TRE-BA define plano de mídia de propaganda eleitoral gratuita de 2016

  • 22 Ago 2016
  • 12:11h

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) definiu na última sexta-feira (19), em uma audiência pública, o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para as eleições de 2016. A exibição terá início no próximo dia 26 de agosto e segue até 29 de setembro, para o 1º turno do pleito. Através de um sorteio, foi definida a ordem da veiculação da propaganda no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, sendo a sequência válida tanto para rádio quanto para TV. Os trabalhos foram coordenados pela 1ª Zona Eleitoral (1ªZE/Salvador), definida como responsável pela elaboração do plano de mídia nas eleições deste ano. A coligação ‘Sim para Salvador!’ (PCdoB, PT, PT, PSD, PTN, PSB) abrirá a propaganda eleitoral, sendo seguida pelos partidos ou coligações: ‘Agora é a vez do povo’ (PDT, PSL, PROS, PRP, PMN), ‘PRTB’, ‘Agora é com a gente’ (PSol e Rede), ‘Orgulho de Salvador’ (DEM, PSDB, PMDB, PSC, PV, PPS, PTC, PSDC, PTdoB, PHS, PRB, SD, PEN, PMB, PTB), ‘PPL’ e ‘Salvador merece mais’ (PR e PP). De acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/1997, art. 50), definida a ordem do primeiro dia da exibição da propaganda, os dias seguintes deverão apresentar, em primeiro lugar, sempre o último exibido no dia anterior, seguindo a sequência estabelecida no primeiro dia de transmissão. 

A medida objetiva de garantir que cada partido e/ou coligação inicie a propaganda eleitoral. Sobre a geração de conteúdo de propaganda, foram definidos cinco períodos, sendo um para cada uma das emissoras. Por ordem de sorteio, a Aratu foi estabelecida como a primeira geradora do conteúdo do horário eleitoral gratuito, sendo a responsável pelo primeiro período de transmissão no rádio e na TV (entre 26 de agosto e 1º de setembro). A responsabilidade pela geração do conteúdo em rádio e TV seguirá com: Rede Educadora (de 2 até 8 de setembro), Rede Record (de 9 até 15 de setembro), Bandeirantes (de 16 até 22 de setembro) e Rede Bahia (de 23 até 29 de setembro). Para a exibição no rádio, a transmissão ocorrerá das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na TV, serão obedecidos os seguintes horários, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Ainda estão previstas inserções de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, todos os dias, totalizando 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação veiculada entre 5h e 24h, devendo ser respeitada a proporção de 60% para prefeito e de 40% para vereador. A campanha deste ano foi reduzida de 45 para 35 dias.

CONTINUE LENDO

Bebê recém-nascido é encontrado em saco dentro de casa abandonada em Jequié

  • 22 Ago 2016
  • 11:31h

Bebê recém-nascido foi encontrado por policiais militares em Jequié (Foto: Divulgação / PM)

Um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de um saco plástico no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. A criança, que foi deixada dentro de uma casa abandonada, ainda estava com o cordão umbilical quando foi localizada. O caso ocorreu no bairro de Brinco de Ouro, no sábado (20). De acordo com a Polícia Militar, pessoas que passaram pelo imóvel abandonado escutaram gemidos e acionaram a corporação. No local, encontrararam a menina recém-nascida, que foi socorrida para o hospital municipal. Conforme a PM, o bebê está bem e segue na unidade médica à espera de uma decisão da Justiça. A polícia ainda não tem informações sobre a pessoa responsável pelo abandono.

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta segunda (22)

  • Ascom I Faculdade Maurício de Nassau I Mara Ferraz
  • 22 Ago 2016
  • 10:51h

(Foto: Divulgação)

