Comarca de Brumado convoca interessados em servir como jurados

  • 09 Out 2015
  • 09:22h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Todos os cidadãos, homens e mulheres, a partir dos dezoito anos de idade, de notória idoneidade ou boa conduta social, residentes nos municípios de Brumado, Aracatu ou Malhada de Pedras, que no período de 25 de setembro a 26 de outubro de 2015, que os interessados em servir como jurados, em futuros julgamentos a serem feitos pelo Tribunal do Júri da Comarca de Brumado, poderão comparecer ao Cartório Criminal, no Fórum Duarte Moniz. O mesmo está situado na Rua Rio de Contas, próximo ao Hospital Municipal Magalhães Neto, e manifestar sua pretensão, possibilitando a inclusão do nome na lista geral de jurados a serem sorteados. A manifestação também poderá ocorrer por qualquer outro meio idôneo, inclusive por correspondência endereçada ao Cartório Criminal, contendo assinatura, nome e endereço completo.

Outros esclarecimentos poderão ser obtidos via telefone 3441-5322 ou 3441-7181.

Johnson & Johnson abre inscrições para Programa de Trainee 2016

  • 09 Out 2015
  • 08:34h

(Foto: Reprodução)

A Johnson & Johnson abriu inscrições para o seu Programa de Trainee 2016 com 25 vagas. Para se candidatar, o interessado deve ter concluído a graduação superior entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015, ter inglês fluente e disponibilidade para viagens e mudanças de cidades. O cadastro poderá ser feito até 3 de novembro, pelo site da empresa. O programa conta com duração de dois anos e mais um de acompanhamento pós-processo, com oportunidades em diversas áreas da empresa. A iniciativa tem como objetivo identificar jovens talentos para investir em seus potenciais. Os profissionais devem ser das áreas de Marketing, Vendas, Finanças, TI, Pesquisa e Desenvolvimento, Supply Chain, Manufatura, Procurement, entre outras. Além do salário compatível com o mercado, a empresa oferece ainda benefícios como assistência médica e odontológica, previdência privada, seguro de vida, estacionamento, refeitório no local ou vale-refeição, bônus referente ao desempenho individual e da companhia. Os trainees Johnson & Johnson recebem treinamentos em competências fundamentadas nos imperativos de liderança da companhia, tais como: Tomada de Decisão, Construção de Relacionamento e Gestão de Parcerias; Gestão de Mudanças e Riscos e Planejamento Estratégico; Influência, Efetividade Pessoal e Mentoria;  Excelência em Execução e Resultados, Liderança Inspiradora e Gestão de Projetos.

Irajuba: Agências do Bradesco e Correios são explodidas

  • 09 Out 2015
  • 07:47h

(Foto: Reprodução)

As agências do Bradesco e dos Correios da cidade de Irajuba, sudoeste do estado, foram explodidas na madrugada desta sexta-feira (9). Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos chegaram em um carro branco, por volta de 1h, e usaram dinamites para explodir as agências, que ficam cerca de 50 metros próximas uma da outra. Os imóveis ficaram destruídos após os ataques. Os criminosos conseguiram levar dinheiro, mas a polícia não soube informar a quantia. Ainda conforme a PM, o grupo chegou a atirar para cima durante a ação, mas ninguém ficou ferido. A polícia realiza buscas na região para identificar e localizar os suspeitos.

