(Foto: Reprodução)
Novos dados divulgados nessa sexta-feira (22/7) pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostraram que 3,7 bilhões de pessoas permanecem sem acesso à internet no mundo, apesar da queda dos preços dos serviços de telecomunicações globalmente. A projeção da UIT é que até o fim do ano mais da metade da população mundial, ou 3,9 bilhões de indivíduos, façam parte desta estatística. Segundo o estudo da UIT, a maioria dos usuários de internet no mundo, 2,5 bilhões, está localizada nos países em desenvolvimento. A penetração da rede mundial de computadores nestas regiões é de 81%, contra 40% nas nações emergentes. Nos locais mais pobres do globo, apenas 15% da população conta com acesso ao serviço. O estudo revela também que 95% da população global – ou 7 bilhões de pessoas – vivem em áreas cobertas por internet móvel. A UIT diz que as conexões 4G se espalharam mais rapidamente nos últimos três anos e atingiram 53% dos indivíduos do mundo. Mais barato que a banda larga fixa, estes serviço deverá atingir 3,6 bilhões assinantes até o final deste ano.
Desigualdade digital
Em todas as regiões do mundo, as taxas de penetração da internet são mais altas entre homens. As desigualdades globais de gênero subiram de 11% em 2013 para 12% em 2016. No mundo todo, 51,1% da população masculina acessa à internet, enquanto apenas 44,9% das mulheres têm a mesma possibilidade. No início de 2016, a capacidade da internet internacional atingiu 185 mil Gp/s, frente a 30 mil Gp/s em 2008. No entanto, essa capacidade é distribuída desigualmente no mundo, com a falta de banda sendo um dos principais problemas nos países menos desenvolvidos. "A interconectividade global está crescendo rapidamente. No entanto, é preciso fazer mais para acabar com a desigualdade digital e levar mais da metade da população global que não utiliza a internet para a economia digital", disse o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.
CONTINUE LENDO
Gabriela Droguett e João Paulo (JP) | Foto: Reprodução/ Facebook
Mais uma vez, o Projeto de Lei 350/2014, conhecido como Ato Médico, gerou polêmica. O texto, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), contém um trecho que pode interferir na atuação de tatuadores. Ele diz que apenas formados em medicina são autorizados a realizar procedimentos que incluam a "invasão da epiderme e derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos". Tatuadores reconhecidos de Salvador estão preocupados com o futuro da profissão devido a essa determinação "absurda". "Sei que o Ato Médico em si é para proteger o trabalho do médico, que vem perdendo espaço.
O problema é que o texto é muito abrangente. Ele é vago e compromete uma série de profissionais, incluindo o tatuador", afirmou João Paulo, mais conhecido como JP, em entrevista ao Bahia Notícias. "Ninguém vai tatuar com um médico, nem o médico vai viver fazendo tatuagem". JP e a também tatuadora Gabriela Droguett concordam que a aprovação do PL poderia levar a atividades clandestinas dos profissionais que atuam na área há anos. "Caso aconteça, a gente vai voltar para 30 anos atrás no que diz respeito à tatuagem. Vai todo mundo se tatuar escondido, porque ninguém vai deixar de se tatuar. Profissionais com anos de carreira, que vivem dessa atividade que tem um mercado mundial, multimilionário, vão ter que voltar para a informalidade", avaliou JP. Para ele, esse cenário comprometeria a segurança, qualidade artística e uma série de outros fatores relacionados à prática. "Ninguém vai passar seis anos na universidade para fazer medicina e tatuar. Imagina a pessoa estudar seis anos e depois decidir entre fazer residência em cardiologia ou tatuagem", ironizou Gabriela.Na contramão das críticas, o presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Robson Moura, explicou que o Ato Médico não está de forma alguma relacionado à profissão de tatuador, já que diz respeito a diagnósticos e procedimentos terapêuticos que podem ser realizados apenas por médicos. "Quando a gente fala de não poder atingir a pele, seja derme, epiderme, ou tecido subcutâneo, com a finalidade terapêutica ou de diagnóstico, isso é ato médico. No entanto, uma injeção pode ser feita por uma enfermeira, por um técnico em enfermagem, mas não por um tatuador, por exemplo. Eu acho que o que está acontecendo, infelizmente, é a criação de um tumulto generalizado dizendo que o médico quer tomar atividades de outras áreas". Para Moura, a discussão não passa de mentiras divulgadas "de forma maldosa e mal intencionada". Ainda assim, em entrevista ao jornal O Globo, o patologista Sebastião Moreira, consultor legislativo responsável pela mediação dos debates que resultaram na formulação do projeto, reconheceu a existência de problemas na construção do texto. Segundo ele, será necessário estabelecer uma exceção para tatuadores. Na opinião de Gabriela Droguett, há um ponto que realmente precisa ser resolvido quanto à sua profissão e que, talvez, resolveria toda essa discussão. "Eu acho que é necessária a regulamentação da profissão de tatuador. Já tem sindicatos em São Paulo que querem fazer isso. A saída é regulamentar e exigir alvará dos estúdios".
