Servidores técnicos fecham portões da Uneb e Uefs nesta terça-feira (15)

  • 15 Set 2015
  • 08:54h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Os portões das universidades estaduais da Bahia (Uneb) e de Feira de Santana (Uefs) estão  fechados na manhã desta terça-feira (15), em razão da mobilização dos servidores técnicos administrativos das instituições. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest-BA), os trabalhadores param as atividades por 24h, nos campi de Salvador e do interior do estado, após decisão tomada em assembleia na última sexta (11). Segundo a coordenadora do Sintest-BA na Uefs, RoquiIdeia Souza, a entrada principal da unidade de ensino está fechada desde as 7h e será reaberto às 9h. Os servidores farão uma caminhada dentro da universidade, carregando um caixão simbólico. “Essa mobilização é em prol da universidade, em relação a orçamento. O governo está sucateando as universidades estaduais. A gente quer suplementação do orçamento. Temos um salário defasado”, reclama.

 

O coordenador-geral do Sintest-BA, Everton de Oliveria, diz que a categoria está em negociações com o governo estadual sobre o reajuste salarial e outras reivindicações. “Nós temos uma pauta de reivindicações extensa. Queremos a reintegração do adicional de insalubridade; reajuste do vale alimentação, sem aumento há mais de 10 anos; pagamento da Unidade de Real Valor (URV); reajuste de salário, que está abaixo do piso salarial”, defende. Segundo ele, o último reajuste concedido pelo governo foi dividido em duas parcelas, uma paga em janeiro e outra prevista para novembro. Um novo reajuste ainda é negociado pela categoria com o governo do estado. Os servidores se reúnem em assembleia na quinta-feira (16) para decidir os rumos da mobilização. (G1 Bahia).

CONTINUE LENDO

PF indicia ex-jogador Edílson Capetinha por quatro crimes

  • 15 Set 2015
  • 08:14h

Foto: Reprodução / TV Bahia

A Polícia Federal indiciou, nesta segunda-feira (14), o ex-jogador da seleção Edílson da Silva Ferreira, conhecido como Edílson “Capetinha”, por crime organizado, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Ele é um dosinvestigados na Operação Desventura, que desarticulou um esquema de fraude de pagamentos de loterias da Caixa Econômica Federal (CEF). "Edílson foi indiciado com as provas contidas na investigação e que são corroboradas com o material apreendido na casa de alguns investigados. Isso reforça o contato direto entre ele e os principais investigados", disse a delegada Marcela Siqueira, responsável pelas investigações. Segundo a delegada, Edílson era responsável pelo recrutamento e acesso aos gerentes da Caixa para participarem do esquema, mas, por enquanto, não há ordem judicial para prisão do ex-jogador. “Capetinha” prestou depoimento à PF nesta segunda e negou todas as acusações. Ao sair da sede do órgão em Goiânia, que comanda a operação, ele disse estar “com a consciência tranquila” e que acredita que tudo será esclarecido. "Fiz o meu papel de cidadão. Fiz questão de vir a Goiânia para ajudar na investigação. Não ia deixar meu nome ser jogado no lixo", afirmou.

Guardas Municipais vão mais uma vez ao Legislativo, desta feita para agradecer os vereadores

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 15 Set 2015
  • 07:53h

Membros da Guarda Municipal exibindo a faixa em gratidão ao apoio dos vereadores (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A força e o comprometimento do Poder Legislativo de Brumado com as grandes causas do município de Brumado ficou mais uma vez evidente durante a queda de braços entre a Guarda Civil Municipal e o Executivo, já que, foi pela intervenção dos legisladores que o impasse pode ser resolvido. Contrariando os prognósticos da secularidade, onde a gratidão é praticamente um sentimento em extinção, membros da GCM brumadense participaram da sessão ordinária desta segunda-feira (14), desta feita, para agradecer aos vereadores pela vitória alcançada. Exibindo uma faixa com os dizeres “Os Guardas Municipais agradece os Vereadores pela aprovação da Lei 016/2015” (a flexão verbal seria agradecem).  O presidente do Legislativo, vereador Alessandro Lôbo, assim como todos os parlamentares presentes à sessão parabenizaram a iniciativa dos guardas municipais em reconhecer os esforços do Poder Legislativo em prol da categoria. 

