Nota de esclarecimento sobre suposto processo contra ex-presidentes do Esporte Clube Vitória

  • MPF - Bahia
  • 14 Fev 2016
  • 11:26h

O MPF informa que nunca houve o ajuizamento de denúncia ou ação penal em relação a esse caso (Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia esclarece que jamais denunciou os ex-presidentes do Esporte Clube Vitória Alexi Pelágio Gonçalves Portela Júnior e Carlos Sérgio Sampaio Falcão por sonegação previdenciária durante suas respectivas gestões. O MPF informa que recebeu representação fiscal para fins penais advinda da Receita Federal noticiando sonegação de contribuição previdenciária por parte do Esporte Clube Vitória. No curso da investigação o débito foi quitado, motivando o MPF a  pedir o arquivamento do processo investigatório à Justiça, o que resultou no registro do requerimento no sistema de consulta processual do órgão. Desta forma, nunca houve o ajuizamento de denúncia ou ação penal em relação a esse caso.

Estudo aponta que nascimentos de gêmeos dobram em países desenvolvidos

  • 14 Fev 2016
  • 11:00h

(Foto: Reprodução)

A taxa de natalidade de gêmeos quase dobrou nos países desenvolvidos em quarenta anos por causa do adiamento da gravidez e da reprodução assistida, um aumento preocupante, já que esses bebês são mais frágeis - é o que mostra um estudo divulgado na última segunda-feira. "Revisamos todas as estatísticas vitais de países com quadros detalhados para os nascimentos distinguindo os nascimentos múltiplos (gêmeos, trigêmeos, etc.) de 1970 a 2013, 2013 e 2014, segundo os países, explicou à AFP Gilles Pison, professor do Museu de História Nacional e pesquisador do Ined (Instituto Nacional de Estudos Demográficos) da França.Após 35 anos, as poliovulações são frequentes nas mulheres. Paralelamente, cada vez mais casais recorrem à reprodução assistida.

 

Pison e seus colegas holandeses Christiaan Monden (Universidade de Oxford) e Jeroen Smits (Nimègue, Holanda) constataram que o efeito do uso da técnica é, em média, três vezes maior do que o do adiamento da maternidade neste "boom de gêmeos", na base de dados de 32 países, a maioria europeus, mas também a Austrália, o Canadá, os Estados Unidos, a Nova Zelândia. "No entanto, esta média abrange uma grande diversidade de situações", ressaltou Pison. No Japão, o efeito da reprodução assistida é dez vezes mais importante do que a maternidade tardia. Na Polônia, onde a técnica é ainda pouco desenvolvida, interfere em apenas um terço dos nascimentos gemelares. Na Hungria e na Nova Zelândia, o efeito das maternidades tardias e da reprodução assistida são equivalentes. Os pesquisadores também questionaram se este boom de gêmeos iria continuar. "Em um de cada quatro países, as taxas de gêmeos pararam de crescer. Constatamos que há um platô [estabilização], seguido de uma queda", detalhou Pison. No entanto, em três dos quatro países, esse número continua a aumentar, como na França, nos Estados Unidos e no Reino Unido. "Não sabemos se esse aumento vai continuar, mas ele é cada vez mais percebido como uma questão de saúde pública", ressaltou o pesquisador. Isso porque as gestações de gêmeos tendem a ser de maior risco para problemas como diabetes gestacional e depressão pós-parto. Os partos são muitas vezes adiantados e os gêmeos nascem, frequentemente, prematuros com taxas de mortalidade infantil mais elevadas. Diante destes riscos, a prática recomenda a implantação de apenas um embrião. Este estudo foi publicado na revista  científica "População e Desenvolvimento".

