Coité: Jovem que escreve de cabeça pra baixo será destaque em rede nacional

  • 12 Ago 2015
  • 09:21h

Foto: Reprodução / Calila Notícias

A adolescente de Conceição do Coité, região sisaleira, que tem por costumeescrever “de cabeça para baixo” vai explicar o jeito curioso em rede nacional. Bianca Cerqueira Oliveira dos Santos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olgarina Pitangueira Pinheiro vai ser entrevistada por Fátima Bernardes, no programa “Encontro”, da TV Globo. A curiosidade sobre o jeito de a garota escrever tem repercutido nas redes sociais para além das divisas de Coité. Bianca, que tem 17 anos, vai ser um dos destaques da edição do programa nesta quinta-feira (13), que faz homenagem ao Dia do Canhoto. Segundo o site Calila Notícias, a jovem não esconde a satisfação e vive uma rotina diferente nos últimos dias.

Abaíra: Homem é preso com grande quantidade de drogas dentro do ônibus interestadual

  • L12 Notícias
  • 12 Ago 2015
  • 08:50h

A droga estava sendo trazida de São Paulo dentro de ônibus da Viação Novo Horizonte. (Foto: L12 Notícias).

A Polícia de Abaira, com o apoio de policiais de Piatã, na Chapada Diamantina, apreendeu na tarde desta segunda-feira (10), por voltas das 16:30min, uma grande quantidade de drogas que estaria sendo transportada por um suspeito identificado por Daniel Souza de Oliveira, natural de Abaíra. Segundo informações colhidas pela reportagem do L12 Notícias, a Polícia conseguiu chegar até o acusado através de denuncia anônima, cujas informações davam conta de que o suspeito estaria embarcado em um Ônibus da Viação Novo Horizonte, que faz a linha São Paulo/ Abaíra. Ao tentar desembarcar com a droga a polícia deu voz de prisão ao acusado. Toda a droga pesa aproximadamente 10kg, e a polícia suspeita que ela seria levada para o município de Piatã. Toda a droga, além do acusado foram apresentados na delegacia de Seabra.

Loteamento Santa Teresinha do Menino Jesus I é o seu sonho mais perto de ser realizado

  • 12 Ago 2015
  • 08:29h

(Foto: Reprodução)

Morar num lugar tranquilo e bem localizado é o sonho da maioria dos brasileiros, e, sobretudo dos brumadenses. E o loteamento Santa Teresinha do Menino Jesus I chegou para tornar este sonho uma realidade. Situado no Bairro Rodoviário a cerca de 250 metros da Rodoviária de Brumado, o empreendimento foi totalmente planejado para oferecer conforto e bem estar aos seus moradores, além possuir uma vista privilegiada da cidade.

Completamente contextualizado aos padrões habitacionais atuais, o loteamento possui ruas que atendem rigorosamente as normas técnicas vigentes, energia elétrica, e, de água e esgoto em uma das avenidas. A venda dos lotes está sendo feita pela Adonato Projetos e Consultoria, que é uma das mais competentes do ramo e que prioriza nas suas negociações lisura e confiança mútua, tendo como pilar central de seu negócio valores éticos e cristãos. Venha morar no loteamento Santa Teresinha do Menino Jesus I com as facilidades e flexibilidade que só a Adonato Projetos e Consultoria pode oferecer, televendas: 77 3441-4141 ou na Av. Centenário, 813, Bairro Novo Brumado.