Os vereadores Édio Pereira (PC do B) e Zé Ribeiro (PT) destacaram a luta vitoriosa da Guarda Municipal de Brumado (Fotos: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Receita Federal paga hoje restituições do 4º lote do Imposto de Renda 2015

  • 15 Set 2015
  • 07:28h

(Foto: Reprodução)

Receita Federal paga nesta terça-feira (15) mais de R$ 2,4 bilhões em restituições aos contribuintes no quarto lote do Imposto de Renda 2015. Fazem parte do lote 2.119.640 contribuintes. Também serão pagas restituições de lotes residuais de 2008 a 2014. As consultas podem ser feitas no site da Receita.O contribuinte pode consultar sua restituição também pelo telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets). As restituições do 4º lote do IR 2015 virão corrigidas em 5,35%, índice correspondente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e setembro de 2015. Geralmente, são liberados sete lotes do IR a cada ano, entre junho e dezembro. Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 14,25% ao ano. Em 2015, o Fisco recebeu 27,8 milhões de declarações de Imposto de Renda até 30 de abril – o prazo legal. Para o exercício de 2014, a correção pela Selic será de 16,27%, de 2013 será de 25,17%, 2012 será de 32,42%, 2011 de 43,17%, 2010 de 53,32%, 2009 de 61,78% e 2008 de 73,85%. Do valor total pago nesta terça, R$ 81 milhões se referem ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 22.109 contribuintes idosos e 2.847 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.


 

Como saber se está na malha fina?

A Receita Federal lembra que os contribuintes podem saber se sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina por conta de erros, omissões ou inconsistências. Para isso, é preciso acessar a página da Receita Federal e consultar o chamado "extrato" do Imposto de Renda – disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Nesse local, o contribuinte consegue saber quais pendências ou inconsistências foram encontradas pelo Fisco na sua declaração do IR. Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Em posse da informação sobre pendências e inconsistências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco e, deste modo, sair da malha fina. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, ela será incluída nos lotes do IR.

Restituição
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

CONTINUE LENDO

Uesb abre inscrições para o vestibular 2016

  • 15 Set 2015
  • 06:51h

(Foto: Divulgação)

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) divulgou a Portaria 1411/15, que altera o período de inscrição do Vestibular Uesb 2016. Agora, os candidatos que desejam participar do processo seletivo podem se inscrever, exclusivamente pelo site do Vestibular, a partir de 15 de setembro até 9 de outubro. Para os seus três campi, a Uesb oferece 1.231 vagas, distribuídas em 47 opções de cursos de graduação. Metade das vagas de cada curso e em cada turno é destinada aos estudantes egressos da Rede Pública de Ensino do Brasil, sendo 70% para candidatos que se autodeclararem negros e 30% para os que apenas declararem ter realizado seus estudos no ensino público.

As provas do Vestibular Uesb 2016 serão realizadas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro nas cidades onde a Universidade atua: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. O processo será realizado em etapa única, com provas objetivas e uma subjetiva: a redação. A exceção fica por conta dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro, os quais submetem os candidatos a uma segunda fase, composta por provas de habilidades específicas. Aqueles que desejam participar da seleção poderão conferir todas as informações noEdital 125/15, como também no quadro de vagas para o primeiro semestre e para osegundo semestre. Para outros detalhes, entre em contato com a Copeve pelos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail [email protected]. Por meio das nossas mídias sociais oficiais (FacebookInstagram e Twitter), você também pode acompanhar todas as novidades sobre o Vestibular. (Ascom Uesb)

CONTINUE LENDO

Dormir muito ou pouco demais pode aumentar risco de doenças cardíacas

  • 14 Set 2015
  • 20:00h

(Foto: Reprodução)

