Brumado: Audiências do Tribunal do Júri para os mês de agosto iniciam na próxima terça-feira (09)

  • 05 Ago 2016
  • 09:28h

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

O Juiz titular da vara crime da comarca de Brumado, Dr. Genivaldo Alves Guimarães, leva ao conhecimento da comunidade brumadense e toda população circunvizinha a pauta dos Júris que ocorrerá no mês de agosto.

OMARCA DE BRUMADO/BA

PAUTA DE JÚRIS

DATA PROCESSO RÉU  VÍTIMA
23/08/2016 0004027­27.2014.805.0032

JOAB TEIXEIRA DE SOUZA

EDMILSON HONORIO DA SILVA

09/08/2016 0001012­65.2005.805.0032

GILDETE BRITO DA SILVA 

VANDERLEI SILVEIRA VIEIRA

10/08/2016 0002728­15.2014.805.0032

CARLOS AGUIAR

JÚNIOR E

JOÃO HENRIQUE

AGUIAR DE OLIVEIRA

WILLIAN

MENEZES

BERNARDES

18/08/2016

0000505­26.2013.805.0032 BRUNO LUZ DA SILVA

CLEVERSON

DOS SANTOS

PEREIRA

23/08/2016 0004027­27.2014.805.0032

JOAB TEIXEIRA DE

SOUZA

EDMILSON

HONÓRIO DA SILVA

 

TAISAN: AGILE COMPLETO

  • 05 Ago 2016
  • 08:48h

Conquista: Criança sofre queimaduras por água quente em escola municipal

  • 05 Ago 2016
  • 08:08h

Vítima foi levada ao Hospital geral da cidade e já recebeu alta (Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson)

Uma criança sofreu queimaduras na perna, após ser atingida por água quente, em uma escola municipal de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (4). Segundo informações da Secretaria Municipal da Educação, a situação ocorreu quando uma monitora manipulava uma marmita. Uma das crianças da unidade de ensino teve acesso à marmita e jogou a água quente no colega, que teve queimaduras superficial na perna. Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, a criança, que não teve a identidade revelada, foi encaminhada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e já recebeu alta. A Secretaria destacou que o caso será registrado no Conselho Tutelar e que também vai apurar o ocorrido e tomar as providências necessárias.

Justiça determina reajuste salarial para servidores da saúde na Bahia

  • 05 Ago 2016
  • 07:03h

Foto: Carlos Américo Barros / Sindisaúde

O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu liminar favorável ao Sindimed e ao Sindisaúde, autorizando reajuste salarial aos servidores de saúde. A desembargadora Sandra Inês Moraes Azevedo deu ao governador do Estado, Rui Costa, o prazo de 30 dias para enviar à Assembleia Legislativa, o projeto de lei com previsão de reajuste salarial aos servidores de saúde.  A decisão é em resposta a um mandado de segurança interposto contra o chefe do Executivo estadual pelos sindicatos na semana passada. A publicação está no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira.

Por que 'Pokémon Go' não funciona no meu aparelho? Veja requisitos

  • 04 Ago 2016
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

Não são todos os aparelhos compatíveis com o app e muitos não têm requisitos para acessar suas funcionalidades. Os tópicos abaixo são recomendações. Não significa que é preciso ter todos os requisitos para fazer o jogo funcionar. Ele pode rodar, mas travando, por exemplo.

Recomendações gerais dadas pela desenvolvedora do game, a Niantic
- Boa conexão de internet
- Wi-fi, 3G e 4G funcionando bem
- GPS ativado
- Serviço de localização

Androids
- Versões entre a 4.4 e 6.0.1 do sistema operacional do Google
- Resolução de 720 x 1280 pixels

Apple
- No mínino iPhone 5 ou mais recente
- Sistema operacional iOS 8 ou mais recente

Realidade aumentada
- Aparelho precisa ter giroscópio para que a realidade aumentada funcione
- Giroscópio é um sensor de estabilidade e reage de acordo com a movimentação