Pela 1ª vez, Feirão do Nome Limpo será realizado no interior baiano

  • 12 Ago 2015
  • 08:01h

(Foto: Reprodução)

Consumidores inadimplentes do interior da Bahia terão a chance, pela primeira vez, de participar do Feirão do Nome Limpo e do TJ Concilia, que permite a renegociação de dívidas e conciliações judiciais. Organizados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL), o evento ocorrerá a partir de setembro em Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Os locais e as empresas participantes ainda não foram confirmados. A estimativa é de que 57 milhões de brasileiros estão com o nome sujo e, segundo o presidente da FCDL-BA, Antoine Tawil, o período antes do Natal é o melhor para a regularização. "Este ano mais uma vez estamos nos empenhando  em trazer para o evento grandes bancos e financeiras, e os fornecedores de energia e água para poder, mais uma vez, ajudar o comércio em vésperas de dezembro. É preciso devolver essas pessoas em situação de inadimplência ao mercado", afirma Tawil. Segundo o A Tarde, o TJ Concilia e o Feirão do Nome Limpo estão previstos para os dias 23 a 25 de setembro, em Vitória da Conquista; 21 a 23 de outubro, em Feira de Santana; e 23 a 27 de novembro, em Salvador.

Brumado: Festival de ofertas Comercial Vitória

  • 12 Ago 2015
  • 07:00h

Estudantes de SC criam aplicativo para auxiliar descarte correto do lixo

  • 11 Ago 2015
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Estudantes catarinenses criaram um aplicativo para computadores e celulares para ajudar no descarte correto do lixo. O usuário seleciona o tipo de resíduo que quer jogar fora e o programa informa os locais mais próximos que podem receber esse material. O projeto segue em desenvolvimento. Foi com a sensação de que muitas pessoas não sabiam como descartar certos tipos de material corretamente que os estudantes produziram o aplicativo. "A gente estava incomodado. Fizemos um levantamento e a maioria das pessoas não sabia onde descartar resíduo", afirmou Christian Engelmann, que estuda ciência da computação.

 

Como funciona
Produtos como lâmpadas fluorescentes, pilhas e eletrônicos não podem ser levados pelo caminhão da coleta seletiva. Os estudantes, então, juntaram-se com um professor especialista em resíduos sólidos para criar o aplicativo. "Basicamente, a pessoa entra na plataforma, através de um celular ou de um computador. Ela pode selecionar o tipo de resíduo que quer descartar. O aplicativo vai mostrar o ponto de descarte correto mais próximo do usuário. O usuário vai lá e seleciona, obtém pequenas informações sobre o estabelecimento ou sobre a empresa e consegue de forma prática achar onde destinar esse resíduo", explicou Jeison Cechella, estudante de engenharia ambiental. O projeto ainda está em desenvolvimento, mas já começa a chamar atenção. Os jovens foram finalistas de uma competição de empreendedorismo.

Reaproveitamento
A empresa de Solon Machado foi uma das primeiras a fechar parceria para estar no aplicativo. Ela recolhe qualquer tipo de material, principalmente o entulho da construção civil, seja de um prédio novo ou da reforma de uma casa. Quase 80% de tudo pode ser reaproveitado. "Ele [material] pode voltar para a construção civil normalmente como brita, rachão. E a própria areia fina, para rebocos em paredes", disse o empresário. "Nós queremos constribuir para uma sociedade mais sustentável, só que nós precisamos da ajuda das pessoas que querem descartar corretamente o resíduo, que levem a esses pontos dispostos na plataforma", finalizou o estudante Túlio Magnus, da engenharia ambiental.

CONTINUE LENDO

Craque: Cada vez mais premiado Mamau brilha nas quadras do Rio Grande do Sul

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 11 Ago 2015
  • 19:41h

O talento do craque Mamau é cada vez mais reconhecido no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução Facebook)