CONTINUE LENDO

Ferrovia Centro-Atlântica emite Nota de Pesar em decorrência do falecimento de maquinista brumadense

  • 14 Fev 2016
  • 10:35h

(Divulgação)

"É com grande pesar que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) comunica o falecimento de um de seus empregados em decorrência de um incêndio ocorrido nesta manhã de sábado (13/02), que acometeu as locomotivas de uma composição ferroviária. As apurações preliminares indicam que as locomotivas provavelmente se chocaram com algum obstáculo sobre a linha férrea, provocando o incêndio. Apesar de termos acionado o Corpo de Bombeiros e uma UTI aérea para o resgate, infelizmente o maquinista foi encontrado já sem vida. A empresa está, desde o momento que tomou conhecimento, priorizando o amparo e prestando solidariedade aos familiares do empregado, mobilizando todos os recursos que forem necessários. A ocorrência foi na altura do município de Licínio de Almeida, no Sudoeste Baiano. A composição era formada por três locomotivas e 21 vagões carregados que iam de Catiboaba (BA) para Contagem (MG). Não houve vazamento de carga. As causas da ocorrência estão sendo apuradas com todo o rigor por técnicos e especialistas da empresa que estão no local. A FCA acionou e se mantém à disposição das autoridades no intuito de colaborar plenamente com as investigações. ”

Bárbara Prado - Corporate Communications

Pesquisadores americanos desenvolvem nova técnica que pode acabar com ‘jet lag’

  • 14 Fev 2016
  • 10:03h

(Foto: Reprodução)

A exposição a flashes de luz fortes e curtos poderia ajudar o cérebro a ajustar o relógio biológico de viajantes e acabar com o ‘jet lag’, aquela sensação de fadiga que acomete pessoas que viajam para lugares com fusos horários muito diferentes. É o que afirma um estudo publicado no periódico científico Journal of Clinical Investigation. Para testar a nova técnica, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Stanford, 39 voluntários, com idade entre 19 e 36 anos, ao longo de duas semanas, dormiram e acordaram exatamente no mesmo horário. Em seguida, eles foram divididos em dois grupos e tiveram de fazer o mesmo em um laboratório. Enquanto um grupo foi exposto a uma luz contínua durante uma hora por noite, o outro foi submetido aos flashes rápidos de luz, semelhantes aos de uma máquina fotográfica, pelo mesmo período. Os resultados mostraram que os integrantes do segundo grupo acabaram tendo o sono atrasado em cerca de duas horas na noite seguinte, enquanto no primeiro grupo o retardo foi de apenas 36 minutos. "Esta pode ser uma nova forma de ajustar mais rapidamente as mudanças de fuso horário. Nós descobrimos que a maioria das pessoas consegue dormir normalmente mesmo com os flashes de luz", afirma Jamie Zeitzer, principal autor do estudo. O tratamento também poderia ajudar outros pacientes que sofrem com distúrbios no relógio biológico.

Componente em larvicida é apontado por cientistas como 'real' causa da microcefalia

  • Informações do Zero Hora
  • 14 Fev 2016
  • 08:23h

Componente químico do Pyriproxyfen, indicado pelo Ministério da Saúde brasileiro contra o Aedes, pode ter relação com a má formação de crânio nos fetos. (Foto: Reprodução)

Pesquisadores argentinos divulgaram nesta semana, através de relatório, argumentos que chamam a atenção para a suspeita de que um componente químico conhecido como Pyriproxyfen, de larvicida utilizado na água e recomendado pelo Ministério da Saúde brasileiro para combater o Aedes aegypti, pode ter relação direta com a microcefalia. Estle larvicida é produzido pela Sumitomo Chemical, um “parceiro estratégico” da multinacional Monsanto, sediada nos EUA. Ele é utilizado em tanques de água potável desde 2014 no Brasil, em regiões com saneamento básico carente, como no Nordeste, região de maior incidência de microcefalia. O Pyriproxyfen passou a ser utilizado depois que o larvicida anterior, Temephos, se mostrou ineficiente contra o mosquito.

Brasileiros são vítimas de ataques que roubam senhas do Netflix

  • 14 Fev 2016
  • 08:02h

(Foto: Reprodução)

Usuários brasileiros de Netflix foram vítimas de um grupo de hackers a procura de senhas de usuários para que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo da plataforma a preços menores. Os cibercriminosos realizaram campanhas de malware e phishing por meio de arquivos maliciosos disfarçados de software da plataforma de streaming. Ao serem baixados e executados, os arquivos abrem a página da Netflix e instalam um cavalo de Tróia chamado Infostrealer.Banload, responsável por roubar as informações bancárias do usuário. Em geral, os arquivos maliciosos são baixados pelos próprios usuários, vítimas de propagandas enganosas, como ofertas de acesso gratuito ou preço mais barato para o serviço. Depois de contaminar o equipamento, os hackers também conseguem redirecionar o usuário para um site falso, induzindo-os a fornecer login, senha, informações pessoais e cartões de crédito. 