CONTINUE LENDO

Nature Índex: Unesp é eleita 1ª instituição de pesquisa da América Latina

  • 04 Ago 2016
  • 19:07h

Foto: Divulgação / Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi escolhida como primeira instituição de pesquisa nas Américas do Sul e Central e a 81ª no mundo no Nature Index 2016 Rising Stars, ranking das “estrelas ascendentes” da pesquisa mundial da revista científica Nature. A publicação é considerada uma das principais da área. Segundo informações da Agência Fapesp, a lista se baseia no Nature Índex, que acompanha a produção científica em mais de 8 mil instituições. “Essas instituições e seus países têm melhorado suas performances frequentemente sem a longevidade, a reputação e os recursos de muitas instituições bem estabelecidas que lideram os rankings acadêmicos, como as universidades Harvard e de Cambrige”, afirmam os organizadores do prêmio. Na avaliação, é considerado o indicador WFC (do inglês, “weighted fractional count”, ou “contagem fracional ponderada”), referente a aumento significativo na contribuição das instituições para as revistas científicas importantes. No caso da Unesp, houve um crescimento de 109,87% no WFC entre 2012 e 2015. Em segundo lugar na América Latina, ficou o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina, com um aumento de 23,92%. A Universidade Nacional Autónoma do México foi listada em 3º, seguida pela Universidade de São Paulo (USP).

Porto Seguro e outras 18 cidades do país são suspeitas de fraudar licitações de ônibus

  • 04 Ago 2016
  • 18:06h

(Foto: Reprodução)

Documentos indicam a fraude em licitações de transporte público em pelo menos 19 cidades de sete estado e do Distrito Federal. As fraudes tinham objetivo de favorecer as famílias Constantino e Gulin. A Bahia está inclusa, com suspeita de fraude em Porto Seguro. Conforme andamento das investigações, o esquema acontecia da seguinte forma: a empresa Logitrans era contratada pelas prefeituras para fazer estudos de logística e projeto básico de mobilidade urbana; o filho do engenheiro Garrone Reck - um dos diretores da empresa -, Sacha Reck, atuava na concorrência como advogado ou assessor jurídico de empresas de ônibus interessadas em explorar as linhas. Sacha obtinha informação privilegiada sobre as licitações e atuava na elaboração dos editais, orientando ou seguindo orientações dos empresários sobre cláusulas que deveriam constar nos documentos. 

Carreta dos Correios tomba na BR 116, próximo a Jequié

  • Blog da Resenha Geral
  • 04 Ago 2016
  • 17:07h

foto: Marcelo Francisco – Blog Marcos Frahm

Uma carreta dos Correios tombou na madrugada desta quinta-feira (4), no trecho da BR 116 entre Jaguaquara e Jequié. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do Km 654, na localidade de Baixão. O motorista do veículo teria perdido o controle da direção e o acabou descendo uma ribanceira. O condutor saiu ileso e populares foram ao local para tentar saquear a carga transportada, mas os agentes da PRF impediram a ação.

Brasil: Polícia pede prisão preventiva de filho suspeito de estuprar a mãe de 80 anos

  • 04 Ago 2016
  • 16:18h

Idosa de 80 anos foi estuprada pelo próprio filho (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

A Polícia Civil do Piauí pediu prisão preventiva do homem, de 38 anos, suspeito de estuprar a própria mãe, de 80 anos. O crime ocorreu na cidade de Monte Alegre. Ele foi preso em flagrante na segunda-feira (1) após uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizar um atendimento à vítima e constatou indícios do abuso. Segundo informações do portal G1, familiares relataram que já suspeitavam de que a idosa estava sofrendo abusos. “Eles, de forma geral, já achavam que algo estava acontecendo. A investigação está seguindo normalmente e agora queremos escutar a vítima. Ela está internada e vamos esperar ela ficar melhor para pegarmos seu depoimento”, contou o delegado Welton Martins. Os vizinhos da idosa chegaram a informar aos policiais que ela vinha sendo abusada pelo suspeito havia muito tempo. Eles começaram a morar sozinhos após a morte do marido dela, que morreu há cinco anos. O delegado Welton Martins disse, em entrevista ao portal, informou que o homem estava relutante em deixar a senhora fazer atendimento da equipe médica. A polícia foi chamada ao local e ele foi levado preso em flagrante após constatarem os sinais de abuso sexual. À polícia, o acusado confirmou que a mãe ficou sem se locomover após cair em casa e que a senhora já não tinha discernimento dos próprios atos. Ele também confirmou que mantinha relações sexuais com ela. A senhora permanece internada e em observação. O caso foi caracterizado com o estupro de vulnerável.

