- Secom Bahia
- 03 Jul 2016
- 09:00h
(Foto: Divulgação)
Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão reforçar os estudos através das aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que serão exibidas pela TVE Bahia (canal 10.1 digital e canal 2), de segunda a sexta-feira, sempre às 6h30. A primeira aula será exibida nesta segunda-feira (4). O Emitec é uma oferta diferenciada da Secretaria da Educação do Estado de utilizar a tecnologia para levar os conteúdos do ensino médio para mais de 19 mil estudantes de áreas remotas da Bahia. Para Severiano Alves, diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, onde são produzidas as aulas do Emitec, a parceria com a TVE Bahia promove a democratização dos saberes. “Difundir conteúdos atualizados, de qualidade e voltados para o ensino médio, em uma TV aberta, onde qualquer estudante possa assistir, é um avanço significativo na busca pela melhoria da qualidade da educação, além de fortalecer a preparação dos estudantes para o Enem”, afirma. As aulas que serão exibidas foram produzidas em um formato mais dinâmico e customizadas para a televisão, apresentando conteúdos pedagógicos prioritários dos diferentes componentes curriculares e elaborados por professores da rede estadual. “Estas aulas foram pensadas para alcançar o maior número de estudantes. É motivador poder proporcionar estes conteúdos que servem como uma espécie de revisão para o estudante que irá fazer as provas do Enem”, explica a coordenadora executiva do Emitec, Letícia Machado.
Ambiente Educacional Web
Além das aulas exibidas na TVE, o estudante que estiver estudando para o Enem pode acessar as aulas do Emitec que estão disponíveis no Ambiente Educacional (AEW) do Portal da Educação. Produzido pelo Instituto Anísio Teixeira, por meio do programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira, o Ambiente Educacional Web abriga mais de 3,7 mil conteúdos educacionais produzidos e catalogados por professores da rede estadual. As aulas do Emitec no AEW também podem ser acessadas por dispositivos móveis (smartphones e tablets) e estão disponíveis para download. A TVE pode ser assistida pelo canal digital 10.1, para Salvador, região metropolitana e Recôncavo; pelo canal 2, aberto analógico para Salvador e interior; e nos canais fechados NET no canal 2, SIM no canal 2, SKY HD no canal 310-1, GVT HD no canal 2 e na CLARO HD no canal 402-1.
CONTINUE LENDO
A partir deste mês, em Vitória da Conquista, só haverá voos até às 19h. O voo pernoite da Passaredo em Conquista deve ser cancelado.(Foto: Reprodução)
Diante da crise e a consequente queda na demanda, as companhias Azul e Passaredo, que atuam nos aeroportos no interior baiano, estão reduzindo ou remanejando a programação de voos em algumas cidades. Segundo informou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), responsável pela gestão dos aeroportos regionais, houve este ano redução de voos em Barreiras, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Valença. A partir deste mês, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, só haverá voos até às 19h. O voo pernoite da Passaredo em Conquista deve ser cancelado. Já a Azul Linhas Aéreas divulgou nota comunicando que deve manter a quantidade atual de voos, cancelando a programação antiga da companhia que previa o fim das operações na cidade
(Foto: Reprodução)
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) boletim sobre a situação da microcefalia no país. No total foram 1.638 casos confirmados até 25 de junho, 22 casos a mais do que o último boletim, divulgado na quarta-feira (22). Na Bahia, são 1.159 casos notificados desde outubro de 2015, três a mais do que divulgado dia 22. Depois de um tempo só apresentando altas, o número de casos confirmados de microcefalia se manteve, com 263 casos no total. 245 casos foram descartados, contra o número de 243 do último boletim. A Bahia tem o maior número de casos em investigação (651) do país, ficando na frente, inclusive, de Pernambuco, que possui o maior número de casos confirmados (366) e de casos notificados (1.159). No Brasil, 8.165 casos estão em investigação, 126 casos a mais do que no último boletim. 54 casos novos estão em investigação, totalizando 3.061 casos. 1.638 casos foram confirmados, 22 a mais do que na última semana, e mais 50 casos foram descartados, totalizando 3.466 desde outubro de 2015. Do total de casos confirmados, 37 a mais tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika, totalizando 270 casos. O Ministério da Saúde, no entanto, ressaltou que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. Os 1.638 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 582 municípios, localizados em todas as unidades da federação e no Distrito Federal. Em relação aos óbitos foram registrados 328 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país, 4 a mais do que o Ministério divulgou no último boletim. Isso representa 4% do total de casos notificados. Destes, 87 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 184 continuam em investigação e 57 foram descartados.
- Olhar Digital
- 03 Jul 2016
- 07:04h
(Foto: Reprodução)
O Facebook anunciou hoje que uma nova ferramenta, que permite a captação de doações para instituições de caridade, vai começar a funcionar em breve. O recurso vai funcionar com organizações verificadas e vai possibilitar as transações direto da plataforma, sem que seja necessário acessar outro site. Pela página, os usuários poderão levantar fundos para as ONGs. No ano passado, a rede social criou uma maneira para ajudar organizações sem fins lucrativos a criar campanhas para angariação de fundos. Agora, todo o processo será "integrado" no Facebook. Na lista de instituições de caridade verificadas são Oxfam, The Nature Conservancy e Associação de Alzheimer. Veja como funciona a página de doações.Por enquanto, a ferramenta está disponível para cerca de 1% dos usuários dos Estados Unidos. A empresa afirma que pretende expandir o recurso para todo o país nas próximas semanas, mas ainda não revelou se ele será disponibilizado em outras partes do mundo.
Consumo de fibras pode proteger contra alergias alimentares, segundo estudo (Foto: David Munns/D2M/Science Photo Library/Arquivo AFP)
Um estudo feito em camundongos sugere que a adoção de uma dieta rica em fibras pode prevenir a ocorrência de alergias alimentares severas. A pesquisa, feita com camundongos, foi publicada na revista "Cell Reports" na semana passada. Tentando encontrar uma explicação sobre por que a ocorrência de alergias alimentares tem aumentado nos últimos anos, pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, submeteram roedores a duas dietas diferentes: uma com maior quantidade de fibras do que a outra.Os resultados mostraram que os camundongos que consumiram alimentos ricos em fibra tiveram menos alergias severas a amendoim do que o outro grupo. Isso porque, segundo os cientistas, a dieta rica em fibra muda a flora intestinal, ou seja, as bactérias que habitam o intestino, de modo que essas "bactérias boas" sejam capazes de proteger contra as alergias. As bactérias do intestino quebram as fibras dos alimentos em subprodutos, entre os quais ácidos graxos que têm uma ação junto ao sistema imunológico que leva à prevenção de alergias severas. O estudo traça um caminho para o desenvolvimento de uma possível droga contra alergias alimentares. "Sentimos que a incidência aumentada de alergias alimentares nos últimos dez anos teria de estar relacionada à nossa própria dieta e ao nosso próprio microbioma em vez de uma falta de exposição a micróbios do ambiente - a chamada 'Hipótese da Higiene'", diz o imunologista da Laurence Macia, um dos autores do estudo. "É provável que, em comparação a nossos ancestrais, estejamos comendo quantidades inacreditávies de gordura e açúcar e comendo quantidades fibras insuficientes", diz Charles Mackay, outro autor do estudo. "E esses achados podem estar nos dizendo que precisamos ter um consumo maior de fibras, não apenas para prevenir a alergia alimentar, mas possivelmente outras condições inflamatórias", observa o pesquisador.
(Foto: Reprodução)
O Ministério da Saúde está estudando mudar o protocolo de atendimento a bebês que nascem com possíveis danos provocados pelo vírus da zika. A mudança foi motivada pelo estudo publicado nesta quarta-feira (29) na revista "The Lancet", que concluiu que 20% dos bebês que nascem com problemas relacionados à zika têm cabeça de tamanho normal. Isso significa que somente o fato de ter um crânio menor, o que caracteriza a microcefalia, e um histórico de vermelhidão na pele durante a gestação não são suficientes para detectar quais bebês foram de fato afetados pelo vírus da zika. Hoje, bebês com perímetro cefálico menor do que 32 cm são enquadrados como casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus da zika. Mas isso pode mudar, de acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira. Levando em conta os resultados do estudo -- que foi encomendado pelo próprio ministério -- o Brasil pode incluir outros sintomas e alterações neurológicas como critérios para triagem dos bebês, independentemente da presença de microcefalia.“Estamos adequando nossos protocolos a esses achados para ampliar as investigações e melhorar nosso sistema de vigilância. Neste momento, o Brasil e o mundo já acumularam mais conhecimentos sobre a doença e podemos, com esse aprendizado, aprimorar o monitoramento das consequências da infecção congênita pelo vírus zika”, afirmou o coordenador-geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, segundo nota divulgada pela pasta.
(Foto: Reprodução)
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (1º) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB):
- Ótimo/bom: 13%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 39%
- Não sabe: 13%
Segundo a CNI, a soma dos percentuais não iguala 100% em decorrência do arredondamento. O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 24 e 27 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Esta é a primeira pesquisa CNI/Ibope divulgada após o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), em 12 de maio, em razão do processo de impeachment que ela enfrenta no Congresso Nacional. No levantamento anterior, de 30 de março,a petista aparecia com a aprovação de 10% dos entrevistados, enquanto 69% a desaprovavam e 19% consideravam a gestão dela regular. O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta sexta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
Comparação com governo Dilma
A pesquisa Ibope também pediu aos entrevistados que comparassem as gestões de Temer e Dilma na Presidência da República. Segundo o levantamento, 23% dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor; 44%, igual; 25%, pior; e 8% não souberam ou não responderam. Sobre as perspectivas em relação ao "restante do governo", que avaliou as expectativas dos entrevistados sobre os próximos meses de Temer no Planalto, 24% responderam "ótimo/bom"; 32%, "regular"; 35%, "ruim/péssimo"; e 9% não souberam ou não responderam.
'Maneira de governar'
A pesquisa divulgada também avaliou a opinião dos entrevistados sobre “a maneira de governar” do presidente em exercício:
- aprovam: 31%
- desaprovam: 53%
- não souberam ou não responderam: 16%
No levantamento de março, 14% aprovavam a maneira de governar de Dilma, enquanto 82% desaprovavam.
Confiança
Outro ponto questionado pelo Ibope foi sobre a "confiança" dos entrevistados em relação ao presidente em exercício. De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta, 27% dos entrevistados disseram confiar em Temer, enquanto 66% afirmaram não confiar; 7% não souberam ou não responderam.
Notícias
O Ibope indagou o noticiário em relação ao governo Temer. Para 18% dos entrevistados, as notícias foram "mais favoráveis" no período, enquanto 25% as avaliaram como "nem favoráveis nem desfavoráveis". Para 40%, foram "mais desfavoráveis", e 17% não souberam ou não responderam. O levantamento ainda traz as notícias mais lembradas pelos entrevistados (veja abaixo as cinco mais mais citadas):
- 7%: "Afastamento de ministros do governo por denúncias de corrupção"
- 5%: "Operação Lava Jato"
- 3%: "Processo de cassação de Eduardo Cunha"
- 3%: "Corrupção no governo (sem especificar)"
- 3%: "Novos planos/medidas do governo"
A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a opinião deles por área de atuação do governo. Veja os resultados:
Meio Ambiente
Aprovam: 33%
Desaprovam: 55%
Não souberam/Não responderam: 12%
Educação
Aprovam: 30%
Desaprovam: 64%
Não souberam/Não responderam: 6%
Combate à fome e à pobreza
Aprovam: 30%
Desaprovam: 63%
Não souberam/Não responderam: 7%
Inflação
Aprovam: 29%
Desaprovam: 64%
Não souberam/não responderam: 7%
Combate ao desemprego
Aprovam: 27%
Desaprovam: 67%
Não souberam/não responderam: 6%
Segurança pública
Aprovam: 23%
Desaprovam: 72%
Não souberam/Não responderam: 5%
Saúde
Aprovam: 22%
Desaprovam: 73%
Não souberam/não responderam: 5%
Impostos
Aprovam: 17%
Desaprovam: 77%
Não souberam/não responderam: 6%
Taxa de juros
Aprovam: 16%
Desaprovam: 76%
Não souberam/Não responderam: 8%
CONTINUE LENDO
Miguel tem o reconhecimento dos esportistas de Brumado pelo seu brilhante trabalho a frente da Secretaria de Espotes (Foto: Brumado Urgente)
Conhecido pela sua simpatia e pelo seu jeito irreverente de ser, o secretário municipal de Esportes, Miguel Lima Dias está completando mais uma primavera neste sábado (02). Diante disso um grande número de esportistas brumadenses fez questão de dar os parabéns a este grande brumadense que mudou a cara do Esporta na cidade, dando uma dinâmica nunca vista ao setor, o qual não tinha a atenção merecida por parte das gestões anteriores. Miguel fez história e na passagem de mais um aniversário ficam aqui os cumprimentos de toda a comunidade esportiva brumadense a este grande cidadão que deu o melhor de si para que Brumado pudesse ter resgatado as práticas esportivas com grande intensidade em todo o município. Parabéns Miguel, sua contribuição ao Esporte de Brumado não será esquecida.
- Ascom | 20ª Coorpin
- 02 Jul 2016
- 13:39h
(Foto: Divulgação Polícia Civil)
Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender em flagrante delito o indivíduo ARNALDO FERREIRA SILVA, de 35 anos, o qual guardava em sua residência, situada na Fazenda Baixão (região da Samambaia), uma espingarda calibre 28 e 24 cartuchos do mesmo calibre. Com o Arnaldo também foi apreendido um veículo Fiat Strada preto, com indícios de adulteração nos sinais identificadores e uma Motocicleta cuja procedência ainda será apurada. O auto de prisão em flagrante foi lavrado pelo Delegado Leonardo Soares e o indivíduo responderá pelos crimes de Receptação e Posse irregular de arma de fogo. Vale ressaltar que o indivíduo já fora anteriormente preso pela Polícia Civil, em 01/04/2014, quando respondeu a processo criminal pela prática de posse irregular de munição e por receptação de um veículo Ford EcoSport.
- Brumado Urgente
- 02 Jul 2016
- 13:36h
A moto encontrada pela Polícia (Foto: Brumado Urgente)
O corpo de um homem foi encontrado na noite desta sexta-feira (01) na Fazenda Lagoa do Mourão, zona rural de Brumado. Populares acionaram a Polícia que quando chegou ao local já encontrou o homem morto, o qual foi vítima de várias pauladas. Wanderely de Jesus, 39 anos, já tinha passagem policial por tentativa de homicídio. A principal suspeita do homicídio é sua ex-mulher de identidade ainda ignorada. Ela está sendo procurada pela Polícia, mas ainda não foi encontrada. Wanderley estava numa motocicleta minutos antes de ser morto, a qual foi encontrada à beira da pista. Pistas do paradeiro da suspeita estão sendo analisadas pela Polícia para que a prisão possa ser feita.
(Foto: Reprodução)
A partir deste domingo (3), os rótulos dos alimentos deverão trazer informações sobre ingredientes alergênicos. Esse prazo foi estabelecido em 2015 e foi mantido por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de junho. A resolução foi aprovada em junho do ano passado e obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Segundo o regulamento, que abrange alimentos e bebidas, os rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural. De acordo com a Anvisa, os derivados desses produtos deverão trazer as seguintes informações no rótulo:
- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares);
- Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias);
- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados.
Os dados sobre os alergênicos virão logo abaixo da lista de ingredientes. Além disso, as palavras têm que estar em caixa alta, negrito e com a cor diferente do rótulo. A letra não pode ser menor do que a da lista de ingredientes. Os fabricantes tiveram um ano para adequar os projetos das embalagens. Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação, no dia 2 de julho, poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade. Segundo o diretor-relator da matéria, Renato Porto, esta demanda nasceu “fortemente da sociedade”, o que fez com que toda a diretoria votasse unilateralmente pela regulamentação. “A sociedade pode agora ter certeza que terá rótulos de produtos muito mais adequados, que vão dar a possibilidade do consumidor de escolher adequadamente seus produtos, dado que a melhor maneira de se prevenir [de uma crise alérgica] é evitando o consumo”, explicou. Segundo a Anvisa, no Brasil, de 6% a 8% das crianças de 6 a 8 anos sofrem de algum tipo de alergia.
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Os casos de dengue desse ano do país apresentaram queda antecipada em relação aos anos anteriores. Enquanto nos anos anteriores a redução era observada a partir de junho, o levantamento do Ministério da Saúde aponta que, a partir do mês de março, o país começou a reduzir os casos, apresentando redução de 99.2% no comparativo entre fevereiro e maio deste ano. A maior incidência de casos notificados, que ocorrem geralmente nos meses de abril ou maio, ocorreu em fevereiro, com 106.210 caos registrados na última semana do mês. Na última semana de maio os números caíram para 779 casos da doença no país. Segundo o governo, os números reforçam que os “resultados das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, intensificadas pelo governo desde o final do ano passado, contribuíram para antecipação da curva de sazonalidade da doença”. O ministro da saúde Ricardo Barros avaliou que “as ações de combate ao mosquito da dengue, Zika e chikungunya, que foram intensificadas no país desde o fim do ano passado se mostraram efetivas e essenciais para controlar e diminuir a circulação do vetor”. O Ministério apontou ainda a redução nos casos de Zika que obteve seu pico de notificações na terceira semana de fevereiro, com 16.059 casos e na última semana de maio obteve uma redução para 12, havendo uma queda de 99,9%.
(Foto: Reprodução)
Oito municípios baianos tiveram os decretos de condição de emergência reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (30). São eles: Andorinha; no Piemonte Norte do Itapicuru, Coronel João Sá; no agreste; Ipupiara e São Gabriel, na região de Irecê; Itabuna e Santa Luzia, no litoral sul; Jacaraci, no sudoeste; e Tapiramutá, no Piemonte do Paraguaçu. Os municípios já tinham a condição de emergência por seca reconhecidas pelas próprias prefeituras e pelo Estado. Com a homologação dos decretos pela União, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de áreas danificadas. O reconhecimento federal por estiagem ainda permite acesso a benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura com o Banco do Brasil; aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; retomada da atividade econômica dos municípios afetados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.