De acordo com a Symantec, empresa de segurança responsável por descobrir o ciberataque, as táticas de phishing são comuns e os cibercriminosos as utilizam diariamente. Neste caso, a diferença é que as assinaturas da Netflix permitem cadastrar entre um e quatro usuários na mesma conta e um invasor pode aproveitar o mesmo acesso sem o conhecimento do usuário que realmente paga pelo serviço. A empresa de segurança identificou um mercado paralelo voltado para quem deseja acessar a Netflix gratuitamente ou por preços reduzidos. Na maioria dos anúncios, o vendedor pede para o interessado não alterar informações como a senha, pois a mudança pode alertar o usuário sobre o ciberataque e tornar o serviço inutilizável. Outra oferta inclui a criação de novas contas na Netflix, geradas a partir dos dados do cartão de crédito da vítima.

CONTINUE LENDO

Governo adia para março anúncio de corte no Orçamento

  • 14 Fev 2016
  • 07:03h

(Foto: Reprodução)

O governo decidiu adiar para março o anúncio do corte no Orçamrento, que estava previsto para ocorrer na sexta-feira (12). A decisão foi tomada na reunião que aconteceu na quinta-feira (11), da junta orçamentária com a presidente Dilma Rousseff. A junta é integrada pelos ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento). A decisão foi tomada baseada na frustração excessiva de receita.  O temor do governo é que o anúncio agora poderia implicar em cortes de áreas essenciais. Por isso, se optou por ter cautela e fazer um estudo mais detalhado do Orçamento para que o corte seja feito de forma seletiva.Num primeiro momento, a expectativa era de que o corte fosse de até R$ 30 bilhões.

Brumadense morre em descarrilamento de locomotiva em Licínio de Almeida

  • Brumado Urgente
  • 13 Fev 2016
  • 23:05h

Foto: Reprodução Facebook

Um maquinista ferroviário de prenome George, residente em Brumado, veio a óbito após a locomotiva da empresa Ferrovia Centro Atlântica – FCA descarrilar entre os municípios de Licínio de Almeida e Urandi. Segundo informações extraoficiais chovia muito na região no momento do acidente e houve um deslizamento de terra, o que teria vindo a provocar o acidente. Ainda segundo informações de populares no início da noite de hoje (13), funcionários da empresa responsável pela locomotiva, desembarcaram no aeroporto de Guanambi e logo em seguida foram para o local do acidente. George deixa esposa e um filho. 

Aedes aegypti transmite doença que pode causar embolia pulmonar e morte em cães

  • 13 Fev 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

Apesar do senso comum, os alvos do mosquito Aedes aegypti não são apenas as pessoas, mas também seres felpudos e de quatro patas. A dirofilariose canina é uma doença que tem entre seus vetores o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. E a consequência é uma embolia pulmonar que pode levar à morte.  O veterinário André Luís Soares da Fonseca, professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), explica que "o Aedes aegypti prefere sangue humano, mas também ataca cães" – momento em que o parasita dilofilaria immitis entra no corpo do animal e passa a se desenvolver em seu coração, podendo atingir até 20 centímetros de comprimento. “É um verme que fica em forma de novelo. O animal infectado chega a abrigar no coração dez larvas ou até mais”, alerta Rodrigo Monteiro, professor do curso de Medicina Veterinária na Universidade Anhanguera. “O parasita se alimenta dos componentes do sangue, nutrientes e proteínas do animal."