Começa nesta segunda (22), o período de inscrição para a ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. As candidaturas para o segundo semestre de 2016 poderão ser feitas online, pelo endereço http://fiesselecao.mec.gov.brO edital de vagas foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgado nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU). Embora não tenha sido liberado o número total de vagas, esta é uma nova oportunidade para que os estudantes ingressem no ensino superior, conforme destaca o diretor de Programas Estudantis do Grupo Ser Educacional (grupo ao qual pertence a Faculdade Maurício de Nassau), Emerson Lavôr. “Essa é uma grande oportunidade de o estudante conseguir o FIES ainda neste semestre, independente de processo seletivo. As vagas serão disponibilizadas em vários cursos, e aquele que fizer a inscrição primeiro no endereço eletrônico, será pré-selecionado para a vaga escolhida e poderá dar seguimento ao processo de conclusão da inscrição no portal do SisFIES http://sisfiesportal.mec.gov.br “, explica. Os prazos para as inscrições variam de acordo com a situação do candidato, conforme abaixo:

22 a 28 de agosto

Para o estudante não graduado, que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do FIES referente ao segundo semestre de 2016, e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo FIES;

26 a 28 de agosto

Para o estudante graduado, que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre de 2016, e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo Fies;

29 de agosto a 5 de setembro

Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior (IES) em que não está matriculado;

2 a 5 de setembro

Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado;

29 de agosto a 2 de dezembro

Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado;

2 de setembro a 2 de dezembro

Para o estudante graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado. De acordo com o edital, após a realização da inscrição no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies no endereço eletrônico http:// sisfiesportal.mec.gov.br e concluir a inscrição nos dois dias úteis subsequentes. Após a conclusão da inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Instituição de Ensino nos 5 (cinco) dias subsequentes ao da conclusão da inscrição. Pode se inscrever o estudante que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero; possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

CONTINUE LENDO

Não vou dar esse presente para eles, diz Dilma ao negar renúncia

  • 22 Ago 2016
  • 10:12h

(Foto: Reprodução)

A três dias do início do julgamento final de seu processo de impeachment no Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) afirmou na madrugada desta segunda-feira, 22, em entrevista ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que não tem a menor intenção de renunciar ao mandato.  "Não tenho a menor intenção de, em nenhum momento, renunciar. Não dou esse presente para eles", afirmou a petista na entrevista, em referência ao grupo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), a quem chamou de "usurpador golpista".  Embora aliados de Dilma digam que ela já dá seu impeachment como certo, a presidente afastada declarou que lutará "até o fim" para se manter no cargo. "Realisticamente, lutarei até o fim", disse. "Jamais eu jogo a toalha".  Dilma afirmou que tem conversado com senadores e vê a possibilidade de conseguir os 28 votos para se salvar. Para ela, o grupo de Temer trabalhou para antecipar a votação final do impeachment, porque tem "medo" de alguma delação premiada que mostre o "grau de comprometimento" do governo interino.  Ela, que promete ir pessoalmente ao Senado para fazer sua defesa, afirmou ser uma pessoa "extremamente tranquila" quando enfrenta situações adversas. O julgamento final do impeachment está previsto para começar na próxima quarta-feira, 24, e pode se estender por cinco dias. 

Farmácia São Camilo

  • 22 Ago 2016
  • 09:31h

Atividade política termina em morte, em Itambé

  • 22 Ago 2016
  • 08:52h

foto: Itambé Agora

Um evento político acabou em morte na cidade de Itambé (a 56 km de Vitória da Conquista), Na noite deste domingo (21), um homem foi morto e outro ficou ferido com golpes de faca durante uma caminhada do prefeito Ivan Fernandes, candidato à reeleição pela coligação “O progresso vai continuar”. A confusão entre os três homens se iniciou repentinamente. Jeovanio de Jesus Pereira, de 26 anos, estava de posse de um facão e teria se desentendido com um rapaz ainda no início da caminhada. Ele teria desferido um golpe de facão na cabeça do desafeto e, mais a frente, ele foi atingido com várias facadas nas costas. Jeovanio morreu no local e o outro homem, Pedro Batista Correia Filho, de 21 anos, foi levado ao Hospital de Base em Vitória da Conquista pelo SAMU 192.De acordo com o site Itambé Agora, o conflito entre o autor e as duas vítimas começou na noite anterior também num evento eleitoral. O prefeito Ivan relatou que não conhecia os envolvidos e encerrou as atividades acabaram no momento do crime. (Blog da resenha geral)

Ministro avalia como vitoriosa atuação do país na Rio 2016

  • 22 Ago 2016
  • 08:14h

(Foto: Reprodução)

