Estado convoca mais 1.015 professores aprovados na seleção Reda

  • 18 Jan 2016
  • 18:03h

(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Educação do Estado está convocando mais 1.015 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que irão atuar na Educação Básica. Até agora, 3.891 professores já foram convocados. A relação com os nomes dos novos convocados está disponível na edição do dia 16 de janeiro do Diário Oficial, e também pode ser acessada no Portal da Educação. A partir da convocação, o professor tem um prazo de dez dias para assumir o cargo. Caso não o faça, abrirá o precedente para a convocação de outros aprovados, de acordo com o número de vagas que foram disponibilizadas. Das 6.145 vagas destinadas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Deste total, 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

Estudante cria luva especial para controlar tremores de Parkinson

  • 18 Jan 2016
  • 18:00h

Ilustração mostra protótipo da luva GyroGear, que busca controlar tremores do Parkinson (Foto: GyroGear)

Um estudante de medicina do Imperial College de Londres criou uma luva que ajuda pacientes de mal de Parkinson a manter a firmeza das mãos. Usando giroscópios -- mecanismos similares usados para manter a estabilidade de satélites no espaço -- o dispositivo tenta controlar os tremores típicos de pacientes da doença. Segundo Faii Ong, o inventor do aparelho, a vontade de criar algo que ajudasse vítimas do mal de Parkinson surgiu quando ele participou da equipe que cuidava de uma paciente de 103, parte de seu treinamento. Após elaborar diversos projetos, o estudante criou uma startup, e junto com outros colegas do Imperial College conseguiu levantar a verba para montar os primeiros protótipos do aparelho. Giroscópios são pequenos discos de metal postos em rotação para conservar posição por meio do princípio físico de conservação de momento angular. Um objeto em rotação tende a permanecer rodando em torno do mesmo eixo e reage a forças que tentam deslocá-lo.

 

A idéia de usar esse tipo de mecanismo só veio após Ong testar outras abordagens, como uso de elásticos, molas, ímãs e outros componentes para controlar os tremores. Segundo a GyroGear, startup criada para desenvolver o produto, testes de bancada mostram que a luva especial, batizada de GyroGlove, foi capaz de reduzir a amplitude dos tremores em 80%. Esse grau de eficiência permitiria a vítimas de casos mais graves da doença voltarem a escrever, usar talheres e fazer café usando o invento. Demonstrando protótipos, Ong já venceu três concursos de startups, que o ajudaram a capitalizar a GyroGear. A empresa ainda não tem data oficial para lançar seu primeiro produto de mercado, porém. A revista Technology Review, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), diz que o inventor ainda busca resolver alguns problemas finais asssociados ao produto, mas que a GyroGlove deve entrar no mercado em setembro de 2016, com preço estimado entre US$ 550 e US$ 850.

CONTINUE LENDO

Têm coisas que só acontecem em Brumado: ‘A polêmica da esverdeada vaga para deficientes’

  • Brumado Urgente
  • 18 Jan 2016
  • 17:00h

Pelo fato da vaga ter sido pintada de verde, segundo os agentes de trânsito, as infrações não podem ser aplicadas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A Lei da Acessibilidade é uma grande conquista das pessoas que possuem alguma deficiência física, mas, em alguns locais, essa Lei parece somente “para inglês ver”, já que a sua aplicabilidade é quase inexistente. Em Brumado um local emblemático, bem em frente do Paço Municipal, vem sendo “palco” de grandes discussões, já que, após muitas lutas e conflitos, foi “institucionalizada” uma vaga para deficientes, mas, infelizmente, ela não vem sendo respeitada pelos motoristas, os quais ainda se utilizam da prerrogativa de que esse “ato inflacionário” não é passivo de multa. Na manhã desta segunda-feira (18) o Brumado Urgente flagrou um carro forte impedindo a utilização da vaga, o qual estava fazendo o devido descarregamento dos caixas eletrônicos. Como ele estava praticamente na “vaga dos deficientes”, pois impedia, devido ao seu tamanho, que qualquer veículo conduzido por um deficiente pudesse estacionar no local, questionamos dois agentes de trânsito que estavam no local, os quais responderam dizendo que “não pode ser efetuado um ato de infração, pois ele não está errado”. Diante dessa afirmativa, voltamos a perguntar “mas como isso não está errado?” e obtivemos a seguinte resposta: “pois a coloração da vaga é verde, quando tinha que ser azul, então, perante a legislação não se pode punir os infratores. ”. Sem muito entender a situação, falamos com o coordenador da JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações, Albânio Souza Lima, que disse que “essa questão já foi levada para o Ministério Público, mas ainda não se teve uma definição por parte da Justiça”. Diante do impasse só podemos expressar o velho chavão: “têm coisas que só acontecem em Brumado”, já que, por convenção, em todos os lugares do mundo a vaga para deficientes é pintada com a cor azul, mas, em Brumado, ela, ainda não sabe ao certo o motivo, é pintada com a cor verde. 