Brumado: Adonato Moreira reitera o seu apoio ao gestor municipal

  • Brumado Urgente
  • 09 Out 2015
  • 07:05h

Foto: Arquivo pessoal

Em entrevista realizada na tarde desta quinta-feira (08), o empresário Adonato Moreira falou com exclusividade ao Brumado Urgente a respeito do atual momento vivido pela administração municipal. E afirmou que a ocasião é desafiadora e exigirá do gestor muita garra. Contudo, continua firme apoiando e acreditando numa volta por cima do prefeito Aguiberto. E frisou que ‘todos nós temos que fazer nossa parte, ficar só reclamando não melhora em nada as coisas. A atual crise vivida pelo o país, e os cortes feitos pelo governo federal, sobretudo em áreas de fundamental importância como saúde e educação, impactou basicamente todos os municípios do Brasil, e em Brumado não foi diferente, todavia, a hora é de se buscar alternativas para solucionar os problemas e, dentro deste contexto estamos de braços abertos para apoiar o gestor no que for possível, pois, as famílias brumadenses precisam marchar unidas e confiantes em dias melhores, e com fé em Deus e norteado em valores cristãos já vislumbramos um futuro melhor’.

Terceiro dia de greve tem 100% dos bancos públicos paralisados em Vitória da Conquista

  • Ascom . SEEB
  • 09 Out 2015
  • 06:32h

(Foto:Ascom | SEEB )

Neste terceiro dia de greve, a categoria contou com uma adesão ainda maior dos bancários ao movimento. Nas 45 cidades que compõem base territorial do Sindicato de Vitória da Conquista e Região, 100% dos bancos públicos estão com as atividades suspensas. No total, 80% das agências estão sem funcionamento na base do SEEB/VCR, com aproximadamente 850 bancários paralisados. Na manhã de ontem (8), as mobilizações se intensificaram com a participação ativa da categoria, que utilizou o carro de som para esclarecer a população sobre as reivindicações e os motivos que levaram os bancários à realização da greve. Para o vice-presidente do Sindicato, Bruno Maia, o movimento continua mostrando sua força, mas é preciso pressionar cada vez mais.

Na estreia das Eliminatórias, Chile faz 2 a 0 e vence o Brasil depois de 15 anos

  • 09 Out 2015
  • 06:17h

(Foto: Reprodução)

A Seleçao Brasileira começou com o pé esquerdo nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Jogando em um Estádio Nacional lotado, a equipe comandada por Dunga foi derrotada pelo Chile por 2 a 0 e tem a sua pior estreia na qualificatória para um Mundial de futebol. Apático, o time canarinho não esboçou muitos lances de ataque e viram La Roja quebrar um tabu de 15 anos contra o Escrete Canarinho. Com formações bastante distintas, Brasil e Chile iniciaram o confronto timidamente com os anfitriões explorando as laterais para chegar ao gol adversário. Sendo assim, o primeiro lance de perigo aconteceu aos quatro minutos, quando Vargas chutou cruzado para defesa de Jefferson. Tocando mais a bola, o Brasil esperava uma falha na defesa do seu adversário para poder surpreender em um lance de velocidade. Entretanto, foi em um lance de falta que a Seleção conseguiu chegar ao gol de Bravo. Aos nove, Hulk chutou firme e rasteiro passando perto da meta chilena. Mesmo sem muita efetividade dos dois lados, o Chile demonstrava melhor domínio e conseguia levar a bola até o gol canarinho. Já a equipe comandada por Dunga explorava os cruzamentos para furar o bloqueio feito pela defesa da Roja no Estádio Nacional.

