Salvador: PM baleado por ladrões morreu esperando vaga na UTI, dizem familiares

  • 16 Fev 2015
  • 07:14h

(Foto: Reprodução)

O corpo do policial militar Leonardo Fernandes Prata, 34 anos, foi sepultado ontem no Cemitério Campo Santo, na Federação. O PM foi baleado quando tentava impedir um assalto no Engenho Velho de Brotas, na última quinta-feira. Ele foi atingido no peito e na mão e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por uma cirurgia e ficou à espera de uma vaga na UTI. Ontem, familiares e amigos do PM contaram que ele morreu enquanto esperava pela vaga. “Ele fez a cirurgia e ficou esperando a vaga, mas tinham duas pessoas na frente dele. Tentamos transferência para o (hospital) Santa Izabel, mas não deu tempo”, contou o cunhado do policial, Nilton Andrade. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que a morte do PM não foi decorrente da falta de vagas de UTI.

Homem Arannha faz Phase 3 da Marvel ser alterada

  • 15 Fev 2015
  • 19:32h

Seguindo o anúncio que a Marvel e a Sony fizeram em relação ao Homem-Aranha agora fazer parte do Universo Cinematográfico da Marvel, a companhia se viu forçada a rever alguma das datas de seus filmes para a Fase 3, de forma a abrir espaço para encaixar Homem-Aranha. Thor: Ragnarok que seria lançado no dia 28 de julho de 2017 foi remarcado para o dia 03 de novembro de 2017. Pantera Negra que seria lançado no dia 03 de novembro de 2017 passou para 6 de julho de 2018. Capitã Marvel que seria lançado no dia 06 de julho passou para 02 de novembro de 2018. Os Inumanos agora está marcado para ser lançado no dia 12 de julho de 2019, e não mais 02 de novembro de 2018. A Marvel afirmou que as datas de Os Vingadores: Guerra Infitina - Parte 1 (04 de maio de 2018) e Parte 2 (03 de maio de 2019) não serão alteradas. O anúncio significa que agora teremos a aparição do Homem-Aranha em um dos filmes presentes no Universo Cinematográfico da Marvel, e é muito provável que o cabeça de teia apareça em Capitão América: Guerra Civil. O herói também é conhecido por ajudar o Quarteto Fantástico em suas incursões, e os mutantes de X-Men. Independente disso, no dia 28 de julho de 2017 teremos o novo filme do Homem-Aranha lançado pela Sony e já fazendo parte do grande e vasto universo da Marvel.

Brumado: Relembre o carnaval 2014

  • 15 Fev 2015
  • 17:26h

Foto: Eldon Nacimento - Masterfly

A folia momesca atrai para Brumado milhares de foliões em busca do bom carnaval que a cidade oferta aos munícipes e turistas, que lotam a cidade durante o período carnavalesco, infelizmente, este ano por conta dos estragos feitos na cidade pelas fortes chuvas que caíram no município no final do ano passado o carnaval não aconteceu, então, vamos relembrar o carnaval de 2014, que foi considerado por muitos um carnaval de muita paz, folia e tranquilidade.

A cultura do jeitinho brasileiro

  • Por: Paulo Esdras
  • 15 Fev 2015
  • 14:15h

Numa sala de espera, conversa entre desconhecidos sobre as últimas notícias de corrupção do país. Todos que se envolviam no papo estavam indignados!

- Mas é mesmo uma pouca vergonha! Tem que enfiar o “empitiman” nela.

- “Impintman” é pouco! Deveria ir pra cadeia. O mal do brasileiro é passar a mão na cabeça dessa gente “currupta”.

- Passa a mão no dinheiro do povo e depois volta como senador, como fez o Collor de Melo.

- Só não passa a mão em mim que não sou bobo. Aumentou o preço da gasolina, repasso tudo pro passageiro. Esse que se lasca!

