Feliz Dia dos Pais

  • 09 Ago 2015
  • 11:21h

Pai elimina 33 quilos para brincar com as filhas: 'Sem dor e com disposição'

  • 09 Ago 2015
  • 10:03h

(Foto: Reprodução)

Para conseguir acompanhar o ritmo das duas filhas, Pietra, de 3 anos, e Valentina, de 1, e dar atenção necessárias a elas, como brincar e correr, o publicitário Odair Kaiser de Souza conta que precisou eliminar alguns quilos: Ele emagreceu 33 kg em nove meses. O morador de Avaré (SP), de 29 anos, diz que antes da nova dieta e da rotina na academia, sofria com dores quando passava o tempo com elas. “Não conseguia mais dar atenção as duas, ficava com uma dor forte em um dos joelhos quando brincava depois do trabalho. Foi depois de perceber isso que fui atrás para mudar meu estilo de vida. Hoje tudo é diferente, estou sem dor e com disposição”, afirma.

Kaiser, como é conhecido,  mede 1,73 metro e atualmente pesa 91 quilos, enquanto antes da mudança pesava 124 quilos. O novo peso trouxe benefícios maiores que a simples disposição física, diz ele. “Era importante conseguir dinheiro, por isso trabalhava demais e não tinha tempo para me cuidar. Só que isso é um erro, pois é preciso cuidar da mente quanto do corpo e buscar um equilíbrio. Os momentos bons que passo com minhas filhas agora não têm preço”, reflete o publicitário. O publicitário relata que ainda não alcançou seu objetivo, que é chegar aos 86 quilos, mas reconhece que deu grandes avanços para chegar aos “30 anos com pé direito”. “Parece até um novo corpo, mas foi dolorido e muito chato comer todo dia quase a mesma coisa. Hoje tenho uma alimentação restrita a alimentos saudáveis, quando antes comia praticamente de tudo que existia. Só que hoje como porque preciso, e não porque a comida é um prazer”, comenta.Entre as façanhas da época de “comilança” estão viagens com a família a Botucatu (SP), cerca 180 quilômetros de ida e volta, só para comer hambúrgueres de uma rede de fast food que não existe em Avaré. “Só que para valer a viagem eu comia uns três lanches. Quando comprava esfirras abertas, chegava a comer oito; pizza, seis pedaços; cachorro quente, tinha que ser dois, senão não matava a fome (risos). Por isso nem eu mesmo acreditava que podia emagrecer, mas quando foi diminuindo o tamanho da calça e o resultado se tornou visível, foi incrível. Sinto saudades das ‘besteiras’, mas me sentir bem é melhor”, conclui.

CONTINUE LENDO

Projeta Móveis - Personalizados

  • 09 Ago 2015
  • 09:00h

Brumado: Festival de ofertas Comercial Vitória

  • 09 Ago 2015
  • 07:00h

Especialista lista riscos que Coca-cola pode causar ao corpo; confira

  • 08 Ago 2015
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Todos nós já vimos vídeos do que a coca-cola pode fazer com ossos de frango, moedas, etc. No entanto, esta é a primeira vez que alguém se dispõe a relatar o que as substâncias contidas na bebida podem fazer com nosso organismo. O farmacêutico Niraj Naik divulgou em seu blog, sete etapas dos efeitos da bebida no corpo. Após dez minutos bebendo uma lata de 330ml de coca cola, dez colheres de chá de açúcar estarão circulando no seu organismo. Isso é mais do que o dobro da dose diária recomendada para uma pessoa comum. Segundo Naik, a quantidade de açúcar é tão alta que o comum seria que a pessoa vomitasse, mas o ácido fosfórico contido na bebida 'corta o sabor' e permite que os 330ml sejam finalizados.Nos próximos 40 minutos, as suas pupilas dilatam, o açúcar no seu sangue aumentará significativamente e você sofrerá um pico de cafeína. Depois de 60 minutos, a festa no organismo acaba e o cansaço chega junto com uma vontade quase incontrolável de urinar. A pessoa se torna irritadiça e, provavelmente, desejará uma nova coca-cola.

Niraj afirma que a "Coca-Cola não tem apenas sacarose, mas também sais refinados e cafeína. O consumo regular desses ingredientes nas quantidades elevadas que você encontra na Coca-Cola e outros alimentos processados pode levar ao aumento da pressão arterial, doença cardíaca, diabetes e obesidade."