Instagram estuda lançar versão do aplicativo proibida para menores

  • 08 Out 2015
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

Famoso por censurar imagens que contenham nudez, o Instagram, ao que tudo indica, começa a considerar a hipótese de liberar conteúdo mais adulto em sua plataforma. Durante a Vanity Fair’s New Establishment Summit, na terça-feira (6), em San Francisco (EUA), o cofundador da rede social Kevin Systrom disse que a empresa discute a possibilidade de criar uma nova versão do serviço, com censura para menores de idade. O debate coincidiu com o aniversário de cinco anos da plataforma. O evento, que também contou com a atriz da série “Girls” Lena Dunham e com Katie Couric, do Yahoo!, começou com um debate sobre o que a dupla pensa sobre o Instagram e, rapidamente, passou a abordar a política a rede social sobre nudez, tópico cada vez mais presente, conforme a base de usuários da plataforma aumenta. Katie, então, perguntou a Systrom se ele consideraria criar uma versão do app proibida para menores.“Tivemos diversas discussões sobre o assunto”, disse o cofundador, que ressaltou que um dos problemas seria decidir “o que seria censurado” na rede. “Não somos do negócio pornográfico”, acrescentou, “nós focamos em as pessoas poderem se expressar de diversas formas”. Nudez têm sido um tópico bastante controverso para o Instagram conforme a empresa tenta achar o equilíbrio apropriado para a livre-expressão. Críticos acusam a rede social de priorizar a censura a fotos de corpos femininos. A plataforma também depende de sua própria comunidade para reportar conteúdos inapropriados. Systrom afirmou que a nudez em si não é banida dentro do Instagram, embora não tenha especificado os critérios utilizados, o que torna a política da plataforma pouco claras.

Brumado: Greve dos professores e servidores municipais aprofunda a crise administrativa no município

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 08 Out 2015
  • 19:22h

A greve foi decida por maioria em uma assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (08) (Foto: Brumado Urgente)

Após a suspensão dos serviços de atendimento por parte dos médicos no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que produziu uma crise na área de saúde, a qual ainda não foi equalizada, na tarde desta quinta-feira (08), após uma exaustiva mesa de negociações, foi deflagrada, após uma assembleia realizada no Clube do Sindicato dos Mineradores, a greve, por tempo indeterminado, das categorias dos professores e servidores públicos municipais. A assembleia, que foi comandada por representantes da APLB e Sindsemb, aconteceu em clima de indignação e mostrou que as categorias estão unidas e dispostas a enfrentar as consequências da decisão tomada. Juntamente com a greve, inúmeras manifestações serão realizadas em frente ao Paço Municipal durante todos os próximos dias, tendo na próxima quinta-feira (15), uma dimensão maior, já que os professores prometem realizar um ato simbólico de lavada das escadas da prefeitura municipal. Com a decisão a crise que já era preocupante, se avolumou, pois afeta diretamente milhares de famílias brumadenses que terão que deixar de levar seus filhos para a escola. Já na questão dos servidores não se espera uma adesão tão robusta, o que não deverá prejudicar muito a máquina pública. Espera-se que medidas urgentes para resolver o impasse sejam logo tomadas pela administração municipal, já que o diálogo parece esgotado. 

Após as negociações terem se encerrado sem um acordo, a greve era previsível (Foto: Brumado Urgente)

Messi será julgado por fraude fiscal e pode pegar até 22 meses de cadeia

  • 08 Out 2015
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

Se recuperando de uma lesão no joelho, o atacante Lionel Messi e seu pai, Jorge Horacio, seguem envoltos em uma novela sobre um suposto esquema de fraude fiscal. E nesta quinta-feira (8) a história ganhou mais um capítulo. De acordo com o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, os dois vão ser julgados e caso seja condenado, o jogador pode pegar até 22 meses de detenção.  O Fisco espanhol chegou a pedir que apenas o pai de Messi fosse julgado por criar empresas de fachada para fraudar 4,16 milhões de euros do uso de imagem do jogador entre os anos de 2007 e 2009, em paraísos fiscais como Uruguai, Suíça e Belize, mas o juiz encarregado do caso negou o pedido.  De acordo com a Procuradoria Geral "não se deve considerar impune a quem usa terceiros para situações fraudulentas".  O órgão não aceitou as justificativas de que o jogador não sabia como seu patrimônio era administrado e não estava ciente das ações do pai, que pode pegar até 18 anos de prisão por ser considerado o principal responsável pelas fraudes.   Ainda de acordo com a Justiça espanhola, Jorge Horacio iniciou o esquema de fraudes quando Messi ainda era menor de idade. Após o jogador completar 18 anos, ele seguiu tomando as decisões e administrando a carreira do filho. Em depoimento, Jorge assumiu toda a responsabilidade nas atitudes ilícitas e afirmou que a participação do atacante do Barça foi 'meramente formal'. A Procuradoria também rejeitou os argumentos e impediu que Messi fosse retirado do processo. 

