Ministério anuncia Campanha Nacional de Multivacinação

  • 13 Set 2016
  • 17:04h

(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (13), o lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação. Além da vacinação contra poliomielite, que ocorre todos os anos, a campanha incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. Segundo Ana Goretti Kalumi, do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal dos adolescentes no Brasil ainda não é adequada, por isso a campanha incluiu essa faixa etária. “Os adolescentes são um público que, diferentemente das crianças pequenas que são levadas pelas mães às unidades de saúde, são muito resistentes a buscar serviços de saúde”, disse a especialista em coletiva de imprensa. A campanha começará na próxima segunda-feira (19) e vai até o dia 30 de setembro. O dia de mobilização nacional está marcado para o dia 24 de setembro, um sábado. A vacinação contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto.

Este ano, porém, ela foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão. O objetivo principal é estimular que os pais levem os filhos para por em dia a carteira de vacinação. Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão ora, a gotinha. Este ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. As alterações foram anunciadas em janeiro. O vídeo da campanha inclui, além do Zé Gotinha, os personagens da “Carreta Furacão”, trenzinho de Ribeirão Preto-SP que faz sucesso na internet.Vacinar adolescentes é desafio
Segundo a médica Mônica Levi, presidente da Comissão Técnica para revisão dos calendários vacinais e consensos da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a cobertura vacinal de crianças mais velhas e adolescentes ainda é um desafio a ser superado. “Temos um programa nacional de vacinação de muito sucesso, mas algumas vacinas do adolescente acabam esquecidas”, diz. Um dos casos de baixa adesão é a vacina contra HPV para meninas, que tem o objetivo de prevenir câncer de colo de útero. Mônica lembra que a vacinação contra HPV teve sucesso na aplicação da primeira dose, mas informações divulgadas erroneamente sobre supostos efeitos colaterais da vacina, que posteriormente foram descartados, prejudicaram a campanha. Quando entrou no programa nacional de imunizações, a vacina contra HPV chegou a ter 92,3% de adesão, entre 2014 e 2015. Porém, até março deste ano, apenas 69,5% das meninas de 9 a 11 anos tinham tomado a primeira dose da vacina. Quanto à segunda dose, a adesão foi ainda pior: só 43,73% do público-alvo foi atingido.

CONTINUE LENDO

'Nunca se cogitou aumentar jornada de trabalho', reforça ministro

  • 13 Set 2016
  • 16:21h

(Foto: Reprodução)

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, reforçou nesta terça-feira (13) que a jornada de trabalho não será aumentada na Reforma Trabalhista, atualmente em estudo pelo governo. "Temos 39 milhões de contratos formais de trabalho de brasileiros que cumprem sua jornada de trabalho. Jornada de trabalho que nunca se cogitou aumentar", disse o ministro à Agência Brasil durante as comemorações dos 50 anos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em Brasília. Após a polêmica sobre um possível aumento da jornada diária de trabalho de 8 para 12 horas, o Ministério do Trabalho divulgou nota em que negava a informação. De acordo com a pasta, o que está em estudo é a possibilidade de permitir que convenções coletivas ajustem a forma de cumprimento da jornada de 44 horas semanais da maneira que seja mais vantajosa ao trabalhador. Após o evento, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, declarou que é especulação a possibilidade de mudança na rentabilidade do FGTS. "Não existe estudo com relação a essa mudança. Com certeza se houver hoje um aumento da remuneração do Fundo de Garantia para o Trabalhador haverá, como consequência, aumento das taxas de juros nos investimentos na habitação, nos investimentos na infraestrutura. É necessário que tenhamos o devido cuidado por conta do equilíbrio entre aquilo que se remunera na conta do fundo de garantia e daquilo que se aplica como investimentos", argumentou.