Jornalista da Globo é assaltada durante matéria para 'Fantástico'

  • 18 Jan 2016
  • 16:51h

(Foto: Reprodução)

Adriana Cutino, jornalista da TV Tribuna (afiliada da Rede Globo no litoral de São Paulo) contou em seu perfil no Facebook ter sido assaltada enquanto gravava uma matéria para o "Fantástico" sobre o vazamento de gás em Guarujá. "Onde vamos parar? (...) Fui assaltada! Levou meu celular com meus textos, meus contatos que conquistei no dia a dia. Mais uma vez assaltada enquanto trabalho. É o fim dos tempos", desabafou. Em abril do ano passado, outra repórter da emissora foi assaltada na cidade, desta vez ao vivo. Tatyana Jorge fazia uma entrevista quando um homem deBICICLETA chegou exigindo que abaixasse a câmera e entregasse os pertences, virando assunto em todo o país.

Médicos peritos do INSS anunciam volta ao trabalho a partir do dia 25

  • 18 Jan 2016
  • 16:11h

(Foto: Reprodução)

Depois de quase 140 dias de greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram retornar ao trabalho, a partir da próxima segunda-feira (25), segundo a associação nacional da categoria. A entidade informa, no entanto, que será retomado apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirma que a categoria permanecerá em estado de greve, o que significa que será mantido apenas o atendimento essencial, com prioridade para quem vai fazer a primeira perícia para dar entrada a algum tipo de benefício. "Novas paralisações no futuro não estão descartadas. Esperamos que com essa atitude de distensionamento, o governo saia da trincheira em que se colocou e volte a negociar com a categoria", afirma o comunicado. O INSS informou que o retorno dos peritos ao trabalho "permitirá ao Instituto envidar esforços para  uma rápida e completa regularização do atendimento à população, reduzindo o tempo de espera pela perícia médica e agilizando a conclusão dos processos represados".

 

Segundo o órgão, "em boa parte das unidades", o atendimento pericial é realizado normalmente. "A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar os segurados e realizar os agendamentos e/ou reagendamentos necessários", acrescentou. A greve (a mais longa da categoria) foi iniciada no dia 4 de setembro do ano passado. Mais de 2 milhões de perícias deixaram de ser feitas desde então, segundo a associação que representa os trabalhadores. O INSS fala em 1,3 milhão. Hoje, apenas cerca de 30% dos peritos estão trabalhando segundo a associação. A partir do dia 25, eles voltam em 100% "em estado de greve". Segundo o diretor sindical da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Luiz Carlos de Deive de Argolo, o retorno representa apenas uma mudança na forma de protesto "diante da intransigência e insanidade do governo de deixar 2,1 milhões de perícias sendo remarcadas".

CONTINUE LENDO

MEC libera consulta de bolsas do Prouni 2016

  • 18 Jan 2016
  • 15:21h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) abriu a consulta às bolsas de estudo que serão oferecidas na primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. A consulta das bolsas pode ser feita no site http://siteprouni.mec.gov.br/. As inscrições começam nesta terça-feira (19) e vão até 23h59 de 22 de janeiro.Também nesta segunda-feira o MEC liberou a lista dos aprovados para 228 mil vagas em universidades públicas que foram selecionados por meio da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016.

Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 começam as inscrições para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma e inscrições do Prouni 
O resultado da seleção do Prouni será divulgado em 25 de janeiro. Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados. A segunda chamada será divulgada em 12 de fevereiro, com matrículas entre 12 e 18 do mesmo mês. O prazo para participar da lista de espera será entre 26 e 29 de fevereiro. Para se inscrever é necessário ter participado do Enem 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Condições de participação no Prouni
Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Entenda: Sisu x Prouni x Fies
As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda. Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Próximas edições do Sisu em 2016
Nesta primeira edição do ano, o Sisu selecionou candidatos para 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Segundo o MEC, houve aumento de 10,9% no número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015. O MEC prepara, pela primeira vez, uma edição extra do Sisu para reduzir as vagas remanescentes na graduação. De acordo com a pasta, mais de 150 mil vagas nas universidades públicas ficaram ociosas em 2014, conforme o Censo da Educação Superior. A previsão do MEC é selecionar tanto por meio das notas do Enem como pelo desempenho acadêmico do estudante na instituição superior em que ele já estuda, abrindo possibilidade para transferências. O Sisu das vagas remanescentes é parte da estratégia da pasta de diminuir as vagas ociosas e, para isso, o MEC vai mudar a forma com que são repassados recursos para instituições federais: passarão a receber mais recursos aquelas que têm mais vagas preenchidas. Até o começo de janeiro não havia previsão de data, mas o ministro Aloizio Mercadante afirmou que primeiro o MEC cuidaria das edições do Prouni e do Fies de primeiro semestre para avaliar o Sisu extra. Também não foi divulgada data para o Sisu regular do segundo semestre. No ano passado ela ocorreu em junho e selecionou candidatos para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições.

CONTINUE LENDO

LEM: Cratera aumenta em trecho da BR-020; trecho segue interditado

  • 18 Jan 2016
  • 14:33h

Foto: Reprodução / TV Oeste

cratera na BR-020 ficou ainda maior depois das chuvas que caíram na região de Luís Eduardo Magalhães, extremo oeste do estado, neste domingo (17). Por conta do risco, o local que compreende o trecho, de 600 metros, segue interditado nesta segunda-feira (18). De acordo com o G1, motoristas que seguem no sentido Brasília (DF) têm que passar pela contramão. Quem precisa ir na direção contrária deve passar por um desvio feito do lado direito da pista. O reparo na pista deve ser feito nesta semana, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo a Superintendência de Trânsito municipal (Sutrans), a prefeitura deve decretar estado de emergência no local para dar rapidez à recuperação da via. 

Carro pega fogo em Vitória da Conquista

  • 18 Jan 2016
  • 13:44h

Foto: Reprodução/ Blog da Resenha Geral

No fim da manhã desta segunda-feira (18), uma cena assustou as pessoas que transitavam pela Avenida Juracy Magalhães. Um veículo pegou fogo nas proximidades do Shopping Conquista Sul. Em minutos, as chamas tomaram conta do carro e a fumaça se alastrou por toda a avenida, comprometendo a visão dos motoristas que passavam pelo local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, dando fim ao incêndio. Segundo informações preliminares, ninguém se feriu. Até o momento não se sabe a causa do incêndio.

Confira o vídeo:

Guardas Municipais de Brumado participam de Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 18 Jan 2016
  • 13:09h

Os guardas municipais de Brumado durante o curso prático (Foto: Divulgação)

Dando prosseguimento ao planejamento de aprimoramento e atualização da Guarda Civil Municipal de Brumado, foi realizado no último final de semana um Curso de Aprimoramento da Prática Policial Cidadã, o qual também contou com palestras ministradas por Nelson Quirino, que fez explanações sobre a Ronda Escolar e por Luiz Guerreiro, que fez uma palestra sobre o Meio Ambiente, isso no sábado (16). O curso aconteceu no auditório do Semac e as aulas práticas foram realizadas no Parque de Exposição de Brumado, no domingo (17), onde foram passadas ensinamentos pelo instrutor Jarbas Pires, sobre como lidar corretamente com algemas, o desembarque da viatura, imobilização e gerenciamento de crise. Os guardas municipais ficaram muito satisfeitos com o aprendizado que elevou ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela corporação. 

