Na presença de ACM Neto e Luciano Ribeiro, Weliton Lopes ingressa oficialmente no Democratas

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 29 Fev 2016
  • 19:08h

O ingresso no Democratas foi selado pela aperto de mão entre ACM Neto e Weliton Lopes na companhia do deputado estadual Luciano Ribeiro (Foto: WhatsApp Brumado Urgente)

O vereador Weliton Lopes, que estava sem partido, oficializou nesta segunda-feira (29), o seu ingresso nos Democratas. O encontro aconteceu na Prefeitura Municipal de Salvador, com a presença do prefeito ACM Neto e do deputado estadual Luciano Ribeiro e do presidente do Democratas de Brumado, Carlos Magno. Considerado um dos políticos mais influentes dessa nova geração, Weliton Lopes, o qual já tinha o seu discurso afinado com a linha dos Democratas, agora, irá intensificar ainda mais a sua rotina política, liderando ao lado de Carlos Magno, um novo recomeço da legenda a nível local, com novas filiações, especialmente da juventude. A sincronia ideológica com o deputado Luciano Ribeiro e com o próprio ACM Neto, que é considerado o melhor prefeito do Brasil, trazem uma projeção muito positiva para o vereador Weliton Lopes, que deve fortalecer as suas ações na construção de um novo modelo político para Brumado. O tom dos discursos de oposição consciente ao governo da Bahia e ao governo federal deverão ser mais intensos a partir de agora por parte de Weliton, que já vinha adotando essa linha em seus pronunciamentos e entrevistas. 

No Brasil, Nobel de Medicina defende vacina de HPV também para meninos

  • 29 Fev 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

Em visita ao Brasil na semana passada, o médico virologista alemão Harald zur Hausen - laureado com o prêmio Nobel de Medicina de 2008 por ter descoberto a relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero - defendeu que a vacinação contra HPV se estenda também aos meninos. Hoje, no Brasil, a vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a meninas de 9 a 13 anos de idade, em três doses. “Se vacinássemos somente os meninos, provavelmente preveniríamos mais casos de câncer do colo do útero do que vacinando somente meninas”, disse zur Hausen nesta sexta-feira (26) em entrevista a meios de comunicação no A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, onde participou de um evento científico. O virologista contou ainda que ficou desapontado em saber que o Brasil só introduziu a vacina contra HPV no calendário nacional de vacinação em 2014 e considera que o atraso em relação a outros países pode significar que o país deixou de evitar muitos casos de câncer do colo do útero. Segundo o Instituo Nacional de Câncer (Inca), 70% dos casos desse tipo de câncer são provocados pelos dois tipos oncogênicos de HPV que estão incluídos na imunização.

 

Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista com o cientista:

Descobri, com um pouco de decepção, que o Brasil só começou o programa nacional de vacinação contra HPV em 2014. A vacina foi licenciada em vários países em 2006  e, olhando para as altas taxas de câncer do colo do útero no Brasil, acho uma pena porque ela poderia prevenir um grande número de casos. Quem não recebeu a vacina neste período está mais sujeito à doença e é possível até calcular quantos morreram devido a esse atraso. Hoje temos dados muito bons disponíveis e publicados sobre a quantidade de efeitos colaterais dessa vacinação, particularmente na Austrália onde estudos conduzidos de forma muito cuidadosa mostram que - além dos efeitos que aparecem nas primeiras 24 horas da vacinação, como vermelhidão no local da vacinação e um pouco de dor, o que é comum na maioria das vacinas - há um efeito em cada 100 mil doses aplicadas. Neste caso, é uma alergia contra a proteína presente na vacina, a proteína do HPV. É uma taxa muito menor do que os efeitos colaterais de muitas outras vacinas que damos a crianças pequenas. [A segurança da vacina já foi questionada no Brasil por grupos temendo efeitos colaterais.] É uma das vacinas mais efetivas, porque a conversão da formação dos anticorpos depois da vacinação é quase de 100% nas crianças vacinadas. Se pegar a vacina de hepatite B, que é também muito eficiente, 5% das pessoas não desenvolvem anticorpos contra o vírus. É muito segura, é altamente eficaz e há evidências que previne as lesões precursoras de câncer, ao menos dos tipos de HPV que estão na vacina.

Meninos deveriam ser vacinados contra HPV
Tem um aspecto que, na minha opinião, precisa ser fortemente enfatizado, que é a vacinação de meninos. Primeiro, em todas as sociedades, globalmente, os homens entre 15 e 40 anos de idade têm mais parceiros sexuais do que as mulheres da mesma idade. Eles são os maiores transmissores de HPV devido ao maior número de parceiros sexuais. Outras razões pelas quais eles deveriam ser vacinados é o câncer de faringe, que está acontecendo em um número muito maior em grandes cidades em comparação a áreas rurais. Também o câncer na região anal, que ocorre, em muitos países, muito mais frequentemente em homens do que em mulheres. Há evidências de que - como o mesmo vírus foi encontrado nessas lesões, geralmente o HPV 16 e o HPV 18 -  essas doenças também seriam prevenidas pela vacinação. Verrugas genitais, por exemplo,  são um problema desagradável para os dois gêneros e a vacinação também está prevenindo, contra elas. Até o fato de que estarão protegendo suas parceiras é uma razão importante para difundir a vacinação para meninos. Eu já disse de modo provocativo, em muitas ocasiões, que se vacinássemos somente os meninos, provavelmente preveniríamos mais casos de câncer do colo do útero do que se vacinássemos somente meninas.

Descoberta da relação entre HPV e câncer do colo do útero
No final dos anos 1960, começamos investigando se vírus herpes simplex tipo 2 estava provocando câncer, mas não encontramos material genético de herpes simplex nas células de câncer de colo do útero. Já tinha visto partículas do HPV no microscópio eletrônico. Suspeitei que este vírus poderia ser mais maligno no colo do útero e levar a câncer. Demorou um tempo até isolar e caracterizar o vírus da verruga genital, que era o HPV 6 e subsequentemente pudemos identificar HPV 11. houve uma decepção inicial porque não encontramos HPV 6 em câncer de colo do útero, Quando descobrimos que o HPV 16 e HPV 18 estavam ligados ao câncer, distribuímos pelo mundo essa informação.

Obstáculos no desenvolvimento da vacina contra HPV
Minha única decepção nesta fase precoce foi que eu contatei muitas empresas na Alemanha e Suíça pedindo financiamento para um programa para desenvolver a vacina de HPV e, quase todas, com uma exceção se recusou. Houve uma empresa na Alemanha que tinha muita experiencia em vacinas ficou interessada. Eles começaram a patrocinar um programa, mas ela pertencia a uma gigante farmacêutica na Alemanha e um dos diretores fez uma análise de marketing. A analise foi muito negativa, eles disseram que não havia mercado para a vacina e que todas as pessoas, incluindo crianças pequenas, já estariam infectadas pelo vírus e teriam já anticorpos, por isso a vacinação não faria sentido. Isso é totalmente errado. O programa foi fechado e isso nos deixou muito frustrados por muito anos. Até que uma empresa americana se interessou e até hoje produz a vacina.

Outras infecções ligadas ao câncer
21% dos cânceres estão ligados a infecções, e não são apenas por vírus: dois terços são por vírus, mas um terço são bactérias  e 1% por infecções parasitas. Considero a descoberta de novos cânceres ligados a infecções como uma questão muito importante. É algo em que trabalhamos há algum tempo em câncer de mama e câncer de cólon. Ao menos  estudando cuidadosamente a epidemiologia desses dois tipos de câncer, parece que há ligações potenciais com eventos de infecção e parece, de acordo com nossa hipótese inicial, que há uma ligação com o consumo de alimentos específicos como carne e leite. Particularmente, de acordo com os estudos, a carne é provavelmente o fator principal ara o câncer de cólon e o leite parece ser um fator em câncer de mama. Concentramos esforços em isolar agentes no gado, no leite do supermercado e em laticínios como iogurte e creme de leite. Há razões para suspeitar que os vírus de gado podem ter um papel nesses cânceres.

CONTINUE LENDO

Motociclista vai parar debaixo de ônibus após colisão em Vitória da Conquista

  • 29 Fev 2016
  • 18:00h

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Um motociclista foi parar debaixo de um ônibus após colidir com o veículo na Rua Monte Castelo, no Alto Maron, em Vitória da Conquista, na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com o Blog do Anderson, o impacto da batida só foi menor, pois o condutor da moto conseguiu frear antes da colisão. O motociclista foi encaminhado ao Hospital Geral da cidade, por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde dele não foi divulgado. Ainda segundo a publicação, nenhum passageiro do veículo ficou ferido no acidente. 

Guarda Municipal obtém junto à Justiça de Brumado a liberação de veículo que estava no pátio da 20ª Coorpin

  • Brumado Urgente
  • 29 Fev 2016
  • 17:58h

(Foto: Brumado Urgente)

Os membros da Guarda Civil Municipal fizeram uma solicitação ao juiz da Vara Crime de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, para sessão de uso de um dos veículos que está retido no pátio da 20ª Coorpin. Nesta segunda-feira (29), o juiz atendeu à solicitação e liberou um dos veículos para ser utilizado pela Guarda Municipal nas rondas escolares, pois existe uma grande necessidade nesse sentido. O veículo foi removido da delegacia e será adaptado e receberá a marca da GCM que ficará responsável pela manutenção do mesmo. Os guardas municipais comemoram a ação do juiz e também anunciaram que neste próximo sábado (05) será apresentado o Hino Oficial da Guarda Municipal. 

Ministério passa a ligar a famílias para monitorar assistência à microcefalia

  • 29 Fev 2016
  • 17:03h

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (29), que está fazendo, desde o dia 22 de fevereiro, um mapeamento das condições de atendimento de bebês nascidos com microcefalia no Brasil.

O serviço consiste em telefonar aos familiares de cada criança com suspeita de microcefalia notificada nos últimos meses para verificar quais exames já foram realizados e quais faltam realizar, que tipo de acompanhamento o bebê está tendo nas redes de atenção básica e especializada e se já teve início a estimulação precoce e a reabilitação. Entre os exames previstos para o bebê com suspeita de microcefalia estão os de ultrassonografia e tomografia, além dos testes do pezinho, orelhinha e olhinho. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo do novo serviço é obter um panorama de como está a assistência a essas crianças para poder organizar os fluxos de atendimento e oferecer apoio aos estados e municípios.

 

OMS recomendou exames de imagem
Em 25 de fevereiro, a OMS divulgou um documento no qual recomendou que bebês com casos mais extremos de microcefalia nas áreas afetadas pela zika passem or diagnósticos de imagem como ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses exames, segundo as novas diretrizes, são necessários para buscar possíveis anormalidades cerebrais, que vão além do pequeno diâmetro da cabeça em si. Pelos novos parâmetros, casos de microcefalia passam a ser divididos em três tipos: "microcefalia", "microcefalia severa" e "microcefalia severa com anormalidade cerebral".

CONTINUE LENDO

Baiano Wellington Cesar Lima e Silva é anunciado como Ministro da Justiça

  • 29 Fev 2016
  • 16:18h

(Foto: Reprodução)

Anunciado pelo Planalto nesta segunda-feira (29) como novo ministro da Justiça, no lugar de José Eduardo Cardozo, que deixou a pasta para assumir a Advocacia-Geral da União (AGU), o baiano Wellington César Lima e Silva atua como procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Com 50 anos de idade e 25 de carreira, comandou por dois mandatos consecutivos o MP-BA (2010 e 2014) durante o governo Jaques Wagner, atual chefe da Casa Civil. No período, se destacou por atuar como interlocutor na relação com diversas instituições, especialmente na aproximação do órgão com as Polícias Civil e Militar. Wellington César ingressou no MP em 1991 e foi promotor nas comarcas de Itagimirim, Tucano e Feira de Santana. Foi promovido em 1995 para Salvador, onde atuou na Promotoria de Justiça de Assistência, na 6ª Vara Crime e na Central de Inquéritos do MP. Também ocupou o cargo de assessor especial do procurador-geral de Justiça nos anos de 1996, 1999 e 2000. O novo ministro é mestre em Ciências Criminais e doutorando em Direito Penal e Criminologia. Informações do G1.

Após pressão do PT, Eduardo Cardozo decide deixar ministério da Justiça

  • 29 Fev 2016
  • 14:31h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiu deixar o governo. Pressionado pelo PT após rumores de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria alvo de quebras de sigilos bancário, telefônico e fiscal no âmbito da Operação Lava Jato, Cardozo se sente injustiçado e resolveu entregar o cargo à presidente Dilma Rousseff. No sábado, 27, Lula se queixou de estar sendo perseguido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público ao participar da festa de 36 anos do PT. "Eu já fui prestar vários depoimentos. Recebi uma intimação de que, a partir de segunda-feira (hoje), vão quebrar meu sigilo bancário, telefônico, fiscal. O meu, da Marisa, do meu neto, se precisar até da minha netinha de um mês", disse o ex-presidente, sob aplausos. "Se esse for o preço que agente tem que pagar para provar nossa inocência, que façam. A única coisa que quero é que, depois (…), me deem um atestado de idoneidade porque duvido que tenha alguém mais honesto que eu neste País."

 

A amigos com quem conversou ontem, Cardozo não escondeu o seu aborrecimento com os ataques e afirmou que o PT não entende o seu papel quando critica a falta de controle sobre a Polícia Federal. O ministro argumenta que a corporação tem autonomia para fazer investigações e ele só pode atuar em caso de violação de direitos. No último dia 22, uma comissão de dez deputados federais do PT esteve no gabinete de Cardozo para fazer nova reclamação. Os parlamentares cobraram dele providências sobre as investigações relativas a Lula e pediram que a Polícia Federal centrasse fogo na apuração de denúncias contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os petistas também disseram ao ministro ter certeza de que o objetivo da força-tarefa da Lava Jato era prender Lula e o criticaram até mesmo por tirar fotos com o "japonês da Federal", numa referência ao agente da PF Newton Ishii, que chegou a ser expulso da corporação em 2003 e foi reintegrado depois. Ishii se tornou conhecido por escoltar presos da Lava Jato. A prisão do marqueteiro João Santana, que fez campanhas de Dilma e Lula, também reforçou a pressão feita por setores do PT, com apoio do ex-presidente, para que Cardozo seja substituído. No ano passado, Cardozo chegou a comunicar a Dilma a intenção de deixar o cargo, mas atendeu a um apelo da presidente e permaneceu no ministério. Já na época ele era alvo de críticas do PT por causa da Operação Lava Jato. Cardozo é um dos mais próximos colaboradores da presidente desde a campanha de 2010. Ocupa o Ministério da Justiça desde o primeiro mandato de Dilma. A relação com Lula, porém, não é das melhores. Em reunião com deputados do PT e advogados no sábado, antes da festa de aniversário do PT, o ex-presidente voltou a se queixar do ministro. Mesmo sob ataque, Lula ainda é o nome que o PT conta para a eleição de 2018. O ex-presidente admitiu, no sábado, que, se necessário, será candidato para defender o seu legado e o PT.

Sigilos

O deputado Wadih Damous (PT-RJ), que se reuniu com Lula no sábado, confirmou que um dos temas da conversa foi a informação de que a Justiça determinaria a quebra dos sigilos bancários, fiscal e telefônico dele e de sua família. Questionado sobre a reação do ex-presidente à uma possível decisão judicial, Damous afirmou que "não há nenhum temor" em relação a isso. Ele afirmou que o partido não tem "conhecimento do teor" dessa eventual medida. "Vocês (imprensa) sabem mais do que muitos advogados de defesa (de réus da Operação Lava Jato)", disse. O deputado, que é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio, sustentou que, se confirmada, a quebra de sigilo, "é um ato arbitrário, pois não é decorrente de indícios". Na noite de sábado, ao chegar para a festa, na zona portuária do Rio, Damous afirmou que Lula "está indignado com essa campanha sórdida, essa publicidade opressiva". De acordo com ele, Lula chegou a brincar com a situação "absurda". "Poxa, eu sou dono sem ser", afirmou o ex-presidente, ao reiterar que não é proprietário do apartamento tríplex no Guarujá e nem do sítio em Atibaia (SP), alvos de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público. 

CONTINUE LENDO

Suspeita de matar adolescente por dívida de R$ 15 se apresenta à polícia

  • 29 Fev 2016
  • 13:40h

Jovem chegou a ser levada para posto de saúde / Foto: Reprodução / TV Bahia

A mulher suspeita de matar uma adolescente de 16 anos por uma dívida de R$15 se apresentou à polícia na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com o G1, ela chegou ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanhada de um advogado e foi ouvida pela delegada Jamila Cidade, titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). O crime aconteceu no último dia 20 de fevereito, no bairro de Jardim Cajazeiras (veja mais). Segundo a Central de Polícia, a dívida foi contraída por causa de um acessório para celular. Familiares informaram que a suspeita tentou atingir a mãe da adolescente, que tomou a frente e acabou recebendo o golpe. A vítima foi levada para o posto de saúde de São Marcos, mas não resistiu ao ferimento.

Itamaraju: Menina de 2 anos é morta após ataque de pitbull

  • 29 Fev 2016
  • 12:52h

Foto: Alexsandro Ferreira / Radar830

Uma criança de dois anos foi morta após ataque de um cachorro da raça pitbull em Itamaraju, no extremo sul baiano. O fato ocorreu neste domingo (28). De acordo com a delegacia local, o animal pertencia ao tio da vítima, que passava o fim de semana na fazendo do tio. A menina foi atacada quando saía de um rio, ao lado da mãe. Uma ambulância do Sam ufo deslocada para o local, mas á encontrou a criança sem vida. O cão ainda feriu a mãe da menina.  Ainda segundo a polícia, populares conseguiram conter o animal, que foi amarrado depois do ataque. O dono do pitbull e a mãe da vítima ainda não prestaram depoimento sobre o caso.

Oi oferece 150 vagas de estágio

  • 29 Fev 2016
  • 12:12h

(Foto: Reprodução)

A Oi está com inscrições abertas, até o dia 11 de março, para 150 estudantes de Ensino Superior e Ensino Técnico no Programa Geração Estágio. A empresa não divulgou a distribuição de vagas por estados, mas confirmou que há oportunidades previstas para a Bahia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.oi.com.br, na aba “euquerotrabalharnaoi”. A seleção acontecerá ao longo do mês de março e o início das atividades está previsto para abril.

Brumado: Polícia fecha rinha de galo e prende sete pessoas

  • Ascom - 34ª CIPM
  • 29 Fev 2016
  • 11:24h

(Foto: Divulgação)

A Guarnição da 34CIPM/PETO ao realizar abordagens próximo ao parque de exposições, se deparou com um Uno Mille de cor preta, que tentou fugir, mas foi retido pela guarnição. No veículo foram encontrados 6 galos acondicionados em camisas de transporte, além de 4 embolos de couro, 05 esporas de plástico, e 10 Bicos de metal. Seguindo os rastros do veículo se chegou em um local murado onde estavam os indivíduos: Kleber Calmeirao da Silva, Wallace Cair Moreira Castro, Luiz Henrrique Santos Sales, Marlon de Amorim Andrade, Roberto Silva Junior e Paulo da silva Ferreira e Maicon dos Santos Ramos. No local foi encontrado uma espécie de domo "ringue ", mais 51 galos acondicionados e gaiolas individuais, 05 pássaros silvestres, vasto material pra medicação e transporte dos animais e com o jovem Maicon foi encontrado um trouxa de maconha. Os galos permaneceram no mesmo lugar por não haver local apropriado para o acondicionamento. Sem maltratar as aves as mesmas serão levadas para Vitória da Conquista. Todos os indivíduos foram conduzidos ficando a disposição da autoridade policial. 

'Spotlight' leva Oscar de melhor filme e DiCaprio finalmente conquista estatueta

  • 29 Fev 2016
  • 10:38h

(Foto: Reprodução)

O momento mais esperado da noite e a maior emoção na 68.ª festa do Oscar, que se encerrou na madrugada desta segunda (29), foi o prêmio de melhor ator. Leonardo DiCaprio polarizou as apostas do ano, finalmente vencendo em sua quinta tentativa, pelo papel como Hugh Glass em O Regresso, de Alejandro González-Iñárritu, que ganhou seu segundo prêmio consecutivo como melhor diretor.

Livramento: Pré-candidato Ricardinho comemora seu aniversário participando das festividades do padroeiro do Distrito de São Timóteo

  • Brumado Urgente
  • 29 Fev 2016
  • 09:47h

O pré-candidato Ricardinho caminhou junto ao povo durante as festividades (Foto: Brumado Urgente)

O clima político no município de Livramento está em alta após a divulgação de uma pesquisa que mostra que a disputa está bem equilibrada. Então, diante disso, os pré-candidatos resolveram dinamizar ainda mais as suas articulações, já que, segundo a tendência mostrada pela recente pesquisa realizada pelo instituto Folha, uma boa parte do eleitorado ainda está indecisa. Neste contexto, o pré-candidato Ricardinho, filho de uma tradicional família religiosa, resolveu comemorar o seu aniversário fazendo uma visita ao Distrito de São Timóteo na manhã deste domingo (28), aproveitando e participando das festividades do padroeiro da comunidade. Ele foi muito bem recebido pelos moradores e fez as suas preces ao santo, mostrando a sua devoção e gratidão e aproveitou para pedir forças para o sucesso de sua caminhada.  Ricardinho também comemorou o resultado da pesquisa que o coloca diretamente na disputa. Os próximos dias poderão fazer com que esse período pré-eleitoral fique ainda mais tenso, já que uma nova pesquisa, desta feita mostrando o índice de rejeição dos pré-candidatos deverá ser realizada. Segundo as especulações de bastidores, o atual prefeito Paulo Azevedo, que estaria desprestigiado perante a população, pode apresentar um índice alto de rejeição, o que pode fazer com que grupo de situação tenha que adotar novas estratégias. Vale ressaltar, que, em recente encontro, o martelo teria sido batido deixando o atual gestor fora da chapa situacionista que irá concorrer ao pleito. 

Bahia: Suposto 'lobisomem' assusta moradores

  • Bahia Notícias
  • 29 Fev 2016
  • 09:34h

Foto: Reprodução / Macaubense Life

O aparecimento de uma determinada criatura tem deixado moradores de Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu, de "cabelo em pé".  O tal lobisomem teria sido visto em algumas ruas da cidade, de madrugada, por volta de 2h30. Um dos locais onde a suposta fera teria aparecido seria a rua Sapé, na zona urbana da cidade. Segundo o site Macaubense Life, algumas pessoas têm evitado sair de casa à noite, com medo de topar com o dito cujo.

Doações de sangue caem por causa de doenças ligadas ao Aedes

  • 29 Fev 2016
  • 08:51h

(Foto: Reprodução)

Na última semana, o banco de sangue de Itabuna (a 426 km de Salvador) emitiu um alerta preocupante: o estoque da unidade, que é única na cidade, apresentou uma queda de 30% no número de doadores por causa do alto número de casos de pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A situação, entretanto, não está restrita ao município. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), que, além da capital baiana, atende  mais 26 regiões no interior, já sente os efeitos da epidemia. Nos dois primeiros meses deste ano, o banco de sangue registrou um déficit de 25% no número de doações. A redução se deve, principalmente, à recomendação da comunidade médica  que alerta pacientes que tiveram zika, dengue ou chikungunya a ficar, pelo menos, 30 dias sem doar sangue, a partir do desaparecimento dos sintomas.

 

Por causa disso, a liberação de bolsas  para transfusão em todo o estado está ainda mais rigorosa. De acordo com o coordenador do setor de coleta do Hemoba, Marcelo Matos, apenas as solicitações de casos graves são atendidas de imediato. "Coletamos, hoje, cerca de 150 bolsas por dia. Para que o Hemocentro trabalhe em uma situação confortável, o ideal é que tenhamos, diariamente, 200 bolsas. Então, eventualmente, precisamos negar pedidos de sangue para cirurgias eletivas para priorizar os casos graves, de emergência", explicou. Na última sexta-feira,  o estoque  apontava um nível crítico de sangue do tipo A-, AB-, O- e O+. Já os tipos B- e A+ estavam com o estoque  em nível de alerta. Somente  B+ e AB+ contavam com quantidades estáveis armazenadas. Além de suprir às demandas da capital, o hemocentro atende  solicitações de municípios como Feira de Santana, que, por conta da alta incidência das três doenças, também apresentou uma redução de 30% do número de doadores. "O município de Feira de Santana, por estar situada em um lugar estratégico, tem um importante hemocentro e abastece muitas  cidades vizinhas. Por conta da queda no número de doação, estamos suprindo toda essa carência", disse.

Segurança

O período de 30 dias após o desaparecimento de todos os sintomas da doença é necessário, segundo o coordenador do setor de coleta, Marcelo Matos, para garantir a segurança tanto do doador quanto do paciente que vai receber o sangue. "Por isso, pedimos que o voluntário seja sincero durante a entrevista que antecede a doação e informe sobre sintomas que podem indicar algum problema de saúde", explicou. O taxista Carlos Antônio de Santana, 34, que regularmente doa sangue, teve que interromper a ação voluntária durante  meses por causa do zika vírus. "Tive a doença e ainda apresentei sintomas durante algum tempo. Por isso, adiei a doação por quase seis meses até que me sentisse 100% em condições de voltar a doar", afirmou. A estudante Beatriz Gaya, 20 anos, doou sangue pela primeira vez na última semana. Assim como Carlos Antônio, ela também precisou aguardar o desaparecimento de todos os sintomas da doença. "Por causa do zika vírus, acabei tendo que adiar a doação que queria fazer. Quando todos os sintomas sumiram de vez, me programei e acabei retomando o plano de me tornar doadora", disse.

CONTINUE LENDO