CONTINUE LENDO
(Foto: Reprodução)
Praias, Resorts, restaurantes nudistas… está pouco né? Então, hora de malhar sem roupa. Isso mesmo! Em outubro, chega ao Brasil a Academy Freestyle, onde as pessoas podem e devem se exercitar completamente peladas. As mensalidades previstas para a academia, que funcionará na região do Frei Caneca, em São Paulo, são de R$ 130. Por óbvio, se você adora aquela selfie em frente ao espelho enquanto malha, lá não é o seu lugar. Os usuários não podem fazer qualquer tipo de registro fotográfico ou em vídeo. Por mais estranho que isso possa parecer, exercitar-se sem roupa não é novidade. Nos anos 60, nos Estados Unidos, quem fazia natação tinha que ficar completamente sem roupa por questão de saúde. Conforme divulgou o site Catraca Livre, outra tendência parecida acontece na Dinamarca, onde uma academia anunciou, inicialmente como piada, uma aula de “naked crossfit”. O que não esperavam é que a procura fosse ser tão grande, levando-os a realmente criar a modalidade. Particularmente, não curto nem um pouco a ideia. Primeiro porque academia é uma espaço sujo – pesquisas comprovam quantidades absurdas de bactérias por lá. Depois, porque vamos combinar, algumas posições já são constrangedoras enquanto estamos vestidos, imagine pelados! Mas, como em tudo neste mundo, pelo visto, há quem goste.
(Foto: Reprodução)
Um dos 12 brasileiros envolvidos na Operação Hashtag, que investiga um grupo virtual acusado de planejar atos terroristas no país, entregou-se no fim da tarde dessa sexta-feira (22/7) a policiais federais em Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso. Quinta-feira (21/7), 10 pessoas foram presas em diferentes estados e encaminhadas para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Federal, o suspeito também será encaminhado a um presídio federal após ser ouvido pelos agentes. Ele se entregou por volta das 18h na cidade mato-grossensse, que faz fronteira com a Bolívia. Com a prisão de hoje, resta um brasileiro foragido na operação da Polícia Federal (PF) que investiga a possível participação de brasileiros em organização criminosa de alcance internacional, como uma célula do Estado Islâmico. Ao concordar com os pedidos de prisão, a 14ª Vara Federal de Curitiba expediu 12 mandados de prisão temporária por 30 dias, podendo ser prorrogados por mais 30.
(Foto: Reprodução)
O novo superintendente do Ibama na Bahia, Neuvaldo David de Oliveira, tem uma dívida de R$ 133 mil com o próprio orgão do qual ele é chefe. Segundo a Folha de S. Paulo, ele chegou a se posicionar contra a criação de uma reserva extrativista federal na cidade de Caravelas, no sul do estado. Neuvaldo foi indicado pelo deputado federal Uldurico Júnior (PV). A nomeação foi questionada por servidores do Ibama(veja mais). Uma nota da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema-BA) divulgada nesta terça-feira (19) afirmou que Neuvaldo é um infrator ambiental e responde a um processo dentro da própria instituição.
