Senai abre inscrição para curso técnico com 2.500 vagas

  • 16 Nov 2015
  • 09:18h

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inscreve, a partir desta segunda-feira, 16, para curso técnico com 2.500 vagas disponíveis, sendo que 500 são para bolsas de ensino. Para isso, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido a média mínima de 600 pontos, além de declarar ter baixa renda. Quem não conseguir a bolsa, pode ter um desconto de 15% na mensalidade, desde que pague até o dia 10 de cada mês. A inscrição deve ser feita no site do Senai.  Há vagas em 16 cursos: Eletromecânica, Logística, Química. Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Edificações, Alimentos, informática, Redes de Computadores, Automação Industrial, Petroquímica, Manutenção Automotiva, Mecatrônica e Panificação. As oportunidades são para Salvador e interior da Bahia: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista. 

ELEIÇÕES OAB/BA: Carlos Ratis e Tadeu Ventura apresentam suas propostas em Brumado e Região hoje (16)

  • Brumado Urgente
  • 16 Nov 2015
  • 08:46h

O encontro acontecerá nesta segunda-feira (16) às 19h na residência do advogado Tadeu Ventura (Foto: Divulgação)

No próximo dia 25 (das 9h às 17h) acontecerão as eleições na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, para a esfera federal, estadual e regional. Já em plena campanha o professor e advogado Carlos Ratis, candidato a presidente estadual pela chapa “Coragem Para Renovar 77”, juntamente com o brumadense e também advogado Tadeu Ventura Azevedo (candidato a Conselheiro Estadual Titular), acompanhados dos demais membros que compõe a chapa estarão em Brumado para apresentarem pessoalmente a suas propostas e plataforma para todos os advogados da região. A apresentação acontecerá nesta segunda-feira (16) às 19h na residência do candidato Tadeu Ventura Azevedo e contará com a presença de advogados e apoiadores de Brumado e Região engajados na campanha. Uma ótima oportunidade para os advogados da região conhecer de perto aqueles que poderão vir a serem seus representantes bem como suas propostas.

O advogado Carlos Ratis tem uma trajetória muito exitosa em sua carreira advocatícia (Foto: Divulgação)

Polícia Federal deflagra a 20ª fase da Lava Jato e cumpre 18 mandados

  • 16 Nov 2015
  • 08:17h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) realiza desde a madrugada desta segunda-feira (16) a 20ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e Bahia. A Justiça expediu 18 mandados, sendo dois de prisão temporária, 11 de busca e apreensão e cinco mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. As cidades onde os mandados serão cumpridos são Rio de Janeiro, Rio Bonito, Petrópolis, Niterói, no Rio de Janeiro, além de Salvador, na Bahia. Às 8h30, a PF informou que os mandados de prisão já tinham sido cumpridos. Até este horário, os nomes não tinham sido divulgados. A atual fase foi batizada de Operação Corrosão e tem como alvo ex-funcionários da Petrobras investigados pelo recebimento de valores indevidos de representantes de empresas contratantes da estatal em contratos relacionados às refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Pasadena, nos Estados Unidos, segundo a PF.

Os crimes investigados são corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, dentre outros crimes em apuração. Ainda de acordo com os policiais, as investigações também apontam a atuação de novo operador financeiro identificado como facilitador na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes da diretoria de Abastecimento da Petrobras. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo período ou convertida em preventiva, que é quando o investigado fica preso à disposição da Justiça sem prazo pré-determinado. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

CONTINUE LENDO

Vereador Zé Ribeiro recebe denúncia de possível abuso de autoridade por parte da Sesau sobre as clínicas particulares

  • Brumado Urgente
  • 16 Nov 2015
  • 07:30h

A cópia da notificação feita pelo Setor de Vigilância Sanitária (Foto: Brumado Urgente)

