Mulheres lideram atendimento por coma alcoólico no Carnaval

  • Tony Silva
  • 14 Fev 2015
  • 08:04h

(Foto: Reprodução)

A secretaria de Saúde Municipal de Salvador divulgou nesta sexta-feira (13), um balanço dos atendimentos realizados nos postos de saúde instalados nos circuitos do carnaval. De acordo com as informações da pasta, 81% das ocorrências se referem a atendimentos de intoxicação alcoólicas. Para surpresa dos beberrões do carnaval, entre os 48 casos registrados entre as 18 horas de quinta-feira (12) e às 06 horas de sexta-feira (13), 25 são mulheres. A reportagem do Bocão News foi às ruas da Barra na noite desta sexta-feira (13), saber das mulheres a opinião sobre a pesquisa. A turma de amigas de Salvador, que veio curtir o circuito da Barra consomem bebidas alcoólicas no Carnaval, mas procuram tomar alguns cuidados com os exageros. A psicóloga, Berlane Sena, 27 anos, atribui os exageros femininos com as bebidas ao clima da festa. “O clima de Carnaval, a curtição com a galera, isso tudo influencia muito”, afirma. Já a educadora física, Fabiane Reis Heloy, 31 anos, destaca a importância de manter o limite para evitar as consequências do excesso de álcool. “O importante é saber balancear, saber o limite, pois estamos em uma festa popular e uma mulher inconsciente pode ser exposta a muitos riscos. Infelizmente nesta época de festa as pessoas perdem o limite”, comenta a foliã que ainda pontuo os cuidados que toma para evitar a intoxicação alcoólica. “Nós bebemos, mas procuramos equilibrar com alimentação e água”, disse. Na contramão da estatística, a estudante Carlane Nascimento, 25 anos, acompanhada do namorado, Michel Ângelo Santos, 39 anos, não consome bebidas alcoólicas e discorda dos excessos. “Acho que tudo deve ter moderação, nem as mulheres e nem ninguém precisa beber para perder o equilíbrio”, avalia. Enquanto isso Michel festeja o bom senso da namorada e aproveita para beber despreocupado com o volante. “Eu tenho a sorte de ter uma namorada que não bebe álcool e termina sendo a motorista da rodada”, disse.   

Cachorros voltam a ser envenenados no Loteamento Maria de Lourdes no Santa Tereza

  • Paulo Esdras
  • 13 Fev 2015
  • 14:21h

(Foto: Paulo Esdras)

Os casos de envenenamentos de cães no loteamento Maria de Lourdes, no bairro Santa Tereza, estão sendo considerados pelos protetores das ONGs uma verdadeira chacina que já contabilizou em 2014 mais de dez cachorros mortos - com a morte de dezenas de urubus ao comer a carniça das vítimas. Infelizmente, o assassino voltou a atacar na tarde de ontem. Uma cadela que era alimentada pela comunidade foi resgatada pelo protetor Paulo Esdras com sintomas de envenenamento e tratada pela Dra Juliana, escapando da morte graças aos moradores locais que perceberam rápido os tremores e a salivação excessiva, uma outra protetora do local, informou que outro cachorro de rua havia sumido do espaço e suspeitava que tinha sido envenenado. A morte foi confirmada hoje pela manhã (veja foto). Abandono, maus tratos e envenenamento de animais são crimes federais previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio. Os protetores irão fazer uma reunião para tomarem uma providencia a respeito.

Bahia ocupa segundo lugar em mortes nas vias federais

  • Informações do A Tarde
  • 13 Fev 2015
  • 12:50h

(Foto: Reprodução)

A Bahia é o segundo estado com a maior taxa de mortos em acidentes nas rodovias federais. De acordo com o balanço de 2014 divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 9,41 mortos para cada um milhão de veículos acidentados. A Bahia perde apenas para Minas Gerais, onde a taxa é de 13,79 mortos. Segundo dados da PRF-BA, foram 10.347 acidentes em 2014, com 792 óbitos. Na comparação com 2013 (quando foram registradas 10.384 ocorrências, com 799 mortos), houve uma redução de 0,36%. Já o número de feridos aumentou 0,95%: foram 6.372 registrados ano passado, contra 6.312 em 2013. No ranking do número de acidentes, o estado fica na sétima posição, com 122,98 registros para cada um milhão de veículos. Os três primeiros colocados foram Minas Gerais (259,06), Santa Catarina (215,09) e Paraná (203,26). A PRF não informou os dados referentes ao ano de 2013. 