O brumadense é apaixonado pelo Futsal e, agora, essa paixão fica ainda mais intensa, já que o craque maior da capital do minério, o ala Maurício Rizo, o cada vez mais consagrado “Mamau” está “voando” e já é reconhecido como um dos melhores jogadores do Gauchão, o campeonato de futsal do Rio Grande do Sul, considerado o de mais alto nível e o mais disputado da categoria. Mamau, que é conhecido lá como “Baiano”, tem tido belas atuações, assim como no último sábado (08), onde o seu time o ACA venceu de forma incontestável o ASIF pelo placar sonoro de 3X0. Essas belas atuações têm lhe rendidos inúmeras premiações, como no referido confronto, onde ele foi eleito o craque da partida. Sua equipe que disputa a série ouro da competição, precisa somente mais 3 pontos, que poderão ser conquistados neste sábado (15), para estar entre as 8 melhores do certame. A ótima campanha vem também elevando o reconhecimento pelo talento do atleta brumadense. Ele falou com a reportagem no Brumado Urgente nesta terça-feira (11) e citou que “além da minha boa atuação na série ouro, conto também com a ótima campanha que meu time vem desempenhando no Gauchão. Sinto-me cada vez mais feliz, pois aqui sou conhecido como Baiano, com isso levo aonde eu for o nome da minha querida Brumado”. As ótimas atuações já levantam especulações de uma futura convocação para a seleção brasileira, mas, segundo o atleta, “o foco agora é levar o ACA para as finais do Gauchão, o que é um desafio muito grande, já que o nível da competição é altíssimo”. Os brumadenses estão nessa torcida e querem ver o craque ser cada vez mais bem sucedido, já que além de um excelente atleta, ele é um jovem de muito brio, de comportamento exemplar e muito dedicado ao que faz. 

Brumado: ‘Pedófilo do Celta Branco’ ataca meninos na região da Ponte do Campo Seco

  • Brumado Urgente
  • 11 Ago 2015
  • 18:39h

A área em que o maníaco mais ataca é nas proximidades da Ponte do Campo Seco (Fotocomposição: Brumado Urgente)

Os casos envolvendo abuso de crianças e adolescentes, a tão nefasta Pedofilia, acontecem em Brumado, mas, a grande maioria das famílias das vítimas, não tem coragem de denunciar com medo da exposição pública ou até mesmo da retaliação. Mas, um caso que veio a público na tarde desta terça-feira, por parte de uma reportagem do Jornal da Alternativa IIª Edição veio quebrar essa escrita. Segundo várias mães, tias e avós que relataram ao repórter Marcos Paulo o abuso de seus filhos, sobrinhos e netos, o maníaco, que seria um homem loiro aparentando uns 30 anos, utiliza um Celta Branco para aliciar suas “presas” para depois dar doces, quando meninos e, bebidas, quando já são adolescentes. Segundo os relatos ele oferece carona em seguida e depois que as vítimas caem na sua “arapuca” ele mostra a sua genitália e inicia os abusos. A Polícia já tomou conhecimento do fato e iniciou as investigações que podem levar com rapidez a prisão do maníaco, já que ele vem se expondo de forma muito acintosa na Comunidade do Campo Seco e nas adjacências. Apelidado de “Pedófilo do Celta Branca” o homem já teria sido reconhecido e mora no centro da cidade. As famílias estão assustadas e estão proibindo os meninos e adolescentes de saírem de casa. Confira abaixo os depoimentos que relatam o fato, só que nenhuma entrevista confirmou o abuso sexual: 

Universo está morrendo lentamente, diz estudo científico

  • 11 Ago 2015
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

O Universo está morrendo pouco a pouco, segundo uma equipe internacional de cientistas, que concluiu que a energia produzida atualmente por 200 mil galáxias é duas vezes menor que há dois bilhões de anos. Os pesquisadores realizaram as medições mais precisas de energia já realizadas até agora em uma ampla zona do espaço.A energia produzida se dividiu em dois nos últimos dois bilhões de anos e não para de cair, concluíram. "A partir de agora, o Universo está fadado ao declínio", explicou Simon Driver, membro do Centro Internacional de Pesquisas Radioastronômicas (ICRAR) da Austrália, que participou do projeto.

