Casal é retirado das ferragens de carro que colidiu com caminhão na BA 262

  • Blog da Resenha Geral
  • 15 Fev 2016
  • 11:44h

Foto: Blitz Conquista

Um casal, morador do povoado do Baixão, em Vitória da Conquista, foi encaminhado ao hospital com ferimentos graves, após um acidente na BA 262. Os dois, que ainda não teve o nome revelado, estavam em um veículo que se chocou frontalmente com um caminhão, na noite deste domingo (14). Segundo o site Blitz Conquista, o veículo Fiat Siena em que estava o casal teria invadido a mão contrária. O motorista do caminhão tentou desviar, saindo para a pista oposta. Os dois veículos acabaram colidindo no momento em que o motorista do Siena tentava retornar para sua mão de origem. A mulher foi encaminhada ao hospital com lesões graves no abdômen. O condutor ficou preso às ferragens, tendo que ser retirado pelos bombeiros. Ele apresentava traumas gravíssimos na cabeça, abdômen e fraturas múltiplas nas pernas. O condutor do caminhão nada sofreu.

Morre uma das gêmeas siamesas de Itamaraju; irmã tem alta

  • 15 Fev 2016
  • 11:06h

(Foto: Reprodução)

A gêmea siamesa de Itamaraju Júlia Neves, de cinco meses, não resistiu à recuperação da cirurgia de separação realizada no dia 13 de janeiro, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiás. Segundo a unidade, a menina morreu em decorrência de insuficiência cardíaca na última sexta-feira (12), às 18h. A família só autorizou a divulgação da morte nesta segunda (15). Dias após a cirurgia, Júlia apresentou piora no estado de saúde e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. A irmã, Fernanda, também chegou ao estágio gravíssimo, mas conseguiu se recuperar e passou a respirar com o auxílio de oxigênio inalatório. Desde o dia 3 de fevereiro Fernanda respira de forma espontânea. Ela recebeu alta na manhã de hoje às 9h30. Ela seguiu juntamente com a mãe Lindalva Nascimento de Jesus para a Casa do Interior da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), localizada no setor Oeste. O pai das meninas, Valdenir Neves, já está na Bahia cuidando dos trâmites legais para o sepultamento de Júlia. Não há informações sobre data ou horário para o sepultamento da criança. Julia e Fernanda eram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e uma membrana do coração. Segundo os médicos, a cirurgia de separação correu bem, sem nenhuma intercorrência, em tempo recorde. As bebês chegaram em Goiânia em agosto de 2015, acompanhadas pelos pais. Desde então, passaram a ser monitoradas de perto por uma equipe multiprofissional do HMI, liderada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil. Durante esse período, os pais e as crianças ficaram hospedadas na Casa do Interior de Goiás.



 

Em reunião com o secretário André Cardoso, Zé Carlos de Jonas entrega ofício solicitando o patrolamento das estradas vicinais do município

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 15 Fev 2016
  • 10:27h

O vereador Zé Carlos de Jonas em reunião com o secretário André Cardoso entregando o ofício com o pedido do patrolamento das estradas vicinais (Foto: Brumado Urgente)

Sempre em sintonia com as necessidades do meio rural brumadense, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) dando continuidade às suas ações parlamentares no ano de 2016, teve uma reunião na última sexta-feira (12), com o secretário municipal de infraestrutura, André Cadoso, na qual ele entregou um ofício com vários pedidos para a realização do patrolamento de várias estradas vicinais do município. Segundo o vereador a situação de uma grande parte das estradas vicinais é muito preocupante, pois além de intrafegáveis em muitos locais, existe também o risco de acidentes. Visando a urgente recuperação das mesmas, o vereador pressionou o secretário para o início das obras com rapidez e acabou tendo uma resposta positiva, onde foi comunicado que as obras seriam iniciadas já neste último final de semana. O vereador Zé Carlos de Jonas foi conferir o início das obras e ficou muito satisfeito com o que presenciou, já que as suas solicitações foram rapidamente atendidas. 