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

  • 04 Ago 2016
  • 15:44h

Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9-9997-9314 e adquira o seu lote.

Em audiência na Câmara, Sérgio Moro defende fim do foro privilegiado

  • 04 Ago 2016
  • 15:02h

Responsável pela Lava Jato na primeira instância, Moro participou nesta quinta (4) de audiência na Câmara dos Deputados (Foto: Renato Costa/Framephoto/Estadão Conteúdo)

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, defendeu nesta quinta-feira (4), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o fim do foro privilegiado, que garante a autoridades julgamento em tribunais superiores. Na visão do magistrado, esse princípio "fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais". Moro foi ao Congresso Nacional para participar de uma audiência na comissão especial da Câmara criada para debater as 10 medidas de combate à corrupção apoiadas pelo Ministério Público. As propostas receberam mais de 2 milhões de assinaturas de apoio da população. 

"O foro privilegiado fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais. Acho que não existe muita razão sobre foro privilegiado", defendeu Moro diante dos integrantes da comissão. O magistrado ainda que, por conta do cargo que ocupa, também possui foro privilegiado, mas destacou que, "tranquilamente", abriria mão do benefício. Moro destacou ainda que a sobrecarga de trabalho nos tribunais superiores acaba prejudicando a tramitação dos processos envolvendo autoridades com foro. Na última terça (2), o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF),reclamou do excesso de processosdistribuídos anualmente aos magistrados da mais alta corte do país. Na ocasião, Barroso disse que o STF precisa reduzir "de maneira radical" o número de ações que julga para se tornar um tribunal mais eficiente e analisar questões mais relevantes, que afetam a vida de maior número de pessoas. "Temos hoje o Supremo que está assoberbado de processos complexos", enfatizou Moro nesta quinta-feira na Câmara.

CONTINUE LENDO

Universitária descobre trombose cerebral após cinco anos de uso de anticoncepcional

  • 04 Ago 2016
  • 14:24h

Juliana diz que fez uso de pílula anticoncepcional durante 5 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Juliana Pinatti Bardella, universitária de Botucatu, interior de São Paulo, descobriu uma trombose venosa cerebral após cinco anos utilizando anticoncepcionais, recomendados por um médico, de forma contínua. A estudante narrou o caso pelo Facebook e sua história tem sido amplamente compartilhada na rede social. Juliana conta, na postagem, que procurou uma médica após sentir fortes dores de cabeça, mas que recebeu um diagnóstico de enxaqueca e que não pediu exames neurológicos mais profundos, mesmo Juliana insistindo na realização. Só após ter a visão prejudicada, a dor de cabeça ter mantida e quando ela não conseguiu fazer atividades simples do dia a dia, como ir ao banheiro, a universitária conseguiu autorização para fazer uma ressonância magnética, aonde se chegou ao diagnóstico de trombose venosa cerebral, um tipo de acidente vascular cerebral no qual um coágulo entope uma das veias do cérebro, impedindo, desta forma, a circulação de sangue e de oxigenação. Juliana terminou o texto afirmando não ser contra o anticoncepcional, mas sim ser contra a “negligência de se receitar anticoncepcional indiscriminadamente sem informar adequadamente seus riscos”. Em menos de 24 horas, o post já foi compartilhado por mais de 30 mil pessoas e teve mais de 105 mil curtidas.

