Por que o WhatsApp quer dar o seu telefone para o Facebook – e o que fazer para evitar

  • 26 Ago 2016
  • 17:04h

Ícone do Whatsapp, um dos aplicativos de conversa mais populares do mundo, é visto na tela de um smartphone (Foto: Fábio Tito/G1)

O Whatsapp anunciou que irá compartilhar os números de telefone de seus usuários com o Facebook e que permitirá o envio de mensagens por empresas. É a primeira vez que a empresa altera sua política de privacidade desde que foi comprada pelo Facebook em 2014. Mas quais são as consequências da medida? Em primeiro lugar, você poderá passar a receber sugestões de contatos "mais relevantes". Mas também mais anúncios. Não é improvável, afirmam alguns analistas, que usuários se sintam "traídos" pela mudança. "Quando o Whatsapp foi comprado pelo Facebook, assegurou que permaneceria como um serviço independente", afirma Pamela Clark-Diskson, da consultoria em tecnologia Ovum. "Agora está dando os números de telefone ao Facebook. Alguns usuários poderiam dizer que se trata de abuso de confiança. De certa maneira, a empresa voltou atrás sobre algo que havia dito que não faria."

Amizades 'relevantes'
A justificativa do Whatsapp para sua nova política de privacidade é que compartilhar telefones de usuários com o Facebook servirá para bloquear mensagens indesejadas (spam) e controlar abusos. A empresa disse ainda que oferecerá "melhores sugestões de amizade e propagandas mais relevantes". Isso porque o Facebook, ao dispor desses dados, será capaz de aproximar pessoas que já trocaram números de telefone mas ainda não são "amigos" na rede social. O Whatsapp também compartilhará dados sobre últimos acessos ao serviço. Mas garantiu que não disponibilizará o conteúdo de mensagens enviadas,que é cifrado. "Suas mensagens criptopgrafadas continuam sendo privadas e ninguém mais poderá lê-las. Nem o Whatsapp, nem o Facebook nem ninguém mais", afirmou a empresa em seu blog. Os usuários poderão optar por não compartilhar seus dados com o Facebook. Para isso é preciso seguir alguns passos simples.

Como impedir o compartilhamento
- Quando o WhatsApp pedir que aceite os termos e condições do serviço atualizado, clique na opção "ler" para expandir o texto completo.

- Uma caixa de verificação na parte inferior permitirá evitar que seus dados sejam compartilhados.

- De qualquer maneira, o WhatsApp diz que o Facebook continuará a receber seus dados em certas situações

Mensagens comerciais
A nova política do Whatsapp abre caminho a empresas interessadas em enviar mensagens aos usuários. Segundo a empresa, anunciantes que transmitem mensagens por meio de SMS – como alertas de companhias aéreas ou atualizações sobre sua conta bancária – poderão fazê-lo por meio do aplicativo. Mas além de informação sobre datas ou notificações de entrega, o Whastapp também autorizarámensagens de marketing. "As mensagens que você poderá receber com conteúdo comercial podem incluir uma oferta ou algo que possa ser de seu interesse", explicou a companhia. Para a consultora Clark-Dickson, usuários poderão concordar com o envio caso as mensagens sejam úteis. "Mas o Whatsapp deve ser cuidadoso. Muitas pessoas não gostam de receber publicidade." De qualquer maneira, a empresa disse que irá testar as novas funções nos próximos meses, mas prometeu evitar a "experiência spam" e impedir que empresas inundem seus usuários com anúncios.

CONTINUE LENDO

ONG seleciona alunos para cursar parte do ensino médio no exterior

  • G1
  • 26 Ago 2016
  • 16:04h

(Foto: Reprodução)

Estão abertas até o dia 7 de setembro as inscrições para o processo seletivo da AFS Intercultura Brasil que vai oferecer bolsas a estudantes para programas de intercâmbio na América Latina e na Itália. Podem participar os alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio da rede pública ou bolsistas da rede particular. Durante o intercâmbio, o aluno vai cursar um semestre do ensino médio no país de destino. O embarque será no primeiro semestre de 2017. Serão cinco bolsas para a Itália e 15 para a América Latina, sendo Argentina/ Uruguai (5 vagas), Colômbia (2 vagas), Costa Rica (4 vagas), Chile (2 vagas), e Paraguai (2 vagas). Está incluso no programa as passagens aéreas, seguro médico, hospedagem, transporte e livros escolares.