 

"O Universo se estirou no sofá, se cobriu com uma manta e se prepara para um sono eterno", acrescentou. Os pesquisadores utilizaram sete dos telescópios mais potentes do mundo para observar durante oito anos galáxias em 21 longitudes de onda diferentes - como as infravermelhas ou as ultravioletas -, no âmbito do estudo Gama. O estudo é fruto da colaboração de uma centena de cientistas de mais de 30 universidades australianas, europeias e americanas. Boa parte da energia que circula no universo foi gerada depois do Big Bang, mas também há uma liberação constante de energia nova graças à fusão termonuclear das estrelas. "Esta energia nova ou é absorvida pela poeira (...) ou viaja (pelo espaço) até que se choca em algo como uma estrela, um planeta (...)", afirmou Driver. Os pesquisadores sabem há tempos que o ritmo de criação de estrelas no Universo está em declínio. Mas este estudo demonstra que a produção de energia diminui de forma similar nas diferentes longitudes de onda, ressalta Andrew Hopkins, do Observatório Astronômico Australiano. Os pesquisadores esperam que os dados recolhidos também permitam melhorar a compreensão do processo de formação de galáxias.

CONTINUE LENDO

Zé Carlos de Jonas e Catoze comemoram início das obras da Estrada Brumado/Sussuarana

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 11 Ago 2015
  • 17:05h

Os vereadores Zé Carlos de Jonas (direita) e Catoze fizeram questão de visitar as instalações do centro operacional das obras de recuperação da estrada Brumado / Sussuarana (Foto: Brumado Urgente)

A recuperação do trecho da BR-030, entre o município de Brumado e o Distrito de Sussuarana em Tanhaçu é uma das obras mais esperadas de toda a região. Com condições quase que impossíveis de se trafegar na atualidade, a rodovia veio se deteriorando ao longo dos últimos anos e causando muito insatisfação em milhares de motoristas que a utilizavam como forma mais rápida de ir para a capital do estado. Na manhã desta terça-feira (11) os vereadores Zé Carlos de Jonas e Catoze, ambos do PT, confirmaram a boa notícia que tinham recebido em Salvador por meio dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, os quais tinham garantido o início das obras, que, neste primeiro momento, compreendem a roçagem e limpeza dos acostamentos e canteiros, a fresagem de asfalto e a instalação de um centro operacional, que inclusive já está em atividade, no qual ficarão guardados os equipamentos, além de servir de abrigo e refeitório para os operários que irão trabalhar na recuperação da rodovia. Os parlamentares brumadenses ficarão muito satisfeitos com o que presenciaram, pois o início da primeira etapa das obras está sendo feito em um ritmo crescente. “Quando fomos comunicados por Zé Raimundo e Waldenor que as obras tinham iniciado fizemos questão de ir verificar in loco, pois a nossa expectativa é muito grande, assim como de milhares de motoristas de Brumado e região” relataram e continuaram argumentando que “então, após a visita ficamos muito satisfeitos e temos motivos para comemorar, pois fizemos incessantes reivindicações a Waldenor e Zé Raimundo para que intercedessem junto aos governos federal e estadual para que as obras se iniciassem e, agora, comprovamos que os anseios se materializaram e muito em breve as obras, que se iniciaram com a roçagem dos acostamentos e canteiros e também a fresagem da pista, estarão em um ritmo ainda mais satisfatório. Agradecemos Zé Raimundo, Waldenor e também o governador Rui Costa por terem correspondido a expectativa pela realização desta importante obra”. Veja fotos da visita as obras: 

As máquinas já iniciaram a roçagem dos acostamentos (Foto: Brumado Urgente)


Adolescente com depressão tem mais riscos cardíacos, alertam médicos

  • 11 Ago 2015
  • 17:02h

(Foto: Reprodução)

Adolescentes com depressão ou com transtorno bipolar têm risco maior de desenvolver pressão alta, colesterol alto, obesidade, diabetes tipo 2 e endurecimento das artérias. A conclusão é de uma série de estudos científicos recentes analisados pela Associação Americana do Coração. Por causa dessas evidências, a entidade médica recomenda que jovens com esse perfil tenham a saúde cardiovascular monitorada desde cedo. O alerta foi feito em um artigo publicado nesta segunda-feira (10) na revista "Circulation".Um dos estudos que a entidade levou em conta para lançar a nova recomendação avaliou mais de 7 mil jovens americanos com menos de 30 anos. 

