Fann Estourado: O sucesso que vem conquistando o Brasil

  • 28 Nov 2015
  • 18:04h

(Divulgação)

O cantor brumadense Fann Leite tem muitos motivos para comemorar, pois a nova fase de sua carreira se transformou num incrível sucesso, que, a cada dia, se mostra cada vez mais surpreendente. Isso foi mais uma vez comprovado pelos mais de 50 mil plays, 20 mil downloads e mais de 200 visualizações num dos maiores sites musicais do Brasil, o www.suamusica.com.br, onde a galera de diversas regiões fez questão de conhecer o novo trabalho do artista. O Baixinho da Ostentação, neste clima de alta positividade, terá nos próximos dias o lançamento do seu clip “Baixinho Delícia” que deverá ser um dos grandes hits do verão. Então, se prepare, porque o Fann Estourado irá fazer a alegria da sua balada. 

Para limpar o ar, empresa alemã cria carro coberto com grama

  • 28 Nov 2015
  • 18:04h

(Foto: Divulgação)

A empresa Moovel apresentou este mês um carro coberto com cinco metros quadrados de grama. Segundo a BBC, o projeto Batizado de 'Green Skin' (pele verde, em tradução literal) estima que ele possa retirar 7 quilos de gás carbônico do ar por ano. Para cobrir o carro foi usada grama do gênero sedum, que resiste bem a condições climáticas extremas como secas e geadas. A Moovel é uma subsidiária da montadora Daimler, que também tem como subsidiária a Mercedes-Benz. Ela visa reduzir os danos ambientais provocados pelos carros e para isso o novo veículo vai passar por testes na cidade de Stuttgart, na Alemanha, nas próximas semanas.

A Ordem DeMolay de Brumado realizará neste domingo (29) o projeto 'Pedal Consciente'

  • 28 Nov 2015
  • 17:09h

(Divulgação)

A campanha é uma iniciativa dos jovens DeMolays, que visa conscientizar a sociedade acerca da importância de cuidar da saúde masculina, através de um ciclismo, com a participação da sociedade brumadense. O projeto é um meio utilizado para relembrar à respeito do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância do exame de próstata. O ciclismo terá inicio às 17h30, tendo, como ponto de partida e chegada, a Loja Maçônica Aliança Sertaneja Bahiana, que se localiza na Rua Joana Angélica, n° 163, Centro. Vista sua camisa azul e participe desse empreendimento do Capítulo DeMolay de Brumado. Venha pedalar pela saúde dos homens e de toda nossa sociedade!  Uma realização do Capítulo Renovação Sertaneja Brumadense n° 374, com apoio do Bethel n° 16 Pérolas da Luz e da Maçonaria Brumadense."

MPF e MP-BA recomendam manutenção de ações contra incêndios

  • 28 Nov 2015
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) encaminharam nesta quinta-feira (27), recomendações a secretarias de Governo, órgãos executores da política ambiental no âmbito da União e do Estado e a Municípios da Chapada Diamantina para que a estrutura já existente de combate aos incêndios florestais sejam mantidas e ampliadas. Segundo o promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos e o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, o objetivo é evitar o esvaziamento da fiscalização e do monitoramento das áreas já detectadas, um dos fatores decisivos à propagação rápida dos danos, que dificulta o combate às chamas. Um inquérito foi instaurado conjuntamente entre o MPF e o MPE no último dia 16, para apurar as responsabilidades civis e criminais e as providências tomadas em relação aos incêndios. Os documentos foram encaminhados à Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que foi orientada a aumentar o efetivo de brigadistas em operação, mantendo-os na região pelo tempo que se mostrar necessário para a extinção definitiva de todos os focos de incêndio. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também foi orientado a, diante da necessidade de operações aéreas, enviar um helicóptero de pequeno porte. Já à Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), foi recomendado que se dê continuidade às ações de controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios, aumentando o número de servidores do órgão ambiental nos municípios onde estão as zonas de risco. A Sema também deverá distribuir às brigadas voluntárias dos municípios afetados equipamentos e ser fornecida a estrutura necessária, mantendo, portanto, o helicóptero disponibilizado pela pasta.

