- Blog da Resenha Geral
- 06 Jan 2017
- 10:23h
Foto: reprodução/Detran-BA
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai implantar um novo dispositivo nos veículos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de toda Bahia. A medida visa proporcionar mais transparência às aulas práticas. Até o fim de 2017, de acordo com a Resolução 238/2014 do Denatran, as autoescolas terão que instalar as câmeras que são capazes de gravar imagens, sons e fazer a transmissão ao vivo para o sistema do Detran. O método nunca antes foi utilizado no estado. O videomonitoramento registra automaticamente as imagens, o trajeto e a distância percorrida, além da identificação biométrica, permitindo o acompanhamento e fiscalização das aulas pelo Detran. O diretor de habilitação do departamento, Mário Galrão explicou que “quando o sistema identificar uma irregularidade, como por exemplo, biometria divergente ou a ausência do aluno e instrutor no interior do veículo, a aula é bloqueada e enviada para auditoria. O processo ainda permite que as aulas sejam analisadas pela coordenação de educação do órgão, contribuindo para a evolução do processo de aprendizagem”, afirmou Galrão. O sistema vai funcionar da seguinte forma: antes do início da aula prática, a câmera vai fotografar o aluno e a validação será feita pelo instrutor em um tablet, diretamente no site do Detran. Serão armazenados nesse sistema a conversa em áudio e vídeo, o tempo de aula, percurso, as notas descontadas do aluno e as observações feitas pelo professor em cada trecho. A aula prática só será registrada com a execução de todo esse processo.
(Foto: Divulgação/PM)
Preso com quase 300 kg de drogas um dia após ter sido eleito vereador no município de Ubaitaba, no sul da Bahia, Messias Aguiar (PMDB) foi diplomado para o cargo mesmo sem ter sido solto até esta quinta-feira (5). A diplomação ocorreu por meio de procuração e foi autorizada pela Justiça Eleitoral. Apesar de diplomado, o vereador ainda não tomou posse da função, justamente por ainda estar preso no Conjunto Penal de Valença, no baixo sul do estado. Caso a posse não ocorra até o dia 15 de janeiro, o suplente dele deve assumir a vaga. A primeira audiência de acusação de tráfico de drogas contra o vereador está marcada para o dia 3 de fevereiro.
Gilson Jesus Moura, de 49 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (Foto: Divulgação / PM)
O homem suspeito de incendiar a própria casa e matar quatro filhos e o neto no município de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, preso na manhã desta sexta-feira (6). Em entrevista ao G1, o delegado João Uzzum, titular da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana), afirmou que Gilson Jesus Moura, de 49 anos, foi localizado por volta das 7h, em um ponto de ônibus do próprio município, em uma região conhecida como Largo do Marajó. "Certamente com interrese de fugir", relata. O delegado afirma que a operação que levou a polícia até Gilson começou por volta das 4h, quando o carro do suspeito foi localizado na casa do irmão. O veículo foi encontrado pela Polícia Militar, que a partir da residência encontrou pistas que levaram até o homem. Gilson era procurado pela polícia por ter incendiado a própria casa. No incêndio, morreram Thais de Jesus Moura, 13, Carlos de Jesus Moura, 9, e Xayane de Jesus Moura, 8, filhos de Gilson com Cristina de Jesus Moura. A enteada dele Emile de Jesus Moura, 16, e o filho dela, de 1 ano, também morreram. A adolescente estava grávida de cinco meses.
- Bahia Notícias
- 05 Jan 2017
- 20:33h
Luciano da Matta | Ag. A TARDE
Foi anunciado nesta quinta-feira, 5, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, a liberação de R$ 96,7 milhões para custear os programas geridos pelo governo da Bahia. O anúncio foi feito durante uma visita ao Hospital Aristides Maltez, onde estavam presentes o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador ACM Neto, além dos secretários estadual e municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves e Fábio Vilas-Boas, respectivamente. O dinheiro será destinado para o custeio de 131 serviços hospitalares e ambulatoriais direcionados à assistência de gestantes e bebês, atendimentos de médica complexidades e os especializados. Além de participarem redes de urgência e emergência, Samu 192, UPA 24H, ampliação de leitos e serviços de oncologia.Além dos repasses de verba anunciados, o governo do estado informou que a Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria da Saúde (Sesab), deu a garantia de R$ 15,4 milhões para a produção de kits de diagnóstico da zika, dengue e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.
