TSE dá prazo para coligação de Dilma e Temer se defender de ação do PSDB

  • 05 Dez 2015
  • 13:33h

(Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nesta sexta-feira (4) a decisão do plenário, tomada em outubro, que reabriu ação de investigação eleitoral em que o PSDB pleiteia a cassação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Com a decisão, os advogados da coligação de Dilma e Temer terão sete dias para apresentar defesa no tribunal, após serem notificados. Os advogados também podem questionar novamente a reabertura da ação. Com a reabertura do processo, a Justiça Eleitoral procederá à investigação das questões levantadas pelo partido e, após a análise das alegações da acusação e da defesa, o caso será julgado no mérito pelo plenário da corte. Em fevereiro, a ministra Maria Thereza de Assis Moura arquivou o processo, por entender que não havia provas suficientes para o prosseguimento da ação. No entanto, o TSE aceitou recurso protocolado pela Coligação Muda Brasil, do candidato derrotado à Presidência da República Aécio Neves, do PSDB. A legenda alegou que há irregularidades fiscais na campanha relacionadas a doações de empresas investigadas na Operação Lava Jato. No processo, o PT sustenta que todas as doações que o partido recebeu foram feitas estritamente dentro dos parâmetros legais e posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral. As contas eleitorais da presidentw foram aprovadas pelo plenário do TSE em dezembro do ano passado por unanimidade.

 

Polícia divulga os 68 assaltantes de banco mais procurados

  • 05 Dez 2015
  • 12:31h

(Foto: Reprodução)

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) divulgou, nesta sexta-feira, 4, a identidade de 68 assaltantes de banco com atuação na Bahia. O levantamento foi feito após nove meses de trabalho. Todos os procurados possuem mandados de prisão em aberto e as fotos podem ser consultadas no aplicativo do Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP), da Polícia Civil (PC). A PC informou ainda que, nesse mesmo período, 107 pessoas envolvidas em roubo e explosão de agências bancárias foram presas no estado. Dentre os mais procurados, estão José Francisco Lume, o 'Zé de Lessa', Rogério Santiago, o 'Rogerinho', e Gilvandro Lima dos Santos, o 'Vando PC' ou 'Coroa'. De acordo com o delegado Jorge Figueiredo, diretor do Draco, 'Zé de Lessa' é o maior assaltante de bancos e carros fortes da Bahia e, hoje, é apontado como o maior fornecedor de drogas na capital e interior. Ele está foragido desde janeiro de 2014, quando recebeu liberação da Justiça para fazer avaliação médica e retirar uma carta de recomendação profissional e não mais voltou. Também integra o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA). 'Rogerinho', que está no baralho do crime, é adepto da modalidade criminosa 'Novo Cangaço', em que os assaltantes usam armamento pesado e fazem reféns nos ataques, segundo a polícia. É acusado também de explodir terminais de autoatendimento, participar de sequestros relâmpagos, roubar imagens sacras e tráfico de drogas. Gilvandro, que ainda não está no Baralho, é responsável por vários assaltos a bancos nos municípios de Barra da Estiva, Amargosa, Castro Alves e Ituberá. O SIPP está disponível para download, gratuitamente, nas principais lojas de aplicativos (Play Store) para smartphones. Para os usuários de Iphone, o SIPP pode ser baixado pelo navegador, no site no app

As melhores opções em óculos solares estão na Ótica Companhia dos Olhos

  • 05 Dez 2015
  • 11:31h

Com um estoque vasto e diversificado, a ótica amiga da sua visão, traz até você os mais variados modelos de óculos solares das melhores marcas, e em condições especiais de pagamento. Tudo em até 10 vezes nos cartões de crédito.

Não percam essa grande oportunidade em adquirir seus óculos na Ótica Companhia dos Olhos e desfrute das vantagens e opções que só a mais antenada ótica da cidade pode lhe oferecer. A Ótica Companhia dos Olhos fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.