Por 14 votos a 5, comissão especial recomenda que Dilma seja julgada

  • 04 Ago 2016
  • 13:38h

(Foto: Reprodução)

A Comissão Especial do Impeachment aprovou em sessão nesta quinta-feira (4), por 14 favoráveis e 5 contrários, o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) que diz que a presidente afastada Dilma Rousseff cometeu ilegalidades e recomenda que o caso seja levado a julgamento final. Com a decisão, se encerraram os trabalhos da Comissão de Impeachment. A sessão durou quase três horas, e 22 senadores discursaram. O parecer do relator Anastasia será agora votado pelo plenário principal do Senado em sessão prevista para a próxima terça-feira (9). Se a maioria simples dos senadores também aprovar o relatório de Anastasia, Dilma será levada a julgamento final, com início previsto para o final deste mês. Dos 21 integrantes da comissão, 20 tinham direito a voto, porque Raimundo Lira, presidente do colegiado, só votaria em caso de empate. No entanto, foram registrados somente 19 votos porque o senador Wellington Fagundes (PR-MT) não compareceu à votação por motivos pessoais e suplente dele, Eduardo Amorim (PSC-SE), também não estava presente.

Parecer de Anastasia
No relatório apresentado na última terça (2), o senador tucano acolhe partes da denúncia elaborada pelos juristas Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo; e diz que Dilma agiu em “atentado à Constituição” ao praticar as chamadas “pedaladas fiscais” (atraso de pagamentos da União a bancos públicos que controla para execução de despesas). Na visão do relator, “pedaladas” configuraram empréstimos, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Para Anastasia, a petista também desrespeitou o Legislativo ao editar três decretos de crédito suplementar – que impactaram a meta fiscal – sem autorização do Congresso.

CONTINUE LENDO

João Vaqueiro vai disputar prefeitura de Jacaraci

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 04 Ago 2016
  • 13:06h

(Foto: Divulgação)

Uma grande novidade da política do interior com potencial para vencer nas próximas eleições municipais, na região de atuação deputado federal Waldenor Pereira (PT), é a candidatura de João Vaqueiro, pelo PT do município de Jacaraci. Trata-se de uma liderança política nova, com história de vida comum a muitos nordestinos que foram buscar meio de vida em São Paulo, que quer se espelhar no ex-presidente Lula. João Vaqueiro deixou por muito tempo a terra natal para se tornar um médio empresário, que investe em dois ramos: a indústria cosmética e a construção civil. Afirma que chegou a hora de contribuir com o município repetir a façanha do ex-presidente da República, igualmente a ele um ex-retirante nordestino, e “fazer pelo povo de Jacaraci, o que Lula fez para o país: trabalhar em favor dos que mais precisam”.   Além do apoio do deputado Waldenor, João Vaqueiro, que tem como companheira de chapa a também petista Vânia (ex-vereadora e candidata a vice-prefeita), conta com fortes aliados do município: os ex-prefeitos Julijar, David e Fifia, o coordenador regional da Bahiater, Roque Guimarães, o vereador Betinho e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Trabalhadores da Receita Federal estão paralizados

  • 04 Ago 2016
  • 12:23h

Os servidores da Receita Federal do Brasil estão realizando paralisações semanalmente em todo o país. Segundo os trabalhadores o Governo Federal descumpriu o prazo acordado para recebimento do reajuste salarial. O movimento também se volta contra a pauta não remuneratória do PL 5.864/2016. O Projeto de Lei, em discussão no Congresso Nacional, versa sobre a Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil, concentrando poder em um único cargo em detrimento da instituição. “Estamos expondo a queda da eficiência da administração tributária para toda a sociedade. Enquanto a corrupção dilapida o dinheiro que está nos cofres públicos, a inadimplência e a sonegação impedem que novos recursos entrem nos cofres públicos piorando ainda mais a situação do cidadão brasileiro e agravando muito a crise fiscal”, aponta o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita). Nas unidades de atendimento ao contribuinte, estão ocorrendo paralisações das atividades todas as terças, quartas e quintas. Já nas áreas aduaneiras será feita operação padrão nos postos de fiscalização espalhados nos 17 mil quilômetros da faixa de fronteiras do Brasil. O Sindireceita contabiliza a adesão de mais de oito mil trabalhadores em todo país.