Agendamentos no SAC agora podem ser feitos via app

  • 13 Set 2016
  • 15:45h

(Foto: Divulgação)

A partir de agora os usuários do Serviço de Atendimento o Cidadão (SAC) vão poder consultar os serviços oferecidos, agendar atendimento, ver os endereços das 62 unidades distribuídas no estado e até mesmo saber a documentação necessária para realização de procedimentos através de um aplicativo. A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) lançou nesta terça-feira (13) o aplicativo SAC Mobile. O SAC Mobile vai estar disponível na App Store e Play Store, onde o usuário poderá fazer o download gratuito do aplicativo para celulares ou tablets com os sistemas operacionais iOS e Android, respectivamente. De acordo com estudos divulgados pela FGV em 2015, o Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, dos quais 154 milhões são telefones inteligentes, os chamados smartphones.

A criação do software para dispositivos móveis teve investimento de R$190 mil, e é resultado de parceria entre a Coordenação de Tecnologia da Informação da Saeb e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). “Nossa expectativa é que em 90 dias, tenhamos um milhão de downloads realizados, o que refletirá em mais praticidade no atendimento aos usuários da Rede SAC”, afirma Murilo Costa, coordenador geral de TI da Saeb.  Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, “o APP SAC Mobile possibilitará ao usuário consultar, de forma prática e interativa, a qualquer momento, e em qualquer lugar, por meio de um smartphone ou tablet, serviços e informações personalizadas para o usuário da Rede SAC”.  Ao utilizar o aplicativo, o usuário terá também opção de escolher a unidade da Rede SAC mais próxima dele, a data e horário que melhor lhe convier. Por meio da função de geolocalização, que pode ser habilitada pelo GPS do aparelho celular ou tablet, o cidadão poderá ser guiado até a unidade SAC em tempo real, com indicações de distância e roteiro a serem seguidos. Após a emissão da senha será gerado um código, que registrado no aplicativo pelo usuário, permitirá ao cidadão saber quando se aproxima a sua vez de ser atendido. Desta forma, é facultada ao usuário a espera na recepção do posto ou a realização de outras atividades nos arredores da unidade SAC (em um shopping, por exemplo), enquanto aguarda sua vez para atendimento. O SAC Mobile oferece ainda acesso às notícias e avisos divulgados no Portal SAC, além de possibilitar que o usuário responda a uma pesquisa de satisfação, que avalia o atendimento e serviços prestados. Atualmente, são oferecidos mais de 700 serviços ao cidadão, nas 62 unidades de atendimento da Rede SAC, distribuídas por toda Bahia.

Principais funcionalidades:
Realizar agendamento de serviços;
Consultar lista de documento necessários por serviço;
Consultar o Posto SAC mais próximo, através de geolocalização;
Acompanhar a fila de atendimento, permitindo saber quantas pessoas estão à frente;
Buscar informações de toda a rede SAC (endereço, telefone, horário de atendimento, serviços prestados por todos os Postos SAC e Pontos Cidadão;
Consultar em tempo real a localização do SAC Móvel e seu roteiro;
Consultar notícias e receber avisos.

CONTINUE LENDO

Conquista: Após assumir que demoliu casa de idosa, Allan Kardec divulga nota de esclarecimento

  • Por Rodrigo Ferraz
  • 13 Set 2016
  • 15:06h

Ainda repercute, e muito, o caso da idosa que teve a sua casa demolida em Vitória da Conquista. O empresário e artista plástico Allan Kardec confessou a polícia que foi o autor do fato. Já nesta terça-feira (13) uma nota de esclarecimento, assinada pelo próprio Allan, circula pelas ruas da cidade e foi enviada a nossa reportagem. Na nota, Allan afirma que ‘cometeu um erro’ e que se arrepende profundamente. Leia na íntegra:

“Cometi um erro do qual me arrependo profundamente. No auge de uma crise hipoglicêmica, desencadeado por uma prolongada tortura psicológica que tanto eu, como dezenas de outras pessoas, vem sofrendo há mais de 10 anos, incluindo aí um atentado contra minha própria vida, danos sucessivos e intermitentes ao patrimônio coletivo e individual, tentativa de homicídio, danos a outros vizinhos e veículos que transitam pela BA-262. Perdi a paciência e momentaneamente a sanidade. A parte contrária reconheceu seus erros, eu o meu. Chegaremos a um entendimento justo, afim de sanarmos os danos materiais e reconstruiremos a paz, neste doloroso drama humano”.