10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

CONTINUE LENDO

Polícia mata o traficante playboy, o mais procurado do Rio de Janeiro

  • UOL I Bruna Fantti
  • 08 Ago 2015
  • 18:51h

A polícia do Rio matou neste sábado (8) o traficante Celso Pinheiro Pimenta, 33, conhecido como Playboy. Ele estava foragido desde 2009 e era considerado o criminoso mais procurado do Estado. A operação foi realizada no morro da Pedreira, em Costa Barros (zona norte do Rio). Reuniu cerca de 80 homens da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), a tropa de elite da Polícia Civil. De acordo com policiais, o traficante teria reagido e foi baleado no peito. Ele chegou a ser levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, na zona norte, mas não resistiu. O traficante ganhou o apelido por ter origem de classe média.

Foi criado em Laranjeiras, na zona sul do Rio, e estudou em colégios particulares até os 18 anos, quando entrou para o crime. O Disque Denúncia prometia R$ 50 mil por dicas que levassem à captura de Playboy. Era a maior recompensa oferecida por informações que levassem à prisão de um foragido da Justiça no Rio. O traficante liderava a facção criminosa ADA (Amigo dos Amigos) e atuava nos morros da Pedreira e da Lagartixa (zona norte). Além de traficar drogas, chefiava uma quadrilha especializada em roubo de cargas. Playboy era acusado de comandar ações ousadas, como o roubo de 193 motos em um depósito do Estado, em dezembro de 2014. No mesmo ano, expulsou cerca de 80 famílias de um conjunto do programa Minha Casa Minha Vida. Os apartamentos foram ocupados pelos bandidos. Considerado carismático, ele distribuía remédios, cestas básicas e botijões de gás a moradores das favelas em que atuava. Ele foi condenado a 15 anos e oito meses de prisão por tráfico de drogas, roubo e homicídio qualificado. Há seis meses, disse à revista "Veja" que pensava em se entregar. "Todas as informações que eu tenho são de que a polícia não quer me prender, quer me matar", afirmou na época.

CONTINUE LENDO

Estudo mostra como imunidade cai com a idade

  • 08 Ago 2015
  • 17:03h

(Foto: Reprodução)

À medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico vai perdendo a capacidade de combater novas infecções. Isso deixa os idosos mais vulneráveis a diversas doenças e faz com que, por exemplo, uma gripe comum possa evoluir para um quadro de pneumonia grave. Por trás deste processo está o encolhimento (atrofia) do timo, um pequeno órgão localizado entre o coração e o esterno (o osso achatado no meio do tórax), a partir da adolescência. Isso porque é no timo que ocorre o amadurecimento dos linfócitos T, células de defesa do organismo com um papel central no desenvolvimento do sistema imunológico adaptativo, em que o organismo reconhece novos patógenos (agentes causadores de doenças) e mantém uma “memória” que facilita o combate de infecções futuras pelo mesmo agente. Até agora, os cientistas não sabiam o que fazia o timo começar a encolher rapidamente tão cedo em nossas vidas, mas um estudo publicado esta semana no periódico científico “Cell Reports” identificou um mecanismo que pode explicar o aparente “envelhecimento precoce” do órgão. A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de tratamentos que procurem retardar o processo e trazer melhor qualidade de vida para os idosos.

 