A pesquisa, publicada em 2011, concluiu que ter um histórico de depressão ou tentativa de suicídio foi o maior fator de risco relacionado à morte por entupimento de artérias em jovens mulheres. Segundo especialistas da associação, as evidências mostram que é importante passar a considerar depressão ou transtorno bipolar como fatores de risco moderados para o surgimento precoce de doenças cardíacas. "Jovens com transtornos de humor não são amplamente reconhecidos como um grupo com risco aumentado para doenças cardíacas precoces. Esperamos que essas diretrizes estimulem ação de pais, famílias e profissionais de saúde para reduzir o risco de doença cardiovascular entre esses jovens", disse o médico Benjamin I. Goldstein, principal autor do artigo e psiquiatra especializado em crianças e adolescentes do Sunnybrook Health Sciences Centre e da Univerisidade de Toronto. Ainda não se sabe exatamente por que jovens com esses transtornos de humor estão mais sujeitos a doenças do coração. Mas a associação pode estar relacionada à inflamação e outros tipos de danos às células, processos mais comuns em jovens com depressão ou transtorno bipolar do que em outros jovens.

CONTINUE LENDO

Enzima bacteriana que ‘come’ nicotina pode ajudar fumantes a abandonarem vício

  • 11 Ago 2015
  • 16:34h

(Foto: Reprodução)

Um estudo realizado por cientistas do The Scripps Research Institute (TSRI), em San Diego, na Califórnia, parece ter encontrado uma nova arma no combate ao vício em nicotina. Chamada NicA2, a enzima bacteriana impede que a substância chegue ao cérebro, fazendo que com a sensação de prazer associada a hábitos de tabagismo diminua. O autor do estudo, o professor de química Kim Janda, membro do Instituto Skaggs de Biologia Química do TSRI, afirma que, apesar de estar em fase inicial, os resultados da pesquisa até agora são promissores. A enzima já demonstrou que tem as propriedades necessárias para servir como uma terapia anti-tabagista. 

Ela também ofereceria uma alternativa para os fumantes que desejam abandonar o vício, já que estudos têm mostrado que as terapias atuais falham com cerca de 80% a 90% dos tabagistas. Segundo Janda, a bactéria age com uma espécie de Pac-Man, um dos mais famosos jogos de videogame da história, comendo a nicotina. Os pesquisadores testaram as qualidades terapêuticas da enzima. Primeiro, combinaram uma amostra de sangue com uma dose de nicotina equivalente à encontrada em um cigarro. Quando os cientistas adicionaram a enzima, o tempo que a nicotina permaneceu ativa no organismo humano caiu de duas a três horas para apenas 9 a 15 minutos. Uma dose mais elevada da enzima, com algumas modificações químicas, poderia reduzir a sobrevida da substância ainda mais e impedi-la de alcançar o cérebro. Agora, o próximo passo do estudo, segundo seu criador, será alterar a composição bacteriana da enzima, o que ajudará a diminuir os possíveis problemas imunológicos e elevar seu potencial terapêutico.

CONTINUE LENDO

Aplicativo do Detran promete 'agilidade' na resolução de problemas com o órgão

  • 11 Ago 2015
  • 16:08h

(Foto: Reprodução)

O governo estadual lança nesta terça-feira (11), na Governadoria, o aplicativo 'Detran-BA Mobile', disponível para Android e iOS. Pelo software, a população poderá realizar serviços que hoje exigem presença em alguma das unidades da autarquia. "Cada vez mais as pessoas vão deixar de ir ao Detran para fazer seus serviços, para demandar suas ações, e fazer isso no conforto da sua casa ou no escritório", explicou o superintendente Maurício Bacelar. Segundo o gestor, o aplicativo interativo tem entre as funcionalidades os serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação. licenciamento anual dos carros, multas lançadas, resultados de exames, simulados, consulta de financiamento de veículos, vencimento do extintor, troca de óleo, checagem de pneu e bateria. "O nosso aplicativo é o mais completo do Brasil e o mais bonito - me desculpe a falta de modéstia", concluiu. 

