Governador anuncia pacote para a área de segurança

  • Biaggio Talento e Luan Santos
  • 04 Fev 2015
  • 07:51h

Rui Costa apresentou novo pacote de segurança na AL | Luciano da Matta | Ag. A TARDE

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira, 3, Bernardino Brito Filho como novo delegado-geral da Polícia Civil no estado e um pacote de medidas para a segurança pública. Ele ocupava o cargo de delegado-geral adjunto e substitui Hélio Jorge Paixão, que assumiu a função em 2011. O anúncio foi feito durante a abertura da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a transmissão do cargo será na próxima quinta-feira, 5, à tarde, com local e horário ainda indefinidos. Segundo a assessoria de comunicação da SSP, Brito Filho e o secretário Maurício Teles Barbosa somente irão se pronunciar após a transmissão.Rui Costa contou que tinha quatro opções para ocupar o cargo. Ele assegurou que a escolha foi discutida com os delegados da Polícia Civil. "A gente opta pelo que naquele momento está em melhores condições para exercer o cargo", ressaltou o governador. O governador ainda destacou que espera que o novo chefe da Polícia Civil trabalhe de maneira articulada com delegados e agentes. "Vamos ampliar as condições de segurança para nossa sociedade e construir essa marca de uma polícia cidadã que todos nós almejamos. Ele (Brito Filho) vai nos ajudar na implementação dessas ações", frisou Costa. A mudança do delegado-geral e do comandante da PM foi uma das promessas de Rui Costa no final do ano passado. O novo comandante da PM, coronel Anselmo Alves Brandão, foi anunciado no início do último mês de janeiro.

Durante a abertura dos trabalhos na assembleia, o governador anunciou um pacote de medidas para a segurança pública. A convocação de reservistas da Polícia Militar, retorno de agentes que estão à disposição de outros órgãos, contratação de concursados e realização de novo concurso público para a área administrativa deve colocar nas ruas, ainda este ano, mais 4 mil novos homens no policiamento. Rui disse, ainda, que pretende, em parceria com os bancos, mandar instalar câmeras de monitoramento em todas as ruas e praças das cidades baianas onde existam agências bancárias e caixas eletrônicos. Isso poderá ajudar na identificação das quadrilhas que atacam os bancos. O governador disse ter enviado cartas-convites para a direção de instituições bancárias com sede na Bahia para discutir como os empresários podem contribuir na prevenção dos assaltos aos caixa eletrônicos. Ele explicou que a convocação de PMs da reserva tem o objetivo de colocá-los no trabalho burocrático para permitir que os policiais que atuam nessa "atividade meio", sejam colocados no policiamento. Os reservista receberão uma remuneração adicional para voltar à ativa. Conforme o governador, junto com as áreas de Educação e Saúde, a Segurança é prioridade do seu governo. Ele quer baixar os índices de criminalidade com esse pacote de medidas. Informou ainda aos deputados que, dentro do "Pacto pela Vida" (parceria de vários órgãos e poderes na área se segurança) pretende requisitar ao Tribunal de Justiça a criação de uma Vara Especial do Crime Organizado visando agilizar os processos contra os bandidos. Ele anunciou também as obras de instalação de uma base do Grupamento Aéreo (Graer) do município de Lençóis e negociações com empresários do oeste do estado para a criação de outra unidade da Graer na cidade de Barreiras. Ontem, durante o primeiro dia de atividades da Assembleia Legislativa, Rui Costa falou sobre medidas para saúde e educação. Na Educação, o governador reiterou a determinação de criar gratificações para diretoras e vice-diretoras de escolas da rede estadual, um adicional no salário do professor que está em vias de se aposentar. "A ideia é que esse profissional adie um pouco sua aposentadoria". Lembrou uma de suas promessas de campanha, que pretende cumprir até o final dos seus quatro anos de mandato: colocar internet com banda larga em todas unidades escolares da rede estadual. Sobre a Secretaria da Saúde, pediu apoio aos deputados na aprovação de projeto que enviará criando os "consórcios interfederativos de saúde", a implantação de policlínicas no interior em parceria do governo do estado e prefeituras.