 

A partir do momento em que o Aedes aegypti contaminado com a dirofilária pica o cão, o verme é transmitido para o animal, caindo na corrente sanguínea e indo direto ao coração, onde instantaneamente começa a causar danos. Inicialmente de uma dimensão minúscula, capaz de passar pela tromba do mosquito, o verme se desenvolve rapidamente e, em três anos, chega a seu auge, com 20 centímetros, momento em que passa a causar maior estrago ao organismo. Cansaço, dificuldade para se exercitar, tosse e edema pulmonar são alguns dos sintomas. O tratamento, diz Monteiro, é de alto risco, já que o medicamento atualmente disponível mata o verme, mas, por se hospedar nas artérias do coração e até do pulmão, se fragmenta e pode entupir algum capilar do órgão respiratório, causando a embolia pulmonar e levando à morte. Sem ele, no entanto, o animal está fadado a morrer, pois o verme continua a crescer e se desenvolver dentro do coração. “Mas os animais dificilmente morrem por infarto, porque o coração canino consegue se irrigar de forma mais eficaz do que o humano quando alguma artéria está obstruída", ressalta o especialista. "Só que a embolia é ainda mais grave do que o infarto." Apesar de o primeiro vetor da doença ser o mosquito culex, um pernilongo comum, a alta densidade do Aedes no País aumenta o risco de transmissão pela espécie.

Proteger o cão é a melhor maneira de evitar a doença
Monteiro explica que há um medicamento vermífugo que pode ser oferecido mensalmente aos cães que vivem em áreas endêmicas da dirofilariose, mas que ele só vale como método preventivo, quando a infecção pela larva ainda é recente. “Se o cão for picado pelo mosquito infectado, assim que essa larva cair no sangue, automaticamente ele vai morrer”, conta Ribeiro. Ele enfatiza que o medicamento, receitado por médicos-veterinários, é seguro e que há cães tomando-o mensalmente há mais de dez anos, sem registro de efeitos colaterais. Outra forma de prevenir, segundo Fonseca, da UFMS, é passar um inseticida canino nos pelos dos cães, cuja eficácia contra o Aedes aegypti é de 98%, com durabilidade da proteção de 30 dias. A incidência da dirofilariose canina varia de região a região. O litoral norte de São Paulo, o interior do Estado e o Nordeste do País, por exemplo, são algumas áreas com maior número de casos em território nacional. Eliminar criadouros do Aedes aegypti é a forma ideal de impedir que o mosquito nasça e cause danos aos animais e humanos.

CONTINUE LENDO

Braço protético feito de Lego é premiado em fórum internacional

  • 13 Fev 2016
  • 19:01h

Prótese foi desenvolvida para que crianças pudessem personalizar o acessório, escolhendo diferentes módulos feitos de Lego (Foto: Reprodução/Vime/Carlos Arturo Torres)

Uma prótese de antebraço formada por elementos modulares de Lego, feita pelo engenheiro colombiano Carlos Torres, ganhou nesta quarta-feira (10) o grande prêmio do fórum Netexplo - atribuído por um júri de especialistas e pelo público do evento, realizado na Universidade de Paris Dauphine. A prótese IKO Creative Prosthetic System permite que as crianças acometidas por má-formações personalizem o braço, colocando seus próprios módulos construídos com o brinquedo da empresa dinamarquesa, a fim de "desmistificar a deficiência", explicaram os organizadores do evento em comunicado. A criação do engenheiro colombiano foi escolhida entre dez projetos de todo o mundo, incluindo um aplicativo sul-africano de tradução móvel listando os 11 idiomas oficiais do país, ou um robô japonês que fez pontos suficientes no vestibular para entrar na Universidade de Tóquio. "Este ano, a rede de professores oriundos de universidades parceiros do Observatório Netexplo identificou 2.175 inovações digitais vindas do mundo inteiro. Os 10 premiados ilustram uma tendência geral que consiste, graças à era digital, a empurrar os limites para expandir o campo de possibilidades", explicou Thierry Happe, co-fundador do fórum Netexplo. O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo Observatório do mesmo nome, está interessado nas inovações da sociedade digital contando com uma rede de vinte universidades localizadas em quinze países do mundo.

Brasil tem 4 na lista que reúne 3,1 mil cientistas mais influentes do mundo

  • 13 Fev 2016
  • 17:04h

(Foto: Reprodução)

Quatro pesquisadores brasileiros foram citados na publicação que reúne a lista com os 3126 pesquisadores mais influentes de todo o mundo. O levantamento foi publicado pela editora Thomson Reuters introduz a publicação "As mentes científicas mais influentes do mundo 2015". O ranking inclui os nomes de quatro brasileiros: Ado Jorio, da área de Física da Universidade Federal de Minas Gerais; Adriano Nunes-Nesi,da Universidade Federal de Viçosa (Ciências das Plantas e dos Animais); Álvaro Avezum, do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese (Medicina Clínica); e Paulo Artaxo, do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (Geociências).De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a formação da lista foi baseada em um critério principal – a análise dos artigos científicos mais citados no período entre 2003 e 2013, em 21 áreas do conhecimento. 

