Brasil tem 1,9 milhão de desocupados

  • 19 Nov 2015
  • 11:51h

(Foto: Reprodução)

A desocupação no Brasil aumentou e os salários dos trabalhadores empregados sofreram redução mais uma vez. De setembro para outubro, a taxa de desemprego passou de 7,6% para 7,9% - o índice mais elevado para outubro desde 2007, quando a desocupação chegou a 8,7%. A população desocupada somou 1,9 milhão de pessoas e mostrou um aumento de 67,5% em relação a outubro de 2014, quando a taxa era de 4,7%. "Foi a maior variação [na comparação anual] da população desocupada na série histórica da pesquisa, em 2002", de acordo com o IBGE. Em relação a setembro, o número de desocupados ficou praticamente igual. “Na comparação com setembro, o principal crescimento da desocupação ocorreu no grupo de pessoas de 18 a 24 anos. No caso dos jovens esse crescimento foi maior do que a população de 25 a 49 anos...A qualificação profissional vem sendo mais exigente. Seja porque perdeu o trabalho ou porque procurou e não consegue, essa taxa é mais alta”, disse Adriana Beringuy, técnica de rendimento e trabalho do IBGE. Consequentemente, a população ocupada diminuiu e chegou a 22,5 milhões. Frente a setembro, o recuo foi de 1%, e contra outubro de 2014, de 3,5%. A população não economicamente ativa (que não trabalha nem procura emprego) cresceu 1,4% na comparação mensal e quase 3%, na anual. Na análise das áreas que empregam os brasileiros, a população ocupada ficou estável em quase todas, menos na Indústria, onde a queda sentida foi de 3,9%. Os resultados são diferentes frente a outubro de 2014. Na indústria, a baixa foi de 8,7%, na construção, de 5,2%, e nos serviços prestados às empresas, de 3,7%. O número de trabalhadores com carteira assinada somou 11,2 milhões - estável sobre setembro e 4% menor que em outubro do ano anterior. O chamado "rendimento médio real habitual dos trabalhadores" ficou em R$ 2.182,10 em outubro: 0,6% abaixo da média de setembro e 7,0% inferior ao ganho de um ano atrás. 

Em parceria com Waldenor, Zé Carlos de Jonas comemora novas conquistas para o meio rural de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 19 Nov 2015
  • 11:16h

Zé Carlos de Jonas na reunião com o chefe de gabinete da Embasa, Bento Ribeiro, junto com o deputado Waldenor Pereira (Foto: Brumado Urgente)

Dando continuidade as suas atividades parlamentares, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) encerrou mais um ciclo de visitas à capital do estado nesta segunda-feira (16), onde participou de importantes reuniões, nas quais foram definidas novas conquistas para a zona rural de Brumado. O primeiro encontro foi na Embasa, onde ele, juntamente com o deputado Waldenor Pereira, o vereador Catoze e o assessor Zé Luiz Ataíde, se encontraram com o chefe de gabinete do órgão, Bento Ribeiro que ouviu atentamente as solicitações feitas. Em contato com o vereador ele informou que “solicitamos a extensão da rede de abastecimento, de 2.800 metros, que vai da Passagem de Pedra para a Comunidade de Arrecifinho, onde serão beneficiadas 50 família” e continuou “também pedimos a conclusão da rede da Comunidade de Cachoeira, Espinheiro e Covas de Mandioca, que beneficiará mais de 100 famílias da região”. A segunda reunião foi na Cerb, onde foi feita a cobrança para a instalação do poço artesiano da Comunidade do Macaco, que foi perfurado em 2009, durante o mandato da ex-deputada Marizete Fernandes. O clico produtivo de reuniões se encerrou na Superintendência do Luz para Todos na Bahia, onde o superintendente Dr. Silvano Ragno se prontificou a atender as solicitações de rede para as comunidades de Mirante, São Lourenço e outras localidades, onde foi informado que algumas delas sairão em breve e outras só em 2017. “A viagem foi extremamente produtiva, pois tivemos uma sinalização muito forte do atendimento de nossas solicitações. Quero agradecer ao deputado Waldenor Pereira que vem sendo um parceiro cada vez mais forte nessas grandes conquistas para o município de Brumado”, pontuou o vereador. 


Alerta: A maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, registra vários casos de microcefalia nos últimos dois meses

  • 19 Nov 2015
  • 10:57h

Unidade funciona no Hospital Manoel Novaes, na cidade do sul da Bahia. Secretaria Estadual de Saúde havia registrado apenas um caso na cidade. (Foto: Reprodução)

A maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul do estado, registrou seis casos de microcefalia nos últimos dois meses, segundo a direção da unidade. O número é maior do que o divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que havia confirmado apenas um caso da doença neste ano no município. Em todo o estado, conforme a secretaria, 13 casos de microcefalia haviam sido registrados até o dia 11 deste mês, número considerado dentro da normalidade. “Já tem um bom tempo que a gente não via tantas microcefalias juntas. Nos últimos dois meses, a gente viu seis casos”, informou Fabiane Irla Chavéz, diretora do hospital em Itabuna. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com a circunferência da cabeça menor do que 33 cm.

Catoze vai a Embasa em Salvador para disponibilizar rede de abastecimento para comunidades rurais da região de Cristalândia

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 19 Nov 2015
  • 10:03h

Da esquerda para à direita: Waldenor Pereira, Zé Carlos de Jonas, Bento Ribeiro, Catoze e Zé Luiz Ataíde (Foto: Brumado Urgente)

Mostrando cada vez mais uma articulação e ampliação da sua agenda de trabalho, o vereador Catoze vem dinamizando ainda mais as suas ações parlamentares, obtendo novas e importantes conquistas para os brumadenses. Tendo um foco direcionado para o meio rural, Catoze vem realizando uma série de viagens de trabalho a Salvador e, nesta segunda-feira (16), ele esteve na capital do Estado mais uma vez, desta feita para uma importante reunião na sede da Embasa, onde se encontrou com o chefe de gabinete do órgão, Bento Ribeiro. Acompanhado do deputado federal Waldenor Pereira, do vereador Zé Carlos de Jonas e do assessor Zé Luiz Ataíde, Catoze foi levar uma importante solicitação, que, sobretudo, apresenta um paradoxo incompreensível até o momento, pois mesmo estando ao lado da Barragem de Cristalândia, várias comunidades continuam sem água na torneira e sofrendo com o desabastecimento, lembrando também que a população de Malhada de Pedras, que fica bem distante, é contemplada com o serviço. Com muita segurança e conhecimento de causa Catoze apresentou essa problemática vivenciada pelas comunidades de Roça de Baixo, Várzea de Areia, Várzea de Pedra, Morrinhos, Algodões e adjacências, as quais vêm sofrendo já há muitos anos, vendo os canos da adutora da barragem passar em seus terrenos, mas sem poder usufruir do precioso líquido, tendo que recorrer aos carros-pipa, que esporadicamente visitam as comunidades. Catoze relatou ao chefe de gabinete da Embasa que “a efetivação da implantação da rede de água propiciaria aos propensos beneficiários uma significativa melhoria na qualidade de vida, bem como o desenvolvimento econômico e social de todas as comunidades referenciadas”. Segundo ele “o chefe de gabinete foi muito receptivo, mostrando total boa vontade em atender a solicitação, mas aproveitou para me pedir para fazer um abaixo assinado, o que reforçaria ainda mais o pleito. Sai muito satisfeito e acreditando que as centenas de famílias dessas comunidades terão em breve o seu sonho realizado”. Confira abaixo o ofício na íntegra entregue ao chefe de gabinete da Embasa: 

Brumado: Falta de medicamento deixa pacientes do CAPS vulneráveis; Sesau garante que situação será normalizada

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 19 Nov 2015
  • 09:04h

Os receituários médicos não estão sendo atendidos no momento, o que tem gerado preocupação nas famílias (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial – em Brumado é considerado uma referência regional no tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais, mas, nos últimos dias a unidade vem enfrentando um problema que vem se agravando e que está deixando os pacientes vulneráveis, já que não estão sendo entregues uma grande parte dos medicamentos, o que tem gerado situações preocupantes como a que aconteceu com um leitor do Brumado Urgente, que pediu reserva de identidade, o qual relatou que sua sobrinha, por ter parado a medicação teve um ataque de fúria e pegou uma faca e feriu um integrante da sua família, precisando ser contida pela força. Outros casos similares estão acontecendo na cidade, o que está deixando as famílias dos pacientes preocupados já que a possibilidade de surtos aumenta. Em contato com secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele relatou que “a causa da não distribuição se dá pelo fato do déficit do governo do estado no repasse dos medicamentos, o que causou uma grande dificuldade em manter a nossa farmácia básica e o CAPS foi afetado, mas já estamos nos mobilizando para normalizar a situação”. Ele ainda explicou que “no caso específico do CAPS já estamos fazendo uma nova licitação para a compra de medicamentos e adotamos isso como planejamento prioritário, então, nos próximos dias a distribuição dos medicamentos será regularizada”. Sobre a Farmácia Básica ele abordou que “nesse caso somente no ano que vem iremos regularizar a distribuição, já que, como eu disse anteriormente, o déficit do estado no repasse dos medicamentos é muito alto e isso está inviabilizando o fluxo normal da distribuição”. 

