LEM: Guarda municipal é afastado após vídeo de agressão em UPA

  • 12 Nov 2015
  • 15:44h

Guarda Municipal agride rapaz em Unidade de Pronto Atendimento após ofensa (Foto: Reprodução/You Tube)

Um guarda municipal de Luís Eduardo Magalhães, munícipio no oeste da Bahia, foi afastado pela prefeitura da cidade depois que um vídeo em que ele agredia um homem em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi divulgado na internet. A agressão aconteceu na noite de quarta-feira (10) e foi registrada por um amigo da vítima. No vídeo, é possível ver a vítima questionando se o guarda não iria ajudar a socorrer a pessoa que ela acompanhava. A resposta do funcionário é de que ele não ajudaria porque não era pago para isso. Em outro momento, o rapaz pede para o amigo focar na imagem do guarda. "Filma lá a cara dele. Desse p** no c*", gritou no vídeo. Após a ofensa, o agente dá um tapa no rosto da vítima e a imobiliza no chão. Nesse momento, é possível ouvir o guarda pedindo o rapaz para ficar "quietinho"

Segundo informações da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, o homem teria sido agredido após insultar repetidamente o guarda. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a vítima esperava o atendimento de uma terceira pessoa, que estava passando mal devido ao excesso de álcool. O caso foi encaminhado para a delegacia da cidade. Todos foram ouvidos e liberados ainda na quarta-feira. Em nota, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lamentou o ocorrido e repudiou a atitude do guarda municipal. Foi informado ainda que a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, já requereu a instalação de processo administrativo para apurar o acontecido e tomar as medidas legais cabíveis.

CONTINUE LENDO

Iaçu: Irmãos adolescentes morrem em acidente entre moto e caminhão

  • 12 Nov 2015
  • 15:05h

Caminhão colidiu com motocicleta / Foto: Reprodução / Iaçu Notícias

Dois adolescentes, uma menina de 15 anos e o irmão de 11, morreram em um acidente em um trecho da BA-046, em Iaçu, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (11). Segundo a Polícia Militar, a garota dirigia a moto, enquanto o irmão estava na garupa, quando foram atingidos por um caminhão. Eles seguiam para a escola. O acidente ocorre na mesma cidade onde vereadores tentaram burlar a lei e aprovar uma norma para dispensar o uso de capacete no município. Ainda segundo a Polícia, o acidente ocorreu nas imediações do povoado de “Cabras”, por volta das 8h30. Os irmãos trafegavam pela rodovia no mesmo sentido do caminhão, que vinha logo atrás, e foram atingidos ao tentar fazer uma conversão perto da entrada da escola onde estudavam. Ainda conforme a Polícia Militar, a adolescente que pilotava a moto não teria sinalizado que entraria à esquerda e o caminhão não conseguiu frear. A motocicleta estava sem documentação e sem retrovisores. Ainda não há informações sobre o proprietário da moto. Ainda conforme a PM, o motorista do caminhão, que não teve identidade divulgada, se apresentou na delegacia da cidade, onde prestou depoimento. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Taigun Auto: POLO SEDAN CONFORTILINE

  • 12 Nov 2015
  • 14:30h

Posto de saúde segue fechado após ataque a funcionária em Conquista

  • 12 Nov 2015
  • 12:51h

(Foto: blog da resenha geral)

A Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, segue com o atendimento suspenso nesta quinta-feira (12). A unidade está fechada desde a manhã de terça-feira (10), após uma recepcionista ter sido agredida por uma paciente que alegou demora no atendimento. Segundo a prefeitura da cidade, a Polícia Civil realiza perícia no local nesta quinta. Ainda não há previsão para a retomada do atendimento. No ataque à recepcionista, o irmão da agressora, que a acompanhava na unidade médica, ainda teria efetuado disparos de arma de fogo contra o posto após a confusão, segundo informações da Polícia Civil.