Aplicativo identifica quais medicamentos pessoas alérgicas podem consumir

  • 08 Out 2015
  • 17:06h

(Foto: Divulgação)

Um aplicativo brasileiro pode ser a solução para alérgicos que têm dúvidas sobre quais medicamentos pode consumir. Criado por Fábio Morato Castro, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o "Alergia a Medicamentos" permite que o paciente registre a quais princípios ativos é alérgico. No momento da compra, é possível digitar o nome do medicamento para que o app identifique se o usuário pode tomá-lo ou não. Segundo descrição, a ferramenta foi desenvolvida com a consultorias de médicos especialistas em imunologia clínica e alergias. Todos os remédios registrados no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agosto de 2015 estão cadastrados no banco de dados do app, que está disponível para sistema Android e iOS. O desenvolvedor alerta ainda que o uso do aplicativo "nunca deverá substituir a opinião de seu médico".

Faculdade mineira anuncia curso de Medicina em Guanambi antes de autorização do MEC

  • 08 Out 2015
  • 16:18h

(Foto: Reprodução)

A Faculdade Integrada Pitágoras (FipMoc) anunciou, em seu boletim institucional, a implantação de um curso de Medicina no município de Guanambi, no Sudoeste baiano, supostamente sem a devida autorização do Ministério da Educação. "O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC) selecionaram as Instituições de Ensino Superior a inserirem novos cursos de graduação para Medicina em 36 municípios brasileiros. Devido à qualidade de excelência em infraestrutura e propostas pedagógicas, as Faculdades Integradas Pitágoras, de Montes Claros (MG), foram selecionadas a implantarem o curso de graduação médica em Guanambi", diz o texto. No entanto, informações da coluna Expresso, da revista Época, apontam que o o curso ainda não está autorizado pelo MEC, o que inviabilizaria o anúncio. "Ainda não sabemos se o curso será autorizado. O resultado final da chamada pública de novos cursos de Medicina está previsto para ser divulgado no dia 23 de outubro", diz uma nota da pasta.

Weliton Lopes homenageará matriarca Rita Ataíde com Moção de Aplauso

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 08 Out 2015
  • 15:38h

(Foto: Arquivo Familiar)

Na próxima terça-feira (13.10) o vereador Weliton Lopes estará apresentando Moção de Aplauso a Sra. Rita Alves Ataíde em homenagem a sua história de vida ao longo de seus noventa anos de idade. O vereador Weliton Lopes declarou que para ele é uma grande satisfação poder na semana do aniversário de Dona Rita Alves Ataíde, que estará completando 93 anos de idade no próximo dia 17 de outubro, também prestar homenagem a essa mulher exemplar, que é motivo de orgulho não só para seus familiares, mas também a todos que têm o prazer de poder estar em sua companhia. Rita Alves Ataíde foi professora, sua grande paixão. Sua religiosidade também sempre foi e ainda o é muito viva, devota de Nossa Senhora Aparecida foi a responsável em organizar durante vinte e cinco anos grande romarias a cidade que leva o nome da Santa. Com toda essa determinação, que lhe é peculiar, não poderia deixar de participar de momentos históricos da política brumadense, tendo inclusive filhos que militam, ainda hoje, ativamente na política da cidade. Sua preocupação com o social também sempre foi muito evidente realizando trabalhos em prol das famílias mais carentes. Sua neta Ednéia foi a autora de um livro no qual contou a história dessa mulher determinada e de muita garra, que aos seus noventa anos de vida ainda continua a ser a fortaleça de uma família, que possui bases estruturadas e de muita união. Recentemente foi agraciada com a entrega de selo oficial dos correios com sua imagem. Antecipadamente, em nome de toda família, Ednéia Ataíde, agradece ao vereador Weliton Lopes pela homenagem que estará prestando a “Vó Rita”, pessoa extraordinária, que não só é o alicerce de uma família, mas também é a história viva de Brumado. “Ela com certeza é merecedora de todo o nosso reconhecimento, afeto e amor”, destacou Ednéia.