Os guardas valorizaram os ensinamentos (Foto: Divulgação)

Decreto prorroga situação de emergência por seca em 251 cidades baianas

  • 18 Jan 2016
  • 12:54h

(Foto: Reprodução)

As 251 cidades em situação de emergência devido à seca na Bahia tiveram a condição prorrogada por mais 90 dias. De acordo com a Superintendência de Defesa Civil do Estado, a população afetada é de 2,8 milhões de pessoas, ou 18,4% da população do estado (15,2 milhões, segundo estimativa do IBGE, em 2015). O número de cidades afetadas corresponde a 60,2% do número de municípios do estado (417). Com o decreto de situação de emergências, as prefeituras podem requerer ajuda ao estado através de ações como envio de carros pipa, máquinas e outros equipamentos, além de poder contratar com dispensa de licitação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (16).

Comunicado SESAU: Mutirão da Catarata

  • 18 Jan 2016
  • 12:52h

(Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, vem, por meio deste, fazer um comunicado importante a todas as pessoas que possuem diagnóstico de catarata, ou que fizeram um pedido para a realização de um exame para averiguar uma suspeita da doença, para que os mesmos possam estar procurando a Central de Marcação até a próxima quinta-feira (21) e se dirigirem aos guichês 1 e 2 (não é necessária senha), munidos do Cartão SUS, Cartão da Família e a solicitação médica, seja de origem pública ou privada para o devido encaminhamento para o Mutirão da Catarata que estará acontecendo no município de Caetité na próxima segunda-feira (25). 

Sudoeste: Policial morre em acidente perto de Firmino Alves

  • 18 Jan 2016
  • 12:09h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um soldado da Polícia Militara da Bahia morreu depois que o carro em que ele estava capotou em um trecho da BA-262 perto de Firmino Alves, no médio sudoeste baiano. O acidente que vitimou Fábio Ramos ocorreu na noite deste domingo (17). Segundo o Blog do Anderson, viajam mais duas pessoas  no carro. No capotamento, as vítimas foram arremessadas para um riacho. O corpo do militar foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da região, e os feridos foram levados em ambulâncias do Samu para hospitais de Itabuna. Fábio Alves era lotado na Companhia de Policiamento Especializado da região Cacaueira.

Samarco construiu barragem sem apresentar projeto, diz Ministério Público

  • 18 Jan 2016
  • 11:21h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público de Minas Gerais acusa a mineradora Samarco de construir a barragem do Fundão sem um projeto executivo, considerado fundamental para a realização do empreendimento.  Segundo o jornal O Globo, a licença foi concedida pelo governo estadual em 2007. Além do projeto executivo, técnicos do governo também solicitaram um estudo sobre o escoamento de água, que também não foi apresentado. "O licenciamento todo é uma colcha de retalhos. Cheio de inconsistências, omissões e graves equívocos, que revelam uma ausência de política pública voltada à proteção da sociedade. Esse licenciamento foi obtido em tempo inacreditavelmente rápido.", afirmou o promotor Carlos Eduardo Ferreira, um dos responsáveis pelo caso, em entrevista ao jornal O Globo. Para o MP, apenas dados básicos sobre a barragem foram fornecidos. O rompimento da barragem do fundão, em novembro do ano passado, deixou 17 mortos e dois desaparecidos. A lama contaminou o Rio Doce e chegou ao Oceano Atlântico no Espírito Santo. O Ibama investiga se os rejeitos de minério já alcançaram o Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia.