Os candidatos devem ter médias acima de oito no boletim, não constar reprovação no histórico escolar, ter renda familiar bruta de até cinco mil reais, demonstrar interesse em viver uma experiência intercultural, residir em um estado onde o AFS atua, além de assumir os compromissos de promover o destino ao retornar ao Brasil, promover o Brasil no país de destino e enviar um vídeo durante a experiência e engajar-se como voluntário ao retornar. Além do Distrito Federal, a instituição está presente nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O estudante pode se inscrever em apenas um dos processos, para concorrer às bolsas na Itália ou na América Latina. As inscrições para as bolsas da Itália devem ser feitas neste link, e da América Latina, neste link

CONTINUE LENDO

Falsa notícia veiculada na internet causa transtornos a motorista em Conquista

  • 26 Ago 2016
  • 15:06h

(Foto: Reprodução)

Um motorista da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, denunciou estar sendo vítima de uma brincadeira de mau gosto que tem criado diversos transtornos em seu cotidiano. Segundo Osvaldo Melo, tudo começou quando amigos dele pegaram uma reportagem sobre um crime veiculada em um portal de notícias, fizeram uma montagem colocando Osvaldo como integrante da quadrilha reportada e compatilharam a brincadeira. "A partir do momento em que veicularam essa falsa notícia, como se eu fizesse parte da quadrilha, eu fui em padaria e o pessoal já me olhava torto", conta. O motorista destaca que vem sofrendo constrangimentos regularmente. "Eu tenho que está me retratando, explicando, mostrando qual era a reportagem verdadeira. Fui em um estabelecimento de um amigo meu, todo mundo [ficou] estranhando. Fica o pessoal meio arredio, olhando de canto. É complicado", desabafa Osvaldo. A delegada Jaqueline Ferreira dos Santos, titular da 2ª Delegacia de Vitória da Conquista confirmou que a vitima já registrou o caso na polícia. "Já foi registrado o boletim de ocorrência, e agora estamos aguardando ele vir na delegacia para darmos prosseguimento ao processo", disse a delegada.

A esposa de Osvaldo ficou inconformada com a brincadeira de mau gosto. "Ele trabalha com pessoas, tem uma empresa de transporte de mudanças, presta serviços para uma transportadora. Ele poderia perder os dois empregos, e a gente tem uma família. Nós temos dois filhos. Eu não trabalho, fico em casa com nossos filhos, e ele é quem trabalha. E aí, como a gente ia ficar?”, questiona Nicole Melo. Os envolvidos com a notícia falsa podem responder pelo crime de calúnia, que é atribuir falsamente a alguém um fato que configure como crime, ou seja, acusar uma pessoa de algo sem ter provas. Segundo o advogado criminalista Edson Trindade, ainda não existe uma lei específica para crimes cibernéticos, entretanto a vítima pode buscar uma reparação. "[Esse é] um crime previsto no artigo 138 do Código Penal. O crime de calúnia. Tem pena de seis meses a dois anos, e inclusive tem procedimento próprio. Todavia, cabe transação penal, que é um acordo feito com o Ministério Público. Esse acordo poderá ser feito monetariamente, ou pagar de outra forma, como por exemplo a prestação de serviços à comunidade", explica  advogado. Osvaldo afirma que vai buscar alguma reparação. "De alguma forma, eles vão ter que se retratar, porque eles não mediram as consequências. Foi uma brincadeira? Foi. Mas de muito mau gosto e que teve consequências severas para minha pessoa", diz.