Um estudo realizado por cientistas da Coreia do Sul apontou que dormir demais ou muito pouco pode levar a um processo de "endurecimento" nas artérias em adultos. "Muitas pessoas, até um terço ou um quarto da população em geral, sofrem de sono inadequado, ou de duração insuficiente de sono ou mesmo de sono de má qualidade", explicou o pesquisador Chan-Won Kim, do Hospital Kangbuk Samsung, da Escola de Medicina da Universidade Sungkyunkwan, em Seul, à Reuters. A relação entre o sono inadequado e o aumento do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral já foi demonstrado em diferentes pesquisas, segundo o jornal O Globo. "Em contraste, estudamos se o sono de duração ou de qualidade inadequada seria ligado aos marcadores precoces de doença cardíaca em adultos saudáveis e assintomáticos livres tal moléstia", disse Kim. A pesquisa analisou mais de 47 mil homens e mulheres, com média de 42 anos de idade. Todos completaram um questionário sobre sono e foram testados para detectar lesões de cálcio e placas nas artérias. Aqueles que dormiam pouco tinham 50% mais cálcio em suas artérias coronárias do que aqueles que dormiam sete horas por noite. Já voluntários que dormiam mais de sete horas tinham 70% mais cálcio. "Quanto maior o escore de cálcio coronariano, maior o risco de ter um ataque cardíaco no futuro", afirmou o cientista.

Lava jato já bloqueou cerca de R$ 1,5 bilhão em bens; lista tem carros, hotéis e animais

  • 14 Set 2015
  • 19:02h

Foto: Rodrigo Rangel / VEJA

Os bens apreendidos e bloqueados desde o início da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, já somam pelo menos R$ 1,5 bilhão, estima o Ministério Público Federal (MPF). Na lista de patrimônios administrados pelos responsáveis estão não só contas bancárias e dinheiro em espécie, mas tambémHOTÉIS, carros de luxo, lanchas, obras de arte e até animais. Segundo a Folha de S. Paulo, a Justiça ainda precisa providenciar uma forma de manter a conservação dos materiais. Uma das sugestões seria criar um órgão específico para este fim. Nos acordos de delação com a Justiça Federal, o doleiro Alberto Youssef se comprometeu devolver mais de R$ 45 milhões em bens, como hotéis na Bahia, São Paulo e Paraná, e o ex-diretor da Petrobras deve devolver uma lancha. Já um delator não identificado se comprometeu em vender cavalos de raça obtidos com os valores desviados e depositar o dinheiro em uma conta vinculada ao processo. Uma das alternativas encontradas, por enquanto, foi o leilão antecipado de bens como carros de luxo. O dinheiro ficará bloqueado até o fim do processo.

Advogado Tiago Amorim assume a presidência do PSD de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 14 Set 2015
  • 17:37h

Dr. Tiago Amorim ao lado do presidente estadual do PSD Otto Alencar durante o Iº Encontro Estadual nesta segunda-feira em Salvador (Foto: Brumado Urgente)

As eleições municipais de 2016 em Brumado parecem que vão ser marcadas mesmo pelo “sangue jovem”, ou seja, pela renovação de quadros e lideranças, que devem promover um processo de grande oxigenação do meio político brumadense. Dentro desta tendência cada vez mais patente, mais um jovem vem assumir o papel de protagonista, prometendo fazer a diferença em suas ações e atitudes. Com um histórico muito positivo e carregando dentro de si o DNA da Política, Dr. Tiago Amorim confirmou nesta segunda-feira (14), que assumiu oficialmente a presidência do PSD de Brumado, que estava nas mãos de Guilherme Bonfim, irmão do deputado Vitor Bonfim, mas que, a partir de agora, ficará sob a “tutela” do casal Pereira Santos e de seu grupo. Vale ressaltar que Edmundo e Marizete foram os que convidaram o jovem advogado para assumir a legenda, visando é claro, operacionalizar seu planejamento eleitoral para 2016. O Brumado Urgente falou, por telefone, com Dr. Tiago Amorim, o qual, inclusive, participou nesta segunda-feira (14), na sede da UPB em Salvador, do Iº Encontro Estadual do PSD na Bahia ao lado do vice-governador Otto Alencar, que é presidente estadual do partido. “Quero agradecer em primeiro lugar a confiança em mim depositada por Edmundo e Marizete que me convidaram para presidir o PSD de Brumado. Prometo dar o melhor de mim nessa nova missão”, destacou o advogado que ainda relatou que “acredito que a juventude tem que ter uma participação muito maior na política, então, diante disso, aceitei o desafio de comandar este partido que está crescendo de forma muito sólida em nosso estado. Iremos realizar um planejamento com um dinamismo diferenciado e, com a cooperação de nossos correligionários, escreveremos uma nova história na política brumadense”. 