Danos devido à ação dos radicais livres

Em experimentos realizados com camundongos, pesquisadores do campus da Flórida do Instituto de Pesquisas Scripps verificaram que o timo começa a regredir devido à falta da enzima catalase. Presente em praticamente todos os tecidos do organismo ao longo de nossas vidas, a catalase é responsável por “limpar” do organismo os chamados compostos oxidantes, também conhecidos como radicais livres, que são um subproduto natural do metabolismo celular, como o peróxido de hidrogênio (H2O2), a popular água oxigenada. Sem a catalase, o timo fica mais sujeito, mais cedo, a sofrer os danos provocados pelos radicais livres, algo que, em tese, poderia ser retardado com o consumo de alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como as vitaminas C e E, ou futuras terapias específicas. — O timo envelhece muito mais rápido que qualquer outro tecido do corpo, diminuindo a capacidade de indivíduos mais velhos de responder a novos desafios imunológicos, inclusive patógenos que evoluem (como o vírus da gripe), e às vacinas, que poderiam proporcionar proteção contra eles — destaca Howard Petrie, principal autor do estudo. — Nós fornecemos, pela primeira vez, uma ligação mecânica entre os antioxidantes e a função imune normal, abrindo novas avenidas para potenciais estratégias de tratamento que melhorariam as defesas imunológicas de uma população em processo de envelhecimento. Como estudos anteriores, no entanto, já haviam indicado que a ação dos hormônios sexuais, em particular a testosterona, também tem forte influência no crescimento e posterior regressão do timo, os cientistas fizeram uma série de experiências com camundongos desenhadas para verificar se a deficiência de catalase teria mesmo alguma relação com a atrofia do órgão, e se as substâncias antioxidantes poderiam ajudar a retardar ou reverter este processo. Numa delas, camundongos geneticamente modificados para produzirem a enzima continuamente no timo tinham o órgão com o dobro do tamanho de animais normais aos seis meses, ou seja, já avançados na idade adulta. Já camundongos que receberam dois compostos antioxidantes comuns (vitamina C e acetilcisteína) a partir do desmame mantiveram o tamanho do timo aos dez meses de idade, quando os animais comuns já tinham perdido 40% da massa do órgão. Diante disso, os pesquisadores consideram que o resultado apoia a tese de que o envelhecimento está ligado, pelo menos em parte, ao efeitos danosos dos radicais livres. — No caso do timo, a atrofia é mais rápida do que em outros tecidos, o que demonstramos agora ser uma consequência da deficiência de catalase num ambiente altamente metabólico — destaca Petrie. — Nossos experimentos mostram que a atrofia tímica representa mais um exemplo do reconhecido processo de dano celular resultante da exposição ao longo da vida aos subprodutos oxidantes do metabolismo aeróbico.

Não há ‘bala de prata’

Estes achados, porém, estão longe de significar que basta consumir alimentos ricos em antioxidantes ou compostos com estas propriedades para retardar o envelhecimento, aponta o gerontólogo Otávio Nóbrega, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e professor da Universidade de Brasília (UnB). Segundo ele, diversos estudos que envolveram suplementação alimentar com vitaminas C e E falharam em encontrar evidências de aumento da longevidade ou de retardo no aparecimento dos sinais da idade. — Não existe um elixir contra o envelhecimento, que é um processo multifatorial — lembra o especialista. — A ação dos radicais livres é apenas parte deste processo, mas o estudo tem o mérito de apontar a relevância dos mecanismos de proteção contra estes compostos na involução do timo. Neste sentido, ele abre uma janela para que se aprofundem as pesquisas em torno do controle dos radicais livres para retardar a perda de eficácia do sistema imunológico, o que se encaixa na nossa visão de dar à pessoa idosa mais conforto e qualidade de vida.



 

CONTINUE LENDO

Atrações do Pré-Réveillon do Sítio Novo 2015 serão anunciadas em breve

  • 08 Ago 2015
  • 15:53h

(Divulgação)

A primeira edição do Pré-Réveillon do Sítio Novo, que aconteceu no dia 27 de dezembro de 2014 foi um grande sucesso, onde as atrações foram as renomadas bandas Harmonia do Samba e Cheiro de Amor, que fizeram a alegria de milhares de foliões que se despediram do ano velho em grande estilo. Neste ano de 2015, a segunda edição promete ser ainda melhor e, para que isso aconteça a Só Legal e Beto Bonelly Produções, que promovem o evento, já estão em ação. Uma mega estrutura de som e luzes será montada num dos palcos de eventos mais agradáveis e estruturados de toda a região sudoeste, o Sítio Novo,  numa festa que oferecerá comidas e bebidas free, tenda eletrônica, dois palcos, queima de fogos e muita alegria em 8 horas de muita agitação com mais de 5 atrações. As atrações já estão sendo fechadas e deverão ser divulgadas em breve. Então já deixe espaço na sua agenda, porque em dezembro acontecerá o Pré-Réveillon do Sítio Novo 2015, onde você irá finalizar o ano de 2015 de forma espetacular. 

