Pesquisas sobre Zika: Parceria entre Brasil e Reino Unido oferece mais de 1 milhão de libras

  • 16 Jul 2016
  • 16:04h

(Foto: Reprodução)

Estão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o programa Institutional Links, que estabelece conexões e incentiva parcerias entre instituições brasileiras e britânicas e conta com recursos do Newton Fund, uma iniciativa do governo britânico para promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. A chamada tem o objetivo de contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento para os diversos profissionais em saúde, pesquisadores de diversas disciplinas e para diferentes setores da comunidade, todos envolvidos ou impactados pelo Zika, buscando diminuir os impactos na saúde e sociais deste vírus. Cada proposta deve ter um proponente Brasileiro e outro do Reino Unido e ser submetida conjuntamente no site global do British Council. O tema vírus Zika deverá ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisa aplicada, com foco central no desenvolvimento de capacidades e para responder ou prevenir os impactos sociais da síndrome congênita do Zika no Brasil. Serão financiadas até 15  propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento máximo de 100 mil libras esterlinas. "Esta parceria pretende dar resposta a uma emergência nacional e de prioridade estratégica no país. A chamada dispõe de mais de 1 milhão de libras esterlinas para gerar conhecimento, soluções e metodologias que atendam vulnerabilidades geradas pelo Zika Vírus no Brasil", afirmou Diana Daste, gerente do Newton Fund no British Council no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site da British Council (clique aqui).

Anticoncepcional masculino deve chegar ao mercado em 2017

  • iBahia
  • 16 Jul 2016
  • 15:02h

(Foto: Reprodução)

Homens e mulheres agora passarão a dividir a responsabilidade de evitar uma gravidez indesejada. Segundo a Parsemus Foundation, organização norte-americana que investe na produção do anticoncepcional masculino Vasalgel, o remédio deve chegar ao mercado em 2017.   Diferente da pílula, ele não será usado em doses diárias, mas em uma única aplicação que funciona por um longo período. O medicamento em gel não envolve tratamento hormonal e pode ser revertido. A fabricante já está na segunda fase de testes com babuínos e até agora os machos que usaram o produto cruzaram com cerca de 15 fêmeas e, pela segunda vez, não engravidaram nenhuma delas. Agora, é preciso acompanhá-los para garantir que o efeito do Vasalgel será revertido e eles poderão voltar a fertilizar. A Parsemus já realizou testes bem sucedidos com coelhos. A próxima etapa, prevista para o ano que vem, prevê experiências com humanos. 

Técnico da seleção brasileira de ginástica é acusado de abuso

  • 16 Jul 2016
  • 14:02h

(Foto: Reprodução)

Acusado de abuso sexual, o técnico da seleção brasileira masculina de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes, foi afastado da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o abuso teria ocorrido com um ginasta menor de idade treinado por Carvalho. O coordenador da seleção masculina, Leonardo Finco, em entrevista ao globoesporte.com, alegou que o afastamento foi uma medida cautelar até que tudo seja investigado. “O afastamento é para que tudo possa ser esclarecido em relação às acusações e para proteger o trabalho da equipe. É para que o ambiente possa ficar tranquilo e para que o Fernando possa ver essas suas questões pessoais. Não tenho informações sobre o caso. Então, é para a proteção de todos”, afirmou.   O caso corre em segredo de Justiça e Fernando de Carvalho alega desconhecer qualquer denúncia. O treinador afastado também é técnico de Diego Hypólito, titular da seleção. Carvalho também foi afastado do ADC São Bernardo, clube em que trabalha. Atualmente, Diego Hypólito está treinando com Marcos Goto, treinador do campeão olímpico Arthur Zanetti. “A CBG outrossim esclarece que a medida é cautelar para que o profissional possa se dedicar à sua defesa”, resumiu a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), em nota. 