Gino & Geno convida para a Cavalgada da Amizade que acontecerá no dia 22 de novembro, em Brumado

  • 14 Set 2015
  • 16:30h

(Divulgação)

Não há como negar, a dupla GINO & GENO está entre as mais populares do Brasil. Com quase 41 anos de estrada e de bem sucedida trajetória, os cantores se apresentarão pela primeira vez em Brumado, e gravaram um vídeo convidando para a Cavalgada da Amizade. O evento já está em sua 3° edição e como sempre, promete balançar os amantes e apaixonados por Cavalgadas de toda Bahia. O espetáculo chamado Cavalgada da Amizade, que é considerada uma das maiores e mais organizadas da região sudoeste acontecerá no dia 22 de novembro, no Parque de Exposições. Além de uma mega estrutura, o evento conta ainda com serviço All inclusive, com comidas e bebidas a vontade e shows com a dupla Gino & Geno e as bandas; Trio Capu de Fusca, Ed Rossi e Gilvan da Paraíba. Adquira o seu ingresso com preço promocional de primeiro lote em Tiazinha distribuidora, Bar do Rei, W Man, Selaria Silveira na Praça do Mercado, Bocas Grill e comissários autorizados - somente R$ 100,00. O evento conta ainda com o Camarote Premium. Maiores informações, 77 9968 2901 ou 9807 3363. Confira o convite da dupla: 

Deputados votam esta semana texto que altera Estatuto do Desarmamento

  • 14 Set 2015
  • 16:12h

(Foto: Reprodução)

Em quatro dias, deputados podem decidir se mudam ou não as regras previstas no atual Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826). Criado há 12 anos, o estatuto, no período de 2003 a 2014, resultou na retirada de circulação de mais de 130 mil armas no país. A proposta, na época, era adotar uma medida para reduzir o número de homicídios. Hoje, muitos parlamentares questionam a eficácia da lei. Na última semana, o relator do PL, deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), apresentou substitutivo ao que foi proposto por Peninha. Carvalho recuou em muitos pontos, retomando previsões do estatuto, como a quantidade de munições permitidas por ano e mantendo requisitos criados para o come rcio de armas de fogo, munic o es e acesso rios. Por outro lado, fez alterações polêmicas, reduzindo, por exemplo, a idade minima exigida para a aquisição de armas, de 25 para 21 anos.

