que deram entrada até a data estipulada pelo CNJ, 427 foram apreciados até julho | Erik Salles | Ag. A TARDE

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) continua com a pior performance entre as cortes do país no julgamento de processos de corrupção, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. No relatório parcial (até julho último) da "Meta 4" de 2014, fixada pelo CNJ, que visa "identificar e julgar até 31/12/2014 as ações de improbidade administrativa e as ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública" para as ações distribuídas até 31 de dezembro de 2012, o TJ-BA ficou em último lugar, com uma taxa de apenas 5,93% processos julgados. Ou seja, dos 7.202 processos que deram entrada até a data estipulada pelo CNJ, 427 foram apreciados até julho deste ano. O Tribunal não informou o número de condenações desses 427 julgamentos em Primeiro Instância. Meta 18 - A "Meta 4" é uma continuação da "Meta 18" do CNJ, que tinha o objetivo de identificar e julgar até 31 de dezembro de 2013, as ações de improbidade administrativas e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 31 de dezembro de 2011. Nessa "Meta 18" o TJ-BA também foi o lanterninha entre os Tribunais do Brasil, alcançando o índice de 11,44% do total de julgamentos pretendidos. Dos 4.230 processos fixados na meta, julgou-se apenas 484. O vice colocado da "Meta 18" foi o Tribunal de Justiça do Piauí, com 12,68%, o primeiro colocado o Tribunal de Justiça de São Paulo com um percentual de 99,05% de julgamentos até dezembro de 2013. Os atrasos levaram a ministra Eliana Calmon, presidente da Escola Nacional de Magistratura, a organizar em parceria com o TJ-BA, em agosto do ano passado, seminários de qualificação com juízes de Salvador, Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Ilhéus para que eles pudessem superar eventuais problemas nos julgamentos de casos de corrupção e agilizar o trâmite. Através da assessoria de imprensa, a presidência do TJ-BA sustenta que os números do CNJ podem estar desatualizados. Nas viagens que o próprio presidente do Tribunal Eserval Rocha tem feito pelo interior, visitando as comarcas e se reunindo com juízes, a direção do TJ-BA obteve a informação que muitos processos já julgados não foram "dados baixa" no sistema do Judiciário baiano, dificultando a atualização dos dados. Para tentar sanar essa situação, a presidência do TJ-BA pensa em realizar a "Semana da Baixa Processual" visando à atualização dos dados.