Comissão em prol da Reinstalação da Defensoria Pública em Brumado entregará certificado de reconhecimento pela atuação na causa

  • 08 Out 2015
  • 15:34h

(Foto: Divulgação)

A Comissão em prol da Reinstalação da Defensoria Pública em Brumado se reuniu na manhã desta quinta-feira (08.10) para juntos definirem sobre a entrega de certificado de reconhecimento a todos que participaram ativamente desta importante ação promovida para a reinstalação do órgão na cidade. Todos foram unânimes em reverenciar a ideia, visto que foi em razão da grande mobilização de todos que a população de Brumado e das cidades vizinhas de Malhada de Pedras e Aracatu, voltarão a serem beneficiadas com a Defensoria Pública Estadual.  Para os membros da Comissão é de suma importância o reconhecimento da importância da união e do efetivo trabalho realizado, quando a parcela de contribuição de cada um foi imprescindível. “Sem o apoio que recebemos de representantes da sociedade civil e organizada não teríamos conseguido esta importante vitória. Portanto, nada mais justo que entregar este certificado de reconhecimento ao trabalho concretizado”, declararam. Dentre os que receberão a homenagem já podemos citar o nome dos juízes de Direito, Dr. Genivaldo Guimarães, Dra. Leonor Abreu, da defensora pública (aposentada), Dra. Angélica Coelho, do promotor, Dr. Paulo César Azevedo e do prefeito Aguiberto Lima Dias.  

AL-BA homenageia 85 anos da Associação Baiana de Imprensa

  • 08 Out 2015
  • 15:22h

Fotos: Luana Ribeiro / Bahia Notícias

Por sugestão da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou sessão na manhã desta quinta-feira (8) em homenagem aos 85 anos da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Para Fabíola, a imprensa forte é condição para uma democracia livre. “Temos que exacerbar essas homenagens para continuar travando essa luta democrática, mas também inspirar os jovens jornalistas a buscar a notícia e nunca perderem duas qualidades: a curiosidade e a capacidade de se indignar”, apontou. A cerimônia, ocorrida a partir das 9h30 no plenário da Casa, teve a participação do presidente da ABI, Walter Pinheiro, e de membros da direção da entidade, além do presidente da Assembleia Geral da ABI, Samuel Celestino, que presidiu a associação por 25 anos.  Entre as autoridades presentes, estavam o governador em exercício, João Leão (PP), o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo, a senadora Lídice da Mata (PSB) e a juíza Marielza Brandão, presidente da Asssociação de Magistrados da Bahia (Amab).  Ao Bahia Notícias, Pinheiro destacou o papel “inconteste” da imprensa para ampliar a transparência das ações governamentais, além da divulgação de informações de interesse público. “Com essa homenagem, claro que as responsabilidades sobrepesam ainda mais os nossos ombros e haveremos de continuar, primeiro na defesa do bom jornalismo, combate aos atos de censura, a proteção a quem atua na imprensa, contra as medidas de opressão e perseguição”, afirmou. Também participaram da sessão solene representantes da classe, como a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Marjorie Moura, e a diretora da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Suzana Barbosa.Em pronunciamento breve, Marjorie destacou que a função exercida pelos jornalistas pode “desagradar”, tornando-a “uma profissão perigosa”. 