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, avaliou como vitoriosa a participação brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro. Picciani destacou o fato de que esta foi a melhor participação brasileira da história olímpica, com um total de 19 medalhas. Segundo a Agência Brasil, a avaliação foi feita no Rio Média Center (RMC), durante balanço da participação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio. “O Brasil teve sua melhor participação de todos os tempos em uma Olimpíada. Tivemos a maior delegação de todos os tempos, com 465 atletas, contra 259 em Londres e 277 em Pequim, em 2012 e 2008, respectivamente. Agora, neste último dia de competições, podemos dizer que o Brasil teve no Rio seu melhor desempenho numa Olimpíada, que começou pelo número recorde de nossa delegação, além de saírmos do 23º lugar em Pequim para o 13º no Rio”, discursou. Sobre o fato de o país não ter atingido a almejada décima colocação na Rio 2016, o Leonardo Picciani afirmou que essa era uma meta estipulada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), mas não pelo governo federal. Picciani garantiu que o governo federal continuará mantendo os programas Bolsa Atleta e Bolsa Pódio e pode até aperfeiçoa-los, como forma de chegar ao Japão em 2020 com capacidade de desempenhar um papel ainda melhor, superando a Rio 2016.

Estudo aponta que infecção por zika também afeta células cerebrais de adultos

  • 21 Ago 2016
  • 20:00h

(Foto: Reprodução)

Cientistas norte-americanos da Universidade Rockefeller e do Instituto La Jolla de Alergia e Imunologia, nos Estados Unidos, realizaram um novo estudo que aponta que a infecção por zika vírus mata células-tronco neurais em camundongos adultos. A pesquisa, no entanto, ainda não estudou se a morte dessas células tem efeito de curto ou longo prazo nos animais adultos. As células-tronco neurais existem em maior quantidade nas células fetais, pois elas irão dar origem aos neurônios. Já nos adultos, as células, em menor quantidade, são fundamentais para tarefas cotidianas como memória e aprendizado. De acordo com os cientistas, a maioria dos adultos humanos não apresenta sintomas quando infectados por zika, apenas febre e vermelhidão na pele. "Nós queríamos saber se o zika tem mais efeitos em neurônios em formação do que em qualquer outra parte do cérebro adulto. Descobrimos que há algo especial nessas células que permite que o vírus entre nelas e afete sua proliferação", declarou um dos autores da pesquisa, Joseph Gleeson, da Universidade Rockefeller. Esse é o primeiro estudo direcionado a investigar o efeito do zika no cérebro adulto.

Excesso de limpeza pode fazer mal? Médicos avaliam hábitos de higiene

  • 21 Ago 2016
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

importância de uma recomendação universal em saúde pública – o uso do fio dental – foi recentemente posta em cheque quando o governo dos Estados Unidos removeu a orientação de suas diretrizes alimentares. A justificativa é de que a efetividade do hábito nunca foi devidamente comprovada pela ciência. Se até o fio dental, até então apontado como item obrigatório de saúde bucal, passou por esse questionamento, que outras práticas de higiene podem não ter benefícios para a saúde comprovados ou até ser prejudiciais? O G1 ouviu especialistas e consultou a literatura científica para avaliar a eficácia de alguns hábitos de limpeza:

Sabonete antimicrobiano
Os sabonetes antimicrobianos ou antissépticos prometem eliminar grande parte das bactérias da superfície da pele. Isso, porém, não significa uma redução do risco de doenças, segundo uma revisão de estudos publicada na revista “Emerging Infectious Diseases”, dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (EUA).Segundo a pesquisa, profissionais da saúde que usaram sabonetes antimicrobianos por um longo período de tempo tiveram até um aumento no número de micro-organismos nas mãos, efeito relacionado ao declínio da saúde da pele decorrente do uso do produto.  Lavar as mãos continua sendo essencial para reduzir os riscos de infecções, porém um sabonete comum já é suficiente para isso, de acordo com os especialistas. Segundo o médico Marcos Antonio Cyrillo, integrante do Comitê de Resistência Antimicrobiana da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), outro problema importante relacionado a esse produto é o risco de estimular a resistência bacteriana. “O uso indiscriminado e contínuo pode tornar as bactérias mais resistentes a antibióticos”, diz o especialista. Segundo a publicação do CDC, casos de resistência bacteriana em decorrência do uso de antimicrobianos já foram reportados na Inglaterra e no Japão. “A população geral não tem indicação de uso de sabonetes antimicrobianos. Esses produtos devem ser utilizados só sob prescrição de um profissional médico. Caso contrário, o uso não trará benefícios”, observa Cyrillo.