Matheus Rocha tem 24 anos e é de Feira de Santana, no interior da Bahia (Foto: Divulgação/Geovane Peixoto)
Um terapeuta virtual. Mesmo tendo apenas 24 anos, é assim que o escritor e jornalista Matheus Rocha é visto pelos mais de 600 mil seguidores que o acompanham nas redes sociais. Ele é autor do blog Neologismo e os textos carregados de emoção escritos para a plataforma estão dando origem ao primeiro livro dele. Intitulada "No Meio do Caminho Tinha um Amor", a obra será lançada pela editora Sextante neste sábado, às 18h, no shopping Boulevard, em Feira de Santana, a 110 km de Salvador. Há cinco anos Matheus criou o blog Neologismo no Tumblr, plataforma de blogging que permite aos usuários publicar textos, fotos, vídeos, links, citações, áudio. Segundo ele, a ideia surgiu da necessidade de desabafar, pois tinha dificuldade de se abrir com amigos e familiares. "Não me considero tímido, e sim reservado. Então escrevia para colocar para fora meus sentimentos, minhas ideias. De imediato, o número de acessos foi grande e muita gente se identificava com os meus escritos", lembra. Os textos de Matheus são embasados nas próprias experiências.
"Sempre fui muito intenso em tudo o que faço. Pego a carga emocional das minhas relações, de modo geral, e coloco nos textos. Aspirações, frustrações, angústias, tudo me inspira", afirma. Na opinião dele, o sucesso se deve justamente por publicar situações reais e comuns. "Por mais poderosa que seja a ficção, você fala com mais propriedade sobre uma coisa que é sua. Só escrevo o que passo e sinto, acho que por isso as pessoas acabam se identificando tanto", comenta."No Meio do Caminho Tinha um Amor" reúne 50 crônicas, algumas inéditas e outras já publicadas no Neologismo. "Jamais pensei que meu trabalho um dia tivesse tamanha repercussão. Ter meu livro lançado por uma grande editora é muito mais do que imaginei".O jovem conta que no ano passado muitos seguidores começaram a pedir que ele reunisse os textos de mais sucesso em um livro e daí surgiu a iniciativa. Então, entrou em contato com muitas editoras, através de e-mails oferecendo a obra. "Levei muita resposta negativa, algumas nem retornavam. Já estava entrando em acordo com uma editora pequena, quando surgiu o convite da Sextante, em novembro do ano passado. Foi uma surpresa muito grata" relata. Além dessa obra, Matheus está se preparando para lançar outro livro, pela mesma editora, em parceria com Arthur Aguiar, Frederico Elboni e Ique Carvalho. "Muito Amor, Por Favor", será lançado entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, na Bienal de São Paulo. Vai viajar por várias partes do Brasil para lançar os dois livros simultaneamente. Desde criança Matheus é aficionado por leitura, especialmente de poemas. Na adolescência, começou a escrever os primeiros rabiscos. "No começo minha mãe falava: 'menino, sai desse computador, para de ficar tanto tempo na internet', mas depois ela percebeu que escrever não era só um hobby para mim e abraçou a minha ideia", conta. Apesar de gostar de ler e escrever, ele chegou a estudar um semestre do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Feira de Santana e chegou a se matricular no curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo, porém, desistiu de tudo para estudar jornalismo. Atualmente se dedica ao trabalho como jornalista em uma assessoria de comunicação, ao lançamento do livro, ao Neologismo, e ainda escreve semanalmente uma coluna para outro blog, o Entenda os Homens. Os compromissos são muitos, entretanto, garante que sobra tempo para namorar, encontrar os amigos e se divertir como qualquer jovem da idade dele. E desativa as notificações do celular, para não ficar conectado o tempo inteiro. Ele brinca que se deixar tudo normal "é surra de notificação e não tem bateria de celular que aguente". "Eu me divirto tanto com os textos e a interatividade que não tenho a internet como um trabalho", complementa. Só no Facebook Matheus tem mais de 300 mil seguidores em uma fan page. Outros 300 mil