Justiça autoriza volta da blitzes do IPVA

  • 13 Fev 2015
  • 10:44h

(Foto: Reprodução)

A Justiça autorizou a manutenção das blitzes de fiscalização do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de acordo com decisão do pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicada nesta quinta-feira (12). Conforme a Procuradoria Geral do Estado, as blitzes do IPVA apenas notificarão os devedores do imposto, mas não haverá apreensão de veículos – salvo nos casos nos quais os automóveis estiverem sem o licenciamento anual, “não podendo, portanto, circular conforme determina o CNT”. A possibilidade de apreensão de veículos nas blitzes motivou a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) a entrar na Justiça contra a realização das operações no ano passado. “O IPVA é uma obrigação do proprietário do veículo. Para ele rodar, precisa ter pagado o IPVA. Além disso, as blitzes observam outros aspectos, como se é o carro é roubado, etc. É o controle da própria legalidade que o estado tem”, afirmou o procurador-geral do estado, Paulo Moreno.

Facebook cria 'contato herdeiro' para que perfil vire 'memorial' após morte

  • 13 Fev 2015
  • 09:25h

(Foto: Reprodução Facebook)

Os usuários do Facebook já podem escolher um amigo para cuidar do perfil caso venham a falecer. Segundo o jornal norte-americano Wall Street Journal, a rede social implementou este recurso nesta quinta-feira, 12, no Estados Unidos, e, em breve, deve estar em outros países, como o Brasil. Ao apontar um "legacy contact", o usuário do Facebook também poderá dar sua permissão para baixar um arquivo de fotos, posts e informações de perfil compartilhados no Facebook. "Outras configurações permanecerão iguais a como eram antes de a conta ter sido memorizada", acrescentou o post no blog."O Facebook é um lugar para compartilhar e se conectar com amigos e família. Para muitos de nós, também é um lugar para lembrar e homenagear as pessoas que perdemos", destacou o Facebook em um post anunciando a atualização. 

Até recentemente, o Facebook poderia criar uma página "memorial" quando informado sobre a morte de um membro, mas a mesma não poderia ser administrada por ninguém. Mas, "ao falar com as pessoas que experimentaram perdas, percebemos que há mais que podemos fazer para quem vive o luto e quem quer ter o direito de opinar sobre o que acontece com sua conta após a morte". Para os usuários que fizerem esta opção, o "legacy contact" poderá escrever um post, anunciando uma cerimônia em memória do falecido ou compartilhando uma mensagem especial. A pessoa que administra a conta também conseguirá atualizar o perfil e a foto de capa, bem como responder a demandas de familiares e amigos, que ainda não se conectaram no Facebook. "O 'legacy contact' não será capaz de acessar a conta como se fosse a pessoa que faleceu ou ver suas mensagens particulares", acrescentou. O anúncio ocorre em meio a preocupações crescentes sobre o destino dos 'bens digitais' de uma pessoa após sua morte. Especialistas em legislação afirmam que a propriedade de contas de armazenamento na nuvem, e-mails e arquivos online de músicas e livros permanecem sujeita à interpretação.

CONTINUE LENDO

Nove em cada dez municípios não atingem meta de aprendizado

  • 13 Fev 2015
  • 08:24h

Aproximadamente nove em cada dez municípios brasileiros não atingiram o percentual mínimo de alunos com desempenho adequado em matemática no 9º ano do ensino fundamental, segundo os parâmetros do movimento Todos pela Educação para 2013. De acordo com os dados, 10,8% dos municípios atingiram a meta intermediária calculada para que, em 2022, bicentenário da Independência do Brasil, pelo menos 70% dos alunos tenham aprendizado adequado. O Todos pela Educação considerou os resultados da Prova Brasil de 2013, os últimos disponíveis. Em matemática, 10,8% atingiram a meta intermediária. Em português, esse percentual foi 29,6% dos municípios. As metas variam de acordo com o ano, a disciplina e a localidade. As metas intermediárias podem ser consultadas no site do movimento. Desde 2011, a organização tem verificado a queda no percentual dos municípios que conseguem cumprir as metas intermediárias em ambas as disciplinas.

Prisco cumpre prisão domiciliar é impedido de sair no carnaval

  • 13 Fev 2015
  • 08:00h

(Foto: Reprodução)

O deputado estadual soldado Prisco foi impedido de acompanhar as condições de trabalho dos policiais militares durante o carnaval mas prometeu intermediar por telefone, WhatsApp e Facebook, de casa – onde cumpre prisão domiciliar, chamados dos profissionais da segurança pública com o comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Alves Brandão. Em vídeo gravado nesta quinta-feira (12/2), no gabinete do deputado estadual, ele lamentou as restrições judiciais. “Infelizmente não poderei ir às ruas, fiscalizar alojamentos, alimentação da tropa e transporte dos militares dos interiores à capita", disse. O deputado estadual pretende encaminhar as reclamações pertinentes dos militares, referentes a abusos e estrutura de trabalho, ao comando-geral.