Os cientistas mais notáveis estão entre aproximadamente nove milhões de pesquisadores contabilizados pela consultoria. Entre as 21 áreas de pesquisa classificadas, as maiores são as das Ciências da Vida: Medicina Clínica, Biologia e Bioquímica e Biologia Molecular e Genética. Já Ciências da Computação, Matemática e Economia e Negócios reúnem um número menor de pesquisadores que produzem, proporcionalmente, menos artigos. No acervo de pesquisa da Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/) é possível conferir citações e publicações relacionadas aos pesquisadores: são mais de 200 resultados para o cientista Ado Jorio; cerca de 120 publicações relacionadas ao nome de Adriano Nunes-Nesi; 235 artigos que contam com autoria de Álvaro Avezum; e mais de 500 resultados que envolvem o pesquisador Paulo Artaxo.

CONTINUE LENDO

Denúncias de violência contra mulher no carnaval aumentam mais de 200%

  • 13 Fev 2016
  • 16:00h

(Foto: Reprodução)

As denúncias de violência contra a mulher através do Ligue 180 bateram recorde e aumentaram 221% neste ano em relação a 2015. A pedido do Delas, a Secretaria de Políticas para as Mulheres separou os dados das denúnicias de todo o Brasil no período de pré-carnaval e carnaval.  Neste ano, serviço registrou 3.174 relatos de violência entre 01 e 09 de fevereiro. Em 2015, de 10 a 18 de fevereiro, foram registrados 1.158 relatos, segundo relatório da secretaria.  Dentre os relatos de violência registrados em 2016, 50,94% (1.892) foram encaminhados para autoridades policiais e Ministério Público, a pedido da/o denunciante. E do total de relatos de violência registrados neste ano, 51,18% (1.901) corresponderam à violência física; 28,43% (1.056), à violência psicológica; 7,51% (279), ao cárcere privado; 7,16% (266), à violência moral; 3,34% (124), à violência sexual; 2,29% (85) à violência patrimonial; e 0,08% (03), ao tráfico de pessoas.

OMS orienta grávida a adiar viagem e se proteger

  • 13 Fev 2016
  • 14:03h

(Foto: Reprodução)

Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta sexta-feira (12) um informe em que orienta as mulheres grávidas a consultar seus médicos e considerar adiar visitas a localidades que tenham registros de casos de zika. Com base na possível transmissão sexual da doença, o informe diz ainda que homens e mulheres que visitarem locais com o vírus em atuação devem fazer uso de preservativos durante as relações sexuais. Isso vale principalmente para as gestantes e seus parceiros. A OMS recomenda ainda que os turistas se mantenham informados não só sobre o zika vírus, mas sobre outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Também afirma que governos devem fazer recomendações sobre saúde pública e viagens com a população local. Assim como o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e o Centro Europeu para a Prevenção de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), a organização, no entanto, não sugere que pessoas deixem de viajar para países que relataram casos de zika vírus. O novo comunicado da OMS trouxe ainda informações sobre os cuidados que os viajantes devem tomar, como o uso de repelentes e de telas em janelas, usar roupas claras e não acumular água em recipientes.

Começa segunda última etapa do Censo Escolar da Educação Básica

  • 13 Fev 2016
  • 13:04h

(Foto: Reprodução)

Os dirigentes das unidades escolares das redes públicas federal, estadual, municipal e privada devem realizar a partir desta segunda-feira (15), a segunda etapa do Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno. Nesta Etapa, são coletadas as informações de rendimento e movimento do estudante no final do ano letivo. O trabalho de coleta de informações segue até 1º de abril, sendo desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais, que trabalham em cooperação com as escolas. As escolas da rede estadual de ensino deverão fazer os devidos procedimentos de fechamento da situação do aluno no Sistema de Gestão Escolar (SGE), sendo que, casos excepcionais deverão ser preenchidos diretamente no Sistema Educacenso. As demais Redes de Ensino deverão acessar Sistema Educacenso e preencher os dados solicitados da Situação do Aluno. Confira no Portal da Educação a lista de documentos necessários para o preenchimento da Situação do Aluno e também a Cartilha Situação do Aluno 2015.