CONTINUE LENDO

Ipiaú: Prefeito exige demissão de repórter de empresa particular por publicar denúncias em blog

  • informações do Itiruçu Online)
  • 04 Fev 2015
  • 07:28h

(Foto: Itiruçu Online)

Por tornar públicas reivindicações populares e denunciar situações de desmando no município, o repórter da rádio Educadora do blog Ipiaú Online, Irlan Vieira foi demitido da Auto Escola-CFC, da qual fazia parte. O drama, que já havia sido trazido a público anteriormente, começou quando prepostos do poder público municipal, coordenados pelo secretario Aloísio Teixeira e pelo prefeito Deraldino Alves, comunicaram aos diretores da referida Auto Escola em que atuava Irlan, a fim de deixar claro que “se não houvesse o corte, represálias seriam adotadas contra a empresa”. A respeito da represália sofrida, o repórter anunciou que o fato não deverá refletir na qualidade do seu jornalismo. O repórter anunciou no próprio blog sua demissão do emprego.

Planalto/Itatim: Operação prende falsos dentistas

  • Informações do Metro1
  • 03 Fev 2015
  • 17:06h

(Foto: Reprodução)

Uma operação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia prendeu dois falsos dentistas em flagrante nesta segunda-feira (02/02) e terça-feira (02/03). Eles atuavam em municípios baianos. Severiano Silva Santos foi preso enquanto atendia em uma clínica de sua propriedade, em Itatim. O outro suspeito, que não teve o nome revelado, foi flagrado na cidade de Planalto. O conselho afirmou que Severino atuava há mais de 30 anos como cirurgião-dentista, mas não tinha diploma, formação técnica ou registro no conselho regional. Ele foi localizado após denúncias de clientes. 

Brumadenses dão o último adeus a João Ribeiro

  • Brumado Urgente
  • 03 Fev 2015
  • 15:36h

O sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim Santa Inês (Foto: Brumado Urgente)

O falecimento repentino de João Ribeiro, que estava ocupando o cargo de secretário municipal da Fazenda de Brumado foi considerado uma das mortes que mais abalou o município nos últimos anos, já que ele era considerado um dos cidadãos brumadenses mais exemplares. Ele que faleceu na tarde do último domingo (01), teve o seu sepultamento oficial na manhã desta terça-feira (03) no Cemitério Jardim Santa Inês. Com a presença de autoridades, amigos e familiares a cerimônia fúnebre foi carregada de emoção, onde foi dado o último adeus ao querido “João Bolinha” como era carinhosamente conhecido. A opinião foi unanime de que Brumado perdeu um dos seus filhos mais ilustres, um cidadão exemplar que teve uma história de grande dedicação e altruísmo, que será lembrada para sempre. Ficam aqui as últimas homenagens do Brumado Urgente a este excepcional ser humano. 

Vaza o resultado da OAB: Sai nota preliminar de prova prático-profissional

  • Bahia Notícias
  • 03 Fev 2015
  • 13:15h

O resultado preliminar da prova prático-profissional do Exame de Ordem, aplicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no último dia 11 de janeiro, vazou na manhã desta terça-feira (3). A OAB ainda não divulgou oficialmente o resultado preliminar do Exame. A prova envolvia situações-problemas que envolvem as seguintes áreas, como de direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou tributário, e direito processual. Os examinados podem conferir o resultado aqui, munidos de CPF e senha. O resultado final sai no dia 24 de fevereiro, depois da apreciação de recursos. 

Câmara de Brumado homenageará brumadenses com inauguração de novos espaços

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 03 Fev 2015
  • 12:19h

(Fotos: Reprodução)

O reconhecimento ao trabalho ou as ações de um indivíduo são é com certeza muito importante para aquele que efetivou as ações, mas também para todos aqueles que presenciaram os atos ou até mesmo colaboraram com eles. O legislativo brumadense tem se dedicado a homenagear cidadãos brumadenses que foram figuras importantes na construção da história do município, ou que, por uma vontade do destino tiveram suas vidas ceifadas no início de suas trajetórias, que já demonstravam que seriam virtuosas. Dando sequência a esse trabalho na próxima segunda-feira (09.02.2015) a Câmara estará realizando a inauguração de três espaços – o anexo da Casa Legislativa, a Biblioteca Pública e o Infocentro, sendo homenageados respectivamente: - Nilton Lima de Vasconcelos; Elda Rocha Lima e Moisés da Silva Meira. Nilton Lima Vasconcelos foi uma das referências morais da família Vasconcelos, auditor fiscal fazendária, vereador e agropecuarista. Elda Rocha Lima dedicou sua vida à Educação, sendo professora dedicada e muito admirada por todos seus alunos. Moisés da Silva Meira perdeu sua vida antes de completar vinte anos e assim como seus pais era Testemunha de Jeová, dedicando-se à evangelização – ação que fazia com muito amor. O evento terá início às 19h00 e toda população está convidada a participar deste momento importante e muito significativo a todos brumadenses.

Acidente BR-030: Motorista comprova que não tinha feito uso de bebidas alcoólicas

  • Brumado Urgente
  • 03 Fev 2015
  • 11:14h

O carro ficou muito danificado, mas o motorista só sofreu pequenas escoriações (Foto: Brumado Urgente)

Um acidente envolvendo um Fiat Siena no KM 468 da BR-030, altura da Lagoa do Arroz, o qual fez parte da matéria intitulada “Domingo de muitos acidentes nas estradas da região, inclusive com vítimas fatais” (clique), acabou sendo esclarecido na manhã desta terça-feira (03). Ficou provado, através de um laudo apresentado pelo próprio motorista que ele não fez uso de bebidas alcoólicas, colocando por terra a posição de testemunhas que estiveram no local, as quais relataram que ele estava aparentemente embriagado. O laudo foi devidamente verificado pela nossa equipe de reportagem, no qual fica explícito que não houve ingestão de substâncias com teor alcoólico por parte do motorista.

 

Conta de luz pode ficar até 33% mais alta a partir de hoje (03)

  • 03 Fev 2015
  • 10:46h

(Foto: Reprodução)

A temporada de reajuste das tarifas de energia elétrica começa nesta terça-feira (3) com cinco distribuidoras do grupo CPFL, uma da Energisa e uma cooperativa rural. Os pleitos das concessionárias, que atendem mais de meio milhão de consumidores, varia de 10,99% a 33,71%, podendo ser maior ou menor conforme análise da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Inicialmente, a projeção do mercado era de que a tarifa de energia subisse entre 25% e 30% neste ano, mas algumas previsões já estão sendo revistas para cima por causa de fatores extras. A Federação das Indústrias do Rio (Firjan), por exemplo, calculava um aumento médio de 27% das tarifas do setor industrial em 2015. Agora espera-se algo em torno 35%, podendo chegar a 40%, afirma o gerente de Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Cristiano Prado.

Dica ARVEL REFRIGERAÇÃO: A importância da limpeza do ar condicionado veicular

  • 03 Fev 2015
  • 08:22h

A limpeza e manutenção do ar condicionado do seu carro é tão importante quanto à limpeza interna e externa do veículo, pois, além de evitar aqueles típicos maus cheiros que saem dos dutos de ventilação, a sujeira acumulada no filtro do ar condicionado se torna um reservatório de poeira, lá ficam alojados restos de ácaros, fungos e bactérias que pode ocasionar segundo os pneumologistas, várias doenças, a exemplo: Faringite, laringite, sinusite e até mesmo pneumonias.  A limpeza deverá ser realizada no mínimo duas vezes por ano, e a ARVEL REFRIGERÇÃO dispõe de equipamentos de última geração que deixará o ar condicionado do seu carro novinho em folha, além de deixar você e sua família protegida de várias patologias que são provenientes de ar condicionados sujos, então não perca tempo e traga seu carro para a ARVEL REFRIGERAÇÃO, que está localizada à Praça Dr. Antônio P. Canguçú, 380 - Centro (ao lado de Solon das Bicicletas).

Arrocha Prime: Evento marca era Pablo em Brumado

  • 03 Fev 2015
  • 08:05h

(Foto: Brumado Urgente)

Pablo, com certeza é o cantor mais ouvido em Brumado, que vem marcando época, a qual foi batizada de “Era da Sofrência”, devido ao forte teor de melancia amorosa de suas canções. Na noite deste último sábado (31), esse sentimento teve o seu momento de clímax, com a realização do Arrocha Prime, que trouxe do “Rei da Sofrência” de volta à Capital do Minério, num show com casa cheia e corações derretidos. Num clima da paixão e dos desencontros amorosos, Pablo cantou e encantou os seus fãs, que fizeram questão de fazer um grande coro na maioria das músicas, elevando o clima do lamento amoroso, num espetáculo de som e luzes que entrou para a história dos shows em Brumado. Outro fator que foi muito elogiado pelo público foi a organização do evento, que contou com uma segurança muito rígida, que conseguiu conter os fãs mais exaltados, que queriam a todo custo ver de perto do seu ídolo. Veja fotos


Polícia Federal apreende em Ilhéus veleiro avaliado em R$ 1 mi

  • 03 Fev 2015
  • 07:59h

(Foto: Polícia Federal)

Na manhã do último sábado (31), policiais federais apreenderam um veleiro catamarã na baía de Maraú, em Ilhéus, avaliado em R$ 1,3 milhão. De origem francesa, denominado Astresail, de marca Lagoon, a embarcação é do modelo 44 pés. A suspeita é que o veleiro foi objeto de fraude durante importação. O veleiro estava atracado em Ilha Bela (SP) quando, em outubro de 2014, estava sendo fiscalizado pela Receita Federal daquela localidade, tendo sido procedida a sua retenção e lacração. Segundo a Polícia Federal, os proprietários do veleiro violaram a lacração da Receita Federal e, sem autorização, retiraram a embarcação daquela localidade. Já em Ilhéus, o veleiro foi descaracterizado com a mudança de seu nome para dificultar a ação policial. O nome Astresail foi apagado e substituído pelo nome Lupie. A documentação da embarcação foi falsificada para esta nova nomenclatura.

WhatsApp testa serviços de chamadas de voz para o aplicativo

  • 03 Fev 2015
  • 07:18h

Usuários do sistema Android relataram que uma ferramenta de chamada de voz em fase de teste apareceu em seus aplicativos, segundo o site TechCrunch. O assunto surgiu no Reddit durante o fim de semana e a maioria dos posts foram deletados na sequência, por exibir informações pessoais dos usuários. Um vídeo no Youtube postado por um usuário continua no ar e mostra como funciona a ferramenta (veja abaixo). De acordo com informações do Blog Link, do Estado de S. Paulo, tudo começou quando uma pessoa comentou no Reddit que o ícone do serviço de chamadas de voz apareceu no seu aplicativo ao ter iniciado uma conversa com alguém que já tinha a versão do WhatsApp com o serviço instalada. Como essa pessoa está na Índia, a especulação é que os usuários do país sejam os primeiros a testar o serviço. Hoje, o Viber e o Skype permitem que seus usuários façam chamada de voz dentro do aplicativo.

Confira as imagens dos festejos de Iemanjá feitos pelo drone da TVE

  • 02 Fev 2015
  • 19:42h

Imagem aérea do Rio Vermelho durante o 2 de fevereiro em Salvador | Foto: Reprodução TVE

A TVE fez um clipe especial, utilizando imagens captadas por um drone, da festa no Rio Vermelho para Iemanjá. Confira as belíssimas imagens (Clique)

Soberano: Marcelo Nilo é eleito pela quinta vez presidente da Alba

  • 02 Fev 2015
  • 17:46h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O deputado Marcelo Nilo (PDT) foi eleito para o quinto mandato de presidente da Assembleia Legislativa em votação secreta realizada pelos integrantes da Casa, no início da tarde dessa segunda-feira, 2. Ele recebeu 51 votos, sendo registrado um voto em branco. Os 11 deputados do PT se retiraram do plenário no momento da votação, alegando que a candidatura de Nilo seria inconstitucional. O deputado Rosemberg Pinto, que chegou a registrar seu nome como candidato a presidente da Casa, retirou sua candidatura assim que o deputado Reinaldo Braga, que presidia a sessão de votação, indeferiu questão de ordem da bancada petista solicitando que a candidatura de Marcelo Nilo não fosse registrada. Para não "compactuar com um processo inconstitucional", Pinto disse que o PT não participaria da disputa. Com isso, o Partido dos Trabalhadores ficou sem representação na nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/2016. No seu discurso de agradecimento, Nilo disse que vai "completar" o processo de independência do Legislativo baiano nesses dois anos de gestão no comando da Casa.

Bahia tem primeira surdocega do país aprovada em curso universitário

  • 02 Fev 2015
  • 17:16h

(Foto: Reprodução)

Janine Farias, de 22 anos, é a primeira surdocega congênita no país a ser aprovada em uma Universidade do Estado da Bahia (Uneb), segundo informações do Grupo Brasil de Apoio ao SurdoCego e ao Múltiplo Deficiente. Moradora de Barreiras, oeste da Bahia, a jovem superou as dificuldades, adotou uma rotina de estudos e agora vai cursar Pedagogia. "Foi felicidade muita, muita, muita. Eu passei para ela quando eu tive realmente certeza que ela tinha passado. Ela fez festa, ligou para a irmã para dizer que tinha passado, gritou o irmão aqui. Foi uma festa aqui dentro de casa", disse a mãe, Sandra Samara Farias. Para chegar até aqui, Janine aprendeu o braile e a língua de sinais. Ela passou pelo ensino infantil, fundamental e médio em escola normal. A mãe lembra que correu atrás de escolas, projetos sociais e mudou completamente a rotina para que Janine estudasse. "Da falta de profissional para trabalhar com ela, eu me especializei. Busquei aprender a língua de sinais, o braile, fiz diversos cursos, me graduei em pedagogia, me especializei em educação inclusiva e hoje estou fazendo mestrado também na área de surdocegueira. Tudo para dar subsídios para ela", relata.