O vereador foi conferir o início das obras de patrolamento e, abaixo, o ofício com o nome das localidades (Fotos: Brumado Urgente)

Santo Antônio de Jesus: mulher destrói carro de companheiro após não aceitar fim da relação

  • 15 Fev 2016
  • 10:22h

(Foto: Reprodução)

Uma mulher destruiu o carro do companheiro na cidade de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, na tarde de domingo (14), após não ter aceitado o fim do relacionamento. Segundo a Polícia Civil, tanto a mulher quanto o companheiro foram à delegacia e diziam ter sido agredidos um pelo outro. Ambos apresentavam lesões e foram encaminhados para exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. De acordo com o delegado Fabrício Alencar, inicialmente, o homem foi à delegacia prestar queixa de agressão da mulher. “Ele disse que teria havido desentendimento ente eles e ele apresentava lesões. Quando se desvencilhou do que estava acontecendo, ela estaria tentando danificar o carro”, contou ao G1. O casal teria três meses de relacionamento e seriam naturais do estado de Alagoas. O delegado diz que o casal contou à polícia que ele quis terminar a relação, mas ela não aceitou e teria brigado. “Ela diz que na noite anterior chegou a tomar remédio controlado e foi para hospital. Ela parecia desorientada no depoimento”, afirma Alencar.  A mulher contou que pegou um cano de antena de antena de TV e destruiu o carro. Segundo a polícia, ainda serão ouvidos vizinhos para esclarecer a situação, já que a mulher também afirma ter sido agredida pelo companheiro. “Ele está mais lesionado do que ela. Ele pode ter se defendido. A pergunta é quem começou. Pelas características, estou mais para acreditar que ela teria começado e ele se defendeu”, diz o delegado. O carro deve ser entregue à polícia para perícia nesta segunda-feira (15).

Turbina de avião da Gol com 145 pessoas pega fogo no aeroporto de Brasília

  • 15 Fev 2016
  • 09:41h

A turbina de um avião da Gol pegou fogo neste domingo (14) no aeroporto de Brasília. Segundo informações do G1, o acidente aconteceu enquanto a aeronave estava deixando a área de embarque, de onde seguiria para o aeroporto de Congonhas. Uma das laterais do avião ficou com uma marca escura e vidros de janelas ficaram trincados. Os 145 passageiros que estavam no voo 1415 precisaram ser realocados em outras viagens com destino a São Paulo. O consórcio Inframerica, que administra o aeroporto, informou que cinco carros do Corpo de Bombeiros foram acionados para combater as chamas, mas não houve atrasos nos demais voos programados.

#ZikaZero: Coordenador da Vigep ministra palestra na Comunidade de Campo Seco I

  • 15 Fev 2016
  • 09:26h

O coordenador da Vigep, Fábio Azevedo, durante a palestra (Foto: Divulgação)

Dando continuidade às ações ininterruptas do combate ao Aedes Aegypti em Brumado, a Sesau – Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigep – Vigilância Epidemiológica Municipal, estão desenvolvendo um ciclo de palestras em várias comunidades rurais. Na noite da última sexta-feira (12), o coordenador da Vigep, Fábio Azevedo, esteve juntamente com a sua equipe ministrando uma palestra sobre os riscos da Tríplice Endemia na Comunidade de Campo Seco I. A palestra teve duração de 3 horas, onde foram passadas informações importantes, apresentados dados e estatísticas do crescimento das doenças, principalmente da Zika. O resultado foi muito positivo, pois a comunidade participou ativamente, se comprometendo a cumprir com a sua parte na limpeza dos quintais e terrenos, visando à eliminação de qualquer possível foco do mosquito. As palestras terão continuidade em outras comunidades, já que a Secretaria de Saúde de Brumado não vem dando trégua nas ações de combate ao Aedes. 

A comunidade foi muito receptiva à ação (Foto: Divulgação)

Hipertensão x exercícios físicos

  • por Vítor Cotrim
  • 15 Fev 2016
  • 08:46h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A hipertensão é uma doença silenciosa que na maioria das vezes é desconhecida, em sua maioria, casos de fatores genéticos aliado a maus hábitos alimentares e sedentarismo são a principal causa. A hipertensão descontrolada pode causar o enfraquecimento do coração podendo causar insuficiência cardíaca. O tratamento não farmacológico pode incluir exercícios físicos, inclusive os com pesos (musculação), mas antes de iniciar qualquer atividade física é necessário que realize uma avaliação clínica prévia para maior segurança. 