CONTINUE LENDO

Operação combate fraudes em transações imobiliárias na Bahia

  • 26 Ago 2016
  • 14:04h

(Foto: Reprodução)

Uma operação deflagrada nesta sexta-feira (26) pelo Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Estado da Bahia (Gaeco), com apoio operacional do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil (Draco), tem objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada à prática de transações imobiliárias fraudulentas na Bahia e em outros estados. O MP-BA não divulgou quais seriam esses outros estados. De acordo com o MP, ao menos duas pessoas foram presas durante a operação que ganhou o nome de “Immobilis”. Um dos mandados de prisão temporária foi cumprido em Teresina (PI) e tem como alvo Cícero Rodrigues Ferreira Silva, um juiz aposentado que emitiu decisões judiciais com o propósito de beneficiar o grupo criminoso. A promotoria não informou a identidade do segundo preso.  Além das prisões, são realizadas pela operação buscas e apreensões e conduções coercitivas. Segundo as investigações, o grupo efetuava a transferência fraudulenta de imóveis, a exemplo de casas, apartamentos e propriedades rurais, e alienava posteriormente. Ainda segundo o MP, foram identificadas dezenas de imóveis, em todo o país, objeto das ações da organização criminosa. Uma coletiva será realizada nesta sexta-feira, às 15h, na sede do Ministério Público da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador, para apresentar os resultados da operação Immobilis.

PF indicia ex-presidente Lula, Marisa e mais três em processo da Lava Jato

  • 26 Ago 2016
  • 13:13h

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ex-primeira-dama, Marisa Letícia (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a esposa dele Marisa Leticia e mais três foram indiciados pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (26) por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro por suspeita de irregularidades na aquisição e reforma de um apartamento  tríplex do Edifício Solaris, em Guarujá, litoral de São Paulo, e no depósito de bens do ex-presidente. De acordo com a PF, foi possível apurar no inquérito que Lula e Marisa Letícia foram beneficiários de vantagens ilícitas, por parte da empreiteira OAS, em valores que alcançam R$ 2,4 milhões referentes a obras de reforma do triplex, bem como no custeio de armazenamento de bens do casal junto à Granero. Os outros três denunciados pela PF são José Adelmario Pinheiro Filho (conhecido como Léo Pinheiro), ex-presidente da OAS, o arquiteto Paulo Gordilho, e o presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto.

Veja os crimes que cada um será investigado
Lula - corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro;
Marisa Letícia- corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
Léo Pinheiro - corrupção ativa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro;
Paulo Gordilho - corrupção ativa e lavagem de dinheiro;
Paulo Okamotto - corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

CONTINUE LENDO

Os olhos também cansam; faça pausas no uso do tablet ou celular

  • 26 Ago 2016
  • 12:09h

(Foto: Reprodução)

Dw tão natural que é, tem uma coisa que a gente faz sem pensar: piscar os olhos. Mas você sabia que quando você fica por horas na frente do computador ou mexendo no celular, você pisca menos? E piscando menos, o olho fica seco até o momento em que aparecem a dor e a irritação? Doutor Samir Bechara fala como coçar os olhos pode causar o ceratocone, uma doença que atinge muitas pessoas, mas que tem o diagnóstico demorado.

Ressecamento dos olhos
A redução de piscadas é um fator muito relevante nos dias de hoje. Como os olhos são lubrificados toda vez que piscamos, a diminuição dessa ação pode resultar em deficiência na lubrificação, o que torna os olhos mais secos. Isso ocorre, por exemplo, quando ficamos por horas focados nas telas de computador, tablets, celular ou televisão.

 

Como hidratar os olhos
Use colírio de lágrima artificial várias vezes ao dia. Não use colírios à base de corticoide sem recomendação médica. Compressas com soro fisiológico ou água filtrada também aliviam o desconforto. No banho lavar os olhos com shampoo de criança é recomendado. Para preservar a saúde dos olhos é importante beber água com frequência e incluir na alimentação frutas, verduras e legumes ricos em vitamina A e E, além de manter o ambiente limpo, livre de poeira. tão natural que é, tem uma coisa que a gente faz sem pensar: piscar os olhos. Mas você sabia que quando você fica por horas na frente do computador ou mexendo no celular, você pisca menos? E piscando menos, o olho fica seco até o momento em que aparecem a dor e a irritação?

CONTINUE LENDO

Saúde tem economia de R$ 384 milhões; montante irá custear UPAs e medicamentos

  • 26 Ago 2016
  • 11:00h

(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) uma economia de R$ 384,3 milhões por meio da revisão de contratos, cargos, projetos, compra de medicamentos e insumos estratégicos. O montante economizado, segundo a pasta, será utilizado para custear 99 unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), das quais nove são localizadas na Bahia, e para a aquisição de 7,4 milhões de medicamentos. Entre as medidas adotadas nos últimos três meses estão a extinção de 417 cargos; a redução média de 33% em despesas de serviços gerais, sem prejuízo das atividades; a redução média de 20% dos valores contratados com todas as empresas de tecnologia, sem alteração do escopo; e a redução de até 39% dos valores na aquisição de medicamentos e insumos estratégicos, sem perda em cobertura. Além dos R$ 384,3 milhões economizados em contratos, Barros informou que houve ainda contenção do reajuste inflacionário no valor de R$ 447,8 milhões e de R$ 25 milhões em convênios para a compra de aceleradores lineares utilizados na radioterapia. "Conseguimos resultados muito significativos dentro do contexto da eficiência, que é meu discurso desde que cheguei no ministério", disse o ministro. "Estamos fazendo mais com os mesmos recursos que temos. É um momento de eficiência na gestão de R$ 857 milhões em 100 dias". 

18 mil bolsas de estudos disponíveis na Bahia

  • 26 Ago 2016
  • 10:03h

(Foto: Reprodução)

Um total de 18 mil bolsas de estudo em 66 faculdades parceiras está disponíveis na Bahia pelo site Quero Bolsa. O portal de bolsas de estudo e comparação de mensalidades está com matrículas abertas até 30 de setembro para alunos que queiram ingressar no ensino superior neste segundo semestre. Há opções de cursos em todas as áreas, com descontos de 10% a 70%, até o final do curso. São vagas para graduação, pós-graduação, técnicos e cursos livres, presenciais e a distância. Ao contrário de outros programas, não é necessário comprovar baixa renda ou ter feito a prova do Enem. As vagas são preenchidas por ordem de pré-matrícula. Inscrições:https://querobolsa.com.br.

Farmácia São Camilo

  • 26 Ago 2016
  • 09:00h

H1N1 já matou 1.775 pessoas este ano no Brasil; Bahia registrou 26 mortes

  • 26 Ago 2016
  • 08:04h

(Foto: Reprodução)

O Brasil registrou, do início de 2016 até 13 de agosto, 1.775 mortes por H1N1, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O estado mais afetado pelo vírus foi São Paulo, com 737 óbitos. Já na Bahia, a doença foi letal para 26 pessoas neste ano. Durante todo o ano de 2015, o Brasil registrou 36 mortes por H1N1; em 2014, foram 163 mortes. No total, foram notificados 9.635 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A/H1N1 ao longo de 2016. Além da H1N1, houve 169 mortes por outros tipos de influenza durante o ano. A vacinação contra influenza superou a meta de 80% do público prioritário no país, com um total de 49,9 milhões de pessoas imunizadas. No entanto, a chegada do vírus antes do esperado levou à maior disseminação da doença.

Pokémon Go perde 15 milhões de jogadores em um mês

  • Olhar Digital
  • 26 Ago 2016
  • 07:06h

(Foto: Reprodução)

Depois de quase dois meses de sucesso arrebatador, Pokémon Go começou a declinar em popularidade. Em qualquer métrica analisada o game passou a ter menos audiência do público, sugerindo que a moda está passando. Em julho, o aplicativo chegou 45 milhões de usuários diários, o que é uma marca invejável. Desde o início de agosto, o número foi diminuindo e chegou a 30 milhões de usuários rodando o jogo todos os dias. A marca ainda é alta, e muitos aplicativos fariam de tudo para ter números assim, mas ainda é uma redução brusca. Além disso, os dados obtidos por ferramentas de medição como o Apptopia, SurveyMonkey e Sensor Tower também indicam uma queda em número de downloads, em engajamento e na quantidade de tempo que os usuários passam jogando. A Bloomberg nota que a queda de Pokémon Go é uma boa notícia para os aplicativos que tradicionalmente monopolizavam o tempo dos usuários de smartphones, como Facebook, Twitter e Snapchat. Pokémon Go estava roubando a tela dos celulares de aplicativos gigantescos. Isso não quer dizer que o jogo vai deixar de existir, no entanto. Com uma base de jogadores tão grande e um crescimento tão meteórico, é natural que vários dos que se levaram pelo burburinho percam o interesse. Contudo, uma base mais leal deve se manter jogando por um bom tempo ainda. O game ainda está em processo de evolução. A Niantic acabou de lançar uma nova atualização que permite aferir os talentos naturais dos Pokémons em relação a ataque e defesa (os famigerados IVs) para que os jogadores tenham melhor noção de quais criaturas serão mais eficientes em combate. Além disso, a empresa também já anunciou vários e prometeu vários recursos que devem chegar em breve com o intuito de manter a longevidade do jogo. Você pode ver quais destes recursos estão para chegar neste link.