O provérbio “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” acabou sendo a base para uma grave denúncia apresentada ao vereador Zé Ribeiro pelo médico Dr. Claudio Sérgio Trindade Ramos, o qual substanciou a sua ação por meio de um ofício encaminhado ao gabinete do parlamentar, no qual ele externa a sua indignação, deixando a entender, inclusive que é vítima de perseguição. O Brumado Urgente foi procurado pelo vereador Zé Ribeiro (PT) que examinou criteriosamente a denúncia e disse ter encontrado fortes indícios da existência da falta de critérios por parte da Secretaria de Saúde, em especial, do Setor de Vigilância Sanitária, que notificou recentemente a clínica do referido médico exigindo entre outras coisas a manutenção dos extintores de incêndio sendo que na própria secretaria isso não estaria sendo feito. O médico alega que o rigor das exigências, configuraria abuso de autoridade, já que, segundo ele, enquanto estas são cobradas, as quais não estariam sendo cumpridas nem pela própria secretaria como a questão dos extintores e do destinos do lixo sólido, a vigilância estaria deixando de executar funções vitais como o combate ao Calazar na cidade, já que o número de cães vadios vem aumentando significativamente. O vereador Zé Ribeiro falou com o Brumado Urgente e relatou que “ao analisar a denúncia eu fiquei preocupado e fui tentar contato com a coordenadora do setor de vigilância sanitária, mas não tive êxito, pois as vezes que eu fui ao setor ela não tinha ido trabalhar” e ainda lembrou que “eu tentei também contato com o secretário Claudio Feres, mas ele estava em reunião, mas irei voltar essa semana para tratar dessa situação, pois, ao que tudo indica, estaria havendo falta de critérios por parte do setor de vigilância sanitária que estaria exigindo o cumprimento de algumas normas que o próprio setor não cumpre”. E finalizou dizendo que “a única informação que obtive é que não existe um órgão para fiscalizar a própria prefeitura nesses quesitos e que estaria só se cumprindo o que manda a lei. Realmente é uma questão que eu vou buscar esclarecer”. Nossa equipe falou com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, inclusive passando todos os detalhes da denúncia, o que disse que irá se posicionar após uma análise dos fatos. Confira abaixo a denúncia na íntegra: 


Mariana: Especialistas explicam a 'antecipação do apocalipse' em todo percurso do Rio Doce

  • 16 Nov 2015
  • 05:53h

Enquanto rejeitos de Mariana seguem em direção ao mar, diversos ecossistemas vão se desintegrando e morrendo. Em alguns locais, a recuperação da flora e da fauna levará décadas. (foto: Estadão)

Dez dias depois do rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco – de propriedade da Vale e da australiana BHP Billiton -, na região de Mariana (MG) o cenário é de devastação e desesperança em toda a área atingida, que se estende por centenas de quilômetros. O impacto da enxurrada de 62 milhões de m³ de lama avança rumo ao oceano e deixa um rastro de destruição. O inventário dos prejuízos sociais e ambientais ainda está apenas começando, mas, de acordo com especialistas, os ecossistemas atingidos estão irreversivelmente comprometidos. Embora as empresas responsáveis sejam obrigadas pela Constituição Federal a pagar a recuperação total dos estragos ambientais, neste momento, nem elas nem o governo ou cientistas sabem como será possível fazê-lo. Se o impacto ambiental é ainda desconhecido e a recuperação inimaginável, suas consequências são bem concretas para quem as sente na pele.

Crescimento de usuários de internet chegou a 11,4%, diz IBGE

  • 15 Nov 2015
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

Pela primeira vez, mais da metade da população brasileira tem acesso à internet. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de internautas no país passou de 49,4%, em 2013, para 54,4%, em 2014. As informações fazem parte da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).  Mais da metade dos internautas, 51,5%, tem idades entre 10 e 29 anos. Mulheres também são maioria, representando 52,2% dos números. O aumento ocorreu apesar da queda na porcentagem de residências com computadores. O percentual saiu de 48,9% em 2013 para 48,5% em 2014. De acordo com a técnica da coordenação de trabalho e rendimento do IBGE, Flávia Vinhaes, os resultados são reflexo do perfil dos usuários, que utilizam cada vez mais dispositivos móveis. “O aumento do acesso à internet está relacionado ao advento dos smartphones. Hoje em dia as pessoas não precisam mais de computados para estarem conectadas”, assegura  a técnica do IBGE. A universitária Caroline Galvão, de 21 anos, não nega que a facilidade de acesso tem tornado a internet um item indispensável. “A rede já alcançou todo mundo. Tudo que a gente faz está vinculado à internet, seja para estudar, se relacionar com outras pessoas ou até se manter informado”.  Caroline chega e acessar todos os dias - pelo menos de hora em hora - seu perfil nas redes sociais. “Costumo acessar também os sites de notícias, mas o Whatsapp eu uso o tempo todo. Também assisto filmes pelo celular no Netflix”, conta ela.  