Aposentada de 74 anos viaja toda semana para realizar sonho de surfar

  • 08 Ago 2015
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

Ela quer e ela faz. Aos 74 anos, dona Maria do Carmo, aposentada, se multiplica em prazeres, a começar pela cozinha. Dona Maria prepara a marmita da filha e ainda leva para a filha que trabalha fora. “Minha mãe morreu com 92 anos, melhor do que eu até, disposta, lúcida”, conta dona Maria do Carmo. Dona Maria do Carmo tem um folego invejável. Natação, duas vezes por semana. E, a maratona pelas ruas de São Paulo é compromisso diário com a saúde física e mental. Mas, quando chega sexta-feira, dona Maria do Carmo vira uma adolescente. Cinco horas depois de sair da casa dela, em São Paulo. De tomar um ônibus, metrô duas vezes, um ônibus intermunicipal e um outro ônibus dona Maria do Carmo, finalmente, faz o que mais gosta: surfa no mar! “Este era um sonho meu. Como eu não pude na adolescência, consegui agora”, diz dona Maria. Nunca é tarde para ser feliz. Dona Maria do Carmo conseguiu! E quantos também conseguiram e ainda vão conseguir, é claro. Sonhos se realizam a partir dos desejos.

Confira 10 profissões técnicas que têm muitas vagas em 2015

  • 08 Ago 2015
  • 14:01h

(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (Senai) revelou 10 profissões que possuem um saldo positivo de vagas em um período de demissões. A pesquisa foi feita com base nos  dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged). Técnico em monitoramento e suporte de computadores é a ocupação que lidera lista feita pelo Senai, em seguida aparece a vaga para Técnico em desenvolvimento de sistemas. Conforme o estudo, 10 ocupações técnicas industriais apresentaram saldo positivo entre as demissões e as contratações nos últimos 12 meses, período em que aumentou o desemprego no país.Essas ocupações, que somam cerca de 220 mil empregos em todo o país e, de julho de 2014 a junho de 2015, acumulam um saldo positivo de 3.273 vagas.

Confira as ocupações:
Técnico em monitoramento e suporte de computadores
Técnico em desenvolvimento de sistemas
Mecânicos de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração
Técnicos em produção, conservação e qualidade de alimentos
Técnico do vestuário
Técnico em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos
Mecânico de manutenção aeronáutica
Instalador e mantenedor de sistemas eletrônicos e de segurança
Técnicos em fotônica
Técnicos em biologia

O estudo do Senai mostra ainda que o desemprego entre os trabalhadores que fizeram algum curso de formação profissional é inferior à dos que não se qualificaram. Em dezembro de 2014, a taxa de desemprego entre quem tinha formação profissional era de 3,9%, enquanto que entre os que não tinham se qualificado era de 4,5%. Em junho deste ano, era de 6,6% e 7%, respectivamente, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outra característica  de destaque é o crescimento da remuneração acima da média: entre as 10 ocupações,SETE apresentam crescimento de remuneração superior a média das ocupações técnicas industriais entre 2006 e 2013. A conclusão é  que há uma procura no mercado mais intensa por algumas dessas ocupações. Em seis dessas ocupações, a diferença entre os salários dos profissionais recém-admitidos e dos que foram desligados está abaixo da média do mercado.

 

CONTINUE LENDO

Brumado: O Circo, o Presídio e as Bananas

  • Brumado Urgente
  • 08 Ago 2015
  • 13:06h

(Fotocomposição Ilustrativa: Brumado Urgente)