"Antes de criticar Dilma, se coloquem no lugar dela", diz Lula, na Bahia

  • 28 Nov 2015
  • 15:01h

(Foto: Instituto Lula)

Uma semana depois de vir a Salvador para o Dia da Consciência Negra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou à Bahia, nesta sexta-feira (27), em Valente. Lula disse que as pessoas "devem se colocar no lugar" da presidente Dilma Rousseff. "Cada um de vocês precisa ajudar a Dilma. Quero que vocês imaginem a pressão que esta mulher está sofrendo, a dificuldade que ela está passando. Antes de criticar ela, se coloquem no lugar dela", disse Lula. Lula disse ainda que o país só vai sair da crise se cada um "virar um deputado, governador e presidente" e "não deixar que os companheiros, sozinhos, arquem com a responsabilidade". Lula também disse que prefere não se eximir da responsabilidade pelo mandato da sucessora. “Eu poderia dizer 'eu sou ex-presidente, não tenho nada a ver com isso', 'sou um cidadão comum, não tenho nada a ver com isso'. Mas a Dilma não é a Dilma. A Dilma não foi candidata porque ela quis ser. Ela foi candidata porque a gente precisava que uma mulher governasse este País uma vez na vida”, afirmou.  Segundo o ex-presidente, quando está tudo bem, “todo mundo é pai da criança”, o que não acontece quando a criança não é tão bonita. “Essa criança chamada Brasil é nossa e temos que cuidar dela”, disse, nos minutos finais de um discurso de pouco mais de meia hora divulgado na íntegra pelo site do Instituto Lula. Lula reconheceu que o Brasil não está vivendo um bom momento econômico, mas ressaltou que outros países, como Estados Unidos, Alemanha e Japão, também enfrentam problemas. Mas pediu que as pessoas não julguem a presidente antes do tempo. “Quando fui eleito, eu dizia: eu fui eleito para um mandato de quatro anos. Não me julguem nem por um dia nem por um ano”, afirmou.

Visita do secretário Fábio Vilas-Boas a Brumado é avaliada de forma muito positiva

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 28 Nov 2015
  • 14:05h

O secretário Fábio Vilas-Boas sinalizou de forma positiva para uma otimização do setor de saúde em Brumado (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Brumado é uma das poucas cidades da Bahia que goza da Saúde Plena, então, diante dos constantes desafios, o prefeito Aguiberto Lima Dias, em seu recente encontro com o governador Rui Costa fez algumas cobranças mais urgentes e o setor de Saúde Municipal ocupou um lugar especial, já que os custos da manutenção do sistema que atende 20 municípios da região aumentaram de forma considerável, enquanto os recursos se mantiveram praticamente os mesmos. Atendendo ao pleito do gestor, Rui Costa enviou neste sábado (28) o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas a Brumado para conhecer de perto a realidade vivenciada pelo município. Ele chegou acompanhado do seu staff, por volta das 09h30m e foi recepcionado por uma comitiva que esteve presente ao aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt. Em seguida o secretário acompanhado do prefeito Aguiberto e do secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, fizeram uma série de visitas que se iniciaram pelo Hemoba, em seguida o Lacen, depois todo o complexo do Hospital Magalhães Neto e, por fim, as obras da UPA do Bairro Malhada Branca. A visita foi avaliada como muito positiva, já que o secretário sinalizou que o governo do estado deverá atender as principais urgências do setor, que seriam a efetivação da UTI, a conclusão das obras da UPA e o aumento dos recursos estaduais. Sobre a possibilidade da estadualização do nosocômio, o secretário disse que a possibilidade será avaliada com o máximo de amplitude, mas que, nesse primeiro momento, a prioridade é a otimização do setor. 

A visita ao hospital registrada (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

PF indicia 19 pessoas na quarta fase da Operação Zelotes

  • 28 Nov 2015
  • 14:01h

(Foto: Reprodução)

Dezenove pessoas foram indicadas por crimes de extorsão, corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro na quarta fase da Operação Zelotes. De acordo com o Congresso em Foco, a Polícia Federal (PF) fez o indiciamento. A lista dos indiciados reúne executivos de montadoras de automóveis, lobistas e funcionários do governo federal e do Senado suspeitos de negociarem a Medida Provisória 471/2009, que estendeu a redução de impostos para empresas do setor automobilístico. Entre os indiciados estão o presidente da Caoa Hyundai, Carlos Alberto Andrade, os executivos da MMC Mitsubishi Paulo Arantes Ferraz e Eduardo Souza Ramos, os lobistas Mauro Marcondes, Cristina Mautoni, Alexandre Paes Santos e Eduardo Valadão e o ex-membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) José Ricardo Silva. 

De acordo com os investigadores, eles pagaram pela medida provisória que beneficiou as montadoras. Também foram indiciados a ex-secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior Lytha Spíndola e o ex-secretário de Comunicação do Senado Fernando César Mesquita, ligado ao ex-presidente José Sarney (PMDB). A quarta fase foi deflagrada no mês passado e investigou negociação na edição de três medidas provisórias (MPs) que beneficiaram empresas investigadas na operação. As primeiras fases da Zelotes investigaram a manipulação de julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. A PF estima que foram desviados mais de R$ 19 bilhões. No entanto, durante o desenrolar das investigações, a polícia e o Ministério Público Federal (MPF) encontraram indícios sobre a suposta negociação na edição de três medidas provisórias (MPs) que beneficiaram empresas do setor automobilístico.

