PM intensifica policiamento em toda Bahia no mês de junho

  • Secom Bahia
  • 01 Jun 2016
  • 07:02h

(Foto: Divulgação)

A Polícia Militar da Bahia terá um esquema especial de policiamento no estado, durante todo o mês de junho, para intensificar as ações nas regiões onde estão programadas as tradicionais festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. O planejamento é do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), com o apoio dos Comandos Regionais, além das companhias de áreas e batalhões correspondentes.  Em Salvador, as festas estão previstas no Centro Histórico e Parque de Exposições, no bairro de Itapuã, além de alguns bairros como Paripe e Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Para o reforço na capital estarão atuando o Batalhão de Choque, o Batalhão de Polícia e Reforço Operacional (BPRO), as Companhias Independentes de Policiamento Tático (Rondesp) BTS, Atlântico e Central, o Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), o Esquadrão Águia, o Esquadrão de Polícia Montada, a Operação Gêmeos, a Operação Apolo e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).  A Região Metropolitana de Salvador (RMS) contará com o reforço da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a CIPT/Rondesp RMS, principalmente nas regiões dos municípios de Candeias, litoral norte, Simões Filho, Pojuca e Camaçari, além das localidades do litoral norte, onde haverá programação de festa.  Na Região Leste, o policiamento estará intensificado com a Cavalaria, o Esquadrão Asa Branca, a Cipe Litoral Norte e a CIPT/Rondesp de Feira de Santana principalmente nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Muritiba, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Santo Amaro e Serrinha. Na Região da Chapada Diamantina, o reforço contará com a Cipe Semiárido e Cipe Chapada, com mais ênfase nas cidades de Itaberaba e Irecê.  A Região Sul terá como apoio a atuação da Cipe Mata Atlântica, da 1ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) e da CIPT/ Rondesp Sul nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Alcobaça (extremo sul) e Valneça (baixo sul). A Região Sudoeste contará com o reforço da CIipe Sudoeste, Esquadrão Falcão e da 2ª CIPRv, sobretudo nas cidades de Itapetinga e Jequié (centro sul). A Região Norte conta com o apoio da Cipe Caatinga, CIPT/Rondesp Norte e o BPRv com mais intensidade nas cidades de Senhor do Bonfim e Campo Formoso. A Região Oeste terá a 3ª CIPRv, Cipe Cerrado e Cipe Chapada voltadas principalmente para a região de Macaúbas. 

Brasil está entre os 10 países com a maior área irrigada no mundo

  • 31 Mai 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

São cerca de 20 mil pivôs centrais irrigando uma área de 1,275 milhão de hectares. Mesmo assim, o País tem potencial para aumentar em cinco vezes as lavouras com essa tecnologia de irrigação. Foi o que mostrou estudo feito pela Embrapa e pela Agência Nacional de Águas (ANA). O relatório publicado nesta semana revela um aumento de 43% no uso de pivôs entre 2006 e 2014. O trabalho identificou uma forte concentração na adoção de pivôs: os 100 maiores munícipios concentram 70% da área total brasileira irrigada. O levantamento foi realizado por meio de imagens de satélite em todo o território nacional. Foram identificados pivôs em 22 unidades da federação, todavia 80% da área irrigada encontra-se em quatro estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia e São Paulo. O estudo também registrou uma forte expansão da atividade nos últimos anos em Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Responsáveis técnicos pelo estudo, os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (MG) Daniel Pereira Guimarães e Elena Charlotte Landau afirmam que, além de auxiliar na gestão do uso da água, gestores públicos poderão ter informações sobre o uso da água na irrigação e até avaliação da safra agrícola. "O cálculo mostra a área irrigada e a localização exata de cada pivô central", ressalta Charlotte Os pesquisadores contam que foi feito cruzamento das bases de dados referentes à agricultura irrigada com as bases de bacias hidrográficas da ANA e de municípios com dados organizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando não somente o uso, mas também a disponibilidade dos recursos hídricos. Os maiores polos de irrigação, entre os 16 identificados, encontram-se nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Paraná, esta última concentra 50% dos pivôs centrais do País. A pesquisadora da Embrapa destaca que em 2014, 92% dos pivôs concentravam-se nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso (Tabela 1). A aplicação do mapeamento aprimorou as estimativas de demanda de água, tanto no cálculo quanto espacialização.