Dilma diz lastimar alta na conta de luz e afirma que tarifa deve começar a cair

  • 11 Ago 2015
  • 15:21h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (11) "lastimar" o aumento nas contas de luz desde o ano passado. Segundo a presidente, o aumento nas tarifas é justificado pela falta de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas, o que obrigou as distribuidoras de energia a recorrerem às usinas térmicas, que produzem energia mais cara. Dilma participou na manhã desta terça do anúncio do Programa de Investimento em Energia Elétrica, no Palácio do Planalto. O pacote de medidas com foco no setor de energia para os próximos três anos soma investimentos em torno de R$ 186 bilhões. "É verdade, sem sombra de dúvida, que as contas de luz aumentaram e, por isso, nós lastimamos. Mas elas aumentaram justamente porque, diante da falta de energia para sustentar a existência de luz, nós tivemos de usar as termelétricas e por isso pagar bem mais do que pagamos se houvesse apenas energia hidrelétrica no nosso sistema", disse Dilma durante o evento.

 

Ao final da cerimônia, em conversa com jornalistas, ela voltou ao tema. "Se nós não tivéssemos construído termelétricas, nós teríamos tido um brutal racionamento e não tivemos racionamento porque quando faltou água a gente ligou as térmicas e, quando melhorou, a gente desligou. [...] E todo mundo sabe de uma coisa: entre faltar energia e ter energia, é melhor pagar um pouco mais para ter energia, porque o preço da falta de energia é imenso", declarou. Apesar de ressaltar as dificuldades no setor elétrico, Dilma afirmou que o país está em uma situação "bem melhor" e que o "encarecimento" do fornecimento de energia "começa a ser, progressivamente, revertido". De acordo com a presidente Dilma, a situação atual dos reservatórios deve permitir uma redução entre 15% e 20% nos valores extras cobrados na conta de luz dentro da bandeira vermelha. O sistema de bandeiras tarifárias está em vigor desde o início do ano e sinaliza aos consumidores o real custo de produção da energia no país. "Estamos numa situação bem melhor e esse encarecimento do fornecimento de luz começa a ser progressivamente revertido. No sábado passado, o ministro [Eduardo Braga, de Minas e Energia] me informou que começamos a desligar as termelétricas. O que é possível graças ao aumento das chuvas, enchimento de reservatórios. Isso vai permitir uma redução no custo da bandeira vermelha", afirmou a presidente. "Nós acreditamos que com a regularização dos sistema hidrológico no Brasil nós teremos mais e melhores notícias a dar nesse sentido [conta de luz]", complementou. Se a cor é verde, a situação está normal e não há cobrança de taxa. Amarela, cobra-se R$ 2,50 para cada 100 kWh de energia consumidos. Se vermelha – a que vigora desde janeiro –, a taxa sobe para R$ 5,50 para cada 100 kWh. Segundo o ministro de Minas e Energia, na prática, a bandeira vermelha deverá ter um novo valor a partir de setembro. Só então os consumidores poderão ver alguma diferença no total pago pelo consumo de energia. O governo afirma, no entanto, que ainda não é possível avaliar de quanto deverá ser a redução na conta de luz. O novo valor para a bandeira vermelha ainda será analisado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Uma consulta pública será aberta nos próximos para discutir o assunto. Segundo o ministro, ainda não é possível dizer se haverá uma transição para a bandeira amarela nos próximos meses, já que o país passa no momento pelo chamado “período seco”, com menor volume de chuvas.