Os hipertensos devem evitar exercícios com altas sobrecargas tensionais e principalmente contrações isométrica. A prática regular de exercícios gera uma série de benefícios ao indíviduo hipertenso, auxiliando no controle da pressão arterial e muitas vezes resultam na redução de medicamentos. Mas é claro que essa análise deve ser feita pelo médico do paciente. Os exercícios servem também como medida profilática para prevenção de outros fatores de riscos, como obesidade e diabetes. Para sua segurança e melhores resultados procure sempre por orientação Médica e por um professor de Educação Física.

Empresa de telefonia móvel abre 100 vagas de estágio em cidades brasileiras

  • 15 Fev 2016
  • 08:14h

(Foto: Reprodução)

A empresa de telefonia móvel Tim abre nesta segunda-feira (15) as inscrições para o programa “Estágio Sem Fronteiras”, com 100 oportunidades para universitários de diversas áreas. As vagas serão distribuídas em dez cidades, incluindo Salvador. Os cadastros estarão abertos até 13 de março, pelo site da empresa. No ano passado, foram mais de 60 mil inscritos na seleção. Entre os benefícios oferecidos estão bolsa auxílio, smartphone com linha funcional e internet ilimitada, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e assistência médica e odontológica. As vagas são para universitários das áreas de Administração; Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas); Informática; Marketing; Matemática; Psicologia e Pedagogia, com previsão de formatura entre julho de 2017 e julho de 2018. O programa também pode abrir oportunidades para estudantes dos cursos de Direito; Engenharias Civil, da Computação, de Produção, Elétrica e de Telecomunicações; Estatística e Sistemas de Informação. Nesses casos, podem participar alunos com previsão de formatura até julho de 2019.



 

Rapaz de 21 anos morre e quatro pessoas ficam feridas perto de Anagé

  • VCN
  • 15 Fev 2016
  • 06:33h

Foto: Leitor via Whatsapp.

Um trágico acidente aconteceu neste domingo (14), na altura do Km-40 da BA-142, trecho entre Sussuarana e o entroncamento da BA-262, em Anagé. Um veículo Fiat Siena com placa do Rio de Janeiro, perdeu o controle e veio a capotar. No veículo estavam cinco ocupantes. Um deles, o jovem Elvis Oliveira, morreu na hora. Os outros ocupantes tiveram ferimentos graves, sendo todos encaminhados ao HGVC (Hospital de Base), em Vitória da Conquista, por equipes do SAMU. A vítima fatal teve seu corpo encaminhado ao IML. O registro da ocorrência e a organização do tráfego, na via, ficou a cargo da Polícia Rodoviária Estadual, que também forneceu estas informações. 

Agência espacial desiste de tentar contatar robô que pousou em cometa

  • 14 Fev 2016
  • 20:03h

Philae, o módulo de pouso da sonda espacial Rosetta, da Agência Espacial Europeia (Imagem: ESA)

O robô Philae, que se encontra pousado em um cometa, entrou em hibernação permanente e deixará de receber instruções operacionais por serem quase nulas as probabilidades de restabelecer contato, anunciaram nesta sexta-feira fontes da agência espacial europeia. "Infelizmente, as probabilidades de restabelecer contato com nosso equipamento de operações são quase nulas e deixaremos de enviar instruções, por isso será muito surpreendente se recebermos um sinal a partir de agora", afirmou Stephan Ulamec, do centro aeroespacial alemão DLR. "Uma suave e lenta despedida. Chegou a hora de dizer adeus a Philae", afirma o comunicado da DLR. No entanto, os europeus não fecham por completo a porta para a eventualidade de um contato. O centro espacial francês CNES afirmou que, apesar de não enviarem mais instruções ao robô, o centro espacial de Toulouse "continua ouvindo a Rosetta, cujas antenas seguem dirigidas para Philae, atenta ao menor respiro". Ao fim de dez anos de viagem como passageiro da sonda Rosetta, Philae conseguiu uma façanha sem precedentes na história da conquista espacial ao pousar em 12 de novembro de 2014 sobre o cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko. Equipado com instrumentos de observação científica, conseguiu trabalhar por 60 horas antes de adormecer por falta de energia. Em junho de 2015, voltou a despertar, mas desde 9 de julho não voltou a dar sinais de vida.