A situação envolvendo a Segurança Pública em Brumado, especificamente a questão do Presídio, ou melhor, o CDP -  Centro de Detenção Provisória, vem sendo tratada com tanto desdém e deboche pelo Governo do Estado, já que uma hora é garantida a construção, pouco depois se diz que as verbas já não existem mais, e, agora, novamente, foi anunciado pelo secretário Nestor Duarte que as obras serão retomadas. Diante deste impasse, que mais parece uma velha cantilena, está a população brumadense que vem vivendo, já há um bom tempo, um clima de total insegurança na cidade, com assaltos e mais assaltos, o que vem provocando sérios prejuízos financeiros para os comerciantes. Hoje sair de casa após as 19 horas se tornou um ato de coragem, já que os bandidos estão à solta, prontos para tragar as suas vítimas. Apesar do esforço sobre-humano dos policiais em atividade, o número atual dos mesmos é totalmente ineficiente, pois o crime não está mais na cidade, se espalhou para a zona rural também, então, como conter essa onda crescente de criminalidade somente com esse baixo contingente policial?. Os criminosos que já perceberam isso, evoluíram em suas ações, utilizando meios modernos, o que dificulta ainda mais o trabalho da Polícia. Em meio a esse cenário preocupante, um fato, que aconteceu recentemente, acabou corroborando ainda mais para jogar Brumado no olho do furacão midiático, onde uma dupla foi assaltar um correspondente bancário e, por obra do destino, estava no local um tenente coronel dos bombeiros, o que acabou potencializado a notícia, que rompeu fronteiras e acabou sendo até objeto de debate de programas de muita audiência da televisão soteropolitana, tanto que um repórter, ao comentar o fato citou que “se estão assaltando policiais, imagina a população”, o que acabou causando um grande desconforto nas autoridades que tiveram que passar “panos quentes na situação”, enviando tropas de elite para caçar os bandidos autores do assalto, os quais acabaram estampando as manchetes policiais de toda a Bahia. Ainda dentro deste mosaico, o vereador Weliton Lopes (SSD), em recente entrevista, afirmou que o governo do estado está dando uma grande banana para Brumado, pois as verbas do CDP acabaram voltando para Brasília, o que impediria a construção da unidade prisional no município. A questão que é vital para a melhoria substancial do setor de segurança pública acabou ganhando contornos circenses, já que, novamente foi anunciada nesta sexta-feira (07), que as obras serão retomadas nos próximos dias, o que gerou um descrédito geral, pois a “estória do presídio”, acabou virando uma versão sertaneja da fábula de Pedro e o Lobo. Mas, os brumadenses esperam, mesmo assim, que os gritos de “lá vem o Lôbo, lá vem o Lôbo” sejam reais desta vez e as obras sejam mesmo iniciadas e concluídas rapidamente, pois foi essa a promessa que foi feita à população durante a campanha eleitoral de 2014. Então em meio às bananas e ao circo, os brumadenses esperam que o presídio (CDP) não passe de um “picadeiro”, onde os “palhaços” possam se apresentar, mas que as promessas venham mesmo para o palco frio da realidade.

 

Fraudes com cartão de crédito aumentam na Bahia, aponta Procon

  • 08 Ago 2015
  • 13:01h

(Foto: Reprodução)

Compras através de sites inseguros ou máquinas de cartão de crédito adulteradas têm aumentado o número de fraudes na Bahia.De acordo com publicação do jornal A Tarde desse sábado (8), somente do início do ano até a última sexta-feira (7), 2.025 queixas no Procon sobre clonagens e outras fraudes relacionadas a cartões de crédito já haviam sido registradas na Bahia. E o problema não é só por aqui, segundo dados do Comitê de Segurança e Prevenção à Fraude da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), ao menos um, entre quatro brasileiros, já foi vítima de fraudes com cartões. "A modernidade trouxe também um fenômeno cada vez mais praticado por golpistas que enxergaram a prática de compras no crédito como uma nova forma de fraudar a identidade das pessoas para roubos de senhas e operações bancárias não-autorizadas", afirma o especialista em tecnologia de segurança nessa área, Rogério Coradini à publicação. (Fonte: Metro1).

Rui Costa busca ampliação de parcerias educacionais com os Estados Unidos

  • Aratu online
  • 08 Ago 2015
  • 11:37h

(Foto: Reprodução)

O governador da Bahia Rui Costa e o novo cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, James Story, tiveram um encontro nesta sexta-feira (07), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A reunião foi parte da agenda do diplomática em sua primeira viagem ao estado e teve, entre outros temas, parcerias na área da educação. Rui buscou informações sobre cursos de inglês pra jovens de baixa renda. Em 2012, o Projeto Up With English, do Consulado Americano e da Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ofereceu em parceria com o Pacto Pela Vida, aulas de inglês gratuitas a 80 jovens entre 14 e 21 anos, na base comunitária do Calabar. A idéia é retomar e ampliar a iniciativa. “Temos uma grande relação comercial com os Estados Unidos, muitas empresas americanas tem unidades instaladas em nosso estado, queremos ampliar essa relação para a área educacional”, disse Rui.

FAINOR realiza cerimônia de colação de grau da turma de direito 2015.1

  • Brumado Urgente
  • 08 Ago 2015
  • 11:00h

A brumadense Virgínia Guedes foi uma das participantes da colação de grau (Foto: Divulgação)

São notórios os desafios enfrentados pelos discentes em qualquer conclusão de curso, contudo, os desafios existem para serem superados, e, dentro desta temática, aconteceu ontem (07), no espaço de eventos Mediterrâneo em Vitória da Conquista a cerimônia de colação de grau da turma 2015.1 da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, e dentre os formandos estava a filha do casal Mário Barbosa Guedes e Cleuseni Silva Lima, a brumadense Virgínia Guedes, a mais nova bacharel em direito, a qual já foi aprovada na 1ª fase da prova da OAB e com certeza será também exitosa na 2ª fase. Os pais radiantes parabenizaram a eminente formanda por mais essa conquista, sobretudo a mãe Cleuseni que parecia está “flutuando” de tanta felicidade, na oportunidade os familiares congratularam a formanda e desejaram-na muito sucesso na sua nova empreitada. E nós da equipe do Brumado Urgente desejamos a Virgínia Guedes e todos os demais concluintes do Curso de direito da FAINOR, uma carreira de sucesso, parabéns a todos!

Justiça suspende inscrição e divulgação do Fies

  • Tribuna da Bahia
  • 08 Ago 2015
  • 10:28h

(Foto: Divulgação)

A Justiça Federal suspendeu o prazo de inscrições dos alunos e a divulgação dos resultados da pré-seleção e da lista de espera para o Financiamento Estudantil (Fies). O mandado de segurança impede o prosseguimento do programa até que o Ministério da Educação (MEC) esclareça os critérios adotados na definição das vagas ofertadas. O MEC informou, na noite desta sexta-feira (7), que ainda não havia sido notificado da decisão e, por isso, não comentaria a decisão judicial. A ação foi iniciada pela Anima Educação, um dos principais grupos educacionais do País, que até o ano passado tinha 39% dos alunos com mensalidades pagas por intermédio do Fies. O grupo apresentou como justificativa à ação que o ministério restringiu o número de vagas a serem contempladas pelo financiamento e definiu critérios para a distribuição de vagas, mas há "inconsistências e desigualdades" na escolha.

 

Um dos exemplos usados agora é de que o curso de Engenharia Civil de uma instituição do grupo, apesar de ter conceito 4, teve a aprovação de apenas 20 das 90 vagas que foram solicitadas. "Enquanto o mesmo curso de outro centro universitário, com conceito inferior, teve 46 vagas aprovadas", disse em nota a Anima. A decisão, da 15.ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, definiu que foram constatadas "inconsistências no procedimento". "Tratando-se de política pública financiada por recurso público é absolutamente necessário que os interessados diretos (instituições e alunos) e a sociedade como um todo conheçam não apenas os critérios de seleção, mas, também, como eles foram aplicados ao caso concreto, já que, em princípio, parece que os critérios não foram objetivamente observados", disse, em sua decisão, o juiz Francisco Renato Codevila Pinheiro Filho. As inscrições do processo seletivo do Fies para o segundo semestre deste ano terminaram na quinta-feira e o resultado da pré-seleção seria divulgado na segunda-feira. O processo fica então suspenso pela decisão liminar (de caráter temporário) até que o MEC esclareça as informações solicitadas.

Briga

A seleção do Fies no primeiro semestre deste ano também foi marcada por batalhas judiciais, quando o MEC definiu novos critérios para "enxugar" as despesas com o programa, como por exemplo o limite de 6,4% para o reajuste das matrículas nos cursos contemplados pelo financiamento.Ao determinar ainda nota mínima de 450 pontos no Enem para que o estudante tenha acesso ao financiamento, o ministério também enfrentou protestos e ações judiciais de alunos. Em março, a presidente Dilma Rousseff admitiu que houve "erro" no programa, ao delegar o controle das matrículas às instituições, e prometeu criar um sistema único para o Fies, assim como ocorre nas universidades federais com o Sisu. Para o segundo semestre de 2015, o MEC definiu que estabeleceria como critérios para definição do programa mais vagas para os cursos com conceito 5 e 4, daria prioridade para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (consideradas prioritárias) e para as carreiras da área de saúde, engenharias e de formação de professores (licenciatura e Pedagogia).

Grupo

A Anima Educacional é dona de cinco instituições de ensino (duas em Belo Horizonte, uma em Santos e uma em São Paulo - a Universidade São Judas). Ela faz parte dos quatro grandes grupos educacionais do País que concentram 23% de 1,9 milhão de contratos do Fies firmados até o ano passado. Esses grupos, que têm capital aberto, tiveram, em média, um salto de 201% na receita líquida entre 2010 e 2014. A bruta, sem desconto de impostos, saltou 233% - um desempenho considerado extraordinário no País. A maior parte desses recursos foi revertida em lucro para os acionistas. 

CONTINUE LENDO