“Como o Congresso pode aprovar a redução da maioridade e uma pessoa com 21 anos continuar sem poder comprar uma arma? Isso é uma incoerência”, afirmou. São pontos como esse que prometem esquentar a sessão de votação, marcada para o próximo dia 17. Na reunião em que foi apresentado o parecer, a divisão de opiniões já tinha ficado clara e um pedido de vista adiou a decisão sobre o texto que, se aprovado, vai ao plenário da Câmara para depois ser apreciado pelo Senado. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que foi contrário à redução da maioridade penal, segue a mesma linha em relação à mudança do limite para o acesso a armas. O parlamentar cita outros pontos do texto que, segundo ele, devem ser integralmente rejeitados, como a ampliação do direito ao porte para outras categorias, além das previstas pelo estatuto. O relator incluiu na relação de categorias com direito ao porte, deputados, senadores, agentes de trânsito, aposentados das polícias e das Forças Armadas e servidores do Poder Judiciário, entre outros profissionais. “Ele [o relator] permite o porte de arma para uma série de categorias, entre as quais a dos taxistas. É risco maior para os próprios taxistas, seja porque no trânsito normalmente há conflitos, seja porque serão vistos como alvos fáceis de ladrões que queiram roubar armas. É uma irresponsabilidade”, disse Molon. Para ele, a proposta “é preocupante” porque cria condições para que um número maior de pessoas tenha acesso a arma, “aumentando o risco para a sociedade”. Da mesma opinião, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que a flexibilização do estatuto “é uma forma de dizer que queremos uma guerra na sociedade civil”. Segundo Valente, o movimento pela revogação da atual lei é resultado da pressão da indústria de armamento nacional. É uma violação da cultura da paz”, completou. O relator Laudívio Carvalho reagiu, garantindo que o parecer não tem esse objetivo. “Não estamos armando a população, Estamos devolvendo o direito de defesa ao cidadão a partir do momento em que o Estado é incompetente para garantir a segurança”, defendeu, destacando levantamentos que mostram a ocorrência de mais de 50 mil mortes anualmente por arma de fogo, “que não são causadas por cidadãos de bem”.


Registro e porte

Alvo também de críticas, o ponto do substitutivo que trata do registro e porte de armas traz uma mudança significativa em relação às normas atuais. Enquanto o estatuto define que a validade dessas duas certidões é três anos, sendo exigida a repetição de exames periódicos para que sejam renovadas, Carvalho estabelece, em seu texto, que o registro das armas de fogo será feito apenas uma vez. Para o relator, o documento equivale a um título de propriedade com validade nacional e, por isso, “não teria sentido uma renovação perio dica”. O registro dá direito exclusivamente a ter a arma dentro de casa ou nos limites de propriedades rurais e dependências. O relator lembrou que mesmo com validade indeterminada, “o registro pode ser cassado se o cidadão cometer alguma ilicitude. Isso é um incentivo para tirar as armas da ilegalidade, porque uma pessoa que tem que sair, por exemplo, de uma propriedade rural para renovar o registro acaba não indo”, afirmou. A validade do porte de arma, de acordo com o parecer, passa dos atuais três anos para dez anos. Carvalho garantiu que, mesmo com essas alterações, o texto endurece a atual lei. O argumento do parlamentar é que, além de manter a exigência dos exames previstos no Estatuto do Desarmamento para conceder registro e porte, ele incluiu novas obrigatoriedades, no caso de porte. “Eu endureci a lei. No atual estatuto, para ter o registro e porte, você precisa se submeter a exames. Agora, você faz uma única vez. No relatório, mantenho a exigência para porte e acrescento a obrigatoriedade de um curso de capacitac a o especi fica, com durac a o mi nima de dez horas e aprovação em prova prática”, disse. No parecer, Carvalho sugere que o cadastramento de armas seja sempre gratuito, para tornar a iniciativa mais atrativa e aumentar o controle. As explicações não convenceram os parlamentares, que preferem a manutenção do Estatuto do Desarmamento. Tanto a ampliação do prazo para porte quanto a eternização do registro dificultam o controle sobre como são e quais são as armas que estão no Brasil. [A validade de três anos prevista no estatuto] é uma maneira de saber quantas e quais armas foram roubadas”, avaliou Alessandro Molon. Molon defendeu a rejeição total do texto, mas admite que há chances de a proposta ser aprovada na comissão especial. “Mas, em plenário, minha expectativa é que seja rejeitada. Se for para mudar o estatuto, tem que ser para torná-lo mais rígido”, defendeu.