Morre no Rio a atriz Marília Pêra

  • 05 Dez 2015
  • 10:35h

(Foto: Reprodução)

A atriz, cantora e diretora Marília Pêra morreu às 6h deste sábado (5), no Rio, aos 72 anos. A atriz, que lutava contra um câncer havia 2 anos, morreu em casa, ao lado da família. Ela deixa os filhos Ricardo Graça Mello, Esperança Motta e Nina Morena e o marido Bruno Faria. O velório será no Teatro Leblon, sala Marília Pêra (Rua Conde de Bernadote, 26 - Leblon), a partir de 13h, também neste sábado. Marília era uma das artistas mais completas do Brasil: além de interpretar, era cantora, bailarina, diretora, produtora e coreógrafa. Trabalhou em mais de 50 peças, quase 30 filmes e cerca de 40 novelas, minisséries e programas de televisão. Um dos últimos trabalhos da atriz foi sua participação na série "Pé na Cova', da TV Globo, onde interpretava a personagem Darlene. Marília Soares Pêra nasceu em 22 de janeiro de 1943, no bairro do Rio Comprido, no Rio. Sua primeira entrada em cena aconteceu quando ainda era bebê, fazendo figuração numa peça, informa seu perfil no Memória Globo. Aos quatro anos de idade, ela atuou com os pais no espetáculo “Medeia”. Sua irmã mais nova, Sandra Pêra, também é atriz e cantora.

Tanhaçu: Sesab confirma morte por microcefalia

  • 05 Dez 2015
  • 09:41h

(Foto: Reprodução)

Com seis mortes atribuídas à microcefalia e 112 casos notificados este ano com suspeita da doença no estado até o dia 1º de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou nesta sexta-feira, 4 que no próximo dia 10 entra em funcionamento o Centro de Operações de Emergências em Saúde. A unidade vai unificar os trabalhos de organização de dados, vigilância e controle epidemiológico. Coordenado pela Sesab, o centro será formado por especialistas de diversas áreas e órgãos estaduais e do Ministério de Saúde, e terá a função de elaborar e divulgar boletins semanais sobre casos notificados da doença no estado. Segundo o secretário de Saúde do estado, Fabio Vilas-Boas, o centro também vai disponibilizar equipes que vão se deslocar para os municípios com casos suspeitos notificados para aprofundar as investigações e a relação entre a microcefalia e o zika vírus. 

As mortes dos bebês com microcefalia foram registradas em Salvador, Itapetinga, Itabuna, Camaçari, Tanhaçu e Olindina, conforme a Sesab. No total, os casos suspeitos ocorreram em 34 municípios, sendo confirmados 37 casos em 26 cidades. De acordo com o secretário, para combater o Aedes aegypti -  mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya -, o Estado está preparando nova campanha de conscientização, mobilizando a população e os gestores municipais. Vilas-Boas, que é vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), participa na quarta-feira, em Brasília, de uma reunião da instituição, com a meta de alinhar estratégias com outros estados, em ação similar  já realizada com estados do Nordeste. O secretário já adiantou que a Bahia vai propor a liberação de verba suplementar por parte do Governo Federal, da ordem de R$ 15 milhões para as ações de intervenção e contenção do processo epidêmico. Os estados também vão cobrar do Ministério o fornecimento emergencial do suprimento de larvicidas e adulticidas, e a agilização dos resultados dos exames laboratoriais enviados para o Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência para zika.

CONTINUE LENDO

Alvo de processo de impeachment na Câmara, Tânia Britto desaparece de Jequié

  • 05 Dez 2015
  • 08:51h

Foto: Reprodução / Júnior Mascote

Procura-se uma prefeita. A desaparecida atende pelo nome de Tânia Britto (PP), gestora do município de Jequié, na região do Médio Rio de Contas. Desde que a Câmara de Vereadores aprovou na última terça-feira (1º) a admissibilidade do seu pedido de impeachment (veja mais aqui), a prefeita não é encontrada pelos edis para ser notificada sobre a abertura da ação, como manda a legislação sobre impedimento de mandatos. Segundo vereadores do município ouvidos pelo Bahia Notícias nesta sexta (4), buscar a gestora em seu gabinete tem sido em vão nos últimos dias. Em sua residência, ninguém passa da guarita do condomínio: as ordens são expressas para não deixar ninguém entrar. De acordo com o presidente da comissão responsável pelo impeachment, vereador Tinho (PV), o sumiço de Tânia é um mistério. “A Câmara foi até a prefeitura levar a notificação, ela não foi encontrada. A gente é barrado na porta do condomínio, dizem que não tem autorização dela para ter acesso. Algumas pessoas dizem que ela não se encontra em Jequié. Ninguém sabe informar a agenda dela. A assessora não se encontra. Não há informações sobre o paradeiro dela”, relatou. Ainda segundo o vereador, se a prefeita não for encontrada para ser notificada sobre o andamento do processo de impeachment, a comissão vai seguir com ele. Para Tinho, o sumiço da chefe do Executivo Municipal é uma manobra para postergar o rito da ação. 

