TG de Brumado participa das comemorações do 53º aniversário de Dom Basílio

  • 10 Abr 2016
  • 09:34h

(Foto: Divulgação)

No dia 7 de abril, o Tiro de Guerra 06/024 participou do desfile em comemoração ao 53° aniversário da Emancipação Política da Cidade de Dom Basílio. O Tiro de Guerra foi convidado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da prefeitura municipal. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra disse que o município de Dom Basílio é muito acolhedor. Toda a sua população estava presente apoiando o desfile e as atividades relacionadas com data. Dom Basílio e Livramento, são os maiores produtores de Manga e Maracujá do país, a cidade, foi emancipada em 7 de abril de 1962. O Tiro de Guerra de Brumado parabeniza a população Dom-Basiliense por mais um ano de celebração.

 

(Foto: Divulgação)

Cientistas criam sensor que detecta estado de conservação de alimentos

  • 10 Abr 2016
  • 09:03h

(Foto: Reprodução)

Um grupo de cientistas japoneses divulgou nesta terça-feira (5) a criação de um dispositivo que pode ser colocado em película aderente, capaz de detectar o estado de conservação da carne ou do peixe. Trata-se de "material inteligente", com um centímetro de comprimento, que reage ao ser colocado sobre os alimentos e cuja utilização poderá evitar casos de intoxicação alimentar, de acordo com o grupo de pesquisadores da Universidade de Yamagata, no Norte do Japão. O sensor é capaz, segundo a Agência Brasil, de detectar a histamina, uma substância gerada quando as bactérias começam a decompor os aminoácidos dos alimentos e que é responsável por sintomas de intoxicação alimentar, mesmo em pequenas quantidades. O aparelho integra um microcircuito impresso em material semicondutor, em película aderente e, no futuro, poderá ser instalado em embalagens de modo a fornecer informação automática sobre o estado de conservação dos alimentos. De acordo com os pesquisadores, outros sensores com mesma finalidade são desenvolvidos atualmente, porém com tamanho maior. A partir dessa experiência, a equipe espera desenvolver um dispositivo para comercialização no prazo de três anos.

Nordeste lidera demanda por viagens no Brasil

  • Tribuna da Bahia
  • 10 Abr 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

A Região Nordeste continua sendo a preferida de quem viaja por destinos brasileiros. Dados do anuário da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) mostram que os nove estados da região respondem por 67,5% da demanda das agências de viagem. A Braztoa reúne 88 associadas localizadas em todo o Brasil. Ao todo, 2,6 milhões de pessoas viajaram por destinos do Nordeste no ano passado, gerando um faturamento de R$ 4,4 bilhões para as operadoras de turismo. A região aparece como líder em viagens pelo Brasil nas quatro últimas edições do anuário da associação. “O Nordeste sempre foi um destino relacionado a sol e praia, mas hoje, com o entendimento da importância do destino, os nove estados trabalham muito a cultura, a gastronomia, os roteiros de aventura e luxo, por exemplo. Atualmente, a região consegue oferecer todos os tipos de experiências para os consumidores”, detalha a presidente da Braztoa, Magda Nassar. Bahia, Ceará e Pernambuco são os estados mais procurados pelos viajantes, mas ela ressalta que existe um esforço conjunto de promoção da região, com feiras e iniciativas que ressaltam o destino Nordeste como um todo.

 

Turismo com dólar alto

Embora a alta do dólar tenha criado condições favoráveis para viagens por destinos nacionais, o câmbio não foi tão significativo para o setor, segundos dos dados do anuário da Braztoa. O aumento do faturamento com roteiros nacionais foi de apenas 6,4% em relação a 2014. O dado geral também reflete o pouco impacto do dólar nas viagens: queda de 7% no faturamento das agências associadas à Braztoa. Para Magda, o número é pouco significativo. “Quando uma pessoa foca num destino de férias, ela faz o possível e trabalha isso de forma que seja possível ir para aquele lugar. O dólar aumentou muito, mas há muitas promoções para destinos internacionais. Era esperado que tivéssemos uma queda brutal no [turismo] internacional e um aumento brutal no nacional, pensando que haveria uma troca de destinos de viagens, mas isso não aconteceu.”

CONTINUE LENDO

Brasil e Rússia assinam acordo para monitorar lixo espacial

  • Tribuna da Bahia
  • 09 Abr 2016
  • 20:01h

(Foto: Reprodução)

O Laboratório Nacional de Astrofísica recebeu, nessa quinta-feira (7/4), representantes da Agência Espacial Russa para assinatura de um acordo para monitoramento do lixo espacial. A parceria prevê a instalação de um telescópio no Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG). Os russos serão responsável pelo investimento, estimado em R$10 milhões. Em contrapartida, o Brasil oferecerá estrutura para operação do equipamento, além de arcar com os custos de energia, internet, etc. A parceria faz parte da segunda etapa de uma pesquisa desenvolvida pela Rússia, que já tem em seu território um telescópio voltado para o mapeamento de lixo espacial. Havia, porém, a necessidade de encontrar um parceiro do hemisfério sul. As negociações com o Brasil avançaram e foi facilitada pela boa relação entre os dois governos, que já mantinham um acordo para utilização pacífica do espaço.

 

O Observatório do Pico dos Dias, situado a cerca de 1,8 mil metros de altitude, também atraiu os russos. "O objetivo é que os telescópios no Brasil e na Rússia fiquem em uma posição em que possam fazer imagens complementares. A nossa localização traz essa possibilidade, além de termos um céu que favorece a observação", explica Bruno Castilho, diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica.

Lançamento de satélites
Considerar os percursos do lixo espacial é de vital importância para lançar satélites. "Segundo estimativas da Nasa, cerca de 50 mil restos de satélites e foguetes orbitam ao redor da Terra. É um dado que considera apenas peças grandes, porque há também uma infinidade de lixos menores, que chegam a ser do tamanho de uma bola de tênis. O problema é que tudo isso viaja a muitos quilômetros por hora e o impacto com um satélite pode ser destruidor, levando a um prejuízo financeiro e temporal enorme para a ciência", diz Castilho. Atualmente, quando o Brasil vai colocar em órbita um novo equipamento, é necessário seguir recomendações da Nasa. No entanto, a agência dos EUA não fornece informações detalhadas. Com os dados que serão gerados através do acordo com a Rússia, o país passará a deter um conhecimento que permitirá escolher melhor órbitas que não ofereçam riscos. Além disso, será possível prever a possibilidade de algum lixo espacial cair em solo terrestre.

Pesquisa brasileira

Vinculado ao Ministério da Inovação, Ciência e Tecnologia, o Laboratório Nacional de Astrofísica é uma unidade de pesquisa que opera desde 1985. Sediado em Itajubá (MG), seu objetivo é oferecer à comunidade científica serviços sofisticados para o desenvolvimento de estudos aprofundados. Entre suas estruturas está o Observatório do Pico dos Dias, que já tinha o maior telescópio funcionando até então em solo brasileiro. Equipamento que será superado pela tecnologia russa. Com 75 cm de abertura, o novo telescópio terá um campo de visão mais abrangente e será capaz de mapear uma área maior que qualquer outro no Brasil. A previsão é que comece a operar em novembro, o que trará também um importante ganho para a ciência nacional. As imagens geradas pelo equipamento, além de ajudar a mapear o lixo espacial, poderão favorecer estudos sobre asteroides, cometas, estrelas, etc. Todos os dados e fotos ficarão disponíveis para os pesquisadores brasileiros. Os interessados precisarão apenas fazer uma requisição ao Laboratório Nacional de Astrofísica. "Poderemos observar detalhes que antes não estavam ao nosso alcance", disse Castilho. 

CONTINUE LENDO

Metade dos casos de gripe no Brasil já é de H1N1; número de mortos chega a 71

  • Bahia Notícias
  • 09 Abr 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

O vírus H1N1 já é responsável por metade dos casos de gripe registrados no país, afirmou o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. Do total comprovado para influenza em análises laboratoriais, 50% apresentam a infecção por essa variação do vírus, responsável por uma pandemia em 2009. "Estamos todos muito preocupados", admitiu Maierovitch à reportagem. Ele observa que o H1N1 é mais agressivo do que os demais subtipos que circulam no País, como o H3N2 e influenza B. Além disso, a alta é registrada em um período em que a população ainda está suscetível. "O aumento de infecções aconteceu de forma antecipada. Mesmo que pessoas já tenham sido imunizadas no ano passado, boa parte do efeito protetor da vacina já passou", disse. Boletim divulgado ontem mostra que o subtipo influenza A já provocou, apenas nos primeiros três meses deste ano, 71 mortes - quase o dobro do que foi registrado no ano de 2015 (36). Os casos também subiram de forma expressiva. Até agora, foram 444 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - o triplo de todo 2015. Além do aumento de pacientes atingidos, a doença se espalha pelo País - 15 Estados registram infecções provocadas pelo vírus, dois a mais do que há duas semanas. "O nosso maior temor é que a epidemia, tendo início precoce, atinja um número maior de pessoas, a exemplo do que aconteceu em 2013", disse Maierovitch. Naquele ano, foram 3.733 registros de H1N1.

 "Os casos foram registrados a partir de abril. Agora, começaram ainda em março", afirmou. Não há ainda uma explicação. Uma das hipóteses para o surto de gripe fora de época é a condição climática. "Alguns estudos mostram associação com o El Niño. Anos com o fenômeno propiciariam a antecipação dos casos de gripe", disse o diretor. A maior parte das notificações está nos Estados do Sudeste. Só em São Paulo são 372 casos - 84% dos registros do País. Em segundo lugar está Santa Catarina, com 22 infecções, seguido por Bahia (9) e Paraná (7). Pernambuco, Goiás e Distrito Federal apresentam, cada um, cinco pacientes. Minas, Ceará, Pará e Rio têm 3 em cada. No Rio Grande do Norte e em Mato Grosso, são dois casos. Mato Grosso do Sul relata um, assim como o Espírito Santo. Diante da epidemia provocada pelo vírus em São Paulo e do atípico aumento de casos provocados pela doença em outros Estados, o ministério decidiu antecipar a distribuição da vacina. Maierovitch, porém, advertiu que a proteção não é imediata. São necessárias pelo menos duas semanas para que a vacina comece a aumentar a imunidade ao vírus. "Por isso, de nada adianta correr para se vacinar, por exemplo, quando alguém do seu círculo apresenta sintomas de gripe", afirmou. "Nesses momentos, o principal é a adoção de medidas de prevenção, como lavar as mãos e procurar evitar o contato com pessoas doentes". Maierovitch afirmou que, de acordo com o desempenho da vacinação em São Paulo, a estratégia do Dia D, marcado para o dia 30 deste mês, poderá ser revista. "Não queremos abrir mão dessa iniciativa, que, tradicionalmente, consegue atingir pelo menos 30% da população-alvo em apenas um dia", afirmou. Segundo o diretor, caso a cobertura de grupos vulneráveis seja atingida antes do Dia D, uma mudança poderá ser feita no Estado, como o cancelamento do evento. A decisão deverá ser definida dentro de duas semanas. Em São Paulo, a vacinação para profissionais de saúde começou ontem. Para grupos vulneráveis - idosos, pessoas com doenças pré-existentes como problemas respiratórios ou cardíacos - terá início no dia 11.

CONTINUE LENDO

Vivo diz que quem usa YouTube e Netflix terá que pagar mais pela internet

  • 09 Abr 2016
  • 16:02h

(Foto: Reprodução)

Christian Gebara, executivo da Telefônica/Vivo responsável pela recente fusão com a operadora GVT, falou em entrevista ao Tecnoblog a respeito da polêmica adoção do limite de dados em internet fixa que a empresa começou a adotar este ano. Segundo ele, quem faz uso de plataformas de streaming, como YouTube e Netflix, terá de pagar planos mais caros. Perguntado sobre como esse limite no uso afeta os usuários, Gebara disse que apenas "uma porcentagem muito baixa" dos usuários será prejudicada, enquanto aqueles que fazem uso leve - nas palavras do executivo, "e-mails e navegação" - serão beneficiados. "Quem faz uso de streaming de vídeos, por exemplo, naturalmente terá que pagar mais", afirmou. Entretanto, este cálculo mostra que os limites oferecidos atualmente pela Vivo e outras operadoras, como NET e Oi, não são suficientes para os hábitos de muitos dos consumidores. Para a Vivo, porém, essas estimativas estão erradas e são "exageradas", dizendo que foi feita uma análise em sua própria rede de usuários. Ainda de acordo com Gebara, "a ideia é que o consumo seja como uma conta de luz, onde o cliente pagará apenas o que precisar". O executivo também diz que a adoção de limite de dados em internet fixa, sob pena de corte de conexão, é uma tendência mundial e"um caminho sem volta". Ele não respondeu a acusação de que esse modelo de cobrança fere o Marco Civil da Internet.

'Quanto maior é nossa massa muscular, maior é a perda de gordura', explica personal trainer

  • Bahia Notícias
  • 09 Abr 2016
  • 15:01h

(Foto: Reprodução)

Muitas pessoas que decidem emagrecer com a realização de atividades físicas, seja em busca de saúde ou de um padrão estético desejado, recorrem logo aos exercícios aeróbicos. Há até mesmo aqueles que, apesar de acompanhados por profissionais da área, fogem da musculação por notarem que a balança não mostra o resultado desejado. No entanto, segundo o personal trainer Gustavo Henrique, o que deve ser priorizado é a perda de gordura, não “perda de peso”, como muitos buscam. “Muita gente que deseja emagrecer fica com medo de praticar musculação porque tem medo de ganhar peso ao invés de perder. 

É necessário tomar muito cuidado com a expressão ‘perda de peso’. Quando incluímos a musculação no processo de emagrecimento, enfatizamos muito a perda de gordura em decorrência do aumento da massa muscular”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. O profissional explicou que a musculação está diretamente ligada ao metabolismo basal e de repouso, que compreendem atividades inerentes ao organismo, como manutenção da temperatura, respiração, circulação e digestão. “Quando estamos em repouso, esse metabolismo promove a perda de gordura”, disse Gustavo Henrique. “Existe uma regrinha: quanto maior a nossa massa muscular, maior é nosso metabolismo e maior é a perda de gordura”, concluiu. Para quem deseja emagrecer, o personal trainer sugere uma atividade muscular intensa, com o objetivo de aumentar essa massa. Outro ponto que torna a musculação importante para o emagrecimento é a flacidez provocada pela perda de peso apenas com atividade aeróbica. Ainda assim, o profissional alertou que, para um emagrecimento saudável, é importante o acompanhamento de profissionais e uma alimentação voltada para o resultado desejado.

CONTINUE LENDO

Em nota, Prefeitura de Anagé diz que rejeição de contas não tornará prefeita inelegível

  • por Mateus Novais
  • 09 Abr 2016
  • 14:04h

foto: arquivo BRG

Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Anagé se manifestou sobre a rejeição das contas do exercício 2014 daquele município pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Segundo a repercussão da informação, a rejeição das contas tornaria a prefeita Andrea Oliveira inelegível para o processo eleitoral 2016. No entanto, a Assessoria de Comunicação de Anagé garantiu, em nota, que a decisão do TCM não tem relação com impedimentos eleitorais.

Confira a nota:

A Prefeitura Municipal de Anagé vem, através deste, esclarecer fatos acerca da rejeição de contas, realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios, referente ao ano de 2014, divulgada na tarde do dia 05 de Abril. O Governo Municipal apresentou toda a prestação de contas referente ao exercício, que foi avaliada pelo tribunal e rejeitada, única e exclusivamente, quando considerado o fator “Gasto com Pessoal”. Ressaltamos, ainda, que o motivo de tal rejeição de contas não se caracteriza como ação dolosa da gestora, o que afasta de plano quaisquer questões relacionadas a supostos impedimentos eleitorais, conforme dispõe a LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE JUNHO DE 2010, em seu artigo 1º, inciso I, letra “g”, em que traz que serão inelegíveis “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, o que não é o caso das contas relativas ao município de Anagé referentes ao ano de 2014. Ocorre que há um limite estabelecido de 54% da Receita Corrente Líquida de cada ano para as despesas com pessoal (servidores) e devido ao elevado número de servidores do quadro efetivo, os sucessivos reajustes salariais concedidos e a estagnação das receitas do município, bem como a queda do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, pela perda de parte do Território de nosso Município no ano de 2012 que reduziu o coeficiente de 1,4 para 1,2 diminuindo as receitas municipais em mais de duzentos mil reais por mês, seria absolutamente impossível cumprir aquele patamar. Para cumprir a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando trata do índice de pessoal, seria necessária a demissão em massa, inclusive de servidores do quadro efetivo, ou seja, concursados. Isso porque, apenas a remuneração dos servidores concursados da Prefeitura de Anagé já ultrapassa o limite de 54%, impossibilitando assim, a redução do gasto para o nível ideal. A administração municipal optou por não demitir tais servidores, por entender que essas pessoas conquistaram o direito à estabilidade através da aprovação nas vagas de concursos públicos e tal ação acabaria prejudicando dezenas ou até mesmo centenas de famílias anageenses e a próprio comércio do município. Ao mesmo tempo, considerando que a preservação dos postos de trabalho, e o consequente descumprimento do índice, foi o único motivo apresentado pelo relator para a rejeição de contas, o governo (impossibilitado de cumprir o índice) cumpriu absolutamente todas as demais determinações e índices, como poucos municípios têm conseguido nesse momento de crise, na saúde, educação, assistência social e em todas as outras áreas.

CONTINUE LENDO

Deputados trocam acusações e xingamentos em comissão

  • A Tarde / Uol
  • 09 Abr 2016
  • 13:04h

Deputados discutiram durante a reunião da comissão de Impeachment

Passadas mais de cinco horas de discussão do relatório final da comissão especial do impeachment, nesta sexta-feira, 8, os deputados Silvio Costa (PTdoB-PE) e Danilo Forte (PSB-CE) trocaram acusações e xingamentos. Costa havia encerrado sua fala, mas tentava falar ao microfone para responder ao presidente da comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF). Foi quando Danilo Forte irritou-se e pediu que fosse iniciada a fala do próximo inscrito. Silvio Costa retrucou e xingou o colega de "um merda" e "imbecil". Aos gritos, Danilo Forte rebateu e xingou Costa de "palhaço". O presidente da comissão desligou os microfones, mas os deputados continuaram a trocar acusações. Foi o primeiro incidente na sessão. Durante sua fala, Silvio Costa ironizou os membros da comissão que votarão a favor da continuidade do processo de impeachment. Segundo o pernambucano, o governo será derrotado no colegiado, mas no plenário sairá vitorioso. Costa afirmou que houve um acordo entre o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),  Rogério Rosso, o relator, Jovair Arantes (PTB-GO), e os partidos de oposição para aprovação, na comissão, de um parecer favorável ao impeachment. Rosso e Arantes negaram a existência do acordo. Como acordado entre os líderes, a comissão segue discutindo o parecer final alternando falas de deputados contrários e favoráveis à peça. Há pouco, Rosso informou que foi disponibilizado lanche para deputados, assessores e para a imprensa que acompanha a reunião.

Brasil: Ao menos 10 morrem após tentativa de assalto causar acidente de ônibus

  • Uol Notícias
  • 09 Abr 2016
  • 12:14h

Ônibus trafegava na BR 369, entre as cidades de Campo Mourão (512 km de Curitiba) e Mamborê (476 km), no interior do Paraná

Uma tentativa de assalto a um ônibus com "sacoleiros" vindos do interior paulista ocasionou um acidente com ao menos 10 mortes e 20 feridos na BR 369, entre as cidades de Campo Mourão (512 km de Curitiba) e Mamborê (476 km), no interior doParaná. O ônibus com 31 passageiros bateu em eucaliptos à beira da rodovia, após ser alvejado por tiros, por volta de 2h20 da madrugada deste sábado (9). O número de mortes pode se elevar durante o dia, segundo paramédicos que estiveram no local, devido ao estado grave dos feridos. De acordo com relatos de passageiros que sobreviveram ao desastre, um carro se aproximou da janela do motorista e os suspeitos dispararam vários tiros contra o veículo. O ônibus deixou a cidade de Presidente Prudente, ponto inicial da viagem, por volta das 22h. Policiais do posto da Polícia Rodoviária Federal em Campo Mourão, no entanto, acreditam que o motorista, que morreu no acidente, tentou fugir dos ladrões em alta velocidade e acabou atravessando a pista. Eles se baseiam no violento impacto do veículo com as árvores e na informação inicial, ainda não confirmada pelo Instituto Médico Legal, de que não foram encontrados ferimentos à bala no corpo do motorista.

 

Segundo o passageiro Gilmar Polisel, da cidade de Birigui (SP), foram dados ao menos seis tiros contra o ônibus. "Após a colisão, os ladrões ainda desceram do veículo e se aproximaram do ônibus na tentativa de levar alguma coisa. Devem ter se assustado com a cena e fugiram na sequência", disse ele, que teve ferimentos leves. Outro passageiro, o comerciante Gilson de Souza Pinheiro, de Presidente Prudente (SP), disse que estava dormindo, quando ouviu os tiros e o ônibus "chacoalhou", antes da colisão. O veículo transportava "sacoleiros" das regiões de Adamantina, Dracena, Araçatuba e Presidente Prudente que se dirigiam ao Paraguai para compras de produtos que seriam revendidos posteriormente.Com placas de Dracena, na região da Alta Paulista, o ônibus pertence a uma pessoa física e está registrado como parte de uma frota de uma empresa de São Paulo, não divulgada pela PRF. Nas laterais, o veículo está identificado como sendo da Manobra Turismo. Apesar de estar registrado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o veículo não tinha autorização para realizar a viagem até Foz do Iguaçu.  Até o início da manhã deste sábado a PRF ainda não tinha a relação completa dos passageiros e nem a identificação dos mortos, o que deverá ser divulgado ao longo do dia. Ambulâncias do Samu, Corpo de Bombeiros, da concessionária Viapar e de prefeituras da região foram deslocadas ao local para transporte dos feridos que foram levados para hospital de Ubiratã e Campo Mourão.

"Piratas do Asfalto"

A região onde ocorreu a tragédia reúne vários grupos especializados em assaltos a ônibus que transitam com destino ao Paraguai, conforme a PRF. Conhecidos como "Piratas do Asfalto", eles bloqueiam a rodovia e muitas efetuam disparos contra os para-brisas dos veículos para obrigar a parada. Passageiros são saqueados e obrigados a ficarem apenas com as roupas íntimas, após serem abandonados em estradas rurais.

CONTINUE LENDO

Poções: motociclista more em acidente na BR-116

  • Blog do Anderson
  • 09 Abr 2016
  • 11:24h

Fotos: WastsApp | Blog do Anderson

Conforme foi noticiado, uma colisão frontal entre van e pick-up deixou doze pessoas feridas na BR-116, em Planalto, na manhã deste sábado (9). Logo em seguida, na mesma rodovia, outro fato foi registrado. A tragédia aconteceu no perímetro de Poções envolvendo carreta e motocicleta. O motociclista veio a óbito após ser atropelado no acesso a um posto de combustível. As circunstâncias dessa ocorrência são investigadas pela Polícia Rodoviária Federal. O corpo seguiu para necropsia no Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista.

Colisão frontal deixa doze pessoas feridas na BR-116 próximo a Planalto

  • Blog do Anderson
  • 09 Abr 2016
  • 10:47h

Fotos: WhastsApp | Blog do Anderson

Doze pessoas ficaram feridas num acidente de trânsito entre van e pick-up, na BR-116, próximo a Planalto, na manhã deste sábado (9). De acordo com informações colhidas, três pessoas ficaram presas às ferragens sendo retiradas numa operação entre o Corpo de Bombeiros, ViaBahia e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.Todas as vítimas foram levadas a hospitais de Vitória da Conquista onde permanecem sob cuidados médicos. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência e apura as possíveis causas do fato que provocou congestionamento nos dois sentidos da rodovia.

‘Estou consciente do desafio, mas estou muito mais preparado do que antes’, afirmou Zé Raimundo em visita a Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Abr 2016
  • 10:15h

O deputado estadual Zé Raimundo está muito confiante em um novo triunfo (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O deputado estadual Zé Raimundo (PT) esteve em Brumado na tarde desta sexta-feira (08) para participar de uma cerimônia de assinatura de convênios, a qual aconteceu na sede da CAR. Ele que é pré-candidato a prefeito em Vitória da Conquista foi ouvido pela reportagem do Brumado Urgente e afirmou que “sei que o desafio é grande, mas garanto que estou muito mais preparado do que antes”. Zé Raimundo foi escolhido pelo partido por ser o nome que representa uma história de inúmeras conquistas, tendo administrações com grande aprovação popular. Questionado se o atual momento da política nacional, com a possibilidade de votação do impeachment contra a presidente Dilma poderá atrapalhar o seu projeto político, ele respondeu com muita serenidade dizendo que “sabemos que isso fará com que o desafio seja ainda maior, mas temos a certeza que tudo será esclarecido e que a presidenta Dilma comprovará a sua inocência e dará continuidade ao seu governo. Tenho a convicção que o impeachment não irá passar e que o Brasil voltará a ter o crescimento de outrora, porque essa é uma crise política, onde os nossos adversários querem aplicar um golpe, mas o povo será o vitorioso”. Sobre o crescimento da oposição em Conquista, ele argumentou que “é um processo natural, já que o PT está governando o município a várias gestões. Mas a nossa competência administrativa e o compromisso com o desenvolvimento nos darão, mais uma vez, todas as condições de irmos para a disputa com todas as chances de vitória”. 

Waldenor vem a Brumado para assinatura de convênios com a CAR; Comunidade do Campo Seco é contemplada com mecanização agrícola

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 09 Abr 2016
  • 09:47h

O presidente da Associação do Campo Seco, 'Kaé' exibindo orgulhoso o documento da assinatura do convênio (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O deputado Waldenor Pereira (PT) esteve em Brumado na tarde desta sexta-feira (08) participando de um encontro com inúmeras lideranças regionais e rurais de toda a região. O encontro aconteceu na sede da CAR, onde foram assinados vários convênios para distribuição de mecanizações agrícolas para comunidades rurais da região. O cerimonial foi comandado pelo vice-presidente do PT de Brumado, José Luiz Alves Ataíde e contou com as presenças do deputado estadual Zé Raimundo; da suplente de senadora Marizete Pereira; do presidente do PT de Brumado, Fredinho; dos vereadores Zé Carlos de Jonas, Catoze e Zé Ribeiro, do gerente da Car, Léo Teixeira e dos presidentes do PC do B e do PMDB, Édio Pereira e Emanoel “Manelão” Araújo, respectivamente. O município de Brumado foi contemplado através da Comunidade de Campo Seco, - que tem como presidente o incansável Judicael Pinheiro (Kaé) -, que receberá um moderno kit de mecanização agrícola o que será de extrema utilidade para a referida comunidade que é uma das mais produtivas do município, tendo, inclusive, uma indústria de beneficiamento de umbu e outras atividades que geram emprego e renda para os moradores. A conquista se deu por meio do vereador Zé Carlos de Jonas que obteve junto ao deputado Waldenor esse benefício para a comunidade que receberá em breve o kit completo com trator e todos os aparelhos que irão proporcionar aos moradores da Comunidade de Campo Seco um maior dinamismo na sua produção. O deputado Waldenor ressaltou em seu pronunciamento que a agricultura familiar vem tendo uma atenção muito grande dos governos federal e estadual. “Com essas assinaturas dos convênios hoje aqui, completaremos, por meio de nosso mandato parlamentar a distribuição de 99 kits de mecanização agrícola, o que é uma ação importante para inúmeros municípios da região, sendo que alguns deles têm a grande maioria da população morando no meio rural. Isso é uma prova irrefutável que a presidente Dilma e o governador Rui Costa estão trabalhando firme para mudar a realidade de milhares de pessoas que tiram o seu sustento da agricultura familiar”. No final Waldenor fez um balanço de suas ações em prol de Brumado, relatando várias conquistas como a instalação de inúmeros sistemas de abastecimento em várias localidades da zona rural; a liberação de emenda parlamentar para pavimentação de várias ruas da Vila Presidente Vargas; a limpeza de aguadas que será iniciada nos próximos dias; a distribuição de milhares de metros de canos para ampliação de sistemas de abastecimento e a distribuição de kits de mecanização agrícola para várias comunidades. “Nós iremos desenvolver ainda mais ações para Brumado, pois tivemos uma votação importante aqui e temos que honrar essa confiança. Agradeço aos companheiros do PT que vêm sendo grandes parceiros na construção de um futuro melhor para os brumadenses”. 

O vereador Zé Carlos de Jonas no momento da assinatura do convênio (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Policias Civil e Militar prendem homem com armas e munições em Maetinga

  • Livramento Hoje
  • 09 Abr 2016
  • 09:41h

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil para apurar situações de desentendimentos e ameaças envolvendo dois vizinhos na localidade de Vereda Suja, zona rural do município de Maetinga. Segundo a polícia, um dos vizinhos já havia sido preso por porte Ilegal de arma de fogo no mês de novembro do ano passado. Nesta sexta-feira (08), a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, conseguiu prender em flagrante delito o outro vizinho, o senhor José da Silva, de 72 anos, o qual foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O delegado Francisco Tadeu Rodrigues agora deve concluir a investigação no prazo de 10 dias e encaminhar para a justiça.