Munições e armas

Em relação ao texto original apresentado para revogar o Estatuto do Desarmamento, Carvalho recuou na alteração do número de armas permitidas. Enquanto o autor do PL sugeriu que a quantidade passasse para dez por cidadão, o relator considerou que seis armas de fogo, como previsto na lei vigente, são suficientes. Nessa relação é possível ter duas armas curtas de porte, duas armas longas de alma raiada e duas armas longas de alma lisa. Tambe m ficou mantidao número ma ximo anual de 50 cartuchos para cada arma de fogo de uso permitido, com exceção para atividades de cac a e tiro desportivo por colecionadores, atiradores e cac adores desportivos e para uso diretamente em estandes, agremiac o es de cac a, escolas de tiro e empresas de instruc a o de tiro. “O deputado Peninha propôs mudar para 50 munições por mês. Estou mantendo 50 munições por ano porque é o suficiente, mesmo com o argumento de pessoas que defendem mais para que possam treinar. O treinamento tem que ser feito nas escolas de tiro e não em uma propriedade”, afirmou.

 

Punições

Carvalho manteve os requisitos exigidos para a concessa o do porte e criou categorias de armas no lugar das classificações por arma especi fica. Nesse caso, se o cidada o tem o porte para categoria armas curtas de repetic a o, ele podera portar um revo lver nos calibres 38, 32 ou 22. Caso seja habilitado para mais de uma categoria, todas terão que ser descritas no Certificado de Registro de Porte de Armas de Fogo. O relator lembrou que as atuais tipificações de crimes relacionados foram conservadas e sugeriu o agravamento de algumas penas. “Quero tirar da clandestinidade aquele que foi empurrado pelo atual estatuto e dizer que a lei é pesada. Não afrouxei a lei, pelo contrário”, afirmou, ao comparar a pena mínima para porte ilegal de arma – que varia entre 1 e 3 anos, de 2 a 4 anos e, dependendo das circunstâncias da prática, de 12 a 20 anos, segundo o substitutivo. (EBC)

CONTINUE LENDO

Governo acerta corte de pelo menos R$ 20 bilhões no Orçamento de 2016

  • 14 Set 2015
  • 15:36h

(Foto: Reprodução)

O clima é de expectativa nesta segunda-feira (14), porque o governo pode anunciar a qualquer momento um corte de gastos para fechar as contas do ano que vem. O governo acertou um corte de gastos de pelo menos R$ 20 bilhões. Uma economia é para cobrir o rombo de R$ 30,5 bilhões no Orçamento que já foi enviado ao Congresso. Não é o suficiente. É uma matemática difícil porque ainda é preciso economizar outros R$ 35 bilhões para pagar os juros da dívida. E tentar fechar o ano que vem com uma poupança de 0,7% do PIB – o chamado superávit primário. O que todo mundo quer saber é de onde vai sair esse dinheiro todo. A tesoura está afiada até porque só o corte de gastos não será suficiente para fechar as contas do governo. E também vem aumento de impostos por aí.

 

A ordem é cortar na carne até no osso. O plano é cortar cargos comissionados. São cargos nos ministérios, muitas vezes ocupados por alguém que conhece algum político aliado do governo. Neste domingo (13), a lista do que vai ser cortado foi passada e repassada em uma reunião da presidente Dilma com ministros da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil. Difícil acertar esses cortes e não magoar os aliados lá do Congresso. Outros cortes até mais significativos virão de investimentos, cortes de ministérios. E os programas sociais, já afetados na primeira proposta de Orçamento, vão sofrer novos cortes. O governo vai ainda revisar contratos, tentar reduzir preços de compras e até vender imóveis da união. A ideia, antes de mais nada, é levar as propostas para os presidentes da Câmara e do Senado.  Daqui a pouco, por isso mesmo, tem reunião da presidente Dilma com principais assessores e ministros para fazer um ajuste final. E a meta é manter, sim, o compromisso de fazer economia para pagar os juros da dívida, um superávit de 0,7% do PIB. O governo fala em propostas de melhoria da arrecadação. E um caminho para aumentar a arrecadação, é claro, é aumento de impostos.