“A prefeita não quer facilitar. Quem não deve, não teme. Qualquer prefeito de boa fé já teria aparecido”, critica. Na avaliação do vice-prefeito do município, Sérgio da Gameleira (PSB), um dos principais opositores da gestora desde que rompeu as relações com ela há um ano e meio e que tenta viabilizar candidatura à prefeitura nas eleições do ano que vem, o desaparecimento dela também é uma forma de obstruir o processo. “Isso é uma estratégia para dificultar o andamento do processo. Se ela é isenta de culpa, deveria se apresentar, preparar sua defesa”, opinou. Quem também engrossa o coro contra a prefeita é o vereador Joaquim Caires (PMDB), líder da oposição na Câmara. Segundo ele, “o clima na cidade é de uma expectativa imensa pela saída” e as chances de os vereadores votarem pelo impeachment de Tânia são grandes. “O clima dentro da Câmara expressa o sentimento da população. A tendência na Câmara é de votação pelo impeachment dela”, cravou. Na Cidade Sol, o sumiço da gestora virou motivo de piada. Nas redes sociais, circulam memes com a falta de informações sobre o paradeiro dela. Procurada pelo Bahia Notícias, Tânia Britto não atendeu e nem retornou às ligações. 

CONTINUE LENDO

MEC quer ocupar vagas ociosas nas universidades públicas

  • 05 Dez 2015
  • 08:05h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

O Ministério da Educação (MEC) quer preencher as vagas desocupadas nas universidades públicas. No ano passado, eram 150 mil vagas ociosas nas redes federal e estadual de ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2014, divulgado nesta sexta-feira (4) pelo MEC. As vagas são de estudantes que iniciaram o curso, mas, por algum motivo, desistiram, e atualmente são preenchidas internamente em cada universidade. O MEC quer criar um Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das vagas remanescentes para que estudantes de todo país possam se candidatar a cursos em períodos equivalentes ao que estão cursando. Poderão participar também estudantes que tenham bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

"É uma vaga mais complexa para matricular porque o aluno já tem um histórico acadêmico que está cursando e o novo curso vai ter que analisar o currículo dele, as matérias que ele fez, a compatibilidade e vai fazer uma proposta de quais disciplinas vai ter que fazer para concluir o curso. Como as universidades federais têm, em geral, os melhores cursos do Brasil, acho que vai ter uma ampla adesão e nós vamos trabalhar para não deixar nenhuma cadeira vazia na sala de aula", explicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo a Agência Brasil, o critério para preencher as vagas será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, será considerado o desempenho do aluno na instituição na qual estuda, a nota do curso que está matriculado nas avaliações do MEC e a região de origem do estudante. Se as vagas não forem preenchidas, a pasta discute também ofertá-las a pessoas já formadas e que buscam uma segunda graduação. A negociação está sendo feita inicialmente com as federais, mas, segundo o ministro, estaduais e municipais também poderão participar. As federais concentram 100 mil vagas ociosas, segundo os dados do ano passado. "São 100 mil estudantes [nas universidades federais] que poderiam estar cursando uma graduação, mas desistiram", diz o ministro. "Vou ter que pagar professor, luz, laboratórios, biblioteca independente do número de alunos. Se eu trabalhar com matrículas plenas, vou estar gastando o mesmo que gastava, mas formando mais gente, aumentando a produtividade e a eficiência em sala de aula", conclui Mercadante.