Suzana, por sua vez, salientou que a Facom sediou o primeiro departamento de Jornalismo na Faculdade de Filosofia (ganhando autonomia em 1987) e ressaltou a necessidade dos jornalistas de buscarem “como desempenhar melhor” suas atividades. Convidado como palestrante, o jornalista e pesquisador Nelson Cadena, membro da ABI e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), fez um apanhado sobre a história da fundação da entidade, desde os tempos da Associação Tipográfica da Bahia, que está na origem do surgimento da ABI. O presidende da AL-BA, Marcelo Nilo, encerrou a sessão, ressaltando o papel do jornalismo no momento vivido pelo país atualmente. “Vivemos uma crise econômica, política e, por que não dizer, de credibilidade”, classificou o parlamentar que citou dois fatos ocorridos na última semana para ilustrar o papel da imprensa: a rejeição das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e a suspeita sobre a participação do relator do processo, o ministro do TCU Augusto Nardes, em um esquema de anulação de dívidas fiscais. “Como os brasileiros iriam saber desses dois fatos atípicos no nosso país?”, questionou.

CONTINUE LENDO

Modelo SESI de educação é referência nacional

  • 08 Out 2015
  • 14:41h

Turma do ensino médio articulado em sala de aula (Foto: Marcelo Gandra/Coperphoto/Sistema FIEB)

Há 15 anos, o Serviço Social da Indústria (SESI) adota um modelo educacional diferenciado no Ensino Médio, que consiste na articulação da educação básica com educação profissional. Trata-se do EBEP, metodologia implantada no ano 2000 pelo SESI Bahia e que hoje é replicada em toda Rede SESI de Educação no país, com resultados efetivos. Igor Esquivel, 17, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Djalma Pessoa (SESI Piatã), já estava na Rede SESI quando o EBEP foi implantado. Com o testemunho de quem cumpriu toda a sua formação nas escolas do Sistema SESI na Bahia, Igor faz um balanço positivo. “A Rede SESI é muito preparada para orientar os alunos. Como tive a oportunidade de estudar aqui desde o Ensino Fundamental, pude acompanhar toda a evolução. No Ensino Médio, a escola oferece programas que complementam a formação, como o Conexão Mundo, além de incentivar a participação dos alunos nas olimpíadas de química, matemática e física”, conta Igor, que foi medalhista de bronze na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Química de 2014. O Conexão Mundo é um programa de intercâmbio de inglês que a Rede SESI adota e que prevê etapas presenciais com monitores americanos e viagem aos Estados Unidos.

 

O estudante do ensino articulado é estimulado a encontrar soluções e a desenvolver sua capacidade de investigação e percepção do mundo que o cerca. “Buscamos formar estudantes capazes de encontrar soluções para a melhoria da sociedade e para trabalhar com a perspectiva de inovação”, destaca Cristina Andrade, diretora da Escola Djalma Pessoa e gerente do SESI Piatã, que participou da implantação do ensino articulado na Rede SESI e hoje presta, com sua equipe, consultoria sobre o modelo para todo o país. “Sem descaracterizar o Ensino Médio, na Escola Djalma Pessoa adotamos métodos científicos que incluem a prática da investigação, da pesquisa e da ética. Com isso temos alunos que sabem se posicionar e estão aptos a contribuir quando são solicitados”, arremata Cristina.

Infraestrutura
A Escola Djalma Pessoa tem 1600 alunos cursando o Ensino Médio, distribuídos em 44 turmas. A cada ano são oferecidas 500 vagas para o primeiro ano, sendo 380 reservadas aos alunos da própria Rede SESI e as remanescentes abertas à comunidade. O ingresso se dá por meio de processo seletivo, cujas inscrições iniciam-se em 1º de outubro. A escola onde surgiu o modelo de ensino Ebep é dotada de 14 laboratórios, incluindo o de robótica, onde os estudantes têm a oportunidade de se familiarizar com a tecnologia e desenvolver projetos de pesquisa nos desafios anuais do Torneio de Robótica FLL, que é organizado em todo o Brasil pelo SESI. A Bahia realiza também a seletiva regional da competição, com a participação das equipes dos estudados do Norte e Nordeste.

 

CONTINUE LENDO