WhatsApp para Android recebe mais emojis; aprenda a instalar

  • 14 Fev 2016
  • 19:04h

(Foto: Reprodução)

Os usuários do WhatsApp para Android receberam um novo conjunto de emojis que já estavam disponíveis no iOS e na versão o web. Entre as novas carinhas, estão smiles de cabeça para baixo, o rostinho pensador e outros. Quem fez download direto pela apk já estava com os novos emoji há tempos, mas agora, pelo Google Play Store, finalmente as novas carinhas devem chegar para todos. O update é liberado de forma gradual. Para quem não gosta de esperar, é preciso ir até o site do WhatsApp pelo navegador do celular, clicar em "Download Now" e baixar o arquivo. É necessário autorizar a instalação de arquivos de fontes desconhecidas no celular.



 

Ondas gravitacionais podem permitir viagem no tempo, diz pesquisador

  • 14 Fev 2016
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

Viajar no tempo ou ir para outro planeta em questão de segundos. Essas ideias, que vêm dos filmes de ficção, podem estar mais próximas de virar realidade. Segundo um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), que participou do estudo sobre as ondas gravitacionais, isso poderá acontecer daqui a 100 anos. A primeira detecção de ondas gravitacionais, um fenômeno previsto pelo físico Albert Einstein na Teoria da Relatividade há cem anos, foi anunciada por um consórcio internacional de cientistas nesta quinta-feira (11). Entre os pesquisadores, estão seis estudiosos do Inpe em São José dos Campos (SP).

 

Quando elaborou sua teoria da Relatividade Geral, Einstein afirmou que a gravidade é uma força de atração que age distorcendo o espaço e o tempo - espaço e tempo em sua concepção são uma coisa só. Quando há uma interação de objetos muito maciços, para os quais a força da gravidade é muito grande, eles produzem ondas que se propagam pelo espaço e tempo. “Você pode desenhar dois pontos distantes no papel, digamos milhões de anos-luz de distância um do outro, e, ao dobrar a folha, aproximá-los. Isso é fazer um atalho em outras dimensões e pular de um ponto do espaço e do tempo para o outro, como foi mostrado no filme 'De Volta para o Futuro'”, explicou o professor Odylio Aguiar, um dos pesquisadores.

Ficção e realidade
Em 1985, 'De volta para o Futuro' se tornou um sucesso de bilheteria. O mundo se encantou com a história de um jovem e um professor que criaram uma máquina do tempo. Segundo o Aguiar, fazer o mesmo que o personagem do jovem Marty Mcfly pode se tornar possível para as futuras gerações. “Você não é destruído em nenhum momento, você viaja de um ponto para outro em um atalho em outra dimensão. Não consigo imaginar alguma coisa ainda neste século, mas de alguma forma vamos chegar lá”, defende o professor.

Som do universo
Entre os mais de mil cientistas que formam o grupo internacional que anunciou a descoberta das ondas nesta quinta, sete são brasileiros, sendo seis do Inpe. O anúncio foi feito em Washington, nos Estados Unidos, acompanhado simultaneamente em 15 países colaboradores. A possibilidade de observar o céu em ondas gravitacionais agora, e não apenas em ondas eletromagnétcias, como a luz, abre a perspectiva de descoberta de fenômenos antes invisíveis para os astrônomos. Agora, é possível escutar o som do universo, que parece com um coração de bebê batendo. “São frequências em ondas gravitacionais que, jogadas em um alto-falante, são possíveis de escutar. As ondas gravitacionais permitem que nós possamos ouvir o universo. Vamos conseguir ouvir coisas que a gente não consegue ver”, explicou Odylio Aguiar.

Experimento
O que os pesquisadores do projeto Ligo (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) encontraram em seus experimentos essencialmente foram "distorções no espaço e no tempo" causadas por um par de objetos com massas enormes interagindo entre si. Neste caso específico, os cientistas acreditam que o evento observado seja fruto da interação entre dois enormes buracos negros. O Ligo consiste em dois enormes detectores de cerca de 4 km de extensão nos estados de Washington e Louisiana, nos EUA, operando conjuntamente.  O Ligo em si começou a funcionar em 2002, depois de outros experimentos iniciais, e sua sensibilidade vem sendo aprimorada desde então. Só com um aprimoramento maior realizado no ano passado, porém, foi possível detectar um primeiro evento. A colisão de buracos negros registrada pelo projeto foi detectada em 14 de setembro. O custo do projeto Ligo foi estimado em US$ 620 milhões. O projeto foi uma iniciativa conjunta do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Ao longo dos 40 anos que se passaram entre a construção do primeiro detector e a detecção das primeiras ondas gravitacionais, outros centros de pesquisa se juntaram à iniciativa, como o Inpe e o IFT-Unesp (Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista).