Segundo Thiago Henriques Fontenelle, especialista em recursos hídricos da ANA, esse foi o primeiro levantamento da irrigação com pivôs centrais feito com imagens de satélites, o que é extremamente relevante. O levantamento foi realizado em 2013 e atualizado em 2014 pela Embrapa Milho e Sorgo. O estudo mostra que as áreas já ocupadas com muitos pivôs centrais continuam crescendo bastante e que estão surgindo outros polos. O especialista afirma que o uso de pivôs centrais contribui para diminuir a pressão com a ocupação de novas áreas pela agricultura, e permite a otimização do uso da área. "Há uma pressão menor para a agricultura ocupar novas áreas, e isto é um fator benéfico para o aumento da produtividade. Para a Agência Nacional de Águas, estudos dessa natureza permitem atualizar as demandas de uso da água e, consequentemente, realizar o balanço hídrico, pois a irrigação é responsável por 72% do uso da água no País. Portanto, é preciso que os dados estejam atualizados", diz Fontenelle. A irrigação de culturas agrícolas é uma prática utilizada para complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas, favorecendo a obtenção de aumentos de produtividade e contribuindo para reduzir a expansão de plantios em áreas com cobertura vegetal natural. No caso das culturas irrigadas de soja, milho, café, feijão e outras, o sistema de irrigação mais utilizado é o pivô central. A partir da década de 2000, ocorreu uma acentuada expansão da irrigação por pivôs centrais no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Bahia, motivada pelas facilidades operacionais e de controle da lâmina de irrigação, com custos competitivos, pelo menor dispêndio de mão de obra e pela possibilidade de se obter alta eficiência de aplicação e distribuição de água.

CONTINUE LENDO

Empresas de tecnologia se unem contra discurso de ódio

  • Tribuna da Bahia
  • 31 Mai 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

As empresas de tecnologia Facebook, Twitter, YouTube, do Google, e Microsoft, bem como a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), apresentaram nesta terça-feira (31/5) um novo código de conduta para combater o discurso do ódio em toda as plataformas de mídia social. A UE ampliou os esforços conducentes a este código de conduta após os recentes ataques terroristas em Bruxelas, na Bélgica, e Paris, na França. As empresas de tecnologia terão que encontrar o equilíbrio entre a liberdade de expressão e conteúdo de ódio. Com base no código de conduta, elas terão equipes dedicadas a analisar denúncias em menos de 24h e, caso necessário, removê-las de suas plataformas. As regras valem para os 28 países que são membros da UE. Também terão de informar seus usuários sobre assuntos proibidos e poderão até enviar notificações para isso. Facebook, Twitter e YouTube vão cooperar uns com os outros para compartilhar as melhores práticas. As empresas de tecnologia provavelmente não quer ser responsabilizadas por discursos de ódio e agora estão tomando uma posição firme sobre o tema. Mas esta será uma mudança lenta e constante. O Twitter, por exemplo, já suspendeu 125 mil contas relacionadas com o Estado Islâmico (EI), desde meados de 2015. O grupo extremista tem usado as mídias sociais com sucesso para recrutar integrantes nos últimos anos. O Facebook, por sua vez, concordou em trabalhar com o governo alemão contra o discurso de ódio. "Reconhecemos que espalhar discursos ilegais de ódio não só afeta negativamente os grupos ou indivíduos a que se dirigem como também impacta negativamente aqueles que pedem por liberdade, tolerância, não discriminação em nossa sociedade aberta e tem um efeito de congelamento do discurso democrático nas plataformas online", informa a UE, em comunicado.

Weliton Lopes critica secretário estadual de saúde e governador do Estado por compromissos não cumpridos na área de saúde de Brumado

  • 31 Mai 2016
  • 18:30h

(Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Promessas e mais promessas – é desta forma que vem vivendo a população de Brumado em relação ao governo do Estado, visto que a maioria dos compromissos assumidos não foram cumpridos, deixando a todos sem benefícios essenciais em diversas áreas, em especial a da saúde. A falta de comprometimento do governo do Estado com Brumado tem sido uma constante, visto que diversos órgãos anteriormente aqui instalados foram levados para outras cidades vizinhas, sem explicações plausíveis. O vereador Weliton Lopes tem destacado esta conduta do governo estadual em seus discursos no legislativo brumadense, dando ênfase aos compromissos assumidos pelo governador e o secretário de saúde do estado relativos a área da saúde, quando em visita ao Município, inclusive no hospital municipal e outros órgãos da saúde e, até então, nada efetivado: a reforma da parte antiga do hospital municipal, a construção de uma nova enfermaria com 45 leitos, a instalação de um arco-cirúrgico para realização de cirurgias ortopédicas, a inauguração da UPA que já se encontra pronta sem prestar atendimento para a população, a tão necessária UTI. Todo esse descaso contribui para que as despesas do Município se elevem, pois para oferecer os serviços essenciais para a população o gestor municipal investe valores muito acima dos previstos em Lei e que deveriam ser custeados pelo governo do Estado. “Na audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (31.05) quando nos foi apresentada a Prestação de Contas relativas ao 1° Quadrimestre podemos observar que o Município investiu 22,34% na área da saúde, ou seja, o equivalente a R$ 4.717.709,14 sendo que a Emenda Constitucional nº 29/00 prevê a aplicação de 15%, que seriam R$ 3.166.969,56, desta forma ficando todo o ônus para o Município. Ou seja: a administração municipal investiu R$ 1.550.739,58 a mais em recursos que poderiam ser direcionados a outras áreas em razão da falta de apoio do Estado.”Weliton destaca que o governo estadual vem investindo em municípios de toda região, deixando somente na esperança os brumadenses, que se sentem alijados das obrigações do Estado. “Não podemos aceitar que uma obra como a UPA fique sem funcionamento quando tantas pessoas necessitam de atendimento, que a UTI fique na dependência da transferência de recursos para sua manutenção, que tantas pessoas tenham que recorrer a outros municípios para realizarem cirurgias ortopédicas, e que tantos benefícios deixem de ser oferecidos à população por falta de compromisso do governo do Estado. Para os brumadenses só o ônus, enquanto para outros só o bônus””.                

Zelotes: filho caçula de Lula recebeu cerca de R$ 10 milhões

  • 31 Mai 2016
  • 17:54h

(Foto: Reprodução)

Investigadores da Operação Zelotes descobriram que o filho caçula do ex-presidente Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, e sua empresa, a LFT Marketing Esportivo, receberam quase R$ 10 milhões. Até agora se sabia que Luís Cláudio havia embolsado R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni, consultoria acusada de comprar medidas provisórias.  Os novos valores apareceram após quebra do sigilo bancário dele e da empresa de 2009 a 2015, informa a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo. A LFT foi criada em 2011. Lula também é alvo da Zelotes.  A empresa de Luís Cláudio não tem funcionários registrados nem expertise em consultoria. O trabalho para a Mautoni foi copiado da internet. Além das suspeitas sobre a compra de medidas provisórias editadas por Lula e Dilma Rousseff, a Zelotes investiga suposta propina na compra de caças suecos pelo governo Dilma. Procurada, a assessoria de Luís Cláudio alegou que não localizou os advogados e teve pouco tempo para comentar o assunto. 

Garota de 15 anos desaparece e pai recebe um SMS. 'Quero fazer sua filha feliz', diz o texto

  • Extra Globo
  • 31 Mai 2016
  • 16:53h

Parentes e amigos da jovem Valesca Pereira Moreira, de 15 anos, estão desesperados por informações que levem a seu paradeiro. Ela está desaparecida desde a quarta-feira passada, quando saiu da Escola Municipal Aderito Gomes Gouveia, em Vila São João, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por volta das 18h. Nesta terça-feira, depois da publicação desta matéria, a garota entrou em contato com o pai. De acordo com o pai da garota, Luciano Moreira de Souza, de 35, testemunhas contaram que viram Valesca subindo em uma moto vermelha antes de sumir. — Estou correndo atrás de câmeras, de alguma imagem que possa me ajudar. O telefone dela só dá desligado. O Facebook foi excluído. Preciso de notícias — diz Luciano.

 

O pai relata que no mesmo dia, horas mais tarde, por volta das 22h, recebeu uma mensagem de texto (SMS) no celular de um número não identificado que dizia para ele não se preocupar porque Valesca estaria bem: “Boa noite, Luciano. Aqui é uma pessoa que gosta muito de sua filha. Estou entrando em contato com o senhor para dizer que sua filha está bem. Não se preocupe, quero poder fazer sua filha feliz. Ela está em minha casa. A respeito sobre minha pessoa, o senhor pode ficar tranquilo, sua filha está superbem. O senhor pode não entender muito, sua filha é nova, eu também, e estamos fazendo isso por amor, tentando ser felizes. Pode ficar de boa que ela vai entrar em contato com o senhor. Pode confiar em mim. Não vou deixar acontecer nada com sua filha. Espero que o senhor compreenda tudo isso. E espero conhecer você e sua família. Fazer vocês confiarem em mim!”. Luciano diz que não sabia de envolvimento amoroso algum de Valesca. Segundo ele, ela terminou recentemente um relacionamento com um jovem que mora ao lado de sua casa, em Santa Rosa, também em Meriti. — Também liguei para o telefone que me mandou a mensagem, e só dá desligado. A polícia ficou de rastrear de onde ele é. Passei meu feriado todo correndo atrás de informações. Quero encontrar minha filha bem — pede Luciano. O caso está registrado na 64ª DP (Meriti) e deve ser encaminhado nos próximos dias para o setor de busca e paradeiro da Divisão de Homicídios da Baixada (DHBF).



 


 

CONTINUE LENDO

Brumado: Amigos e familiares de Anamaria Batista se mobilizam nas redes sociais para conseguir doação de sangue

  • Brumado Urgente
  • 31 Mai 2016
  • 16:07h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Amigos e familiares da filha da saudosa Fátima Santos que veio a óbito nesta terça-feira (31) em um acidente na BR-030, se mobilizam nas redes sociais para pedir ajuda. De acordo com informações colhidas pelo Brumado Urgente,  Anamaria, que também estava no veículo necessita de transfusão de sangue para procedimento cirúrgico. A doação pode ser feita no Hemoba de Brumado em nome de Anamaria Batista.

Maurício de Nassau realiza Palestra em prol da Campanha Maio Amarelo; Confira fotos

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 31 Mai 2016
  • 15:29h

(Foto: Divulgação)

Em apoio à Campanha Maio Amarelo, a Faculdade Maurício de Nassau em Vitória da Conquista, realizazou nesta terça (31), às 9h, palestra com o objetivo de apresentar aos  alunos as principais causas de acidentes no trânsito, e também medidas de prevenção. Em seguida, os discentes serão encaminhados para as vias de trânsito com foco em chamar atenção aos motoristas sobre essa realidade. De acordo com o coordenador de Trânsito,  Herling Conceição, “a mobilidade urbana, através do Simtrans, se sente responsável de trazer junto à comunidade a importância de discutir questões tanto relacionadas à educação, engenharia e fiscalização, principalmente no meio acadêmico”, pontua. Para realizar a palestra, foi convidado o agente de Trânsito do Simtrans, César Roberto. O movimento Maio Amarelo surge com o objetivo de colocar na pauta do Poder Público e sociedade civil, questões relacionadas à segurança no trânsito. Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das mortes causadas em acidentes estão presentes em países em desenvolvimento, o que inclui o Brasil. Assim, o coordenador enxerga de uma forma positiva esse tipo de discussão com a comunidade.


Lançado na BA, teste rápido nacional da zika dará resultado em 20 minutos

  • G1 BA
  • 31 Mai 2016
  • 14:54h

Teste rápido do zika vírus foi lançado nesta terça-feira (Foto: Juliana Almirante/G1)

Foi lançado nesta terça-feira (31), em Salvador, pela Fundação Bahiafarma, o primeiro teste rápido nacional do zika vírus, que apresenta resultado em 20 minutos. O exame será fabricado na Bahia para atender a demanda do Ministério da Saúde, com previsão inicial de produção de 500 mil testes por mês. De acordo com a Fundação, esse é o primeiro teste rápido nacional que obteve autorização para comercialização e produção pela Anvisa. O exame detecta a doença em qualquer fase, porque faz o diagnóstico por meio dos anticorpos desenvolvidos pelo corpo da pessoa infectada. O teste é diferente de outros que usavam a técnica “PCR”, que detecta apenas o vírus em si e demorava semanas para apresentar resultado. “Este teste permite encontrar não o vírus, mas a resposta do organismo ao vírus. O teste anterior precisava ser levado a laboratório. Este aqui é rápido e basta separar o soro do sangue e já temos o resultado em 20 minutos. O diagnóstico é sorológico”, explica o secretário de Saúde Fábio Vilas Boas.


 

Conforme o secretário, com o teste rápido, é possível ampliar o acesso ao diagnóstico em qualquer posto de saúde do país. "O Ministério da Saúde deverá anunciar o seu protocolo para utilização de testes rápidos, de acordo com a Política Nacional de Saúde. Esse teste será oferecido ao SUS de todo país e distribuído aos postos de saúde, UPAs e laboratórios. A previsão é que, após a ordem de compra do Ministério da Saúde, estejamos entregando [o primeiro lote de testes] em 30 dias", diz Vilas Boas.O dispositivo para teste rápido é composto por dois itens, que utilizam uma pequena amostra do soro do paciente. O primeiro reage ao anticorpo denominado “IgM” e faz o diagnóstico de infecções recentes, de até duas semanas. Já o segundo reage ao anticorpo “IgG, que identifica infecções há mais tempo. Se o resultado for negativo, o dispositivo apresentará apenas um indicador vermelho e, se for positivo, serão revelados dois indicadores vermelhos. O teste rápido foi desenvolvido por meio de parceria entre a Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody. A pesquisa durou dez meses e o teste já conta com registro da Anvisa, que liberou o uso na segunda-feira (30). A Bahiafarma é um laboratório farmacêutico público, ligado ao governo do estado, que busca desenvolver produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública. O diretor da fundação, Ronaldo Dias, diz que ainda não é possível avaliar o custo de cada um dos testes e o valor de comercialização, porque dependem da quantidade de exames que a Bahiafarma vai produzir. "O custo desse produto está relacionado a quantidade que vai ser utilizada. O uso é totalmente novo. Não se existia uma ferramenta epidemiológica para inquéritos até o momento. Estamos trabalhando para que tenha o menor custo possível, para ampliar o acesso à população nesse momento”, afirma. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nos últimos 12 meses, foram notificados 105 mil casos suspeitos de zika na Bahia. Somente em 2016, até o dia 5 de maio, foram 36.725 casos registrados.

CONTINUE LENDO

Brumado: Mulher morre em trágico acidente na BR-030

  • Brumado Urgente
  • 31 Mai 2016
  • 13:30h

(Foto: Leitor Whatsapp)

Segundo informações preliminares um acidente gravíssimo ocorrido no final da manhã desta terça-feira (31), vitimou Fátima Santos que trafegava na BR-030, sentido Brumado-Caetité. Quando ela perdeu o controle do veículo Fiat Uno e o mesmo capotou, onde a mesma veio a óbito no local. De acordo com informações de familiares, a sua filha que também estava no veiculo, teve ferimentos nas pernas, e ainda não se sabe sobre seu estado. Fátima, que residia há muitos anos em Brumado, era muito conhecida e querida na cidade, o que deixará muita saudade. A equipe do Brumado Urgente se solidariza com a família e externa pesar pelo triste fato ocorrido.

(Foto: leitor brumado urgente via whatsapp)

Brasileiras devem considerar adiamento de gravidez, recomenda OMS

  • 31 Mai 2016
  • 12:34h

(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que casais que vivem em locais com o surto do vírus zika adiem ou pelo menos considerem adiar uma gravidez. Para os estrangeiros ou mesmo pessoais locais que apresentaram algum sintoma, a sugestão publicada nesta terça-feira, 31, pela entidade é de que esperem pelo menos seis meses para iniciar uma gravidez. Já para estrangeiros que visitam locais com surtos e que não têm sintomas, a recomendação pede pelo menos 2 meses de espera até que uma gravidez seja iniciada. A sugestão está sendo publicada depois que novos estudos realizados pela entidade e cientistas apontarem que o vírus tem um período maior de permanência no sêmen, além do que se previa. "Nossa sugestão é de que pessoas em locais com surto adiem ou considerem adiar uma gravidez", disse Christian Lindmeier, porta-voz da OMS. Para ele, mulheres nesses países devem ter acesso a informação e medidas de prevenção, como preservativos. Em casos de estrangeiros que visitam o Brasil e tenham sintomas como febre e conjuntivite, a sugestão é de que a espera seja de seis meses. "Isso é uma forma de garantir que o vírus deixe o corpo", apontou Lindmeier. Segundo ele, a sugestão anterior da OMS era de uma espera de apenas três meses. "Decidimos rever nossas recomendações, diante das novas informações que temos sobre o vírus" disse. Outra mudança se refere também a casais que tenham estado no Brasil, mesmo sem dar sinais de sintomas. "Essas pessoas devem esperar oito semanas ao voltar de locais afetados", indicou. Antes, a recomendação falava em quatro semanas.

Serralheria Santa Rita: As melhores opções estão aqui!

  • 31 Mai 2016
  • 11:52h

Ministério Público aponta fraudes de R$ 2,5 bilhões no Bolsa Família

  • 31 Mai 2016
  • 11:11h

(Foto: Reprodução)

Um levantamento feito pelo Ministério Público Federal apontou suspeitas de fraudes no pagamento do programa Bolsa Família que podem chegar a R$ 2,5 bilhões e atingir 1,4 milhão de beneficiários. Entre as possíveis irregularidades encontradas pelo órgão há saques realizados por pessoas que já morreram, indivíduos sem CPF ou com CPFs múltiplos, além de pessoas que estariam recebendo o benefício sem ter direito, como servidores públicos e doadores de campanhas políticas. Os dados foram levantados a partir do cruzamento de informações do cadastro de beneficiários com dados da Receita Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais de Contas. Essas irregularidades foram identificadas em pagamentos feitos entre 2013 e 2014. O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário informe quais providências serão tomadas diante de inconsistências identificadas. O levantamento fez parte de um projeto lançado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho do ano passado, e tem como objetivo de combater as fraudes do programa. Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário afirmou que "não ignora a possibilidade de irregularidades ocorridas na gestão anterior", isto é, da presidente afastada Dilma Rousseff. O texto também diz que a "pasta está empenhada em aperfeiçoar o controle e os mecanismos de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família" e que integrantes do ministério entraram em contato com o Ministério Público Federal para tratar do assunto e criar um comitê de controle "para depurar e garantir que o Bolsa Família seja destinado para quem mais precisa".

Brumado: Descriptografando o ‘Código do Vice’

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 31 Mai 2016
  • 10:33h

(Composição: Brumado Urgente)

Na cultura brasileira ser vice é ser perdedor, pois diferentemente de outros lugares do mundo, chegar em segundo lugar, para os brasileiros, não é muito diferente de se chegar em último, já que o que vale é somente a vitória. Transportando isso para o campo político, mas precisamente para as “terras eleitorais”, ser vice já não é tão ruim assim, pois além de ter direito à uma “fatia grande do bolo”, ficar na retaguarda pode ser muito interessante, como aconteceu com o atual presidente em exercício, Michel Temer, que foi vice na chapa de Dilma e hoje é o homem que comanda o Brasil. Em Brumado a tradicional batalha pelo vice sempre trouxe componentes decisivos à campanha e, neste ano de 2016, ela está acontecendo só que muito mais hermética do que antes, o que vem gerando inúmeras especulações. A projeção de que vários pré-candidatos podem se tornar vices, seria totalmente plausível, já que, segundo o “córrego ácido” dos bastidores, alguns deles já se lançaram pré-candidatos justamente com esse intuito. Só que o momento agora é de silêncio, então somente os que têm sintonia fina com os mistérios poderão descriptografar o código silencioso dos corredores da política local sobre a busca frenética pelo vice. Mas iremos fazer uma análise diferenciada do que representa o vice na matemática da política local. Com salário mensal girando em torno dos R$ 12 mil, o vice representaria para os cofres públicos R$ 144 mil anuais e, nos quatro anos do mandato, R$ 576 mil, ou seja, mais de meio milhão de reais. Então numa lógica positiva, o vice deve ser uma pessoa com um bom conhecimento técnico para assumir uma secretaria do governo, o que traria uma economia para o município quase no mesmo montante, já que o salário de um secretário é bem próximo do de vice. Só que nos últimos governos municipais, isso não aconteceu, pois, os vices tinham perfil político e não técnico e, por isso, não assumiram nenhuma secretaria. Espera-se que desta feita a escolha do vice tenha um diferencial e que os critérios decisivos não sejam só do potencial eleitoral, mas sim se avalie a capacidade técnica do mesmo, já que em época de profunda crise econômica a austeridade vai ser a palavra de ordem. 

Documento para guiar cinquentinha passará a ser exigido a partir desta quarta (01)

  • 31 Mai 2016
  • 10:19h

(Foto: Reprodução)

A exigência por habilitação para conduzir as motos conhecidas como "cinquentinhas"  começa a valer nesta quarta-feira (1º) em todo o Brasil. Quem descumprir cometerá infração gravíssima, com multa de R$ 574,62 (o valor é multiplicado por 3) e apreensão do veículo. Para guiar "cinquentinha" será preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), um documento pouco conhecido do público e que tem baixíssima procura. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de fevereiro, havia apenas 678 ACCs emitidas no país contra mais de 25 milhões de CNHs na categoria A. O Nordeste concentra os emplacamentos das "cinquentinhas", mas, em Pernambuco, por exemplo, ninguém tirou ACC desde que ela foi liberada, há 8 meses. "As próprias autoescolas induzem ao usuário a tirar a habilitação A, dizendo ser mais atrativa”, afirma Charles Ribeiro, diretor do Detran de Pernambuco e membro da Associação Nacional dos Detrans. A CNH do tipo "A" permite guiar qualquer tipo de moto, enquanto a ACC é restrita aos ciclomotores, ou seja, modelos de até 50 cc. Por outro lado, tirar a ACC é mais rápido, porque são exigidas menos horas-aula. Mas a maioria dos Detrans cobra os mesmos valores para emissão da CNH (veja levantamento ao fim da reportagem). E nem todas as autoescolas estão prontas para dar o curso para ACC, admite Ribeiro, apesar de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ter adiado em 3 meses a aplicação de multa aos não-habilitadosjustamente para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) se preparassem.