 

Ataques a postos
Foi o segundo caso de ataque a posto de saúde registrado nesta semana na Bahia. Outra situação ocorreu na quarta-feira (11) na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, onde um homem também atirou contra uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quando tentava conseguir atendimento para uma mulher. Em contato com o G1 na quarta-feira (11), a delegada Jaqueline Ferreira dos Santos, que investiga o caso de Vitória da Conquista, disse que a recepcionista prestou queixa logo após a agressão, acompanhada pelo procurador jurídico do Município, e que já fez exames de corpo de delito. A vítima, que não teve identidade divulgada, é aguardada para prestar novo depoimento na delegacia nesta quinta-feira (12). "Ela alegou que foi agredida por essa paciente dentro do posto por causa da demora para ser atendida. A paciente queria ser atendida de forma imediata, mas teria ficado sem paciência e se sentiu ofendida. Depois da agressão, o irmão [da suspeita] ainda saiu da unidade, retornou depois com uma arma e efetuou disparos que atingiram o posto de saúde", destacou a delegada. O homem ainda não foi localizado. Segundo a delegada Jaqueline, ele vai responder por disparos de arma de fogo. A mulher que agrediu a funcionária já foi identificada e intimada a comparecer na delegacia para prestar depoimento. "Eu ainda também pretendo ouvir os funcionários do posto e outras tesemunhas para saber o que realmente aconteceu. O local já foi devidamente periciado e, agora, vamos aguardar o andamento das investigações", afirmou. Em nota, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que o posto de saúde suspendeu o atendimento para apurar os fatos. Conforme a nota, a servidora da unidade teria sofrido "tentativa de homicídio por uma família de usuários". A delegada Jaqueline Ferreira informou, no entanto, que ainda não está configurado que a funcionária tenha sofrido tentativa de homicídio - a hipótese entretato não foi descartada. A prefeitura informou que o atendimento da unidade será normalizado assim que as condições de segurança forem restabelecidas. Segundo a assessoria de comunicação do executivo municipal, uma equipe da prefeitura se reunirá nesta quinta-feira (12) com a polícia para decidir quando a unidade médica deverá ser reaberta. Ainda segundo a prefeitura da cidade, a segurança no local é prestada por um agente patrimonial de segunda a sexta-feira, no turno diurno. À noite e finais de semana a vigilância é realizada por videomonitoramento.

CONTINUE LENDO

Durante reinauguração da Defensoria Pública Estadual, prefeito Aguiberto destaca os esforços do município para o retorno do órgão a Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 12 Nov 2015
  • 11:39h

O prefeito Aguiberto destacou os esforços do município para o retorno da DPE (Foto: Brumado Urgente)

A desativação da Unidade da Defensoria Pública Estadual, que funcionou por muitos anos na estrutura interna do Fórum Duarte Moniz, foi objeto de inúmeras críticas por parte dos políticos e entidades locais, que, não ficaram atrelados somente a esse sentido, já que houve uma grande mobilização de forças para o retorno do órgão. Após incessantes reuniões com a coordenação da Defensoria Pública Estadual, inclusive com o governador Rui Costa, numa trajetória incansável de tenacidade, a pressão teve resultado e, na manhã desta quinta-feira (12), as reivindicações vieram para o terreno sólido da realidade com a reinauguração da Unidade da Defensoria Pública Estadual de Brumado, que agora terá seu escritório próprio em frente ao referido fórum. A solenidade foi muito concorrida e o prefeito Aguiberto Lima Dias se fez presente ao lado do deputado estadual Vitor Bonfim e destacou os esforços do município nessa junção exitosa de forças. “Estamos aqui celebrando mais uma grande vitória para o nosso município, em especial para as camadas mais carentes, que estavam impossibilitadas de contar com esses serviços que são de grande relevância social”, declarou o chefe do executivo que também citou que “a prefeitura fez a sua parte e deu a sua contribuição para essa vitória que foi coroada por uma ação coletiva que vem mostrar que Brumado tem sim uma representatividade forte. Nesse sentido parabenizo o deputado Vitor Bonfim, que vem sendo um grande parceiro de Brumado e que também participou ativamente dessa luta, facilitando o caminho para que pudéssemos estar aqui hoje”. 

Brumado: Queimada próximo à Câmara de Vereadores revolta moradores

  • Brumado Urgente
  • 12 Nov 2015
  • 11:10h

A queimada aconteceu por volta das 19h15m (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

As queimadas, apesar de ser um componente histórico da vida do sertanejo no preparo da terra, trazem consigo inúmeras agravantes, mas o principal deles é a emissão da fumaça que é comprovadamente prejudicial à saúde do ser humano. Nessa época, é muito comum esse tipo de ação no meio rural, mas, uma queimada praticamente em pleno centro da cidade, seria difícil de acreditar, mas como “têm coisas que só acontecem em Brumado”, isso aconteceu na Capital do Minério na noite desta quarta-feira (11) numa praça do Bairro Norberto Marinho. A ação irritou e revoltou moradores que não sabiam a quem reclamar, já que ninguém sabia apontar quem era o proprietário do terreno. O Brumado Urgente registrou a cena, mas não conseguiu encontrar o dono da propriedade para dar explicações. Veja o vídeo da queimada: 