Álcool em gel

Especialistas recomendam o uso do álcool em gel em momentos em que a pessoa não pode lavar as mãos com água e sabão. O produto não tem potencial de desenvolver resistência bacteriana e outras vantagens incluem boa atividade microbicida e praticidade. Segundo a revisão publicada pelo CDC, o uso do produto evita danos provocados pelo sabão e pela fricção do excesso de lavagens. Para a dermatologista Natalia Cymrot, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode ser uma boa ideia para pessoas que têm o hábito de lavar as mãos muitas vezes por dia substituir algumas das lavagens pelo uso do álcool em gel para evitar irritações e descamações por conta do excesso de lavagens.

Bucha

O uso da bucha pode parecer uma boa ideia para garantir uma limpeza maior durante o banho, mas não é recomendado pela SBD. “Na verdade, ela retira a camada de hidratação que a pele produz. Para peles mais secas, isso pode ser muito ruim. A bucha é útil em caso de crianças em regiões muito sujas e que são mais difíceis de limpar. No dia a dia, o recomendado é tomar banho apenas com sabonete em pouquíssima quantidade, fazendo pouca espuma”, diz Natalia. O número de banhos também deve ser limitado, segundo a especialista: no máximo dois por dia e, de preferência, usar apenas água no segundo banho. “Uma coisa que vemos bastante é irritação e descamação por excesso de lavagens, o que chamamos de dermatite de contato irritativa.”

Produtos de higiene feminina
O sabonete íntimo feminino tem como principal característica o pH mais ácido, que se aproxima do pH da mucosa vaginal, por isso ele é recomendado por ginecologistas como o produto mais adequado para a higiene da região. “Os sabonetes em pedra têm pH mais básico, que pode levar a abrasão, alergias e diminuir a flora fisiológica de lactobacilos que são responsáveis pela defesa contra outros micro-organismos. Os sabonetes íntimos agridem menos e colaboram para o equilíbrio da região”, diz a ginecologista Maria Elisa Noriler. Não há um consenso, porém, sobre se o uso do sabonete íntimo é realmente primordial para a manutenção da saúde genital. Alguns órgãos de saúde, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), recomendam apenas o uso de sabão comum sem fragrância. Há outro produto que vem se popularizando que não é bem visto por profissionais da saúde: o desodorante íntimo. “Tem que ter muito cuidado. Muitas pacientes podem desenvolver processo alérgico, em alguns casos com vermelhidão, inchaço e prurido intenso”, diz Maria Elisa. “Se for usar algum produto desse, mesmo que identificado no rótulo como antialérgico, é preferível aplicá-lo na região da virilha e não na mucosa.”

Hábitos de higiene são importantes
A discussão de que o excesso de limpeza pode, em algumas situações, ser prejudicial para a saúde teve origem principalmente na “hipótese da higiene”, proposta pelo pesquisador britânico David Stracan no fim da década de 1980. A teoria sugere que a exposição a micro-organismos e a infecções pode proteger contra alergias e que, portanto, o excesso de limpeza poderia estar ocasionando um aumento incomum das alergias. Mas, apesar de práticas excessivas realmente serem prejudiciais, manter a higiene continua sendo uma recomendação importante para evitar infecções. Lavar as mãos antes e após ir ao banheiro, antes de preparar alimentos ou de se alimentar, depois de tossir ou espirrar são práticas altamente recomendadas.