CONTINUE LENDO

Brasil registra primeira morte provocada pelo vírus zika

  • 28 Nov 2015
  • 13:02h

(Foto: Reprodução)

O Instituto Evandro Chagas confirmou hoje (27) o primeiro caso de morte por vírus Zika no país. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Segundo o instituto, o paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. O caso foi encaminhado para a instituição, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas. O paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde. A assessoria do ministério disse que recebeu os dados, analisa as informações repassadas e vai divulgar um posicionamento sobre o assunto na próxima semana. O vírus Zika é caracterizado por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A maior parte dos casos não apresenta sintomas. O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Os casos de vírus Zika vem chamando atenção nas últimas semanas devido a possíveis ligações da doença com o aumento de microcefalia no Nordeste.

Governo anuncia ação judicial de R$ 20 bi contra responsáveis por desastre em MG

  • 28 Nov 2015
  • 12:05h

(Foto: Reprodução)

O governo federal e os Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo vão entrar na Justiça contra a mineradora Samarco para garantir os recursos necessários ao plano de recuperação do desastre ambiental provocado pelo rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais. Segundo informações do site 'Uol', a ação, que é estimada em R$ 20 bilhões, terá como alvo a Vale e a BHP Billinton, empresas controladoras da Samarco. O governo pretende entrar com a ação na próxima segunda-feira (30). O anúncio da medida foi feito, nesta sexta-feira (27), em entrevista coletiva à imprensa, em Brasília, por Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União (AGU), e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.  A ação pretende criar um fundo com recursos depositados pelas empresas, que será utilizado para conter a expansão dos impactos da enxurrada de lama que avançou pelo rio Doce e atingiu o mar do Espírito Santo, executar projetos de revitalização da bacia do rio e pagar indenizações à população afetada.

Motociclista morre em acidente envolvendo ônibus com estudantes em Poções

  • 28 Nov 2015
  • 11:21h

Foto: Reprodução/ Poções 24h

Um motociclista morreu após se envolver em uma colisão com um ônibus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Km 758 da BR-116, na altura do município de Poções, no Sudoeste da Bahia, na noite desta sexta-feira (27). De acordo com o blog Poções24h, Alexsandro Silva Franca, 42 anos, estava em alta velocidade quando foi atingido de frente pelo veículo. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista. Nenhum dos 32 passageiros do ônibus ficou ferido. Após o ocorrido, a motocicleta sofreu um incêndio e ficou totalmente destruída. As causas do acidente estão sendo investigadas.

Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões neste sábado

  • 28 Nov 2015
  • 10:43h

(Foto: Reprodução)

O sorteio do concurso 1.765 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (28), poderá pagar o prêmio de R$ 100 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), em Cândido Mota(SP). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 680 mil por mês em rendimentos, o equivalente a R$ 22,6 mil por dia. Caso prefira, poderá adquirir 22 mansões beira mar ou ainda uma frota com mais de 150 carros esportivos de luxo.

 

Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

CONTINUE LENDO

Governo vai bloquear R$ 10,7 bilhões; serviços serão paralisados

  • 28 Nov 2015
  • 09:56h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff vai fazer um novo contingenciamento do Orçamento de 2015 seguindo orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). O governo deverá editar um decreto de programação financeira com um corte de R$ 10,7 bilhões nos gastos.  A suspensão deverá atingir todos os serviços, como água, luz, telefone, bolsas no Brasil e no exterior, fiscalização ambiental, do trabalho, da Receita e da Polícia Federal, além de gastos com passagens e diárias. A Presidência fez questão de justificar que o novo contingenciamento foi necessário porque o Congresso Nacional não aprovou a revisão da meta orçamentária esta semana.