Deputados baianos foram fundamentais para a aprovação do voto impresso

  • 19 Nov 2015
  • 08:24h

(Foto: Reprodução)

Durante a discussão da reforma política, o Congresso Nacional aprovou a impressão do voto na urna eletrônica. A presidente Dilma Rousseff (PT) vetou essa parte da reforma, mas ontem o Congresso analisou o veto e derrubaram a decisão da presidente Dilma. A partir de 2018, o eleitor votará normalmente na urna eletrônica e na hora será impresso o comprovante do seu voto, que será depositado em uma urna, como antigamente. Dentre os 31 deputados federais baianos presentes na sessão conjunta com o Senado, 28 votaram pela derrubada do veto da presidente. Um número que representa 90% dos presentes à sessão. Apenas três baianos votaram a favor da presidente Dilma: Afonso Florence, Jorge Solla e Valmir Assunção. Os três são do PT e seguiram a orientação da bancada petista no Legislativo. Descontrariando o partido, Waldenor Pereira e Moema Gramacho votaram pela derrubada do veto. No Senado, apenas a senadora Lídice da Mata (PSB) e o colega Walter Pinheiro (PT) estiveram presentes representando a Bahia. A parlamentar socialista votou pela derrubada do veto presidencial, enquanto o petista opinou pela manutenção do posicionamento de Dilma.

Dilma fica em 30º lugar em lista dos 50 mais poderosos do mundo

  • 19 Nov 2015
  • 08:04h

Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR

A presidente Dilma Rousseff ficou na 30ª posição na lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo publicada pelo site de notícias econômicas e de tecnologia Business Insider. Pelo levantamento, a brasileira está logo à frente do aiatolá iraniano Ali Khamenei (32º lugar) e do rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz al Saud (31º), assim como da francesa Christine Lagarde (35ª posição), diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas fica atrás de executivos e empresários como o bilionário chinês Wang Jianlin (29º), cuja fortuna é estimada em US$ 33,5 bilhões e é proprietário de 20% do clube espanhol Atlético de Madri, e do CEO da Apple e sucessor de Steve Jobs, Tim Cook (28ª colocação). A Business Insider destaca Dilma por comandar o maior país da América Latina, sétima maior economia do mundo, e pelas políticas de erradicação da miséria, mas também cita que o segundo mandato está marcado pela crise econômica - em 2015, o Brasil entrou oficialmente em recessão e a depreciação do real atingiu 45%, segundo o site - e pela política. A publicação menciona os protestos contra o governo, os pedidos de impeachment, o recorde de reprovação da presidente e os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobrás. O site faz a ressalva de que Dilma "tem alegado inocência". Na liderança do ranking está o americano Barack Obama, seguido pelos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin. Outro parceiro do Brasil nos Brics incluído no top 10 é o primeiro-ministro da Índia, Narenda Modi, elogiado no site pelas políticas de estímulo à economia e pelas iniciativas para integrar o país de 1,2 bilhão de habitantes ao mundo digital. Além deles, mais três chefes de governo estão à frente de Dilma no ranking: David Cameron (Inglaterra, no 11º lugar), François Hollande (França, 12º) e Shinzo Abe (Japão, 14º). Atrás da brasileira estão a primeira mulher a presidir a Coreia do Sul, Park Geun-hye (42ª colocação), e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (45ª), além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (40ª).

Plugin no Google Chrome promete revelar quem visitou seu perfil no Facebook

  • 19 Nov 2015
  • 07:57h

“Facebook Flat”, além de alterar toda interface da rede social, mostra os visitantes mais recentes. Só não está claro como o plugin consegue essa informação. (Foto: Reprodução)

Usuários do Facebook Flat foram surpreendidos nesta quarta-feira (18) por uma atualização que promete incluir um novo recurso, velho conhecido dos usuários do Orkut. No layout modificado pela extensão, o menu da esquerda na rede social mostra a opção “Profile Visitors”. Ou seja, promete revelar quem visitou o seu perfil. O plugin, conhecido por mudar o visual da rede social para uma linha flat design, agora também estaria deixando seus usuários conferirem quem viu seu perfil (Linha do Tempo), os chamados stalkers. A extensão está disponível apenas no Chrome e muda totalmente o layout do Facebook. A barra de menus do lado esquerdo fica maior e, além da ferramenta para mostrar os visitantes, o app permite remover anúncios e acessar os aplicativos, curtidas e notificações, tudo de um jeito renovado. O Facebook Flat apareceu em agosto deste ano, de forma inocente, apenas mudando o visual do site.

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 170 milhões, o maior de 2015

  • 19 Nov 2015
  • 07:11h

A quina teve 219 apostas ganhadoras, que irão faturar R$ 63.520,019 cada. Outros 18.595 bilhetes acertaram a quadra. (Foto: Reprodução)

Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.762 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (18) em Santo Anastácio (SP). O prêmio estimado para o próximo sorteio é de R$ 170 milhões para quem acertar as seis dezenas. Veja os números sorteados: 26 – 32 – 42 – 45 – 55 – 59. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), além de ser o maior prêmio sorteado em 2015, esse também é o o maior prêmio da história da modalidade regular, excluindo os da Mega da Virada. A quina teve 219 apostas ganhadoras, que irão faturar R$ 63.520,019 cada. Outros 18.595 bilhetes acertaram a quadra e irão levar R$ 1.068,71 cada. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

TJ-BA promove audiências de conciliação até dia 27 de novembro

  • 19 Nov 2015
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realiza até a próxima sexta-feira (27) audiências de conciliação, que integra o Mês Estadual de Conciliação. Desde a última segunda-feira (16), o TJ-BA já tem realizado audiências para que as partes cheguem a um acordo, e assim, encerrem processos. Até o final do período, a Vara Cível de Seabra, na Chapada Diamantina, realizará 958 audiências. Na abertura dos trabalhos, foram realizados 109 acordos, no valor de R$69.715,97. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Vara Cível de Simões Filho agendou aproximadamente 450 audiências.  A 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Lauro de Freitas tem 113 processos para conciliação até o dia 19 de novembro. De 30 de novembro a 4 de dezembro, serão mais 240. Em Caculé, no sudoeste da Bahia, 11 audiências foram programadas pela Vara Cível. As audiências de conciliação também integram a programação da Semana Nacional de Conciliação, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TJ-BA é o tribunal que mais promove conciliações no período no país.

OAB-BA firma parceria com Banco do Brasil para disponibilizar alvarás por e-mail

  • 18 Nov 2015
  • 21:02h

(Foto: Reprodução)

A seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e o Banco do Brasil firmaram um convênio para disponibilizar aos advogados baianos um novo serviço de encaminhamento de alvarás via e-mail. O convênio foi firmado nesta terça-feira (17). O serviço permitirá que o advogado possa encaminhar os alvarás do seu próprio escritório, via e-mail, sem a necessidade de levar o documento físico ao nosso posto de atendimento no Fórum Ruy Barbosa, através de sua assinatura digital. Ainda está sendo negociada uma data para início do serviço. Inicialmente, o serviço vai atender aos advogados de Salvador, com possibilidade de expansão futura para o interior.

Confronto de manifestantes em frente ao Congresso tem tiros e dois presos

  • 18 Nov 2015
  • 20:00h

Foto: Reprodução/ Twitter/ Diário do Centro do Mundo

O gramado em frente ao Congresso Nacional foi palco de manifestações que terminaram com tiros, duas pessoas presas e parlamentares atingidos por spray de pimenta, na tarde desta quarta-feira, enquanto deputados e senadores votam os vetos presidenciais. A primeira confusão aconteceu durante a passagem da Marcha das Mulheres Negras pelo Congresso, quando integrantes do ato entraram em confronto com manifestantes que pedem a intervenção militar no País acampados no gramado do canteiro central da Esplanada dos Ministérios. Os intervencionistas acusaram os integrantes da marcha de destruírem barracas e o boneco inflável gigante do general Antonio Hamilton Martins Mourão. Membros da passeata, por sua vez, acusaram os intervencionistas de atirar e jogar bombinhas nos integrantes do ato. Segundo o major da PM Juliano Farias, o homem que atirou foi o mesmo que foi preso na noite da última quinta-feira, 12, com um revólver e armas brancas escondidas em seu carro. O policial reformado Jorge Luiz Damasceno Vidal foi detido novamente pela PM encaminhado à delegacia. Farias afirmou à reportagem não saber por que o policial aposentado foi solto pelo 5º DP após ser preso na quinta-feira. De acordo com o comandante da operação, a PM encaminhará ofício ao Ministério Público questionando os motivos para a soltura. O major explicou ainda que, para evitar o contato corporal com os manifestantes, a polícia teve de usar spray de pimenta para dispersar a confusão. O spray também atingiu jornalistas e deputados que foram ao protesto para averiguar o que estava acontecendo, entre eles, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). O petista retornou à Câmara com olhos irritados e lacrimejando. Ele explicou que foi ao local da confusão por ser presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. "Me pegaram por trás, não deu para ver nada", afirmou, antes de ser atendido no posto médico da Casa. Quando finalmente a confusão entre os integrantes da Marcha e manifestantes que pedem a intervenção militar acabou, um novo protesto aconteceu no gramado em frente ao Senado. Um homem ainda não identificado disparou três tiros e foi preso pela PM. Logo em seguida aos disparos, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) desceram para o gramado e tentaram arrancar a faixa pedindo o impeachment instalada por movimentos acampados no local há quase um mês, mas foram contidos pela Polícia Militar e Legislativa. A confusão tumultuou também a sessão do Congresso para apreciação de vetos e dominou os discursos. O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu que a Polícia Militar e Polícia Federal revistassem as barracas em busca de armas.

Menina de 10 anos com doença rara volta a andar com ajuda de cachorro

  • 18 Nov 2015
  • 19:04h

Foto: Reprodução/ Hypeness

Com Síndrome de Morquio, uma menina de 10 anos voltou a andar graças à ajuda de um cachorro da raça Great Dane. Bella Burton vive em Massachusetts, nos Estados Unidos, e já passou por nove cirurgias e uma série de sessões de fisioterapia desde que descobriu o problema, aos dois anos. A Síndrome de Morquio é uma rara doença genética que afeta o crescimento ósseo e limita a mobilidade do portador. Até a chegada, em 2014, do cachorro treinado pelo Service Dog Project, chamado George, Bella usava muletas e cadeira de rodas para se locomover. Com altura favorável à garota, o animal fornecia ajuda para que ela se locomovesse, além de melhorar sua autoestima. "Eu tive cadeiras de rodas, andadores, muletas e agora temos George e eu deixei de lado minhas muletas e comecei a contar com ele", contou Bella em uma página no Facebook sobre sua relação com George. Segundo o site Hypeness, a menina passou a fazer transfusões de enzimas, o que também aumentou seu desempenho. Para Bella, George é seu melhor amigo. "Ele sabe o que fazer. Ele sabe onde todas as minhas aulas são. Enquanto eu estou na sala de aula, ele tira um cochilo".

Brumado: Mesmo ferido, mototaxista enfrenta bandido que foge com medo de rajada de pedras

  • Brumado Urgente
  • 18 Nov 2015
  • 18:06h

As marcas do sangue e das perfurações nas costas do mototaxista (Foto: Brumado Urgente)

Um mototaxista que atua há quase duas décadas em Brumado acabou tendo a sorte ao seu lado, numa tentativa de assalto feito por um cliente disfarçado de assaltante. O fato aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (18) e a sorte é que ele continua vivo, mesmo levando duas facadas e ter passado por momentos de terror. O fato aconteceu numa estrada vicinal do município nas proximidades da Vila Presidente Vargas, onde o bandido mandou o mototaxista parar a moto e descer dando 2 golpes de arma branca, uma faca da pão. Defendendo com unhas, dentes e mãos o seu ganha pão, que é a sua CG 150, ele percebeu que tinha um monte de pedras no local e começou a atirar várias delas no seu algoz, que, por incrível que pareça, correu para o mato com medo de ser atingido. O mototaxista mesmo apavorado conseguiu voltar para Brumado e procurou a Polícia para registrar a tentativa de assalto por que passou. Ele aconselha aos seus colegas de profissão tomar muito cuidado quando as corridas forem para a roça para levar pessoas desconhecidas. 

Ministério da Saúde confirma provável relação entre surto de microcefalia e zika

  • 18 Nov 2015
  • 18:06h

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, afirmou nesta terça-feira (17) que atualmente existe uma forte relação entre a circulação do zika vírus e a ocorrência de casos de microcefalia em algumas regiões do país. Em entrevista coletiva, o gestor informou que resultados de exames feitos em dois fetos com microcefalia mostraram que as gestantes foram infectadas pelo zika, segundo a Agência Brasil. "São duas gestantes com vírus zika no líquido amniótico cujas crianças têm microcefalia. Isso nos aponta fortemente para a correlação entre as duas coisas. Mas não permite ainda descartar completamente outras possíveis causas. Não vamos afirmar ainda, com certeza absoluta, que a causa é o vírus zika". De acordo com Maierovitch, os testes foram feitos por anminiocentese, quando o líquido amniótico é retirado do abdome da mãe. Outras possíveis causas seguirão em processo de pesquisa. Sobre o zika vírus, o especialista disse que há uma particularidade, que é a de que 80% dos infectados não apresentarem sintomas. Dessa forma, é impossível estimar a magnitude do problema. "Não temos a dimensão de quantas mulheres tiveram zika vírus durante a gestação".