CONTINUE LENDO

Estudo aponta que dieta da população brasileira está cada vez mais padronizada

  • 21 Ago 2016
  • 16:06h

(Foto: Reprodução)

As populações de locais isolados na mazônia, no Nordeste, no Centro-Oeste do Brasil e de comunidades de pescadores no litoral norte de São Paulo têm apresentado um padrão alimentar cada vez mais semelhante ao de moradores de regiões urbanas do país. Essa informação foi constatada por pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com as Universidades de Brasília (UnB), Federal do Acre (UFAC) e do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de uma série de estudos realizados nos últimos anos. A dieta de comunidades ribeirinhas na Amazônia brasileira, que antes era composta principalmente por alimentos produzidos localmente, como peixe com farinha de mandioca, por exemplo, passou a ser integrada por alimentos industrializados, como enlatados e frangos congelados produzidos nas regiões Sul e Sudeste do país. 

"De uma forma geral, os dados obtidos indicam uma homogeneização do padrão alimentar no Brasil", afirmou Gabriela Bielefeld Nardoto, professora da UnB e uma das autoras dos estudos, à Agência Fapesp. "Apesar do isolamento, as populações rurais de diferentes regiões do Brasil têm aderido cada vez mais à ‘dieta de supermercado’, composta por alimentos processados e ultraprocessados". Os resultados dos estudos, iniciados em 2002, com essas diferentes populações sugeriram que há uma homogeneização do padrão alimentar de moradores que vivem em aglomerados rurais e urbanos de diferentes tamanhos. "Essas populações já aderiram totalmente à dieta de supermercado", explicou Gabriela. "Os pescadores das comunidades caiçaras, por exemplo, usam parte do dinheiro que conseguem com a venda do pescado para comprar frango congelado no centro de Ubatuba". Na avaliação da pesquisadora, a homogeneização do padrão alimentar no Brasil, em razão de fatores como aumento da urbanização e melhoria das condições sociais,  tem causado uma simplificação das fontes alimentares.

CONTINUE LENDO

Cientistas acreditam que receber beijo de cão pode trazer benefícios à saúde do dono

  • 21 Ago 2016
  • 14:05h

(Foto: Reprodução)

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, estão realizando um estudo para provar uma tese: para eles, os microrganismos do intestino de cães podem ter efeitos positivos sobre os corpos de seus donos.  Para provar a proposição, os pesquisadores estão recrutando voluntários para participar da pesquisa. O foco será no efeito que os cachorros têm para a saúde de pessoas com mais de 50 anos. Os participantes irão receber em suas casas a companhia de um animal durante o período de três meses. Os Cientistas têm como modelo o sistema digestivo humano, que habita mais de 500 tipos de bactérias boas e ruins; e vão explorar se viver ao lado de um cachorro, e receber beijos, incentiva o crescimento de microrganismos bons no intestino humano capazes de melhorar a saúde física e mental de adultos mais velhos.

Sepultamento do Menino Dudu acontecerá nesta terça-feira (23)

  • 21 Ago 2016
  • 12:58h

(Foto: Divulgação)

Após lutar bravamente por quase dois anos contra o câncer, o Menino Luis Eduardo Santos Silva, o Dudu, que tinha 4 anos de idade, acabou falecendo neste sábado (20). O corpo será transladado de Campinas, São Paulo e chegará em Brumado por volta das 04h da madrugada desta terça-feira (23). O velório acontecerá na sede Igreja Assembleia de Deus, na Rua Antônio Mourão Guimarães e o sepultamento ocorrerá às 11h no Cemitério Santa Inês.

Perder um rim compromete a saúde? Entenda casos como o de Isaquias

  • 21 Ago 2016
  • 10:06h

(Foto: Reprodução)

Isaquias Queiroz, triplo medalhista na canoagem pelo Brasil, perdeu um dos rins aos 10 anos. Ele subiu em uma árvore, se desequilibrou e caiu em cima de uma pedra. Mesmo com apenas um dos órgãos, o baiano se tornou um atleta de alto rendimento e vencedor de Olimpíada. Até onde perder um rim pode comprometer a saúde? O G1 conversou com a nefrologista Leda Aparecida Daud Lotaif, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Ela diz que a perda de um dos órgãos por escolha - caso de transplante -  ou por trauma não compromete a vida de um indivíduo saudável e não há qualquer tipo de restrição.

“Não tem problema. A pessoa consegue viver perfeitamente com um rim só. O órgão que permanece no corpo sofre o que chamamos de uma hipertrofia. Esse rim aumenta de tamanho e, inclusive, consegue aumentar as funções para compensar o que foi retirado”, disse. Segundo Lotaif, essa compensação ocorre de forma natural. “Quanto mais cedo você perde o rim, como é o caso desse atleta que perdeu na infância, mais rápido o rim que permaneceu vai se recuperar”. Lotaif alerta que pacientes com só um dos órgão precisam, apesar de não ter consequências na rotina, fazer um trabalho de prevenção. “Se ele tiver doenças que possam acometer os rins, como diabetes e pressão alta, que são doenças sistêmicas que comprometem as funções, poderá ter uma vulnerabilidade maior”. A nefrologista recomenda que sejam feitos exames regulares de sangue, urina e imagem (ultrassom), mas diz que isso vale para todos os pacientes, incluindo aqueles com dois rins. É também importante ter um controle da pressão arterial e do índice glicêmico. Os casos mais comuns de retirada de um dos órgãos ocorrem devido a transplantes, tumores, pedras nos rins e traumas. A perda do órgão de Isaquias é decorrente de um acidente grave, com hemorragia interna após a queda. “No caso dele, ele sofreu um trauma forte. Você precisa ter um trauma importante na região lombar”. “No esporte dele, ele não tem tanta possibilidade de ter um impacto na região renal. O que a gente orienta para pessoas como ele, que são portadoras de rim único, é que evitem essas atividades que possam levar a perda do outro rim por trauma. Se ele fosse um jogador de futebol, a gente orientaria a não jogar”, completou. De acordo com a médica, é mais arriscado para um paciente de rim único ser um atleta de esportes como basquete, artes marciais e futebol, em que há risco de acidente na região lombar.Como cuidar bem dos rins

- Medir a pressão arterial
- Fazer exames de sangue e urina
- Tomar muita água
- Dieta com pouco sal - o correto é comer 1 grama no almoço e 1 grama no jantar

CONTINUE LENDO

Candidatos apostam em nomes inusitados para atrair eleitor

  • 21 Ago 2016
  • 09:00h

(Foto: Reprodução)

A corrida pelo posto de vereador já está correndo solta em Salvador, e o que não falta são candidatos querendo chamar a atenção do eleitor. Para ficar em evidência e não ser esquecido até o dia do pleito, marcado para acontecer no domingo dois de outubro, alguns participantes apostam em nomes e bordões inusitados. No sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível acompanhar as inscrições das candidaturas e verificar os nomes fantasias utilizados. Figuras engraçadas não faltam. Nomes como ‘Pantan Paçoquita (SD)’, ‘Na Fé Bomba’ (PTN), ‘Gêge Só Alegria’ (PP) e’ Miuda da Favela’(PRP) aparecem no cenário como opção para o eleitorado soteropolitano.

Alguns apostam na profissão para fazer sucesso. São casos de ‘André, o Cobrador’ (PMN) e ‘Gago da Feira’, que trazem o posto de trabalho no nome. Fanático torcedor do Bahia, Binha de São Caetano, ou Binha do Bahia (PTN), usa o amor pelo clube de futebol como slogan principal. Outros tentam surfar na onda de personagens da internet, como Sherek (PHS) e Maria do Bairro (PMN). Representante do Subúrbio, ‘Uga Uga’ recebeu o apelido por ter a aparência física parecida com a do ator Cláudio Heinrich que interpretou o personagem indígena na televisão. Tem ainda aqueles que usam da fama no mundo virtual para conquistar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Salvador. Ednaldo da Conceição ficou famoso por comentários humorados que circulam em redes sociais e aplicativos de WhatsApp. Mas tanto na Web, quanto durante a campanha eleitoral, ele atende pelo nome de Nal do Canal. E como não poderia deixar de ser, a campanha dele já teve início através dos vídeos. “Padre já entrou na política, sapatona já entrou na política, viado já entrou na política, pastor já entrou na política, ladrão já entrou na política. E por que Nal do Canal não pode ser candidato a vereador de Salvador?”, pergunta ele em uma das peças postadas em seu canal no YouTube.  Atualmente, a Câmara de Salvador conta com 43 cadeiras e alguns nomes curiosos fazem parte da Casa na atual legislatura. Pedro Souza dos Santos, mais conhecido como Pedrinho Pepê, está concluindo o seu quinto mandato e vai tentar a reeleição. Já Balbino Santos de Carvalho, popularmente Sabá, assumiu uma cadeira no lugar da deputada Tia Eron (PRB), que assumiu mandato na Câmara Federal. Outros nomes curiosos que conseguiram o sucesso no último pleito são: Alemão, Beca e Vado Malassombrado.