Governo não consegue deter greve na Receita

  • 16 Jul 2016
  • 13:03h

(Foto: Reprodução)

O governo fracassou nesta sexta-feira (15) ao tentar debelar a greve dos auditores fiscais da Receita Federal com a sinalização do envio um projeto de lei com o reajuste salarial acordado em março com a categoria. O Ministério do Planejamento encaminhou à Casa Civil uma minuta de projeto a ser enviado ao Congresso Nacional, mas os servidores decidiram manter o movimento até que uma medida provisória, que tem validade imediata, seja publicada pelo presidente em exercício Michel Temer. Além de exigir que a questão seja resolvida por meio de uma MP e não por um projeto de lei, que depende de aprovação no Congresso para entrar em vigor, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco) alega que a minuta do projeto enviado ao Palácio do Planalto tem incongruências com o acordo firmado com a categoria no começo do ano. "O governo mandar um projeto de lei agora não resolverá a questão. Com o recesso dos parlamentares, os servidores não receberiam o aumento antes de setembro. Já uma medida provisória tem validade imediata", afirmou o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno.

 

Sem entrar em detalhes, o dirigente sindical disse ainda que a minuta do projeto tem diferenças em relação àquilo que a categoria havia acordado com o governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Damasceno adiantou que o movimento de greve da categoria continuará. ‘Operação padrão’ - Na quinta-feira, a categoria iniciou a chamada "operação padrão", com fiscalização mais rigorosa na liberação de cargas e bagagens nos aeroportos, portos e postos de fronteira. O protesto, que vai se repetir todas as terças e quintas-feiras, causou transtornos aos viajantes em diversas capitais. O movimento ameaça também criar problemas para os turistas que chegarem ao Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no começo do próximo mês. E apesar de mais de uma centena de servidores ter passado o dia na antessala do gabinete do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ninguém foi recebido na Quinta-feira. A Fazenda chegou a propor que o secretário executivo, Eduardo Guardia, se reunisse com a categoria, mas essa alternativa não foi bem recebida. Ainda assim, um encontro entre Guardia e os servidores foi marcado para a próxima Quarta-feira. Além da "operação padrão", não está havendo análise de processos e ações externas nas repartições da Receita. Os auditores prometem ainda realizar a "operação meta zero" , ou seja, o represamento de créditos resultantes das fiscalizações.

CONTINUE LENDO

Brasil está 'preparadíssimo' para enfrentar terrorismo, diz Temer

  • 16 Jul 2016
  • 12:04h

(Foto: Reprodução)

O presidente em exercício, Michel Temer, disse nesta sexta-feira (15), em entrevista à GloboNews, que o país está "preparadíssimo" para enfrentar ameaças de terrorismo durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, que vai começar no dia 5 de agosto. Mais cedo, nesta sexta, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, informou que o governo vai "revisar" as medidas de segurançapara os jogos em razão das mortes registradas nesta quinta (14) em Nice, na França. Mais de 80 pessoas morreram atropeladas por um terrorista. "O Brasil está preparadíssimo [para enfrentar ameaças de terrorismo]. Hoje nós resolvemos fazer uma reunião, tendo em vista os acontecimentos da França, ou seja, a segurança será muito maior, para dar conforto e segurança àqueles que frequentam o Rio e as cidades onde se verificarem os jogos", afirmou o presidente à repórter Andreia Sadi. Temer também citou medidas que o governo tomou para reforçar a segurança durante a Olimpíada, como o decreto, publicado em edição extra nesta sexta, que aumenta em 150% o valor da diária de servidores públicos, entre eles agentes da Força Nacional, que trabalharem no chamado período olímpico, de 24 de julho a 22 de agosto.

 

"Hoje autorizamos um aumento da gratificação para os membros da Força Nacional, depois de falarmos com os ministros Meirelles [Fazenda] e Padilha [Casa Civil] para que os servidores possam ter condições de vivência adequada lá no Rio", afirmou Temer. "Além disso, também autorizamos a contratação de inativos da Polícia Militar que poderão voltar à ativa e trabalhar neste mês em q transcorrem as olimpíadas", completou.

Impostos
O presidente em exercício disse, na entrevista, que o aumento de impostos é hipótese "distante". Antes disso, ele disse que pretende melhorar a economia vendendo ativos e cortando gastos da União. "Vou acompanhar o ministro Meirelles. Ele fala em três hipóteses. A primeira é a percepção de recursos por meio da venda de ativos. A segunda é a limitação absoluta de gastos. A terceira hipótese, portanto mais distante, é a eventual fixação de novos tributos ou aumento de tributos", explicou o peemdebista. Uma das possibilidades ventiladas pela equipe econômica é a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). A volta do tributo, no entanto, dependeria de aprovação do Legislativo e não há consenso sobre o assunto no Congresso.

Lava Jato  
Questionado sobre a possibilidade de os desdobramentos da operação Lava Jato – que investiga a participação de políticos em desvios de dinheiro da Petrobras – prejudicarem o governo, Temer disse que a chance de isso acontecer é "zero". "Zero chances. Sempre falo em reconstitucionalizar o país. Cada Poder exerce suas competências. Ninguém pode paralisar o governo porque existe um processo judicial em sequência. Não há possibilidade de interferência da Lava Jato no governo", disse o presidente em exercício.

Reforma ministerial
O chefe do executivo declarou ainda não ter "intenção" de fazer uma reforma ministerial no momento, mas que, depois da conclusão do impeachment, se continuar na Presidência, vai examinar a possibilidade. "Não tenho nenhuma intenção de fazer reforma ministerial. Claro que essas coisas são examináveis. Depois que passar o impedimento, se passar, vou examinar questão ministerial", afirmou Temer.

CONTINUE LENDO

Bahia: Homem é dopado e roubado por mulher que conheceu em rede social

  • 16 Jul 2016
  • 11:16h

(Foto: Reprodução)

A polícia apura a denúncia de um homem, que preferiu não se identificar, que diz ter sido roubado por uma mulher que conheceu por meio de uma rede social. A situação aconteceu em um encontro da vítima com a suspeita em um bairro de Salvador. Após o ocorrido, ele conta que foi ameaçado de morte e teve fotos divulgadas na internet com a informação de que ele é procurado pela polícia por estupro e pedofilia. O caso é investigado pela delegada Francineide Moura, titular da 28ª Delegacia, no bairro de Amaralina, a preocupação da polícia é que o rapaz seja reconhecido na rua como estuprador e seja agredido por conta disso. Segundo a delegada, a Polícia Civil apura outras duas denúncias contra a mesma mulher, que se identifica na rede social como "Maise". Ela tem uma irmã gêmea e, segundo a polícia, o pai disse em depoimento que as filhas saíram de casa há um mês e não deram mais notícias. A suspeita é procurada pela polícia. De acordo com a vítima, no período de um ano, a conversa com a mulher foi apenas virtual. O caso aconteceu no primeiro encontro dos dois. 

A mulher levou pertences como dinheiro, celular e o capacete de uma moto. O homem conta que, após o ocorrido, tentou entrar em um acordo com a suspeita com o objetivo de recuperar os objetos. Contudo, ao conversar com ela, a mulher reagiu mandando fotos de armas e ameaças de morte. Ainda conforme o rapaz, a "Maise" espalhou fotos dele pela internet dizendo que ele é estuprador e pedófilo. Por conta da situação, o homem resolveu fazer uma denúncia na delegacia e imprimiu todas as conversas que teve com a mulher. Uma das mensagens que ele recebeu foi a foto de uma arma, com a seguinte legenda:  "só pra você ver que é com essa que você vai morrer".A vítima relatou ainda que não desconfiou do comportamento agressivo da mulher. "Ela se mostrava ser uma pessoa boa. A gente conversava tranquilamente, mas depois do fato, vi que era totalmente diferente. Estou me sentindo constrangido e com medo. As ameaças dela de morte, dizendo que sou estuprador", disse o homem. Ele também relatou como a mulher agiu no dia do encontro. "Ela vinha trazendo uma bebida. Eu acho que ela já estava com um copo embaixo com a droga, e outro [copo] em cima. Ela colocou a bebida no copo dela, bebeu e depois colocou [a bebida], no segundo copo e me deu", contou. A delegada Francineide Moura disse que há a suspeita de que amulher envolvida no caso tenha relação com o crime. "Nós já estamos com um trabalho tentando localizá-la. Ela tem que ser ouvida, nós vamos indiciá-la e provavelmente, pedir a prisão dela. Parece alguém envolvida com o crime, ou possivelmente com o tráfico de drogas, ela é muito segura e falava para ele [vítima]: 'quando seus amigos da polícia vêm me prender?'. Ela mostra que é uma pessoa que não está temendo as consequências da lei", disse. De acordo com a delegada, a vítima precisa de proteção policial porque se expôs bastante ao tentar negociar com a suspeita. "Vamos colocar ele, provavelmente, no programa de proteção à testemunha. Ele se expôs desde o primeiro momento, não procurou a polícia, não parou de conversar com ela, inclusive, relatou tudo o que tinha feito, como que veio na delegacia e registrou ocorrência. Ele mesmo se colocou em situação de risco", explicou Francineide Moura.

CONTINUE LENDO

Lutadora brumadense Alexandra Cardoso faz bonito novamente no Master de Jiu-jitsu e fatura duas medalhas de prata

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 16 Jul 2016
  • 10:28h

A atleta brumadense Alexandra Cardoso fez bonito mais uma vez e colocou o nome de Brumado no pódio (Fotos: Divulgação)

A atleta brumadense Alexandra Cardoso Leite representou novamente o município de Brumado no Internacional Master de Jiu-jitsu da IBJJF e Assad Brasilizian que foi realizado no Ginásio do Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 17deste mês de julho, onde estiveram preentes grandes feras do esporte a âmbito mundial. Alexandra que faz parte da equipe da Aranha Team, a academia de artes marciais com maior representatividade em Brumado e a única a participar de um evento desta envergadura, tendo, além da referida atleta a participação de César Aranha e do meio-pesado Hugo Posidônio. Mostrando já uma boa experiência internacional, Alexandra Cardoso fez novamente o nome de Brumado brilhar no pódio nesta sexta-feira (15), faturando não somente uma medalha, mas duas, de prata, sendo uma no Jiu-jitsu tradicional e a outra na Categoria Absoluto. Ela, em contato com o 97NEWS fez questão de expressar o seu sentimento de alegria ao expressar que “estou muito feliz, muito mais do que eu podia imaginar, pois além da medalha de prata no Jiu-jitsu e conquistei algo inédito na minha carreira, que foi outra medalha de prata na categoria Absoluto, lutando com atletas de maior peso e experiência que eu e, mesmo assim, conseguiu um grande resultado”. Ela ainda fez questão de declarar que “eu dedico esse feito ao meu mestre César Aranha, a toda a minha equipe da Aranha Team e a todos os brumadenses, pois foi uma honra fazer o nome de Brumado brilhar aqui no Rio de Janeiro, num campeonato tão representativo como esse”. 

Alexandra (esquerda) juntamente com os outros integrantes da Aranha Team na hora da entrega da medalha (Foto: Reprodução Facebook)

Secretaria da Educação firma novos contratos de terceirizados regidos pela Lei Anticalote

  • ASCOM/Educação
  • 16 Jul 2016
  • 10:14h

(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assinou, nesta sexta-feira (15), novos contratados com empresas vencedoras da licitação dos serviços terceirizados, amparados pela Lei Anticalote, que garante o pagamento dos salários e encargos dos trabalhadores. Além disso, foi inserido nos contratos um dispositivo inovador, que garante o pagamento direto nas contas dos pretadores de serviços. Os contratos já foram homologados e valem a partir de 1º de julho. O número de contratos foi reduzido de 120 para 12, o que permitirá maior controle e fiscalização. A recomendação da Secretaria da Educação é para que as empresas contrarem os prestadores de serviços que já atuam nas escolas. O encerramento dos contratos com as empresas antigas ocorreu no dia 30 de junho, por recomendação do governador Rui Costa. 

Mais de 190 pessoas morreram após tentativa de golpe na Turquia

  • 16 Jul 2016
  • 09:34h

(Foto: Reprodução)

O caos instalado na Turquia após a tentativa militar fez dezenas de vítimas durante a noite e as primeiras horas deste sábado. Balanço divulgado pelas forças militares que apoiam o presidente Recep Tayyip Erdogan cita que quase 200 pessoas morreram, sendo 104 acusados de apoiar o golpe, 47 civis, 41 policiais e dois soldados do Exército que não apoiaram o golpe. Mais de 1.500 foram presos e mais de 1.000 ficaram feridos. O conflito entre um grupo de militares que apoia o golpe e forças leais ao governo Erdogan continuou durante toda a madrugada e, apesar de o governo reivindicar vitória sobre os golpistas, há relatos de conflitos no início desta manhã de sábado em algumas áreas, segundo informações da imprensa local. Durante a madrugada, a imprensa turca citou que explosões foram ouvidas no Parlamento turco. O edifício teria sido alvo de bombas. Um porta-voz do grupo militar que apoia o presidente Erdogan informou que alguns soldados que apoiaram o golpe teriam feito alguns comandantes reféns e nem todos teriam sido liberados até o início da manhã deste sábado no horário de Brasília. A tentativa de golpe aconteceu na noite de sexta-feira, quando um grupo de militares fechou duas pontes sobre o Estreito de Bósforo, o braço que liga as águas do Mar Negro e do Mar de Mármara e também separa regiões de Istambul entre o continente europeu e asiático. Após a interrupção do trânsito, tropas saíram às ruas e jatos militares começaram a sobrevoar Ancara. O grupo que liderou o golpe diz que a ação tem como objetivo "garantir a restauração da ordem, democracia direitos humanos e liberdades".

Governo paga salário diretamente a prestadores de serviços terceirizados da Educação

  • ASCOM/Educação
  • 16 Jul 2016
  • 08:53h

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado depositou, nesta sexta-feira (15), os salários nas contas dos trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Secretaria da Educação. Os pagamentos estão garantidos a esses trabalhadores que estavam com salários atrasados das empresas, que mantinham contratos com a Secretaria, e que foram encerrados no dia 30 de junho.  O Banco do Brasil iniciou hoje os pagamentos. A decisão foi tomada na reunião realizada nesta sexta-feira (15), com o secretário da Educação, Walter Pinheiro, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro. O Estado estava com o dinheiro para pagar, mas estava encontrando problemas do ponto de vista cadastral das empresas, e também na verificação das certidões. Por isso, buscou uma mediação do MPT e da Procuradoria Geral do Estado, para formatar este termo de ajuste e conduta. O Estado firmou também nesta sexta-feira os novos contratos de terceirização. O objetivo é promover os contratos com os mesmos trabalhadores que estavam nas escolas, para garantir a manutenção desse nosso quadro e não permitir que seja adotada nenhuma manobra que busque trocar os trabalhadores. Os contratos seguirão o que determina a chamada Lei Anticalote, que prevê a reserva mensal de parte do valor a ser pago às empresas contratadas para que sirva de garantia em caso de inadimplência de salários e demais benefícios trabalhistas. “Além disso, a partir de agora vamos também trabalhar com as empresas nesse regime inovador, fazendo com que o recurso chegue direto na mão dos trabalhadores”, determinou o secretário Estadual da Educação, Walter Pinheiro. 

 

Caculé: Criança se esconde de bandido em assalto a farmácia

  • G1 BA
  • 16 Jul 2016
  • 08:11h

Criança se esconde de assaltante durante assalto (Foto: Reprodução)

Imagens do circuito interno de segurança de uma farmácia na cidade de Caculé, região sudoeste da Bahia, flagraram um asssalto em que uma criança, filha de uma cliente, é vista se escondendo do bandido durante a ação. As imagens mostram a menina se protegendo atrás de uma prateleira para não ser vista, enquanto o criminoso aponta a arma para as vítimas. O crime ocorreu na quarta-feira (13). Segundo informações da delegacia, a criança estava acompanhada da mãe, que fazia compras no momento em que o estabelecimento foi invadido. Dois homens foram presos e um menor apreendido por envolvimento no caso. Nas imagens, é possível ver a garota mudando de posição à medida que o homem armado se movimentava na farmácia. No final do vídeo, a criança aproveita um descuido do assaltante e corre em direção à lateral do balcão, onde uma mulher já estava escondida. Ainda de acordo com a delegacia, na quarta-feira foram registrados dois boletins de ocorrência (BO), denunciando o assalto à farmácia e outra ação de bandidos em um posto de gasolina. A polícia, então, deu início às buscas pelos criminoso, que foram encontrados na cidade de Ibiassucê, a cerca de 25 quilômetros de Caculé. O trio foi encaminhado para delegacia de Caculé, onde seguem custodiados na manhã desta sexta-feira.

Cresce número de ocorrências de violência contra o idoso

  • 16 Jul 2016
  • 07:02h

(Foto: Reprodução)

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles são mais de 25 milhões – sendo 1,6 milhão na Bahia – e representam 13% da população nacional. Após toda uma vida dedicada ao trabalho e a família, os idosos, na teoria, deveriam aproveitar a chegada da “melhor idade” com tranquilidade e afeto. Mas, a essa altura da vida, o que mais chamam a atenção dos casos de violência contra esse grupo, principalmente praticados por quem se menos se espera: os próprios familiares ou enteados. Segundo informações do Disque 100 – canal utilizado para realizar não apenas este, mas outros tipos de queixas – pouco mais de 76% das denuncias recebidas pelo serviço foram oriundas da violência contra o idoso, principalmente no que concerne a negligência, um dos tipos de agressão existente. Outros tipos de agressão incluem a física, sexual, econômico-financeira (assinatura de procuração para apropriação de bens, dentre outros) e psicológica. Em 2014, ao todo, foram 27.178 denúncias praticadas no Brasil. 

Além disso, o levantamento aponta que quase 76% das violações denunciadas são cometidas nas próprias casas das vítimas e em pouco mais de 50% dos casos os próprios filhos são os suspeitos das agressões. Na Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o número de casos registrados em 2015 deste tipo de violência foi de 1364. Até junho deste ano, 446. O principal crime, nos dois períodos, é o de estelionato. Na capital, fica a única delegacia especializada neste tipo de caso, a DEAI, que fica na Rua do Salete, nos Barris, e que existe há 10 anos. De acordo a Delegada titular, Laura Maria de Argollo Campos, são registradas entre 15 e 18 ocorrências por dia. Dentre os registros feitos apenas lá, uma pequena vantagem para os bairros periféricos em relação aos nobres. Além disso, ela aponta que os maus tratos, ameaças e estelionatos são os delitos mais praticados. “Eles não se aproveitam apenas da fragilidade do idoso. Também tem que a questão da ganância, observando esse lado generoso. O que a gente também encontra, no momento da apuração, é a questão da autonegligência. Por ser mãe, muitas vezes após o fato chegar ao nosso conhecimento, quando ela vem prestar o seu esclarecimento, acaba demonstrando uma vontade bem acentuada de não prosseguir com a apuração”, disse a Delegada Laura Argollo. Segundo a titular da DEAI, as punições aos agressores estão previstas, tanto no Estatuto do Idoso, quanto no Código Penal, com penas que podem variar de seis meses a até 12 anos de prisão e multa. Apesar de ser a única delegacia especializada no tema em todo o estado, Argolo informa que recebe denuncias oriundas de outras instituições como o MP e a Defensoria Pública. “Vale lembrar que as acusações podem ser feitas também nas Delegacias Territoriais de cada município, inclusive a capital”, ressaltou. Apesar de avanços, ela ainda aponta algumas dificuldades com relação ao trabalho realizado por todos os entes envolvidos. “Nosso calcanhar de Aquiles é com relação ao acolhimento”, comentou.