CONTINUE LENDO

Sete a cada dez brasileiros vão passar Réveillon no Brasil, estima MT

  • 05 Dez 2015
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

Os destinos turísticos do Brasil são preferência de sete entre dez brasileiros no Réveillon. De acordo com o Ministério do Turismo, a valorização da moeda estrangeira tem impactado nas reservas hoteleiras. "Esse é o momento do turismo, temos que aproveitar essa chance e mostrar que podemos oferecer a melhor experiência que o turista pode ter", afirmou o ministro Henrique Eduardo Alves. Em Salvador, a ocupação deve ser 10% maior este ano do que no mesmo período de 2014. O Réveillon da capital baiana será celebrado com cinco dias de shows, na Praça Cayru. A expectativa da prefeitura é reunir 1,2 milhão de pessoas durante a festa. Já em Natal (RN), há expectativa de 90% de ocupação a partir de 27 de dezembro, média que deve ser mantida até o carnaval. Entre os atrativos estão shows musicais, que acontecem na praia da Redinha e o Festival do Camarão, que celebra a culinária regional em 30 restaurantes da capital. O Rio de Janeiro também é apontado como um dos destino preferidos dos brasileiros, com cerca de dois milhões de visitantes no período festivo. A capital também é o principal destino de 45% dos estrangeiros que viajam a lazer no Brasil. 

App que diz mostrar quem visitou seu perfil no Instagram rouba seus dados

  • 04 Dez 2015
  • 21:01h

(Foto: Reprodução)

A vontade de saber quem visualizou seus perfis nas redes sociais pode acabar se tornando uma arma de ataque hacker. De acordo com a Trend Micro, relatórios recentes mostram que tanto a Apple quanto o Google tiraram aplicativos populares de suas lojas online depois de descobrirem que eram de natureza maliciosa. Foi o caso do app InstaAgent. Tanto o Who’s Viewed Your Profile – InstaAgent do iOS quanto o Who View Me—InstaAgent no Google Play, apps que rastreavam quem visitou a sua conta no Instagram, foram retiradosdas lojas virtuais. Ao contrário do que prometiam, os apps InstaAgent roubavam as credenciais dos usuários e enviam esses dados para um servidor remoto.

 

Segundo a Trend Micro, as informações colhidas seriam usadas para sequestrar contas e postar imagens sem a permissão dos usuários. Além disso, o aplicativo conseguiu comprometer perto de um milhão de contas. Com quase um milhão de downloads na AppStore antes de sua remoção, os recursos anunciados do aplicativo aguçavam o interesse dos usuários, ganhando apoio suficiente para levá-lo ao topo da lista de aplicativos grátis no Reino Unido por quatro dias. Foi também listado no topo das listas de downloads nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. O histórico mostra que essa não foi a primeira vez que grupos maliciosos usaram o mesmo golpe para transformar usuários de redes sociais em vítimas voluntárias. No ano passado, um estudo mostrou que o golpe mais efetivo no Facebook se aproveitava da curiosidade dos usuários para saber quem viu seus perfis, sendo responsável por 30 % dos cliques maliciosos identificados infectando usuários. Criminosos cibernéticos também aproveitaram da popularidade: o aplicativo See Wh0 Viewed Y0ur Pr0file enganou os usuários, levando-os a conceder acesso a suas credenciais, enviando 6972 tuítes em questão de quinze minutos. Golpes de clickjacking e de phishing envolvendo a mesma estratégia provaram ser eficazes. O clickjacking é o roubo de click, uma armadilha preparada para que o usuário pense que está fazendo uma ação num determinado site, mas na verdade os cliques executados estão sendo usados pelo atacante, para executar operações maliciosas. Já o phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos. A Trend Micro faz o alerta: até a data de hoje, não foi desenvolvido nenhum app legítimo e seguro que permita que usuários de mídia social vejam quem visualiza suas contas de mídia social. Salvo os relatórios de “ver perfil” do LInkedIn, sites e aplicações de mídia social não fornecem, nem suportam esse tipo de serviço.

CONTINUE LENDO

Versão do WhatsApp para Android tem novos emojis de famílias LGBTs

  • 04 Dez 2015
  • 20:04h

(Foto: Reprodução)

A versão do aplicativo WhatsApp para Android ganhou nesta quinta-feira (3) novos emojis, entre eles, símbolos que representam famílias LGBTs (Lésbicas, gays, Bissexuais, Transexuais). Segundo informações do jornal O Globo, os 150 novos desenhos da versão 2.12.373 já estavam disponíveis para o sistema operacional iOS, que funciona em dispositivos móveis da Apple, como o iPhone. Os novos emojis ainda não podem ser baixados na Play Store (loja de aplicativos do Google), mas o download já pode ser feito no site dos desenvolvedores. O usuário deve acessar o site do aplicativo, clicar em “Download Now” e aguardar que a instalação se inicie. O dispositivo deve sinalizar que o arquivo não é confiável e irá redimensionar para o menu de configurações, onde o usuário deve permitir a instalação.