acompanham a vida dele no Instagram, Twitter e Snapchat, além do Neologismo. Ele administra todas as contas sozinho, posta diariamente, e interage nas redes. Para o blogueiro, a melhor parte é a interação com o público. "É muito gostoso receber um retorno positivo, saber que seu trabalho deixa outras pessoas mais felizes". De acordo com Matheus, quase metade dos seguidores são dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Na região Nordeste, os cearenses e pernambucanos se destacam entre os seguidores. "Parece engraçado, mas na Bahia meu público não é tão grande; é menor do que alguns países, como Portugal", revela. Apesar disso, decidiu lançar o livro em Feira de Santana, no interior baiano, onde nasceu e vive; quis estar perto das raízes e de pessoas especiais neste momento importante. Entre os milhares de compartilhamentos dos escritos de Matheus estão o de alguns famosos, como as cantoras Anitta, Marília Mendonça e Solange Almeida, as atrizes Marina Ruy Barbosa, Carol Castro e Bruna Marquezine, além do blogueiro Hugo Gloss e o escritor Walcyr Carrasco. "Walcyr é um dos meus escritores preferidos, então a cada vez que ele publica algo que escrevo meu coração pula de alegria. Hugo Gloss tem uma força enorme nas redes. Uma vez que ele compartilhou um post meu e em menos de um dia ganhei quase 20 mil seguidores". Os assuntos que têm mais comentários e compartilhamentos são os que tratam de fim de relacionamento. "A maior parte do meu público é do sexo feminino. Elas tendem a ser mais sentimentais, passionais, então acho que por isso esse é o tema que mais repercute", analisa. As mulheres são cerca de 70% dos seguidores, com idade entre 18 e 35 anos.
Terapeuta das redes sociais
Matheus também recebe em média 1500 e-mails mensais com pedidos de ajuda e conselhos. Por causa disso ganhou o apelido de "terapeuta das redes sociais". Ele admite que não responde todos, não só por falta de tempo. "Tento responder só em dias em que me sinto bem, pois posso transmitir uma energia negativa para outra pessoa ou mesmo atrair a energia negativa dela. A maioria das histórias é bem pesada. Além disso, muita gente não quer só desabafar, quer uma solução para um problema e eu não tenho como resolvê-los", revela. Dentre as mensagens que mais marcaram, está a de uma pessoa que disse que cometeria o suicídio. "Trocamos mensagens durante toda a madrugada e ao amanhecer ele desistiu da ideia. Até hoje nos falamos de vez em quando. Tento não me envolver, pois acabo ficando preocupado demais. Não sou psicólogo, só tento dar um apoio, uma mensagem positiva", afirma. Para Matheus, o grande número de pessoas que o procuram em busca de ajuda e o sucesso dos textos que ele publica demonstram que muita gente, especialmente os jovens, sentem falta de alguém para desabafar. "As pessoas não conseguem se expressar, e as que conseguem não acham quem ouça as histórias que têm para contar. Tem muita gente pensando só em si, mas que não ouve nem a si mesmo, nem ao outro".
CONTINUE LENDO
- Brumado Urgente
- 23 Jul 2016
- 12:39h
A quadra já foi totalmente concluída (Foto: Brumado Urgente)
No último final de semana, o vereador Édio Pereira, PC do B, esteve visitando a região do Jacaré onde participou da reunião mensal da Associação de Moradores. Na oportunidade ele destacou a conclusão das obras da quadra poliesportiva que foi mais uma conquista do seu mandato, cujos recursos foram oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, PC do B. Édio Pereira fez questão de destacar a participação do município na pessoa do prefeito Aguiberto Lima Dias, sem a qual a obra não teria sido viabilizada. Segundo o vereador o esporte é uma opção inteligente de inclusão social, motivo pelo qual o seu mandato, em parceria com o município, viabilizou importantes recursos que foram aplicados na construção de duas outras quadras, bem como para reforma do ginásio poliesportivo do Bairro São José e para reconstrução do estádio Gilbertão que é considerado um dos melhores do interior da Bahia.