 

Políticas educacionais

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil, realizado desde 1991 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais. É com estas informações que o Ministério da Educação gerencia programas como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Alimentação na Escola, Programa do Livro Didático, Programa Brasil Alfabetizado, recursos diretos na escola e PDE. O diretor de Informações Educacionais do Estado, Antoniel Pinheiro de Barros, explica que as Informações declaradas e divulgadas pelo Censo Escolar deverão compor os Indicadores de Educação do Estado da Bahia. “Estas informações também subsidiarão a avaliação das metas do Plano Nacional da Educação (PNE) em atendimento à qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino, tanto para os índices da educação do Estado, dos municípios e das escolas”, afirmou.

CONTINUE LENDO

Idoso tem 23 dias preso em cisterna na BA: 'sem esperança', diz sobrinha

  • 13 Fev 2016
  • 11:55h

idoso de 77 anos que ficou preso em uma cisterna enquanto fazia obras dentro de um reservatório localizado em Rio Real, cidade a 204 quilômetros de Salvador, está preso no local há 23 dias. Uma das sobrinhas da vítima diz que ainda não desistiu de tirar o tio, mas acredita que ele não está mais vivo. "Não temos mais esperanças que ele esteja vivo por conta da idade. A gente quer tirar o corpo dele para dar um enterro digno", disse Fernanda Silva. O caso ocorreu em 20 de janeiro e, até esta sexta-feira (12), o homem estava preso no local que possui cerca de 25 metros de profundidade. Quando a situação ocorreu, o Corpo de Bombeiros tentou fazer o resgate, mas por conta da instabilidade no solo e na cisterna, não houve possibilidade de tirar o idoso do local. No dia 29 de janeiro, a Defesa Civil do Estado acionou o engenheiro e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luís Edmundo Campos, que foi analisar a situação em Rio Real. De acordo com o ele, a realização do resgate é complicada e serão necessárias outras intervenções no local além disso, o terreno é instável. "Se um bombeiro tentar fazer o resgate pode ocorrer outro acidente. A Defesa Civil estadual solicitou minha ida à cidade e emiti um relatório para que eles pudessem fazer o resgate do corpo. 

O que foi definido, não tive notícias. Sugeri dois caminhos para o resgate, fazer uma escavação externa para ter condições dos bombeiros retirarem o corpo em uma condição favorável e a de colocar um tubo internamente. Só que para não comprometer a estrutura do local, o tubo só poderia ter 70 centímetros de diâmetro e, assim, seria complicado tirar uma pessoa nessas condições, seria complicado para os bombeiros", explicou. Conforme o posicionamento do Corpo de Bombeiros, eles são designados para fazer o resgate e caso sejam necessárias obras no local, elas devem ser feitas pela Defesa Civil do estado ou do município. O Corpo de Bombeiros ainda destaca, assim como o engenheiro, que o local está complicado para fazer o resgate e que outra vida estaria em risco, caso o resgate fosse feito sem os cuidados necessários. A Defesa Civil do Estado informou que o relatório do professor já foi repassado, mas eles ainda não sabem quais os procedimentos que serão adotados para o resgate. Disse ainda que já estão cientes da urgência da situação e que devem dar informações mais detalhadas sobre os próximos passos na segunda-feira (15). Conforme a sobrinha da vítima, o idoso era bastante conhecido na cidade e alguns moradores se propuseram a ajudar. "Meu tio fazia trabalhos para todos aqui na cidade, fico triste porque ele ajudava todo mundo e quando foi ele que precisou de ajuda, muitos deram as costas. Ainda bem que alguns empresários daqui da região se comoveram e disseram que se for necessário pagam a hora [de trabalho] da retroescavadeira, mas eles precisam ser coordenados, saber o que deve ser feito e isso ninguém disse a gente ainda", relatou Fernanda. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura de Rio Real, mas não obteve retorno.

CONTINUE LENDO