Brumado: ‘Carijó’ é condenado há dois anos reclusão por prática de tentativa de homicídio privilegiado

  • Brumado Urgente
  • 25 Ago 2016
  • 23:12h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Ocorreu na última terça-feira (23), no Fórum Duarte Moniz, a sessão do Tribunal do Júri que condenou Joab Teixeira de Souza, vulgo ‘Carijó’ há dois anos de reclusão, pela prática de tentativa de homicídio privilegiado. Segundo consta na sentença, a vítima Edmilson vinha mantendo um relacionamento extraconjugal com a companheira do réu. O que veio a culminar em sérios desentendimentos entre ambos, tendo como ponto nevrálgico, o dia 08 de novembro de 2014 às 14h20min na Av. João Paulo I, onde o réu efetuou três disparos de arma de fogo na vítima, a qual foi alvejada, entretanto, os disparos não foram letais, nem tampouco, foram suficientes para incapacitar a vítima por um período superior a trinta dias para as atividades laborais diárias. A pena base para o crime é de seis anos, todavia, por inexistir agravante, aplicou-se a diminuição prevista pela deliberação dos jurados em reconhecer o privilégio previsto em lei, ficando a pena definitiva em dois anos. Diante das circunstâncias previstas em lei, o regime inicial foi o aberto, e, Joab, o ‘Carijó’ poderá recorrer em liberdade. 

Congresso deve alterar PEC e aumentar em R$ 28 bilhões piso para a Saúde

  • 25 Ago 2016
  • 20:01h

(Foto: Divulgação)

O Congresso Nacional deve modificar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos públicos para aumentar em R$ 28 bilhões o piso mínimo que a União é obrigada a gastar com Saúde no próximo ano. Embora seja uma mudança significativa na proposta do novo regime fiscal, o movimento não encontra grande resistência no governo e deve ser uma das concessões que a equipe econômica será obrigada a fazer para diminuir a resistência dos parlamentares em aprovar o teto, que vai atrelar o crescimento das despesas públicas à inflação do ano anterior, segundo apurou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Pelo texto enviado, se a PEC for aprovada, o piso das despesas com a Saúde em 2017 será de R$ 90,6 bilhões, o correspondente ao orçamento deste ano corrigido pela inflação estimada em 2016. A bancada da Saúde quer que o governo use como parâmetro para definir o piso o que foi gasto no ano passado (R$ 100,1 bilhões) mais a inflação acumulada deste ano e de 2015, o que dá R$ 118,5 bilhões. O governo já encontrou focos de resistência à inclusão das áreas de saúde e educação maiores do que os previstos inicialmente e deve ceder também no prazo de vigência do teto de 20 anos (com possibilidade de mudança nas regras no décimo ano), que poderá cair para sete anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Número de mortos por terremoto na Itália é revisado para 241

  • 25 Ago 2016
  • 19:07h

(Foto: Reprodução)