Entenda como é a abertura do rito de impeachment

  • 04 Dez 2015
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

Horas depois da decisão do PT de votar contra ele no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que aceitou o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff formulado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal com o apoio dos partidos de oposição. Agora, será formada comissão especial integrada por deputados para analisar se a petista realmente cometeu crimes. A ação de Cunha foi considerada uma represália à decisão da bancada de deputados federais petistas de votar pelo prosseguimento da cassação de seu mandato. O peemedebista é alvo de processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara. Pela quarta vez, o Conselho adiou a votação que irá decidir se o processo seguirá adiante ou será arquivado. A próxima reunião do Conselho está marcada para terça-feira que vem, dia 8. 

 

INFOGRÁFICO: Entenda o que acontece a partir da abertura do rito de impeachment

Cunha contou que assinou à tarde o pedido de abertura de impeachment com base na tese de que Dilma cometeu crime de responsabilidade fiscal no atual mandato ao editar decretos de abertura de crédito sem autorização que somam R$ 2,5 bilhões. O presidente da Câmara rejeitou os outros quatro pedidos de afastamento da presidenta por problemas formais. Segundo Cunha, a decisão de acatar o pedido de impeachment foi de “natureza técnica”. “O juízo do presidente da Câmara é única e exclusivamente de mérito. A mim, não tenho nenhuma felicidade de aprovar este ato”, afirmou Cunha, em entrevista coletiva. “Infelizmente não consegui encontrar alguém que desmontasse a tese aceita hoje.”  Para o presidente da Câmara, Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade e, por isso, a aprovação do projeto de lei que muda a meta fiscal de 2015 — ocorrida em sessão do Congresso Nacional à tarde — não corrige a irregularidade cometida. O texto da nova meta fiscal permite que o governo possa registrar um déficit de R$ 119 bilhões este ano, com o pagamento das chamadas “pedaladas fiscais.  O presidente da Câmara disse que havia 34 pedidos de impeachment e que ele rejeitou todas as denúncias que tratavam de fatos ocorridos em 2014. Antes, ele já havia rejeitado 27 deles, e hoje acatou um e rejeitou outros quatro. Ainda há dois pedidos pendentes de análise. “Meu posicionamento sempre foi não considerar atos de mandato anterior”, explicou. “O processo seguirá seu curso normal, com direito à defesa.” Mas se na entrevista coletiva o presidente da Câmara dos Deputados teve uma postura comedida, nas redes sociais ele comemorou a abertura do processo de impeachment. Na publicação do Facebook e no Twitter, Cunha disse que “as manifestações populares não foram em vão!” “Atendendo ao pedido das ruas, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acolheu o pedido de impeachment”, escreveu.

Oposição deve salvar presidente da Câmara

Com a deflagração do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deverá ser salvo da cassação no Conselho de Ética.  A avaliação é que, agora, o DEM e o PTB vão apoiar o arquivamento do processo. E para atrair os votos dos deputados federais do PSDB, o peemedebista fez questão de acolher o pedido apoiado pelo partido dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr e Janaína Paschoal. Em troca, Cunha aposta que o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), vai convencer os dois deputados tucanos no Conselho a mudar de posição e a votar pelo engavetamento do pedido de cassação. Os petistas classificaram a atitude de Cunha como “revanchismo” e “golpe”. No Twitter, o presidente da sigla, Rui Falcão, afirmou: “Golpistas não passarão. Não vai ter golpe. Dilma fica”.

CONTINUE LENDO

Bahia tem 87 casos suspeitos de microcefalia e seis mortes

  • 04 Dez 2015
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

Seis mortes de bebês com perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros foram divulgadas por meio de nota pelo Governo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (4). Os dados são referentes até o dia 1º de dezembro de 2015. Os municípios onde as mortes foram registradas são: Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçú (1), Camaçari(1) e Itabuna (1). Ainda de acordo com o governo, foram notificados 112 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 34 municípios, dos quais 26 foram confirmados. Este número seguia o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, no qual considerava microcéfalos os bebês que tenham perímetro encefálico igual ou inferior a 33 centímetros. Porém, na quinta-feira (3), o Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS), passou a considerar o perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros. Desse modo, a Bahia passa a ter 87 casos suspeitos de microcefalia. Em contato com o G1 na manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que, apesar da mudança no critério adotado pelo Ministério da Saúde, o número de óbitos continua o mesmo (seis) e apenas a investigação dos próximos casos serão modificadas.