Bancada musical tentará uma vaga 

Se no quesito humor os soteropolitanos têm um exército de candidatos à disposição, outro grupo que promete brigar por uma das cadeiras é o dos artistas da música baiana. Nomes conhecidos estão no pleito e prometem puxar uma boa parcial de votos para os seus partidos. Do pagode, o nome mais conhecido é o de Anderson Machado de Jesus, conhecido popularmente como  Igor Kannário, O Príncipe do Gueto (PHS). Polêmico, o cantor tem ao seu lado uma legião de fãs e promete fazer frente aos adversários. Além dele, outros dois artistas do pagode baiano que vão concorrer são: Ed City (PHS) e a dançarina Léo Kret (DEM), que já exerceu o cargo na Câmara de Salvador. Em 2008, ela recebeu quase 13 mil votos e foi a primeira transexual do Legislativo soteropolitano. Conhecida como a ‘Dançarina do Povo’, ela carrega a bandeira do combate à homofobia. O estilo Arrocha também vai marcar presença. A representante é ‘Nira Guerreira’, que se declara a rainha do estilo.

CONTINUE LENDO

Estudo revela número alto de lesões por carrinhos em crianças pequenas

  • 21 Ago 2016
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

Cerca de 361 mil crianças foram levadas a serviços de emergência nos Estados Unidos entre 1990 e 2010 por ferimentos ocorridos em carrinhos ou em outros equipamentos para transporte, como cangurus, segundo um estudo publicado nesta semana na revista médica "Academic Pediatrics"."São mais de 17 mil lesões por ano, o que é equivalmente a cerca de 50 crianças todos os dias, ou duas lesões por hora", disse a autora do estudo, Kristin Roberts, do Instituto de Pesquisa no Hospital Nacional Infantil em Columbus, Ohio. "Eu os uso para transportar minhas crianças em atividades cotidianas, mas queríamos ver que tipo de lesões estão ocorrendo", disse Kristin à Reuters. Para a pesquisa, os pesquisadores usaram informações sobre lesões relacionadas a carrinhos ou cangurus entre crianças de  anos ou menos registrados no Sistema Eletrônico Nacional de Lesões entre 1990 e 2010. "São lesões sérias o suficiente para requerer idas ao serviço de emergência", diz a pesquisadora.

Os autores do estudo encontraram informações de 360.937 crianças tratadas em serviços de emergência por lesões provocadas por carrinhos ou cangurus durante esse período.

Cabeça e rosto estão mais vulneráveis
As emergências foram mais comuns entre meninos com menos de 1 ano de idade. A cabeça e o rosto são os locais com mais probabilidade de serem afetados. Cerca de 40% das crianças que sofreram acidentes em carrinhos tiveram ferimentos dos tecidos moles, como hematomas, seguidos por 25% de lesões traumáticas do cérebro ou concussões. Em cangurus, cerca de 48% das crianças foram diagnosticadas com lesões nos tecidos moles e 35% com lesão traumática do cérebro ou concussões. Cerca de 7% das crianças em acidentes com cangurus foram hospitalizadas, comarado cmo cerca de 2% das que tiveram acidentes em carrinhos. Os pais podem tomar algumas precauções simples para manter suas crianças seguras em carrinhos e cangurus, segundo Kristin. Elas incluem assegurar-se de que a criança está com o cinto afivelado durante cada uso. Pais também devem estar atentos a qualquer coisa que possa inclinar ou derrubar o equipamento, como pendurar nele objetos pesados como bolsas ou colocá-lo em superfícies elevadas.

 

CONTINUE LENDO