O número de mortos no terremoto de magnitude 6,2 ocorrido no centro da Itália foi revisado para 241 nesta quinta-feira. As buscas continuam em meio aos escombros, mas a esperança de encontrar pessoas ainda vivas é cada vez menor. A diretora do serviço de emergências da Agência de Proteção Civil Italiana, Immacolata Postiglione, disse a repórteres que há 264 pessoas hospitalizadas, após se ferirem no terremoto. Mais cedo, Postiglione citou que havia 247 mortos por causa do terremoto, mas depois revisou o número para baixo, citando ajustes na lista de vítimas na área de Arquata, bastante atingida. Houve dezenas de tremores secundários durante a madrugada, dois deles com magnitude superior a 5,0. As equipes de emergência ainda buscam regiões montanhosas remotas em busca de sobreviventes e avaliam os estragos. O tremor, sentido em boa parte do centro da Itália, incluindo Roma e Florença, acabou com as pequenas cidades de Amatrice e Accumoli e causou danos em várias outras. O epicentro foi em Norcia, cidade localizada 170 quilômetros a nordeste de Roma. Graduadas autoridades devem se reunir nesta quinta-feira na capital italiana para aprovar os primeiros fundos para ajudar as cidades em dificuldade. Os críticos, por outro lado, acusaram autoridades locais e nacionais de não investir em prédios resistentes a terremotos. Todos os moradores em Amatrice e Accumoli foram retirados da área no fim da quarta-feira. Mesmo as casas que resistiram foram esvaziadas e os moradores não podem retornar porque a área não é considerada segura. Fonte: Dow Jones Newswires.

Microcefalia é 'ponta do iceberg' de danos causados pela zika, diz estudo

  • 25 Ago 2016
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

Um novo estudo liderado por cientistas brasileiros mostrou que a microcefalia é apenas uma entre várias alterações cerebrais provocadas pela infecção congênita pelo vírus zika. Publicado na revista científica Radiology, o estudo descreveu com precisão as áreas do cérebro mais afetadas e o grau de severidade dos danos. De acordo com os autores, essa é a maior coleção de imagens dos danos causados pelo vírus além da microcefalia, com a inclusão de 45 bebês nascidos no Brasil infectados com zika. Os crânios dos bebês frequentemente tinham aparência "desmoronada", "com suturas sobrepostas e dobras redundantes na pele", segundo os cientistas do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (Idor), com sede no Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisa Professor Amorim Neto (Ipesq), em parceria com a Universidade de Tel Aviv (Israel) e do Hospital Infantil de Boston (Estados Unidos). Foram avaliadas mulheres grávidas, fetos e recém-nascidos infectados pelo vírus Zika. De acordo com a autora principal do artigo, Fernanda Tovar-Moll, pesquisadora do Idor e da UFRJ, o estudo foi "essencial para identificar a severidade das alterações neurológicas induzidas pela infecção viral no sistema nervoso central em desenvolvimento".

 "Nós estamos desenvolvendo um estudo de seguimento para investigar como a infecção congênita pelo vírus da zika pode interferir não apenas no período pré-natal, mas também na maturação pós-natal do cérebro. A microcefalia é apenas a ponta do iceberg", disse Fernanda. Outra autora, Deborah Levine destacou a importância de descrever diferentes más-formações causadas pelo vírus da zika nos cérebros dos fetos e dos bebês recém-nascidos. "O primeiro trimestre é o momento no qual a infecção parece ser mais arriscada para a gravidez. Do ponto de vista das imagens, as anomalias no cérebro são muito severas em comparação a outras más-formações congênitas", afirmou. Ao contrário do que se observa em outras infecções como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes, os cérebros dos fetos e bebês infectados pela zika apresentaram más-formações corticais e modificações localizadas na junção da massa branca e da massa cinzenta do cérebro. Os cientistas também identificaram a redução do volume cerebral, anomalias no desenvolvimento cerebral e ventriculomegalia - um problema caracterizado quando as cavidades do cérebro, preenchidas por fluidos, são maiores que o normal. Embora quase todos os bebês avaliados no estudo tenham apresentado anomalias na circunferência da cabeça, casos de circunferência normal também foram registrados em bebês com ventriculomegalia severa. Os resultados indicaram também anomalias no corpus callosum - um feixe de fibras nervosas que permite a comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro -, afetando a migração neuronal, isto é, fazendo com que os neurônios não se movessem para a destinação correta no cérebro em formação. A equipe de pesquisadores realizará mais estudos, que vão correlacionar as modificações morfológicas observadas no estudo aos dados clínicos e imunológicos e às informações sobre o ambiente onde as mães foram infectadas.

CONTINUE LENDO