 

Tecnologia
Para o especialista em redes e professor da Universidade Salvador (Unifacs), Francisco Cousino, a universalização da banda larga, que proporcionou uma velocidade maior na conexão com a internet, e a mobilidade dos dispositivos portáteis são os grandes responsáveis por este crescimento. “Há alguns anos, ter banda larga em casa era artigo de luxo, hoje já é possível ter internet com um custo acessível, independente da classe social. O barateamento dos computadores pessoais como tablets e notebooks também favoreceram esta expansão”.  Quanto ao acesso à internet pelos celulares, segundo ele, as tecnologias 3G e 4G favoreceram esta necessidade de estar sempre conectado. “Sem o 3G e o 4G seria impossível ter internet de qualidade com mobilidade. Com certeza isto também contribuiu muito para a disseminação da internet”, ressalta Cousino.  O acesso está mais rápido e democrático. “A geração é mais dinâmica e a comunicação tornou-se instantânea. Além disso, os dispositivos estão mais portáteis, com melhor desempenho e maior potência. Tudo isso acaba contribuindo para a expansão da internet no país”, acrescenta.

Necessidade
O técnico de informática Luan Porto, 26, confessa que a dependência por estar conectado é cada vez maior. “Se chego a um lugar que tenha wifi, a primeira coisa que peço logo é a senha. Na internet você tem acesso a tudo e as redes sociais também acabam estimulando muito esta necessidade de comunicação”, afirma. O aparelho de celular está conectado à rede durante o dia todo. “É de manhã, de tarde e de noite. Não fico sem internet um minuto”, admite. 
 

 

CONTINUE LENDO

Pesquisa revela que 45,5% da população brasileira se declara branca

  • 15 Nov 2015
  • 15:07h

(Foto: Reprodução)

Quando questionada sobre sua cor ou raça, 45,5% da população brasileira, cerca de 92,4 milhões, se declara branca. Outros 45% do total de brasileiros se declaram pardos. Apenas 8,6%, algo entorno de 17,4 milhões de pessoas, se considera de cor preta e 1,8 milhão de pessoas acredita ter outra cor ou raça (indígena ou amarela). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as grandes regiões do país, 76% da população residente da região sul são formados por pessoas de cor branca, enquanto nas regiões norte e nordeste a maioria dos moradores se disse parda, com 69,3% e 619% respectivamente. A população brasileira estimada no mesmo ano da pesquisa é de 203,2 milhões de pessoas. Em comparação com 2013, houve crescimento de 0,9%, equivalente a 1,7 milhão de pessoas.

Estudante de 25 anos faz sucesso com despertador que acorda dando tapas; veja vídeo

  • 15 Nov 2015
  • 14:04h

Estudante sueca faz sucesso com despertador que acorda dando tapas (Foto: Reprodução/Youtube)

As pessoas que acordam cedo todos os dias com certeza entendem a necessidade de ter um despertador eficiente. Pensando nisso, a sueca Simone Giertz, 25 anos, estudante de robótica, decidiu criar um aparelho que acordasse dando tapas. A sueca explicou o funcionamento da sua invenção, chamada de "máquina de despertar", em um vídeo. Publicado no YouTube, a gravação já possui mais de 250 mil visualizações. Ligado a uma mão de borracha que gira para estapear a cara da pessoa a ser acordada, o despertador começa a dar tapas assim que o alarme dispara. Simone afirmou que a ideia surgiu quando ela limpava um braço que seria usado como adereço de uma festa no Halloween.Apesar da promessa de ajudar os dorminhocos a não acordar tarde e perder a hora, o aparelho tem suas desvantagens. Por exemplo, de vez em quando, os dedos ficam enroscados no cabelo da estudante. Veja vídeo demonstrativo:

Dono de chácara instala placa com aviso para ladrões

  • 15 Nov 2015
  • 08:01h

Placa foi instalada no portão de acesso da chácara

O ex-vereador Marialvo Barreto, que possui uma chácara no distrito de Matinha, em Feira de Santana, instalou uma placa no portão de sua propriedade para "avisar" aos ladrões que não possui mais animais para serem roubados. Cansado dos constantes furtos de sua criação de carneiros, ele comunicou o fato à polícia, mas também resolveu fazer sua parte. "Atenção senhores ladrões: informo a 'vossas excelências' que todos os carneiros gordos já foram roubados. Atenciosamente, o proprietário", diz a placa. Em entrevista ao site Acorda Cidade, o ex-vereador afirmou que há uma "indústria de roubo de animais" na cidade baiana, que inviabiliza a criação de pequenos caprinos e bovinos na região. A situação é de calamidade porque a população que sempre foi criadora naquela região está abandonando as criações porque não sustentam a roubalheira. Um vizinho meu perdeu mais de 20 cabeças e eu este ano já perdi várias. A gente dá queixa e não acontece nada. Hoje eu não tenho coragem de dormir na minha propriedade rural", disse ele ao site. A polícia civil investiga os furtos. Denúncias do tipo no município podem ser feitas pelo telefone 181.

Estado Islâmico assume autoria de atentados em Paris: 'glória e méritos a Alá'

  • 14 Nov 2015
  • 19:05h

Policiais na esquina do Bataclan, onde mais de 100 foram mortos (Foto: AFP)

O grupo radical Estado Islâmico reivindicou na manhã deste sábado (14) a autoria dos atentados ocorridos na noite de sexta-feira (13) em Paris, que deixou mais de 100 mortos e é considerado o pior na história do país. Em declaração oficial, o grupo afirmou que o ataque foi cuidadosamente planejado em vários pontos do centro de Paris.  Um deles foi a casa de Shows Bataclan, local em que os terroristas fizeram reféns. O chefe de polícia da cidade, Michel Cadot, afirmou ao jornal The Guardian que, quando a polícia invadiu o local, quatro terroristas se suicidaram, detonando explosivos que tinham em seus cintos. "Oito irmãos com explosivos na cintura e fuzis fizeram vítimas em lugares escolhidos previamente e que foram escolhidos minunciosamente no coração de Paris, no estádio da França, na hora do jogo dos dois países França e Alemanha, que eram assistidos pelo imbecil François Hollande, o Bataclan onde se estavam reunidos centenas de idolatras em uma festa de perversidade assim como outros alvos no 10º arrondissement e isso tudo simultaneamente. Paris tremou sob seus pés e as ruas se tornaram estreitas para eles. O resultado é de no mínimo 200 mortos e muitos mais feridos. A gloria e mérito pertencem a Alá”, diz o comunicado.O presidente francês François Hollande chegou a afirmar que o atentado eram atos de guerra do grupo e decretou estado de emergência no país, além do fechamento das fronteiras. Durante o ataque, dois brasileiros que estavam em um restaurante foram atingidos. De acordo com o consulado brasileiro na França, um arquiteto que está de passagem na cidade foi atingido por três disparos e precisou passar por cirurgia. Já a brasileira, que é estudante, levou um tiro de raspão. Os dois passam bem, mas não tiveram as identidades reveladas. 

Dilma classifica como 'barbárie' atentados em Paris

  • 14 Nov 2015
  • 16:03h

Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR

A presidente Dilma Rousseff usou o seu microblog twitter para repudiar os atentados terroristas em Paris, nesta sexta-feira (13), que classificou como "barbárie". "Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês", disse Dilma. A presidente está a caminho da Turquia, onde vai participar da reunião do G-20. Ela decolou de Brasília às 15 horas e como seu avião possui sistema de internet, ela foi informada dos atentados e decidiu se manifestar, condenando os ataques. Por volta das 22h30, hora de Brasília, o avião presidencial fará uma escala para abastecimento, já que o Airbus não possui autonomia para voar direto de Brasília para a Turquia. A chegada de Dilma e sua comitiva à Antália está prevista para às 9h30 da manhã deste sábado (14).

Única concorrente negra do Miss Brasil 2015 abandonou passarelas por sofrer racismo

  • 14 Nov 2015
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

Após a divulgação dos nomes e fotos das moças que representarão a beleza dos estados brasileiros, é possível perceber a presença de apenas uma mulher representando o povo negro. Amanda Balbino, 20 anos, eleita Miss Distrito Federal, foi a primeira negra a receber a coroa. Segundo a estudante, ela havia desistido de ser modelo e de participar de concursos de beleza após passar por diversos episódios de racismo. “Eles queriam que eu alisasse meu cabelo, afinasse meu nariz, mudasse meus traços, então, resolvi desistir”, contou em entrevista ao Correio Braziliense. Em sua conta no Facebook, logo após ter sido coroada, Amanda também falou sobre as dificuldades enfrentadas para chegar até a coroa. "Tantas e tantas outras negras caminharam, persistiram e enfrentaram essas barreiras que muitos chamam de "invisíveis", mas se perguntassem saberíamos a cor que tem", desabafou a moça. Grande promessa para o concurso Miss Brasil 2015, que acontece no dia 18 de novembro, em São Paulo, a estudante acredita ter motivos para comemorar: "As pessoas pensam que esse papo de Miss é só beleza e sorriso. Que o desfile é só andar, pagar de bonita e acabou. Olha, podem até parecer apenas passos, mas os meus vêm de longe".

Brumado: Nova tentativa de fuga na 20ª Coorpin; clima é de muita tensão

  • Brumado Urgente
  • 14 Nov 2015
  • 14:32h

Os cadeados foram quebrados com as barras de ferro, que devem ter sido utilizadas para abrir o buraco na parede (Foto: Brumado Urgente)

Após a revista feita nas celas nesta sexta-feira (13) o clima de revolta e tensão dominou os cerca de 40 custodiados que estão confinados nas celas da 20ª Coorpin. Com isso era mais que previsível que neste final de semana uma tentativa de fuga ou rebelião iria acontecer. Dito e feito, pois no final da manhã deste sábado (14), os presos operacionalizaram uma tentativa de fuga, conseguindo, primeiramente, fazendo uso de barras de ferro, quebrar os cadeados das celas e indo para o pátio onde tiveram acesso a um compartimento, onde foi aberto um buraco que seria utilizado para se ter acesso à rua, usando o mesmo "modus operandi" da fulga histórica em que foi deixado um bilhete que acabou ganhando repercussão nacional. Por sorte a equipe de investigadores que está de plantão notou algo estranho e ao verificar a situação notou a gravidade da mesma, solicitando imediatamente reforço de guarnições da CIPE | Sudoeste que já estão a caminho de Brumado para buscar contornar a situação que é avaliada como grave, já que os presos além de estarem muito alterados, podem ter feito algum refém. Esta situação poderia ser evitada com uma ação eficaz por parte do governo do estado em construir o Centro de Detenção Provisória, mas, até o momento, isso ficou somente nas promessas politiqueiras que comprovam que Brumado não possui uma representação política forte, que venha a fazer com que as grandes urgências do município sejam solucionadas. 

Incêndio na chapada consome carro dos Bombeiros que ajudava no combate

  • 14 Nov 2015
  • 13:52h

Foto: Reprodução / Facebook

Um carro dos bombeiros foi consumidos pelas chamas na Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com leitores do Bahia Notícias, o fogo está intenso e já atinge o Morro do Pai Inácio."A desolação e a impotência tão consumindo nossas forças e nossa crença. Quem vai decretar estado de emergência? Porque não mandam o exército? Quem disse que o fogo tá sob controle?", questionou uma moradora do local. Nesta sexta-feira (13), o governo enviou dois helicópteros para o local para tentar controlar as chamas.

 

Brumado: Escola Nossa Senhora de Fátima realiza Feira de Iniciação Científica

  • Brumado Urgente
  • 14 Nov 2015
  • 12:37h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Como parte do calendário curricular da Escola Nossa Senhora de Fátima – ENSF foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro a 40ª Feira de Iniciação Científica. A atividade extraclasse tem por objetivo central a estimulação da experimentação científica, da pesquisa e do aprendizado prático. Foi montada na quadra da ENSF uma grande infraestrutura com toldos, onde foram organizados os stands nos quais os grupos de alunos apresentaram os seus experimentos ao grande público que compareceu a escola. Quem foi para prestigiar os alunos pôde comprovar a qualidade das apresentações e dos experimentos apresentados pelos alunos e supervisionados pelos olhos atentos dos professores da instituição que acompanharam de perto desde a montagem dos stands até a última apresentação da noite, corroborando assim o seu comprometimento com o aprendizado de qualidade e o compromisso com os alunos, pais e toda a comunidade brumadense.

(Foto: Divulgação)