- Correio 24h
- 05 Jan 2017
- 19:09h
Foto: Sessé Guimmas/Medeiros Dia Dia
Um homem foi preso em flagrante acusado de matar a esposa na cidade de Medeiros Neto, na região Sul da Bahia, e manter o corpo dentro da casa do casal durante dois dias. De acordo com a Polícia Civil, Leonatan Borges Silva, 27 anos, foi preso na manhã de quarta-feira (4), quando tentava fugir. O crime ocorreu na segunda-feira (2). De acordo com a polícia, Leonatan e Maria Vera da Silva, 39 anos, viviam juntos há 14 anos em uma casa que fica em um terreno na Rua do Pescador, bairro Aparecida, e que pertence ao pai da vítima. Segundo o delegado Jorge da Silva Nascimento, da delegacia de Medeiros Neto, Maria Vera foi morta em casa com golpes de faca. Ainda de acordo com ele, o casal estava bebendo em um bar e, durante uma discussão, Maria Vera teria agredido e xingado Leonatan.
Segundo a polícia, ao voltarem para casa, a discussão continuou e Leonatan deu um tapa no rosto de Maria Vera. Em seguida, ele esfaqueou a esposa na cabeça. De acordo com o delegado, durante os dois dias em que Maria Vera ficou desaparecida, amigos e familiares da vítima perguntaram por ela e Leonatan dizia que a esposa estava em casa e não iria sair porque estava doente. Por conta do odor que começou a exalar da casa, vizinhos ligaram para a polícia. Ao chegarem no local, os policiais encontraram o corpo de Maria Vera e o suspeito estava tentando fugir. "O corpo da vítima já estava em avançado estado de decomposição e o Leonatan estava com a roupa impregnada. Ele chegou a dormir na mesma cama com o corpo da esposa", contou o delegado. Ainda segundo Nascimento, o marido de Maria Vera confessou o crime logo que foi abordado pelo policiais. Leonatan foi encaminhado para a delegacia de Medeiros Neto onde está a disposição da Justiça. A faca e a roupa usadas por Leonatan no crime foram entregues pelo pai do suspeito à polícia para serem periciadas.
CONTINUE LENDO
- Blog do Rodrigo Ferraz
- 05 Jan 2017
- 16:56h
(Foto: Reprodução)
Uma adolescente de 14 anos deu entrada no Hospital de Base de Vitória da Conquista após ser picada por escorpião. A jovem foi vítima da picada na cidade de Poções, distante 60 km da capital do Sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, a jovem aguarda vaga na UTI da unidade e o estado de saúde dela é considerado grave. Recentemente uma criança da cidade de Barra do Choça morreu após ser picada por um escorpião em um assentamento.
(Foto: Reprodução)
Os saques da poupança superaram os depósitos em R$ 40,7 bilhões em 2016, informou nesta quinta-feira (5) o Banco Central. O resultado é o segundo pior da série histórica, que começa em 1995, atrás apenas de 2015, quando saíram da poupança R$ 53,5 bilhões. Além disso, foi o segundo ano seguido em que a poupança perdeu recursos - entre 2006 e 2014, os depósitos superaram os saques das cadernetas. De acordo com o Banco Central, durante todo o ano de 2016 os saques da poupança totalizaram R$ 1,989 trilhão e, os depósitos, R$ 1,948 trilhão. Essa fuga de recursos da poupança está relacionada principalmente à crise econômica e à inflação. Com a crise, e o consequente aumento do desemprego, muitas famílias precisam usar o dinheiro mantido na poupança para cobrir suas despesas. Já a inflação, que apenas entre janeiro e novembro de 2016 acumulou alta de 5,97%, reduz o rendimento das cadernetas. Quando a taxa básica de juros, a Selic, está acima de 8,5% ao ano, como ocorre atualmente, o rendimento da poupança fica limitado em 6,17% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial (TR). Por conta disso, investidores têm transferido seus recursos opções mais rentáveis.