- Também, um monte de gente preguiçosa ganhando dinheiro do governo sem trabalhar! Dá nisso. Não se acha mais um vaqueiro pra trabalhar nas minhas fazendas. Qualquer um quer ganhar salário mínimo agora! Pode um negócio desses?

- Um absurdo... minha mulher sempre teve empregada doméstica. Quem disse que acha agora alguém que queira trabalhar sem carteira assinada? Tá ruim...

- Escândalo atrás de escândalo e ninguém faz nada. Quero ver até onde isso vai dar...

- Quem disse que não temos cultura? Esta é a cultura dos políticos brasileiros!

Neste momento, o vereador eleito olha pelo buraco da fechadura e observa na sala de espera todos os eleitores que tinham recebido algo pelo voto e vieram cobrar a dívida. 

A corrupção é um mal humano que é maximizado pela cultura do jeitinho brasileiro desde os tempos coloniais. A carteira de estudante falsificada, a propina para policiais corruptos, a falta de empatia com o outro são atitudes já entranhadas nos dizeres “farinha pouca, meu pirão primeiro” ou “se eu não fizesse, outro faria”. Se os políticos possuem este estigma de corrupto, de onde vieram os políticos se não do povo? O problema da corrupção é muito mais profundo do que qualquer sistema de combate que criarem na superfície do jogo político. Uma reforma política talvez dificulte mais um pouco as tramoias, porém para que possamos almejar uma cura – mesmo que parcial – deste câncer social que é a corrupção, deveríamos investir mais em Educação de Qualidade, Cultura, Projetos Sociais com letras maiúsculas. Na outra ponta, o sentimento de impunidade deveria ser combatido com uma fiscalização apartidária e permanente, pena em regime fechado sem direito a benefícios como indultos ou redução de pena. O crime de corrupção política deveria ser um crime hediondo, já que o dinheiro que é desviado pelo caminho e não é investido onde deveria, ceifa milhares de vidas e sabota milhões de famílias. A saúde precária, a educação em frangalhos e a crise instalada não é apenas incompetência na gestão do dinheiro público. É também o desvio rotineiro deste dinheiro para bolsos particulares de políticos inescrupulosos e dos seus aliados na sociedade civil. Como disse um dos delatores, estes desvios são “normais”, ocorrem em todas as licitações nas esferas municipais, estaduais e federal. Porém, tudo legalmente feito: Com propostas oficiais dentro do prazo, superfaturamentos com notas fiscais carimbadas e doações para partidos políticos como manda a lei.

*Paulo Esdras é comunicólogo, escritor, produtor cultural, professor e agente social. Sócio da TPM Produções e Mídia, Coordena o Movimento Cultural ABRACADABRA e é membro da ALAB - Academia de Letras e Artes de Brumado.

Acidentes sexuais aumentaram após filme '50 Tons de Cinza'

  • 15 Fev 2015
  • 13:33h

(Foto: Divulgação)

Acidentes sexuais aumentaram após o filme "50 Tons de Cinza", segundo informou o Corpo de Bombeiros de Londres, na Inglaterra. Baseado na trilogia best-seller escrita por E.L James, o longa tem um forte conteúdo erótico, mostrando o universo sadomasoquista. Os bombeiros revelaram ainda preocupação com o chamado "efeito 'Cinquenta tons de cinza'". Em texto publicado no site oficial da corporação, nesta quinta-feira (12), dia da estreia do filme, há um alerta de que ele "poderia levar as pessoas a ficar presas ou enroscadas em objetos como algemas ou anéis".  "Em 2013/14, os bombeiros atenderam 472 incidentes envolvendo pessoas presas e enroscadas, muitas vezes com acessórios domésticos usados no dia a dia. Isso tem aumentando constantemente, ano após ano, desde o lançamento dos livros de 'Cinquenta tons de cinza'", diz o comunicado. Um gráfico informa que os incidentes envolvendo "remoção de objetos de pessoas" ou "remoção de pessoas de objetos" totalizaram cerca de 420 nos anos de 2010 e 2011. Em 2011 e 2012, o número saltou para cerca de 445. No último período observado, de 2013 a 2014, já foi ultrapassada a marca de 470 ocorrências. A nota cita ainda uma campanha iniciada pela brigada para prevenir acidentes. Chama-se "Cinquenta tons de vermelho" (em inglês, #FiftyShadesOfRed). No Twitter oficial da corporação, há uma série de alertas sobre riscos do uso de brinquedos sexuais.

Ainda assim, incidentes embaraçosos continuam a acontecer. O texto descreve um caso de novembro de 2014, no qual os bombeiros tiveram de socorrer um homem que  ficou com dois anéis de metal presos em seu pênis durante três dias. Inicialmente, ele teria sido levado a um hospital da capital inglesa, mas, depois de os médicos concluírem que a remoção dos anéis era inviável, os bombeiros foram acionados. Para concluir o serviço, usaram um instrumento hidráulico. "O efeito 'Cinquenta tons de cinza' parece ler elevado ao máximo o número de incidentes com algemas, então esperamos que os espectadores do filme usem o bom senso para evitar chegar a situações extremas", disse o oficial dos bombeiros Dave Brown. Por fim, o Corpo de Bombeiros de Londres dá três conselhos básicos. "O bom senso é necessário - se [algo] não parece seguro, provavelmente não é mesmo, então não faça isso!"; "Se você usar algemas, sempre mantenha as chaves acessíveis"; e, por fim, "Dedos e aparelhos eletrônicos não se dão bem, especialmente aqueles com lâminas". Nos últimos três anos, o custo total das operações de salvamento teria aumentado em cerca de 400 mil libras (cerca de R$ 1,7 milhão).

CONTINUE LENDO

Sofrência na Barra: corda do trio de Pablo parte e cantor é advertido pela polícia

  • por Aymée Francine / Lucas Cunha
  • 15 Fev 2015
  • 12:18h

Foto: Joilson César/Ag Haack | Bahia Notícias

Representante máximo da 'sofrência', o cantor de arrocha Pablo passou por perrengues em sua apresentação no circuito Dodô (Barra-Ondina) neste sábado (14), quando comandou o bloco "Tô Ligado". A corda do seu bloco partiu pouco após a saída, próximo ao Camarote Bar Brahma (antigo Barravento). Com o rompimento, foliões do bloco começaram a brigar com a produção e a pipoca. A confusão foi tamanha que um major subiu no bloco e advertiu Pablo pela situação. O cantor pediu ao público e ao major que entendessem o ocorrido, que não era sua culpa e que, infelizmente, era uma fatalidade. "Eu quero cantar. Quem se sentir prejudicado e desejar pedir o dinheiro de volta, peço que busque a organização do bloco. Major, posso cantar?", pediu o cantor, que logo após a liberação cantou "Homem Não Chora", levando os foliões do bloco e da pipoca, já misturados, ao delírio. Mas a 'sofrência' de Pablo não parou por aí. Ao que tudo indica, houve também um problema no trio, citado pelo cantor para o público. ""A gente vai subir em um ritmo diferente. A ladeira está complicada e parece que também teve um problema no trio. Então vamos subir rápido. Toca Psirico!", disse Pablo, antes de puxar "Lepo Lepo", do Psirico.

'Minha vida se confunde com o Carnaval', conta ACM Neto

  • 15 Fev 2015
  • 11:30h

Foto: Divulgação/Agecom

O prefeito ACM Neto acompanhou no início dos desfiles no Circuito Dodô (Barra-Ondina), neste sábado (14). Acompanhado do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e do chefe de Gabinete, João Roma, Neto contou um pouco da sua relação com o Carnaval. "Minha vida meio que se confunde com o Carnaval, pois sempre fui folião. Acho que o bloco é importante, mas quem faz mesmo a festa é o povo. Experiências como a do Furdunço ontem no Campo Grande mostram isso, que as pessoas participam mais da festa", disse. Bell Marques,que seguia com o bloco Vumbora, comprimentou o prefeito. "Parabéns, prefeito, a festa está linda e a cidade também. A Prefeitura está realmente fazendo um bom trabalho". Bell também convidou Neto a desfilar um dia no bloco Vumbora". 

Empresário mineiro assassinado em Vitória da Conquista deve ser sepultado hoje (15)

  • 15 Fev 2015
  • 10:04h

(Foto: Reprodução)

Após perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo do empresário mineiro Miguel Caracas seguiu ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia. A Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior investiga ocaso. O motivo do crime ainda é um mistério para a polícia. Miguel Caracas Filho era filho do Sr. Miguel Caracas e da Sra. Silviné, com uma extensa família materna e paterna no município de Parambu (MG) e também no distrito de Marrecas em Tauá. Ele é primo do Presidente da Câmara Municipal de Tauá, Marcos Caracas e do ex-vereador Luis Alves. O corpo será sepultado na tarde deste domingo (15), em Vitória da Conquista. O empresário, atualmente residindo em Itaobim, Vale do Jequitinhonha (MG), foi assassinado a tiros, na Rua Visconde de Mauá, no bairro Guarani, zona norte da cidade de Vitória da Conquista, por volta das 9h da manhã deste sábado (14), quando estacionava sua camioneta Hilux. Ele estava acompanhado do sogro, que também foi baleado.

Empresário acusado de pedofilia é preso em Barra do Choça

  • 15 Fev 2015
  • 08:45h

(Foto: Reprodução)

Policiais civis de Barra do Choça, município localizado a 500 km de Salvador, prenderam no final da tarde de sexta-feira (13), o empresário Gilberto Libarino, acusado de estupro e pedofilia. Ele foi capturado durante uma ação realizada para o cumprimento de mandados. Libarino foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) e encaminhado em seguida para o presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, onde permanecerá detido à disposição da justiça.

Márcio Victor é internado às pressas para cirurgia e deve perder Carnaval

  • 15 Fev 2015
  • 08:00h

(Foto: Reprodução)

O cantor da banda Psirico, Márcio Victor, está sendo submetido a uma cirurgia de emergência na noite deste sábado (14). De acordo com a assessoria de imprensa do músico, ele passou mal no início desta manhã e passou o dia fazendo exames, no Hospital Aliança, em Salvador, quando foi detectada um quadro de apendicite.

Estado deve aproveitar tecnologia empregada no carnaval para reforçar segurança no interior

  • 14 Fev 2015
  • 18:34h

Em visita ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador, Rui Costa, disse que a tecnologia do local estará disponível para cidades do interior e pontos da capital a partir de abril deste ano, quando o centro se deslocará para um local definitivo. "A gente quer que essa tecnologia esteja disponível em vários municípios", disse Rui ao Bahia Notícias. O serviço também estará disponível para concessionárias públicas, como Coelba e Embasa. Ainda segundo o governador, com o aparato do CICC haverá maior eficácia no combate à violência e à criminalidade. "Primeiro, teremos maior racionalidade e concentração do efetivo policial em locais de maior movimento ou risco. Segundo, vai nos permitir a identificação de eventuais ocorrências para que se tenham elementos de provas para eventuais julgamentos", descreveu. Ainda neste sábado (14), Rui assistiu às imagens da única ocorrência com arma de fogo registrada até o momento no Carnaval de Salvador. De acordo com o governo, o CICC monitora os circuitos do Carnaval e as áreas de acesso à folia por meio de 334 câmeras, com o auxílio de profissionais de 28 órgãos de segurança, controle e defesa civil. O secretário de segurança do estado, Maurício Barbosa, frisou que com o "grande recado" que as imagens de segurança dão é desestimular as ocorrências. Barbosa afirmou também que a prisão do autor do disparo será "a mais rápida e técnica possível". 

Rui Costa acompanha trabalho realizado durante monitoramento de circuitos do Carnaval

  • 14 Fev 2015
  • 15:42h

Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Rui Costa visitou, neste sábado (14), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, com o objetivo de acompanhar os trabalhos realizados.  Na ocasião, o governador  assistiu às imagens da única ocorrência com arma de fogo registrada até o momento no Carnaval de Salvador, após uma briga no circuito Campo Grande, na noite desta sexta-feira (13). As imagens serão utilizadas para identificar a autoria do crime. O governador afirmou que as revistas de prevenção ao porte de armas brancas e de fogo serão intensificadas e o suporte tecnológico é fundamental para garantir a segurança da festa. "Essa estrutura racionaliza os recursos humanos e permite acionar imediatamente as equipes em ocorrências como essa", disse. O Centro Integrado monitora os circuitos do Carnaval e as áreas de acesso à folia, por meio de imagens capturadas por 334 câmeras instaladas nas ruas de Salvador. Profissionais de 28 órgãos de segurança, controle e defesa civil trabalham conjuntamente neste Carnaval. Além da estrutura no centro, a folia na Bahia esse ano conta com a segurança feita por 23.732 policiais e um investimento de R$ 37 milhões para garantir a tranquilidade da festa.

Carnaval de Salvador: 'Cápsula do sexo' provoca polêmica e divide opiniões nas redes sociais

  • RB
  • 14 Fev 2015
  • 12:33h

(Foto: Reprodução)

“Cápsula do sexo”, “da rapidinha privê”, “da paquera”. Muitos são os nomes dados ao espaço que está gerando muita repercussão nas redes sociais. A cápsula criada em um camarote no circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador, por uma marca de produtos para o bem estar sexual e preservativos, tem como lema “proporcionar momentos incríveis em 15 minutos”.Para a mineira Rayara Barcelos, de 24 anos, e o baiano Tiago Pires, de 29, a experiência foi como sugere a proposta: inesquecível. Esse foi o primeiro casal a experimentar a cápsula nesta sexta-feira (13). Ao saírem, diversos aplausos, risadas e fotos. “Essa foi a primeira vez que nós usamos a cápsula. Dá para fazer sexo, sim. Nesse primeiro momento não fizemos (risos), mas quem sabe mais tarde”, despistou a loira, que ficou noiva na quinta-feira (12) do administrador de empresas.

Por ciúmes, briga entre mulheres acaba em morte em Itapetinga

  • SHoje
  • 14 Fev 2015
  • 11:08h

(Foto: Reprodução)

Na noite desta sexta-feira, no bairro Américo Nogueira, a jovem Carla Silva Santos, de 22 anos, foi esfaqueada por uma outra jovem, durante uma discussão. Gravemente ferida à altura do coração, Carla foi socorrida e levada para o Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu e acabou morrendo. De acordo com as primeiras informações, o crime foi motivado por ciúmes da outra garota de prenome Tais, que fugiu do local e ainda não foi localizada pela polícia. O crime aconteceu por volta de 20:30h desta sexta-feira (13), em via pública, próximo à casa da vítima. O corpo de Carla Silva Santos será necropsiado em Vitória da Conquista e depois conduzido para sepultamento em Itapetinga.

Rui Costa demonstra ter gostado de experiência com comunicação em redes sociais

  • Aparecido Silva
  • 14 Fev 2015
  • 08:44h

(Foto: Bocão News)

Em conversa com a reportagem do Bocão News na noite desta sexta-feira (13), Rui Costa afirmou que vai fazer uma nova rodada de conversa com internautas, mas dessa vez no Twitter. "Acho que o governante tem que estar à disposição da população para ouvir e eventualmente corrigir o que estiver errado", afirmou. Sobre o corpo a corpo feito nas ladeiras do Pelourinho até chegar à Casa XII, o petista afirmou gostar desse contato com a população. "Eu gosto de fazer isso, é dessa relação que eu carrego a bateria, minhas energias. Vou buscar manter essa proximidade o tempo todo", prometeu o governador.