Dilma troca comando da estatal INB, envolvida em caso de contaminação por urânio em Lagoa Real

  • 18 Jan 2016
  • 10:34h

(Foto: Divulgação)

A presidente Dilma Rousseff exonerou, a pedido, Aquilino Senra Martinez do cargo de presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estatal federal vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para o lugar de Martinez, foi nomeado João Carlos Derzi Tupinambá. Os respectivos decretos de exoneração e nomeação estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18). Também foi nomeado Laércio Aguiar da Rocha para exercer o cargo de diretor de Recursos Minerais do órgão. A INB está no centro de uma série de reportagens que denunciam o excesso de urânio em águas de poços na região de Lagoa Real, no sudoeste da Bahia, o que tem causado graves problemas de saúde à população local. A estatal é responsável pela exploração do produto. Além de revelar a presença de urânio na região em um volume que estaria quatro vezes superior ao limite estabelecido pelos órgãos de saúde para consumo humano, as notícias falam da falta de transparência da estatal no fornecimento de informações sobre o caso para os órgãos ambientais do Estado e do âmbito federal. As reportagens, que começaram a ser publicadas em agosto do ano passado, levaram à abertura de processos de investigação ou de esclarecimentos contra a INB por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Saúde e comissões do Congresso Nacional.

WhatsApp deixará de cobrar US$ 1 por ano, diz criador

  • 18 Jan 2016
  • 09:42h

(Foto: Reprodução)

O WhatsApp deixará de cobrar a anualidade de US$ 1, afirmou nesta segunda-feira (18) um dos criadores e presidente-executivo do aplicativo, Jan Koum, durante a conferência Digital-Life-Design (DLD), em Munique, na Alemanha. "Estamos felizes de anunciar que o WhatsApp não irá mais cobrar taxa de assinatura." O ucraniano aproveitou para anunciar também que o serviço de mensagem chegou a 990 milhões de usuários em todo o mundo – há dois anos, no mesmo evento, Koum anunciava que o app atingia a marca de 430 milhões. Até agora, o download do WhatsApp é gratuito, mas seu uso é pago. Os usuários têm de desembolsar US$ 1 para arcar com a anualidade, gratuita no primeiro ano. "Conforme crescemos, descobrimos que essa abordagem não funcionou bem. Muitos usuários do WhatsApp não têm cartão de débito ou crédito e ficavam preocupados em perder acesso a seus amigos e família após seu primeiro ano", disse Koum. "Nós não queremos que ninguém tenha sua comunicação cortada por causa de um problema de cartão de crédito."

Sem reembolso
As cobranças cessarão imediatamente, mas as ferramentas de pagamento poderão demorar algumas semanas para serem removidas de todas as versões do aplicativo. No Brasil, os anúncios do serviço para Android, iOS e Windows Phone ainda exibiam a informação sobre a anualidade. Segundo o site “Re/Code”, o WhatsApp não reembolsará as pessoas que já fizeram os pagamentos.

Planos de ganhar dinheiro
Koum afirmou que o app continuará evitando publicidade e spam, mas buscará um modelo de negócio para conectar pessoas e negócios. “Começando este ano, nós iremos testar ferramentas que permitam usar o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações”, explicou. E deu exemplos: “Isso pode significar falar com seus banco sobre se uma transação recente é fraudulenta ou com uma empresa aérea sobre um voo atrasado”. “Nós todos recebemos essas mensagens em qualquer lugar hoje – por meio de mensagens e ligações –, então queremos testar novas ferramentas para que isso seja mais fácil de fazer pelo WhatsApp.”

Pouco para 1 bilhão
Koum esperava anunciar em Munique que o WhatsApp chegou a 1 bilhão de usuários. Teve de se contentar com 990 milhões. "Por um lado, esse é um número enorme", afirmou o executivo à revista "Wired". "Por outro lado, é um pouco embaraçoso. Nós ficamos longe só por 10 milhões." O aplicativo de bate-papo foi vendido para o Facebook no começou de 2014 em uma transação fechada por US$ 22 bilhões. Na época, o presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, afirmou que o chat era a única ferramenta, além de seu site, que tinha potencial para bater a marca bilionária. No ano passado, o Facebook, que já tem 1,5 bilhão de usuários, anunciou ser acessado diariamente por 1 bilhão deles. Com o WhatsApp, no entanto, ainda não foi dessa vez, Mark.

CONTINUE LENDO