(Foto: Reprodução)
Um dos supostos terroristas que estava foragido desde quinta-feira alvo da Operação Hashtag se entregou à Polícia Federal nesta sexta-feira por volta das 18 horas de ontem (22). A Coluna do Estadão apurou que Valdir Pereira da Rocha estava na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, fronteira com a Bolívia. A Polícia Federal ainda busca mais um suposto terrorista. Com o de hoje, onze já foram presos. Todos foram ou serão levados para presídio de segurança máxima de Campo Grande. O preso hoje será ouvido e depois encaminhado a um presídio federal. Por questão de segurança, a PF não irá divulgar horário, locais nem o nome dele. A operação, deflagrada pela Polícia Federal ontem, investiga a integração/promoção, por indivíduos brasileiros, na organização terrorista Estado Islâmico (EI). Por meio de medidas como quebra de sigilo telefônico e de dados, devidamente autorizadas pelo Juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba/PR, constatou-se a tentativa de organização do grupo para promoção de atos terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O contato entre os indivíduos dava-se essencialmente por meio de redes sociais, Telegram e demais modos de comunicação virtual, espaço no qual também divulgavam ideais extremistas e de perseguição religiosa, racial e de gênero. Conforme evidenciou-se nas investigações, alguns indivíduos já haviam realizado o batismo ao Estado Islâmico (bayat), juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros.
- Brumado Urgente
- 23 Jul 2016
- 10:42h
(Foto: Whatsapp / Brumado Urgente)
Nesta manhã de sábado (23), um motorista morreu ao se envolver em um grave acidente com um carro. O ocorrido aconteceu na Praça 6 de Agosto, no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações colhidas pelo Brumado Urgente, o motorista identificado como Adriano Coelho Machado, de 43 anos, que conduzia a motocicleta Honda XRE300, seguia sentido Piçarrão ao atingir a lateral de um Corsa. O impacto fez com que Adriano caísse da motocicleta. O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegou imediatamente ao local, porém ele não resistiu e veio a óbito.
- Blog do Anderson
- 23 Jul 2016
- 10:12h
(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)
A Magnesita Refratários fechou acordo para vender, por US$ 55 milhões, seu negócio de talco para a IMI Fabi Talc Company, produtora do setor com minas e fábricas ao redor do mundo, com sede em Postalesio, Itália. Segundo a empresa brasileira, o negócio de talco, localizado no município de Brumado, na região sudoeste da Bahia, tem produção anual de aproximadamente 40 mil toneladas, cerca de 130 funcionários e obteve receita de US$ 14 milhões em 2015. A conclusão da transação está sujeita a aprovações regulatórias, além de outras condições habituais, e é esperada para o quarto trimestre de 2016 ou primeiro trimestre de 2017. “Estamos satisfeitos com a celebração deste acordo por agregar valor para nossos acionistas e fortalecer substancialmente nossa estrutura de capital. A IMI Fabi é um dos principais líderes globais no setor de talco com minas e fábricas ao redor do mundo e certamente continuará desenvolvendo o negócio e atendendo os nossos clientes de talco com produtos de alta qualidade”, afirmou, em nota, Octávio Lopes, membro do conselho de administração da Magnesita e CEO da Magnesita International.
O talco é um mineral utilizado em diferentes aplicações: plásticos, cosmético e farmacêutico, cerâmicas, papel e celulose, tintas, alimentos e agronegócio. A Magnesita é a mais importante produtora brasileira e detém as maiores reservas deste mineral no Brasil.