Convênio do plano de saneamento básico conquistense sai em breve e Waldenor busca apoio para mais municípios

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 13 Set 2016
  • 14:24h

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Waldenor Pereira esteve reunido com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Cássio Peixoto, para acompanhar as providências sobre a assinatura de convênio visando à elaboração do plano municipal de saneamento básico de Vitória da Conquista, cujo pleito havia sido apresentado pelo prefeito Guilherme Menezes. O parlamentar também solicitou igual apoio do Estado para a elaboração dos planos de saneamento de outros municípios da mesorregião centro-sul, onde o seu mandato concentra atuação: Anagé, Barra do Choça, Caetanos, Dário Meira, Guanambi, Itambé, Itarantim, Jaguaquara, Jequié, Maetinga, Maiquinique, Malhada de Pedras, Piripá, Ribeirão do Largo, Tanhaçu e Tremedal. O secretário garantiu a Waldenor que o convênio para a elaboração do plano de saneamento de Vitória da Conquista deve ser assinado nos próximos dias. Como a nova legislação estabelece prazo de até dezembro de 2017 para começar a exigência dos planos municipais de saneamento como prerrogativa para investimentos, o deputado busca agilizar os pleitos.Segundo as novas Leis federal e estadual de saneamento, para que o município seja beneficiado com investimentos em programas de saneamento e implantação de esgotamento sanitário, construção de  estações de tratamento de água e de esgoto é obrigatório a apresentação de um plano de saneamento básico.  Como a elaboração do plano de saneamento custa caro para os municípios, o deputado busca o apoio do governo do estado, através de convênios. “Para se ter uma ideia, o plano municipal de Vitória da Conquista não sairia por menos de R$ 4 milhões, segundo as estimativas, isto somente para a elaboração do projeto executivo”, exemplifica. O deputado saiu otimista da audiência com o secretário estadual, tanto pela informação sobre o bom andamento do pleito conquistense quanto pelas perspectivas de atendimento dos municípios defendidos pelo seu mandato.

PF desarticula quadrilha que prometia fraudar urnas eletrônicas para eleições

  • 13 Set 2016
  • 13:45h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal desarticulou na manhã desta terça-feira (13) uma organização criminosa que prometia fraudar as urnas eletrônicas a serem utilizadas nas eleições municipais de outubro. A Operação Clístenes cumpriu três mandados de prisão preventiva - dois em Brasília (DF) e um em Xangri-lá (RS) -, três mandados de condução coercitiva em Xangri-lá, Canoas (RS) e Piripiri (PI); e cinco mandados de busca e apreensão em Canoas, Xangri-lá, Goiânia (GO) e dois em Brasília. De acordo com o Uol, a denúncia foi feita por um prefeito da região metropolitana de Porto Alegre. "Os criminosos diziam ter contato com uma empresa que atualiza o software das urnas eletrônicas e cobrariam R$ 5 milhões para, supostamente, fraudar a eleição para prefeito e R$ 600 mil para, supostamente, fraudar a eleição para vereador", disse a nota da PF. A operação deflagrada nesta terça constatou que se trata de estelionato, já que não há indícios de que os criminosos conseguiriam fraudar as urnas eletrônicas, nem mesmo teriam contato com a empresa de atualização do software. Os presos responderão por estelionato e organização criminosa, podendo pegar de quatro a 13 anos de reclusão.