CONTINUE LENDO

Ativista que luta por brinquedos 'com deficiência' celebra lançamento de Lego cadeirante

  • 14 Fev 2016
  • 15:02h

Personagem cadeirante faz parte de caixa de Lego da linha City (Foto: Reprodução/Promo Bricks)

"Meu coração quase parou! Eu comecei a dançar e a jogar bloquinhos de Lego para o alto, como se fossem confetes!" Foi essa a reação da jornalista e ativista inglesa Rebecca Atkinson ao ficar sabendo que a gigante dinamarquesa Lego estava lançando bonequinhos cadeirantes. Ela vem lutando há quase um ano, com sua campanha #ToyLikeMe ("brinquedo como eu", em tradução livre), para pressionar fabricantes de brinquedos a criar personagens com algum tipo de deficiência. "A mensagem enviada por um Lego em uma cadeira de rodas vai muito além de um bonequinho amarelo de plástico. 

É algo incrivelmente importante porque mostra para as crianças com deficiências que agora elas estão incluídas na sociedade", argumenta Rebecca, em entrevista à BBC Brasil. "Não poderia estar mais feliz, porque venho batalhando para mostrar à indústria de brinquedos que marginalizar 150 milhões de crianças deficientes não é aceitável", acrescenta. Segundo estimativas da Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, entre 93 milhões a 150 milhões de crianças de zero a 18 anos em todo o mundo possui algum tipo de deficiência. Apresentado pela primeira na Feira de Brinquedos de Nuremberg, no sul da Alemanha, o box integra a coleção "Fun in the Park" ("Diversão no Parque", em tradução livre), da linha City, e vem com 14 bonequinhos, incluindo um cadeirante ─ acompanhado de um cão-guia. O box deve estar à venda no mercado europeu e americano a partir de junho deste ano. Nas lojas brasileiras, ele chegará em novembro, conforme informou a Lego à BBC Brasil.

Sininho de aparelho auditivo
A ideia de Rebecca surgiu ao notar que entre, os brinquedos dos filhos, não havia nenhum representando pessoas com deficiência. Ela conter ter ficado "muito frustrada", já que cresceu usando aparelho auditivo e nunca se viu representada em nenhum lugar. "Não havia pessoas surdas na TV, nos quadrinhos que eu lia e nem nos meu brinquedos", disse ela em uma entrevista anterior à BBC Brasil. A jornalista então se uniu a mães que tinham filhos deficientes, e começaram a postar fotos de brinquedos com deficiências, normalmente feitos de maneira artesanal, que encontravam na internet. Além disso, passaram a adaptar outros usando massinha, fios e materiais simples. Mas o divisor de águas na iniciativa de Rebecca foi a personagem Sininho, a fada de Peter Pan, usando um implante coclear (aparelho auditivo). Ela postou a foto do brinquedo, feito de massinha, nas redes sociais e a imagem viralizou, sendo compartilhada por pais de todos os cantos do mundo cujos os filhos eram surdos ou tinham audição reduzida. Rebecca decidiu então criar a #ToyLikeMe, cuja página no Facebook (https://www.facebook.com/toylikeme) reúne hoje mais e 32 mil seguidores, em 45 países, sendo 1,5 mil só no Brasil. Depois da Sininho, outra campeã de compartilhamentos foi Elsa, princesa da animação infantil Frozen, junto com a hashtag #deafElsa ("Elsa surda", em tradução livre). Há também personagens do Playmobil com cães-guia ou cadeira de rodas, bonecas com problemas de visão e usando bengalas, outras com manchas de nascença, princesas de óculos. Tudo adaptado por Rebecca.