História
As atividades da Magnesita tiveram início em 1940, logo após o descobrimento dos depósitos de magnesita em Brumado. Hoje, a empresa opera 27 unidades industriais e de mineração no Brasil, Estado Unidos, Alemanha, China, França, Argentina, Bélgica e Taiwan, com capacidade de produção de refratários superior a 1,4 milhão de toneladas/ano. Em 2015 seus produtos foram vendidos para mais de 100 países com receita de US$ 1 bilhão.
CONTINUE LENDO
- Tribuna da Bahia
- 23 Jul 2016
- 09:44h
(Foto: Reprodução)
Grupos simpatizantes ao Estado Islâmico (EI, ex-Isis) trocaram mensagens através da rede de conversas Telegram afirmando que o ataque ocorrido em um shopping de Munique, na Alemanha, é uma espécie de "prévia" do que está por vir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Testemunhas contaram à Polícia de Munique que "ao menos três homens armados" invadiram o shopping OEZ na hora do tiroteio. Segundo as autoridades locais, o incidente começou por às 17h50 (hora local) e há uma busca por supostos foragidos. "Perante a confusa situação, nós pedimos às pessoas na área metropolitana para ficar em casa e quem estiver próximo à prédios, busque proteção ali”, diz em nota a Polícia. Para evitar mais problemas, o transporte público foi suspenso e estações do metrô foram evacuadas e fechadas. Um porta-voz da polícia de Munique confirmou que ao menos seis pessoas morreram no ataque a um shopping em Munique, na Alemanha. Há ainda diversos feridos sendo atendidos em hospitais locais. Segundo o representante, há "muitos, muitos policiais" nas ruas na caça aos possíveis suspeitos que fugiram do local após matarem as vítimas. A polícia ainda procura por esses homens, que testemunhas afirmaram ser três, e não efetuou ainda nenhuma prisão.
"Alertas postados em grupos pró-Isis alertam que esse é um sinal indireto para os próximos ataques nas Olimpíadas do Rio", escreveu em sua conta no Twitter a empresa de cyber inteligência Global Intelligence Insight. Ainda de acordo com a Global, que monitora tanto as redes sociais dos grupos terroristas como o conteúdo existente na chamada "deep web", os jihadistas ainda alertam para o Ocidente "para com os ataques da coalizão ou eles vão atacar diariamente". A referência às Olimpíadas do Rio também tem como base o local onde foi realizado o ataque desta sexta-feira (22). Em 1972, Munique foi palco do maior atentado terrorista da história dos Jogos, quando 11 atletas israelenses foram assassinados na Vila Olímpica. Nesta quinta-feira (21), a empresa alertou que o EI estava incitando seus "soldados" a fazerem ataques similares ao ocorrido na cidade naquele ano. No dia 5 de setembro daquele ano, oito membros do grupo terrorista palestino "Setembro Negro" invadiram a área destinada aos israelenses e fizeram um grupo de atletas reféns. Por mais de 20 horas, os esportistas foram torturados e eram obrigados a acompanhar a violência contra seus companheiros de quarto. O caso reacendeu a preocupação com esse tipo de ação durante os Jogos Olímpicos, já que em 1972 a segurança foi "relaxada" para não passar uma imagem da Alemanha militarizada, como ocorreu nos anos em que Adolf Hitler esteve no poder e sediou a maior competição do mundo. Para a Rio 2016, no entanto, o terrorismo é uma das principais preocupações. Tanto que ontem (21), a Polícia Federal anunciou que prendeu 10 pessoas por um suposto planejamento de ataque nas Olimpíadas. Ainda nesta sexta, o CEO do Comitê Olímpico Internacional (COI), Christophe Dubi, afirmou que o "terrorismo, infelizmente, é um fator com que temos que lidar".