Brumado: Vitor Cotrim é o nosso mais novo colunista

  • Brumado Urgente
  • 13 Fev 2015
  • 07:45h

Foto: Laércio de Morais

Formado em Educação Física pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia e Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva e com mais de vinte anos de experiência em academias de ginástica e musculação, Vitor Cotrim a partir de agora fará parte da equipe da rede Bahia Urgente de Comunicação, e a cada semana enriquecerá os blogs que fazem parte da rede, com matérias ligadas às áreas de: ginástica, musculação, nutrição esportiva e muito mais, então, aguarde que a partir de agora o seu encontro é semanal com Vitor Cotrim. 

STF declara inconstitucionais dispositivos de lei baiana sobre teto de servidores

  • 12 Fev 2015
  • 18:09h

Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou, nesta quarta-feira (11), a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo PSL que declara inconstitucionais dos artigos 2° e 3°, da Lei 11.905, de 3 de maio de 2010, que fixa em R$ 22 mil o teto da remuneração dos servidores do Poder Judiciário no Estado. De acordo com a sigla, a regra prevista na Lei estadual fere diversas previsões constitucionais, como o vício de iniciativa na edição da norma, devido à tramitação do projeto de lei, além de ter usurpado a competência privativa do Tribunal de Justiça para propor leis referentes à remuneração de seus servidores. O ministro Luís Roberto Barroso observou que, na Bahia, a Constituição estadual (artigo 34) fez a opção pelo teto único. “Portanto, na Bahia, a Constituição estadual estabeleceu um teto que é o subsídio de desembargador estadual para todos os servidores, linearmente”, destacou. Segundo ele, a lei apresenta alguns problemas, entre eles o de estabelecer um teto sem ser por emenda constitucional, além de desvincular o teto do subsídio de desembargador e ainda estabelecer o valor fixo de R$ 22 mil como teto, “de modo que quando vier o aumento geral, não poderá ultrapassá-lo”. Do ponto de vista material, observou que a norma não contempla a isonomia entre os poderes porque estabelece um teto só para os servidores do Judiciário, portanto os servidores do Legislativo e do Executivo não estão sujeitos a esse teto. O PSL alegava também que a Constituição Federal determina um único limite como subteto remuneratório para os servidores públicos estaduais. O limitador, já presente na Constituição baiana, seria o próprio subsídio dos desembargadores.

Acidente com dois caminhões no final da manhã desta quinta-feira na Av. João Paulo I

  • Brumado Urgente
  • 12 Fev 2015
  • 14:06h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Dois veículos de carga pesada acabaram colidindo no final da manhã desta quinta-feira (12) na Av. João Paulo I, sendo que a colisão acabou atrapalhando o tráfego no local sendo necessária a intervenção dos agentes de trânsito da SMTT. Segundo informações um caminhão carregado de material estava descendo uma das transversais quando outro caminhão, estilo caçamba, que estava indo na avenida na via normal em sentido a saída de Caetité, acabou colidindo. O motorista da caçamba, por estar em via de muita movimentação o condutor fez o retorno e voltou para resolver a questão e também até prestar algum tipo de socorro caso se fizesse necessário, contudo, ninguém se feriu no acidente. 

Prefeitura de Brumado dinamiza o apoio à agricultura familiar

  • Ascom | PMB
  • 12 Fev 2015
  • 13:22h

(Foto: Divulgação)

Em reunião promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR- na Fundação Luiz Eduardo Magalhães na ultima terça feira 10/02, com a presença do Secretário Dr. Jerônimo Rodrigues, de diversos secretários estaduais, representantes de movimentos sociais e de comunidades rurais, foi apresentado o Planejamento Estratégico 2015/20. O Agrônomo Fred Neves Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídrico e Meio Ambiente representando o Município de Brumado participou da Reunião e de forma contundente, junto ao Secretário apresentou reivindicações que atendessem as demandas dos agricultores familiares de Brumado. O plano de ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR tem como foco principal transformar a vida dos quatro milhões de baianos que vivem no meio rural. A meta é organizar uma eficiente estrutura para dar continuidade e ampliar as ações, que já vêm sendo desenvolvidas pelo governo em atenção às comunidades rurais da Bahia. Para realizar essa missão, a SDR vai trabalhar de forma articulada e integrada com as secretarias municipais e com organismos estaduais diretamente vinculados a área: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), BAHIATER, CERB e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).

