Aprovação do governo Temer é de 13%, diz pesquisa Ibope

  • 02 Jul 2016
  • 14:03h

(Foto: Reprodução)

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (1º) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB):

- Ótimo/bom: 13%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 39%
- Não sabe: 13%

Segundo a CNI, a soma dos percentuais não iguala 100% em decorrência do arredondamento. O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 24 e 27 deste mês e ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Esta é a primeira pesquisa CNI/Ibope divulgada após o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), em 12 de maio, em razão do processo de impeachment que ela enfrenta no Congresso Nacional. No levantamento anterior, de 30 de março,a petista aparecia com a aprovação de 10% dos entrevistados, enquanto 69% a desaprovavam e 19% consideravam a gestão dela regular. O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta sexta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Comparação com governo Dilma
A pesquisa Ibope também pediu aos entrevistados que comparassem as gestões de Temer e Dilma na Presidência da República. Segundo o levantamento, 23% dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor; 44%, igual; 25%, pior; e 8% não souberam ou não responderam. Sobre as perspectivas em relação ao "restante do governo", que avaliou as expectativas dos entrevistados sobre os próximos meses de Temer no Planalto, 24% responderam "ótimo/bom"; 32%, "regular"; 35%, "ruim/péssimo"; e 9% não souberam ou não responderam.

'Maneira de governar'
A pesquisa divulgada também avaliou a opinião dos entrevistados sobre “a maneira de governar” do presidente em exercício:

- aprovam: 31%
- desaprovam: 53%
- não souberam ou não responderam: 16%

No levantamento de março, 14% aprovavam a maneira de governar de Dilma, enquanto 82% desaprovavam.

Confiança
Outro ponto questionado pelo Ibope foi sobre a "confiança" dos entrevistados em relação ao presidente em exercício. De acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta, 27% dos entrevistados disseram confiar em Temer, enquanto 66% afirmaram não confiar; 7% não souberam ou não responderam.

Notícias
O Ibope indagou o noticiário em relação ao governo Temer. Para 18% dos entrevistados, as notícias foram "mais favoráveis" no período, enquanto 25% as avaliaram como "nem favoráveis nem desfavoráveis". Para 40%, foram "mais desfavoráveis", e 17% não souberam ou não responderam. O levantamento ainda traz as notícias mais lembradas pelos entrevistados (veja abaixo as cinco mais mais citadas):

- 7%: "Afastamento de ministros do governo por denúncias de corrupção"
- 5%: "Operação Lava Jato"
- 3%: "Processo de cassação de Eduardo Cunha"
- 3%: "Corrupção no governo (sem especificar)"
- 3%: "Novos planos/medidas do governo"

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a opinião deles por área de atuação do governo. Veja os resultados:

Meio Ambiente
Aprovam: 33%
Desaprovam: 55%
Não souberam/Não responderam: 12%

Educação
Aprovam: 30%
Desaprovam: 64%
Não souberam/Não responderam: 6%

Combate à fome e à pobreza
Aprovam: 30%
Desaprovam: 63%
Não souberam/Não responderam: 7%

Inflação
Aprovam: 29%
Desaprovam: 64%
Não souberam/não responderam: 7%

Combate ao desemprego
Aprovam: 27%
Desaprovam: 67%
Não souberam/não responderam: 6%

Segurança pública
Aprovam: 23%
Desaprovam: 72%
Não souberam/Não responderam: 5%

Saúde
Aprovam: 22%
Desaprovam: 73%
Não souberam/não responderam: 5%

Impostos
Aprovam: 17%
Desaprovam: 77%
Não souberam/não responderam: 6%

Taxa de juros
Aprovam: 16%
Desaprovam: 76%
Não souberam/Não responderam: 8%

CONTINUE LENDO

Esportistas brumadenses parabenizam o secretário municipal de Esportes Miguel Lima Dias pela passagem de seu aniversário

  • 02 Jul 2016
  • 13:51h

Miguel tem o reconhecimento dos esportistas de Brumado pelo seu brilhante trabalho a frente da Secretaria de Espotes (Foto: Brumado Urgente)

Conhecido pela sua simpatia e pelo seu jeito irreverente de ser, o secretário municipal de Esportes, Miguel Lima Dias está completando mais uma primavera neste sábado (02). Diante disso um grande número de esportistas brumadenses fez questão de dar os parabéns a este grande brumadense que mudou a cara do Esporta na cidade, dando uma dinâmica nunca vista ao setor, o qual não tinha a atenção merecida por parte das gestões anteriores. Miguel fez história e na passagem de mais um aniversário ficam aqui os cumprimentos de toda a comunidade esportiva brumadense a este grande cidadão que deu o melhor de si para que Brumado pudesse ter resgatado as práticas esportivas com grande intensidade em todo o município. Parabéns Miguel, sua contribuição ao Esporte de Brumado não será esquecida. 

Polícia Civil prende homem por posse irregular de arma de fogo e receptação.

  • Ascom | 20ª Coorpin
  • 02 Jul 2016
  • 13:39h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender em flagrante delito o indivíduo ARNALDO FERREIRA SILVA, de 35 anos,  o qual guardava em sua residência, situada na Fazenda Baixão (região da Samambaia), uma espingarda calibre 28 e 24 cartuchos do mesmo calibre. Com o Arnaldo também foi apreendido um veículo Fiat Strada preto, com indícios de adulteração nos sinais identificadores e uma Motocicleta cuja procedência ainda será apurada. O auto de prisão em flagrante foi lavrado pelo Delegado Leonardo Soares e o indivíduo responderá pelos crimes de Receptação e Posse irregular de arma de fogo.  Vale ressaltar que o indivíduo já fora anteriormente preso pela Polícia Civil, em 01/04/2014, quando respondeu a processo criminal pela prática de posse irregular de munição e por receptação de um veículo Ford EcoSport. 

Brumado: Homem é encontrado morto a pauladas na zona rural; ex-mulher é a principal suspeita

  • Brumado Urgente
  • 02 Jul 2016
  • 13:36h

A moto encontrada pela Polícia (Foto: Brumado Urgente)

O corpo de um homem foi encontrado na noite desta sexta-feira (01) na Fazenda Lagoa do Mourão, zona rural de Brumado. Populares acionaram a Polícia que quando chegou ao local já encontrou o homem morto, o qual foi vítima de várias pauladas. Wanderely de Jesus, 39 anos, já tinha passagem policial por tentativa de homicídio. A principal suspeita do homicídio é sua ex-mulher de identidade ainda ignorada. Ela está sendo procurada pela Polícia, mas ainda não foi encontrada. Wanderley estava numa motocicleta minutos antes de ser morto, a qual foi encontrada à beira da pista. Pistas do paradeiro da suspeita estão sendo analisadas pela Polícia para que a prisão possa ser feita. 

Rótulos deverão mostrar ingredientes alergênicos a partir de domingo (03)

  • 02 Jul 2016
  • 11:01h

(Foto: Reprodução)

A partir deste domingo (3), os rótulos dos alimentos deverão trazer informações sobre ingredientes alergênicos. Esse prazo foi estabelecido em 2015 e foi mantido por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de junho. A resolução foi aprovada em junho do ano passado e obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Segundo o regulamento, que abrange alimentos e bebidas, os rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural. De acordo com a Anvisa, os derivados desses produtos deverão trazer as seguintes informações no rótulo:

 

- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares);
- Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias);
- Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados. 

Os dados sobre os alergênicos virão logo abaixo da lista de ingredientes. Além disso, as palavras têm que estar em caixa alta, negrito e com a cor diferente do rótulo. A letra não pode ser menor do que a da lista de ingredientes. Os fabricantes tiveram um ano para adequar os projetos das embalagens. Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação, no dia 2 de julho, poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade. Segundo o diretor-relator da matéria, Renato Porto, esta demanda nasceu “fortemente da sociedade”, o que fez com que toda a diretoria votasse unilateralmente pela regulamentação. “A sociedade pode agora ter certeza que terá rótulos de produtos muito mais adequados, que vão dar a possibilidade do consumidor de escolher adequadamente seus produtos, dado que a melhor maneira de se prevenir [de uma crise alérgica] é evitando o consumo”, explicou. Segundo a Anvisa, no Brasil, de 6% a 8% das crianças de 6 a 8 anos sofrem de algum tipo de alergia.

CONTINUE LENDO

Casos de dengue no Brasil apresentam queda de 99,2%

  • 02 Jul 2016
  • 09:03h

(Foto: Reprodução)

Os casos de dengue desse ano do país apresentaram queda antecipada em relação aos anos anteriores. Enquanto nos anos anteriores a redução era observada a partir de junho, o levantamento do Ministério da Saúde aponta que, a partir do mês de março, o país começou a reduzir os casos, apresentando redução de 99.2% no comparativo entre fevereiro e maio deste ano. A maior incidência de casos notificados, que ocorrem geralmente nos meses de abril ou maio, ocorreu em fevereiro, com 106.210 caos registrados na última semana do mês. Na última semana de maio os números caíram para 779 casos da doença no país. Segundo o governo, os números reforçam que os “resultados das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, intensificadas pelo governo desde o final do ano passado, contribuíram para antecipação da curva de sazonalidade da doença”. O ministro da saúde Ricardo Barros avaliou que “as ações de combate ao mosquito da dengue, Zika e chikungunya, que foram intensificadas no país desde o fim do ano passado se mostraram efetivas e essenciais para controlar e diminuir a circulação do vetor”. O Ministério apontou ainda a redução nos casos de Zika que obteve seu pico de notificações na terceira semana de fevereiro, com 16.059 casos e na última semana de maio obteve uma redução para 12, havendo uma queda de 99,9%.

TAISAN: JETTA CONFORTLINE 1.4 TSI

  • 02 Jul 2016
  • 08:04h

Cidades baianas que sofrem com seca têm condição reconhecida pela União

  • 02 Jul 2016
  • 07:04h

(Foto: Reprodução)

Oito municípios baianos tiveram os decretos de condição de emergência reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (30). São eles: Andorinha; no Piemonte Norte do Itapicuru, Coronel João Sá; no agreste; Ipupiara e São Gabriel, na região de Irecê; Itabuna e Santa Luzia, no litoral sul; Jacaraci, no sudoeste; e Tapiramutá, no Piemonte do Paraguaçu.  Os municípios já tinham a condição de emergência por seca reconhecidas pelas próprias prefeituras e pelo Estado. Com a homologação dos decretos pela União, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de áreas danificadas. O reconhecimento federal por estiagem ainda permite acesso a benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura com o Banco do Brasil; aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; retomada da atividade econômica dos municípios afetados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

Doleiro ligado a Cunha trocou de defesa antes da prisão; expectativa é de delação premiada

  • Bahia Notícias
  • 01 Jul 2016
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

O doleiro Lucio Bolonha Funaro, ligado ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), trocou de advogado nesta quinta-feira (30), antes da sua prisão. Funaro foi preso na manhã desta sexta-feira (1º), na 31ª fase da Operação Lava Jato. De acordo com O Globo, o advogado Antônio Mariz passou a defesa do doleiro para Antonio Figueiredo Bastos, o advogado com maior número de acordo de delação na Lava Jato. A expectativa é que Funaro esteja disposto a fazer o acordo de colaboração com a força-tarefa da Lava Jato. A operação deflagrada nesta manhã faz parte das investigações decorrentes da delação do ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, indicado de Cunha para o cargo. Os agentes da Polícia Federal ainda cumprem mandados de busca e apreensão em empresas do grupo JBS-Friboi e em São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e no Distrito Federal (lembre aqui). O lobista Milton Lira, ligado ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também é um dos alvos da investigação.

Brasil registra 1.121 mortes por H1N1; Bahia é 10º estado com maior número

  • 01 Jul 2016
  • 19:02h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (30) que o Brasil registrou, deste o início deste ano até 18 de junho, 1.121 mortes relacionadas à infecção pelo vírus H1N1. De acordo com o boletim epidemiológico, foram 118 novas mortes pelo vírus desde o último documento. O estado com maior número de óbitos foi São Paulo (475), seguido pelo Rio Grande do Sul (132) e Paraná (112). Em 10º lugar está a Bahia, com 24 mortes. Ao todo, foram notificados 5.871 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A/H1N1 ao longo de 2016. A SRAG é uma complicação da gripe. Além das mortes por H1N1, houve ainda 110 mortes por outros tipos de influenza.

Governo fará perícia para identificar erros no pagamento de auxílio-doença

  • 01 Jul 2016
  • 17:51h

(Foto: Divulgação)

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, anunciou nesta quinta-feira (30) que o governo fará um amplo processo de perícia médica para identificar beneficiários do auxílio-doença que recebem, mas não precisam mais do benefício. Segundo ele, atualmente, são gastos R$ 13 bilhões por ano com o pagamento do auxílio a pessoas que recebem o benefício há mais de dois anos, mas é preciso reduzir essa conta. "Faremos uma perícia em todas as pessoas que recebem auxílio-doença. Faremos um cruzamento na base de dados para ver se pessoas em um programa não estão em outro. Isso irá reduzir as despesas. Não acabaremos com os programas, mas quando a pessoa está curada não precisa mais. Precisamos de ação gerenciais para podermos ver se os benefícios estão indo para a área correta”, destacou.

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 01 Jul 2016
  • 16:44h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Justiça bloqueia R$ 19,5 milhões do Facebook por Whatsapp não cooperar com investigações

  • Bahia Notícias
  • 01 Jul 2016
  • 15:58h

(Foto: Reprodução)

A Justiça Federal de Londrina, no Paraná, determinou o bloqueio de R$ 19,5 milhões das contas do Facebook, dono do aplicativo Whatsapp, por descumprir uma decisão judicial. De acordo com informações noticiadas em alguns sites brasileiros, o Whatsapp teria se recusado a liberar dados de mensagens de traficantes investigados pela Polícia Federal na operação Quijarro. A operação foi deflagrada na última quarta-feira (29), pela Polícia Federal, em três estados e prendeu uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas. A decisão atinge o Facebook porque o Whatsapp não tem conta bancária nem representante legal no Brasil. O aplicativo já foi bloqueado por duas vezes no país, sob acusação de não colaborar com investigações criminais. A decisão, desta vez, não bloqueia o serviço para os usuários, e o valor bloqueado é referente a multas não pagas pelo aplicativo. O WhatsApp, nas duas vezes em que o aplicativo ficou impedido de funcionar, informou que não armazena conversas dos usuários e que não tem como entregar dados à Justiça. Desde o mês de abril, as conversas no Whatsapp são criptografadas, para que as mensagens sejam acessadas apenas pelo remetente e o destinatário.

Ex-vocalista de banda conquistense sofre tentativa de homicídio e é ferido com 3 facadas dentro de bar

  • Por Rodrigo Ferraz
  • 01 Jul 2016
  • 15:16h

O cantor Ivanildo Xavan, ex-vocalista da banda conquistense Rasta Chinela, foi vítima de uma tentativa de homícidio na última semana na cidade de Juazeirinho, na Paraíba, quando sofreu pelo menos 3 facadas. O fato aconteceu em um bar da cidade e, segundo informações publicadas no blog helenolima.com, Xavan teve um desentendimento com sua companheira, de quem estava separado a poucos e teria tentado agredi-la com um pedaço de pau. Para evitar que o cantor atacasse a mulher, um homem acabou participando da discussão do casal e feriu Xavan com três facadas. Ferido, Xavan foi socorrido por uma equipe do SAMU local e conduzido ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde permanece internado. O estado de saúde de Xavan não foi divulgado.

Eduardo Cunha é acusado de receber quase R$ 16 milhões em propina

  • 01 Jul 2016
  • 14:33h

(Foto: Reprodução)

Em cinco das 12 operações do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS) com grandes empresas, detalhadas pelo ex-vice presidente da Caixa Fábio Cleto em sua delação premiada, as propinas ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), somariam ao menos R$ 15,9 milhões. A delação de Cleto foi uma das que embasou a Operação Sépsis, deflagrada na manhã desta sexta-feira, 1 com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). O peemedebista, que foi afastado da presidência da Câmara por determinação do STF e enfrenta um processo de cassação que deve ir a votação no plenário da Câmara em breve, é suspeito de achacar grandes empresas que buscavam financiamento do fundo.Apadrinhado de Cunha na Caixa, Cleto também participava do esquema e recebia uma porcentagem das propinas, que ele admitiu terem somado R$ 5 milhões em uma conta na Suíça, valor que será ressarcido por Cleto em sua delação como multa. Além dele, o lobista apontado como operador de Cunha Lúcio Bolonha Funaro, preso preventivamente na Operação Sépsis, também participava do esquema cobrando os valores das empresas e operacionalizando os pagamentos de propina. "Desconheço o conteúdo da delação, por isso não posso comentar detalhes. Reitero que o cidadão delator foi indicado para cargo na Caixa, pela bancada do PMDB/RJ, com meu apoio, sem que isso signifique concordar com qualquer prática irregular. Desminto, como aliás já desmenti, qualquer recebimento de vantagem indevida", defendeu-se Eduardo Cunha por meio de nota.