Brumado: Após sucesso da Campanha Outubro Rosa, a Sesau dinamiza o Novembro Azul

  • 12 Nov 2015
  • 10:23h

(Foto: Divulgação Sesau)

A cada ano que passa o sucesso da Campanha Outubro Rosa em Brumado se solidifica e, em 2015, isso ficou patente com o grande número de atendimentos e a procura às unidades de saúde por parte do público alvo, que são mulheres acima dos 50 anos. Foram realizados mais de 500 mamografias e 470 exames de Papanicolau, um número considerado muito satisfatório pela Sesau – Secretaria Municipal de Saúde. Apesar da campanha ter terminado, as mulheres que, por algum motivo, não puderam participara da campanha, ainda podem fazê-lo, se dirigindo à UBS mais próxima de sua residência até o final deste mês. O próximo passo nas atividades já foi dado, com a dimensão da Campanha Novembro Azul, que vem sendo realizada em todo o município, a qual tem como público alvo homens acima dos 50 anos de idade, os quais devem fazer o exame da próstata, visando o combate preventivo à doença. 

O número de atendimentos foi acima da expectativa (Foto: Divulgação Sesau)

Rodoviários fazem paralisação pelo 3º dia seguido em Vitória da Conquista

  • 12 Nov 2015
  • 10:18h

Pontos de ônibus em Vitória da Conquista ficaram cheios logo no início da manhã desta terça (Foto: Anderson Oliveira / Blog do Anderson)

Pelo terceiro dia seguido, rodoviários do município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, suspenderam as atividades em caráter de advertência. Uma das duas empresas que realizam o transporte público da cidade parou as atividades entre 5h e 8h desta quinta-feira (12). No período da paralisação, apenas 30% da frota esteve nas ruas, o que corresponde a 27 veículos, um para cada linha da cidade. A partir das 8h, os rodoviários retomaram as atividades normalmente. Segundo informações do sindicato da categoria, a greve ainda não foi decretada, mas novas paradas ao longo do dia não estão descartadas. Uma reunião entre rodoviários, representantes da empresa e a prefeitura, aconteceu na manhã da última quarta-feira (11). As reivindicação da categoria giram em torno de melhorias nas condições de trabalho dos motoristas. Um novo encontro está previsto para acontecer até a manhã da próxima sexta-feira (13). O primeiro dia de atividades suspensas aconteceu na terça-feira (10), com parada de três horas, entre 5h e 8h. Na quarta-feira (11), aconteceram duas paradas, uma no período da manhã, também entre 5h e 8h, e outra à noite, das 18h às 20h.

Dilma sanciona com veto lei do direito de resposta na mídia

  • 12 Nov 2015
  • 09:33h

Dilma sanciona com veto lei do direito de resposta na mídia (Foto: EBC)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou com veto a lei que disciplina o direito de resposta ou retificação de pessoas ofendidas nos meios de comunicação social. A lei foi publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União.  O texto determina o direito de resposta à pessoa (física ou jurídica) ofendida por qualquer reportagem, nota ou notícia “divulgada por veículo de comunicação social, independentemente do meio ou plataforma de distribuição, publicação ou transmissão que utilize, cujo conteúdo atente, ainda que por equívoco de informação, contra a honra, intimidade, reputação, conceito, nome, marca ou imagem”. Foi vetado o parágrafo que afirmava que o ofendido poderia requerer o direito de resposta ou retificação pessoalmente nos veículos de rádio e televisão, que havia sido alvo de divergência entre a Câmara e o Senado.   A lei 13.888, de 11 de novembro de 2015, afirma que a resposta poderá ser divulgada, publicada ou transmitida no mesmo espaço, dia da semana e horário em que ocorreu o agravo e deverá ser exercida no prazo de 60 dias, “contados da data de cada divulgação, publicação ou transmissão da matéria ofensiva”.

Caetité: Quadrilha explode banco e atira contra lojas

  • 12 Nov 2015
  • 08:41h

(Foto: Reprodução)

Uma quadrilha atacou uma agência do Banco do Brasil em Caetité, sudoeste do estado, na madrugada desta quinta-feira (12). O fato ocorreu por voltas das 2h30. De acordo com informações preliminares da Polícia Militar local, em torno de seis homens a bordo de dois carros participaram da ação. Depois de detonar explosivos nos caixas eletrônicos, os acusados tentaram arrombar o cofre, sem êxito. Ainda segundo a PM, os bandidos dispararam várias vezes contra lojas e carros nas imediações do local do crime. A suspeita é que eles tenham tomado o rumo da cidade de Guanambi, na mesma região. Ainda não foi informado se a quadrilha conseguiu levar alguma quantia. No momento, a agência está fechada para realização da perícia.

Taigun Auto

  • 12 Nov 2015
  • 08:21h

Malhada de Pedras tem contas rejeitadas pelo TCM; multa é de R$ 36 mil

  • 12 Nov 2015
  • 07:43h

Prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (Foto: Daniel Simurro | Brumado URgente)

As contas do prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra, referentes ao exercício de 2014, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na tarde desta quarta-feira (11/11). O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, indicou como motivo o descumprimento dos artigos 20, 23 e 66 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que tratam da não recondução das despesas com pessoal ao limite máximo de 54%. Diante da irregularidade, a relatoria imputou multa de R$ 36.000,00 ao gestor, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, e outra de R$2.000,00, pelas irregularidades contidas no relatório técnico. Cabe recurso da decisão.

Medida aprovada na Câmara pode elevar conta de luz

  • 12 Nov 2015
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

Os debates da Medida Provisória 688/15, aprovada nessa terça-feira (10/11) pela Câmara dos Deputados, ficaram centralizados em um ponto principal: o impacto das mudanças na conta de energia de cidadãos e empresas brasileiras. A MP faz duas grandes mudanças no setor, ao trazer novas regras para leilões de hidrelétricas, com a determinação de pagamento de bônus pela concessionária; e ao transferir para a bandeira tarifária o risco da menor produção de energia por conta da seca, o risco hidrológico, já que usinas têm gerado menos para manter os reservatórios. Para a oposição, ao cobrar um bônus dos contratos de hidrelétricas já amortizadas, a MP vai inviabilizar a geração de energia mais barata, já que os novos concessionários irão repassar para a conta o valor do bônus, cerca de R$ 17 bilhões. O governo, por outro lado, garantiu que a menor tarifa vai continuar como parâmetro para os novos contratos.

 

Críticas da oposição

Segundo o deputado Fábio Garcia (PSB-MT), o governo resolveu cobrar o bônus para fazer caixa e cobrir o rombo nas contas públicas. “Cobrar de usina já amortizada um bônus de R$ 17 bilhões, mudando completamente a regra que existia anteriormente, é errado. O preço da energia passa de R$ 37 para R$ 137 e esse aumento vai cair nas costas do consumidor. Não vamos resolver o ajuste fiscal nas costas do trabalhador brasileiro”, criticou. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) também condenou a medida. “A concessão é por menor tarifa ou maior outorga. O governo resolveu tirar dinheiro do consumidor, o que equivale a mais um imposto. Temos de defender o bolso, a bolsa e a mesa do brasileiro”, avaliou. O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), também criticou a proposta. “Essa medida provisória é mais uma que contraria o interesse da população brasileira porque vai significar mais aumento na conta de energia, o que é insuportável”, disse. Para o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), o brasileiro já teve de pagar o preço da construção das usinas e agora terá de pagar uma bonificação extra. “Essas hidrelétricas já foram pagas pelo povo brasileiro, embutidas na taxa de energia elétrica. Não tem mais razão de leiloar, a não ser para tomar mais dinheiro da sociedade brasileira para investir no governo que desperdiça dinheiro de todos nós”, disse.

Defesa do governo

Vice-líder do PT, o deputado Carlos Zarattini (SP) rebateu as críticas. Ele disse que a energia vai ficar mais barata com leilões de usinas que já tiveram amortizados os investimentos de construção e, portanto, poderão oferecer menor tarifa. “O governo antecipou o vencimento das concessões de usinas que já estavam pagas há muito tempo, então as novas concessões não levarão em conta o custo do investimento. A MP também vai evitar apagões no País diante do terceiro ano de seca”, disse. O deputado Pepe Vargas (PT-RS) também ressaltou que o aumento da conta de luz está ligado à seca, que obrigou o acionamento de termelétricas. O deputado Givaldo Vieira (PT-ES) explicou que a menor tarifa vai continuar um parâmetro para os novos leilões. “Não é verdade que vai majorar preço. O edital do leilão vai focar no preço da menor tarifa, vamos ter a garantia de que a disputa ocorra no oferecimento da menor tarifa”, garantiu.

Risco hidrológico

O repasse do risco hidrológico para a bandeira tarifária também poderá aumentar a conta de luz, segundo alguns deputados. O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) disse que o trabalhador não pode ser penalizado pela falta de previsão do governo e das empresas em relação às chuvas. “Essa MP joga para consumidores o pagamento das contas de algo que deveria ser responsabilidade das empresas e do governo federal”, disse. Sobre a mudança no risco de menor geração de energia com a seca, Givaldo Vieira explicou que a proposta quer pacificar uma questão judicial: hidrelétricas geraram menos para manter os reservatórios e, impossibilitadas de cumprir as cotas contratuais, tiveram de comprar energia mais cara no mercado. “Muitas recorreram à Justiça, e essa MP cria oportunidade para solucionar esse imbróglio e impedir que o setor elétrico deixe de funcionar”, disse. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) afirmou que o aumento será apenas em casos críticos. “O que se está prevendo é que, havendo uma crise hídrica no País lá em 2017, que diminua a capacidade de geração de energia e os reservatórios a níveis de até 12% – ou seja, lá embaixo – neste caso, e somente neste caso, instalada a crise, vai ser aumentada a energia elétrica”, afirmou.

CONTINUE LENDO

Governo concede visto de permanência no Brasil a 43.781 haitianos

  • 11 Nov 2015
  • 20:26h

(Foto: Reprodução)

Os ministros do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinaram, nesta quarta-feira, 11, um ato conjunto dando a 43.781 haitianos o visto de permanência. Essa medida vale para todos os haitianos que ingressaram pelo Acre a partir de 2010 e não estão em condição de refugiados. A partir de agora, esses imigrantes têm um ano para solicitar o visto junto à Polícia Federal. "Eles passam a ser acolhidos com segurança", disse Rossetto durante assinatura do ato, após reunião do Conselho Nacional de Imigração (CNIg). "Nossa construção nacional é marcada por fluxos migratórios intensos, muitas delas forçadas. O conceito de nacionalidade viva nos permite acolher povos que trazem suas culturas e valores e nos permite dialogar com essa permanente troca de diferenças. Nossas diferenças nos aproximam", afirmou o ministro. O ministro da Justiça defendeu a necessidade de integrar essa população à sociedade brasileira e argumentou que acolher os haitianos, agilizando o processo de concessão de vistos, desarticula os grupos organizados que têm trazido esses imigrantes de maneira desordenada e colocando em risco a vida dessas pessoas. "O Brasil sempre acolheu os imigrantes, fazendo com que eles participem da nossa sociedade e tenham emprego", observou. "Hoje, muitos povos querem vir ao Brasil e isso trouxe um desafio, o de manter a tradição de bem acolher os que aqui querem viver", disse.

Suecos desenvolvem teste mais eficiente para detecção de câncer de próstata

  • 11 Nov 2015
  • 19:32h

(Foto: Divulgação)

Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, desenvolveram um teste que se mostrou mais eficiente e acurado para detecção do câncer de próstata, quando comparado ao usual exame conhecido como PSA. Segundo o jornal O Globo, o teste STHLM3 une exames de sangue, marcadores genéticos e análise de dados clínicos para identificar formas mais agressivas dos tumores, além de reduzir  a incidência de falsos positivos. "O PSA não consegue distinguir entre as formas mais agressivas e benignas do câncer", explicou Henrik Grönberg, professor do Instituto Karolinska e líder da pesquisa. Foram analisados quase 59 mil homens no estudo: parte deles com testes PSA e outros STHLM3. "Hoje, homens que não têm câncer ou têm uma forma de câncer que não necessita de tratamento precisam passar por um desnecessário, doloroso e às vezes perigoso tratamento. Além disso, o PSA não detecta muitos dos cânceres agressivos. Assim, decidimos desenvolver um teste mais preciso que pudesse potencialmente substituir o PSA", completou. As análises mostraram que o STHLM3 reduziu o número de biópsias em 30% sem comprometer a segurança dos pacientes. Além disso, detectou a doença em homens com diagnóstico negativo no teste PSA. "Se conseguirmos introduzir um teste mais acurado para o câncer de próstata, pouparemos os pacientes de um sofrimento desnecessário e recursos da sociedade. O STHLM3 estará disponível na Suécia a partir de março de 2016 e agora vamos começar a validá-lo para outros países e grupos étnicos", finalizou Grönberg.