Vereador Weliton Lopes acompanha processo de licitação para início das obras da Praça do Jurema

  • 04 Dez 2015
  • 17:25h

(Foto: Reprodução)

O vereador Weliton Lopes vem acompanhando muito de perto todos os trâmites para a reforma da Praça Pompílio Neto, mais conhecida como “Praça do Jurema”. A obra é uma das mais antigas reivindicações não só dos moradores locais, mas de toda população brumadense, por ser a Praça uma referência na cidade. No último dia 30 de novembro mais uma etapa do processo foi superada com a realização da licitação nas dependências da prefeitura municipal para escolha da empresa que vai ser a responsável pela execução da obra e, o vereador Weliton Lopes, muito comprometido com o referido projeto esteve presente acompanhando todo o processo. A vencedora do certame foi a Construtora Áurea, que após todos os trâmites legais, iniciará o projeto de reforma, que bastante moderno tornará o local mais aprazível oferecendo jardins, pátio, pergolados e toda estrutura de acessibilidade. Para o vereador Weliton Lopes com a realização da licitação a efetivação da obra está cada vez mais próxima e a Praça do Jurema será por fim reformada atendendo aos reclames da população. “Nosso trabalho está diretamente ligado à busca da realização das reivindicações da nossa população e nos é muito gratificante acompanhar a concretização de um projeto tão importante para a cidade. Destacamos a participação do deputado Luciano Ribeiro em todo o processo e o comprometimento do prefeito Aguiberto Lima Dias com a realização da obra”, destacou o parlamentar.     

Brumado: Castelinho da ENSF realiza formatura

  • Brumado Urgente
  • 04 Dez 2015
  • 17:01h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Com o salão do Clube Social de Brumado completamente tomado de pais, professores, alunos e seus convidados, aconteceu em grande estilo na noite de ontem (03) a formatura da turma 2015 do Castelinho. O evento cujo tema foi o amor, iniciou-se com a fala da diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima Maria José Ramalho de Meirelles, enfatizando que o amor é um dos pilares do mundo e também da escola, e, que sem ele a vida perde completamente o sentindo. Diversas apresentações fizeram parte do cronograma do evento, onde os pequenos deram um show à parte. Muitos pais não se contiveram e vieram às lágrimas em verem seus filhos ganhando o “mundo do saber” e mesmo com tão pouca idade já demonstrando tamanho interesse e desenvoltura pelas atividades escolares. A coordenadora do Castelinho da ENSF Conceição Ap. de Meirelles fez questão de agradecer a todos os pais pela confiança depositada na escola e ratificou o compromisso de todo o corpo docente em ofertar aos alunos todo o carinho e atenção necessários a um aprendizado de excelência.

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Estudantes da rede estadual desenvolvem 'cadeirinha anti-esquecimento'

  • 04 Dez 2015
  • 16:27h

Foto: Camila Souza/ GOVBA

Estudantes do Colégio Estadual de Salobrinho, em Ilhéus, desenvolveram uma "cadeirinha anti-esquecimento" para ajudar a evitar que crianças sejam deixadas no carro. Fagner dos Santos e Arthur Dias apresentaram a criação na 5ª Feira de Ciências da Bahia (Feciba), um dos eventos do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual: Ciência, Arte, Esporte e Cultura, que acontece na Arena Fonte Nova até esta sexta-feira (4). A cadeirinha é interligada a um aplicativo de celular e, quando a pessoa sai do carro e fecha a porta, esquecendo a criança na cadeirinha, o alarme é acionado em poucos minutos como sinal de alerta. "Esse projeto é útil para todas as classes sociais. Tem medidor de pressão, temperatura, e o sensor de presença vai avaliar se tem [ficou] uma criança ou não", explica Fagner. A cadeirinha foi criada em nove meses, com ajuda e acompanhamento de professores. Ao todo, foram apresentados na feira 180 projetos voltados para a prevenção de acidentes, nos quais 360 alunos estão envolvidos.