Conquista: Mulher é presa ao transportar 42 kg de droga em bagageiro de ônibus

  • 13 Set 2016
  • 13:04h

Mulher foi presa ao transportar 42 kg de drogas dentro de mala em ônibus (Foto: Divulgação/PRF)

Uma mulher foi presa ao transportar 42 kg de drogas dentro de uma mala no bagageiro do ônibus que seguia de São Paulo para Acaraju, na noite de segunda-feira (12), no km-830 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, a prisão ocorreu durante abordagem e fiscalização. Foram encontrados na mala pertencente à suspeita 47 tabletes de substância análoga à maconha. Segundo a PRF, ao ser questionada sobre a droga achada, a mulher informou que faria o transporte do material até Aracaju, capital de Sergipe. A PRF ainda informou que a suspeita relatou que receberia uma quantia em dinheiro pelo serviço. A passageira foi detida e encaminhada com a droga para a delegacia de polícia judiciária local. Não há detalhes sobre quem teria ordenado o transporte da substância.

Caculé: Cabeleireira lança campanha para ajudar menina com doença rara

  • 13 Set 2016
  • 12:25h

Campanha foi lançada há menos de um mês na internet (Foto: Reprodução)

A cabeleireira Aline Teixeira da Silva Coutinho, moradora da cidade de Caculé, sudoeste da Bahia, criou a campanha "Tudo por Natália", para ajudar uma menina de três anos que sofre com epidermólise bolhosa distrófica. A doença rara e grave se caracteriza por uma sensibilidade acentuada na pele e na mucosa, com formação de bolhas. Uma página no site de financiamento coletivo iFunding, aberta há menos de um mês, pretende arrecadar R$ 70 mil para comprar remédios e curativos para o tratamento da criança. Até a manhã desta terça-feira (13), a campanha tinha arrecadado R$ 927. Faltam ainda 112 dias para terminar a arrecadação. Natália Calixto Alves vive com a mãe, a dona de casa Lucimar Faria Calixto, na zona rural do município de Rio do Antônio, também no sudoeste baiano e a cerca de 35 km de Caculé. A região sudoeste concentra cerca de 60% dos casos da epidermólise bolhosa na Bahia, segundo dados da Associação de Familiares, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa da Bahia (Afapeb), o quemotiva estudo da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb).

Aline conheceu a família de Natália há cinco meses, depois de uma visita à igreja que frequenta. Desde então, usa as redes sociais para pedir contribuições a fim de ajudar no tratamento e no cuidado com a doença rara. No Facebook, já são 12.312 e no Instagram, 29.400 mil seguidores. Os interessados também podem contribuir por meio de uma conta bancária e um endereço onde podem enviar doações."Como não se render a esse cristalino pedido de amor, que salta dos olhos desta criança? Sei que sou suspeita para falar, mas adormeço e amanheço com a cabeça à disposição de tudo que já passamos, e tudo que ainda está por vir", diz Aline em uma das publicações. Desde que começou a pedir ajudas nas redes sociais, ela já recebeu muita ajuda, mas ainda não é suficiente. "Bastante gente ajuda, mas o custo é alto por mês. Se colocar tudo na ponta do lápis, são R$ 40 mil mensais", afirma. Somente com curativos, que são usados nas bolhas formadas na pele, são gastos cerca de R$ 26 mil por mês. A cabeleireira disse que a família solicitou o material para o Núcleo de Estudos e Atendimento Multidisciplinar aos Portadores de Epidermólise Bolhosa Congênita do Sudoeste da Bahia, na Universidade Estadual da Bahia (Uesb), mas ainda está em processo de admissão. Além das bolhas na pele, por conta da doença, a menina tem problemas de visão e sente dores no estômago. Ela também ainda não consegue falar, por isso precisa de atendimento de fonoaudiologia. Natália mora com a mãe e o irmão de 10 anos. O pai deles trabalha como lavrador no estado do Paraná."Na família dela, é o quinto caso de epidermólise no lado paterno. Com a campanha também ajudamos um primo dela de 21 anos, que foi diagnosticado com câncer de pele e mora na cidade de Rio do Antônio", diz Aline. Segundo a cabeleireira, o primo de Natália prefere não se identificar.