Lutando contra estigmas
Rebecca acredita que personagens assim são importante pois se tornam fontes de inspiração para crianças deficientes ─ segundo ela, ao verem sua boneca favorita usar aparelho, fica mais fácil convencê-los de usar o deles, por exemplo. Além disso, as crianças entendem que não há problema em ser diferente, acrescenta. A jornalista diz ainda que brinquedos desse tipo permitem ao público infantil ter uma representação mais positiva de deficiências, o que ajuda a derrubar velhos preconceitos. O próximo passo da ativista é obter fundos suficientes, por meio de financiamento coletivo, para criar um site que conecte os produtos e os clientes. "Recebo mensagens todos os dias de pais em busca de brinquedos que representem seus filhos. Há produtos feitos de maneira artesanal, mas são difíceis de achar. Por isso, quero reunir as informações sobre esses personagens em um só lugar."

CONTINUE LENDO

Cientistas acham mais uma evidência de ligação entre zika e microcefalia

  • 14 Fev 2016
  • 14:02h

Elielson tenta acalmar seu irmão José Wesley em sua casa em Bonito (PE). José tem dificuldades para se alimentar, algo comum entre crianças com problemas neurológicos como a microcefalia (Foto: Felipe

Pesquisadores anunciaram na quarta-feira (10) a descoberta de novas evidências que reforçam a associação entre o vírus da zika e casos de má-formação cerebral, citando a presença do vírus no cérebro de um feto abortado de uma mulher europeia que ficou grávida enquanto morava no Brasil. Uma autópsia realizada no feto mostrou a microcefalia, além de lesão cerebral grave, e altos níveis de vírus da zika em tecidos do cérebro fetal, excedendo os níveis do vírus normalmente encontrados em amostras de sangue, disseram pesquisadores do Centro Médico Universitário de Ljubljana, na Eslovênia, em artigo publicado na revista médica "New England Journal of Medicine". As descobertas ajudam "a fortalecer a associação biológica" entre a infecção pelo Zika vírus e a microcefalia, afirmaram pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, em um editorial que acompanha a revista científica. Anteriormente, o vírus já tinha sido encontrado nas placentas de mulheres que tiveram abortos espontâneos e nos cérebros de dois recém-nascidos que morreram e que tinham microcefalia. O Ministério da Saúde do Brasil confirmou no ano passado a relação entre o zika e o surto de microcefalia na Região Nordeste do país, mas os pesquisadores ainda tentam confirmar uma ligação científica.

Brumado: Com articulação de Vitor Bonfim, ex-prefeito Geraldo Leite Azevedo se filia ao PDT

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 14 Fev 2016
  • 12:24h

O médico Dr. Geraldo Leite Azevedo (esquerda) ao lado de Vitor Bonfim (Foto: Brumado Urgente)

O PDT – Partido Democrático Trabalhista, que teve na figura do saudoso Leonel Brizola um de seus mais fieis representantes, está começando a criar uma solidez política muito forte em Brumado. Tendo como principais mentores desta nova fase o ex-deputado João Bonfim e o seu filho atual secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, que, inclusive, vem se mostrando um articulador muito habilidoso na construção de uma nova base política em Brumado. Após ter “aninhado” o atual prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, o PDT iniciou uma série de filiações, entre elas, uma de grande destaque, a do ex-prefeito Geraldo Azevedo, que é um dos políticos mais respeitados da Capital do Minério. A ida de Dr. Geraldo para o PDT mostra que o médico pode ter ainda planos políticos, tanto que o seu nome é um dos que poderão estar na disputa eleitoral deste ano. A habilidade dos Bonfim, que se mostram exímios enxadristas da política, poderá determinar até o rumo das eleições municipais deste ano, já que eles conseguiram agregar quadros de grande envergadura, além de ter aliados poderosos como o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), outro nome considerado forte para concorrer ao pleito. A última especulação envolvendo o PDT, teria como personagem o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos , que estaria incomodado no Solidariedade e já estaria de mala, cuia e votos se transferindo para a legenda trabalhista. Com esse elenco de notáveis o PDT se torna um partido de grande representatividade e, segundo informações de bastidores, o plano é emplacar, no mínimo, 3 vereadores nas eleições de outubro deste ano. Como diz o ditado quem “planeja tem futuro, quem não planeja tem destino”.