CONTINUE LENDO

Brumado: Menina é agredida com mangueira pela mãe por ter pegado pão do irmão

  • Brumado Urgente
  • 14 Set 2015
  • 14:32h

(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente )

Na manhã desta segunda-feira (14), na Escola de Tempo Integral Maria Iranilde Lôbo foi notada uma criança de apenas 09 anos com hematomas na face, nas costas e nas pernas. Os colegas foi quem perceberam e comunicaram com a direção da Escola. Ao apurar o caso descobriu-se que a mãe havia dado uma surra de mangueira na criança, por ter pegado o pão que seria do irmão. Tal atitude despertou uma grande indignação nos brumadenses. De acordo com informações, a Polícia já enviou uma intimação para a mãe da menina e pode ser presa por ter praticado violência doméstica. 

Cerca de 800 mil pessoas participaram da 14ª edição da Parada Gay da Bahia, diz GGB

  • 14 Set 2015
  • 14:01h

Foto: Amanda Palma

A 14ª edição da Parada Gay da Bahia começou no final da manhã deste domingo (13), com diversas atividades culturais e muita música. De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), cerca de 800 mil pessoas participaram do evento. Logo pela manhã, ocorreu a entrega dos troféus de honra ao mérito da Diversidade Cultural LGBT à Adida de Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Beata Angélica, e ao Facebook. A homenagem aconteceu devido à aprovação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo nos EUA no início deste ano. 

“É uma honra receber esse prêmio, estou muito feliz e honrada de representar o país”, disse Beata Angélica. Para ela, a Bahia tem uma energia diferente na luta LGBT. “Eu acho que existe essa energia, que a gente não encontra em outro lugar do mundo. As pessoas aqui têm o coração cheio de entusiasmo para lutar pela comunidade LGBT”, afirmou.  A  estudante Tais Vilas Boas, 17 anos, que foi junto com a noiva, a vendedora Joane Souza, 24 anos. “As pessoas acham que entre um casal homossexual não existe amor, nem respeito. Aqui é o momento de mostrar o contrário, que em todas as situações existe amor e carinho”, contou ao CORREIO. Esse ano, os padrinhos da Parada foram Vovô do Ilê Aiyê e José Medrado. No período da tarde, com a saída dos trios elétricos do Campo Grande, houve um esvaziamento. (Correio)

CONTINUE LENDO

Homem morre em batida frontal entre carro e van em Vitória da Conquista

  • 14 Set 2015
  • 13:00h

Acidente ocorreu no anel rodoviário da BR-116. (Foto: Divulgação/ PRF-BA)

Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente no anel rodoviário, no trecho urbano da BR-116, em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, na madrugada de domingo (13). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro e uma van bateram de frente. O condutor do carro faleceu no local do acidente. Dois ocupantes da van tiveram escoriações leves e foram levados para o Hospital São Vicente. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. Os veículos estão no pátio da PRF em Vitória da Conquista para passar por perícia. Do G1 BA

Mães poderão amamentar durante provas de concursos

  • 14 Set 2015
  • 11:53h

(Foto: Reprodução)

Uma boa notícia para as mamães concurseiras recém-paridas. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou, esta semana, o projeto de lei que garante às mães o direito de amamentar durante as provas de concursos públicos na administração direta e indireta da União. De acordo com a proposta, a mãe terá o direito de amamentar cada filho, se tiver mais de um, em intervalos de duas horas, por até 30 minutos cada um e o tempo gasto no processo será compensado por igual período durante a realização da prova. O projeto estabelece ainda que a mãe indique um acompanhante responsável pela guarda da criança durante a realização do certame. No entanto, só será garantido esse direito às mulheres que solicitarem aos organizadores da seleção, mediante um prazo a ser determinado em edital. Para que não haja favorecimento em relação aos outros candidatos, a amamentação deverá ser acompanhada por um fiscal. Se não houver recurso, o projeto de lei seguirá para a Câmara dos Deputados para que seja votado no plenário.