CONTINUE LENDO

Brumado: Veículos estacionados em frente à loja de departamentos causam frequentes congestionamentos no centro da cidade

  • Brumado Urgente
  • 15 Jul 2016
  • 20:15h

Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp

O trânsito de Brumado a cada dia que passa fica mais intenso, e, congestionamentos são frequentes, sobretudo, no centro da cidade. E foi justamente isso que chamou a atenção de quem passou pelo centro de Brumado na tarde dessa sexta-feira (15) e se deparou com uma carreta fechando a via, mas tal fato só ocorreu porque havia um veículo estacionado sem obedecer à distância mínima da esquina, como se recomenda o art. 181 do CTB. O leitor do Brumado Urgente que fez o registro fotográfico e nos enviou a foto, relatou que algumas vezes tais congestionamentos acontecem mais de uma vez ao dia e que é extremamente necessário uma maior conscientização dos motoristas que estacionam nas imediações do centro, para que o trânsito na região possa ter maior fluidez, asseverou o leitor.

Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp

17 mil médicos brasileiros formados no exterior não têm diploma reconhecido

  • 15 Jul 2016
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

O Brasil tem aproximadamente 17 mil médicos brasileiros formados no exterior que não podem exercer a medicina por não terem os diplomas reconhecidos, de acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem). O número foi divulgado nesta terça-feira (12), em audiência pública sobre a atual demanda por Revalidação de Diplomas de Medicina obtidos no exterior na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. "Temos entre 15 mil e 20 mil desempregados ou trabalhando de enfermeiros, de auxiliares. São bacharéis em medicina, não são médicos", afirmou o presidente da Anadem, Raul Canal. Segundo a Agência Brasil, Canal criticou a dificuldade do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), uma das principais formas de revalidação do diploma no país. Além do Revalida, há outros processos em instituições federais de ensino superior. Segundo ele, no entanto, houve melhora nesse quesito. "A prova era para especialistas, não era para egressos do curso. Se pegasse um ginecologista de 20 anos de experiência e aplicasse questões de cardiologia do Revalida, ele ia errar tudo. Essas questões eles aplicavam para médicos recém-formados. Hoje mudou". Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Revalida tem, desde a criação, baixas taxas de aprovação. Em 2011, 12,13% dos participantes foram aprovados. Em 2012, a porcentagem caiu para 9,85% e, 2013, para 6,83%. Em 2014, os aprovados aumentaram para 32,62%.

Vírus mais agressivo da dengue avança no Brasil

  • 15 Jul 2016
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

Embora a maioria dos casos de dengue no Brasil ainda seja causada pelo tipo 1 da doença, cresce em alguns estados a circulação do sorotipo 2, o mais agressivo dos quatro vírus existentes. Dados do mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, com estatísticas de 3 de janeiro até 28 de maio, mostram que, de um total de 2,2 mil amostras positivas para dengue analisadas em laboratório neste ano, 6,4% já são do tipo 2, ante 0,7% no ano passado. Além de ser considerado por especialistas o mais virulento dos quatro sorotipos da dengue, o tipo 2 ainda está relacionado a outro risco no país. Como parte da população brasileira já foi infectada pelo tipo 1, a ocorrência de uma segunda infecção por outro sorotipo aumenta o risco de desenvolvimento de uma das formas graves da doença, que podem levar à morte, como a febre hemorrágica. 

Segundo o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, o risco maior em uma segunda infecção pela doença está relacionado à resposta imunológica do paciente que já contraiu o vírus uma vez. "Como já existem anticorpos contra um tipo de dengue no organismo, há uma reação inflamatória exacerbada, que prejudica o organismo, mas que não consegue neutralizar o novo sorotipo. O risco de desenvolvimento de uma forma grave da dengue é de 15 a 20 vezes maior quando se trata de uma segunda infecção". O grande número de brasileiros infectados pelo tipo 1 nas epidemias de dengue dos últimos anos é uma das razões que explicam o crescimento dos casos provocados pelo tipo 2, segundo especialistas. "Como o vírus tipo 1 da dengue está circulando há muito tempo no Brasil, já temos muitas pessoas imunes a ele. Quando há o contato dessa população com outro sorotipo, aumenta mesmo o número desses tipos de casos porque há mais pessoas suscetíveis a ele. E uma segunda infecção por dengue tem tendência a uma gravidade maior", explica Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, onde o vírus já é responsável por 13,6% dos casos da doença, ante 0,5% em 2015.

CONTINUE LENDO