Vai para o Carnaval de Salvador? Então a TPC leva você com muito conforto e segurança

  • Brumado Urgente
  • 12 Fev 2015
  • 09:31h

(Divulgação)

O Carnaval de Salvador hoje é o mais badalado do Brasil, atraindo celebridades das mais diversas áreas, inclusive artistas de fama mundial, que vêm em busca da alegria que somente a “Boa Terra” pode proporcionar. Neste ano de 2015, os festejos momescos de Salvador prometem ser um dos melhores de todos os tempos, com uma megaprodução e com grandes novidades que irão fazer a alegria dos milhões de foliões advindos de todos os lugares do planeta, então, diante disso, Salvador também deverá ser o destino preferido da grande maioria dos brumadenses e dos moradores da região sudoeste. E não se esqueça que agora você pode viajar à capital do estado com  muito conforto e qualidade a bordo do ônibus semi leito da TPC, com embarques em Candiba às 18h00, Guanambi às 19h00 e Brumado as 21h05. Além disso chegando na capital você pode contar com Sala Vip da TPC e Hotel com tarifas econômicas, pois pensando no total conforto de seus passageiros, a TPC buscou parcerias afim de tornar sua viagem ainda mais agradável.Salvador terá o seu embarque nesta quinta-feira (12) no terminal rodoviário da empresa. No domingo (15) também, no mesmo horário, o moderno ônibus da TPC, com serviço exclusivo de bordo, também estará disponível para os foliões que irão participar do restante do Carnaval. Lembrando que a viagem de volta Salvador / Brumado / Guanambi / Candiba partirá da capital na segunda-feira (16) e na sexta (20), às 20h30m.

Governo desiste de prorrogação e horário de verão termina dia 22

  • 12 Fev 2015
  • 07:36h

O governo federal decidiu não prorrogar a vigência do horário de verão neste ano, como havia sido cogitado na semana passada. Após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse hoje (11/02) que o governo avaliou que não vale a pena estender o horário diferenciado, que está em vigência para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Braga explicou que, com mais um mês de horário de verão, algumas localidades do país ficariam com um período da manhã mais escuro, acarretando mais consumo de energia. Ele disse também que a economia no final da tarde não seria tão expressiva, já que o pico de consumo tem se deslocado do final da tarde para o início da tarde. “Do ponto de vista da energia, parte do Brasil ficaria pela parte da manhã no escuro, e nós teríamos, portanto, mais consumo de energia de manhã.

'Vamos trabalhar para levar aos tribunais e julgamento da justiça a todos', afirma Rui Costa

  • 12 Fev 2015
  • 07:17h

(Foto: Reprodução)

Após comparar a ação da Polícia Militar no Cabula, que resultou na morte de 12 pessoas na última sexta-feira (6), a de um “artilheiro em frente a um gol, que tem que decidir em alguns segundos como é para colocar a bola para fazer um gol” e ter levantado a ira de defensores dos Direitos Humanos, o governador Rui costa (PT) afirmou que sua ações serão “sempre guiadas pelo absoluto respeito à lei, aos meus princípios e valores e à minha obstinação por salvar vidas" e que "as minhas atitudes não serão guiadas por aplausos de um lado ou outro”. A resposta foi motivada por uma pergunta da equipe do Bahia Notícias no Face To Face – uma “entrevista coletiva” no Facebook – feita nesta quarta-feira (11), que arguia o chefe do Executivo baiano sobre a boa relação dele com a tropa, após o episódio, e o descontentamento das ONGs e organização – muito ligadas ao PT – após a fala metafórica sobre o futebol e as mortes.

Bando explode caixas eletrônicos em Conceição da Feira

  • 11 Fev 2015
  • 19:08h

(Foto: Reprodução)

Uma agência do Banco do Brasil, em Conceição da Feira, centro norte, foi alvo de ação de bandidos que explodiram dois caixas eletrônicos nesta quarta-feira (11). O estabelecimento ficou parcialmente destruído. De acordo com a delegacia local, os quatro homens envolvidos chegaram na cidade em um veículo Strada, de cor vermelha. Depois de provocarem a explosão, os bandidos fizeram uma pessoa como refém e a liberaram depois de ganharem fuga. "Foi tudo muito rápido", disse um agente local ao Bahia Notícias. A ação, que durou menos de 10 minutos, ocorreu de madrugada, por volta das 3h10min. Ainda de acordo com a polícia, os acusados entraram na rua do lado do banco e depois passaram por outras vias que dão possibilidade de fuga para Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. No momento da ação, a cidade contava com apenas dois policiais militares. Até o momento não há informações sobre a quantia subtraída da agência, nem dados sobre os envolvidos no ato.