CONTINUE LENDO

Bahia: Candidato a vereador é preso por sequestros e extorsões, diz SSP

  • 13 Set 2016
  • 11:41h

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Um candidato a vereador do município de Souto Soares, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, foi preso com outros dois homens por atuação em uma quadrilha que realizava extorsão mediante sequestro em municípios do Centro-Norte, Baixo Sul e da Chapada Diamantina, na Bahia. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) na manhã desta terça-feira (13). Os integrantes da quadrilha eram investigados há cerca de um ano pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), que pertence à Polícia Civil. Eles foram presos na segunda-feira (12), em operação conjunta com a 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Irecê). O candidato a vereador preso é Ediclei Francisco de Souza, conhecido como  'Kekey', de 27 anos, que disputaria ao cargo pelo Partido Socialista Liberal (PSL). Conforme a SSP, ele já tinha passagem pela polícia pelo crime de homicídio. Além disso, o órgão atesta que ele e os outros dois presos também estão envolvidos com o tráfico de drogas na região de Irecê, no centro-norte da Bahia. “Estávamos há um ano investigando a quadrilha, que praticara crimes também na Chapada Diamantina e no Baixo Sul. Nos sequestros realizados pelo trio, as vítimas foram liberadas após pagamento de resgate”, contou por meio de nota o coordenador de Repressão a Roubo a Banco e Anti-Sequestro do Draco, delegado Maurício Moradillo. Além do candidato a vereador, foram presos Cirlândio José de Souza, mais conhecido como 'Landinho', que estava no município de Souto Soares, e Émerson Cruz Lima, que estava no município de São Felipe. Segundo a SSP-BA, eles prestaram depoimento na sede do Draco, localizada no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro da Pituba, em Salvador, e já foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Mata Escura.

Dupla conquistense é campeã no II São Paulo Open de Veteranos e de Kata

  • 13 Set 2016
  • 11:03h

Os judocas conquistenses Acácio Guimarães e Victor Renoir do Judô Clube Yama Arashi sagraram-se campeões no kata modalidade Kodokan Gonshijitsu , no último sábado, 10 de setembro, no  II Open São Paulo de Veteranos e de Kata , na cidade de São Paulo, onde o  evento contou com participação de atletas de todo o Brasil, superando o feito do ano de 2015 quando conquistaram o vice-campeonato, tornando-se a primeira dupla  do nordeste a ser premiada  em eventos no estado de São Paulo.  O judoca Acácio Guimarães também obteve o vice-campeonato no individual na categoria -60 kg (M4). Fechando assim com êxito a participação do judô baiano neste evento, motivando-os para próxima competição: O Campeonato Brasileiro que ocorrerá em novembro,

Bancários e patrões negociam mais uma vez nesta terça (13)

  • 13 Set 2016
  • 10:25h

(Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (13), em São Paulo, acontece mais uma rodada de negociação entre os bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria segue em greve a nível nacional e por tempo indeterminado desde a última terça-feira (6). Patrões e bancários se reuniram na última sexta-feira (9), mas não houve acordo. A proposta apresentada foi de 7% de reajuste mais R$ 3.300 de abono. Segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o aumento representa perda salarial de 2,39% à inflação de 9,62% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Conforme o balanço divulgado pelo Sindicato nessa segunda-feira (12), sétimo dia de paralisação, 90% das agências de Pernambuco permaneciam fechadas. A greve foi ampliada para o interior, com a adesão de novos municípios. Conforme o boletim, aderiram à greve Santa Cruz do Capibaribe, Limoeiro, Carpina, Flores, Gravatá, Vitória de Santo Antão e Bezerros. Já estavam com todas as agências fechadas, desde o primeiro dia de greve, as cidades de Serra Talhada, Bonito, Ouricuri, Iguaraci, Tuparetama, São José do Belmonte, Exu, Araripina, Trindade, Salgueiro e Arcoverde.