CONTINUE LENDO
- Informações do MPE
- 23 Jul 2016
- 08:51h
(Imagem: Reprodução)
Decisões judiciais estariam suspendendo as reprovações de contas proferidas pelo TCM /BA e pelo TCE/BA, tornando candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às eleições A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) instaurou, nesta sexta-feira, 22 de julho, procedimento administrativo para identificar as concessões de liminares pela justiça que suspendem os efeitos de rejeições de contas dos gestores públicos declaradas pelas câmaras de vereadores, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas dos Municípios. O objetivo é conhecer e acompanhar as decisões do Judiciário que tornem candidatos “fichas sujas” aptos a concorrer às próximas eleições municipais, ainda que temporariamente. A medida dificultaria a ocorrência da causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, inciso I, letra “g”, da Lei da Ficha Limpa, dispositivo que impede, por oito anos, a participação em eleições do gestor público que teve contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas. Os Tribunais de Contas do Estado, do Município e da União foram oficiados pelo procurador Regional Eleitoral, Ruy Mello, para que informem as decisões judiciais que suspenderam as rejeições de contas de gestores públicos. Também foram solicitadas informações à Procuradoria do Estado e a Advocacia-Geral da União sobre as providências adotadas para interposição de recurso contra as referidas decisões judiciais. Os promotores eleitorais buscarão informações junto às câmaras municipais.
Segundo Mello, as decisões liminares, por se basearem em fundamentos de ordem cautelar ou de urgência, podem ser cassadas por decisão do Tribunal competente, sendo fundamental acompanhar o andamento dos processos judiciais para atuação dos Promotores Eleitorais ainda durante a fase de registro de candidatura ou para ajuizamento do recurso contra a expedição do diploma, ao final do processo eleitoral.
(Foto: Reprodução)
O Prefeito de Palmas de Monte Alto vem acumulando mais de uma dezena de processos judiciais e representações por prática de improbidade e crimes de responsabilidade, que tramitam na justiça Federal em Guanambi, Justiça Estadual/Comarca de Palmas de Monte Alto, Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista(BA) e Ministério Público Federal e Estadual. As denúncias se referem ao pagamento com recursos do FUNDEB de servidores lotados em escolas desativadas, por intermédio de empresa laranja fraude à lei de licitações e execução irregular de transporte escolar com recursos federais. Ainda em 2015, o referido gestor foi condenado pela Justiça de 1° grau pela prática de improbidade administrativa, com multa correspondente a 50(cinquenta) vezes o subsídio de Prefeito, tendo recorrido da decisão. Tramita ainda na Justiça Federal de Guanambi, ação de improbidade movida pelo FNDE, objetivando ressarcimento de recursos federais e condenação pela prática de improbidade administrativa. Já na Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista, tramitam inquéritos policiais para apurar prática de crime de corrupção, formação de quadrilha, fraude a licitação e lavagem de dinheiro., relacionados aos fatos já narrados. As ações judiciais vem sendo movidas pelo ministério Público estadual e FNDE. Fernando Nogueira Laranjeira é pré-candidato à reeleição, mas parece que os órgãos de combate à corrupção não fechará os olhos para referido gestor.
(Foto: Reprodução)
Um projeto de lei pode mudar a realidade de tatuadores no país. A proposta PLS 350/2014, da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) estabelece que apenas profissionais com formação em medicina realizem invasão da epiderme e derme com uso de produtos químicos ou abrasivos, por exemplo, tatuagens. "Por não haver lei que determinasse o campo de atuação do médico e, dentro desse campo, sua área de atuação privativa, alguns profissionais passaram a se aventurar em atividades que exigiam formação médica, porém sem a qualificação necessária. Além de colocar em risco a vida e a saúde dos pacientes, a ausência de definição legal sobre as competências privativas do médico possibilitava que esse profissional transferisse a terceiros suas responsabilidade", diz o texto da matéria. De acordo com O Globo projeto tem gerado revolta entre os tatuadores profissionais, tanto que mais de 105 mil pessosa já se manifestaram contra o PLS no site e-cidadania - 75 mil são favoráveis. Algo semelhante já acontece na Coreia do Sul.