- A Tarde / Uol
- 05 Jan 2017
- 14:48h
Lúcio Távora | Ag. A TARDE
A casa da família assassinada em Feira de Santana, nesta quarta, 4, foi saqueada após o crime. Cinco pessoas - três crianças e duas adolescentes - morreram no incêndio. Segundo a polícia, o comerciante Gilson de Jesus Moura, 49 anos, pai de três vítimas, espalhou combustível nos corpos da mulher, dos filhos, da enteada e do filho dela e ateou fogo. Antes de fugir, ele trancou a casa para dificultar o socorro às vítimas. Depois que os bombeiros apagaram as chamas, moradores da região começaram a pegar objetos que não foram destruídos pelo fogo. Mesmos abalados com a tragédia, parentes de Ana Cristina de Jesus Moura, mãe a avó das vítimas, tiveram que fazer a mudança da família para evitar a ação.
- Bahia Notícias
- 05 Jan 2017
- 14:10h
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
A senadora e presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, criticou nesta quinta-feira (5) o decreto do prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), que entregava as chaves da cidade "ao Senhor Jesus Cristo". A publicação saiu no Diário Oficial de 1º de janeiro. Na visão da senadora, o ato dá margem a interpretações discriminatórias no momento em que a humanidade luta contra a onda de violência inspirada na intolerância religiosa. "A fé é uma decisão de foro íntimo e não pode ser confundida com atos administrativos de interesse público", avaliou Lídice, que criticou e recomendou a revogação da decisão. O Ministério Público recomendou nesta quarta-feira (4) que o decreto seja revogado pelo prefeito e que Magalhães se abstenha de fazer novas referências a opções ou orientações religiosas quando na edição de atos normativos.
(Foto: Reprodução)
O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira (5), na abertura de uma reunião com ministros da área de segurança, que a chacina no presídio de Manaus foi um "acidente pavoroso". Logo no início da reunião, Temer manifestou solidariedade às famílias das vítimas. Um motim ocorrido no início da semana no complexo penitenciário de Anísio Jobim deixou 56 presos mortos e culminou na fuga de cerca de 200 detentos. Esta foi a primeira vez que o presidente se manifestou sobre o episódio em Manaus, classificado pelo governo local como "o maior massacre" do sistema prisional do estado. Até então, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que estava à frente do assunto, havia se pronunciado pelo governo. "Eu quero numa primeira fala, mais uma vez, solidarizar-me com as famílias que tiveram seus presos vitimados naquele acidente pavoroso que ocorreu no presídio de Manaus", disse o presidente. Em sua fala, Temer ressaltou que o presídio de Manaus é privati, por isso, a responsabilidade do governo estadual no episódio não está muito "clara" e "objetiva". Nesta quarta-feira (4), o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou que o governo amazonense sabia do risco de uma rebelião no complexo prisional.“Vocês sabem que lá em Manaus o presídio era terceirizado, era privatizado e, portanto, não houve, por assim dizer, uma responsabilidade muito objetiva, muito clara, muito definida dos agentes estatais”, disse o presidente.
Ele chamou ao Palácio do Planalto ministros para discutir a segurança pública no país. Foram ao encontro José Serra (Relações Exteriores), Alexandre de Moraes (Justiça), Raul Jungmann (Defesa), Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional) e Eliseu Padilha (Casa Civil). Temer adiantou que o Plano Nacional de Segurança, que está em debate e ainda será anunciado, terá como primeira determinação a exigência de que novos presídios tenham prédios separados para presos de diferentes níveis de periculosidade. Segundo ele, a Constituição estabelece que o preso deve cumprir a pena em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo. “Sabemos que isso não tem sido cumprido”, disse. “Haverá determinação do Ministério da Justiça para que nos presídios que vierem a ser construídos nos estados, (...) deverá ter prédios distintos. Um para abrigar aqueles que praticam os delitos de maior potencial ofensivo, outro para os de menor potencial ofensivo”, explicou.
CONTINUE LENDO
- ASCOM/Educação
- 05 Jan 2017
- 10:35h
(Foto: Reprodução)
Diante de mais um alerta das autoridades da Saúde sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika Vírus e da chikungunia, uma boa notícia é apresentada pelas estudantes Cristiana Aparecida Couto e Noemy de Souza Queiroz, do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, no município de Itatim (235 km de Salvador). Elas desenvolveram experiências científicas na escola e descobriram que ervas medicinais muito populares no país, como a erva-cidreira e o eucalipto, são capazes de exterminar as larvas dos mosquistos. O projeto, intitulado ‘Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti’, das estudantes foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e surgiu da preocupação das jovens com o aumento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na cidade, conforme explica Karine Najla de Jesus, professora orientadora do projeto. “Resolvemos realizar uma pesquisa popular para saber como os moradores estavam se protegendo do mosquito e descobrimos que ervas eram utilizadas na prevenção. Entre as plantas estavam a erva-cidreira e o eucalipto, as quais as estudantes utilizaram como objetos de estudo da experiência e estão mostrando a eficácia dessas plantas na eliminação das larvas do mosquito”, afirma.
A estudante Cristiana Couto, 16 anos, fala como a experiência foi feita. “Para retirar o extrato das plantas, primeiro recolhemos as folhas das plantas, deixamos secar por alguns dias e trituramos. Depois, deixamos em conserva em recipiente com solvente orgânico, para retirar o extrato. As larvas do mosquito nós conseguimos com agentes de endemias da cidade. O próximo passo foi colocar 19ml da água parada e 1ml do extrato das ervas em cada copo e aguardamos até que todas as larvas estivessem mortas”. Noemy de Souza Queiroz,16 anos, fala da observação feita no comportamento das larvas durante a realização dos testes. “Verificamos que ao adicionar o extrato ao recipiente com as larvas as reações foram diferentes: no copo com o extrato da erva-cidreira elas ficaram agitadas, já no copo que levou a solução de eucalipto, as larvas não agitaram, mas nos dois casos foram eliminadas. O tempo de ação do extrato de erva-cidreira foi 14h, enquanto o eucalipto agiu em 21h”, afirma. Repercussão – A experiência continuará sendo aperfeiçoada durante o ano letivo de 2017, mas o projeto já está alcançando uma repercussão nacional. Além de ser um dos finalistas da 6ª Feira de empreendedorismo, Ciências e Inovação da Bahia (Feciba), o projeto também foi selecionado para a 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a maior feita da área no país. A FEBRACE será realizada na Escola Técnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo, de 20 a 27 de março de 2017, quando a proposta será apresentada, avaliada e concorrerá a premiações com estudantes de todo país.
CONTINUE LENDO
- Correio 24h
- 05 Jan 2017
- 09:35h
Neste primeiro período de chegada ao mercado, o serviço de defesa contra as multas permanece gratuito (Foto: Marina Silva/ CORREIO)
As multas de trânsito ficaram entre 52,8% e 244,73% mais caras em novembro do ano passado e fizeram os motoristas temerem ainda mais as notificações. Mas uma startup (empresa com ideia inovadora) baiana, a Defesa e Recursos (defesaserecursos.com.br) criou um serviço gratuito de defesas de multas de trânsito. Com um sistema online, o serviço permite que a pessoa multada preencha um formulário informando os dados da infração, do condutor e do veículo. Com esses dados, o sistema gera uma defesa pronta para ser impressa, assinada pelo cidadão e enviada ao Detran. “Os modelos de defesa a gente construiu de um estudo da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do direito administrativo também”, explica Albert Moreira, sócio-fundador do site Defesa e Recursos.
De acordo com Moreira, a pessoa que receber a multa deve levar a defesa gerada pelo sistema juntamente com a cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma cópia do documento do carro. Em casos excepcionais, pode-se levar documentos adicionais. “Se você precisou passar o sinal vermelho porque corria o risco de ser assaltado. Na hora de questionar a multa é preciso levar também o BO do caso”, esclarece. Assim que a defesa é apresentada junto ao órgão de trânsito, a cobrança da multa e dos pontos de habilitação é suspensa. “Outra razão importante para recorrer é que a penalidade, caso não se ganhe o recurso, só será imposta após o julgamento em todas as instâncias, adiando o pagamento e a imposição dos pontos”, observa o sócio.
CONTINUE LENDO
Brasil teve quase 400 mortes violentas nos presídios em 2016 (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Brasil teve 392 mortes violentas registradas dentro dos presídios no ano passado. É o que mostra levantamento feito pelo G1 com base em dados fornecidos pelos governos dos 26 estados e do Distrito Federal. O número equivale a uma média de mais de um morto por dia, e os dados se referem a todas as mortes consideradas não naturais – o que inclui homicídios e suicídios. O Amazonas, onde 56 detentos foram assassinados no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) neste ano, teve dez mortes em 2016 – menos de 1/5 das mortes registradas no 1º dia do ano em Manaus. O número de mortos no complexo em 2017 também impressiona se for comparado ao total do país em todo o ano passado (14%). O Ceará aparece na primeira posição do ranking, com 50 mortes. Parte delas ocorreu em apenas uma rebelião, no Centro de Privação Provisória de Liberdade (CPPL), em Itaitinga, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. Foram 14 assassinatos em maio, em decorrência de conflitos entre detentos.
O governador Camilo Santana disse nesta quarta-feira (4) que a situação do Ceará não é muito diferente da de outros estados. “Todos os presídios do país enfrentam dificuldades, questões de infraestrutura e excesso de presos. Isso é uma realidade nacional. No ano passado, o estado construiu um presídio com mais de mil vagas, estamos construindo mais 3 mil vagas no Ceará. Mas isso não resolverá o problema prisional”, afirmou o governador. "O Ceará tinha 200 presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Hoje temos mais de 1,2 mil. Temos a audiência de custódia, como forma de o preso estar à frente da Justiça. Então são ações que o estado vem mantendo". “Mas, se não houver uma ação articulada nacionalmente, com determinação de bloqueadores de celulares em todos os presídios nacionais, se isso não for uma lei federal, se não tiver recursos destinados para recuperar os presos e os presídios, dificilmente só os estados vão conseguir superar os desafios, e sempre haverá de acontecer fatos como os que aconteceram no Amazonas”, afirmou Santana.
CONTINUE LENDO
- ASCOM/Educação
- 05 Jan 2017
- 08:00h
Fotos: Emerson Santos
A matrícula na rede estadual de ensino será realizada de 24 a 31 de janeiro para os estudantes regularmente matriculados nas escolas estaduais que irão mudar de escola e os novos estudantes que desejam ingressar na rede. Em Salvador e mais 27 cidades (veja relação abaixo), os estudantes oriundos das redes municipais poderão fazer a matrícula pela Internet, utilizando o código que receberam nas suas escolas de origem. Basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). O primeiro dia de matrícula (24/01) é direcionado ao estudante da rede estadual de ensino nas seguintes situações: deve mudar de escola porque a atual não oferece a série subsequente, não renovou a matrícula no período determinado ou mudança de domicílio. Entre os dias 25 e 26/01, a matrícula é para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na rede pública municipal no ano letivo de 2016, em razão das escolas não oferecerem a série subsequente.
Alunos novos - A matrícula de novos estudantes que forem cursar qualquer série do Ensino Fundamental acontece no dia 27 de janeiro e do Ensino Médio e suas modalidades, nos dias 30 e 31 de janeiro, devendo ser realizada presencialmente em qualquer unidade da rede estadual de ensino. Pela internet – Além dos estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino em 2016, também podem fazer a matrícula pela Internet estudantes oriundos das redes municipais das seguintes cidades: Itabuna, Nordestina, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D’Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista. O cronograma de matrícula da rede estadual abrange toda a Educação Básica e suas modalidades, incluindo a Educação Profissional, na qual são ofertados cursos técnicos de nível médio e de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), de nível Fundamental e Médio. Documentos necessários – Para a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias); original e cópia da certidão de registro civil ou da carteira de identidade (RG); original e cópia do CPF, original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e o código do SETPS (constante no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador. Ano Letivo 2017 começa no dia 06 de fevereiro. O ano letivo de 2017 na rede estadual começa no dia 06 de fevereiro. De acordo com o calendário escolar divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão realizados 200 dias letivos. O recesso para o Carnaval será de 24/02 a 1º de março, o recesso da Semana Santa, de 13 a 16 de abril, e o recesso junino, de 22 a 25 de junho. O último dia letivo será 13 de dezembro de 2017. Para maiores informações acesse o Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br
CONTINUE LENDO