Ibametro fiscaliza ingredientes do caruru em estabelecimentos comerciais

  • 13 Set 2016
  • 09:42h

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) lançou nesta segunda-feira (12) a Operação Cosme e Damião. Com foco nas festas de setembro, equipes percorrerão mercados e supermercados até esta quarta para fiscalizar os ingredientes do caruru, como quiabo, camarão sexo, farinha, amendoim e castanha. "O intuito é proteger a população, o consumidor, e ajudar a regular o mercado", afirmou o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire. Nos estabelecimentos comerciais, os fiscais vistoriam os chamados produtos pré-medidos, que são aqueles pesados sem a presença do consumidor. Os fiscais ainda levam para o laboratório do órgão os produtos industrializados, que já chegam aos mercados embalados, com o objetivo de verificar se a quantidade indicada na embalagem corresponde ao conteúdo. Caso os produtos não estejam conforme a norma, o estabelecimento comercial é notificado e tem dez dias para apresentar defesa.

Falso anúncio do processo seletivo da Coelba circula na web

  • Correio 24h
  • 13 Set 2016
  • 09:04h

(Foto: Reprodução)

Em um momento de grande dificuldade,  em que mais de 11 milhões de brasileiros procuram trabalho, a coluna faz um novo alerta sobre segurança. Ao correr atrás das oportunidades, principalmente no meio online, é necessário ter cuidado e se certificar de que o anúncio de vagas é verídico. Isso porque a notícia falsa de processo seletivo aconteceu de novo na internet, desta vez com suposta oferta de vagas para a Coelba. De acordo com o falso anúncio publicado, a empresa estaria com vagas abertas em vários municípios da Bahia. A Coelba, no entanto, esclarece que a notícia é falsa e que só realiza seus recrutamentos por meio do site www.vagas.com.br, que não cobra taxas para que o candidato concorra às vagas. Muita gente espalhou a informação nas redes sociais. Agora é importante que haja o mesmo engajamento para corrigir a informação e não gerar falsas expectativas.

Eduardo Cunha é cassado

  • 13 Set 2016
  • 08:19h

(Foto: Reprodução)

Cunha, de 57 anos, ficará inelegível por oito anos a partir do fim do mandato e só poderá voltar a disputar uma eleição em 2027 - assim, poderá se candidatar novamente aos 67 anos. Ele também perde o foro privilegiado, o direito de ser processado e julgado apenas no Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, os inquéritos e ações que responde na Operação Lava Jato seguirão para a primeira instância da Justiça Federal. O STF que irá decidir se quem assumirá os casos é o juiz Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato no Paraná, ou se os processos serão enviados para outro estado.  O lugar de Cunha na Câmara deve ser ocupado pelo suplente Marquinho Mendes (PMDB-RJ), primeiro na lista da coligação do PMDB nas últimas eleições.  Foram 450 votos a favor da cassação, 10 contra e 9 abstenções. Confira como votou cada deputado. Eram 511 deputados federais aptos a votar - dos 513 deputados da Câmara, não podiam votar o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o próprio Cunha. Desses 511 deputados, 42 faltaram à sessão

A Ótica Companhia dos Olhos tem as melhores opções em óculos solares

  • 13 Set 2016
  • 07:01h

Os seus olhos e pele também requerem cuidados especiais no inverno, onde, por termos temperaturas mais baixas que no verão acabamos nos esquecendo de fazer a proteção adequada. Mas a ótica amiga de sua visão não se esquece disso nem por um segundo, e possui uma gama de óculos solares que vão deixar você sempre protegido dos raios solares nefastos à sua visão, e, em condições imperdíveis. As melhores marcas de óculos solares em 10 vezes nos cartões de crédito. A ótica fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, fone: (77) 3441-4658.