 

A presidente cancelou as visitas ao Vietnã e ao Japão porque, a partir de 1º de dezembro, o governo não pode mais empenhar novas despesas discricionárias exceto aquelas essenciais ao funcionamento do Estado e ao interesse público”, segundo informou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.  O embarque da presidente Dilma Rousseff para Paris, para a Cúpula do Clima, está confirmado para as 23 horas desta sexta-feira, 27, e o retorno para a próxima segunda-feira (30).  O decreto com o corte ainda não foi assinado pela presidente Dilma e a ideia é que seja publicado na próxima segunda-feira no Diário Oficial da União. A previsão é que o projeto da revisão da meta fiscal seja votado na terça-feira, 1º.  O atraso nas votações e todo o imbróglio decorrente disso foi desencadeado após a prisão, na quarta-feira, do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), acusado de tentar obstruir a ação da Justiça e da Polícia Federal na Operação Lava Jato.  A prisão de Delcídio provocou uma paralisação total das votações no Congresso. Delcídio ocupava também o posto de presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, tinha todo o controle do andamento da pauta do Congresso e era relator de medidas importantes, como a de repatriação de recursos, que estavam na lista das medidas fiscais aguardando votação para reduzir o rombo no orçamento do governo. “Na segunda-feira o governo publicará decreto de contingenciamento de pouco mais de R$ 10 bilhões. Pelo mais recente posicionamento do Tribunal de Contas da União, a não aprovação da revisão da meta obriga o governo a contingenciar as verbas discricionárias”, explicou o Planalto. Verbas discricionárias são as não obrigatórias.  Por isso parte da viagem internacional foi cancelada. O Planalto informou ainda que, na segunda-feira, uma nota técnica trará maior detalhes sobre o decreto de contingenciamento. O governo fez questão de explicar que “não se trata de um problema financeiro, mas orçamentário”.

CONTINUE LENDO

Freddy Pitta Lima é eleito presidente da Associação dos Magistrados da BA

  • 28 Nov 2015
  • 09:19h

Presidente eleito da AMAB, Freddy Pitta Lima, ao lado da presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Santiago (ao centro), e da atual presidente, Marielza Brandão Franco (Foto: Juscelino Pache

Após eleição realizada nesta sexta-feira (27), o juiz Freddy Carvalho Pitta Lima foi confirmado como novo presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) para biênio 2016/2017, concorrendo em chapa única. O pleito contou com a participação de 372 juízes e desembargadores, que votaram pela internet e na sede da entidade. O desembargador Mario Augusto Albiani Alves Júnior será o primeiro vice-presidente, enquanto a juíza Elbia Rosane Sousa de Araújo será a segunda vice-presidente. Também foram eleitos nove integrantes do Conselho Deliberativo e cinco do Conselho Fiscal. O novo presidente da AMAB formou-se em Direito na Universidade Católica do Salvador(UCSal) em 1994. É pós-graduado em Ciências Criminais e mestrando em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Entrou para a magistratura em 1999, passando pelas comarcas de São Felipe, Belmonte, Irecê e Feira de Santana, até chegar Salvador, onde atualmente atua na 3ª Vara do Fórum Criminal.

Acusações são ‘caluniosas’, afirma defesa de juiz que teria agredido advogado

  • 28 Nov 2015
  • 08:31h

Agressão teria acontecido em audiência em juizado na Ucsal | Foto: Reprodução

A defesa do juiz Cássio Miranda, acusado pelo advogado Ibsen Novaes de tentar agredi-lo durante audiência nesta quinta-feira (27), negou em nota nesta sexta-feira (27) ao Bahia Notícias que o magistrado tenha cometido qualquer ato de agressão contra o causídico e classificou as imputações como “calúnia”. “Em nenhum momento o Dr. Cássio agrediu fisicamente o referido advogado [...]Não lhe esmurrou, sequer o tocou como foi por ele ampla e inveridicamente divulgado”. Ainda segundo Sérgio Habib, advogado do juiz, Miranda foi “agredido em sua honra pessoal por declarações prestadas pelos advogados Ibsen Noves Junior e Israel Sacramento Galvão, que o acusaram de ter praticado falsidade documental, numa ação cível em que ele figura como autor”. Ainda de acordo com a defesa, a tentativa de agressão cometida pelo juiz foi uma reação “repelindo a injusta agressão que sofrera”. Miranda pretende ajuizar ações penais contra Novaes e Galvão, “pois que esta é a única resposta que se pode dar aos que agem com maldade e maledicência”.

Vídeo em 'time lapse' mostra chegada impressionante de temporal à Vitória da Conquista

  • Resenha Geral
  • 28 Nov 2015
  • 07:44h

Morador capturou toda a movimentação de nuvens no céu conquistense até o momento em que a chuva começa a cair. (Foto: Reprodução Youtube)

Um morador de Vitória da Conquista registrou em time lapse a chegada a forte chuva, da última quarta-feira (25), na cidade, depois de vários dias de muito calor. Em sua página no Facebook, Ticas News, exibiu a captura toda a movimentação de nuvens no céu conquistense até o momento em que a chuva começa a cair. Segundo o morado, o vídeo feito no Bairro Brasil com 40 minutos de gravação, acelerado e transformado para apenas 2 minutos. Assista: