Governo Dilma tem aprovação de 10% e desaprovação de 69%, diz Ibope

  • G1
  • 30 Mar 2016
  • 19:04h

(Foto: Reprodução)

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

- Ótimo/bom: 10%
- Regular: 19%
- Ruim/péssimo: 69%
- Não sabe: 1%

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 17 e 20 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Segundo a CNI, a soma dos percentuais não iguala 100% em decorrência do arredondamento.

 

Na última pesquisa do Ibope encomendada pela CNI, divulgada em dezembro do ano passado, 9% dos entrevistados aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"); 70% consideravam a gestão Dilma "ruim" ou "péssima"; e 20%, "regular". O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

'Maneira de governar'
A pesquisa divulgada nesta quarta também avaliou a opinião dos entrevistados sobre “a maneira de governar” da presidente: 14% aprovam; 82% desaprovam; e 3% não souberam ou não responderam. Além disso, 18% disseram confiar na presidente, enquanto 80% afirmaram não confiar, e 2% não souberam ou não responderam.

Segundo mandato
Na comparação com o primeiro governo Dilma, 3% dos entrevistados consideram o segundo mandato dela “melhor”. Para 80%, a atual gestão é “pior” e 16% dizem ser “igual”. Ainda de acordo com a pesquisa Ibope, 10% dos entrevistados avaliam como “ótimo/bom” as perspectivas em relação ao restante do mandato de Dilma à frente do Planalto, enquanto 68% dizem acreditar que o governo será “ruim/péssimo”. Para 18%, será “regular”.

Notícias sobre o governo
O levantamento do Ibope listou ainda as notícias sobre o governo mais lembradas pelos entrevistados. Veja as cinco mais citadas:

- "Presidente Dilma convida o ex-presidente Lula para assumir um ministério em seu governo/Lula assume ministério": 31%
- "Notícias sobre manifestações a favor do impeachment da presidente Dilma": 17%
- "Notícias sobre operação Lava Jato/Investigação de corrupção na Petrobras/Petrolão": 13%
- "Notícia sobre manifestações contra o governo Dilma": 8%
- "Notícias sobre manifestações contra a corrupção": 8%

Conforme o levantamento divulgado nesta quarta, 9% apontam que as notícias têm sido"mais favoráveis" ao governo; 9% as consideram "nem favoráveis nem desfavoráveis"; 76%, "mais desfavoráveis"; e 5% não souberam ou não responderam. A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a opinião deles por área de atuação do governo. Veja os resultados:

Combate à fome e à pobreza
Aprovam: 29%
Desaprovam: 69%
Não souberam/Não responderam: 2%

Educação
Aprovam: 24%
Desaprovam: 74%
Não souberam/Não responderam: 2%

Meio Ambiente
Aprovam: 25%
Desaprovam: 68%
Não souberam/Não responderam: 7%

Saúde
Aprovam: 13%
Desaprovam: 87%
Não souberam/Não responderam: 1%

Segurança Pública
Aprovam: 14%
Desaprovam: 84%
Não souberam/Não responderam: 1%

Combate à inflação
Aprovam: 12%
Desaprovam: 86%
Não souberam/Não responderam: 3%

Combate ao desemprego
Aprovam: 12%
Desaprovam: 86%
Não souberam/Não responderam: 1%

Taxa de juros
Aprovam: 7%
Desaprovam: 90%
Não souberam/Não responderam: 3%

Impostos
Aprovam: 8%
Desaprovam: 91%
Não souberam/Não responderam: 1%

CONTINUE LENDO

Campanha de vacinação contra HPV começa no dia 3 de abril

  • 30 Mar 2016
  • 18:01h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde inicia no dia 3 de abril uma mobilização para incentivar a imunização contra o HPV de meninas na faixa etária entre 9 e 13 anos. A meta deste ano é vacinar pelo menos 80% das garotas que fazem parte do público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de meninas. A vacina protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia.  A imunização é feita em duas doses injetáveis – a primeira, de preferência, nos meses de março ou abril e a segunda, seis meses após a primeira.  A proteção, segundo o Ministério, só é garantida se todas as doses forem aplicadas. Assim, A orientação é que meninas de 10 a 13 anos, que ainda não receberam a dose ou que não completaram o esquema vacinal, também sejam imunizadas durante a campanha de mobilização. A campanha de vacinação contra o HPV seguirá até o dia 15 de abril. A dose, entretanto, pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano. Durante a campanha, além dos postos de saúde, as meninas poderão ser vacinadas em algumas escolas públicas e privadas de todo o país. O vírus HPV é atualmente muito disseminado e transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. A estimativa, segundo o Ministério da Saúde, é que o país registre este ano 16 mil novos casos de câncer de colo de útero e cerca de 5,4 mil mortes provocadas pela doença em 2016.

Solla comemora rompimento do PMDB e compara Temer a Geddel

  • Rafael Rodrigues para o Brumado Urgente
  • 30 Mar 2016
  • 17:49h

(Foto: Reprodução)

No dia do aniversário de 50 anos do PMDB, o deputado Jorge Solla (PT-BA) comemorou o rompimento do partido com o governo Dilma Rousseff. “Deu um presente para a população brasileira, é a melhor notícia que poderíamos ter. Tirando as exceções que confirmam a regra, o PMDB nunca teve com o governo uma postura de aliados, de companheiros, de confiança e de diálogo”, disse. Solla destacou que as diferenças ideológicas entre os dois partidos ficaram evidentes com a divulgação da “Ponte para o Futuro”, o chamado Plano Temer, que prevê medidas neoliberais para a economia. “É uma aberração neoliberal. Fala de privatizações, entrega do pré-sal, fim das vinculações de recursos para saúde e educação, cortes em áreas essenciais. Uma série de medidas que nem o PSDB teria coragem de apresentar numa eleição. O povo jamais elegeria um projeto que Michel Temer está apresentando para sua sanha golpista, é um projeto que tenta apoio dos bancos e da Fiesp para o golpe”, criticou. O deputado comparou a situação nacional com o caso do rompimento do PMDB com o governo da Bahia durante a gestão Jaques Wagner. Ele avalia que, em nível nacional, o efeito será similar. “O PMDB se travestiu de aliado, demos espaços para eles, eles cresceram, romperam e tentaram derrubar o governador Jaques Wagner. Se deram muito mal. Foram derrotados nas urnas duas vezes e viraram coadjuvante da oposição, minguaram, e o governo Wagner deslanchou. Acontecerá o mesmo com o governo Dilma”, disse, referindo-se à Geddel Vieira Lima, que saiu derrotado nas eleições de 2010 e 2014, quando disputou os cargos de governador e senador. Por fim, o petista criticou o vice-presidente Michel Temer, que assumiu o comando das negociações em favor do impeachment. “Temer é o capitão do golpe. Está despudoradamente conspirando contra a presidente Dilma. Ele está oferecendo cargos para tentar negociar votos, prometendo o que não tem para dar, como se essa fosse uma disputa política legítima, do jogo político. Não é. Um vice-presidente da República não pode se prestar este papel. É uma traição em quem se confiou, de quem se esperava uma postura ética. É a demonstração de que esse senhor não tem envergadura moral para ocupar o cargo que ocupa, tampouco pra presidir o país”, disse.

Prefeito Arnaldo Pires é condenado pelo MPF por improbidade administrativa em Ibicoara

  • Sudoeste Bahia
  • 30 Mar 2016
  • 17:20h

(Foto: Reprodução)

A Justiça Federal condenou o atual prefeito de Ibicoara, Arnaldo da Silva Pires, a devolver aos cofres públicos R$ 1.615.410,25 e a pagar uma multa civil no mesmo valor, pela prática de ato de improbidade administrativa, previsto na Lei nº 8.429/1992, cometido durante mandato anterior por ele exercido. De acordo com a decisão o gestor municipal terá a suspensão dos direitos políticos do gestor por oito anos, perda de função pública, se houver e a proibição de contratar com o poder público, receber benefícios, incentivo fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. Pesam contra o prefeito de Ibicoara, a acusação do Ministério Público Federal (MPF) pelo desvio ou aplicação irregular de verbas recebidas pela União. Foi verificadas irregularidades nos repasses dos ministérios das Cidades, Esportes, Educação e Saúde, tais como: a simulação de contratos com empresas privadas para a realização de obras, utilização e aquisição de materiais pagos pela própria prefeitura, quando a responsável pelo procedimento seria a vencedora da licitação, e montagem de concorrências para beneficiar empresas. A Controladoria Geral da União (CGU) constatou que o prefeito teria simulado o processo licitatório no qual a empresa vencedora seria responsável pela pavimentação de uma das ruas de Ibicoara, com o objetivo de desviar recursos públicos.

Preço dos medicamentos terão aumento a partir dessa quinta-feira (31)

  • 30 Mar 2016
  • 16:39h

(Foto: Reprodução)

A partir desta quinta-feira (31) os medicamentos estarão mais caros. Segundo a indústria farmacêutica, é de um aumento em torno de 12%, autorizado pelo Ministério da Saúde. É um aumento acima da inflação. Mas muitos produtos estão em falta nas farmácias. Quem trabalha no ramo diz que prateleira mais vazia não é novidade nenhuma na chamada época de pré-alta, ou seja, nas semanas que antecedem o reajuste autorizado pelo governo. Os comerciantes dizem até que é uma escassez com data certa para acabar. Basta o aumento entrar em vigor para o remédio voltar a aparecer. O presidente do Sindicato das Farmácias de Minas (Sicofarma/MG), Rony Resende, tentou comprar oito remédios numa distribuidora e só encontrou um. "Em algumas cidades do interior essas faltas chegam a até 50%. O dono da drogaria faz um pedido de 10 medicamentos chega para ele só cinco. A gente não sabe se ele está na indústria ou na distribuição. Fato é que nos deixa muito preocupados é que quando inicia o mês, após a alta do medicamento, a gente consegue comprar esse produto. É muito triste saber que tem alguém especulando com o preço do medicamento em detrimento à saúde das pessoas”, fala Rony Resende. A Associação da Indústria Farmacêutica não informou os motivos da demora na reposição de estoques. Já Abafarma, associação que representa as distribuidoras, negou que o atraso seja proposital e declarou que houve aumento da demanda e que, por isso, não conseguiu cumprir os prazos.

Édio Pereira: R$ 410 mil para a Saúde de Brumado

  • 30 Mar 2016
  • 16:00h

Édio Pereira fez questão de anunciar pessoalmente ao secretário de saúde Claudio Feres mais essa grande conquista (Foto: Divulgação)

Em reunião com o Secretário de Saúde, Cláudio Feres, nesta segunda – feira, 28, o vereador Édio Pereira, PC do B, anunciou recursos da ordem de R$ 410.000,00, que serão destinados para a Secretaria de Saúde. Os recursos são oriundos da Emenda Parlamentar Impositivo do deputado federal Daniel Almeida, PC do B, e serão destinados para estruturação das 15 (quinze) Unidades de Saúde da Família em funcionamento no município. Serão aplicados na aquisição de veículos, ar condicionados, gabinetes e cadeiras odontológicas, computadores, Not books, dentre outros equipamentos. O vereador Édio Pereira, tem se notabilizado na viabilização de importantes projetos e obras para a cidade, a exemplo da requalificação do Estádio Gilbertão, do estacionamento no entorno da Cesta do Povo, do Ginásio de Esporte da Urbis I, quadras poliesportivas e sistemas de abastecimento de água na zona rural, etc. Na semana passada, o vereador anunciou que está viabilizando a liberação de R$ 500.000,00, junto a CONDER, para a construção do Anfiteatro na área anexa ao Mercado de Artes. O vereador sinalizou que nos próximos dias anunciará novas obras e, finalizou dizendo que a sua luta incansável em defesa dos interesses do município, nada mais é do que a viabilização de compromissos que firmou com a população quando da sua eleição em 2012.

Brasil: Pediatra nega atendimento a filho de petista e Sindicato dos Médicos aprova

  • 30 Mar 2016
  • 15:38h

(Foto: Reprodução Facebook)

Uma médica pediatra recusou atender um paciente por ele ser filho de uma filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio Grande do Sul. A suplente de vereadora de Porto Alegre Ariane Leitão, mãe do garoto, fez um desabafo nas redes sociais para explicar o caso. "Levei uns dias para compartilhar com vocês o ocorrido, porque envolveu o meu filho, mas agora vamos lá: na semana passada no auge dos ataques contra o presidente Lula, fui surpreendida por uma mensagem da pediatra do meu filho que escreveu que 'estava declinando de maneira irrevogável de atender o Francisco, por eu ser petista!', diz o post. Ariane disse ainda que ficou chocada com a atitude da médica, sobretudo pelo fato da criança ser acompanhado por essa profissional desde que nasceu. "Foi como um soco no estômago. Nada pode ser pior que envolver teu filho nessa canalhice toda", desabafou. A vereadora disse que não divulgará o nome da profissional em virtude da denúncia que está sendo encaminhada. Em entrevista ao jornal 'Diário Gaúcho', o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes, aprovou a atitude da profissional. "Ela tem a nossa admiração", disse Argollo.   O presidente disse ainda que a recusa da médica em continuar atendendo o garoto foi uma postura absolutamente ética. "Tu não és o único médico da cidade e o paciente tem a possibilidade de escolher outros profissionais, daí tu tens que ser honesto, tem que ser leal com o teu paciente", disse. 

MPF ajuíza ações para que implantem ponto eletrônico em unidades de saúde

  • 30 Mar 2016
  • 14:54h

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) ajuizou oito ações civis públicas para obrigar as prefeituras a implantarem o ponto eletrônico biométrico para controle de frequência de servidores públicos da área de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os médicos e odontólogos. As ações são contra os municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itagimirim, Itapebi, Jucuruçu, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. O MPF abriu as ações diante das reclamações de cidadãos da falta ou atraso de profissionais ligados ao SUS. O inquérito para apurar as falhas foi aberto em agosto de 2014. O MPF chegou a expedir recomendações aos municípios para que instalassem o registro eletrônico de frequência, dentre outras medidas. Como as recomendações não foram atendidas, o procurador da República Fernando Zelada ajuizou as ações civis entre o segundo semestre de 2015 e janeiro de 2016. Nas ações o procurador requer que seja concedida a antecipação da tutela, tornando imediata a obrigatoriedade da implantação das medidas previstas, sob a pena de multa diária no valor de R$ 5mil em caso de não cumprimento. As ações pedem que os municípios instalem nas recepções de cada unidade de saúde quadros com os nomes dos profissionais que atendem no estabelecimento, especificando sua especialidade, horário de atendimento e jornada de trabalho. O registro de frequência deverá estar disponível para consulta pública tanto na unidade de saúde como na internet, e, no caso de não atendimento a usuário, o município deverá emitir certificado com o motivo da recusa.

Colisão entre motos e veículo da Embasa deixa um morto em Barra do Choça

  • 30 Mar 2016
  • 14:09h

foto: WhatsApp BRG

Um grave acidente, na manhã desta quarta-feira (30), deixou três feridos e pelo menos um morto no município de Barra do Choça. A colisão envolveu duas motos e um veículo da Embasa, por volta das 8h30, em uma estrada vicinal que liga aquele município ao povoado de Pau Brasil. Segundo a assessoria de imprensa da Embasa, o funcionário seguia em direção a um ponto de captação de água, quando se deparou com três motos seguindo em alta velocidade. O carro da Embasa foi atingido por duas motocicletas, ocupada por quatro pessoas. Uma das vítimas morreu no local, outra foi encaminhada para o hospital daquele município em estado grave. Já o funcionário da Embasa saiu ileso. A assessoria da empresa também informou que a Polícia Militar e o SAMU 192 foram acionados logo após o acidente. Os nomes das  vítimas e do funcionário da Embasa não foram divulgados. (Blog da Resenha Geral).

Em reunião, Dilma Rousseff e Lula decidem dar ministérios ao PP e ao PR

  • 30 Mar 2016
  • 13:21h

(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram na noite desta terça-feira (29) para discutir a reforma ministerial que o governo planeja anunciar até o final desta semana. No encontro, eles decidiram dar mais espaço ao PR e ao PP na tentativa de buscar mais votos contra o processo de impeachment na Câmara dos Deputados. Segundo a Folha de S. Paulo, os partidos aliados almejam as pastas de Minas e Energia e da Saúde. Os ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde) querem permanecer no governo (veja mais), mas o Planalto considera que eles não trazem apoio considerável na Câmara. A presidente ainda pode dar cargos de segundo e terceiro escalão para outras siglas, como Pros, PHS, PEN, PTdoB, PSL e PTN. 

Maurício de Nassau: Dia do autismo será lembrado em Vitória da Conquista

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 30 Mar 2016
  • 12:39h

(Foto: Divulgação)

A data de 2 de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para debater o assunto junto à sociedade, familiares que convivem com essa realidade em Vitória da Conquista e várias instituições estarão promovendo uma mesa redonda intitulada “O autismo e a importância dos vários olhares de cuidado para o desenvolvimento biopsicossocial”, às 19h desta sexta-feira (1°), o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), e uma caminhada em prol dessa causa, com início na Praça Guadalajara, às 8h do sábado (2). A unidade local da Faculdade Maurício de Nassau é uma das parceiras do evento. Dele, também participam Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), o Centro de Atenção Psicossocial - Infância e Adolescência (CAPS-IA), e o Anjo Azul, movimento de pais e familiares de autistas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 70 milhões de pessoas no mundo são afetadas por esse transtorno, o espectro autista. Discutir a relação dessas pessoas com o mundo, assim como os direitos de conviver em espaços sociais, é um dos objetivos do evento. A ideia é também apontar ações que possibilitem uma maior visibilidade para os que precisam de uma atenção diferenciada.

Políticas públicas

Segundo a psicóloga e professora da Faculdade Maurício de Nassau, Anamélia Sobral, é necessário ainda se discutir sobre políticas públicas para viabilizar um atendimento de qualidade de modo a atender as necessidades individuais de pessoas com autismo. “Ainda não temos uma rede psicossocial efetiva, esta fragilidade impossibilita o diagnóstico precoce do autismo, o que é de suma importância para o desenvolvimento biopsicossocial”, defende. Atualmente, para tratar da inclusão, tem-se a lei federal que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de número 12.764/2012, reconhecendo o autista como pessoa com deficiência, o que possibilitou um avanço nessa inclusão. Ainda de acordo com Sobral, é importante destacar que a sociedade ainda tem receio dessa convivência por desconhecimento sobre o transtorno. Por isso, a importância de debates como esses, de modo que promova maior conscientização nessa esfera. “As dificuldades da pessoa com autismo podem no primeiro momento nos confrontar, mas estar aberto poderá proporcionar novas e diferentes maneiras de estar com o outro e, nesta relação, todos saem ganhando”.

Inscrições e mais detalhes

As palestrantes envolvidas no debate são: Ana Patrícia Souza da Costa, graduada em Psicologia pela UFBA; Alessandra Xavier, pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional; e Edilene Eunice Cavalcante Maioli, pedagoga mestre e doutora em Educação e Currículo, e mãe de uma criança com TEA. O auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada fica na Avenida Olívia Flores, estrada UESB. As inscrições são realizadas pelo sitewww.eventbrite.com.br/e/dia-a-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-tickets-24006361674.

CONTINUE LENDO

Moradores da Av. Maria Caíres Gama preocupados com terreno que pertence à Coelba

  • 30 Mar 2016
  • 12:05h

O terreno estaria se tornando foco do mosquito e também possível esconderijo de meliantes (Foto: Leitor via WhatsApp)

Em tempos do avanço da tríplice endemia, especialmente do Zika Vírus, que avançou muito em Brumado, - tanto que as autoridades já aceitam a hipótese de uma epidemia-, terrenos que acumulam lixos e podem ser potenciais criadouros do mosquito transmissor acabam sendo alvo de preocupação da população. Somado a esse fato, alguns desses terrenos também podem ser esconderijos de assaltantes. Esse é caso de um terreno que pertence à empresa Coelba, o qual fica situado na Av. Maria Caíres Gama, na ligação com a Rua Hormindo Francisco Gama no Bairro Centenário. Então, diante disso, os moradores se mostram cada vez mais preocupados com o risco duplo e já procuraram a empresa que ainda não resolveu normalizar a situação, ou seja, fazer a devida limpeza do terreno e murá-lo de uma forma que a entrada de meliantes seja impedida. Eles procuraram à nossa redação para que o caso seja notabilizado e resolvido com urgência. 

Orientação é fundamental

  • por Vítor Cotrim
  • 30 Mar 2016
  • 11:51h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

É cada vez maior o número de blogs fitness  que incentivam a prática de exercícios físicos, mas por trás de toda essa beleza escondem riscos que a população deve ficar atenta mas como ta na moda ter um estilo de vida saudável é comum que as pessoas se deixem levar pela facilidade que esses blogs trazem em apenas um clik,  mas o que escondem é que não tem orientação profissional podendo assim trazer riscos para a saúde, pois os treinos e as dietas não são devidamente  orientados por profissionais, e o grande problema está na forma com que  essa informação é absorvida pela população que pensa de forma genérica e acha que aquele treino e aquela dieta servem para todos,  esquecendo da individualidade biológica onde cada individuo tem um organismo diferente, por isso treino e dieta devem ser individual. Procure sempre por orientação profissional.

Brumado: Com salários atrasados começando a ser regularizados, terceirizados do estado iniciam greve

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 30 Mar 2016
  • 11:10h

Os manifestantes seguiram pelas principais vias da cidade (Foto: Brumado Urgente)

A fama de Brumado ter um povo pacato e fácil de ser “arrebanhado” encontrou mais um precedente, desta feita na ação que foi tomada na manhã desta quarta-feira (30) por funcionários das empresas terceirizadas do Estado, os quais iniciaram uma greve na busca da regularização dos salários atrasados. Vale ressaltar que em todo o Estado da Bahia os movimentos paredistas já tinham sido realizados pelos terceirizados há vários dias, sendo Brumado uma das últimas e, há quem diga que foi a última a realizar esse tipo de manifestação. Mas, como diz o ditado que “os últimos serão os primeiros”, foi só iniciar as manifestações que se iniciaram no CEEP, seguindo para o CEB e culminando no Getúlio Vargas, as quais contaram com cerca de 50 manifestantes, informações já começaram a circular que os pagamentos atrasados já começavam a ser regularizados pelas empresas Contrate, Sandes e Basetec. Ainda segundo informações já foram feitos comunicados aos manifestantes que já eram para retornar aos postos de trabalho ainda hoje mesmo, ou seja, a greve nem bem começou a já iria se encerrar. Em contato com funcionários da empresa Contrate, eles informaram que foi somente depositado um mês de salários atrasados e que em solidariedade aos colegas das outras empresas, o movimento deverá continuar caso os pagamentos dos salários atrasados não sejam feitos de forma integral, sendo que em alguns casos, são 3 meses de atraso.  

Com cartazes e proferindo palavras de ordem os manifestantes buscaram chamar a atenção para o movimento (Foto: Brumado Urgente)

Eleições 2016: inscrições para 'Mesário Voluntário' estão abertas

  • 30 Mar 2016
  • 10:46h

Estão abertas as inscrições para os eleitores qu desejam participar do programa “Mesário Voluntário”, da Justiça Eleitoral. Para realizar a inscrição, basta comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade ou preencher ficha de inscrição on-line, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Para acessar, é preciso clicar em Eleitor, no menu principal do site do TRE-BA e, em seguida, “Mesário Voluntário”, onde aparecerá link para abertura do formulário de inscrição. Para prosseguir, será necessário informar o número do título de eleitor. O cadastro para ser um mesário voluntário pode ser realizado a qualquer momento, porém aquele que deseja atuar nas eleições municipais deste ano deve efetivar o procedimento até o 4 de maio. >A convocação obedecerá, dentre outros critérios, à ordem de inscrição. Para exercer a função de mesário, são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, em situação regular com a Justiça Eleitoral. O trabalho de mesário voluntário nas eleições é a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro. Além disso, os mesários voluntários têm direito a benefícios como: auxílio-alimentação para o dia da eleição; dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas aos tribunais eleitorais; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.