Redução nas contas em 2013
Em janeiro de 2013, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a presidente Dilma a redução na tarifa de energia elétrica por meio de uma lei para baratear as contas de luz em até 20%. Para conseguir essa redução, o governo baixou ou extinguiu encargos sobre a tarifa – entre elas a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) –, e renovou contratos de concessão de geração e transmissão de energia pagando menos pelo serviço. Apesar da redução, a falta de chuvas desde o final daquele ano fez com que o plano fosse reduzido. Em 2014, a alta média nas contas foi de 17,3%, segundo o IBGE. Em 2015, a ANEEL vem autorizando seguidos reajustes devido ao encarecimento da energia no país nos últimos meses, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país e o uso mais intenso de termelétricas (usinas que geram eletricidade pela queima de combustíveis como óleo e gás). O ajuste fiscal feito pelo governo Dilma Rousseff com o objetivo de reequilibrar suas contas também contribui para os aumentos mais fortes nas contas de luz em 2015. Isso porque o governo decidiu repassar aos consumidores todos os custos com os programas e ações no setor elétrico, entre eles o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda e o pagamento de indenizações a empresas. Em anos anteriores, o Tesouro assumiu parte dessa fatura, o que contribuiu para alivias as altas nas tarifas.

Economia
Como tem feito em discursos durante eventos dos quais participa, a presidente voltou a dizer que o Brasil enfrenta dificuldades na economia, que o ano é de “travessia” e que o governo tem adotado medidas que visam à retomada do crescimento econômico. No discurso desta terça, a presidente afirmou que ela e os ministros do governo trabalham “sem descanso” para que o Brasil ultrapasse o atual período de “dificuldades e ajustes”. Dilma declarou ainda que o atual cenário é “temporário” e que os investimentos em energia elétrica anunciados beneficiarão a economia. “Eu considero que os R$ 195 bilhões são algo muito importante a ser destacado porque são o impulso que vamos dar no horizonte do meu governo. […] Esses R$ 195 bilhões se tornam uma alavanca de crescimento da infraestrutura no Brasil e se tornam um fator também de sustentação dos investimentos, portando, um benefício no sentido da retomada do crescimento econômico”, completou.

CONTINUE LENDO

Caxumba: Doença contraída por Neymar pode deixar homens inférteis

  • por Renata Farias
  • 11 Ago 2015
  • 14:49h

(Foto: Reprodução)

O recente diagnóstico do jogador Neymar chama atenção para uma doença com a qual os homens, especialmente, precisam tomar cuidado: caxumba. Além do jogador do Barcelona, a enfermidade também atingiu parte da população brasileira nos últimos meses. Nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foram registrados surtos de caxumba. No entanto, a população de Salvador não tem motivo para se assustar no momento. De acordo com o subcoordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Enio Soares, o número de diagnósticos no município está dentro do esperado. Foram registrados 24 casos em 2014 e, até julho de 2015, são 11 casos. "Para ser considerado surto, depende da situação epidemiológica da doença. O surto é registrado quando há uma elevação inesperada de casos", explicou. 

A doença gera uma preocupação maior na população masculina devido a possíveis complicações, como a inflamação dos testículos. "Aproximadamente de 20% a 30% dos homens com caxumba podem apresentar aumento da bolsa escrotal devido à inflamação. Isso pode levar à infertilidade", afirmou Soares. Segundo ele, não maiores complicações para as mulheres além do aumento das glândulas. Causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, a caxumba atinge pessoas não vacinadas, principalmente aquelas com baixa imunidade. "Pacientes portadores de HIV, por exemplo, são mais suscetíveis à doença, assim como usuários de corticoides e gestantes. Em pessoas que tomaram a vacina há muito tempo, a resposta imunológica vai caindo. É preciso que a imunização seja atualizada", disse o subcoordenador. Sem tratamento específico, a enfermidade pode ser transmitida por contato com a saliva de infectados. Portanto, a imunização é a principal forma de cuidado.

CONTINUE LENDO